Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Implante transparente pode criar 'janela para o cérebro'

Divulgação
Implante é colocado sob o couro cabeludo, temporária ou
permanentemente
Acesso é limitado, já que parte do crânio precisa ser removida e recolocada a cada intervenção 
 
Pesquisadores dos EUA afirmam ter projetado um implante que cria uma "janela para o cérebro" e permite que médicos vejam através do crânio — algo que pode abrir novas oportunidades de tratamento.
 
O dispositivo, descrito em um estudo na publicação científica Nanomedicine: Nanotechnology, Biology and Medicine, é feito com uma versão transparente de um material usado para implantes de quadril e é capaz de substituir uma pequena parte do crânio.
 
A equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside diz que a novidade pode, no futuro, permitir que raios laser sejam mais eficientemente disparados dentro do cérebro, maximizando seus efeitos para tratar distúrbios neurológicos.
 
— (O implante) é um primeiro passo crucial em direção a novos conceitos que estamos desenvolvendo, cujo objetivo é promover formas clinicamente viáveis para acesso visual ao cérebro, quando necessário, em áreas amplas, de forma recorrente, sem a necessidade de craniectomias (intervenção cirúrgica que retira parte do cérebro).
 
Acesso ao cérebro
Os pesquisadores explicam que tomografias e novos tratamentos a laser para pacientes vítimas de câncer ou derrames requerem cada vez mais acesso ao cérebro. No entanto, esse acesso costuma ser limitado, já que parte do crânio precisa ser removida e recolocada a cada intervenção médica.
 
Com o implante transparente, essa exigência deixaria de existir.
 
— (O implante) é colocado sob o couro cabeludo, temporária ou permanentemente, e permite o uso de fibras óticas para distribuir laser a partes do cérebro mais superficiais ou profundas.
 
O material escolhido — zircônia estabilizada com ítria, usado em alguns implantes de cerâmica para quadris e para coroas dentárias — foi adaptado para se tornar transparente.
 
Segundo os cientistas, o material é seguro para implantes.
 
"Neste caso, temos uma ideia que parece ficção científica, mas que se tornou fato científico, com grande potencial para impacto positivo nos pacientes", diz o professor de engenharia mecânica Guillermo Aguilar, um dos autores do estudo.
 
BBC Brasil

Médicos alemães desenvolvem método complementar à quimioterapia

Célula cancerosa
Uma equipe de pesquisadores do hospital universitário Charite de Berlim junto com membros do Centro Max Delbrück para medicina molecular (MDC) descobriram um novo modo de eliminar células cancerosas, que sobrevivem ao tratamento de quimioterapia.
 
Em alguns casos a quimioterapia - explicaram os pesquisadores na apresentação do método - não consegue eliminar todas as células malignas, quando algumas delas entram no estado de senescência (situação de envelhecimento programada), momento que, apesar de as células estarem inativas e não se reproduzirem mais, pode ocasionar uma inflamação não desejada e produzir uma recaída.
 
O diretor da pesquisa, Clemens Schmitt, disse que sua equipe descobriu que as células em estado de senescência, após a quimioterapia produzem mais energia e dependem da aceleração de sua atividade metabólica. Por isso, uma técnica para eliminá-las seria através da inibição de seu metabolismo para que não consigam sobreviver.
 
A razão do aumento da atividade metabólica está na produção de grande quantidade de proteínas que as células em estado de senescência produzem e têm de eliminar com o grande desdobramento de energia.
 
Com uma inibição do metabolismo em bloco dessas atividades as células em estado de senescência não conseguem sobreviver.
 
EFE

Paciente com câncer tem rosto reconstruído com scanner 3D

Reprodução/Daily Mail
A partir de imagem, médicos restauraram mandíbula, veias e artérias
 
Cirurgiões utilizaram o scanner 3D para reconstruir o rosto de Ann Sullivan, de 69 anos, que mora em Roehampton, Inglaterra, depois que ela desenvolveu um tumor atrás dos olhos. As informações são do site Daily Mail desta terça-feira (3).
 
Achando que era apenas uma simples sinusite, Ann resolveu ir ao médico para descobrir a causa de suas dores de cabeça. No entanto, a mulher foi diagnosticada com um tumor agressivo que já havia se espalhado por todo o lado esquerdo do rosto.
 
Para livrar-se do câncer, cirurgiões maxilo-facial, de Londres, tiveram que remover olho esquerdo, vários dentes e uma grande porção de sua mandíbula.
 
— Por ser uma pessoa saudável, eu tomei um choque quando o médico revelou que estava com um tumor. A coisa mais difícil para mim foi a perda do olho esquerdo.
 
Uma vez que o procedimento foi realizado com sucesso, os médicos começaram o árduo trabalho de reconstruir o rosto de Ann utilizando o scanner 3D. Essa ferramenta permitiu que a equipe copiasse o outro lado do rosto da mulher.
 
Durante a operação, que durou dez horas, os cirurgiões utilizaram uma parte do osso da perna para reconstruir a mandíbula, enxertos de tecidos e reconectaram veias e artérias cuidadosamente para que a circulação sanguínea voltasse na região.
 
Ann levou uma semana para tomar coragem e se olhar no espelho.
 
— Eu digo a mim mesma que poderia ter sido pior. Agora quero seguir em frente com a minha vida.
 
Para continuar o tratamento, Ann realiza sessões de quimioterapia e radioterapia.
 
R7

Como se desintoxicar em 4 dias com abacaxi

É sabido que o abacaxi possui poderes de drenagem e desintoxicação. Neste artigo mostraremos uma dieta simples e o resultado garantido, que irá ajudá-lo a manter seu corpo limpo de substâncias impuras.
 
Esta dieta foi organizada por quatro dias por ter um propósito muito específico, isto é, desintoxicar. Ela deve ser feita durante 4 dias no máximo uma vez por mês.
 
1. Primeiro dia
No café da manhã tome 1 copo de suco de abacaxi sem açúcar, mais uma fruta  e uma xícara de chá.

Às 11 horas tome 1 copo de suco de abacaxi sem açúcar. No almoço, coma 2 fatias de abacaxi fresco, uma fatia de pão, 50 g de queijo branco.

 No lanche da tarde tome 1 xícara de suco de abacaxi sem açúcar mais 1 maçã. No jantar coma 2 fatias de abacaxi fresco, 50 g de arroz cozido temperado com 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem, um chá de erva-cidreira, laranja e limão adoçado com 1 colher de chá de mel.
 
2. Segundo dia
No café da manhã tome 1 copo de suco de abacaxi, sem açúcar, uma fatia de pão, 2 colheres de chá de geleia , 125 g de iogurte com 2 colheres de sopa de mueslire ( um cereal matinal popular à base de flocos de aveia crus, fruta e frutos secos). Às 11 horas tome o suco do abacaxi.

 Na hora do almoço coma 1 fatia de abacaxi, iogurte desnatado 125g, 50 g de arroz cozido em 2 colheres de chá de azeite extra virgem.

 No lanche da tarde tome 1 xícara de suco de abacaxi sem açúcar mais 1 maçã.

 No jantar tome uma sopa de legumes, misturados 40 g de cevada, azeite de oliva extra virgem, 2 fatias de abacaxi fresco.
 
3. Terceiro dia
No café da manhã tome 1 copo de suco de abacaxi, sem açúcar, uma fatia de pão, 2 colheres de chá de geleia , 125 g de iogurte com 2 colheres de sopa de mueslire.
 
Às 11 horas coma 1 fruta, 1 xícara de abacaxi sem açúcar. No almoço coma 1 fatia de abacaxi fresco, uma maçã, um iogurte desnatado, 50 g de macarrão coberto com tomate fresco , manjericão e duas colheres de chá de azeite extra virgem.

 No lanche, coma 1 fruta, 1 xícara de abacaxi sem açúcar. Já no jantar coma 1 ovo cozido, legumes da estação à vontade, 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem, 1 fatia de abacaxi.
 
4. Quarto dia
No café da manhã tome 1 copo de suco de abacaxi, sem açúcar, uma fatia de pão, 2 colheres de chá de geleia, 125 g de iogurte, duas colheres de sopa de muesli.

 Às 11 horas coma 1 fruta, 1 xícara de abacaxi sem açúcar.  No almoço coma 1 fatia de abacaxi fresco, uma laranja, iogurte, 50 g de arroz cozido preparado em 2 colheres de chá de azeite extra virgem.

 No lanche coma 1 fruta, 1 xícara de abacaxi sem açúcar. No jantar coma 100 g de atum em salmoura, vegetais na temporada vontade, 1 fatia de abacaxi fresco.
 
 
Este artigo foi escrito por Bruno Loura e é propriedade do Como Fazer.

Ação das plaquetas pode levar a novos tratamentos para infecções graves

Plaquetas
Pesquisadores da Oklahoma Medical Research Foundation, nos EUA, descobriram um novo mecanismo de ação das plaquetas.
 
A descoberta pode levar a tratamentos inéditos para reduzir o sangramento após traumas e infecções graves.
 
Os resultados foram publicados na revista Nature.
 
Uma forma por meio da qual o sistema imunológico mantém um corpo saudável é utilizando a vigilância imunológica. Linfócitos, um tipo de glóbulo branco, constantemente saem da corrente sanguínea e verificam os gânglios linfáticos para medir a presença de patógenos ou o crescimento anormal de células. Essa função prepara o sistema imunológico para combater infecções e eliminar as células pré-cancerosas.
 
Durante anos, os cientistas se perguntam como os linfócitos saem da corrente sanguínea em um grande volume sem causar sangramento. Lijun Xia e sua equipe descobriram que as plaquetas, que normalmente param a perda de sangue, ativam um processo de triagem. E este processo permite aos linfócitos saírem para os gânglios linfáticos, sem deixar que as células vermelhas do sangue saiam do vaso sanguíneo.
 
"As plaquetas são as menores células do sangue a trabalhar para curar cortes porque elas ficam no local da lesão. Esta nova função requer que as plaquetas despejem um conteúdo lipídico específico, mas não precisa de plaquetas intactas, porque não está formando um coágulo. Nós nunca soubemos que isso podia acontecer", afirma Xia.
 
As plaquetas não só permitem que os linfócitos deixem o vaso sanguíneo, elas fazem isso saindo, elas mesmas, dos vasos sanguíneos. Outra nova descoberta, segundo os pesquisadores.
 
Quando os cientistas interromperam o processo de remoção de uma proteína chamada podoplanin, o processo de triagem deixou de funcionar, permitindo que ambos os linfócitos e as células vermelhas do sangue escapassem.
 
A pesquisa revela uma nova função das plaquetas independente de sua função hemostática. As descobertas podem mudas as formas por meio das quais os médicos usam as plaquetas para tratar lesões traumáticas e infecções graves.
 
As plaquetas intactas geralmente duram entre 5 e 7 dias no sangue e não podem ser congeladas, dificultando seu armazenamento. Como a nova função não requer plaquetas intactas, isso pode levar a diferentes usos para as plaquetas, até mesmo alguns permitir que elas sejam congeladas.
 
De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser útil em parar a propagação de hemorragias internas causadas por traumas explosivos ou infecções graves.
 
Isaude.net

Tratamento com substância natural impede progressão da demência

Composto espermidina desencadeia processo de limpeza celular, que é seguido por uma melhoria no desempenho da memória
 
Cientistas da Freie Universität Berlin, na Alemanha, demonstraram que o tratamento de moscas de fruta com a substância natural espermidina impede a progressão da demência relacionada à idade.
 
Os resultados mostraram que a substância endógena espermidina desencadeia um processo de limpeza celular, que é seguido por uma melhoria no desempenho da memória de moscas da fruta idosas.
 
Ao nível molecular, os processos de memória nos organismos animais, tais como moscas e ratos são semelhantes ao dos seres humanos.
 
A pesquisa tem potencial para o desenvolvimento da substância para o tratamento de perda de memória relacionada à idade.
 
O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience.
 
Proteínas agregadas são candidatas potenciais para causar a demência relacionada com a idade. Com o aumento da idade, as proteínas se acumulam no cérebro de moscas, ratos e seres humanos.
 
Em 2009, pesquisadores demonstraram que a molécula espermidina tem um efeito antienvelhecimento desencadeando autofagia, processo de limpeza no nível celular. Agregados de proteínas e outros resíduos celulares são entregues aos lisossomas, o aparelho digestivo das células, e degradados.
 
Alimentando as moscas da fruta com espermidina reduziu significativamente a quantidade de agregados de proteína no cérebro, e suas memórias melhoraram a níveis menores.
 
A concentração de espermidina aumenta com a idade em moscas assim como em seres humanos. Se for possível retardar o aparecimento de demência relacionada com a idade por meio do uso da substância como suplemento alimentar, isso poderia representar um grande avanço para as pessoas e para a sociedade.
 
O próximo passo da equipe será a realização de estudos com pacientes, que já estão sendo planejados.
 
Isaude.net

Ouvir música faz bem para a saúde do coração, revela estudo

Músicas sem letra são as melhores, já que as palavras podem
ser emocionalmente perturbadoras
Quando as pessoas escutam suas músicas favoritas, endorfinas são liberadas no cérebro, o que melhora a saúde cardíaca
 
Ouvir música pode fortalecer a saúde do coração e contribuir para a recuperação de pessoas com a doença cardíaca. É o que revela estudo de pesquisadores da University of Nis, na Sérvia.
 
Os resultados mostram que, quando as pessoas ouvem sua música favorita, endorfinas são liberadas no cérebro, o que melhora a saúde do coração.
 
Segundo os pesquisadores, as músicas sem letra são as melhores, já que as palavras podem ser emocionalmente perturbadoras.
 
Para realizar o estudo, os pesquisadores dividiram um conjunto de 74 pessoas com doença cardíaca em três grupos.
 
Um grupo foi encaminhado para aulas de exercício por três semanas, outro se exercitou, mas também ouviu música por meia hora todos os dias, e o terceiro grupo foi convidado a ouvir música, mas não frequentou as aulas de exercícios.
 
Os participantes foram todos avaliados novamente no final do período de três semanas e os pesquisadores descobriram que os pacientes com doença cardíaca que tinha se exercitado e ouvido música melhoraram significativamente.
 
Eles apresentaram melhoras na função cardíaca e sua capacidade de exercício aumentou em uma média de 39%.
 
Em contraste, o grupo que se exercitou, mas não ouviu música só teve um aumento de 29% na sua capacidade de exercício, o montante máximo de atividade física que uma pessoa pode sustentar.
 
O grupo que ouviu a música, mas não se exercitou, também apresentou aumento de 19% na capacidade de exercício.
 
De acordo com os pesquisadores, não há uma música "ideal" para todos. Os pacientes devem escolher a música que aumenta as emoções positivas e os faz sentirem felizes ou relaxados.
 
Isaude.net

Angioplastia preventiva reduz risco de morte após ataque cardíaco

Ataques cardíacos ocorrem quando uma das artérias coronárias, vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração ficam bloqueadas
Ilustração: 4kingdoms
Ataques cardíacos ocorrem quando uma das artérias coronárias,
vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração ficam bloqueadas
Pesquisa mostra que novo procedimento cirúrgico diminui chance de complicações sérias em dois terços
 
Uma nova forma de cirurgia para pacientes com ataque cardíaco poderia salvar milhares de vidas por ano, de acordo com pesquisa apresentada no European Society of Cardiology, nos EUA.
 
O procedimento, conhecido como angioplastia preventiva, é capaz de reduzir o risco de morte e de outras complicações sérias em dois terços.
 
Médicos britânicos por trás da pesquisa acreditam que a cirurgia, que trata outras artérias bloqueadas além daquela que desencadeou o ataque, deve ser adotada rotineiramente.
 
Ataques cardíacos ocorrem quando uma das artérias coronárias, vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração, tornam-se bloqueadas, fazendo com que o músculo fique danificado.
 
Neste momento, os pacientes passam por uma operação de emergência chamada de angioplastia imediatamente após o ataque, quando os médicos inserem um tubo fino - um stent - na artéria bloqueada para permitir que o sangue flua.
 
Durante a cirurgia, os médicos muitas vezes descobrem que outras artérias estão parcialmente bloqueadas, o que poderia causar outro ataque cardíaco no futuro.
 
Embora as diretrizes digam que os médicos devem tratar apenas a artéria que causou o ataque, alguns especialistas vêm inserindo stents em outras veias de alto risco, na esperança de prevenir problemas futuros.
 
Como cada procedimento pode provocar hemorragia, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, e incorre em um custo extra, muitos médicos acreditam que não vale a pena.
 
O pesquisador David Wald e seus colegas realizaram um estudo em 465 pacientes que sofreram ataques cardíacos entre 2008 e 2013.
 
Cerca de metade dos pacientes teve a cirurgia para colocação de um stent apenas na artéria que causou o ataque cardíaco, enquanto a outra metade teve o dispositivo implantado em outras artérias bloqueadas.
 
A pesquisa, publicada no New England Journal of Medicine, mostrou que os pacientes que tiveram a cirurgia em outras artérias bloqueadas eram 64% menos prováveis de morrer ou sofrer um ataque cardíaco grave.
 
"O julgamento fornece novas evidências que podem ajudar a rever as diretrizes existentes.
 
Obviamente, vai depender sempre de o médico olhar para o paciente e decidir por si. Para mim, como cardiologista, isso mudou completamente a forma como eu trabalho", afirma Wald.
 
Isaude.net

Álcool 'quebra' conexões cerebrais necessárias para processar sinais sociais

Álcool reduz a reação da amígdala para sinais de ameaça, rostos com raiva ou medo
Álcool reduz a reação da amígdala para sinais de ameaça,
rostos com raiva ou medo
Estudo explica comportamento desajustado apresentado por pessoas com intoxicação alcoólica, incluindo desinibição e agressividade
 
Intoxicação alcoólica reduz a comunicação entre duas áreas do cérebro que trabalham juntas para interpretar adequadamente e responder aos sinais sociais, de acordo com pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA.
 
Os resultados foram publicados na revista Psychopharmacology.
 
Estudos anteriores já haviam demonstrado que o álcool suprime a atividade na amígdala área do cérebro responsável por perceber os sinais sociais, como expressões faciais.
 
"Como o processamento emocional envolve tanto a amígdala quanto áreas do cérebro localizadas no córtex pré-frontal responsável pela cognição e modulação do comportamento, queríamos ver se havia alguma alteração na conectividade funcional ou comunicação entre estas duas regiões do cérebro que podem estar por trás dos efeitos do álcool", afirma o pesquisador K. Luan Phan.
 
Phan e seus colegas examinaram os efeitos do álcool sobre a conectividade entre a amígdala e o córtex pré-frontal durante o processamento de estímulos emocionais - fotografias de rostos felizes, temerosos e com raiva - usando ressonância magnética funcional, que permitiu aos pesquisadores ver quais as áreas do cérebro estão ativas durante a execução de várias tarefas.
 
Os participantes foram compostos por 12 bebedores sociais pesados (10 homens, duas mulheres), com idade média de 23 anos. A média relatada foi de 7,8 episódios de consumo compulsivo por mês, definido como consumo de cinco ou mais doses para homens e quatro ou mais doses para mulheres, o que os coloca em alto risco para desenvolver dependência de álcool.
 
Os participantes receberam uma bebida contendo uma dose elevada de álcool (16%) ou placebo. Eles, então, fizeram exames de ressonância nos participantes enquanto eles tentavam corresponder fotografias de rostos com a mesma expressão.
 
Foram exibidos três rostos em uma tela - um na parte superior e dois na parte inferior - e os participantes deveriam escolher a face na parte inferior que mostrava a mesma emoção da parte superior. Os rostos estavam com raiva, medo, felicidade ou neutro.
 
Quando os participantes processaram as imagens de rostos com raiva, medo e feliz, o álcool reduziu a correlação entre a amígdala e o córtex orbitofrontal, área do córtex pré-frontal envolvida no processamento socioemocional de informações e tomada de decisões.
 
Os pesquisadores também notaram que o álcool reduziu a reação da amígdala para sinais de ameaça, rostos com raiva ou medo.
 
"Isto sugere que, durante a intoxicação alcoólica aguda, sinais emocionais não estão sendo processados no cérebro normalmente porque a amígdala não está respondendo como deveria", observa Phan.
 
Segundo os pesquisadores, este estudo nos dá uma ideia muito melhor do que está acontecendo no cérebro que leva a alguns dos comportamentos desajustados que vemos em pessoas com intoxicação alcoólica, incluindo desinibição social, agressividade e isolamento social.
 
Isaude.net

Prefeitura de Rio Claro (RJ)

A Prefeitura de Rio Claro (RJ) divulgou edital de concurso público e outro de processo seletivo para 352 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 680 a R$ 4.499,68.

No concurso são 308 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os cargos de nível superior são para advogado, arquiteto, assistente social, biólogo ambiental, biólogo - saúde, cirurgião-dentista, contador, docente nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática e português, educador físico, enfermeiro, engenheiro-agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico , fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico nas funções de anestesiologista plantonista, angiologista, cardiologista, cirurgião geral, clínico geral, dermatologista, médico do trabalho, médico ESF, gastroenterologista, geriatra, ginecologista - obstetra, infectologista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, plantonista, plantonista - ginecologista/ obstetra, plantonista - pediatra, pneumologista, psiquiatra, sanitarista, urologista e médico visitador, médico-veterinário , nutricionista, pedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/técnico são para agente de defesa civil, agente de controle de endemias, assistente de CPD, assistente de pessoal, auxiliar administrativo, auxiliar de cadastro, auxiliar em saúde bucal, docente I, fiscal ambiental, fiscal de obras, fiscal de posturas, fiscal de tributos, monitor em informática, secretário escolar, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, técnico de laboratório, técnico de meio ambiente e técnico de radiologia.

Os postos de nível fundamental são para agente auxiliar de serviços municipais gerais, borracheiro especializado, carpinteiro, coveiro, cozinheira, lavadeira, motorista, operador de máquinas pesadas, pedreiro, almoxarife, arquivista, auxiliar de creche, cuidadora - educadora, eletricista civil, eletricista de autos, guarda municipal ambiental, monitor de educação especial, monitor escolar, recepcionista e telefonista.

No processo seletivo são 44 vagas para agente comunitário de saúde. Os candidatos devem ter nível fundamental.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 2 e 13 de setembro pelo site www.ibam-concursos.org.br. A taxa é de R$ 22 para nível fundamental, R$ 42,50 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 27 de outubro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e prova prática para os cargos de agente auxiliar de serviços municipais gerais, borracheiro especializado, coveiro, cozinheira, motorista, operador de máquinas pesadas e pedreiro.

O concurso e o processo seletivo terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Prefeitura de Ipuiúna - MG

A Prefeitura de Ipuiúna, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 88 vagas

Inscrições:
26 de agosto a 25 de setembro pelo www.concursosjcm.com.br, na Prefeitura Municipal de Ipuiúna, rua João Roberto Silva, nº. 40, centro

Cargos:
Nível Fundamental - (1) Eletricista de Veículos Automotores, (6) Gari, (10) Motorista, (3) Operador de Máquinas Pesadas, (15) Operário e (6) Zelador;

 Nível Médio - (1) Agente de Esportes e Lazer, (1) Auxiliar de Enfermagem, (1) Auxiliar de Farmácia, (10) Escriturário, (24) Professor de Educação Básica I e (2) Técnico em Enfermagem;

 Nível Superior - (1) Assistente Social, (1) Engenheiro-Agrônomo, (1) Engenheiro Civil, (1) Fisioterapeuta, (3) Médico Clínico Geral e (1) Médico Pediatra.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 1.596,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática e prova de títulos

Prefeitura de Ipojuca - PE

A Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, abre inscrições para concurso público na próxima segunda (26). São oferecidas 626 vagas para os níveis fundamental incompleto, ensino médio e superior para a Secretaria de Educação do município. Os salários vão de R$ 850 a R$ 2.700.

As inscrições serão realizadas no site da Universidade de Pernambuco (UPE) até 24 de setembro.

As taxas de inscrição variam ente R$ 30 e R$ 80.

Os cargos de nível fundamental incompleto são para auxiliar de serviços de educação básica. Para nível médio, há vagas para assistente de educação (auxiliar de educação, secretaria, biblioteca e laboratório). As provas escritas estão previstas para 3 de novembro. Ainda haverá avaliação de títulos para professores.

No nível superior, os candidatos podem concorrer aos cargos de analista educacional, para as vagas de inspeção escolar, administração, logística, estatístico, psicopedagogo, secretário escolar rural e urbano, técnico educacional, professor de braile, professor intérprete de libras, professor de ensino religioso, professor de música, professor de artes, professor de inglês, professor de espanhol, professor de língua portuguesa, professor de matemática, professor de geografia, professor de educação básica (alfabetizador), professor de educação básica de área urbana e rural, técnico de ensino em educação ambiental, técnico de ensino em língua estrangeira, técnico de ensino em braile, técnico de ensino em libras, técnico de ensino em artes, técnico de ensino em educação física, técnico de ensino em história, técnico de ensino em geografia, técnico de ensino em ciências, técnico de ensino em língua portuguesa, matemática.

Prefeitura de Indiavaí - MT

A Prefeitura de Indiavaí está oferecendo quatro vagas para o cargo de agente comunitário de saúde e uma vaga para o cargo de médico, através de dois processos seletivos. As inscrições custam entre R$ 30 e R$ 50 e podem ser feitas das 7h às 13h, até o dia 6 de setembro, na sede da prefeitura do município, localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 650, Bairro Centro. O período para solicitação de isenção no pagamento da taxa de inscrição é até o dia 30 de agosto.

Para o cargo de agente comunitário, é necessário que os candidatos tenham, pelo menos, o ensino fundamental completo e apresentem um documento que comprove a moradia na região com a área de atuação pretendida.

As áreas são os bairros Vila Mariana, comunidade Rio Vermelho, comunidade Santa Aurélia e a região central do município. Para esse processo seletivo é oferecido salário de R$ 817,29 em uma jornada de 40h semanais.

Para o cargo de médico, o candidato deve apresentar ensino superior completo em medicina e registro no respectivo Conselho Profissional. O salário é no valor de R$ 9.106,92 + Incentivo PSF.

 O processo seletivo será composto de apenas uma etapa, a prova objetiva que deve ser realizada no dia 22 de setembro. Informações como o local de prova e a data de publicação do resultado final do processo seletivo podem ser conferidas nos murais da sede da prefeitura da cidade, no horário de funcionamento do órgão. Outras informações através do telefone: (65) 3254-1146.

Prefeitura de Iguaí - BA

A Prefeitura Municipal de Iguaí, cidade localizada a cerca de 490 km de Salvador, abre inscrição para interessados em participar do Processo Seletivo e Contrato de Trabalho através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As inscrições começam a valer a partir do dia 2 de setembro e seguem até o dia 11 de setembro de 2013.

No site da organizadora, é possível ver o edital (acesse o edital). Ao todo, são 215 vagas para contratação e 113 para cadastro reserva. O salário varia de R$ 678 a R$ 1.128, a depender do cargo.

A vaga disponível para o curso superior é de Fisioterapeuta. Já para Nível Médio, as vagas são: professor; auxiliar administrativo, digitador; recepcionista; técnico de enfermagem; atendente de consultório; auxiliar de secretaria; orientador social; operador de tv; facilitador de esportes; facilitador de dança; facilitador de cultura; facilitador de teatro;

 facilitador de balé; facilitador de capoeira; facilitador de artes / artesanato; facilitador de canto; facilitador de percussão; facilitador de violão e facilitador de pintura.
Já para o Nível Fundamental, as vagas são as seguintes: pedreiro; pintor; operador de retroescavadeira; operador de motoniveladora e motorista com habilitação ‘d’.

O edital reserva ainda vagas para o Nivel Alfabetizado: auxiliar de limpeza; auxiliar de limpeza/rede de esgoto; auxiliar de limpeza/carregador de entelho; aux. de limpeza/construção de bueiros, auxiliar de limpeza/ banheiro público; auxiliar de limpeza/estádio de futebol; auxiliar de limpeza/coletor de lixo; merendeira; porteiro; porteiro/casa de farinha; auxiliar de manutenção; ajudante de pedreiro; armador de ferragem; calceteiro; coveiro; ajudante de patrol; ajudante de trator; ajudante de mecânico; costureira; gari vigia; auxiliar de serviços gerais; auxiliar de serviços gerais/cozinha; auxiliar de serviços gerais/ajudante de pintor; auxiliar de serviços gerais/operador de pulverizador de veneno; auxiliar de serviços gerais/operador de roçadeira; auxiliar de serviços gerais/operador de bomba d’água; auxiliar de serviços gerais/carregador; auxiliar de serviços gerais/merendeira.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro pelo site www.solucaogov.com.br. A taxa varia de R$ 25 a R$ 50. A data da prova ainda não foi definida.

Prefeitura de Buritirama (BA)

A Prefeitura de Buritirama (BA) divulgou edital do concurso que ofertará 150 vagas para diversos cargos. Poderão se candidatar pessoas alfabetizadas, com ensino fundamental incompleto, ensino médio/técnico e nível superior. Os salários vão de R$ 678 a R$ 6.095 mil.

Os cargos de nível superior são para professor, nutricionista, bibliotecário, médico clínico, médico ginecologista, enfermeiro, engenheiro sanitarista, assistente social e psicólogo.

Os cargos de nível médio e técnico são para agente administrativo, professor nível I, técnico em laboratório, técnico em radiologia, técnico em enfermagem, agente adminstrativo, auxiliar administrativo, recepcionista e educador social.

Para nível fundamental incompleto a vaga é de mecânico. Já para pessoas alfabetizadas, as oportunidades são para motoristas (categorias A, A/B, B/C, D e D/E), vigia, operador de perfuratriz e operador de máquina pesada.

As inscrições podem ser feitas de 2 a 9 de setembro pelo site www.consultte.com.br. A taxa varia de R$ 40 a R$ 80.
 
A data das provas escritas será divulgada pela organizadora do concurso. Haverá também prova de títulos para todos os candidatos, de todos os níveis, que pontuarem mais do que 50% nas provas objetivas. Para os cargos de motorista e operador de máquinas pesadas haverá também prova prática.
 
O concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Hospital Universitário de Brasília - HUB 2013

Estão reabertas as inscrições para o concurso público do Hospital Universitário de Brasília, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O prazo a inscrição segue até as 23h59 de 12 de setembro de 2013 e poderá ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônico do IBFC (http://www.ibfc.org.br/).
 
Estão sendo oferecidas 1.102 oportunidades, sendo 244 vagas para profissionais médicos de 66 especialidades (edital 02/2013), 713 vagas de níveis médio e superior na área assistencial (edital 03/2013) e 145 vagas para a área administrativa (edital 04/2013), além de formação de cadastro reserva. 
 
Os candidatos aprovados, que efetivamente ingressarem no quadro permanente da EBSERH, serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A menor remuneração ofertada é de R$ 1.630 e a maior, R$ 7.774, para jornadas que podem variar de 24 a 40 horas semanais.
 
A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 50,00 e para os de nível médio é de R$ 30,00.
 
A provas serão aplicadas em Brasília (DF) provavelmente no dia 06 de outubro de 2013, devendo o local, a sala e o horário de realização das provas serem disponibilizados pelo IBFC a partir de 30 de setembro de 2013. Das etapas de Avaliação de “Títulos” e “Experiência Profissional” participarão somente os candidatos considerados classificados na prova objetiva.
 
De acordo com a assessoria de comunicação social da EBSERH, a contratação permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população. A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
 
Todos os editais, retificações e outras atualizações estão disponíveis nos endereços eletrônicos do IBFC ou da EBSERH (http://www.ebserh.mec.gov.br).
 
Sobre a EBSERH
Como uma empresa pública, a Ebserh é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais e a assinatura do contrato de parceria garante que todos os serviços de saúde prestados à população sejam feitos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prefeitura de Monte Carlo - SC promove seleção

A Prefeitura Municipal de Monte Carlo, no estado de Santa Catarina, anunciou processo seletivo, por meio do edital nº 02/2013, para contratação temporária de 01 Fonoaudiólogo. A remuneração para o cargo é de R$ 1.800, por jornada semanal de 20 horas. 
 
Para participar, o candidato deverá possuir nível superior e registro profissional. Os interessados poderão fazer suas inscrições até 16 de setembro de 2013, no Protocolo da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município de Monte Carlo. 
 
A seleção constará de análise de títulos, que será realizada no período de 20 a 23 de setembro deste ano. O resultado final será anunciado em 27 de setembro de 2013. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina, na edição de 03 de setembro de 2013, a partir da página 649.

Concurso Prefeitura de Araras - SP 2013

A Prefeitura de Araras, no estado de São Paulo, publicou edital de nº 03/2013 de concurso público, objetivando preencher 132 novos postos de trabalho disponíveis para profissionais com nível superior, médio/técnico e fundamental. Os vencimentos vão de R$ 1.110,00 a R$ 2.654,00 por jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais.

A organização e realização do concurso estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.

Cargos
Nível Fundamental: Tratorista, Tratorista Operador de Máquina - Escavadeira Hidráulica de Esteira, Tratorista Operador de Máquina - Motoniveladora e Tratorista Operador de Máquina - Pá Carregadeira;

Nível Médio ou médio técnico: Auxiliar de Administrador de Sistemas, Fiscal Urbano, Técnico de Segurança do Trabalho, Cinegrafista e Programador de Computador;

Nível Superior: Jornalista, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil - Auxiliar,  Professor da Educação Básica I, Professor da Educação Básica I - Auxiliar, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Especial - Auxiliar, Professor da Educação Básica II - Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Professor da Educação Básica II - Auxiliar, Médico do Trabalho, Consultor (Jurídico), Engenheiro (Civil) e Fotógrafo.

Inscrições e Taxas
As inscrições para o concurso público serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br, no período entre as 9 horas do dia 09 de setembro e às 23 horas e 59 minutos do dia 03 de outubro de 2013, (horário de Brasília).

O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 23,00 para cargos de nível fundamental, R$ 32,00 para os cargos de nível médio ou médio/técnico e R$ 52,00 para os cargos de nível superior.

Provas
O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 19 de outubro de 2013, na imprensa escrita de Araras - SP, e no sítio da Faperp. As provas objetivas estão previstas para o dia 03 de novembro de 2013.

Validade
O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Capanema - PR

A Prefeitura de Capanema, no estado do Paraná, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, com a intenção de preencher 07 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 10.213,31 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As chances são para as funções de Assistente de Informática, Auxiliar de Serviços Gerais I, Contador Público, Médico, Auxiliar de Serviços Gerais III e Procurador Jurídico.

O pedido de inscrição poderá ser efetuado a partir das 10 horas do dia 04 de setembro até às 23hs59min do dia 19 de setembro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL (www.fauel.org.br) e no da Prefeitura (www.capanema.pr.gov.br). As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar a inscrição no posto de inscrição da Prefeitura Municipal de Capanema, no horário das 08:00 as 12:00hs e das 14:00 a 17:00hs.
 
A Prova Objetiva será realizada na cidade de Capanema, na data provável de 13 de outubro de 2013, em local e horário a serem divulgados em Edital Específico. Após a divulgação do gabarito, poderá o candidato interpor recurso no prazo de dois dias, utilizando-se do formulário específico, disponibilizado pelo site de inscrição.
 
O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, publicou os editais 03, 04 e 05/2013 com o objetivo de contratar profissionais que irão atuar na administração municipal. As vagas são para Monitor Habilidades Artesanato (nível fundamental), Auxiliar de Serviços Gerais (alfabetizado) e Médico Veterinário (superior). Os certames oferecem 07 oportunidades com remuneração de até R$ 3.426,81.
 
Os profissionais interessados deverão fazer suas inscrições até 13 de setembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Águas de Chapecó – Setor Pessoal, sito à Rua Porto União, 968, Centro. 
 
De acordo com os editais, a seleção dos candidatos será feita por meio de prova de títulos. O resultado final dos certames serão homologados no dia 18 de setembro de 2013. 

Concurso Prefeitura de Aratiba - RS

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no Estado do Rio Grande do Sul, através da Prefeitura de Aratiba, que divulgou edital nº. 001/2013 de concurso público. A iniciativa se destina à oferta de 06 vagas em cargos de níveis fundamental e superior, com vencimento de até R$ 6.982,14 por jornada de trabalho de 35, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Controle Interno, Eletricista, Farmacêutico, Gari, Médico e Operário. Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 03 até às 23h59min, do dia 17 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental) e R$ 80,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva, que será realizada na data provável de 09 de novembro de 2013, no município de Aratiba, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 1º de outubro de 2013.
 
Validade
O concurso terá validade de dois ano,s a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério do município.

Prefeitura de Lacerdópolis - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Lacerdópolis, no estado de Santa Catarina, através da Empresa Georgeo Almeida ME (APRENDER.COM), abriu edital de processo seletivo n° 01/2013 destinado a prover várias vagas temporárias. Podem concorrer profissionais de níveis fundamental e médio.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem e Assistente Administrativo (Saúde). Os vencimentos podem chegar a R$ 1.154,26 por carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 16 de setembro de 2013, na Prefeitura Municipal de Lacerdópolis (SC), localizada na Rua 31 de março, 289, Centro, na cidade de Lacerdópolis (SC).

Taxas
-Taxa para curso superior R$ 40,00;
-Taxa para curso de nível médio R$ 20,00.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 22 de setembro de 2013, às 08:30 horas, no Prédio da Escola de Educação Básica Joaquim D’Agostini, na cidade de Lacerdópolis(SC) situado na Rua 7 de Setembro nº 40. O candidato deve estar no local 30 minutos antes do início das provas.

Gabaritos
O gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade e no site www.aprendersc.com.br, especificamente na aba correspondente “Processos em andamento”.
 
Validade
O processo seletivo e respectivo resultado terão validade para o exercício de 2013, podendo ser prorrogado para o exercício de 2014, observada a necessidade da administração pública, com exceção do cargo de Agente Comunitário de Saúde, cuja contratação será pelo tempo em que durar o programa do ESF.

Prefeitura de Itabira - MG reabre inscrições de processo seletivo

A Prefeitura mineira de Itabira, município também conhecido por ser a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, reabriu o período de inscrições do processo seletivo, referente ao edital n° 012/2013, destinado ao provimento de 18 vagas no cargo de Agente de Combate a Endemias (ensino fundamental completo). O salário é de R$ 750,00 por carga horária de 40 horas semanais.

O certame será executado por meio do IDECAN, que receberá as inscrições em sua página eletrônica www.idecan.org.br, no período de 04 a 19 de setembro de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 11,70.

As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento ao Candidato do IDECAN, localizada no CVT – Centro Vocacional Tecnológico de Itabira, na Avenida Duque de Caxias, 1.240, Bairro Esplanada da Estação, Itabira/MG, também de 04 a 19 de setembro de 2013.

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada em Itabira, com data inicialmente prevista para o dia 6 de outubro de 2013 (domingo), em turno único, no horário de 09h30min às 12h30min, horário local do Estado de Minas Gerais.

Os locais de realização da prova escrita, para os quais deverão se dirigir os candidatos, serão divulgados a partir de 30 de setembro de 2013 pelo IDECAN. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita e comparecimento no horário determinado.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha (segunda-feira).

A validade do certame é de dois anos, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso UFPI

Foi publicado o edital n° 008/2013,  que rege as condições de realização do concurso público da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O certame tem a intenção de ocupar 49 vagas docentes na instituição, sendo 03 para pessoa com deficiência, nos campi Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano; Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos; Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus; no campus da cidade de Parnaíba e nos Centros de Ensino do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina.
 
As chances são para o cargo de Professor, distribuídas entre as classes de Adjunto e Assistente, classe A, e também Auxiliar, em diversas áreas do conhecimento.

A remuneração para jornada de 20 horas é de R$ 1.914,58 e esse valor pode ser acrescido de retribuição por titulação (RT) entre R$ 53,35 e R$ 785,93. Já para 40 horas em regime de Dedicação Exclusiva (DE), o valor passa para R$ 3.594,57, com RT de R$ 496,08 para especialistas, R$ 1.871,98 para mestres e/ou de R$ 4.455,20 para doutores, totalizando um salário máximo até R$ 8.049,77.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 5 a 30 de setembro de 2013 no Protocolo Geral da instituição (bloco SG-7, bairro Ininga), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. A taxa será de R$ 69,00 para 20h e de R$ 136,00 para 40 DE.

A prova escrita será aplicada na data provável de 24 de novembro de 2013 às 8h30, com duração de quatro horas, de caráter eliminatório. A prova didática será aplicada a partir de 27 de novembro de 2013, em local, dia e horário a serem confirmados. Essa também será de caráter classificatório.

Concurso Prefeitura de Vassouras - RJ 2013

A Prefeitura de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, abriu editais de número 01/2013/PMV/RJ, que promovem concurso público e processo seletivo para preencher 148 vagas, além de formar cadastro de reserva. As chances são para candidatos de todos os níveis escolares e os salários oferecidos vão até R$ 2.255,33, mais gratificações.
 
Cargos
Fundamental Incompleto - Borracheiro, Agente Comunitário de Saúde, Lavador e Mecânico de Máquinas Pesadas;

Ensino Médio / Técnico: Cuidador, Técnico em Segurança do Trabalho, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal - PSF, Shiatsuterapeuta - PSF, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho e Técnico em Prótese Dentária;

Ensino Superior – Analista de Sistemas, Auditor de Tributos Fiscais, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Elétrico e Fiscal de Posturas; Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista - PSF, Cirurgião Dentista Especialista em Atendimento à Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, Cirurgião

Dentista Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgião Dentista Especialista em Endodontia, Cirurgião Dentista Especialista em Odontopediatria, Cirurgião Dentista Especialista em Ortodontia, Cirurgião Dentista Especialista em Periodontia, Cirurgião Dentista Especialista em Prótese Dentária, Enfermeiro, Enfermeiro - PSF, Enfermeiro do Trabalho, Farmacêutico, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínica Médica, Médico Clínica Médica - PSF, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Legista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra e Médico Psiquiatra; e Professor Educação Fundamental – 6º ao 9º ano/Ciências.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas pelo sítio da organizadora FUNCAB (www.funcab.org) até o dia 22 de setembro de 2013, ou no Posto de Atendimento, que fica no Centro da Cidadania/Prefeitura de Vassouras – Av. Otavio Gomes, 395 sala 06 – Centro, de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 9:00 às 12:00h – 13:00 às 17:00h
 
O valor da inscrição é de R$ 60 para os cargos de nível Superior, R$ 40 para os cargos de nível Médio/Técnico e R$ 30 para os cargos de Ensino Fundamental.
 
Provas
A Prova Objetiva será aplicada na data prevista de 06 de outubro de 2013, devendo os inscritos acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site de inscrição.
 
Dependendo do cargo pretendido, os candidatos ainda poderão passar por outras fases de seleção, lembrando que todas as avaliações serão realizadas em princípio na cidade de Vassouras/RJ.
 
O prazo de validade do concurso e do processo seletivo será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação dos respectivos resultados finais, podendo ser prorrogados, uma vez, por igual período.

CISDESTE - MG abre vagas

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde para gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (CISDESTE), divulgou edital de processo seletivo nº. 01/2013, destinado a contratação temporária de pessoal para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. São ofertadas 374 vagas, mais cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com carga horária de 24 ou 40 horas semanais e remuneração de até R$ 5.039,00.
 
Cargos
Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Condutor Socorrista, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo e Médico (Intervencionista e Regulador). Do total de vagas oferecidas, serão reservadas 5% a pessoas com deficiência.
 
Inscrição
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.gestaodeconcursos.com.br, até às 19:00 do dia 22 de setembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental e médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 90,00 e 120,00.
 
Prova
O processo seletivo será composto de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 13 de outubro de 2013, nas cidades de Juiz de Fora e Muriaé, em locais e horários a serem divulgados no Comprovante Definitivo de Inscrição, até 5 dias antes da data de realização das provas, no endereço eletrônico de inscrição (www.gestaodeconcursos.com.br).
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 15 de outubro de 2013.
 
A documentação referente a prova de títulos deverá ser entregue diretamente pelo candidato ou por terceiro, no prazo de 02 dias úteis, contados da data de disponibilização no endereço eletrônico de inscrição do resultado da análise dos recursos contra a totalização dos pontos na prova objetiva, em um dos seguintes endereços:
 
Gerência de Concursos da FUNDEP, situada na Av. Presidente Antônio Carlos, n. 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte-MG (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram – portão 2), das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 16h30min;

Na Superintendência Regional de Saúde – SRS, em Juiz de Fora, Av. dos Andradas, nº222, Centro, Juiz de Fora, Minas Gerais no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 17h (exceto sábados, domingos e feriados);

No Grande Hotel de Muriaé, Praça João Pinheiro, s/n, Centro, Muriaé, no horário das 9h às 11h30min ou das 13h30min às 17h (exceto sábados, domingos e feriados).
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do CISDESTE.

CODAP - MG realiza processo seletivo

No estado de Minas Gerais, o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) publicou edital nº. 002/2013 de processo seletivo para contratação de 07 profissionais por prazo determinado para suprir necessidade temporária da sede administrativa do Consórcio e da Defesa Civil Regional do Alto Paraopeba.  A remuneração será de até R$ 1.200,00 em jornada de 40 horas semanais.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais e Agente Comunitário da Defesa Civil.
 
As inscrições serão recebidas na sede do CODAP, situada na Avenida Professor Manoel Martins, nº 636, bairro Campo Alegre, município de Conselheiro Lafaiete, até o dia 06 de setembro de 2013, das 09h às 17h.
 
O processo seletivo observará os seguintes critérios: prova de conhecimentos, entrevista e análise de curricullum (Agente Comunitário da Defesa Civil). A prova de conhecimentos será realizada provavelmente no dia 08 de setembro de 2013, na sede da Escola Técnica Os Padres do Trabalho, situada à Rua Padre Teófilo Reyn, nº 441, bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete, de 09 horas às 11 horas.
 
O resultado da prova de conhecimentos será divulgado no site do CODAP (http://www.altoparaopeba.mg.gov.br/) e no quadro de avisos afixado na sede do Consórcio, a partir do dia 09 de setembro de 2013.
 
As entrevistas serão realizadas na sede do CODAP, na data provável de 11 de setembro de 2013, das 10:00 às 19:00 e, se necessário, no dia 13 de setembro de 2013, de 10 horas às 18 horas neste mesmo local.
 
O currículo e respectivos documentos comprobatórios deverão ser entregues no ato da entrevista, não sendo aceitas entregas posteriores.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Diretoria do CODAP.

Prefeitura de Brusque - SC realiza processo seletivo

A administração pública do município de Brusque, no estado de Santa Catarina, lançou os editais nº 26, 27 e 28/2013 de processo seletivo para formação de cadastro reserva de profissionais de nível fundamental. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 1.489,03. 
 
As oportunidades são para Servente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Especiais, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Consultório Odontológico. A inscrição poderá ser realizada até 27 de setembro de 2013, na Secretaria de Saúde, setor de Recursos Humanos, localizado na rua Germano Schaefer, 4º andar, Centro.
 
Os processos seletivos regidos pelos editais 26 e 28/2013 serão realizados por meio de prova escrita, com data prevista para o dia 29 de setembro de 2013. Já a seleção dos candidatos inscritos para o processo seletivo 27/2013 será realizada mediante análise curricular. 
 
As listagens dos aprovados serão divulgadas em 02 de outubro de 2013, através do site da Prefeitura Municipal de Brusque, no endereço eletrônico: www.brusque.sc.gov.br, bem como em listas afixadas no mural da Prefeitura.

Prefeitura de São Tiago - MG lança edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital n° 015/2013 de processo seletivo da Prefeitura de São Tiago, no estado de Minas Gerais. A seleção destina-se à contratação de 01 vaga para o cargo de médico clinico geral para atender no distrito de Mercês de Água Limpa. O salário é de R$ 8.000,00, por jornada de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Ministro Gabriel Passos, nº. 681, até o dia 20 de setembro de 2013, das 12h30 às 17h30.

O certame se dará por meio de análise curricular que avaliará a escolaridade, experiência profissional e especialização.

Prefeitura de Serra - ES promove processo seletivo

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, divulgou o edital Nº 005/2013 de processo seletivo, com intuito de preencher 27 vagas para o cargo de Médico, além de formar cadastro reserva.
 
As vagas estão distribuídas entre as funções de Médico Clínico Geral (Diarista), Médico do Programa Saúde da Família, Pediatra (Diarista e Plantonista), Neonatologista (Plantonista), Psiquiatra, Ginecologista Obstetra (Diarista e Plantonista) e Infectologista (Diarista), com remuneração de até R$ 9.427,43, acrescida de benefícios. A jornada de trabalho pode ser de 20 ou 40 horas semanais.
 
Para realizar a inscrição, o interessado deve comparecer à Superintendência de Recursos Humanos, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5416, Portal de Jacaraípe, Serra - ES, no período de 09 a 17 de setembro de 2013. As inscrições também poderão ser encaminhadas via SEDEX à Secretaria Municipal de Saúde de Serra.
 
O certame será realizado em etapa única, por meio de avaliação de títulos. 

Bayer investe em site e aplicativo gratuitos para diabéticos

“Portal Diabetes” possui conteúdo desenvolvido por médicos especialistas e aplicativo permite que o usuário registre informações, tais como os seus índices de glicemia e a contagem de carboidratos consumidos
 
Bayer lança “Portal Diabetes” com conteúdo desenvolvido por médicos especialistas e pacientes, elaborado em linguagem prática e de fácil entendimento.

O acesso é irrestrito, sem necessidade de cadastramento prévio.
 
O site oferece loja virtual, que possibilita a conveniência de adquirir monitores de glicose e acessórios de produtos da marca.
 
Outra tecnologia que auxilia as pessoas com diabetes é o aplicativo (app) GlicoCare.

O aplicativo transforma aparelhos IOS (iPhone e iPad) e Androids em ferramentas auxiliares para o controle do diabetes.

O App é gratuito e permite que o usuário registre informações, tais como os seus índices de glicemia e a contagem de carboidratos consumidos, além de consultar dicas de saúde.
 
O aplicativo pode ser baixado na App Store e no Google Play.
 
SaudeWeb

Aposentados poderão comprar remédios a preço de custo

PLS 181/2010 pode ser votada nesta quarta-feira (4). Farmácias poderão abater diferença de preço da base de cálculo do Imposto de Renda
 
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode votar nesta quarta-feira (4) projeto de lei que autoriza farmácias e drogarias a venderem remédios a preço de custo a aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social. De acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 181/2010, os estabelecimentos poderão lançar a diferença do valor como despesa operacional e deduzi-la da base de cálculo do Imposto de Renda.
 
A medida beneficia quem comprove ser, ao mesmo tempo, aposentado pela Previdência Social, portador de doença crônica grave, usuário contínuo do medicamento que pretende adquirir e usuário de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A lista de medicamentos que poderão ser vendidos será definida pelo Ministério da Saúde, segundo critérios técnicos e estatísticos, que considerarão a prevalência de doenças na população de idosos, em benefício de portadores de doenças crônicas graves e usuários contínuos dos medicamentos e do SUS.
 
Autor da proposta, o senador licenciado Marcelo Crivella argumenta, na justificação do projeto, que esse tipo de desconto já é oferecido pela maioria das farmácias e drogarias como mecanismo de fidelização desses pacientes. Para ele, isso é uma evidência de que o preço dos medicamentos no comércio varejista pode ser reduzido sem grandes perdas financeiras para as empresas.
 
A matéria, que tem voto favorável da relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se for aprovada pela CAS e não houver recurso para que seja analisada em Plenário, seguirá para a Câmara dos Deputados.
 
SaudeWeb

Acreditação: preparação para o crescimento sustentado

O que acontece depois que o selo é conquistado? Como manter o engajamento e o padrão de qualidade dos serviços?
 
Buscar um diferencial competitivo, aumentar a segurança e a qualidade, criar protocolos e padronizar áreas estão entre os benefícios procurados pelas instituições que entram em processo de acreditação.
 
 
No período da certificação, estas organizações engajam e treinam suas equipes, escrevem seus processos e até mesmo fazem mudanças em sua estrutura física. Mas o que acontece depois que o selo é conquistado? O que fazer para manter o engajamento e o mesmo padrão de serviços?
 
Em parceria com a revista Melhores Práticas, a IT Mídia propõe, durante o Saúde Business Forum 2013, a mesa redonda: “Acreditação – como monitorar, sensibilizar e comunicar equipes para obter resultados duradouros?”.
 
Apresentada pela diretora de qualidade assistencial da Rede D’Or, Helidea Lima, que também foi Subsecretaria de Politicas e Ações de Saúde de Minas Gerais, a discussão pretende ajudar os convidados a desenvolverem um “termômetro” para sentir como anda o engajamento das equipes e identificar os obstáculos à adoção dos processos e protocolos da acreditação.
 
SaudeWeb

Hospital de São Paulo faz exame em contêiner para reduzir fila

Atualmente, a média de espera por um procedimento pode chegar
a 415 dias, no caso do exame de eletroneuromiograma
Batizado de Hora Certa Móvel, o projeto consiste na contratação de uma entidade para realizar 215 mil exames nos próximos seis meses. Os procedimentos serão feitos em uma carreta, contêineres e uma van. “Não tem como vencer a fila da saúde com as estruturas atuais. E como construir um hospital demora anos, montamos no estacionamento os laboratórios móveis”, disse o prefeito.

A carreta tem 15 metros de comprimento. No local, é possível fazer o atendimento de até cinco especialidades. O veículo tem quatro salas de atendimento com equipamentos de diagnóstico, duas áreas de espera, banheiros e elevador. Já nos contêineres há duas salas.

A entidade contratada para o trabalho foi o Centro de Integração de Educação e Saúde. A Prefeitura vai pagar R$ 15,8 milhões pelo serviço. A média de valor por exame é de R$ 71. O contrato atual é de seis meses, renovável por um ano. Segundo a administração municipal, o objetivo é inaugurar estruturas similares nas zonas norte e sul.

Atualmente, a média de espera por um procedimento pode chegar a 415 dias, no caso do exame de eletroneuromiograma (análise de nervos e músculos). Em alguns casos, como na mamografia, a demora pode ser fatal. Hoje, há 14.557 pedidos para fazer o exame e a espera média é de 86 dias. “Já houve diagnóstico de pessoas que terão de passar por uma cirurgia para extirpar tumor. Imagine se essa pessoa continuasse na fila o que poderia acontecer”, disse Haddad.
 
Estado de Minas

Dengue faz fêmea do mosquito ficar três vezes mais sedenta de sangue

Mosquito fêmea do Aedes aegypti
A infecção pelo vírus da dengue faz os mosquitos ficarem até três vezes mais sedentos de sangue do que o normal. A conclusão é de uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio. Por outro lado, o vírus prejudica as atividades do mosquito ao causar problemas de coordenação motora.
 
O comportamento alimentar de duzentas fêmeas do Aedes aegypti infectadas com o tipo 2 da dengue, um dos mais comuns no Brasil, foi observado pelo biólogo Gabriel Sylvestre para uma dissertação de mestrado.
 
Os testes foram feitos com as fêmeas porque só elas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos. Os machos ingerem substâncias vegetais e açucaradas.
 
O trabalho da Fiocruz trouxe evidências de que, assim como os seres humanos sentem dores e cansaço quando infectados, os mosquitos também sofrem impacto negativo com o vírus. Mas, apesar disso, ficam mais ávidos por sangue.
 
"Essa avidez por sangue acontece em frações de segundo e está ligada à hiperatividade provocada pelo vírus a partir da primeira alimentação. Isso preocupa porque, quanto mais sedento por uma fonte sanguínea, maior a chance de a doença ser disseminada", disse Sylvestre.
 
De acordo com o pesquisador, o aumento da avidez pode ser fruto de modificações fisiológicas provocadas pelo vírus, que se propaga por todo o corpo do mosquito: cabeça, patas, asa, ovários, corpo gorduroso e músculos.
 
Segundo o pesquisador Rafael Freitas, do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz, orientador de Sylvestre, outro impacto negativo, identificado pela primeira vez, é o tempo maior que a fêmea infectada leva para encontrar alimentos e sugar o sangue. "Ao demorar mais na localização e na alimentação [com o tempo de ingestão de sangue mais longo], a fêmea se torna mais vulnerável às ações de defesa do hospedeiro [ou seja, ao combate ao mosquito em geral] ", diz.
 
O fenômeno pode ajudar a ciência a entender por que a dengue é, hoje, a doença transmitida por mosquitos que se espalha mais rapidamente pelo mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No início do ano, o estudo foi publicado na revista científica de acesso livre "PLoS One".
 
"Quanto mais descobertas sobre as fraquezas do Aedes, mais estratégias inovadoras podem ser desenvolvidas para combatê-lo", afirma Sylvestre.
 
Levantamento feito por Freitas, aponta ainda que a longevidade do inseto infectado chega a diminuir pela metade. Em média, a fêmea não contaminada vive 30 dias. Já a infectada vive por 15 dias.
 
É comum que as fêmeas infectadas não coloquem ovos. No entanto, quando o fazem, depositam cerca de 60% menos ovos do que as não infectadas, mostrando um importante prejuízo na capacidade de reprodução.
 
Folhaonline

Alimentação saudável pode ser acessível, explica nutricionista

Alimentação saudável pode ser acessível, explica nutricionista Naomi Kuwashima/Stock.Xchng
Alimentação saudável é saborosa, variada, colorida, acessível do
 ponto de vista físico e financeiro          
Pesquisa divulgada na última semana pelo Ministério da Saúde mostra que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal
 
Ter uma alimentação saudável é sonho de muitos brasileiros, mas eles esbarram na crença de que comer bem significa gastar bastante dinheiro. Porém, pequenas mudanças nos hábitos diários podem melhorar a qualidade de vida sem comprometer o bolso, segundo Kênia Mara Baiocchi, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília.

— A gente precisa quebrar alguns paradigmas. Alimentação saudável pode ser cara e pode não ser, depende das escolhas. É claro que kiwi, pêssego, ameixa, cereja e lichia são alimentos saudáveis e muito caros. Mas a banana, a laranja, o abacaxi e a melancia não são caros — explica.

A vida moderna trouxe o estresse, a falta de tempo e o sedentarismo, mas é possível se manter saudável nesse ambiente que Kênia define como obesogênico. Uma pesquisa divulgada na última semana pelo Ministério da Saúde mostra que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal.

— A alimentação fora de casa é uma realidade, cada vez mais a gente tem que recorrer ao almoço fora de casa. Muita gente recorre ao self-service. Aí está o trabalho de educação ou reeducação, quando é o caso — diz.

Uma alimentação saudável, para o Ministério da Saúde, é, em termos gerais, saborosa, variada, colorida, acessível do ponto de vista físico e financeiro, equilibrada em quantidade e qualidade e segura sanitariamente. Mas essa alimentação ainda tem que ser adotada por parte dos brasileiros. O levantamento mostra que apenas 22,7% da população consome a quantidade recomendada de frutas e verduras – cinco ou mais porções por dia em pelo menos cinco dias na semana.

Além disso, foi observado o consumo excessivo de alimentos prejudiciais à saúde na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Apesar de os brasileiros ingerirem a quantidade necessária de proteína, há um consumo excessivo de açúcares em 61% da população e de gorduras saturadas em 82%. Os brasileiros também exageram no sal. O consumo diário no país é 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é cinco gramas.

Os maus hábitos alimentares provocam outros problemas além do excesso de peso, como pressão alta, colesterol alto e diabetes.
 
Agência Brasil

Fique atento a problemas de audição em bebês e crianças

Fique atento a problemas de audição em bebês e crianças Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS
Teste da orelhinha deve ser feito em todo recém-nascido
Eles não conseguem falar, mas podem emitir sinais de que não andam escutando bem
 
Ainda que não consigam se expressar com palavras, os bebês têm maneiras de interagir com os adultos ao redor. Se escutam a voz dos pais ou mesmo um barulho um pouco mais alto, é normal que eles direcionem o olhar para saber o que está acontecendo. Quando aprendem as primeiras palavras, também é comum que a pronúncia de algumas não seja impecável. Mas, se o bebê parece alheio ou se a criança pequena fala de uma maneira muito distante da correta, pode tratar-se de um problema auditivo. Nesses casos, deve-se procurar ajuda profissional, indica a fonoaudióloga Marcella Vidal.

Há vários fatores, além do genético, que fazem com que uma criança desenvolva problemas auditivos: do uso de antibióticos à perda de oxigênio durante o parto, por exemplo. O importante, segundo Marcella, é descobrir o mais rápido possível.

Assim que nasce, toda criança deve fazer o teste da orelhinha, uma triagem auditiva neonatal universal. Não invasivo, o teste é indolor e feito quando a criança está dormindo. Os médicos introduzem uma pequena sonda na orelha da criança. Com equipamentos específicos, evoca estímulos sonoros e verifica como o sistema auditivo interno responde. Se algo for detectado, a criança é encaminhada para exames complementares.

Uma vez que a orelha interna das crianças ainda é muito imatura, qualquer tipo de estímulo excessivo tende a ser prejudicial. Brinquedos que emitem sons, por exemplo, precisam ser avaliados com cuidado.

— É importante, no momento da compra, verificar as informações da caixa. Para os adultos, o som pode não ser agressivo, mas, para um bebê que está em fase de desenvolvimento auditivo, pode causar problemas, especialmente se essa criança tiver predisposição — diz Marcella.

No futuro, um problema auditivo não tratado pode ter reflexos diretos no desenvolvimento dos pequenos. Ocorrem alterações na fala e, consequentemente, no convívio social.

— Se ela não escuta direito, não reproduz. Isso afeta a qualidade de vida e o desempenho escolar, já que ela vai ter dificuldade para aprender a ler e a acompanhar a turma.
 
Correio Braziliense