A vacina contra Hepatite A pode ser encontrada no SUS |
Segundo o infectologista Caio Rosenthal e o hepatologista Mário Pessoa, em apenas 10% dos casos os sinais aparecem na urina escura e na pela amarelada. Existe um teste disponível no Sistema Único de Saúde que pode ajudar a diagnosticar as hepatites.
Os médicos informam que não é necessário que todas as pessoas façam o exame. Apenas os mais vulneráveis, que fizeram transfusões antes de 1993 (quando não havia conhecimento do vírus), usuários de drogas, tatuados, pessoas com piercing ou que fizeram sexo desprotegido devem realizar a avaliação médica. Como não é possível saber de onde podem vir os causadores da enfermidade, os especialistas recomendam alguns cuidados.
Na hepatite A, o vírus é transmitido pelo contato da mão suja de fezes com a boca ou por meio de água, alimentos e objetos contaminados por fezes. Nesse caso, a maior parte dos pacientes não têm doença crônica no fígado. Segundo os médicos, uma das formas de se proteger é manter as mãos sempre limpas e bem higienizadas.
No vírus da hepatite B, que não tem cura e pode ser transmitido por sangue contaminado e pelo sexo, o cuidado no uso da camisinha deve ser sempre reforçado. Outra maneira de se evitar a doença é com a imunização.
A vacina para hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde apenas para crianças, jovens e adultos até 49 anos e protege também contra a hepatite D que, para o paciente ser acometido, precisa ter também a do tipo B.
Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário