Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Descarte de remédios vencidos

Onde você costuma jogar os remédios vencidos?
 
Se o destino for o lixo comum, tome cuidado! O problema é que se eles vão para a rede de esgotos ou para os depósitos de lixo e acabam contaminando o solo e a água. Além disso, podem afetar a saúde dos bichinhos que vivem nesses ambientes, como os peixes, por exemplo, e prejudicar a nossa própria saúde, já que comemos peixe.
 
Um estudo da Unicamp aborda justamente a situação dos peixes que entram em contato com ambientes contaminados pelo estrógeno, um hormônio feminino, geralmente encontrado em anticoncepcional ou remédios indicados para a menopausa. Os machos que passam por isso sofrem uma “feminização”, o que interfere na reprodução e prejudica a continuidade da espécie.
 
A atitude consciente é simples: basta descartar os medicamentos em postos de coleta que estão espalhados por todo país. Em São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde já fazem isso. Além delas, existem as farmácias do Grupo Pão de Açúcar. A Droga Raia e a Drogaria São Paulo, que têm farmácias não só na capital paulista como também em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Salvador, por exemplo, também oferecem esse serviço.
 
Quem é de Porto Alegre não fica de fora dessa, já que pode descartar na rede Panvel Farmácias. Veja aqui.
 
O Walmart já arrecadou 1 tonelada de medicamentos vencidos em 1 ano de coleta e tem 18 pontos em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Clique aqui e consulte os endereços.
 
Colabore com a sua saúde e a do planeta!
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário