Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Apenas 10% das hepatites apresentam sinais, alertam especialistas; saiba com prevenir

Apenas 10% das hepatites apresentam sinais, alertam especialistas; saiba com prevenir
A vacina contra Hepatite A pode ser encontrada no SUS
Caracterizadas por uma inflamação no fígado e causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo, as hepatites não dão sintomas específicos em 90% dos casos. Ou seja, são, geralmente, silenciosas.
 
Segundo o infectologista Caio Rosenthal e o hepatologista Mário Pessoa, em apenas 10% dos casos os sinais aparecem na urina escura e na pela amarelada. Existe um teste disponível no Sistema Único de Saúde que pode ajudar a diagnosticar as hepatites.
 
Os médicos informam que não é necessário que todas as pessoas façam o exame. Apenas os mais vulneráveis, que fizeram transfusões antes de 1993 (quando não havia conhecimento do vírus), usuários de drogas, tatuados, pessoas com piercing ou que fizeram sexo desprotegido devem realizar a avaliação médica. Como não é possível saber de onde podem vir os causadores da enfermidade, os especialistas recomendam alguns cuidados.
 
Na hepatite A, o vírus é transmitido pelo contato da mão suja de fezes com a boca ou por meio de água, alimentos e objetos contaminados por fezes. Nesse caso, a maior parte dos pacientes não têm doença crônica no fígado. Segundo os médicos, uma das formas de se proteger é manter as mãos sempre limpas e bem higienizadas.
 
No vírus da hepatite B, que não tem cura e pode ser transmitido por sangue contaminado e pelo sexo, o cuidado no uso da camisinha deve ser sempre reforçado. Outra maneira de se evitar a doença é com a imunização.
 
A vacina para hepatite A está disponível no Sistema Único de Saúde apenas para crianças, jovens e adultos até 49 anos e protege também contra a hepatite D que, para o paciente ser acometido, precisa ter também a do tipo B.
 
Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário