Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Unifesp recruta voluntários obesos com apneia do sono para pesquisa

Voluntários que queiram participar da pesquisa não poderão trabalhar
à noite ou em turnos
Homens não fumantes e sem problemas renais, de coração e tireoide podem participar
 
O departamento de Psicobiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) oferece vagas para pessoas que queiram ser voluntários na área de redução de peso de obesos com síndrome de apneia obstrutiva do sono.
 
O objetivo é avaliar os efeitos de dois tipos de dietas no gasto energético de homens acima do peso e com essa doença.
 
De acordo com a universidade, Podem participar do projeto homens entre 25 e 45 anos de idade, obesos, não fumantes, que não utilizam drogas ou tenham problemas renais, de coração e tireoide.
 
Os voluntários também não podem trabalhar à noite e não podem ter problemas de insônia.
 
No decorrer da pesquisa, serão realizadas consultas nutricionais, exames de sangue, sono e gasto energético. Ao final do estudo, esses testes serão passados aos voluntários.
 
Os interessado podem entrar em contato com Mariana Del Re nos telefones (11) 9-8331-1547 ou 5572-0177 ou pelo e-mail: mariana@cepebr.org
 
R7

Estudo alerta que casos de derrame poderiam duplicar até 2030

Os casos de derrame, que cada vez afetam os jovens, e suas consequências, como a morte antecipada ou incapacidade, poderiam se duplicar no mundo no ano de 2030, segundo um amplo estudo global publicado nesta quarta-feira na revista científica "The Lancet".
 
Esta pesquisa, que recolheu dados de todas as regiões do mundo entre 1990 e 2010, indica que os casos de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas entre 20 e 64 anos aumentaram 25% nas últimas duas décadas. Nesse grupo de idade os derrames, chamados também de infartos cerebrais, correspondem agora a 31% do total computado, comparado aos 25 % em 1990. Nesse ritmo, as mortes prematuras, incapacidades e doenças associadas a elas poderiam dobrar em nível mundial em 2030, segundo assinalam os autores do estudo
 
"A carga regional e global dos derrames", liderado por Valery Feigin, diretora do Instituto Nacional de Derrame e Neurociências Aplicadas da Universidade AUT da Nova Zelândia. Os especialistas constataram que 83 mil jovens com menos de 20 anos são acometidos, anualmente, por um acidente vascular cerebral.
 
Outro estudo feito pela "The Lancet" indica que, em 2010, 61,5% das incapacidades físicas ou psíquicas e 51,7% das mortes por derrame foram do tipo hemorrágico, a forma mais letal, causada pela alta tensão e pelo estilo de vida pouco saudável. Segundo os especialistas, a maioria das pessoas afetadas tem menos de 75 anos e são oriundas, principalmente, de países de baixa e média rendas, onde a incidência do tipo hemorrágico aumentou 19%.
 
A equipe de Feigin adverte que esses números continuarão aumentando se não forem introduzidas urgentemente políticas de prevenção, destinadas a reduzir o consumo de álcool e tabaco e promover estilos de vida mais saudáveis.
 
Outros dados destacados no estudo são que, embora a proporção de pessoas que sofre embolias por volume de população tenha se reduzido nos últimos 20 anos, as mortes por dolências associadas aumentaram 26%, até 5,9 milhões. O número de pessoas que sofre sua primeira embolia cresceu 68%, até 16,9 milhões, em 2010, enquanto os sobreviventes de um acidente vascular cerebral se elevaram a 33 milhões, 84% mais.
 
As doenças e invalidez associada aos derrames subiram 12% até 102,2 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o estudo. Nos países com rendas mais altas, a incidência dos AVCs reduziu 12% nos últimos 20 anos: 37% as mortes e 36% as incapacidades, o que, segundo os analistas, reflete a melhoria na informação, prevenção, diagnósticos e cuidados, como o abandono do tabaco, o controle da tensão sanguínea ou melhores unidades especializadas.
 
O contrário ocorre nos países de rendas baixas do leste Europeu, da África Subsaariana e do sudeste da Ásia, onde os derrames matam cada vez mais, com o aumento da mortalidade de 42%, e também causam 46% mais de dolências associadas. Isto se deve parcialmente, apontam os especialistas, ao aumento de fatores de risco como o tabaco, a hipertensão, a obesidade, a inatividade física e uma má dieta alimentar.
 
EFE

População terá diagnóstico de mau hálito em 8 minutos nesta quinta-feira

Mau hálito é um problema que atinge 50 milhões de brasileiros
Para celebrar o Dia Nacional da Saúde Bucal, atendimento será feito em shopping de SP
 
O mau hálito é um problema que atinge 50 milhões de brasileiros. Em alguns casos, o odor desagradável é tão grave que interfere no desenvolvimento profissional e pessoal do paciente. Como é muito difícil as pessoas assumirem que sofrem com o mau cheiro na boca, especialistas no assunto vão fazer um mutirão de atendimento no Shopping Itaquera, em São Paulo, nesta quinta-feira (24), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal.
 
O dentista Alênio Calil, diretor do CETH (Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose), o mau hálito é uma maneira genérica de falar sobre diferentes odores que saem da boca.
 
Segundo ele, um hálito considerado normal tem mais de 200 substâncias combinadas que exalam determinado cheiro. No entanto, quando o odor é ruim pode sinalizar tanto problemas na higiene, como também doenças sérias no organismo.
 
Por meio de um equipamento usado para identificar a qualidade do hálito, que mede a quantidade dos três principais gases responsáveis pelo problema, é possível descobrir suas causas em apenas oito minutos.
 
— A máquina é capaz de determinar o local que reside o problema e orientar o melhor tratamento para eliminá-lo.
 
No exame também são coletadas informações e hábitos dos pacientes para determinar as possíveis causas sistêmicas relacionadas com a origem do mau hálito.  A presença de acetona, por exemplo, pode indicar diabetes e um cheiro ácido pode apontar para o diagnóstico de asma.
 
— A grande vantagem do exame é a sua facilidade de execução, sem ser invasivo e sem qualquer desconforto para as pessoas.
 
O dentista reforça que “ter um hálito bom não é só sinônimo de higiene, mas também de saúde”.

R7

Jovem recebe transplante de face que havia sido implantada em seu peito

Uma jovem de 17 anos da província de Fujian, no sudeste da China, recebeu um transplante completo de face, depois que o novo rosto havia sido implantado em seu peito durante alguns meses para que se desenvolvesse.
 
A moça, Xu Jianmei, moradora de uma pequena aldeia de pescadores, ficou gravemente desfigurada em um incêndio quando tinha cinco anos, no qual perdeu as pálpebras, o queixo e parte da orelha direita, informou nesta quinta-feira a agência oficial chinesa, "Xinhua".
 
A menina não recebeu tratamento durante os primeiros anos devido à falta de recursos econômicos de seus pais. No ano passado, os médicos propuseram a criação de um novo rosto para ela, formado a partir de tecido extraído da perna e que seria implantado no tórax da moça para que se desenvolvesse.
 
"Primeiro extraímos o tecido de sua perna e o implantamos no peito. Então, inserimos um extensor de pele sob o tecido cutâneo onde foi implantado o tecido da perna, de maneira que pudesse se expandir e produzir pele suficiente para um rosto novo", declarou o cirurgião que realizou a operação, Jiang Chenghong.
 
A última fase da operação cirúrgica foi concluída na segunda-feira, quando foi transplantado, com sucesso, o novo rosto em Xu. Os médicos estimam que a operação deverá cicatrizar ao longo das próximas semanas.
 
"Com seu novo rosto, a moça poderá se expressar de maneira mais precisa. Inclusive poderá ficar com a face avermelhada quando se emocionar", garantiu Jiang que, no entanto, advertiu que "pode levar muito tempo" para se chegar a esse ponto.
 
O transplante de face em Xu aconteceu depois que, em setembro, foi divulgado que outro cidadão de Fujian, um homem, tinha recebido um nariz novo que cresceu durante meses em sua testa. Nesse caso, o novo nariz do paciente foi formado de tecido extraído de suas costelas.
 
Esses transplantes são ainda relativamente raros e, até o momento, apenas dez deles foram realizados na China no total.

EFE

Relatório da OMS pede ações urgentes contra tuberculose no mundo

OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com MDR-TB em 2012
Foto: WHO/D. Rochkind
OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com
MDR-TB em 2012
O Relatório Global da Tuberculose 2013, divulgado nesta quarta-feira, pede maior ação na detecção e tratamento da doença
 
O programa de tratamento da tuberculose (TB) salvou a vida de mais de 22 milhões de pessoas, de acordo com o "Relatório Global da Tuberculose 2013" publicado nesta quarta-feira (23) pela OMS. O relatório também revela que o número de pessoas doentes com tuberculose caiu em 2012 para 8,6 milhões, com 1,3 milhões de mortes a menos que no relatório anterior.

Segundo a OMS, os novos dados confirmam que o mundo está no caminho para atingir as metas de  Desenvolvimento do Milênio, para 2015, que tem como objetivo reverter a incidência da tuberculose, além de reduzir em 50% a taxa de mortalidade em comparação com 1990.

A "Contagem Regressiva para 2015", suplemento especial que acompanha o relatório atual, fornece todas as informações sobre o andamento das metas internacionais de tuberculose. O relatório destaca a necessidade de um salto qualitativo no atendimento e controle da TB, que só pode ser alcançado se dois grandes desafios forem solucionados. No primeiro caso, cerca de três milhões de pessoas (uma em cada três pessoas que adoeceram com tuberculose) estão sendo ignoradas pelos sistemas de saúde. Por outro lado, a resposta na detecção e tratamento dos pacientes que adquirem a forma multi-resistente da doença (MDR-TB) é inadequada.

Segundo Mario Raviglione, diretor do Programa Global contra tuberculose da OMS, muitas pessoas ainda não têm acesso aos cuidados necessários. Estes pacientes não são diagnosticados ou tratados. Cerca de 75% dos três milhões de casos não computados pelos sistemas de saúde estão em apenas 12 países.

A OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com MDR-TB em 2012. China, Índia e Rússia têm o maior peso da MDR-TB seguidas por outros 24 países. Embora o número de pessoas detectadas em todo o mundo com testes rápidos de diagnóstico aumentou mais de 40% para 94 mil em 2012, três em cada quatro casos de MDR-TB ainda permanecem sem diagnóstico. Ainda mais preocupante, cerca de 16 mil casos de MDR-TB notificados à OMS em 2012 não foram colocados em tratamento, com longas listas de espera. Além disso, muitos países não estão conseguindo melhorar as taxas de cura, devido a uma falta de capacidade do serviço e escassez de recursos humanos.

A demanda não atendida por uma resposta em grande escala e de qualidade para tuberculose multi-resistente é uma verdadeira crise de saúde pública, diz Raviglione. "É inaceitável que o aumento do acesso ao diagnóstico não seja acompanhado por um maior acesso aos cuidados de MDR-TB. Temos pacientes diagnosticados que não recebem medicamentos suficientes ou pessoas treinadas para tratá-los."

Outro desafio identificado diz respeito aos casos de tuberculose em pacientes com HIV. Embora tenha havido progressos significativos na última década, menos de 60% destes pacientes estavam recebendo drogas antirretrovirais em 2012.
 
Isaude.net

Implante de hidrogel ativa células nas partes mais profundas do corpo

Chamado Hidrogel de Guia Luminosa, o implante é construído a partir de uma armação polimérica capaz de suportar células vivas
 
Induzir as células a realizarem tarefas, através do envio da mensagem certa, para um grupo específico de células, no momento certo, continua a ser um grande desafio da ciência.

Neste caminho, a utilização de luz como veículo de comunicação com as células tem sido restringida pela sua capacidade limitada de atravessar os tecidos. Agora, pesquisadores Wellman Center for Photomedicine at Massachusetts General Hospital desenvolveram uma maneira de entregar um sinal de luz para tecidos específicos nas partes mais profundas do corpo humano.

Segundo o autor do estudo, Seok Hyun Yun, "um dos exemplo mais conhecidos do uso da luz é a ativação ou desativação das células cerebrais pela iluminação com diferentes cores de luz para tratar distúrbios cerebrais. Mas como entregar a luz no interior do cérebro ou de outros tecidos tem sido um problema comum, nós acreditamos que este novo implante possa solucionar esta questão."

Chamado de light-guiding hydroge (Hidrogel de Guia Luminosa) , o implante é construído a partir de uma armação de base polimérica capaz de suportar as células vivas e que contém células geneticamente modificadas, quer para realizar uma atividade específica em resposta à luz ou para emitir luz em resposta a um sinal metabólico particular. Uma fibra óptica liga o implante através de fonte externa ou um detector de luz.

Os investigadores determinaram, pela primeira vez, as propriedades deste hidrogel, incluindo a transparência, estabilidade e flexibilidade mais apropriadas para o fornecimento ou a detecção de um sinal de luz. Depois de determinar o número de células que podem ser implantadas dentro do hidrogel, sem reduzir significativamente a sua capacidade para transmitir um sinal de luz, eles desenvolveram e testaram em ratos dois sistemas diferentes, ambos envolvendo implantação de um hidrogel de 4 centímetros sob a pele do animal.

O primeiro implante do sistema continha células geneticamente modificadas para expressar a proteína verde fluorescente (GFP) de emissão de luz em contato com uma toxina. Após a confirmação in vitro da resposta dos hidrogéis à nanopartículas contendo o metal tóxico cádmio, os pesquisadores implantaram estes hidrogéis sob a pele de três grupos de ratos. Um dos grupos foi injetado com as nanopartículas de cádmio, no segundo grupo, as nanopartículas foram injetadas envolvidas em um polímero que blinda as células, e o terceiro recebeu uma injeção de soro fisiológico para controle.

Para investigar uma possível aplicação terapêutica para o sistema, os investigadores utilizaram um implante de hidrogel contendo as células que respondem à luz azul, produzindo glucagon-like peptide-1 (GLP-1), uma proteína que desempenha um papel essencial no metabolismo da glicose. Após a colocação dos implantes na pele de ratos com diabetes, o sinal de luz azul foi entregue por 12 horas. Um dia e meio depois da inserção do implante, os animais que receberam o sinal de luz tinham o dobro do nível de GLP-1 no sangue, juntamente com resultados significativamente melhores em um teste de tolerância à glicose.

"Este trabalho combina várias tecnologias existentes bem conhecidos em seus respectivos campos, como administração de medicamentos, a engenharia genética, a ciência biomaterial, e a fotônica. Esta é a primeira vez que se consegue demonstrar a capacidade para falar através de luz com células nas partes mais profundas do corpo, tanto para detectar a presença de uma toxina, quanto para administrar uma terapia à base de células." completa Yun.

 
Isaude.net

Roche lança aplicativo para profissionais de saúde

Diálogo Roche Mobile busca facilitar vida do médico compilando recursos no smartphone ou no tablete, incluindo bulário e cadastro internacional de doenças
 
A Roche lançou recentemente o aplicativo Diálogo Roche Mobile, voltado para médicos e profissionais da saúde. Disponível para Android e iOS, o app busca facilitar a prática clínica ao oferecer informações sobre os produtos da empresa.
 
Entre os recursos, a cobertura de congressos e eventos da área da saúde, podcasts, videocasts, bulário de medicamentos, interações medicamentosas, cadastro internacional de doenças, calculadoras, esquemas terapêuticos, solicitação de artigos e referências bibliográficas e reportes de farmacovigilância. Em breve serão oferecidos também e-books e imagens de diagnósticos.
 
É o segundo aplicativo da empresa para o segmento da saúde. O primeiro é o “Saúde + Fácil”, desenvolvido para pacientes das áreas terapêuticas de oncologia, hematologia e reumatologia – que precisam encontrar clínicas de infusão, farmácias do programa “Aqui tem farmácia popular”, dentre outros serviços.
 
O Diálogo Roche Mobile é uma extensão do portal de educação científica da Roche e reúne conteúdos e serviços para mais de 21 mil profissionais cadastrados. Segundo Flavio Zemella, diretor de desenvolvimento de negócios da Roche Brasil, o objetivo é facilitar a prática clínica e o dia a dia dos profissionais de saúde.
 
SaudeWeb

HCor adota ondas de choque para tratamento de dores crônicas

Tratamento não invasivo busca eliminar dores de lesões e inflamações crônicas ao estimular regeneração de tecidos
 
Tratamentos não-invasivos, que acelerem a recuperação do paciente e utilizam ondas de choque para combater dores crônicas: essa é a aposta do Hospital do Coração (Hcor), que adotou um sistema baseado em dois tipos de onda, as focais e as radiais.
 
As primeiras possuem maior energia, atingem tecidos mais profundos e são utilizadas para tratar problemas como tendinites com calcificações, fascites, inflamações nas inserções tendíneas (entesites), pontos-gatilho de dor miofascial mais profundos, além de retardo de consolidação em fraturas. O sistema gerador de ondas focais utilizado é o eletromagnético, que permite uma delicada graduação de energia. Já as ondas de choque radiais são geradas por mecanismo pneumático, e mais efetivas em áreas superficiais, como a pele, as inserções de tendões e tecidos musculares de menor profundidade.
 
Segundo o fisiatra do HCor, Gilson Shinzato, as ondas de choque normalizam a circulação sanguínea e estimulam as células presentes em regiões debilitadas do organismo, fazendo com que elas voltem a se reproduzir. Isso inicia um processo de revitalização e regeneração dos tecidos tratados, evitando o uso de medicamentos e procedimentos invasivos.
 
O tratamento é realizado com um equipamento de pequenas dimensões (similar a um ultrassom), e a aplicação é feita através da pele, utilizando-se gel comum. A intensidade das ondas é aumentada gradualmente, de acordo com a tolerância do paciente. O paciente é liberado com recomendação de repouso nos primeiros dias para aproveitar o efeito anti-inflamatório e regenerativo nas primeiras 48 horas. As sessões se repetem com intervalos semanais ou quinzenais.
 
Funcionamento
Ondas de choque são ondas sonoras (também denominadas acústicas) de alta energia, velocidade e pressão, geradas por fenômenos naturais (como os trovões) ou por explosões e máquinas. Seus efeitos sobre o corpo humano foram observados na Segunda Guerra Mundial, porém sua primeira aplicação médica ocorreu em 1980, com a fragmentação de pedras renais.
 
Observou-se que estas ondas podiam curar dores e inflamações crônicas nos tendões, bolsas sinoviais e músculos, além de estimular a consolidação de fraturas. Os efeitos são baseados na produção do óxido nítrico, que é uma substância que estimula o surgimento de vasos sanguíneos, e também no estímulo das células-tronco e outras células que regeneram os tecidos.
 
Estudos recentes em outros países levaram ao uso destas ondas para a cicatrização de feridas de pele e surpreendentemente para o aumento de irrigação do miocárdio nos pacientes que esgotaram as possibilidades de revascularização. Estas aplicações ainda estão em fase de pesquisa no Brasil.
 
SaudeWeb

USP e Instituto da Criança do HC lançam site de educação em saúde

banner1icR"ABC da Saúde Infanto-Juvenil" traz informações sobre temas que permeiam o dia a dia da criança e do adolescente
 
A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (ICr) lançaram nesta quarta-feira (23) o site ABC da Saúde Infanto-Juvenil, site de educação em saúde de crianças e adolescentes. O serviço pode ser acessado no endereço abcsaudeinfantojuvenil.com.br.
 
O objetivo da iniciativa é responder questões frequentes, como cuidados do umbigo do bebê, escovação de dentes, significado de choros, entre outras coisas. O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NAP-CriAd), ligado à Pró-Reitoria da USP e com sede no Instituto da Criança do HCFMUSP, foi responsável pela formatação do site.
 
A proposta é reunir artigos, matérias e entrevistas. Todo o conteúdo será baseado na opinião de pediatras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais que compõem o corpo técnico-científico do Instituto da Criança, mas com linguagem simples e adequada ao público leigo.
 
O ICr atende casos complexos, graves ou raros, para pacientes de 0 a 18 anos. Mas o objetivo do portal não é atrair pacientes. Magda Carneiro-Sampaio, professora titular do Departamento de Pediatria da USP e coordenadora do portal, diz que o site busca atender de alguma forma casos simples, que não chegam ao hospital, mas com informações críveis, que possam ser seguidos pelos pais.
 
* com informações da Ascom da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

SaudeWeb

Prefeitura de Cariré - CE

A Prefeitura de Cariré, no Ceará, abriu um concurso público com 364 cargos para contratação imediata, de todos níveis de instrução. Os salários oferecidos variam de R$ 678 a R$ 12.000 para jornadas de 20, 30 ou 40 horas semanais. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 de novembro pelo site do Instituto Cidades, organizadora do concurso.

A taxa de inscrição do concurso é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 60 para médio e R$ 120 para superior. As vagas para nível fundamental incompleto são de auxiliar de serviços, gari, pedreiro e pintor. De nível fundamental completo, há opções de estafeta, recepcionista, operador de retroescavadeira, operador de motoniveladora, motorista e zelador de patrimônio.

 Para os cargos de ensino médio/técnico, as vagas são para agente administrativo, agente de controle interno, agente de fiscalização, agentes de endemias, agente de saúde, almoxarife, digitador, fiscal de obras e posturas, fiscal de tributos e arrecadação e técnico em enfermagem.

Para nível superior, os postos são para assistente social, dentista, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, professor - Ciências Humanas, professor - Ciências Naturais, professor - Educação Infantil/ Ensino Fundamental I, professor - Linguagens e Códigos, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário.

A prova objetiva para todos os cargos será aplicada provavelmente em 24 de novembro de 2013, em turnos diferenciados, dependendo do nível, no município de Cariré. Para o cargo de professor, os candidatos classificados na prova objetiva em até duas vezes o número de vagas, também passarão por análise de títulos.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Cidades durante o período das 8h horas do dia 10 de outubro de 2013 até às 23h59 do dia 10 de novembro. Quem preferir ou não puder se inscrever pela internet, poderá se inscrever na Biblioteca Pública, no Centro de Cariré, das 8h às 12h e 13h às 17h, a partir do dia 16 de outubro.

O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Cantagalo (RJ)

A Prefeitura de Cantagalo (RJ) abriu concurso público para 54 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão R$ 678 a R$ 9.649,80.

Os cargos de nível superior são para biólogo, cirurgião-dentista buco maxilofacial, cirurgião-dentista PSF, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico angiologista, médico-cirurgião, médico PSF, médico cardiologista, ginecologista, neurologista, oftalmologista, ortopedista traumatologista, plantonista, psiquiatra, nutricionista PSF, psicólogo, terapeuta ocupacional, orientador educacional, orientador pedagógico, professor de geografia, artes, ciências, matemática, educação física, história, inglês, português, música (sopro, percussão e cordas), supervisor escolar, arquiteto, assistente social, auditor contábil, auditor técnico, bibliotecário, contador, engenheiro-agrônomo, engenheiro civil, engenheiro florestal, geólogo e procurador jurídico.

As vagas de nível médio/técnico são para auxiliar de creche, professor de educação infantil - creche e pré-escola, professor de 1º ao 5º ano, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, instrutor de informática, técnico em informática, topógrafo, técnico ambiental, eletricista, fiscal de obras, fiscal de tributos, guarda ambiental, guarda municipal, mecânico, monitor, oficial administrativo, operador de Autocad e recepcionista.

Os postos de nível fundamental são para agente administrativo, auxiliar de oficina - artes marciais, artesanato, biscuit, corte costura, dança e violão, auxiliar de serviços diversos, borracheiro, inspetor de alunos, trabalhador braçal, auxiliar de cozinheiro, carpinteiro, coveiro, gari, merendeira, motorista, operador de máquinas, pedreiro, telefonista e vigia.

As inscrições podem ser feitas no período de 18 de outubro a 17 de novembro pelo site www.consulplan.net. A taxa é de R$ 31 para nível fundamental, R$ 45 para nível médio/técnico e R$ 63 para nível superior.

A seleção será feita por meio de prova objetiva para todos os cargos, prova discursiva para procurador jurídico, avaliação de títulos para professores, provas práticas os cargos de borracheiro, carpinteiro, coveiro, eletricista, gari, mecânico, merendeira, motorista, operador de máquinas, pedreiro, trabalhador braçal, e avaliação física para guarda ambiental e guarda municipal.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 8 de dezembro.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Prefeitura de Betânia (PE)

A Prefeitura de Betânia (PE) abriu nesta quinta-feira (17) inscrições do concurso público para 223 vagas em cargos para pessoas alfabetizadas; para quem tem nível fundamental e para quem possui níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 678,00 a R$ 7.650,00.

Os cargos de nível superior são para enfermeiro, assistente social, bioquímico/farmacêutico, médico clínico-geral, médico anestesista, médico ginecologista, médico cirurgião geral, médico pediatra, nutricionista, psicólogo, professor de letras, professor de educação física, professor de matemática, professor de geografia e professor de educação infantil e séries iniciais.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em enfermagem, agente administrativo, agente administrativo de controle interno e assistente de contabilidade.

Os postos de nível fundamental são para agente comunitário de saúde, agente de combate à endemias, motorista "B" e mecânico.

Os cargos de nível alfabetizado são para operador de máquinas pesadas, auxiliar de serviços gerais, guarda municipal, gari e auxiliar de mecânico.

As inscrições podem ser feitas do dia 21 de outubro a 21 de novembro pelo site www.conpass.com.br. A taxa varia de R$ 40 e R$ 60.

Os candidatos também podem se inscrever presencialmente no prédio da Casa da Juventude, localizada na Praça da Bandeira, s/n, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h. 

As provas escritas estão previstas para o dia 05 de janeiro de 2014. Ainda haverá avaliação de títulos para professores.
 
O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA)

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), que é vinculado a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com inscrições abertas para contratação temporária de 177 profissionais para cargos do nível médio, técnico e superior. Na oportunidade, no site da Copeve, foram publicados quatro editais específicos para o processo seletivo.

Para os cargos de Médico Obstetra (5 vagas) e Médico Pediatra Neonatologista (6), com salário base de R$ 6 mil, as inscrições, que custam R$ 95, podem ser feitas até o dia 21 de outubro. A seleção será feita através de análise curricular.

 Já o segundo edital, que contempla 46 vagas para funções de nível superior, com salários que podem chegar a R$ 9 mil, as inscrições, com taxa de R$ 95, podem ser feitas até o dia 31 de outubro. O processo seletivo acontece através de análise curricular.

Os cargos disponíveis são: assistente social, enfermeiro, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, médico Anestesiologista, médico Clínico Geral, médico Endoscopista, médico Oftalmologista, médico Oncologista, médico Radiologista, médico Radioterapeuta, médico Ultrassonografista, médico Urologista, Nutricionista e Psicólogo.

Para os cargos de nível médio e técnico, com vencimento de R$ 1.356, as inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 70 e a seleção para os 52 cargos será feita através de análise curricular. As vagas disponíveis são para: assistente administrativo, digitador, recepcionista, técnico em enfermagem e técnicos em radiologia.

Para os cargos de Cirurgião, com vencimentos de R$ 8 mil, as inscrições, que custam R$ 95, podem ser feita até o dia 31 de outubro. O processo de seleção para contratação de 8 profissionais será feita através de análise curricular de prova prática.

Fundação Municipal da Saúde de Canoas - RS

Foi divulgado nesta sexta-feira (18) o edital do concurso da Fundação Municipal da Saúde de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 375 vagas, das quais 65 serão para médicos, 65 para enfermeiros e 33 para dentistas.

Há cargos disponíveis também para os níveis médio e fundamental, nas áreas de saúde e administração. Segundo a prefeitura de Canoas, o concurso aumentará de 49 para 65 o número de equipes do Programa Estratégia Saúde da Família no município.

Os salários vão de R$ 850 reais para candidatos com Ensino Fundamental até cerca de R$ 10 mil para alguns cargos de Ensino Superior. Os valores das inscrições são de R$ 40 (fundamental), R$ 60 (técnico) e R$ 90 (superior).

Os candidatos podem se inscrever no site da Fundação La Salle (clique aqui), que indicará a instituição bancária para o pagamento do boleto até 12 de novembro. As provas estão previstas para o início de dezembro. Os aprovados serão chamados em 2014.

Confira a distribuição das vagas do concurso

- 30 Auxiliares de saúde bucal (40h/semanais)
- 98 Técnicos de enfermagem (40h)
- 15 Técnicos em saúde bucal (40h)
- 3 Técnicos administrativos (40h)
- 1 Técnicos em contabilidade (40h)
- 35 Médicos (40h)
- 30 Médicos (30h)
- 65 Enfermeiros (40h)
- 7 Psiquiatras (20h)
- 7 Fisioterapeutas (40h)
- 7 Educadores físicos (40h)
- 7 Nutricionistas (40h)
- 7 Psicólogos (40h)
- 7 Assistentes sociais (30h)
- 7 Fonoaudiólogos (40h)
- 12 Dentistas (20h)
- 1 Analista de recursos humanos (40h)

Conselho Regional de Farmácia do Paraná

O Conselho Regional de Farmácia do Paraná reabriu as inscrições do concurso público para 51 vagas de assistente administrativo operacional. São 50 vagas para cadastro de reserva e 1 imediata. O salário é de R$ 1.269,32.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter ensino médio completo. Os profissionais ainda vão receber auxílio alimentação de R$ 30 por dia e vale-transporte. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.

As oportunidades são para as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro pelo site www.noroesteconcursos.com.br. A taxa é de R$ 14,69.

A prova objetiva será aplicada no dia 10 de novembro nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

O concurso público terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Centro de Promoção Social de Limeira - SP

O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), autarquia municipal de Limeira (SP), abriu concurso público para 49 vagas e formação de cadastro reserva em 19 cargos de ensino fundamental, médio ou superior. Os salários vão de R$ 876,30 a R$ 4.589,38.

Para os candidatos que tenham o ensino fundamental, os cargos e vagas disponíveis são auxiliar geral (5 vagas), motorista de veículo leve (3 vagas), motorista de veículo pesado (2 vagas) e oficial de manutenção (2 vagas). Os salários chegam a R$ 1.017,90.

Os candidatos que possuem o ensino médio poderão optar pelos cargos de assistente administrativo (10 vagas), educador de projeto social (1 vaga), técnico de contabilidade (1 vaga), técnico de recursos humanos (1 vaga), técnico de suprimentos (2 vagas) e técnico em nutrição (1 vaga). Os salários chegam a R$ 2.195,39.

Já os candidatos que possuem o ensino superior poderão concorrer aos cargos de administrador de materiais (1 vaga), analista contábil financeiro (1 vaga), assistente social (5 vagas), fisioterapeuta (2 vagas), fonoaudiólogo (1 vagas), pedagogo (1 vaga), procurador jurídico (1 vaga), psicólogo (7 vagas) e terapeuta ocupacional (2 vagas). Os salários oferecidos chegam a R$ 4.589,38.

As inscrições devem ser feitas de 23 de outubro a 13 de novembro pelo site www.nossorumo.org.br. As taxas são de R$ 23 para o ensino fundamental, R$ 29 para o ensino médio e de R$ 49,90 para o ensino superior.

O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição será das 10h de 21 de outubro às 23h59 de 22 de outubro por meio do site www.nossorumo.org.br. Será concedido ao candidato que estiver amparado pelos dispositivos contidos na Lei Municipal nº 3.137/99 e no Decreto Municipal nº 030, de 28 de janeiro de 2008, ou na Lei Municipal nº 3.276/01, e no Decreto Municipal nº 031, de 28 de janeiro de 2008, desde que comprove os requisitos previstos.

As provas escritas serão realizadas na cidade de Limeira, na data prevista de 8 de dezembro.
 
Para informações, o Instituto Nosso Rumo disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato, pelo telefone (11) 3664-7878, pelo e-mail candidato@nossorumo.org.br e pelo link “Fale Conosco”.

Concurso Prefeitura de Aguaí - SP

A Prefeitura de Aguaí, no estado de São Paulo, realiza concurso público por meio do edital 01/2013, com intuito de contratar  28 Médicos Plantonistas. A remuneração é de R$ 53,13 por hora trabalhada.
 
As inscrições serão recebidas no período de 28 de outubro a 08 de novembro de 2013, somente no endereço eletrônico www.aplicativaassessoria.net. A taxa é de R$ 50. 
 
Segundo o edital, o certame será composto de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 24 de novembro de 2013, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. A avaliação dos candidatos inscritos, e classificado na prova objetiva, também constará de prova de títulos. 
 
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Processo seletivo da Prefeitura de Barra de São Francisco - ES

A Prefeitura de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo, está com inscrições abertas para o processo seletivo nº 002/2013, objetivando a contratação temporária de profissionais de níveis técnico e superior. As chances são para Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Médico.

As inscrições podem ser realizadas até 25 de outubro de 2013, no Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde no "Pavilhão", localizada na Rua Coronel Djalma Borges, s/nº, Centro. 
 
A seleção dos candidatos inscritos será constituída de prova de títulos e entrevista. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado (22/10/13 - caderno Municipalidades e outros), os candidatos aprovados serão convocados e empossados a partir de 14 de novembro de 2013. 

Prefeitura de Goiás - GO seleciona profissionais de nível superior

A Prefeitura de Goiás (município também conhecido como Goiás Velho), que dista cerca de 148 km da capital do estado de Goiás,  publicou o edital nº 002/2013 para informar que estão abertas, até 25 de outubro de 2013, as inscrições para o processo seletivo que visa contratar profissionais com ensino superior. São oferecidas 04 vagas distribuídas entre os cargos de Coordenador, Assistente Social e Psicólogo, com salários que variam entre R$ 1.100 e R$ 2.500.
 
O candidato deve fazer a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, situada à Rua Dr. Neto, s/n°, Centro - Goiás.
 
O processo seletivo constará de duas etapas: análise de curriculum e entrevista, que será realizada no dia 29 de outubro deste ano, a partir das 13 horas, em local a ser disponibilizado oportunamente. 
 
De acordo com o edital, a validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Marinha prorroga inscrições de concurso para médicos

A Diretoria de Ensino da Marinha prorrogou as inscrições do concurso público para o preenchimento de 71 vagas no seu Quadro de Médicos, em diversas especialidades. As oportunidades são para o âmbito Nacional e para o âmbito Regional, nas jurisdições do Comando do Segundo Distrito Naval, Comando do Terceiro Distrito Naval, Comando do Quarto Distrito Naval, Comando do Quinto Distrito Naval, Comando do Sexto Distrito Naval e Comando do Sétimo Distrito Naval. 
 
As inscrições podem ser efetuadas até 07 de novembro de 2013, via internet, pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nas Organizações Militares da Marinha. A taxa é de R$ 45. 
 
O concurso constará de Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais, Redação, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Verificação de Documentos,Verificação de Dados Biográficos, Prova de Títulos e Curso de Formação de Oficiais. Segundo o cronograma do certame, a Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais e a Redação serã0 aplicadas no dia 30 de novembro deste ano. 
 
O resultado final do certame será anunciado em 05 de março de 2014 e o curso terá início no dia 31 do mesmo mês. 

Hospital e Maternidade Santo Antônio de Lebon Régis abre vagas

A Autarquia Hospital e Maternidade Municipal Santo Antônio de Lebon Régis, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 02/2013 de processo seletivo. Sob coordenação técnica da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe do Peixe – AMARP, o certame visa a contratação de pessoal, em caráter temporário, para preenchimento de vagas temporárias existentes, diante do afastamento legal de servidor efetivo. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade e a remuneração varia entre R$ 678,00 e R$ 9.888,28, por jornada 40 horas semanais.
 
Cargos
Cozinheira, Médico, Recepcionista, Servente, Técnico em Enfermagem e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas no período de 23 de outubro a 22 de novembro de 2013, das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, com endereço na Rua Ivens de Araújo, centro, Lebon Régis/SC.
 
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental)  e R$ 30,00 (níveis médio e superior).
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia autenticada do documento de identidade;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa apresentada à Justiça Eleitoral;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópia da prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino);
  • Cópia autenticada da Carteira Nacional de Trânsito – CNH, para os cargos que exigem essa habilitação;
  • Cópia autenticada do diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a escolaridade exigida para o cargo;
  • Cópia autenticada dos certificados e comprovantes de cursos (para a prova de títulos).
  • Atestado médico emitido no prazo máximo de 30 dias que comprove a condição de portador de necessidades especiais (apenas para os candidatos que forem concorrer na condição de portador de necessidades especiais);
  • Requerimento de condição especial para realização de provas (cadeira especial para deficiente físico, tradutor para braile ou libras etc.) ou da necessidade de se ausentar durante a prova para amamentação.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova escrita e de títulos.
 
A prova escrita está prevista para 08 de dezembro de 2013, com início às 9h e término às 12h, na Escola de Educação Básica Frei Caneca, Lebon Régis/SC. O gabarito provisório será publicado em até 2 dias úteis após a realização da prova escrita, no mural da Prefeitura Municipal, do Hospital Municipal e no site www.lebonregis.sc.gov.br.
 
O resultado final será divulgado em até 15 dias após a realização da prova escrita, sendo que da classificação final caberá recurso.
 
Validade
O processo seletivo será válido a partir de sua homologação até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.
O edital encontra-se publicado no site www.lebonregis.sc.gov.br.

Prefeitura de Lebon Régis - SC divulga edital de processo seletivo

Foram divulgados os editais nº. 03 e 04/2013 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Lebon Régis, no estado de Santa Catarina. O certame tem como objetivo o preenchimento de 29 vagas, mais cadastro reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração de até R$ 12.123,32 por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Saúde, Agente de Serviços Gerais, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Mecânico, Médico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Servente de Serviços Internos, Vigia e Professor. 5% das vagas do certame serão destinadas aos portadores de necessidades especiais, que deverão informar esta condição quando da inscrição.
 
Inscrições e prova
Os interessados deverão se inscrever do dia 23 de outubro a 22 de novembro de 2013, das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, com endereço na Rua Ivens de Araújo, Centro, Lebon Régis/SC. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental) e R$ 30,00 (nível médio e superior).
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
  • Cópia autenticada do documento de identidade;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia autenticada do título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa apresentada à Justiça Eleitoral;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Cópia da prova de quitação com o Serviço Militar (quando do sexo masculino);
  • Cópia autenticada da Carteira Nacional de Trânsito – CNH, para os cargos que exigem essa habilitação;
  • Cópia autenticada do diploma, certificado ou histórico escolar que comprove a escolaridade exigida para o cargo;
  • Cópia autenticada dos certificados e comprovantes de cursos (para a prova de títulos);
  • Atestado médico emitido no prazo máximo de 30 (trinta) dias que comprove a condição de portador de necessidades especiais (apenas para os candidatos que forem concorrer na condição de portador de necessidades especiais);
  • Requerimento de condição especial para realização de provas (cadeira especial para deficiente físico, tradutor para braile ou libras etc.) ou da necessidade de se ausentar durante a prova para amamentação.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 08 de dezembro de 2013, das 9h às 12h, na Escola de Educação Básica Frei Caneca, localizada à Rua Arthur Batrh, centro, no Município de Lebon Régis/SC.
 
O gabarito provisório será publicado no mural da Prefeitura Municipal e no site www.lebonregis.sc.gov.br em até 2 dias úteis após a realização da prova escrita.
 
O processo seletivo terá validade de sua homologação até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vaga para Agente de Saúde

O Município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o processo seletivo nº. 047/2013, para Admissão em Caráter Temporário (ACT) de 01 Agente de Saúde - PSF Vista Alegre. O aprovado receberá subsídio de até R$ 678,00.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ter Ensino Médio completo;
  • Residir na área de abrangência do PSF Vista Alegre desde a data da publicação do edital do processo seletivo.
As inscrições serão efetuadas até o dia 31 de outubro de 2013, no horário das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 23 de outubro de 2013, pág. 60 a 63 (www.diariomunicipal.com.br/amm-mg)

Concurso Prefeitura de Jati - CE

A Prefeitura de Jati, no estado do Ceará, abriu concurso público nº. 001/2013, destinado ao preenchimento de 84 vagas, sendo 59 imediatas e 25 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 339,00 a R$ 2.500,00, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

Nível Fundamental - Agente Comunitário de Saúde - ACS, e Agente de Combate às Endemias - ACE, Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.

Nível Médio/Técnico - Atendente de Consultório Dentário, Eletricista, Técnico de Higiene Dental e Técnico de Enfermagem.

Nível Superior - Cirurgião Dentista (Bucomaxilo-Facial, Dentística, Endodontista, Ortodontista, Periodontista, PSF), Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico PSF e Veterinário.
Inscrições

As inscrições serão recebidas na central do concurso, situada na Rua Carmelita Guimarães, 02 - Centro de Jati – Ceará ou no site www.consulpam.com.br, até o dia 11 de novembro de 2013. Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde só poderão se inscrever de forma presencial na central do concurso.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
O certame constará de prova escrita, prática, exame psicológico, aptidão física e títulos. A prova escrita está prevista para 08 de dezembro de 2013, das 9h às 13h, em locais a serem informados. O gabarito será publicado no paço da Prefeitura, nas rádios locais, na Câmara Municipal de JATI e no site www.consulpam.com.br a partir das 10h do dia 12 de dezembro de 2013. As demais etapas do certame serão divulgadas oportunamente.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato homologatório, prorrogável apenas uma vez pelo mesmo período.

Processo Seletivo Prefeitura de Jardinópolis - SC

A Prefeitura de Jardinópolis, município localizado no estado de Santa Catarina, torna pública a abertura do edital n.º 002/2013 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de cargos de níveis médio e superior. Conduzido pelo empresa Incapel, o certame visa preencher 05 vagas, além de  formar cadastro reserva. 
 
Cargos
Monitor com habilidades em Informática, Monitor para controle de Programas Sociais, Professor de Educação Física e Inglês e Psicólogo. O salário oferecido varia de R$ 562,50 a R$ 1.810,70 para uma jornada de trabalho de 10 a 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, no período compreendido entre 23 de outubro e 14 de novembro de 2013. As taxas são de R$ 45 e R$ 65. 
 
Seleção
A prova objetiva está prevista para 30 de novembro de 2013, pela manhã, na Escola Nucleada Municipal Castro Alves, na Rua das Palmeiras, s/n, no município de Jardinópolis/SC. A seleção também constará de prova de títulos. 
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da administração municipal.

Concurso Ministério Público - PR

O Ministério Público do Estado do Paraná publicou o edital nº 01/2013 de concurso público, cujo objetivo é o preenchimento de 131 vagas em cargos dos níveis fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 2.387,55 e R$ 7.300,39. Sob a responsabilidade da Empresa de Seleção Pública e Privada - ESPP, o certame prevê a reserva mínima de 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência (7 vagas) e 10% para os afrodescendentes (13 vagas).
 
Cargos
Auxiliar Administrativo, Motorista, Oficial de Promotoria, Auxiliar Técnico, Técnico (Edificações e Hardware), Administrador, Analista de Administração de Banco de Dados, Analista de Comunicação, Analista de Operações e Segurança, Arquiteto, Assistente Social, Auditor, Engenheiro (Civil e Eletricista), Estatístico, Médico, Pedagogo e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da ESPP (www.esppconcursos.com.br), no período das 8:00 do dia 28 de outubro às 23:59 do dia 26 de novembro de 2013, observado o horário de Brasília. A taxa de inscrição custa R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) ou R$ 120,00 (nível superior).
 
A partir do dia 02 de dezembro de 2013 o candidato deverá conferir pela internet se os dados da sua inscrição foram recebidos e o pagamento processado. Em caso negativo, contactar o SAC da ESPP.
 
Provas
As provas objetivas, dissertativas e de redação estão agendadas para 15 de dezembro de 2013 na cidade de Curitiba, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 09 de dezembro de 2013 no site da organizadora. O gabarito será divulgado em até 48 horas após a aplicação das provas.
 
Serão convocados para a avaliação de títulos e experiência profissional os candidatos de nível superior classificados na prova discursiva.
 
A última etapa seletiva será a inspeção médica oficial, para avaliação da aptidão física e mental dos candidatos aprovados.
 
O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Ministério Público do Estado do Paraná. Para consultar o edital completo acesse o Diário Oficial do Paraná - Executivo (23/10/2013, pág. 10 a 25) ou o site da organizadora, que também disponibilizará as demais atualizações do certame.

Concurso Prefeitura Cristalândia do Piauí - PI

A Prefeitura de Cristalândia do Piauí, estado do Piauí, disponibilizou o edital 01/2013 de concurso público, com objetivo de contratar 95 profissionais em todos os níveis de escolaridade. Os profissionais contratados farão jus a remuneração de até R$ 7.200, por jornada de 20 ou 40 horas semanais. 
 
As chances são para Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista, Motorista com CNH A,B ou D, Vigia, Tratorista, Assistente de Controladoria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Fiscal de Tributos e Obras, Monitor de Programas Sociais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Digitador, Dentista PSF,  Médico Plantonista, Médico PSF, Enfermeiro, Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Professor Classe A e B. 
 
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.consep-pi.com.br, no período de 23 de outubro a 14 de novembro de 2013. A taxa varia de R$ 54 a R$ 90. 
 
A seleção será constituída de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva será realizada na data prevista de 15 de dezembro deste ano. De acordo com o edital, a validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura Cristalândia do Piauí - PI

A Prefeitura de Cristalândia do Piauí, estado do Piauí, disponibilizou o edital 01/2013 de concurso público, com objetivo de contratar 95 profissionais em todos os níveis de escolaridade. Os profissionais contratados farão jus a remuneração de até R$ 7.200, por jornada de 20 ou 40 horas semanais. 
 
As chances são para Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista, Motorista com CNH A,B ou D, Vigia, Tratorista, Assistente de Controladoria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Fiscal de Tributos e Obras, Monitor de Programas Sociais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal, Digitador, Dentista PSF,  Médico Plantonista, Médico PSF, Enfermeiro, Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Professor Classe A e B. 
 
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.consep-pi.com.br, no período de 23 de outubro a 14 de novembro de 2013. A taxa varia de R$ 54 a R$ 90. 
 
A seleção será constituída de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva será realizada na data prevista de 15 de dezembro deste ano. De acordo com o edital, a validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Prefeitura de Arapongas - PR abre vagas

A Prefeitura de Arapongas, no estado do Paraná, lançou os editais de concurso público nº. 154 e de processo seletivo nº. 155/13. Juntos, os certames oferecem 203 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.878,77 e jornada de trabalho que varia entre 18 e 44 horas semanais.
 
Cargos e inscrições
Edital 155:
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Cuidador, Motorista – SAMU, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Cuidador, Enfermeiro - PSF, Médico Geral Comunitário - PSF, Médico Plantonista Intensivista - SAMU e Odontólogo/Cirurgião Dentista - PSF.
 
Edital 154: Agente de Vigilância, Atendente Social, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Higiene Dental, Auxiliar de Laboratório (Análises Clínicas), Fiscal Ambiental, Fiscal de Ação Integrada, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Gari, Instrutor de Programas – Informática, Jardineiro, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório (Análises Clínicas), Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Encanador, Maestro, Mecânico de Manutenção – Máquina Pesada, Mecânico de Manutenção – Veículos, Motorista II, Músicos (baixo-elétrico, bateria, guitarra, saxofone e trombone), Operador de Máquina Automotiva de Grande Porte – Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Operário, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Tratorista, Educador Infantil, Médico (Clínica Geral), Médico (Ginecologia, Obstetrícia /Pediatria e Psiquiatra), Veterinário Sanitarista e Técnico Desportivo.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC - www.ibfc.org.br, das 8h do dia 28 de outubro até às 23h59min do dia 24 de novembro de 2013, observado o horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Provas
Os certames serão realizados por meio de prova objetiva, prática e avaliação de títulos. A prova objetiva está prevista para 08 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados no site do IBFC, a partir de 02 de dezembro. Em até 48 horas após a realização da prova objetiva será divulgado o gabarito.
 
O prazo de validade do contrato será de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura e Câmara de Porto dos Gaúchos - MT

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos, no estado de Mato Grosso, divulgaram o edital nº 001/2013 de concurso público, para contratação temporária de 73 servidores de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 706,26 e R$ 4.172,86.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Saúde Ambiental, Apoio Administrativo Educacional, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Saúde Bucal, Biólogo, Contador, Controlador Interno, Copeira, Cozinheira, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Gari, Médico Clínico Geral, Monitor Esportivo, Motorista, Nutricionista, Office-Boy, Operador de Retro Escavadeira Hidráulica, Professor, Recepcionista, Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Veterinário, Vigia, Zeladora e Técnico em Contabilidade. 
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 24 de outubro a 17 de novembro de 2013, pelo site www.grupoatame.com.br/concurso. As taxas são de R$ 40 a R$ 120, de acordo com o cargo escolhido. 
 
Provas
O concurso será composto de prova objetiva, prova prática e prova de títulos. As provas escritas e práticas serão realizadas provavelmente no dia 08 de dezembro de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.grupoatame.com.br/concurso, no 1º dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16 horas.
 
Validade
O prazo de validade do certame será até dezembro de 2013, contados da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Itarumã - GO abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Itarumã, estado de Goiás, publicou o extrato de edital de processo seletivo, destinado a contratação temporária de profissionais para ocuparem os cargos de Auxiliar (de Enfermagem, de Higiene/alimentação, de Laboratório, de Secretaria e de Serviços Gerais), Bibliotecário, Coveiro, Eletricista, Fiscal (Arrecadador, de Ônibus e de Postura e Edificação), Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Orientador Escolar, Pedreiro, Professor, Recepcionista, Supervisor Escolar, Técnico (em Enfermagem e em Radiologia) e Tratorista.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 30 de outubro de 2013, na Prefeitura de Itarumã, praça Sebastião Assis de Freitas, nº. 18, centro, Itarumã/GO.
 
O edital está disponível no placar da Prefeitura Municipal, lembrando que o extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Goiás, Publicações Particulares, de 23 de outubro de 2013, pág. 13 (http://www.agecom.go.gov.br/diario).

Conheça os dez alimentos que ajudam a combater a celulite

Conheça os dez alimentos que ajudam a combater a celulite Stock.Xchng/Divulgação
Folhas verdes como espinafra melhoraram a circulação e desintoxicam
 o organismo
Antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias colaboram para reduzir o incômodo
 
A celulite é a junção de moléculas de água e gordura presentes no organismo, que podem aparecer devido a diversos fatores. Hormônio, genética, má circulação, maus hábitos e sedentarismo podem ser os responsáveis pelo seu surgimento.
 
Diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas eles serão pouco eficazes se não forem combinados a uma vida saudável. De acordo com o nutrólogo André Veinert, fazer exercícios e cuidar da alimentação são fundamentais para cuidar do problema.
 
— Não adianta se você abusa de gordura trans, gordura saturada, sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados e açúcar. Esses alimentos são considerados os agentes causadores da celulite — revela o nutrólogo.
 
Por outro lado, existem alimentos que podem ser aliados para combater o problema. Alguns são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.
 
Conheça os alimentos que ajudam a combater a celulite:
 
1) Alimentos integrais
Os alimentos integrais são uma ótima escolha para amenizar a celulite. Como são ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
 
2) Folhas verde-escuras
Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
 
3) Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.
 
4) Água de coco
Equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas que dão origem à celulite.
 
5) Maçã
Quando a maçã é ingerida se forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.
 
6) Salmão, sardinha e atum
Esses peixes são ricos em ômega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.
 
7) Abacaxi
O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite
 
8) Banana
A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática. Além disso, regula o intestino e diminui a absorção de gorduras
 
9) Frutas vermelhas
Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
 
10) Chá verde
O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.
 
Zero Hora

Casos de tuberculose retrocedem, mas continuam sendo grande problema

Em 2012, 5,7 milhões de novos casos foram registrados
Apesar dos números diminuírem pelo terceiro ano consecutivo, a tuberculose continua a segunda doença infecciosa mais mortífera no mundo
 
A tuberculose, que em 2012 provocou a morte de 1,3 milhão de pessoas no mundo, retrocedeu pelo terceiro ano consecutivo. Entretanto, segundo anunciou, nesta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença continua sendo um grande problema de saúde.

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais mortíferas do mundo, em segundo lugar, logo atrás da Aids. De acordo com o relatório anual da OMS, 8,6 milhões de pessoas contraíram o bacilo em 2012 (destas, 1,1 milhão estavam contaminadas ao mesmo tempo com o vírus da Aids), contra 8,7 milhões no ano anterior. Desde 1990, este número caiu 45%.

Do total de novos casos registrados, 29% foram detectados no sudeste da Ásia, 27% na África e 19% nas regiões do Pacífico Oeste. Índia e China, por sua vez, registraram 26% e 12% dos casos, respectivamente.

As mortes caíram a 1,3 milhão (destas, 320 mil pessoas também estavam contaminadas pelo HIV) no mundo, contra 1,4 milhão no ano anterior.

A mortalidade registrou um pico em 2003, com 1,8 milhão de falecimentos. Mas, para a OMS, "a tuberculose continua sendo um grande problema de saúde global". Ocorreram progressos, mas estes não foram suficientemente rápidos, segundo a organização.

Em 2012, apenas 5,7 milhões de novos casos foram registrados. O que significa que cerca de um terço dos casos estimados não foram informados, um número estável em relação ao ano anterior.
 
AFP

Saiba como aliviar as dores na coluna durante a gravidez

Maioria das mulheres considera a lombalgia como um inevitável
 desconforto
Mais de dois terços das gestantes sofrem com a lombalgia
 
A dor nas costas é uma queixa muito comum entre as grávidas. Mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica, geralmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. As informações são de um estudo publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine.
 
Segundo o estudo Pregnancy-related low back pain, a maioria das mulheres considera a lombalgia como um "inevitável desconforto normal" durante a gravidez. Apenas 50% das gestantes que sofrem com dores nas costas procuram o aconselhamento de um profissional de saúde.
 
Há muitas pesquisas sobre os fatores de risco para o aparecimento de dor lombar durante a gestação. O histórico de trauma pélvico, lombalgia crônica e dor lombar na gravidez anterior são os riscos mais comuns e aceitos entre os especialistas. O número de gestações anteriores também parece aumentar o risco. Não é possível, no entanto, prever quem vai sofrer de lombalgia durante a gravidez. Lombalgia durante a menstruação é um fator de risco adicional para dor nas costas na gestação.
 
— As queixas sobre dores na coluna durante a gravidez são justificadas pelo peso extra que a gestante carrega. Algumas chegam a engordar até 20 quilos por gestação, quando o recomendável é algo em torno de 9 a 12 quilos. Isso muda a forma como a mulher se levanta e caminha, exercendo uma forte pressão sobre sua coluna, que adicionada às alterações hormonais que fazem as articulações pélvicas ficarem vacilantes, resulta em dor nas costas — explica o neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de ColunaCezar Augusto Oliveira.
 
As pílulas anticoncepcionais e o intervalo de tempo desde a última gravidez não são considerados como fatores de risco. A associação entre a idade da mulher ou entre a alta carga de trabalho e dor lombar durante a gravidez também continua não esclarecida.
 
Para a maioria das mulheres, a dor nas costas desaparece após o parto, geralmente dentro de seis meses. Mas a gestante não precisa esperar até lá para obter algum alívio. Exercícios, acupuntura e outros medicamentos podem amenizar as dores. E se a mulher ainda está pensando em engravidar, pode tomar medidas para tentar evitar a dor.
 
— As mulheres grávidas devem ser informadas sobre a importância de manter uma postura adequada ao fazer as atividades diárias, de modo que sua coluna não fique sobrecarregada ou desalinhada. É também muito importante ensinar às grávidas a levantar pesos sem forçar as costas, um hábito muito útil que precisa ser observado durante toda a gestação. As mulheres devem ser aconselhadas a usar cadeiras colchões e camas adequados. Elas também precisam aprender técnicas para entrar e sair da cama, de modo que o corpo mantenha-se em uma posição adequada e a coluna não sofra", orienta o médico.
 
Como a gravidez impacta a coluna
Diversos fatores fazem da gravidez um motivo para o aparecimento de dores nas costas. Além do aumento de peso, as alterações hormonais também podem contribuir para a dor nas costas. Na preparação para o parto, um hormônio chamado relaxina, produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que dá a flexibilidade necessária para o parto, pois provoca o remodelamento do tecido conjuntivo, o que diminui a união dos ossos da pelve e alarga o canal de passagem do feto. O hormônio tem ação importante no útero, por distendê-lo à medida que o bebê cresce.
 
— Normalmente, as articulações pélvicas ajudam a sustentar a coluna vertebral. Quando ocorre esse relaxamento, durante a gravidez, pode ocorrer também dor e inflamação e não apenas na pelve, mas também em toda a parte inferior das costas — explica o médico.
 
Outro possível "culpado" é o útero em expansão. À medida que o útero cresce, ele pressiona determinados vasos sanguíneos, especialmente quando a mulher está deitada à noite. Esta pressão reduz o fluxo de sangue rico em oxigênio para a pélvis e para parte inferior da coluna, causando dor.
 
Maneiras de aliviar a dor
Independentemente do que está causando a dor na coluna da gestante, existem medidas que podem ser adotadas para obter alívio.
 
— Vários estudos mostram que os melhores resultados vêm de exercícios que fortalecem o abdômen e a parte inferior das costas, da hidroginástica, da acupuntura e do uso de almofadas de apoio, durante a noite. É muito importante destacar que a gestante precisa avisar o médico que a acompanha se a dor nas costas persistir. Dor nas costas que não vai embora pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro, uma infecção ou de outros problemas sérios — alerta Oliveira.
 
Veja algumas dicas para aliviar a dor na coluna das grávidas:
— O uso de um banquinho ou de um suporte para as costas ao sentar evita a fadiga muscular. Usar uma cadeira que suporte a coluna e/ou tentar colocar um pequeno travesseiro atrás da parte inferior das costas para apoio extra ajuda a aliviar a dor
 
— A mulher grávida deve aprender a ficar de pé, andar ou curvar o corpo sem causar estresse extra sobre a coluna ou fadiga muscular
 
— As mulheres também devem ser incentivadas a evitar andar prolongadamente ou ficar em pé por muito tempo
 
— A massagem e a acupuntura podem ser úteis. Alguns estudos defendem que a acupuntura pode ser um bom complemento
 
— Aulas de hidroginástica aliviam a pressão sobre a coluna. É importante também incluir atividades físicas suaves como caminhar e nadar na rotina diária da gestante
 
— A massagem nas costas também é um recurso que pode ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez
 
— Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados também ajuda. O uso de um travesseiro para apoiar o abdômen, especialmente durante o último trimestre, pode fazer uma diferença real. Um travesseiro em forma de cunha parece funcionar melhor. Além disso, é recomendado colocar outro travesseiro entre os joelhos durante a noite
 
— Usar sapatos com saltos baixos e bom suporte também ajudam. Cintos de apoio à maternidade podem aliviar a dor, tornando as articulações pélvicas mais estáveis
 
— Uma almofada de aquecimento para aplicar calor na área dolorida também pode ser indicada
 
Zero Hora

Jovem de 15 anos cria teste que detecta três tipos de câncer em cinco minutos

Jovem de 15 anos cria teste que detecta três tipos de câncer em cinco minutos Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução / Youtube
Jack Andraka com o sensor não invasivo, feito de papel
A técnica é 168 vezes mais rápida, 90% mais precisa, 400 vezes mais sensível e 26 mil vezes mais barata que as utilizadas atualmente
 
Todo o ano, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) revela futuros talentos e descobertas. Em 2012, uma pesquisa em especial chamou a atenção dos jurados: uma técnica que detecta precocemente o câncer pancreático, de ovário e pulmão.

Incentivado pela morte de uma pessoa muito próxima devido a um câncer de pâncreas, o estudante de 15 anos (16 atualmente) Jack Andraka, de Crownsville, Maryland, começou a pesquisar sobre a doença, mais precisamente seus diagnósticos precoces. O que era apenas um interesse, entretanto, acabou lhe rendendo o maior prêmio da feira: o Gordon E. Moore.

O método, que consiste em um sensor não invasivo feito de papel, é 168 vezes mais rápido que os aparelhos usados atualmente, fornece resultados 90% mais precisos, 400 vezes mais sensíveis e 26 mil vezes mais baratos. O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de cinco minutos.

O sensor pode testar urina ou sangue e, se o resultado for positivo para a proteína mesotelina, indica que o paciente é portador da doença. A tira também muda conforme a quantidade da proteína no sangue, o que pode, de acordo com Andraka, detectar o câncer antes mesmo dele se tornar invasivo.

— É crucial detectar esses tipos de doença em seus estágios iniciais, pois as probabilidades de vida são muito maiores — explica.

O prêmio de US$ 75 mil, arrematado pelo garoto, será utilizado para custear a faculdade. Andraka está, ainda, com um pedido pendente de patente e considerando abrir a sua própria empresa.

Sobre o câncer de pâncreas
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pelo fato de ser de difícil detecção, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade, por conta do diagnóstico tardio e de seu comportamento agressivo.

No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por essa doença.

Confira, em vídeo, a reação do garoto ao saber que tinha ganhado o prêmio
 



Veja o TEDx feito com Jack, onde ele explica detalhadamente a experiência (disponível somente em inglês)


 
Zero Hora

Criança curada do HIV no nascimento continua sem vírus

Publicação de artigo comprova que, depois de um ano e meio sem medicação, menina americana está saudável
 
O caso do bebê nascido no Estado americano do Mississipi dito como curado do HIV, que convulsionou a Conferência sobre Retrovírus e Doenças Oportunistas em março deste ano, acaba de ser confirmado com uma publicação na revista The New England Journal of Medicine.
 
Os pesquisadores determinaram que a menina de três anos, que nasceu com HIV e foi tratada com uma incomum e agressiva combinação de remédios a poucas horas depois de nascer, está há um ano e meio sem medicação — e sem dar sinais de ter o vírus.
 
A publicação traz mais detalhes e confirma o que os investigadores consideram o primeiro caso documentado da remissão de HIV em crianças. Há um caso apenas de eliminação do vírus em um adulto: o de Timothy Brown, o "paciente de Berlim", tratado de uma leucemia: a quimioterapia destruiu os reservatórios do patógeno e depois ele teve a medula transplantada de uma pessoa geneticamente resistente ao vírus.
 
A viróloga e especialista em HIV infantil Debora Persaud, que assina o artigo, resiste a falar em cura. Falando ao jornal espanhol El País, a pesquisadora da Universidade John Hopkins, em Baltimore, assegura que ainda deverá acompanhar o caso por muito tempo.
 
— Falamos de um caso de remissão de HIV. A menina não mostra sinais de doença, nem de infecção ativa, seu sistema imunológico é normal e o vírus não está ativo no sangue, mesmo sem tratamento por mais de um ano e meio.
 
Quando apresentou o caso em março passado, muitas dúvidas ficaram no ar. A principal era se a menina realmente estava infectada quando nasceu. Agora, Debora pode afirmar com certeza:
 
— Sim. Nosso relatório detalha a evidência virológica com dados de DNA e RNA que respaldam que o bebê estava infectado com HIV. Estamos realmente seguros.
 
Zero Hora