Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Receitas de chás contra os gases

Receitas de chás contra os gases
Foto: reprodução
Muitas pessoas sofrem com o problema do excesso de gases intestinais, apresentando inchaço, dores, cólicas e um grande desconforto, dificultando a realização das tarefas diárias
 
O que causa os gases?
Os gases intestinais podem ser causados pelo ar que engolimos (aerofagia) ou pela fermentação de restos alimentares, além de sedentarismo, ingestão de bebidas com gás, uso de antiácidos, entre outras razões. Alguns alimentos são maiores causadores deste mal, pois são fermentados pelas bactérias que normalmente habitam o intestino. Dentre estes alimentos, podemos citar o feijão, batata, repolho, pratos feitos com leite ou derivado e a mistura de alimentos ricos em proteína com alimentos ricos em fibras na mesma refeição, como, por exemplo, carne com feijão e batata ou brócolis e ovos.

É importante ressaltar que a presença de gases no intestino é normal, porém algumas pessoas apresentam uma quantidade maior, e isso gera um grande desconforto. Para conseguir vencer este mal, é recomendado evitar o consumo de alimentos que sabidamente causam gases, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente, evitando o sedentarismo.
 
Chás aliados no combate aos gases
 
Funcho com erva cidreira – Coloque uma colher (sopa) de erva cidreira e uma colher (sopa) de funcho em uma xícara e cubra com uma xícara de água fervente. Tampe, deixe amornar. Coe e beba a seguir. Não adoce, pois o açúcar, o mel e o adoçante podem provocar gases. Tome uma xícara de três a quatro vezes ao dia.
 
Erva doce  – O chá de erva doce, além de apresentar um sabor doce, auxilia no combate aos gases e também nas contrações do estômago, intestino e cólicas.Para preparar o chá, ferva uma xícara de água e acrescente uma colher (chá) do fruto/sementes da erva doce. Tampe e deixe abafando por cerca de 10 minutos. É indicado consumir o chá três vezes ao dia, enquanto estiver sentindo gases.
 
Chá verde  – O chá verde possui propriedades que trazem muitos benefícios à saúde, dentre eles, a melhora do trânsito intestinal.
 
Chá branco – Originário da mesma planta do chá verde, a ingestão do chá branco também auxilia no combate aos gases intestinais.
 
Rúcula – O chá de rúcula é um bom aliado ao combate dos gases estomacais. Para preparar o chá, bata duas folhas de rúcula junto com uma xícara de água no liquidificador. Coe e está pronto para ser tomado.
 
Folhas do abacateiro – Coloque 30 gramas das folhas secas de abacateiro uma chaleira e adicione 1 litro de água. Deixe ferver por cinco minutos. Espere amornar, coe e beba. É recomendado ingerir uma xícara a cada hora, até eliminar os gases.
 
remédio-caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário