Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Imposto de Renda: veja como declarar gastos com planos de saúde

Thinkstock/Getty Images
Deixar de informar reembolso leva à malha fina
Deixar de informar reembolso é caminho certo para cair na malha fina. Siga os passos para não errar na declaração
 
Informar despesas com plano de saúde é uma das maiores vantagens de fazer a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo, já que é possível descontar o valor total do gasto. Mas alguns deslizes podem facilmente levar o contribuinte à malha fina.
 
O principal é deixar de informar o reembolso pago pelo plano de saúde por consultas particulares, observa Vicente Sevilha Junior, presidente do portal DeclareFacil.
 
“Quando o contribuinte passa por atendimento médico e recebe reembolso total ou parcial, é obrigado a declarar individualmente cada um dos profissionais de saúde ou das empresas que o atendeu, o valor da despesa e o reembolso recebido pelo plano”.
 
Todos os seguros de saúde fornecem um relatório detalhado com as despesas médicas reembolsadas no ano anterior, complementa o especialista. Alguns disponibilizam um arquivo eletrônico que pode ser importado para a declaração, o que ajuda a economizar tempo de digitação.
 
Quem pode deduzir as despesas
É possível abater o total que tenha sido pago, com algumas condições. O plano de saúde precisa ser somente do contribuinte ou, se for familiar, os beneficiários também devem ser incluídos como dependentes na declaração, esclarece Sevilha Junior.
 
“Você pode também deduzir as despesas com seu plano de saúde, mesmo que não tenha sido pago por você, se apresentar a declaração em separado do familiar que fez o pagamento do plano”, explica. No caso de planos empresariais, o funcionário só pode abater os valores pagos por ele, e não pela empresa.
 
Como preencher as despesas com o plano
As despesas com o pagamento do plano de saúde devem ser lançadas no quadro Pagamentos Efetuados, com o código 26 - Planos de Saúde no Brasil. Lá, o contribuinte precisa informar o nome e CNPJ da operadora do plano, o valor pago no ano calendário (2013) e o valor reembolsado, se houver.
 
Reprodução
Gasto com seguro de saúde é informado no menu Pagamentos Efetuados, código 26

“Você só deve informar o valor pago por você - a parcela eventualmente paga por sua empresa não é dedutível do IR”, observa o executivo do DeclareFacil.
 
O procedimento é o mesmo para declarar despesas com planos de saúde de dependentes e alimentandos, com a diferença de que o declarante deve marcar o campo correspondente, acrescenta Sevilha Junior. Também não há limite para a dedução dos gastos com saúde do dependente.
 
Como declarar reembolso
Como explica Sevilha Junior, o contribuinte deve escolher um dos códigos abaixo no menu Pagamentos Efetuados, correspondente à despesa que teve reembolso do plano:
 
Reprodução
Escolha o código que corresponde ao atendimento de saúde recebido

09 - Fonoaudiólgo no Brasil
 
10 - Médicos no Brasil
 
11 - Dentistas no Brasil
 
12 - Psicólogos no Brasil
 
13 - Fisioterapeutas no Brasil
 
15 - Médicos no Exterior
 
16 - Dentistas no Exterior
 
17 - Psicólogos no Exterior
 
18 - Fisioterapeutas no Exterior
 
20 - Fonoaudiólgo no Exterior
 
21 – Hospitais, Clínicas e laboratórios no Brasil
 
22 - Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Exterior
 
“Em seguida, o declarante precisa informar se a despesa foi do titular da declaração, de um de seus dependentes ou de um de seus alimentados. Se for relativo a um dependente ou alimentado, informe também o nome dele”, orienta o consultor.
 
Continue preenchendo a declaração, informando agora o nome do profissional ou empresa que fez o atendimento de saúde, bem como seu CPF ou CNPJ, conforme o caso. Informe no campo Valor Pago o total desembolsado pelo procedimento de saúde e no campo Parcela não Dedutível/Valor Reembolsado, o montante recebido como reembolso do plano de saúde.​

iG

Boi invade hospital e assusta funcionários e pacientes em Trajano de Moraes

Animal caiu dentro do pátio do hospital e assustou equipe médica ao sair correndo pelo corredor da unidade
 
Trajano de Moraes - Um boi invadiu um hospital em Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, assustando os pacientes e a equipe médica que estava de plantão. O acontecimento inusitado aconteceu em março, mas só agora o vídeo, registrado pelas câmeras do circuito interno do hospital, ganhou as redes sociais.
 
Nas imagens, os funcionários da unidade e alguns pacientes que estavam em um corredor do hospital, saem correndo ao ver o animal, que corria pelo estabelecimento.
 
 
De acordo com a Prefeitura de Trajano de Moraes, a localização do hospital é afastada do centro urbano e bem próxima a uma propriedade rural. Na época, o animal caiu dentro do pátio da unidade médica, após um barranco dessa propriedade ceder. A Prefeitura relatou que ninguém ficou ferido e apenas algumas portas do hospital foram danificadas.
 
O caso foi registrado na 157ª DP (Trajano de Moraes) contra o dono do terreno. A direção do hospital acionou as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal para fazer a retirada do animal.
 
O Dia

Colômbia faz primeiro implante de “coração artificial” na América do Sul

Thinkstock
Cerca de um milhão de pacientes que sofrem de problemas
cardíacos na Colômbia
Operação demorou seis horas e salvou a vida de uma professora de 51 anos
 
Especialistas colombianos fizeram, com êxito, uma cirurgia de implante do dispositivo de assistência ventricular Heartmate 2, conhecido como “coração artificial”, a primeira realizada na América do Sul, informaram, nessa quarta-feira (23), fontes médicas. A operação, de seis horas, feita na Fundação Cardiovascular da Colômbia, na cidade de Bucaramanga, permitiu salvar a vida de Cielo González Díaz, uma professora de 51 anos, segundo a instituição.
 
Para fazer esse tipo de intervenção, a equipe médica, composta por 25 profissionais de várias especialidades, precisou de mais de oito anos de preparação.
 
Leonardo Salazar, um dos médicos que liderou a equipe, disse que "graças ao Heartmate 2, os pacientes que têm doenças cardíacas terminais e que não podem receber um transplante por motivos como idade, peso ou condição física, ou pela falta da cultura de doação de órgãos, têm agora a oportunidade de ter uma vida normal e produtiva”.
 
De acordo com o especialista, atualmente há mais de 17 mil pessoas na América do Norte, Europa e Ásia com esse dispositivo, implantado agora pela primeira vez em um paciente na América do Sul.
 
Dados da Fundação Cardiovascular da Colômbia mostram que há cerca de um milhão de pacientes que sofrem de problemas cardíacos, causa de uma em cada três mortes naturais no país.

R7

Governo americano autoriza teste para detectar câncer do colo do útero

Reprodução
A agência de saúde dos Estados Unidos (FDA) autorizou o teste Cobas HPV do grupo suíço Roche Diagnostics como exame prioritário para a detecção preventiva do câncer do colo do útero nas mulheres com mais de 25 anos, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira
 
O teste da Roche Diagnostics pode detectar 14 tipos de vírus do papiloma humano.
 
Se a paciente reagir de modo positivo a certos tipos de vírus, deverá ser submetida a um exame ginecológico.
 
O teste já havia sido homologado nos Estados Unidos em 2011, em relação com outros exames médicos ou como teste complementar.
 
De acordo com a Roche, nos Estados Unidos 12.000 novos casos de câncer do colo do útero são registrados a cada ano e 4.210 mulheres morrem todos os anos por causa da doença.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) há aproximadamente 500.000 novos casos de câncer do colo do útero por ano no mundo.
 
AFP / R7

Advogada é internada em estado grave após ter órgão perfurado em cirurgia para perder 4 kg

Reprodução / Record
Advogada está internada em estado grave após suposto erro médico
Jovem, de 27 anos, pesando 71 kg, se submeteu a operação de redução de estômago
 
Em busca do corpo perfeito, a advogada Mariana Massi, 27 anos, de Minas Gerais, pagou R$ 7.500 para fazer cirurgia de redução de estômago. O objetivo da jovem, que pesava 71 kg,  era perder 4 kg.
 
O procedimento de introdução de balão gástrico no estômago faz a pessoa comer menos e, consequentemente, ela perde peso.
 
Porém, por causa de um suposto erro médico, ela sofreu duas perfurações no esôfago, teve hemorragia interna e foi levada ao hospital em estado grave.
 
O pai de Mariana, Leonardo Nasci, está revoltado e disse que o médico responsável pelo procedimento deveria ter avisado a filha sobre os riscos.
 
Segundo o cirurgião, Marcelo Girundi, as principais indicações de cirurgia "são para pacientes obesos mórbidos, que estão 45 kg acima do peso ideal".
 
O médico que operou Mariana afirmou que a jovem poderia fazer a cirurgia e que ela sabia do risco de acidentes.

R7

Receitas de chás contra os gases

Receitas de chás contra os gases
Foto: reprodução
Muitas pessoas sofrem com o problema do excesso de gases intestinais, apresentando inchaço, dores, cólicas e um grande desconforto, dificultando a realização das tarefas diárias
 
O que causa os gases?
Os gases intestinais podem ser causados pelo ar que engolimos (aerofagia) ou pela fermentação de restos alimentares, além de sedentarismo, ingestão de bebidas com gás, uso de antiácidos, entre outras razões. Alguns alimentos são maiores causadores deste mal, pois são fermentados pelas bactérias que normalmente habitam o intestino. Dentre estes alimentos, podemos citar o feijão, batata, repolho, pratos feitos com leite ou derivado e a mistura de alimentos ricos em proteína com alimentos ricos em fibras na mesma refeição, como, por exemplo, carne com feijão e batata ou brócolis e ovos.

É importante ressaltar que a presença de gases no intestino é normal, porém algumas pessoas apresentam uma quantidade maior, e isso gera um grande desconforto. Para conseguir vencer este mal, é recomendado evitar o consumo de alimentos que sabidamente causam gases, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente, evitando o sedentarismo.
 
Chás aliados no combate aos gases
 
Funcho com erva cidreira – Coloque uma colher (sopa) de erva cidreira e uma colher (sopa) de funcho em uma xícara e cubra com uma xícara de água fervente. Tampe, deixe amornar. Coe e beba a seguir. Não adoce, pois o açúcar, o mel e o adoçante podem provocar gases. Tome uma xícara de três a quatro vezes ao dia.
 
Erva doce  – O chá de erva doce, além de apresentar um sabor doce, auxilia no combate aos gases e também nas contrações do estômago, intestino e cólicas.Para preparar o chá, ferva uma xícara de água e acrescente uma colher (chá) do fruto/sementes da erva doce. Tampe e deixe abafando por cerca de 10 minutos. É indicado consumir o chá três vezes ao dia, enquanto estiver sentindo gases.
 
Chá verde  – O chá verde possui propriedades que trazem muitos benefícios à saúde, dentre eles, a melhora do trânsito intestinal.
 
Chá branco – Originário da mesma planta do chá verde, a ingestão do chá branco também auxilia no combate aos gases intestinais.
 
Rúcula – O chá de rúcula é um bom aliado ao combate dos gases estomacais. Para preparar o chá, bata duas folhas de rúcula junto com uma xícara de água no liquidificador. Coe e está pronto para ser tomado.
 
Folhas do abacateiro – Coloque 30 gramas das folhas secas de abacateiro uma chaleira e adicione 1 litro de água. Deixe ferver por cinco minutos. Espere amornar, coe e beba. É recomendado ingerir uma xícara a cada hora, até eliminar os gases.
 
remédio-caseiro

Uso de maconha aumenta risco de problemas cardíacos e pode ser fatal em jovens e adultos de meia idade

Maconha
Reprodução
Maconha pode causar graves problemas cardiovasculares em jovens
e adultos de meia idade
Fumar maconha pode causar danos letais à saúde. Coração e artérias de jovens e adultos de meia idade são os principais alvos das consequências negativas
 
A afirmação é de um grupo de pesquisadores franceses. Eles analisaram quase 2 mil pacientes com problemas de saúde relacionados ao uso da maconha, e identificaram 35 casos graves de complicações cardiovasculares. Vinte ataques cardíacos foram registrados, assim como 10 casos envolvendo problemas com artérias e três que afetavam os vasos sanguíneos no cérebro.
 
Cerca de um quarto do total de pacientes faleceram. A maior parte deles eram do sexo masculino, com idade média de 34,3 anos.
 
Cientista chefe da Universidade de Toulose, Emilie Jouanjus, afirmou que “o público em geral pensa que a maconha é inofensiva, mas as informações revelam perigos potenciais à saúde por conta de seu uso”.
 
Ela completou dizendo que “é importante que os médicos, incluindo os cardiologistas, estejam cientes e considerem o uso da droga como uma das possíveis causas de doenças cardiovasculares em pacientes”.
 
Fonte Daily Mail
 
Gadoo

Dentistas paralisam atendimento a planos de saúde nesta sexta

Thiago Casoni/FuturaPress/EstadãoConteúdo
Segundo o conselho, o objetivo da paralisação é protestar por
"não pagamento de honorários, entre outros
Urgência e emergência não serão afetados, de acordo com Crosp
 
Os cirurgiões-dentistas de todo o Brasil paralisarão o atendimento a planos de saúde nesta sexta-feira (25). De acordo com o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), apenas serão realizadas os procedimentos de urgência e emergência.
 
Segundo o conselho, o objetivo é protestar por "não pagamento de honorários, excessos de processo burocráticos na operacionalização dos planos, falta de canais de diálogo com os dentistas", entre outros.
 
Em São Paulo, durante a paralisação, os profissionais estarão reunidos, de manhã à noite, em seminário pela Valorização da Odontologia (APCD Central, rua Voluntários da Pátria, 547, Santana), em esquema de assembleia permanente, para debater o problema e definir os próximos passos do movimento.
 
O pesidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Claudio Miyake, disse que a "situação está insustentável”.
 
— Dias atrás, foram os médicos que suspenderam a prestação de serviços às operadoras. Agora somos nós e há outros segmentos da saúde no mesmo caminho. Não aceitamos mais trabalhar para planos que glosam procedimentos, colocam obstáculos à boa prática e transformam cirurgiões-dentistas e pacientes em simples engrenagens de negócios milionários e sem compromisso social.
 
Estadão / R7

Saiba como se livrar das estrias

Reprodução
O aparecimento de estrias normalmente se dá quando ocorre
um estiramento da pele em curto período
Aumento de peso pode ser causa do problema, explica especialista
 
Bom dia! Você não aguenta mais aquelas estrias na pele? Elas podem aparecer na barriga, quadris, bumbum, costas, ou seja, em diferentes locais do corpo. Mas você sabe o que provoca estrias?
 
Segundo Ana Claudia Gomes, fisioterapeuta do Zahra Spa & Estética, o aparecimento de estrias normalmente se dá quando ocorre um estiramento da pele em curto período, podendo ser por causa do aumento de peso corporal.
 
— A consequência é o rompimento das fibras elásticas e de colágeno. Todavia, alterações hormonais, corriqueiras no período gestacional ou na adolescência, contribuem para o surgimento do problema.
 
A predisposição genética aumenta a probabilidade do aparecimento de estrias na pele e, de modo geral, elas surgem até os 30 anos de idade que é quando as fibras elásticas da pele ainda apresentam rigidez. O efeito sanfona, aumento da massa muscular durante a musculação e tratamentos sistêmicos com corticoides favorecem o problema.
 
— As estrias avermelhadas são as mais recentes. Como as fibras ainda estão se reorganizando, são mais fáceis de serem tratadas. Porém, quando o tratamento não é feito elas perdem gradativamente a coloração e ficam brancas. Neste caso, como não apresenta mais a reação inflamatória, são mais difíceis de serem tratadas.
 
Várias clínicas de estética contam com diversos tratamentos para combater essa vilã da pele. A fisioterapeuta explica que um dos tratamentos que tem sido muito requisitos é a carboxiterapia.
 
— Consiste na injeção de dióxido de carbono (CO2), por meio de uma agulha fina, sob a pele com o objetivo de melhorar a circulação celular e a oxigenação dos tecidos.
 
Isso ocorre, pois o gás tem um efeito vasodilatador, facilitando os fluidos entre as células e, dessa forma aumenta circulação sanguínea no local.
 
— Durante o procedimento o paciente sente uma leve ardência e, em alguns casos, um incomodo na pele. No entanto, nada que provoque dores intensas. O benefício é que além de amenizar as estrias, ameniza a celulite e traz rejuvenescimento corporal.
 
Para resultados eficazes, a recomendação é de 10 a 20 sessões, com aplicações realizadas uma ou duas vezes por semana para que o organismo metabolize o gás.
 
— Já na terceira semana sessão é possível notar a melhora. Lembrando que, o tratamento não é indicado para gestantes ou com doenças crônicas.
 
R7

Disfunção erétil pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, diz estudo

Reprodução
Disfunção erétil pode ser tratada com mudanças no estilo
de vida, diz estudo
Homens que iniciaram dieta e exercícios diminuíram dependência dos medicamentos
 
Um novo estudo do Freemasons Foundation Centre for Men's Health da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu que homens com disfunção erétil nem sempre precisam de medicamentos para tratar o problema: bastam dieta, exercícios e outras mudanças de estilo de vida.

Perder peso, comer melhor, ser mais ativo, beber menos álcool e dormir melhor podem ajudar a reverter problemas que contribuem para a impotência, de acordo com a pesquisa publicada em abril no Journal of Sexual Medicine.

Para o trabalho, foram recolhidos os dados de mais de 800 homens australianos selecionados aleatoriamente, com idades entre 35 e 80 anos no início do estudo. Durante cinco anos, o desejo sexual da amostragem foi avaliado por meio de um questionário padrão que abordou o interesse em se envolver com outra pessoa na atividade sexual, o interesse em se envolver em comportamento sexual por si mesmo e a falta de interesse na intimidade sexual.

A função erétil também foi avaliada utilizando um sistema de pontuação padrão. Os pesquisadores levaram em conta fatores como altura, peso, pressão arterial, quantidade de gordura corporal, idade, escolaridade, estado civil, ocupação e tabagismo. Depressão, apneia obstrutiva do sono, uso de medicação, dieta, consumo de álcool e atividade física também foram avaliados, assim como os níveis sanguíneos de glicose, triglicérides e colesterol.

Além do fator idade, um estilo de vida pouco saudável parece estar fortemente relacionado com o aparecimento da disfunção erétil. Homens cujos hábitos de saúde e estilo de vida melhoraram no período do estudo tenderam a ver um aumento da função sexual. E o inverso também foi verdadeiro: aqueles cuja saúde e estilo de vida se deterioraram durante os cinco anos eram mais propensos a experimentar a impotência.

Os autores afirmam que não são contra o uso de medicamentos para tratar a disfunção sexual. No entanto, incentivar os homens a resolver seus problemas de estilo de vida é uma prática que também deve ser incentivada. Uma vida mais saudável pode fazer as drogas para impotência ficarem mais eficazes ou torná-las menos necessárias. Além disso, melhores hábitos também tendem a aumentar o desejo sexual.

Seis cuidados que todo homem deve ter para evitar a disfunção erétil
Disfunção erétil pode ser definida como a incapacidade de manter uma ereção que permita penetração e uma relação sexual satisfatória para ambos envolvidos. Além disso, foi descoberto que 56% dos homens que sofrem com o problema afirmaram ser hipertensos, 19% diabéticos, 13% têm colesterol alto e, ainda, 12% deles são cardíacos. Segundo o especialista em disfunção erétil Carlos Araújo, não há uma causa única, muito menos um tratamento padrão para o problema. "A solução eficiente é analisar a fundo e com calma o problema do paciente, pois doença atinge pessoas das mais variadas idades e condições", diz o cirurgião vascular. No entanto, existem causas cientificamente comprovadas da disfunção erétil.
 
Conheça-as e saiba como evitar o problema:
 
Durma bem
De acordo com um estudo da Unifesp, os pacientes que sofriam de impotência sexual despertavam mais durante a noite e tinham o sono fragmentado, sem conseguir chegar ao estado de sono profundo. "Além disso, a falta de sono aumenta as chances de problemas cardiovasculares e diabetes, favorece o ganho de peso, fatores que contribuem para a impotência", diz Carlos. Outro problema associado é a automedicação de remédios para a impotência, que pode afetar negativamente o sono. "Muitos jovens têm se automedicado sem ter impotência, visando um efeito potencializado da ereção e, pior, associam os remédios à bebidas alcoólicas e drogas. A combinação pode ser fatal", alerta Carlos.                      
 
Drogas
Um estudo da Universidade Real de Londres confirma que o cigarro aumenta o risco de impotência. Homens que fumam têm 40% a mais de risco de sofrer de disfunção erétil. E quanto maior o número de cigarros consumidos, maior a chance de ter problemas na performance sexual. Mesmo aqueles que fumam menos de 20 cigarros por dia têm a chance de sofrer impotência aumentada em 24%. "Isso ocorre porque o cigarro tem substâncias que entopem a microcirculação, o que atinge também o pênis e a ereção", diz o cirurgião. Um estudo da Unifesp também descobriu que entre usuários de álcool, cocaína, crack e ecstasy, 47% têm ejaculação precoce, redução de libido e impotência. "O problema também se relaciona à alterações vasculares, causadas pelo uso prolongado dessas substâncias", afirma o cirurgião. Além disso, remédios como antidepressivos e para a calvície podem influenciar na ereção.
 
Machucados
Muitos jovens que não sabem a origem do seu problema de ereção, podem ter sofrido um trauma na região do pênis. "Já atendi homens com disfunção erétil que haviam levado uma mordida da parceira no pênis. Nesses casos, em geral, fazemos uma cirurgia", diz Carlos. O trauma é também frequentemente causado durante a prática de esportes. Caso você tenha sofrido algum acidente, por menor que seja, vale fazer uma avaliação com o urologista ou médico especializado.
 
Bicicleta
Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine alerta que ciclistas, especialmente os homens, devem tomar cuidado com os assentos de bicicleta que escolhem, dando preferência aos que não tem a ponta pronunciada. Muitos estudos anteriores demonstraram que ciclistas tinham maiores chances de ter impotência, por causa da pressão causada pelo assento da bicicleta no períneo. "Não é o caso de parar de andar de bicicleta, pois o problema não é muito comum. Mas vale atentar para o assento correto", diz Carlos.
 
Diabetes
As artérias do pênis são muito sensíveis às alterações vasculares causadas pelo diabetes. Cerca de metade dos pacientes diabéticos têm problemas de ereção, segundo Carlos. E esses pacientes não podem ser tratados com os remédios mais conhecidos, como o Viagra, pois estes não surtem efeito. Mas há outras formas de tratamento, basta encontrar com um profissional especializado ajuda o quanto antes.
 
Barriga
Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostrou que a obesidade e o sedentarismo aumentam as chances de disfunção erétil. O estudo notou, também, que os obesos sofrem mais com impotência, pois apresentavam o sistema circulatório debilitado, o que reflete na ereção. Além disso, a hipertensão e o colesterol alto têm relação com o problema. Ou seja, a circunferência abdominal não é causa direta da disfunção erétil, mas sim as alterações metabólicas decorrentes da obesidade podem gerar problemas sexuais.
 
Minha Vida

Como reconhecer e tratar o estiramento muscular

Reprodução
Lesão nos músculos é comum entre os corredores
 
Por Evaldo Bósio
 
O estiramento muscular é uma lesão indireta caracterizada pelo "alongamento" das fibras dos músculos além dos limites normais. Ele está entre as lesões mais frequentes nos esportes e modifica significativamente os hábitos de treinamento e de competição dos praticantes.

Normalmente estiramentos musculares são causados por displicência dos atletas. Usar uma técnica de treino de maneira incorreta, sobrecarga e fadiga muscular, postura inadequada durante a corrida, diferença de comprimento de membros inferiores e diminuição da amplitude de movimento são os erros mais comuns entre os que praticam esporte. Porém, a contração rápida e explosiva, é quem fundamentalmente proporciona o surgimento da lesão. 
 
O primeiro sinal de estiramentos é uma dor súbita durante a um treino esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento. Os sintomas que podem ser observados depois são: deficiências de flexibilidade, desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas, lesões musculares que não melhoram, distúrbios nutricionais e hormonais, infecções e dificuldade de coordenar movimentos.

Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, os da panturrilha, a musculatura interna da coxa e o músculo anterior da coxa. Estudos indicam a junção músculo-tendão, também conhecida como região distal do ventre muscular, como o principal local da lesão. Mesmo assim, é bom deixar claro que qualquer ponto do músculo é suscetível ao estiramento. 
 
O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados, baseados em queixas de dores localizadas, dores à contração isométrica e à palpação. O exame da ultra-sonografia complementa o diagnóstico. Conhecer e tratar o estiramento de maneira precoce é muito importante para conseguir tratar essa lesão muscular. Como os fatores de produção da lesão são diversos, é importante saber detalhes da história clínica do paciente.

O médico sempre deve observar o condicionamento físico do atleta, se sofreu a lesão no início ou no final da competição, como foi feito o aquecimento, condições climáticas e o estado de equilíbrio emocional, se o atleta lesionado foi muito exigido na competição. Se o profissional não levar em conta esses fatores, é aconselhável que o paciente procure uma segunda opinião após o diagnóstico. 
A classificação dos estiramentos tem importância no diagnóstico, já que identifica e quantifica a área lesada do músculo, os fenômenos decorrentes desse problema, a gravidade da lesão, os critérios de tratamento, o tempo de afastamento do esporte e a previsão de sequelas.
 
Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em: 
 
Grau I - é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão em menos de 5% do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra resistência e pode desaparecer no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico. Ocorrem danos mínimos, a hemorragia é pequena, a resolução é rápida e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.  
 
-Grau II - O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (a lesão atinge entre 5% e 50% do músculo). São encontrados os mesmos achados da lesão de primeiro grau, porém com maior intensidade. Acompanha-se de: dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais exuberante e diminuição maior da função. O tratamento do problema é mais lento.
 
-Grau III - Esta lesão geralmente ocorre desencadeando uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele (lesão atinge mais de 50% do músculo), resultando em uma grave perda da função com a presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada a muito intensa, provocada pela contração muscular passiva. O edema e a hemorragia são grandes. Dependendo da localização do músculo lesionado em relação à pele adjacente, o edema, a equimose e o hematoma podem ser visíveis, localizando-se geralmente em uma posição distal à lesão devido à força da gravidade que desloca o volume de sangue produzido em decorrência da lesão. O defeito muscular pode ser palpável e visível. 
 
Após tratamento inicial na fase aguda da lesão, com gelo, repouso, elevação, uso de anti-inflamatórios prescritos por um profissional médico, ultrassom pulsátil, micro correntes e laser, inicia-se a recuperação do movimento ativo, com carga que não produza dor. A inclusão dos exercícios de alongamentos são fundamentais na recuperação da lesão.
 
Minha Vida 

Prefeitura de Jacobina - BA abre processo seletivo

A Prefeitura baiana de Jacobina reabriu seu processo seletivo, de edital nº 015/2014, para o provimento de cargos em regime temporário. Sob execução técnica e coordenação da empresa SOLUÇÃO.GOV, serão oferecidas 213 vagas distribuídas entre funções de níveis fundamental, médio e superior.
 
Há chances para Psicólogo, Assistente social, Recepcionista, Cozinheiro, Educador social, Enfermeiro, Técnico em enfermagem, Odontólogo, Auxiliar de Consultório Dentário, Condutor de veículo, Fisioterapeuta, Educador físico, Terapeuta ocupacional, Nutricionista, Médico pediatra, Médico psiquiatra, Enfermeiro do trabalho e Farmacêutico. Os salários podem variar de um mínimo (R$ 724,00) a até R$ 11.000,00.
 
As inscrições poderão ser realizadas até 05 de maio de 2014, pelo endereço www.solucaogov.com.br, e presencialmente no Ginásio de Esportes Paulo Santos Gomes, situado na Rua J. J. Seabra, 160, Estação, Jacobina, Bahia.
 
As taxas são de R$ 60,00, R$ 30,00 ou R$ 25,00, a depender do nível do cargo pretendido.
 
A previsão é de que a prova objetiva seja aplicada no dia 18 de maio de 2014, conforme o cronograma publicado. Todas as informações necessárias sobre a prova serão disponibilizadas aos candidatos oportunamente.
 
O edital regulador do certame, nº 015/2014, encontra-se disponível nos sites de inscrição (www.solucaogov.com.br) e da Prefeitura (www.jacobina.ba.io.org.br).

Prefeitura de Igaci - AL prorroga inscrições de concurso público

A Prefeitura de Igaci, no estado de Alagoas, lançou edital n° 01/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 82 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.438,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES.
 
As chances são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Generalista PSF, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar e Operador de Máquinas.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até o dia 30 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O cartão de inscrição dos candidatos, cujas inscrições forem confirmadas via pagamento do Boleto Bancário ou por isenção, contendo informações referentes à data e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), estará disponível a partir do dia 16 de junho de 2014, no endereço eletrônico de inscrição.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 22 de junho de 2014, na cidade de Igaci, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h do dia 26 de junho  de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Prefeitura de Feira Grande - AL prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Feira Grande, no estado de Alagoas, anunciou a realização de concurso público pelo edital nº 001/2014, com intuito de prover 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2 mil e jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Digitador, Escriturário, Inspetor Escolar, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Motorista (Categoria D).
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2014, pelo endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, dependendo do cargo.
 
De acordo com o edital, a seleção será constituída de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 22 de junho  de 2014, na cidade de Feira Grande, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão divulgados no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, no dia 26 de junho de 2014.

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFAL 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais de concurso público nº 02, 03 e 04/2014 para a contratação dos novos servidores que irão reforçar o quadro de pessoal com lotação no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas – HUPAA-UFAL. O IDECAN está responsável pela organização de todo o certame.
 
Serão providas 727 vagas distribuídas entre as áreas Médica (edital 02/2014, 189 vagas em 62 especialidades), Assistencial (edital nº 03/2014, 444 vagas de nível superior e médio) e Administrativa (edital 04/2014, 94 vagas de nível superior e médio). A lista dos cargos oferecidos está ao final desta notícia.
 
As inscrições se realizarão somente via internet, de 30 de abril a 29 de maio de 2014, no site www.idecan.org.br. As taxas de inscrição serão de: R$ 32,00 e R$ 54,00.
 
Será disponibilizado aos candidatos, Posto de Atendimento Presencial, localizado na Administração Geral do Centro

Educacional de Pesquisas Aplicadas CEPA/CEAGB, na Avenida Fernandes Lima, s/nº, Farol, Maceió/AL, no mesmo período.
 
O processo de seleção será composto de provas objetivas, avaliação de títulos e de experiência profissional. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Maceió/AL, com data inicialmente prevista para 27 de julho de 2014 (domingo). Locais, datas e horários serão informados na data provável de 21 de julho de 2014, no mesmo site da inscrição.
 
Os editais na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.brhttp://www.idecan.org.br.
 
Relação dos cargos e os salários oferecidos, por edital:
 
Edital 02/2014:
Médico - Acupuntura – R$ 6.495,00
Médico - Alergia e Imunologia – R$ 6.495,00
Médico - Anestesiologia - R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Cirúrgica – R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Clínica -R$ 6.495,00
Médico - Cancerologia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Cardiologia – R$ 6.495,00
Médico - Cardiologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia do Aparelho Digestivo – R$ 6.495,00 
Médico - Cirurgia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Plástica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Torácica – R$ 6.495,00
Médico - Cirurgia Vascular – R$ 6.495,00
Médico - Clínica Médica  R$ 6.495,00
Médico - Coloproctologia – R$ 6.495,00
Médico - Dermatologia – R$ 6.495,00
Médico - Diagnóstico Por Imagem - Ultrassonografia Geral – R$ 6.495,00
Médico - Dor – R$ 6.495,00
Médico - Ecocardiografia – R$ 6.495,00
Médico - Ecografia Vascular com Doppler – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia e Metabologia – R$ 6.495,00
Médico - Endocrinologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Endoscopia Digestiva – R$ 6.495,00
Médico - Gastroenterologia – R$ 6.495,00 
Médico - Gastroenterologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Genética Médica – R$ 6.495,00
Médico - Geriatria – R$ 6.495,00 
Médico - Ginecologia e Obstetrícia - R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia – R$ 6.495,00
Médico - Hematologia e Hemoterapia Pediátrica – R$ 6.495,00 
Médico - Hepatologia – R$ 6.495,00
Médico - Infectologia – R$ 6.495,00 
Médico - Mastologia – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina do Sono – R$ 6.495,00
Médico - Medicina do Trabalho – R$ 6.495,00 
Médico - Medicina Física e Reabilitação – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Intensiva – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Nuclear – R$ 6.495,00
Médico - Medicina Paliativa – R$ 6.495,00
Médico - Nefrologia – R$ 6.495,00
Médico - Neonatologia - R$ 6.495,00
Médico - Neurocirurgia – R$ 6.495,00
 Médico - Neurofisiologia Clínica – R$ 6.495,00
 Médico - Neurologia – R$ 6.495,00
Médico - Neurologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Nutrologia – R$ 6.495,00
Médico - Oftalmologia – R$ 6.495,00 
Médico - Ortopedia e Traumatologia – R$ 6.495,00
Médico - Otorrinolaringologia – R$ 6.495,00
Médico - Patologia – R$ 6.495,00
Médico - Pediatria - R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia – R$ 6.495,00
Médico - Pneumologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria 1 – R$ 6.495,00
Médico - Psiquiatria da Infância e da Adolescência – R$ 6.495,00
Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - R$ 6.495,00
Médico – Radioterapia 3 – R$ 6.495,00 
Médico – Reumatologia 3 – R$ 6.495,00
Médico - Reumatologia Pediátrica – R$ 6.495,00
Médico – Urologia 2 – R$ 6.495,00
 
Edital 03/2014:
Assistente Social - R$ 3.549,00
Biólogo - R$ 4.732,00
Biomédico - R$ 4.732,00
Cirurgião Dentista - R$ 4.188,00
Cirurgião Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais - R$ 4.188,00
Enfermeiro - Assistencial - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Nefrologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Oncologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Criança e do Adolescente - Neonatologia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde da Mulher - Obstetrícia - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Saúde do Trabalhador - R$ 5.025,00
Enfermeiro - Terapia Intensiva - R$ 5.025,00
Farmacêutico - R$ 4.732,00
Físico - Física Médica - Medicina Nuclear - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radiodiagnóstico - R$ 7.774,00
Físico - Física Médica - Radioterapia - R$ 7.774,00
Fisioterapeuta - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva - R$ 3.549,00
Fisioterapeuta - Terapia Intensiva Neonatal - R$ 3.549,00
Fonoaudiólogo - R$ 3.549,00
Nutricionista - R$ 4.732,00
Profissional de Educação Física - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Hospitalar - R$ 4.010,00
Psicólogo - Área Organizacional - R$ 4.010,00
Tecnólogo em Radiologia - R$ 2.406,00
Terapeuta Ocupacional - R$ 3.549,00
Técnico em Anatomia e Necrópsia - R$ 2.717,00
Técnico em Enfermagem - R$ 2.445,00
Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador - R$ 2.445,00
Técnico em Farmácia - R$ 2.717,00
Técnico em Histologia - R$ 2.717,00
Técnico em Laboratório - R$ 2.717,00
Técnico em Radiologia - R$ 1.630,00
Técnico em Radioterapia - R$ 1.630,00
Técnico em Saúde Bucal - R$ 2.717,00
 
Edital 04/2014:
Advogado – R$ 6.588,00
Analista Administrativo - Biblioteconomia – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Contabilidade – R$ 4.732,00
Analista Administrativo - Estatística – R$ 4.732,00
Analista de Tecnologia da Informação - Processos – R$ 5.583,00
Analista de Tecnologia da Informação - Suporte e Redes – R$ 5.583,00
Engenheiro Civil – R$ 7.774,00
Engenheiro Clínico – R$ 7.774,00
Engenheiro Eletricista – R$ 7.774,00
Assistente Administrativo - R$ 1.841,00
Técnico em Contabilidade – R$ 2.717,00
Técnico em Informática - R$ 2.717,00
Técnico em Segurança do Trabalho - R$ 2.717,00.

Prefeitura de Rodrigues Alves - AC abre vagas

A Prefeitura de Rodrigues Alves, no Acre, por meio do extrato do edital 01/2014 publicado no Diário Oficial do Estado (de 08 de abril de 2014, pág. 77), abriu concurso público, objetivando o provimento de cargos do quadro especial dos servidores da educação, saúde e assistência social.
 
Inscrição e Prova
As inscrições serão recebidas nos dias 22, 23, 24, 25, 28, 29 e 30 de abril de 2014, no Parque Municipal de Rodrigues Alves – Acre, das 08h30 às 15h, somente dias úteis. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental) e R$ 65,00 (nível superior).
 
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, cuja data de aplicação será informada futuramente em edital .

Concurso Secretaria da Saúde do Acre - SESACRE 2014

A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (SESACRE) divulgou os editais de concursos públicos nº 001, 002 e 003/2014, destinados ao provimento de 405 vagas, além da formação de cadastro reserva. para cargos de níveis médio e superior na área da Saúde. Haverá oportunidades nas áreas de assistência, administrativa e também para profissionais médicos.
 
A organização do certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e os salários oferecidos podem chegar a R$ 8.160,00. Dentre os cargos oferecidos nos certames estão: Analista de Sistema, Economista, Engenheiro químico, Agente administrativo, Técnico em contabilidade, Técnico em manutenção de computadores, Assistente social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião dentista, Gestor de saúde coletiva, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta ocupacional,  entre outros.
 
Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org, até 06 de maio de 2014. O valor da inscrição varia de R$ 44,00 a R$ 88,00. Também será possível garantir a participação nos postos de inscrição, cujos endereços encontram-se nos editais.

A prova objetiva será aplicada nas cidades acreanas de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Tarauacá, dependendo do cargo, provavelmente no dia 18 de maio de 2014. O gabarito oficial será disponibilizado pela FUNCAB no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário do Acre).

O prazo de validade dos concursos será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seus resultados finais, podendo ser prorrogados, uma vez, por igual período.
 
Os editais de cada certame e demais atualizações estão no link: http://ww3.funcab.org/

IABAS - RJ realiza processo seletivo

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), no Rio de Janeiro, por meio da Fundação Bio-Rio, abriu editais n°s 08, 09 e 10/2014 de processo seletivo, visando o provimento de 41 vagas, além da formação de cadastro reserva, no cargo de Agente Comunitário de Saúde para o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A remuneração é de R$ 888.77, com benefícios de vale alimentação e insalubridade, em jornada semanal de 40 horas.

De acordo com os editais, essa função exige que o candidato possua o ensino médio completo e resida na área de abrangência da área em que pretende atuar.

Os interessados deverão efetuar a inscrição pelo site www.concursos.biorio.org.br, até 27 de abril de 2014. A taxa é de R$ 35,00.
 
Serão realizadas provas objetivas, prevista para ser aplicada na data provável de 04 de maio de 2014, em locais e horários a serem realizados. Também haverá entrevistas técnicas.

O certame terá validade por 01 ano, a partir da publicação da primeira classificação, com chances de serem prorrogados pelo mesmo período.

Prefeitura de Canoinhas - SC divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Canoinhas, no Estado de Santa Catarina, divulgou edital nº 01/2014/SMDSF de processo seletivo, destinado à contratação de 13 profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.695,44 por jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Educador Social e Orientador Social.

As inscrições serão recebidas de forma gratuita até o dia 07 de maio de 2014, pessoalmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família, situada à Rua 3 de maio, nº 146, Centro, Canoinhas- SC, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30 ou através do correio, com envio de toda a documentação por SEDEX, sendo que neste caso, para efeito de prazo, será considerada a data da postagem até 06 de maio de 2014.

A prova escrita será realizada na data provável de 16 de maio de 2014, com início às 14h e término às 17h, nas dependências da Universidade do Contestado, situada à Rua Roberto Elke nº 85 - Centro, neste município de Canoinhas - SC.
 
O resultado final estará disponível no mural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família e nos sites www.pmc.sc.gov.br e www.diariomunicipal.sc.gov.br, a partir do dia 23 de maio de 2014.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 23 de abril de 2014, pág. 41 a 44.

Concurso Polícia Civil - BA: novo edital para Perito 2014

A Polícia Civil do Estado da Bahia abriu novo concurso público, regido pelo edital SAEB/01/2014, com oferta de 130 vagas nos cargos de Perito Criminalístico (40), Perito Médico-legal (60), Perito Odonto-legal (10) e Perito Técnico (20), integrantes do quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SAEB). A organização do certame está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a SAEB, tendo o concurso validade de um ano, podendo ser prorrogado.
 
As inscrições estão abertas no período entre 07 de maio e 05 de junho de 2014, por meio do site www.concursosfcc.com.br. A taxa de participação tem o valor de R$ 120,00 ou R$ 150,00, a depender do cargo pretendido. 
 
Para disputar as vagas Perito Criminalístico e Perito Técnico, é preciso ter nível superior em qualquer área. Candidatos que possuam diploma de Medicina ou Odontologia, por sua vez, podem concorrer aos cargos de Perito Médico-legal ou Perito Odonto-legal. 
 
Os novos profissionais que ocuparem os cargos de Perito Criminalístico, Perito Médico-legal e Perito Odonto-legal ingressarão no quadro da Polícia Civil em jornada de 30 horas semanais, com direito a remuneração inicial composta pelo vencimento básico (R$ 2.966,44) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 923,37), totalizando R$ 3.889,81. Caso seja alterada a jornada para 40 horas semanais, os servidores terão ter acréscimos na remuneração, e esta poderá atingir o valor de R$ 4.895,61.
 
Já os que assumirem as vagas de Perito Técnico terão remuneração inicial constituída pelo vencimento básico (R$ 828,88) e a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (R$ 821,05), totalizando o mínimo inicial de R$ 1.649,93, valor que poderá aumentar, caso a jornada também se amplie, hipótese em pode atingir o valor de R$ 2.158,51.,
 
O Regime Jurídico dos cargos deste concurso é o estatutário, conforme legislação estadual, o que garante estabilidade empregatícia.
 
O concurso terá as etapas de: Provas Objetivas, Prova Discursiva,  Teste de Aptidão Física, Exame Biomédico, Exame Psicotécnico, Prova de Títulos e Investigação Social.  A aplicação das Provas Objetivas e da Prova Discursiva, para todos os cargos, está prevista para o dia 20 de julho de 2014, nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista.
 
Edital completo e outras atualizações: 
 
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba213/index.html

Concurso Prefeitura de Campo do Tenente - PR

A Prefeitura de Campo do Tenente, no estado do Paraná, está com inscrições abertas para dois novos certames de provas e títulos (concurso público n° 001/2014). O planejamento da Administração é preencher 26 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

Do total de oportunidades, 07 serão para a função de Agente Comunitário de Saúde e 19 para os demais cargos. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.675,00, por jornadas de trabalho de até 240 h/m.

O concurso terá a execução do Instituto o Barriga Verde - IOBV e os candidatos poderão obter informações atualizadas por meio do site da empresa (www.iobv.com.br).

As chances são para os empregos de Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Sepultador, Assistente Administrativo, Técnico Administrativo, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Tributação, Tesoureiro, Técnico em Agrimensura, Técnico em Segurança do Trabalho, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Médico, Médico Ginecologista, Nutricionista e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições serão realizadas até às 14 horas de 23 de maio de 2014, por meio do site www.iobv.com.br.

O valor da taxa de inscrição é de:
- Para cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00;
- Para cargos com exigência de curso de ensino médio: R$ 60,00;
- Para cargos com exigência de ensino fundamental: R$ 40,00.

As provas serão aplicadas na data prevista de 08 de junho de 2014, em locais e horários a serem divulgados no dia 02 de junho de 2014. A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita será na data provável de 09 de junho de 2014, no site www.iobv.com.br.

O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

FEPPS - RS lança edital de processo seletivo

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), no Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo nº. 003/2014, destinado ao provimento temporário de 33 vagas para profissionais de níveis médio e superior. As oportunidades são para atuarem em Porto Alegre, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Ijuí e Palmeira das Missões.

A carga horária de todas as funções é de 40 horas semanais e os salários são de R$ 1.100,00 para nível médio e R$ 2.800,00 para superior. Além dos vencimentos básicos, incidem sobre o valor salarial as gratificações adicionais, que variam entre os postos com a insalubridade de 20% a 40% ou com risco de vida de 45%, dependendo da lotação.

A coordenação, organização e aplicação do certame ficarão sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos.

As vagas são para as funções de Auxiliar de Laboratório (2), Técnico de Enfermagem (5), Biólogo (1), Farmacêutico, Bioquímico ou Biomédico (7), Farmacêutico, Químico, Bioquímico ou Biomédico (1), Biólogo ou Bioquímico (1), Químico ou Engenheiro de Alimentos (1), Farmacêutico Bioquímico (4), Farmacêutico (3), Enfermeiro (5), Tecnólogo em Toxicologia Analítica (1), Assistente Social ou Psicólogo (1) e Engenheiro Civil (1).

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço no site da empresa organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes – Noroeste Concursos: www.noroesteconcursos.com.br, até 8 de maio de 2014. As taxas são de R$ 100,00 para cargos de nível superior e de R$ 50,00, para cargos de nível médio e técnico.

A Entrevista Técnica, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada para todas as funções deste Processo Seletivo Público, na cidade de Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de maio de 2014.

Este certame valerá por até 12 meses, a contar da data de admissão dos contratados, com possibilidade de ser prorrogada pelo mesmo período.

Prefeitura de Divinópolis - MG lançou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital normativo nº. 007/2014 de processo seletivo, para a eventual contratação temporária de (2) Psicólogos e (1) Assistente Social, para atendimento a vítimas de agressores encaminhados pela Delegacia de Mulheres, aos CRAS e CREAS. Os aprovados receberão salários de até R$ 1.406,66 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
O certame será realizado na cidade de Divinópolis e consistirá da avaliação de títulos e entrevista de caráter classificatório.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 24 e 25 de abril de 2014, das 13h às 17h, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada na Av. Coronel Julio Ribeiro Gontijo, 370 – Esplanada, na cidade de Divinópolis/MG, no setor de Gestão de Trabalho.
 
Os candidatos serão classificados através da soma dos títulos.
 
A relação de classificados estará disponível na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg a partir do dia 02 de maio de 2014.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pela Secretária Municipal de Saúde do Divinópolis e publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros divulgado na internet, no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 24 de abril de 2014, pág. 21 a 23.

Prefeitura de Itajubá - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Itajubá, no estado de Minas Gerais, através da empresa IMAM, divulgou editais nºs 001 e 002/2014 de processo seletivo, visando o preenchimento de 46 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 1.596,86, em carga horária de 25 e 40h semanais.
 
As chances são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate à Endemias e Professor.

A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.br, até 22 de maio de 2014. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, até o dia 22 de maio, diretamente no Balcão de Informações da Prefeitura Municipal de Itajubá, localizado no Centro Administrativo, à Av. Jerson Dias, 500, Estiva - Itajubá-MG, no horário 12h às 17h30, de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário. As taxas variam de R$ 38,00 e R$ 60,00.
 
As provas deste certame será aplicada na cidade de Itajubá provavelmente nos dias 28 e/ou 29 de junho de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição. O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Processo Seletivo, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.itajuba.mg.gov.br e www.imam.org.br.

Havendo alteração nas datas prováveis os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.itajuba.mg.gov.br e www.imam.org.br, além da imprensa escrita e falada.

De acordo com os editais, o caso do certame para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias, a validade será de dois anos, já para Professor, o prazo será de 06  meses, a contar de suas homologações, com chances de serem prorrogadas pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Gurupá - PA

A Prefeitura Municipal de Gurupá, no estado do Pará, está promovendo concurso público (edital 001/2014), destinado ao provimento de diversos cargos do quadro de pessoal efetivo de nível Fundamental incompleto, Fundamental completo, Médio e Superior. A remuneração oferecida pode variar de um salário mínimo a até  R$ 3.200,00.
 
Cargos
São oferecidas 174 vagas, distribuídas entre cargos como os de: Braçal, Contínuo Administração, Gari, Lavadeira, Merendeira, Motorista de Veículos Leves (Carteira Nacional de Habilitação), Operador de Bomba, Porteiro, Servente, Vigia, Zelador (Nível Fundamental Incompleto), Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Contínuo - Educação, Recepcionista (Nível Fundamental Completo), Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo - Educação, Digitador - Administração, Digitador - Educação, Técnico em Enfermagem (Nível Médio) e Assistente Social (Nível Superior). 
 
Inscrições e provas
Para garantir a participação, os interessados deverão se inscrever até o dia 26 de maio de 2014, por meio do site da organizadora FADESP (http://www.fadesp.org.br/), mediante o pagamento de taxa entre R$ 45,00 e R$ 70,00.
 
A Prova Objetiva acontecerá no dia 08 de junho de 2014, em dois turnos, conforme o cargo pretendido.
 
O prazo de validade do concurso público é de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Florínea - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Florínea, no estado de São Paulo, publicou edital normativo n° 02/2014 de Processo Seletivo, com o fito de ocupar 08 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 800,00, em carga horária de 12 a 40h semanais.
 
As vagas são para as funções de professor peb I, monitor do transporte escolar, agente comunitário do esf, professor coordenador do esporte social, professor de educação física e monitor de educação física.  
 
As inscrições estarão abertas até o dia 25 de abril de 2014, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria de Educação, situada à R. Salvador Granado, 187- Centro, Florínea, respeitando-se, para fins de recolhimento em horário bancário no município. As taxas variam de R$ 35,00 e R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas na cidade de Florínea-SP, provavelmente em 11 de maio de 2014, em local a ser divulgado em Edital de Convocação para Prova Escrita, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. O Edital de Convocação para as provas escritas, contendo os locais, datas e horários de prestação das provas será publicado, oportunamente, no Jornal Folha do Vale, no site www.multigestaoconsultoria.com.br, e no site da Prefeitura de Florínea-SP www.florinea.sp.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu acompanhamento, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
 
O caderno de gabaritos das questões da prova escrita será disponibilizado, no site da Multigestão Consultoria Ltda, a partir das 10 horas do 2º dia útil subsequente ao da aplicação.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Olho d’Água do Piauí - PI

Foi divulgado edital de concurso público nº 001/2014 da Prefeitura de Olho d’Água do Piauí, no estado do Piauí. Serão ofertadas 11 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.050,00. As jornadas a serem desempenhadas são de 20h ou 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa Gabriel & Gabriel, Consultoria e Projetos Ltda, (Instituto Gabriel Excelência).
 
As vagas são para os cargos de Odontólogo, Professor de Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º Ano), Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo e Motorista.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no período de 25 de abril até 16 de maio de 2014, endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br. As taxas variam de R$ 40,00; R$ 50,00; R$ 60,00 ou R$ 80,00, de acordo o cargo pretendido.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 22 de junho de 2014, na cidade de Olho D’Água – PI. O gabarito oficial será publicado na data prevista de 24 de junho de 2014, na Prefeitura Municipal de Olho D’Água do Piauí e no site www.gabrielexcelencia.net.br.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Frei Rogério – SC abre seletivos

Com vagas de trabalho disponíveis a candidatos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Frei Rogério, no estado de Santa Catarina, decidiu publicar os editais de Processo Seletivo nº 01 e 02/2014, para comunicar a necessidade de novas contratações. São 10 vagas oferecidas, por salários entre R$ 705,45 e R$ 13.186,22, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.
 
Os cargos a serem preenchidos são de Médico PSF, Servente/Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Máquina Hidráulica, Agente de Serviços Administrativos e Professor.
 
As inscrições para esses certames só podem ser feitas pessoalmente ou por procuração, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Frei Rogério, localizado à Rua Adolfo Soletti nº 750, Centro, das 13h às 17h, até 5 de maio de 2014. A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 60, de acordo com o cargo pretendido.
 
Todos os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, a qual será aplicada provavelmente em 11 de maio de 2014, em locais e horários a serem informados no site da prefeitura (http://www.freirogerio.sc.gov.br).
 
Haverá Prova de Títulos para os cargos de Professor, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas e Operador de Máquina Hidráulica.
 
As duas seleções têm validade de dois anos, podendo ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de Torre de Pedra - SP

A Prefeitura de Torre de Pedra, no estado de São Paulo, divulgou edital resumido n° 001/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 15 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
As oportunidades são para as funções de Assistente Técnico de Convênios e Projetos, Almoxarife, Contador, Diretor de Unidade Escolar, Professor PEB II/ Educação Física, Professor Adjunto, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Atendente de Farmácia, Farmacêutico e Enfermeiro.
 
As inscrições serão realizadas no período de 28 de abril a 12 de maio de 2014, no horário das 9h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Torre de Pedra, sita na Rua Emidio Dias de Camargo, 93, centro.
 
O Edital completo contendo as instruções do concurso estará afixado no quadro de editais do Paço Municipal, dispo­nibilizado aos interessados, para consulta, no Setor de Recursos Humanos, bem como no site www.torredepedra.sp.gov.br. Não serão fornecidas informações por via telefônica ou qualquer outro meio de comunicação.

Prefeitura de Uruburetama - CE realiza processo seletivo

A Prefeitura de Uruburetama, no estado do Ceará, lançou edital n° 14/2014 de processo seletivo para provimentos de várias vagas nas funções de nível fundamental. O certame visa selecionar 15 candidatos para ocupar função pública de Agente Comunitário de Saúde – ACS e 15 para ocupar função pública de Agente de Combate à Endemias – ACE, além da formação de cadastro de reserva para a Secretaria de Saúde de Uruburetama-CE. O salário é de R$ 724,00 por carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no www.esp.ce.gov.br, até 04 de maio de 2014. O custo da inscrição é de R$ 50,00.
 
A prova objetiva será aplicada na cidade de Uruburetama-CE, com duração de 04h (quatro horas), na data prevista de 25 de maio de 2014, às 9h.
 
O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.esp.ce.gov.br, 03 dias antes da data de realização da prova objetiva, para identificar o seu local de prova. O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no sitio da ESP/CE www.esp.ce.gov.br.
 
O resultado final terá validade de 01 ano, para efeito de convocação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Brazópolis – MG

O edital nº 001/2014 de Concurso Público da Prefeitura mineira de Brazópolis comunica que estão disponíveis 33 novas vagas de trabalho para os cargos de todos os níveis de escolaridade. Quem for aprovado no certame, poderá obter rendimentos entre R$ 724 e R$ 1.346, 30 em jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Jardineiro, Operário Braçal, Encanador, Motorista Categoria D, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar Administrativo I, Monitor de Creche, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeira Padrão, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinária.
 
Entre os dias 09 de junho e 10 de julho de 2014, pelo site www.imam.org.br, os interessados poderão efetivar a sua inscrição no certame, mediante pagamento da taxa de participação com valores que variam de R$ 27 a R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso seja dificultado acesso á internet, o candidato poderá se inscrever pessoalmente ou por procuração, no mesmo período citado acima, no Posto de Informação, localizado na Rua Dona Ana Chaves, 218, Centro - Brazópolis-MG, no horário de 08h às 11h30 e das 13h às 16h30.  
 
A seleção se dará, para todos os inscritos, através da Prova Objetiva, com data de aplicação provável para 23 e/ou 24 de agosto de 2014. Os candidatos ao cargo de motorista também passarão por Prova Prática.

Informações como local de prova, horários de realização e gabaritos de provas poderão ser obtidos pelo www.imam.org.br.
 
Será de dois anos a validade do certame, podendo ser prorrogado.

Fisioterapia é importante quem sofreu lesões na coluna

Reprodução
Lesão na coluna
O tratamento não é considerado um sucesso somente quando a pessoa começa a andar, outros progressos são importantes
 
Por Evaldo Bósio
 
As lesões medulares são cada vez mais frequentes, acidentes automobilísticos, ferimentos por arma de fogo, quedas, mergulhos em águas rasas e agressões físicas têm sido as principais causas de trauma raquimedular.  
 
Variam desde um traumatismo transitório, do qual o paciente se recupera completamente, lesões incompletas onde o retorno progressivo das funções motoras é possível, porém, difícil de determinar em quanto tempo isso irá ocorrer, até uma secção completa, tornando o paciente paralisado abaixo do nível da lesão traumática. 
 
Tais lesões têm um prognóstico variável e podem causar perda parcial ou total da motricidade e sensibilidade, e dependendo do nível medular lesado, o indivíduo pode se tornar paraplégico ou tetraplégico. 
 
A tetraplegia resulta na perda da função dos membros superiores, bem como tronco, membros inferiores. Já a paraplegia refere-se à perda das funções de segmentos torácicos, lombares e sacrais da medula espinhal, podendo ou não ter um comprometimento do tronco, membros inferiores. 
 
O nível da lesão determina sua gravidade, quanto mais alta, maiores as suas consequências, podendo haver também dificuldades na fala, deglutição, sistema urinário, fecal e complicações respiratórias o que representa a maior causa de mortalidade e morbidade em pacientes tetraplégicos. 
 
Um longo processo de reabilitação é necessário, ações que muitas vezes não levam a cura, mas à adaptação do indivíduo à sua nova condição. Para isso é necessária uma avaliação precisa, a fim de detectar todas as disfunções e ainda as funções potenciais remanescentes. Todas essas ações vão além da prevenção de danos, mas objetiva principalmente a melhora da qualidade de vida. Além disso, uma equipe que envolve diversos profissionais da área da saúde é imprescindível para englobar todos os cuidados e necessidades desses pacientes, devendo ser iniciada logo na fase aguda. 
 
A fisioterapia tem um papel essencial e totalmente indispensável na assistência desses pacientes, deve ser intensa, seja ele vítima de uma lesão incompleta, para ou tetraplégico, pois visa principalmente à prevenção de deformidades, maximização da função muscular e respiratória, promoção da independência funcional e se possível o retorno a marcha, com ou sem auxílio. Dentre os recursos existentes na área temos: 
 
A cinesioterapia engloba os exercícios e alongamentos, realizados de maneira lenta e suave, a fim de prevenir deformidades, rigidez e perda da mobilidade. Essas atividades estimulam ao máximo a autonomia do paciente, e quando não é possível ser realizado de forma independente, o fisioterapeuta tenta adaptar, executando com auxílio ou de forma passiva. O fortalecimento muscular deve ser iniciado nas musculaturas preservadas, assim, o indivíduo terá maior facilidade para executar suas atividades, como tocar uma cadeira de rodas, realizar transferências, trocas posturais (deitar, sentar, rolar...), dirigir veículos, praticar esportes, realizar a higiene, deambular com auxílio, ou qualquer outra atividade que esteja presente no dia a dia de cada paciente. 
 
O treino de equilíbrio também deve ser incluso no processo de recuperação, com o objetivo de proporcionar um melhor controle de tronco. Os posicionamentos são essenciais em qualquer situação, evitando a instalação de deformidades e úlceras por pressão. 
 
O ortostátismo, ou posição em pé, deve ser realizado de forma gradativa para que o corpo se adapte, isso traz benefícios à circulação, respiração e funcionamento dos órgãos. De início pode ser realizado com o auxílio de uma prancha ortostática (espécie de maca com amarras) que se eleva de forma progressiva até o posicionamento total na vertical. 
 
A estimulação elétrica funcional pode ser benéfica para promover uma contração de músculos paralisados ou enfraquecidos, há um recrutamento das fibras musculares, o que pode gerar um aumento do desempenho. 
 
Sendo assim, é função do fisioterapeuta é auxiliar na recuperação desses pacientes, com a finalidade de prevenir complicações e torná-lo o mais independente possível, contando sempre com o apoio e participação de toda a família, amigos e uma equipe multidisciplinar competente no processo de reabilitação. Vale lembrar, que muitas pessoas acham que o sucesso do tratamento é alcançado somente quando o paciente consegue voltar a andar, porém, cada conquista já é um grande passo. 
 
Minha Vida