Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Criança curada do HIV no nascimento continua sem vírus

Publicação de artigo comprova que, depois de um ano e meio sem medicação, menina americana está saudável
 
O caso do bebê nascido no Estado americano do Mississipi dito como curado do HIV, que convulsionou a Conferência sobre Retrovírus e Doenças Oportunistas em março deste ano, acaba de ser confirmado com uma publicação na revista The New England Journal of Medicine.
 
Os pesquisadores determinaram que a menina de três anos, que nasceu com HIV e foi tratada com uma incomum e agressiva combinação de remédios a poucas horas depois de nascer, está há um ano e meio sem medicação — e sem dar sinais de ter o vírus.
 
A publicação traz mais detalhes e confirma o que os investigadores consideram o primeiro caso documentado da remissão de HIV em crianças. Há um caso apenas de eliminação do vírus em um adulto: o de Timothy Brown, o "paciente de Berlim", tratado de uma leucemia: a quimioterapia destruiu os reservatórios do patógeno e depois ele teve a medula transplantada de uma pessoa geneticamente resistente ao vírus.
 
A viróloga e especialista em HIV infantil Debora Persaud, que assina o artigo, resiste a falar em cura. Falando ao jornal espanhol El País, a pesquisadora da Universidade John Hopkins, em Baltimore, assegura que ainda deverá acompanhar o caso por muito tempo.
 
— Falamos de um caso de remissão de HIV. A menina não mostra sinais de doença, nem de infecção ativa, seu sistema imunológico é normal e o vírus não está ativo no sangue, mesmo sem tratamento por mais de um ano e meio.
 
Quando apresentou o caso em março passado, muitas dúvidas ficaram no ar. A principal era se a menina realmente estava infectada quando nasceu. Agora, Debora pode afirmar com certeza:
 
— Sim. Nosso relatório detalha a evidência virológica com dados de DNA e RNA que respaldam que o bebê estava infectado com HIV. Estamos realmente seguros.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário