Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Benefícios da vitamina B12 para saúde

Benefícios da vitamina B12 para saúdeTambém denominada cobalamina, a vitamina B12 é lipossolúvel e possui uma estrutura química muito mais complexa do que as outras vitaminas

Além de ser a única que contém o mineral cobalto em sua composição, a vitamina B12 não pode ser fabricada por nenhuma planta ou animal, apenas por alguns micro-organismos como as bactérias, presentes em certos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos.

A B12 é de difícil produção e absorção, mas é de fundamental importância para o metabolismo e oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da vitamina B12

Papel na formação das células vermelhas do sangue
A vitamina B12 é fundamental para a formação, integridade e maturação das hemácias, as células vermelhas do sangue.

Necessário para o sistema nervoso central
Este nutriente é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Quando a vitamina B12 está ausente, a mielina que recobre os nervos sofre um desgaste denominado desmielinização, processo que ocorre nos neurônios de nervos periféricos e naqueles da substância branca do cérebro. Prevenção da anemia megaloblástic A anemia megaloblástica carateriza-se pelo tamanho anormal, imaturidade das hemácias, diminuição de leucócitos e plaquetas. Por auxiliar na formação das células vermelhas do sangue, as hemácias, a vitamina B12 também pode prevenir a anemia megaloblástica.

Importância para o DNA
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State University, nos Estados Unidos, a ingestão de vitamina B12 reduz o risco de quebras nos cromossomos que possam causar danos no DNA. Os danos causados ao DNA é um dos fatores de risco para doenças como o câncer.

Prevenção da depressão
De acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry, o consumo de boas quantidades de vitamina B12 diminui o risco do desenvolvimento da depressão

Boa para os idosos
A vitamina B12 é boa para os idosos por dois motivos: o nutriente é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso; e, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, os idosos que receberam suplementação de vitaminas B12, B6 e ácido fólico apresentaram menor encolhimento do cérebro no decorrer do tempo da pesquisa. Este encolhimento do órgão levaria à redução de certas funções cognitivas, como a memória.

Fontes de vitamina B12
A vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal, principalmente nos peixes como salmão, truta e atum, além da carne de porco, leite e derivados, fígado, ovos e ostras.

A deficiência de vitamina B12 pode causar diversos problemas de saúde, como lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Consequentemente, surgirão neuropatias que apresentam sintomas como o formigamento das pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária.

Alguns sintomas da falta desta vitamina no organismo são: fraqueza, cansaço ou tonturas, pele pálida, anemia, falta de concentração, formigamento nos pés, paranoia e alucinações, língua inchada e inflamada, falhas na memória e diarreia ou prisão de ventre.

Foto: Reprodução/Fontes de Vitamina B12

Remédio Caseiro

Mitos e verdades sobre a “Pílula do Dia Seguinte”

O medicamento não substitui os métodos contraceptivos tradicionais

Apesar das formas de proteção sexual, o uso da pílula do dia seguinte ainda é um meio eficaz de prevenção a uma gravidez indesejada. É claro que deve ser lembrado que seu uso não é eficaz na proteção contra o vírus do HIV, Hepatite B e outras DSTs, estas contaminações podem ser evitadas pelo uso de camisinha.

“Muitos mitos ainda cercam a pílula do dia seguinte”, considerou o laboratório de medicina reprodutiva Criogênesis, que recomenda seu uso em casos emergenciais, mas concorda que o medicamento não substitui os métodos contraceptivos tradicionais.

“A pílula do dia seguinte deve ser utilizada com muita cautela e deve ser ingerida apenas em situações de risco, como o estouro da camisinha ou em episódios de violência sexual, por exemplo”, explicou o ginecologista Renato de Oliveira. “A informação e a prevenção ainda são as melhores maneiras de se evitar uma gravidez indesejada”.

Porém, cada caso deve ser analisado individualmente, pelo menos é o que alerta o Hospital Israelita Albert Einstein que aponta como uma “preocupação maior”, casos em que as mulheres tenham antecedentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), tromboembolismo, enxaquecas severas, diabetes com complicações vasculares, problemas com coagulação ou gastrite, e também em pacientes fumantes com mais de 35 anos em razão do aumento do risco de trombose.

Mitos e Verdades

Há um momento correto para utilizar a pílula de contracepção emergencial
VERDADE
Apesar de poder utilizá-la nos primeiros cinco dias, recomenda-se o uso em até 72 horas após o ato sexual. Porém, quanto antes a pílula for tomada, maior a chance de sucesso. Estudos relatam que, nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula gira em torno de 90%. A pílula do dia seguinte é abortiva. MITO. Ela age antes da ocorrência da gravidez, portanto não aborta. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo ou postergar a ovulação, caso esta ainda não tenha ocorrido. Se ocorrer gestação, sua tomada não causará danos para o embrião. 

O medicamento causa efeitos colaterais
VERDADE
O uso da pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais. Alterações no ciclo menstrual, diarreia, vômito, náuseas, dores de cabeça e no corpo, além de aumento de retenção de líquido. É necessário receita médica para adquiri-la. MITO. Nos postos de saúde, assim como nas farmácias, a receita não é exigida.

O uso da pílula do dia seguinte tem contraindicações
VERDADE
Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática, problemas hematológicos e vasculares, hipertensão ou obesidade mórbida devem evitar o medicamento.

Se uso anticoncepcional regularmente, preciso da pílula do dia seguinte
MITO
Quem faz o uso correto da pílula tradicional, tomando-a da forma como foi prescrita pelo ginecologista, está protegida da gravidez.

A pílula do dia seguinte não substitui o uso de métodos contraceptivos convencionais
VERDADE
Trata-se de um método de emergência, quando não há outro método. Deve-se ressaltar, dentre os métodos contraceptivos, a recomendação de sempre usar preservativos (camisinha), por exemplo, pois também previne homens e mulheres de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

EFE Saúde

Falta de assistência no nascimento de bebês incomoda mães

Falta de assistência no nascimento de bebês incomoda mãesO estudo realizado pela enfermeira Monise Martins da Silva, na maternidade da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Passos (MG), analisou práticas dos profissionais de saúde no momento do parto

Toda mãe deveria ter contato precoce com o recém-nascido e aleitamento materno na primeira meia hora após o parto. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP constatou que os profissionais da saúde não dão assistência necessária para mulheres no momento do nascimento da criança.

O estudo realizado pela enfermeira Monise Martins da Silva, na maternidade da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Passos (MG), analisou práticas dos profissionais de saúde no momento do parto. A enfermeira queria saber que assistência era oferecida às mães e recém-nascidos, principalmente quanto ao contato precoce e à amamentação na primeira meia hora após o nascimento da criança.

Todo o trabalho de Monise se baseou no quarto passo Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento, dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno estabelecidos pela OMS. Esses passos foram definidos pelo então Programa Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) na década de 1990 para proteger e apoiar o aleitamento materno.

A enfermeira entrevistou médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e psicólogos. Ela observou que, apesar desses profissionais entenderem a importância do contato precoce e do aleitamento na sala de parto, esta prática não é concretizada. A pesquisadora verificou que muitas vezes eles se preocupam com a realização de outros procedimentos, como o corte do cordão umbilical e o aquecimento do bebê, e se esquecem das recomendações da OMS.

Importância do contato precoce
O contato precoce consiste no momento pele a pele com a mãe. O bebê é colocado nu, de barriga para baixo, sobre o peito da mãe imediatamente após o parto. Esse contato pode durar até a primeira mamada ou pelo tempo que a mãe desejar. De acordo com a pesquisadora, “o contato precoce e o aleitamento materno são de suma importância, uma vez que, tais práticas criam um ambiente adequado para a adaptação do pequeno”.

Segundo a OMS, o aleitamento materno deve começar na primeira meia hora após o parto, para diminuir as dificuldades encontradas pelas mães, contribuir para a continuidade da prática, prevenir o desmame precoce e melhorar a satisfação materna quanto à amamentação. Deve ser estimulado pelos profissionais de saúde, como essenciais no incentivo ao contato precoce e ao aleitamento.

Porém, a realidade que Monise encontrou foi outra. Os profissionais disseram que as mulheres não estão em condições de opinar sobre o que é melhor para elas e para os recém-nascidos no momento do parto. Mas Monise contradiz, afirmando que a opinião e a participação das mães são fundamentais, até mesmo quando o parto sofre complicações.

Segunda a enfermeira, as mulheres demonstram ansiedade para ver e tocar seus filhos. “Quando não conseguem ficar de imediato com a criança, se viram em direção ao berço aquecido, com o intuito de poder alcançá-los por meio do olhar e até questionam onde está o filho e se não vão amamentar”, diz.

Experiência materna
Muitas mães se sentem angustiadas quando o parto não acontece da forma desejada, afinal, é um momento único, que não volta mais. A pedagoga Dayane Yamashita passou por uma situação complicada durante o nascimento de seu filho e, após o parto, não teve contato precoce com o bebê. “Depois que meu filho nasceu não tive contato pele a pele com ele. Fico triste, pois senti muita falta disso. Poderia ter sido diferente, poderia ser mais humanizado, queria mais respeito, só isso”, conta.

Para Érykah Moraes, engenheira ambiental e mãe de duas meninas, o contato precoce é muito importante, porém, também para ela, não aconteceu. “Pedi para a enfermeira pelo menos encostar o rosto da minha filha no meu e logo tiraram ela da sala de parto. Na cesárea, até os braços são amarrados. Eu questionei essa atitude e eles disseram que por ser cesariana o procedimento era esse, embora não tenha sofrido nenhum tipo de agressão, pois todo procedimento foi feito com muito cuidado”, relata.

A amamentação também não aconteceu de imediato com Dayane. Por ter tido um parto complicado, e prematuro, o primeiro alimento de seu filho foi um substituto do leite materno, a chamada fórmula, que os próprios profissionais deram. “Pelo fato do meu filho ter nascido prematuro, os enfermeiros deram fórmula para ele, então esse foi seu primeiro alimento, ao invés da amamentação. Eu tive o Davi com médico plantonista, e ele só foi me falar sobre amamentação quando eu tive alta”, diz.

O parto não foi como a pedagoga desejava e ela só foi amamentar seu filho pela primeira vez no dia seguinte ao nascimento. Para ela, amamentar é algo sem explicação, sensação única. “A coisa mais louca da minha vida foi amamentar. É uma sensação inexplicável, é muito instinto. Saber que você é a fonte de alimento de uma pessoa, do seu filho, é muito mágico, é incrível”, conta.

O estudo Contato precoce e aleitamento materno na sala de parto na concepção dos profissionais de saúde foi apresentado por Monise à EERP, para obtenção de seu título de mestre em fevereiro do ano passado. A enfermeira contou com a orientação da professora Juliana Cristina dos Santos Monteiro, da EERP.

Foto; Raquel Duarte/AGENUSP

EFE Saúde

Prefeitura de Logradouro - PB abre concurso público

A Prefeitura de Logradouro, na Paraíba, publicou edital n°001/2015 de concurso público, destinado ao provimento de 72 vagas em diferentes empregos para todos os níveis de escolaridade na Administração. Os salários oferecidos variam entre R$ 788,00 e R$ 2.000,00, dependendo do cargo, e o edital reserva ainda 5% das vagas para pessoas com deficiência.

A jornada de trabalho será de 30 ou 40 horas por semana. As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Motorista, Técnico de Nível Médio, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Professor nas áreas de 1ª Fase, Ciências, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, História, Inglês e Matemática.

As inscrições deverão ser realizadas no período das 12h de 28 de dezembro de 2015 até 28 de janeiro de 2016, no site www.advise.net.br.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 45,00 a R$ 80,00.

A seleção dos inscritos terá etapas de prova objetiva e prova de títulos, conforme o cargo pretendido, a serem aplicadas provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2016, em locais e horários a serem comunicados a partir de 22 de fevereiro de 2016.

No dia 29 de fevereiro de 2016 serão publicados os gabaritos provisórios das provas objetivas e no dia 11 de março de 2016 os gabaritos definitivos.

O resultado oficial da prova será publicado provavelmente em 21 de março de 2016.

O concurso será realizado pela empresa Advise Consultoria &Planejamnto Eireli e a validade será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Matias Cardoso - MG libera edital de concurso público

Com oferta salarial de até R$ 10.000,00, a Prefeitura mineira de Matias Cardoso abriu edital n° 1/2015 de concurso público, destinado ao provimento de 100 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O concurso público será executado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec), da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

As vagas são para Auxiliar de Manutenção de Veículo, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Transporte Escolar, Gari/Coletor, Gari/Varrição, Jardineiro, Mecânico, Motorista Categoria “D”, Office Boy, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Soldador, Viveirista, Auxiliar de Biblioteca, Cuidador Social, Digitador, Fiscal Municipal, Monitor Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Administrativo, Assistente Social, Avaliador Físico, Biólogo, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro Ambulatorial, Enfermeiro PSF, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Adjunto Municipal, Professor PEB II – Educação Física, Professor PEB II – História, Professor PEB II - Matemática, Psicólogo, Supervisor Escolar e Médico – Clínico Geral.

A inscrição com pagamento da taxa será no período entre às 8h de 4 de janeiro e 18h de 4 de fevereiro de 2016, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

Será disponibilizado computador ao candidato que dele precisar, para esse fim, na Recepção da Unimontes/Cotec e no Posto de Atendimento, em Matias Cardoso (veja endereços no edital).

As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 150,00 de acordo com a função escolhida.

As provas de múltipla escolha serão aplicadas em Matias Cardoso na data provável de 27 de março de 2016.

O gabarito oficial das provas será conhecido até 12 horas após o encerramento dessas provas. Também haverá análise de títulos para algumas vagas oferecidas, além de prova de aptidão física, apenas para candidatos ao cargo de Gari/Coletor e Gari/Varrição.

O prazo de validade deste concurso público é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital e anexos: http://www.cotec.unimontes.br/concursos/cpu_poloIII/informativo.html

Processo seletivo da Prefeitura de Blumenau - SC

No intuito de preencher vagas ofertadas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 002/201 de processo seletivo simplificado. A remuneração mensal varia de R$ 1.020,64 a R$ 2.415,28, por jornadas trabalhistas de 20 a 40 horas semanais.

As vagas disponíveis são para Assistente Social, Médico (Otorrinolaringologista, Clínico Geral, Endocrinologista, Geriatra, Ginecologista, Infectologista, Neurologista, Neurologista Pediátrico, Oncologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra e Oftalmologista), Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Agente de Zeladoria, Cozinheiro e Servente de Serviços Gerais. Para participar desse certame, será necessário efetuar inscrição entre os dias 4 e 28 de janeiro de 2016, via endereço eletrônico: www.blumenau.sc.gov.br.

Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 para cargo de nível fundamental, de R$ 75,00 para cargo de nível médio e de R$ 105,00 para cargo de nível superior.

Os candidatos serão submetidos a prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 14 de fevereiro de 2016, na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus 1, localizado na Rua Antônio da Veiga nº 140, Bairro Victor Konder, CEP: 89030-903 em Blumenau, com início às 8h.

Estima-se que o gabarito seja divulgado no dia seguinte a prova e que a homologação aconteça a partir do dia 2 de março de 2016.

A validade do processo seletivo será de dois anos, contados de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Faxinal do Soturno - RS promove processo seletivo

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Faxinal do Soturno está com inscrições abertas para o processo seletivo n.º 001/2015, destinado à contratação de oito Agentes Comunitários de Saúde (nível fundamental). Os candidatos contratados atuarão em jornada de 40 horas semanais, fazendo jus a remuneração de R$ 1.014,00.

Interessados, deverão se inscrever via internet a partir das 9h (horário de Brasília) de 22 de dezembro de 2015 até às 23h59min (horário de Brasília) do 10 de janeiro de 2016, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de R$ 101,21.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para realização da inscrição na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, situada na Rua 7 de Setembro, nº 790, Bairro Centro, no Município de Faxinal do Soturno, durante o período das inscrições já citado, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no horário das 8h00min às 12h00min.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para 14 de fevereiro de 2016. Os locais e horários serão divulgados por edital.

O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do município de Faxinal do Soturno.

Prefeitura de Oratórios (MG) publica edital de processo seletivo

Publicado o edital n.º 001/2015 para a realização de processo seletivo da Prefeitura mineira de Oratórios. O certame visa à contratação de 34 profissionais por tempo determinado e/ou formação de cadastro de reserva.

De acordo com o poder executivo, os candidatos deverão possuir ensino fundamental, médio e superior. As jornadas de trabalho variam de 20h a 40h semanais e os salários podem chegar a R$ 8.239,01. Cargos Educador Físico, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Agente Controle de Endemias, Operador de Máquina, Vigia e Bombeiro. As inscrições devem ser efetuadas até 8 de janeiro de 2016, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede da Escola Municipal Padre Alípio Martins Pinheiro, situada à Rua José Adelaide de Souza, 125, bairro São José, Oratórios/MG.

A taxa de inscrição varia de R$ 39,00 a R$ 108,00. A seleção constará de prova objetiva que será aplicada na data provável de 17 de janeiro de 2016, das 9h às 12h, em local a ser divulgado em até cinco dias antes da data prevista para a realização da prova objetiva.

O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização da prova objetiva, após a realização da mesma na sede da Escola Municipal Padre Alípio Martins Pinheiro, localizada na Rua José Adelaide de Souza, 125, Bairro São José, Oratórios/MG.

O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado, por até 12 meses, a critério da Administração Municipal, sendo permitido, também, que os contratos dele derivados sejam rescindidos antecipadamente, em razão da posse de servidores aprovados em concurso público.

Edital publicado no site www.oratorios.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169:processo-seletivo-0012015&catid=56:processos-seletivos&Itemid=165. 

Concurso da Prefeitura de Taquaral - SP

A Prefeitura de Taquaral, no interior do Estado de São Paulo, recebe até 24 de janeiro de 2016, as inscrições do concurso público nº 001/2015, que está sob a responsabilidade da empresa MS Concursos.

Serão selecionados profissionais de ensino fundamental, médio e superior, para a contratação imediata de 29 servidores, nos cargos de: Auxiliar de Serviços Gerais, Esgoteiro, Motorista, Pedreiro, Tratorista, Vigia, Atendente, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Coordenador de Atividades da 3ª idade, Escriturário, Técnico Ambiental, Técnico em Alimentação e Nutrição, Técnico em Enfermagem, Educador Físico, Enfermeiro, PEB-I, PEB-I – Cuidar e Brincar em Educação Infantil, Artes, PEB II - Educação Especial e Educação Física.

A remuneração prevista aos contratados varia entre R$ 761,45 a R$ 2.797,86, em carga horária de 15 até 40 horas semanais.

Para se candidatar a uma das vagas ofertadas acesse o site www.msconcursos.com.br, no prazo citado acima.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 20,80 até R$ 24,00.

Mediante aplicação de provas escrita objetiva, prática e análise de títulos, os inscritos serão selecionados, de acordo com cada cargo.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de fevereiro de 2016, em local e horário a serem comunicados com antecedência no site usado para efetuar a inscrição.

O prazo de validade deste concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso na Prefeitura de Feliz Natal - M

Atenção munícipe de Feliz Natal! A Prefeitura mato-grossense abriu 135 vagas de empregos efetivos para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O anuncio foi feito através do edital nº 001/2015 de concurso público, organizado pela empresa Master Z Assessoria e Consultoria LTDA-ME, que prevê salário de R$ 845,04 a R$ 5.500,00, por jornadas trabalhistas de 20 a 40 horas semanais.

Os cargos disponíveis são de Contador, Agente de Tributos II, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico e Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor em diversas áreas, Psicólogo, Agente de Controle Interno, Agente Administrativo, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório de Análise Clínica, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Secretaria, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico Agrícola/Agropecuário, Técnico em Radiologia, Orientador Social, Monitor de Música, Técnico Administrativo Educacional, Agente de Serviços Gerais, Zelador Indígena, Vigilante, Apoio em Nutrição Escolar, Pedreiro, Operador de Máquina, Monitor de Curso de Corte e Costura, Eletricista, Auxiliar de Oficina, Motorista de Transporte Escolar e Gestor de Investimento.

As inscrições serão realizadas do dia 4 ao dia 24 de janeiro de 2016, via endereço eletrônico: www.feliznatal.mt.gov.br.

Haverá taxa no valor de R$ 50,00 para cargo de nível fundamental, de R$ 80,00 para cargo de nível médio e de R$ 120,00 para cargo de nível superior.

Será realizada prova objetiva e prática.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 28 de fevereiro de 2016, às 8h, em local a ser informado.

Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia seguinte a prova, através do site da Prefeitura.

O concurso público será válido por dois anos, contados da homologação, podendo haver prorrogação conforme interesse da Prefeitura.

Prefeitura de Jardim - CE divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Jardim, no Ceará, abriu edital n° 001/2015 de concurso público voltado para a admissão de servidores em várias áreas da administração, que possam preencher 268 vagas existentes, em todos os níveis de formação escolar.

De acordo com o edital, lançado pelo Instituto Pró-Município, os salários dos contratados pode variar entre R$ 788,00 e R$ 8.104,32 e, do total de vagas previstas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

Cargos: Agente de Endemias, Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Fiscal de Obras, Atendente de Consultório Dentário, Motorista "AB", Motorista "D" ou "E", Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Professor de Educação Infantil, Professor de 1º ao 5º ano, Professor II, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Biologia, Professor Intérprete de Libras, Professor Auxiliar de Sala e Odontólogo.

As inscrições estarão abertas entre 23 de dezembro de 2015 e 22 de janeiro de 2016, através do endereço eletrônico do Instituto Pró-Município - www.promunicipio.com.

Será cobrada taxa de inscrição entre R$ 50,00 e R$ 120,00, de acordo com a vaga que o candidato desejou se inscrever.

O concurso será constituído de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório para todos, mais prova de títulos de caráter classificatório para os cargos de nível superior.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente em 21 de fevereiro de 2016, sendo que o horário e o local serão divulgados antecipadamente.

O gabarito preliminar e os cadernos de provas para consulta serão divulgados em 21 de fevereiro e o definitivo será liberado no dia 04 de março de 2016.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso da Prefeitura de Atílio Vivácqua - ES

Ao sul do Espírito Santo, a Prefeitura de Atílio Vivácqua lançou concurso público profissionais de todos os níveis de escolaridade. Regido pelo edital nº 001/2015 e organizado pela empresa Senso Assessoria e Planejamento LTDA, o evento prevê salários de R$ 788,00 a R$ 3.700,00, por jornadas semanais de 20 a 40 horas.

São ao todo 53 vagas efetivas aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Berçarista, Operador de Escavadeira Hidráulica, Auxiliar Administrativo, Cuidador, Assistente Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico Agrícola, Coordenador de Controle Interno e Gestão, Procurador, Veterinário, Engenheiro Ambiental, Biólogo, Coordenador de Programas, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Engenheiro Civil e Professor.

As inscrições podem ser efetuadas até 21 de janeiro de 2016, através do site: www.sensoassessoria.com.br.

É cobrada taxa no valor de R$ 40,00 a R$ 100,00, conforme cargo pleiteado.

O concurso é composto de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 14 de fevereiro de 2016, prova prática (operador de escavadeira hidráulica), programada para acontecer no dia 13 de março e avaliação de títulos, com entrega de documentos a ser feita entre os dias 10 e 15 do mesmo mês via SEDEX para a sede da empresa “SENSO ASSESSORIA E PLANEJAMENTO LTDA”, situada na Rua Professor Melchíades Pereira Martins nº 144, Centro, Guarapari - ES, CEP 29200-480.

Provavelmente o gabarito será divulgado no dia seguinte a prova objetiva e o resultado final informado no dia 31 de março de 2016.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez pelo mesmo período.

Concurso da Prefeitura de Betânia do Piauí - PI

A Prefeitura de Betânia do Piauí, no Estado do Piauí, lançou o edital nº 001/2015 de concurso público. O objetivo é a contratação de 37 novos servidores de ensino fundamental, médio e superior. O certame fica sob os cuidados da Fundação Madre Juliana.

Serão contratados profissionais para as vagas de Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Médico Veterinário, Odontólogo, Professor de várias disciplinas, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Operador de Sistemas, Técnico Administrativo de Recursos Humanos, Técnico em Meio Ambiente/Agroecologia, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Operador de Máquina Pesada.

Os vencimentos ofertados vão de R$ 788,00 a R$ 7.000,00, em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais. As inscrições serão aceitas até 21 de janeiro 2016, através do site www.fundacaomadrejuliana.org.br.

A taxa de inscrição para cargos de ensino superior é de R$ 90,00, ensino médio R$ 50,00, ensino fundamental R$ 40,00.

Os inscritos serão selecionados através de provas escrita objetiva e análise de títulos, de acordo com os métodos de avaliação de cada cargo.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de fevereiro de 2016, no município de Betânia do Piauí, em local e horário a serem comunicados com antecedência no site usado para efetuar a inscrição.

O concurso público terá validade de um ano, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Barra Velha - SC

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Barra Velha publicou os editais nº. 002 e 003/2015 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica do Instituto o Barriga Verde-IOBV, o concurso pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 431 vagas para níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 10.117,48, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle da Dengue, Atendente de Consultório Dentário, Coordenador do NASF, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Assistente Social, Cirurgião Dentista da Família, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico da Família, Nutricionista, Professor de Ed. Física, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Carpinteiro, Jardineiro, Pedreiro, Roçador, Soldador, Borracheiro, Cozinheiro, Eletricista, Mecânico Autos, Mecânico de Máquinas Pesadas, Monitor do Transporte Escolar, Motorista de Ambulância, Motorista de Ônibus, Motorista, Operador de Máquina (Trator de Pneu e Pesadas), Padeiro/Confeiteiro, Pedreiro, Segurança Escolar, Vigia, entre outros. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais. A inscrição somente será efetuada via internet, pelo site www.iobv.org.br, do dia 22 de dezembro a 21 de janeiro de 2016. Para os candidatos que não possuem acesso à rede mundial de computadores (internet), o município disponibilizará atendimento gratuito na Biblioteca Professora Dolores Olinger Jimenes Hernandes, situada na Av. Prefeito Thiago Aguiar, nº 100, Centro, Barra Velha/SC, no horário de atendimento das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O valor da taxa de inscrição é de:
Nível superior: R$ 100,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível fundamental: R$ 40,00.

O concurso consistirá de prova objetivas, práticas e títulos. A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de fevereiro de 2016. Os locais e horários serão divulgados posteriormente.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 15 de fevereiro de 2016, através do site www.iobv.org.br.

Os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Mecânico de Autos e Mecânico de Máquinas Pesadas serão convocados a partir do dia 29 de fevereiro de 2015. Já a realização da prova prática está prevista para os dias 5 e 6 de março de 2016.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do presente edital, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do poder executivo.

Primeiros socorros para queimaduras, insolação e outros acidentes da praia

água viva - Foto: Getty Images
Picada de mosquito e irritação nos olhos também têm cuidados especiais

Praia é sinônimo de relaxar e se divertir. Mas, se não tomarmos os cuidados adequados, o passeio pode virar uma dor de cabeça - por isso é importante usar protetor solar, se hidratar bem e tomar cuidados com os alimentos estragados. Só que mesmo essas precauções podem não ser suficientes, abrindo espaço para pequenos acidentes acontecerem. Pensando nisso, conversamos com diversos especialistas, que nos ensinaram os primeiros socorros para acidentes típicos da beira mar:

Queimadura
Os cuidados locais que a pessoa deve ter quando sofre uma queimadura térmica são: lave o local com água gelada e sabão neutro, sem usar gelo no local. "Isso pode agravar a lesão, uma vez que a pele estará muito sensível", declara o clínico geral Lucas Zambon, supervisor do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. Caso haja bolhas, não estoure, pois há risco de contrair infecções. Após lavar e secar com cuidado o local, você pode fazer compressas geladas com cuidado. "A hidratação com cremes à base de aloe vera pode ser praticada onde não há formações de bolhas ou lesões mais profundas (ou seja, apenas pele vermelha e dolorosa que fica branca quando se faz pressão com o dedo sobre a lesão)." O especialista afirma que os cuidados com queimaduras são os mesmos, não importa se por objeto quente, exposição ao sol ou outras causas. "Você deve procurar atendimento médico em caso de bolhas, dor intensa, sinais de pele morta e descamando após a queimadura, queimaduras de face, mãos, pés ou genitais, se acometer grande parte do corpo ou caso você comece a ter febre."

É importante ressaltar que qualquer procedimento além desses podem causar uma infecção ou agravar o problema. "Não aplique manteiga, café, pasta de dente ou outras receitas caseiras em hipótese alguma", dia o pediatra Fernando Freitas de Oliveira, coordenador de ensino médico do Hospital Municipal e Infantil Menino Jesus.

Água viva
As queimaduras por águas-vivas ou caravelas são causadas por agentes venenosos que esses animais marinhos têm em seus tentáculos. "Em um primeiro momento, deve-se tentar remover calmamente o tentáculo do contato com a pele, e não se deve colocar o ferimento em água gelada, nem fazer fricção local", afirma o clínico geral Lucas. Deve-se colocar a parte afetada imersa em água quente (na temperatura máxima tolerada pela pessoa), por pelo menos 20 minutos. Alguns casos podem se beneficiar do uso de ácido acético (vinagre) sobre o local, porém nem sempre é efetivo. "Não é recomendado o uso de urina ou bebidas alcóolicas para passar no ferimento, pois podem provocar uma infecção e agravar a lesão."

Ouvido entupido
Depois de tomar um banho de mar ou piscina, é possível que a água fique acumulada no ouvido. Se a água for de rio ou lagoa, é uma proliferação maior de bactérias do tipo Pseudomonas sp, causadores da otite. "A maioria das infecções de ouvido é causada pelo fato de a água empurrar cera pelo canal auditivo, quadro que pode ser agravado pela presença de micro-organismos no líquido", explica o pediatra Fernando.

Para retirar a água acumulada, você pode enxugar a região externa do ouvido com uma toalha e dar pulinhos ou então pequenos tapinhas no lado oposto da cabeça, a fim de fazer o líquido sair. Caso essas medidas não funcionem, procure um médico para fazer uma lavagem ou receber medicação adequada. "Nunca introduza nada dentro do ouvido, como tampas de caneta ou cotonetes."

Picada de mosquito
Muito comum nos dias quentes de verão, as picadas de mosquito acontecem porque esses insetos necessitam do sangue humano para amadurecer seus ovos - ao contrário do que muitos pensam, não é esse o alimento do animal. Se você notar que foi atingido, é preciso primeiro notar se houve uma reação alérgica. "Na maioria das vezes ocorre uma reação desproporcional no local da picada, como inchaços ou então várias bolinhas, assemelhando-se à catapora", diz o alergista Marcelo Aun, do Hospital Samaritano, em São Paulo. "Em casos mais graves, a pessoa pode ter um choque anafilático, devendo ser encaminhada imediatamente para o hospital", alerta. Se a reação acontecer, procure um hospital.

Para indivíduos no geral, a recomendação máxima é evitar coçar a área, sob o risco de levar bactérias da unha para a lesão e causar uma infecção secundária - higienizar o local com álcool também irá ajudar. Segundo o especialista, a coceira acontece porque o mosquito deixa em nosso sangue sua saliva, que é tóxica à nossa pele, e melhora sozinha após algumas horas ou poucos dias. Outra medida campeã é aplicar gelo na área, diminuindo a temperatura local. "Esse processo, além de aliviar a coceira, dor e vermelhidão da picada, também impede que as substâncias deixadas pelo mosquito se espalhem pela pele, impedindo uma inflamação", explica. É importante que o gelo seja colocado logo que a picada acontecer, justamente para evitar a progressão da inflamação. Ele ressalta que cremes, pomadas e outras receitas caseiras não são necessárias, sob o risco de causar reações e agravar o problema. "Caprichar na limpeza com água e sabão e não coçar a área são as melhores medidas a serem tomadas."

Diarreia
Comidas estragadas ou mal conservadas, água sem tratamento adequado e falta de hidratação são problemas comuns no litoral e que acabam rendendo muitos casos de diarreia. O clínico-geral Claudio Miguel Rufino, da Unifesp, afirma que a hidratação do corpo é a principal recomendação médica em casos de diarreia, já que o organismo perde muita água por meio das fezes. "As melhores opções são o soro caseiro, soros de reidratação oral comerciais, água de coco, bebidas isotônicas, chás e sucos naturais, além da água mineral", diz. Isso porque a diarreia provoca a perda de sais minerais, como sódio, magnésio e potássio, por isso a água somente não repõe todas essas perdas.

Outras medidas envolvem cortar alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar, e dar preferência a pratos de sabor mais leve, como torradas ou frutas. "O próprio corpo é capaz de resolver um quadro de diarreia, sem necessidade de medicação, mas podem ser usados remédios para diminuir a frequência das evacuações, sempre com orientação médica", completa o clínico, lembrando que um hospital deve ser procurado sempre que houver presença de sangue nas fezes, impossibilidade de alimentação e hidratação oral, febre e diarreia por mais de dez dias ou antes disso caso a diarreia seja intensa e as evacuações frequentes. No caso de crianças, gestantes e idosos, o médico deve ser procurado imediatamente, assim como nas situações em que o paciente apresenta outra doença associada.

Se cortar em espinhas de peixe ou outros materiais
Feridas causadas por corais, ouriços do mar e espinhas de peixe ou de arraia são relativamente comuns. São feridas dolorosas e que podem infectar principalmente se algum material ficar preso na pele. "Em algumas espécies de peixes, ouriços e no caso da arraia, pode haver veneno, mas os principais sintomas são localizados, havendo muita dor e inflamação", ressalta o clínico geral Lucas. Em caso de acidente, o ideal é lavar o local, cobrir com um pano limpo ou atadura e se dirigir ao atendimento médico. "Há casos em que é necessário extrair o material preso ou mesmo receber antibióticos."

Insolação
Nem sempre a pessoa que sofre de insolação tem queimaduras severas de sol. "Os sintomas podem ser vários, como vermelhidão, ressecamento e ardor da pele, dor de cabeça, náuseas, pulsação e respiração aceleradas, desidratação, aumento da temperatura corporal e alteração do nível de consciência", conta o pediatra Fernando.

O excesso de sol e calor é suficiente para acabar com o seu bem-estar. Quando o corpo chega a uma temperatura muito elevada, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. O resultado dessa reação é a insolação, que pode ir desde uma vermelhidão e dor de cabeça até uma internação no hospital. Outros sintomas envolvem prostração, mal estar, vômitos e fadiga acentuada. "As principais recomendações são repouso e ingestão de água, pois o maior perigo da exposição excessiva ao calor é a desidratação", explica.

Irritação nos olhos
A coceira parece que nunca vai ter fim. E, quanto mais você esfrega, mais vermelhos seus olhos ficam. E os problemas não param por aí: inchaço das pálpebras e até dificuldade para enxergar são incômodos bastante comuns após um dia inteiro de sol e mar. "Os micro-organismos que ficam na água do mar e a concentração de sal, diferente daquela presente nas lágrimas, podem causar irritação e até infecções", afirma a oftalmologista Carla Suzuki, da Unidade de tratamento oftalmológico Vision Care.

Sendo assim, é de extrema importância evitar o mergulho em águas impróprias, que podem conter micro-organismos causadores de uma inflamação. Fique atento às piscinas com cloro e não mergulhe de olhos abertos sem proteção, uma vez que a substância pode causar uma conjuntivite química, pior do que a provocada pela água do mar. "Use óculos de sol, que evitam a passagem dos raios de luz com comprimento de ondas superiores ao violeta e funcionam como escudo protetor para elementos externos como areia e suas impurezas", diz.

Se a irritação já está instalada, evite coçar os olhos para reduzir a contaminação e lave o rosto com água mineral ou água corrente. "Isso ajuda na remoção da salina e das substâncias químicas que causam irritação. " Uma compressa de soro fisiológico gelado traz um enorme alívio pra a coceira e diminui na hora a vermelhidão.

Minha Vida

Acromegalia: doença rara que provoca crescimento exagerado deforma mãos, pés e rosto e provoca diabetes

Sudorese é um dos sinais da doença que acomete adultos

O gigantismo é bastante conhecido por imagens fortes de crianças com membros maiores que o normal. Quando a mesma situação acontece em adultos, o que é ainda mais raro, a doença é chamada de acromegalia, que nada mais é que a continuação da produção do hormônio do crescimento após a idade considerada normal para o funcionamento desse hormônio no organismo, de acordo com a endocrinologista Nina Musolino.

— A doença deixa, principalmente, as extremidades maiores. Ela é causada pelo aumento da produção do hormônio de crescimento, que é produzido pela hipófise, principalmente durante a infância.

Sua incidência é estimada em 3 novos casos a cada milhão de habitantes no País. Segundo a especialista, o hormônio continua em produção no organismo até mesmo na idade adulta, mas em menores quantidades. Ela ainda acrescenta que 99% dos casos da doença acontecem por causa de um tumor benigno no cérebro, especificamente na hipófise.

Os sinais da acromegalia no corpo são extremamente marcantes, diz a médica.

— Aumenta mãos e pés, as partes moles e as cartilagens. O queixo fica para a frente e aumenta também a mandíbula, o que dificulta a fechada na boca. O rosto fica com aparência mais quadrada, com alargamento do nariz, engrossa os lábios e aumenta a língua. Além disso, dá muita dor articular, porque as cartilagens crescem. É muito mais comum em joelho e ombro, mas a dor pode acontecer em todas as articulações.

Outro problema lembrado pela médica é a sudorese. Segundo ela, boa parte dos pacientes reclama de suar muito, o que é um incômodo para ficar fora de casa por muito tempo. —

Como o tumor “aperta” a hipófise, causa uma diversidade de problemas hormonais.

Nina também ressalta que até mesmo os médicos desconhecem a doença e demoram para dar o diagnóstico correto.

— Como é muito rara, nem os médicos consideram os sintomas iniciais.

Quando o tumor é pequeno ele pode ser retirado por completo em uma cirurgia feita pelo nariz, diz. Já se o tumor for grande, Nina ressalta que somente parte dele é retirada, e o paciente passa por radioterapia para diminuir o crescimento.

— Como o tumor continua lá, continuam as alterações físicas e, por isso, há também tratamento medicamentosos. Uma delas via oral, outra via injetável, que é muito mais forte. Os dois estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Nina ainda diz que, após a cirurgia, o paciente vive com qualidade de vida muito reduzida, por causa do coração e da diabetes. Ela ressalta que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura, melhor o tratamento, e melhor a qualidade de vida no futuro.

Doença mexe com emocional
Além do impacto no físico, a acromegalia também afeta o emocional do paciente.

— Eles enfrentam muito preconceito. Já tive pacientes mulheres que foram confundidas com transexuais por causa do formato do rosto mais quadrado. Além disso, os pacientes ficam com aparência mais séria, mas a doença não causa nenhum tipo de alteração de humor.

A médica afirma que não é nada fácil conviver com a doença.

— Os pacientes ficam muito abalados emocionalmente. Porque a aparência fica alterada e as pessoas julgam muito as alterações faciais. Não é fácil conviver com porque ainda há muito preconceito. Eles se acham feios. A mão chama muito a atenção.

Foto: Isadora Milani

R7

Seja a protagonista do seu parto

"Ou pede ajuda, ou se suicida": vídeo mostra a realidade de quem tem depressão

Depressão não é invenção ou desculpa, é uma doença que pode causar morte
A atriz e diretora Katarzyna Napiórkowska produziu impactantes vídeos que mostram a vida com depressão e dá dicas de como conviver com alguém depressivo

A depressão é uma doença devastadora, mas que não é levada a sério por muitos. Quantas vezes já escutou a frase "isso é frescura" quando alguém toca nesse assunto? Pensando nisso, a atriz, diretora, fotógrafa e vlogueira Katarzyna Napiórkowska produziu um vídeo impactante mostrando como é a vida de quem sofre com depressão.

Em "Living with depression" (ou Vivendo com depressão, em português), uma jovem descreve todo o processo de desenvolvimento da doença, seus sentimentos e atitudes. É uma tentativa de mostrar como a doença realmente afeta o dia a dia da pessoa e a transforma.

No início, ela considera que tudo o que está passando é como uma dor de cabeça, algo que logo vai passar ou apenas outro dia ruim. Os dias vão passando e as coisas só pioram. Ela passa a ter vergonha de tudo que já fez e do que não fez. Uma parte dela tenta fazer o que é certo, mas ela logo desiste porque a outra diz que será em vão. No final de tudo, só existem duas opções: pedir ajuda ou tentar o suicídio.


O vídeo original teve mais de 1,5 milhão de visualizações e foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais. O seu complemento, outro vídeo intitulado de "Living with a depressed person" (Vivendo com uma pessoa depressiva, em português), veio alguns dias depois. Nele, Kat conta que nunca teve depressão, mas que já conviveu com muitas pessoas depressivas e deixa claro que o passo mais importante é pedir ajuda médica.

"Não, eu nunca tive depressão, não estou na posição de dar nenhum conselho, mas já convivi com muitas pessoas nessa situação. A depressão não é uma escolha, são reações químicas que acontecem no cérebro e ninguém consegue controlar isso.", explica Kat.

As principais dicas dadas Katarzyna para quem convive com pessoas depressivas são:

1. Nunca diga coisas do tipo "não entendo porque está reclamando" ou "não sei do que você precisa". Isso nunca ajuda e quem tem depressão não pode se sentir envergonhado ou culpado.

2. Não se torne superprotetor. Se a pessoa não quiser conversar sobre o problema, dê espaço para ela respirar. Volte depois de um tempo e apenas mostre que você está ali para qualquer coisa.

3. Encoraje quem tem depressão a procurar um especialista. Um tratamento apropriado é o que mais ajuda.

4. Saiba que a convivência é muito complicada e que você terá que ter paciência e força. Muitas vezes não é a pessoa que está falando, mas sim a doença. Não crie muitas expectativas. 

Para mais dicas e depoimentos, veja o vídeo em inglês.


iG

Descoberta proteína que desliga processo inflamatório

Infecção generalizada é responsável por 25% da ocupação dos leitos de UTIs no país e principal causa de morte nessas unidades

A ciência lança luz sobre grave problema de saúde pública que aflige autoridades no Brasil e no mundo, a sepse. Mais conhecida como infecção generalizada, trata-se de um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

Segundo o Ministério da Saúde, a sepse é responsável por 25% da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no País. Atualmente, é a principal causa de morte nessas unidades.

Felizmente, as últimas respostas de laboratórios de pesquisa trazem importantes informações sobre o comportamento de bactérias durante ataque ao sistema imunológico.

Em seus últimos estudos, o professor Dario Zamboni, do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, conseguiu identificar e testar uma proteína que é capaz de enganar o sistema de defesa e impedir o início do processo inflamatório. O que vale dizer que o organismo não reage à sua infestação.

Essa nova molécula, identificada pelo grupo de Zamboni e chamada IcaA (do Inglês, Inhibition of caspase activation), já era conhecida da comunidade científica. Ela é produzida pela bactéria Coxiella burnetii, causadora de um tipo de pneumonia muito comum entre cuidadores de animais.

É uma bactéria muito agressiva, pois apenas uma é capaz de infectar e deixar uma pessoa saudável doente, ao contrário da maioria das outras bactérias que só conseguem contaminar um organismo humano quando milhares de bactérias invadem o corpo.

A equipe de Zamboni mostrou nesse trabalho que, enquanto a Coxiellaneutraliza a ação de defesa do sistema imunológico, a Legionella pneumophila(também causadora de um tipo de pneumonia em humanos) reage de forma totalmente diferente, ativando o sistema de defesa.

E, também, identificaram IcaA como uma das proteínas que a Coxiella utiliza para inibir a ativação do sistema imune. Através de engenharia genética, o gene que codifica a proteína IcaA em Coxiella foi introduzido na outra bactéria, a Legionella.

O resultado foi a obtenção de um mutante da Legionella que, originalmente é uma bactéria altamente ativadora da inflamação, passou a produzir a proteína da Coxiella (a IcaA) e, ao contrário do que fazia antes, começa então a inibir a inflamação.

Esses resultados são considerados muito importantes porque contribuem para a compreensão da pneumonia causada pela Coxiella e podem ajudar a inibir processos inflamatórios.

O professor comenta que, durante um processo infeccioso, um pouco de inflamação pode ajudar a controlar a infecção, mas muita inflamação pode matar o indivíduo infectado. E o que acontece durante a sepse, um excesso de inflamação, pode levar a pessoa à morte.

Assim, Zamboni acredita que a descoberta da função da IcaA deve abrir portas para o desenvolvimento de uma droga “que utilize os princípios da proteína IcaA para inibir doenças inflamatórias, como por exemplo a sepse”.

O trabalho de Dario Zamboni acaba de ser publicado pela Nature Communications, uma das revistas científicas mais importantes do mundo.

A Coxiella burnetii
A bactéria Coxiella burnetti causa uma pneumonia, mais conhecida como “Febre Q”, em animais e também em pessoas que trabalham com eles, como estudantes de veterinária, veterinários e trabalhadores de abatedouros, por exemplo.

Segundo Zamboni, é uma doença que não é tão rara assim; alguns estudos indicam que cerca de 2% a 15% de pneumonias atípicas podem ser causadas por Coxiella. O problema é que no Brasil não se sabe exatamente o índice de doentes pois no País não se faz exames sorológicos de rotina para identificar a bactéria causadora da pneumonia.

Mas, o que intrigou o pesquisador foi a alta capacidade dessa bactéria se instalar no organismo e inibir o sistema imune para não gerar processo inflamatório. Ele diz que “a Coxiella entra na célula e produz várias proteínas”.

E, agora pelos seus estudos, fica evidente que a IcaA participa dessa inibição do sistema imune, que é importante para deixar uma pessoa doente. Essa proteína “engana os macrófagos”, as células de defesa do organismo, “inibindo a ativação de uma molécula do sistema imune chamada caspase-11, que comprovadamente ativa a resposta imune contra bactérias.

Como já se sabe que muitos casos de sepse estão relacionados a uma ativação de caspase-11, a descoberta de uma proteína, como IcaA que pode inibir a caspase-11 é extremamente promissora.

iG

Conselho de Medicina denuncia situação precária em 24 hospitais do Rio

Pelo menos 24 unidades de saúde do Rio de Janeiro estão sendo afetadas pela falta de repasse de verba do governo estadual às organizações sociais responsáveis pela gestão dos locais

A denúncia foi feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (22). Também participaram da coletiva representantes de outras entidades médicas.

Os dados são baseados em denúncias e notificações de médicos e diretores ao Cremerj, nas o Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Coren-RJ) também registrou denúncia sobre a gravidade da situação em 28 unidades, sendo 17 hospitais e 11 unidades de pronto-atendimento (UPAs).

De acordo com o Cremerj, na semana passada, alguns hospitais estaduais, como o Albert Schweitzer, o Getúlio Vargas, o Adão Pereira Nunes e o Heloneida Studart, conhecido como Hospital da Mulher, restringiram o atendimento de emergência, reduziram o número de leitos em até 50% e suspenderam as cirurgias eletivas. O Cremerj também relata falta grave de insumos e de pagamento de pessoal.

Para o presidente do Cremerj, Pablo Vazquez, esta é a pior crise já enfrentada pelo setor de saúde no estado. “É uma crise muito grave, os hospitais estão fechando o atendimento às emergências, estão diminuindo o número de leitos e é necessário e urgente que haja uma solução para essa crise. Houve escassez de recursos, é o que os governos dizem, o que, para nós, é inaceitável é que se tenha permitido chegar a essa situação.”

Segundo o Cremerj, as UPAs de Barra Mansa, Botafogo, Cabo Frio, Caxias, Jacarepaguá, Manguinhos, Marechal Hermes, Niterói, Nova Iguaçu, Cabuçu, Realengo, Ricardo de Albuquerque e São Gonçalo estão fechadas. Vazquez explica que, após uma reunião na semana passada com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi montado um gabinete de crise para buscar uma solução para os problemas.

O primeiro encontro está marcado para hoje (23), às 17h, com o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, e representantes do Cremerj, do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, do Coren-RJ, do Ministério Público Federal e Estadual do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública da União e do estado. De acordo com o Cremerj, o objetivo do encontro é cobrar medidas imediatas e conhecer o plano emergencial que as secretarias estadual e municipal de Saúde e o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde ficaram de apresentar.

O diretor do Sindicato dos Médicos, Júlio Noronha, também afirma que esta é a pior crise na área de saúde no estado e diz que os culpados pelos problemas precisam ser punidos. “Não adianta, em tudo quanto é crise, botar a boca no trombone. Daí, passa um tempo e não tem culpado. Então, esse gabinete de crise que foi criado, e amanhã nós vamos nos reunir, temos que tentar uma solução com aquilo que sobrou." Noronha vai propor que se faça o que for possível, com o que está funcionando, "para salvar o fim de ano das pessoas e o máximo de pessoas que venham a precisar da saúde". Ele ressaltou, porém, que é preciso "ir atrás dos culpados”.

O médico disse que o sindicato vai entrar na Justiça para bloquear os bens das organizações sociais e de seus diretores. “A organização social é corresponsável – nós vamos atrás delas para bloquear os bens para poder pagar pelo menos o salário do trabalhador. Tem organização social que está com o salário de outubro atrasado. Vamos atrás da penhora dos bens dos diretores das organizações sociais também.”

A presidenta do Coren-RJ, Maria Antonieta Tyrrel, lembra que a categoria é a maior da área de saúde no estado, com 230 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, e decretou estado de greve pela gravidade da situação, em assembleia realizada segunda-feira(21).

“Há 41 anos sou professora da Escola de Enfermagem Ana Neri da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e nunca vivenciei a situação que estamos vivenciando agora no atendimento, principalmente nos grandes hospitais, que são referência, e inclusive nas UPAs, que estavam sendo colocadas como modelos de atendimento.

A enfermagem está sofrendo muito com o problema, não só da redução de atendimento, mas de não ter condições de oferecer um cuidado integral, interprofissional ou multiprofissional e de dar um atendimento aos pacientes”, lamentou Maria Antonieta. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa que o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes está aberto, porém, com atendimento restrito aos casos mais graves.

Sobre as UPAs, a secretaria não confirma o fechamento, apenas a restrição no atendimento a casos mais graves em algumas unidades. Quanto à falta de repasse, a secretaria informa que está se esforçando, dia a dia, junto às autoridades, e até junto à iniciativa privada, para manter suas unidades funcionando. A secretaria acrescenta que o objetivo é "minimizar os transtornos à população e restabelecer os serviços eventualmente suspensos ou restritos”, mas o cenário só deverá se normalizar “mediante repasses para o Fundo Estadual de Saúde”.

Sobre a reunião prevista para esta quarta-feira, a secretaria diz que será “técnica e fechada” e não confirmou a participação do secretário Felipe Peixoto, que cuja saída da pasta foi anunciada oficialmente na tarde de hoje. No lugar de Peixoto, vai assumir a Secretaria de Saúde, a partir de janeiro, o médico Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, atual secretário de Saúde de Nova Iguaçu.

Em nota, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro diz que a reunião será para definir um plano de contingência com ações de curto e médio prazo que restabeleçam o atendimento em hospitais, institutos especializados e UPAs e também para cobrar a reorganização do sistema de saúde e exigir o cumprimento do contrato com as organizações sociais.

A nota informa também que o Ministério Público Federal obteve uma decisão liminar para uma ação civil pública que obriga a União a repassar as verbas para os serviços no estado e “garanta a imediata transferência de recursos para o fundo estadual e os fundos municipais de Saúde, conforme prevê a Constituição Federal”.

Foto: G1

Agência Brasil