Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Seis formas de reduzir o consumo de cafeína no dia a dia

Sete maneiras de reduzir o consumo de cafeína
Quando a substância prejudica seu corpo, a melhor pedida é reduzir doses
 
Café, chá preto, chá verde, chá mate e chocolate têm em comum a presença de cafeína, uma substância antioxidante com efeito estimulante. E para a nossa sorte, esse componente traz diversos benefícios para a nossa saúde, como acelerar o ganho de massa muscular, ajudar a prevenir depressão e até a conservar a memória.
 
Mas qual a dose certa da substância? De acordo com os especialistas, a quantidade máxima recomendada por dia é de 300 a 400mg de cafeína, equivalentes a três ou quatro xícaras médias de café coado. Entretanto, pessoas que ingerem quantidades acima da recomendada, mas não sentem os efeitos do excesso de cafeína no corpo - como tremedeira, dores de cabeça e insônia - pouco precisam se importar em extrapolar esses níveis.
 
"Isso porque a cafeína não traz grandes malefícios ao nosso organismo além de interferir na absorção do cálcio, mas isso só se ela for consumida junto com uma fonte do nutriente", explica o nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia.
 
O especialista explica que as pessoas têm níveis diferentes de tolerância à cafeína, e que a iniciativa de moderar ou não o consumo deve ser uma escolha pessoal, seja pelos sintomas ou por espontânea vontade.
 
Se você acha que está exagerando no consumo e que isso prejudica seu rendimento de alguma forma, siga essas dicas para diminuir os níveis de cafeína da dieta sem precisar corta o cafezinho: 
 
várias xícaras - Foto Getty ImagesReduza de forma gradual
Não adianta cortar toda a cafeína do cardápio da noite para o dia e achar que vai dar certo, principalmente para quem já criou uma dependência. "Isso só irá deixar a pessoa com sintomas de abstinência, podendo inclusive interferir em seu rendimento no trabalho, a deixando mais desatenta e estressada", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia. Fora que a cafeína é uma substância benéfica para a saúde e não precisa ser deixada de lado, salvo com orientação. Mas se você exagera, experimente tirar a substância ao poucos e estabelecer um objetivo - se a meta e passar de 20 xícaras para 10 por dia, vá reduzindo uma por dia que no final você provavelmente nem irá sentir tanta falta 
 
mulher tomando café coado - Foto Getty ImagesTroque pela versão coada
A diferença na quantidade de cafeína de um para o outro pode ser pequena (75 a 120 mg no normal e 75 a 170 mg para o expresso em porções de 100 ml), mas na prática a redução é maior do que aparenta. Para uma pessoa que bebe, em média, cinco xícaras de café expresso com 170 mg de cafeína a porção, no final do dia ela terá ingerido 850 mg de cafeína só com a bebida. Se ela optar por uma versão coada com 120 mg de cafeína a porção, seu consumo cai para 600 mg por dia. Resumindo: dar uma chance ao café mais fraquinho ajuda a manter o hábito e deixa a tremedeira longe. "Quem gosta do café expresso ou só tem essa versão disponível para beber no dia a dia pode aumentar a quantidade de água do copo, reduzindo o consumo de cafeína", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.  
 
grãos de café - Foto: Getty ImagesDê uma chance ao descafeinado
Enquanto 100 ml de café normal tem, em média, de 75 a 120 mg de cafeína, o descafeinado tem entre 1 mg e 100 mg da substância, afirma o nutrólogo José. Obviamente que o preço a se pagar está no sabor ? a versão com menos cafeína não tem exatamente o mesmo gosto de um café coado, mas não deixa de ser uma opção para quem procura reduzir o consumo. Uma dica pode ser tomar o café normal quando o benefício da cafeína pode ser aproveitado, como para manter a concentração ou acordar melhor de manhã, e passar para o descafeinado em outros momentos do dia. ?É importante não trocar todo o café do dia pelo descafeinado de uma vez, sob o risco de ter uma abstinência?, explica o nutrólogo Roberto.
 
capuccino - Foto: Getty ImagesMisture com outras coisas
Mate com leite, café com chocolate, um cappuccino... Essas e outras opções reduzem o consumo de cafeína sem retirar a substância por completo da dieta - com um bônus de variar o cardápio e explorar novos sabores. A lógica aqui é muito simples: pense que ao tomar 200 ml de mate com leite em vez de apenas a erva, sendo uma proporção equivalente entre as duas bebidas, você já reduziu a cafeína daquele copo pela metade. "Busque combinações de sua preferência e faça as contas no final do dia", diz o nutrólogo Roberto. Mas vale lembrar que a cafeína prejudica a absorção de cálcio no organismo. Quem é fã da famosa dupla café com leite, fonte do mineral, precisa necessariamente buscar outras fontes de cálcio na alimentação. 
 
homem olhando um rótulo de sorvete - Foto: Getty ImagesEstude os rótulos
Ao pensar em cafeína logo nos lembramos do café ou mesmo dos chás, mas eles não são as únicas fontes desse nutriente em nosso prato. "Refrigerantes à base de cola, chocolate e energéticos são outros alimentos ricos na substância, mesmo que em menores quantidades", afirma o nutrólogo José. Ele afirma que o último é uma ameaça maior, por conter além da cafeína outras substâncias que não são benéficas para o organismo, principalmente se consumidas acompanhadas de bebidas alcoólicas. A dupla energético e álcool provoca aumento da adrenalina, palpitações, suor e, dependendo da quantidade ingerida, desidratação. "Entre os refrigerantes à base de cola, a versão diet é que tem mais cafeína (46 mg por lata, contra 36-40 do normal)", diz o especialista.  
 
sucos - Foto: Getty ImagesAlterne com bebidas sem cafeína
Uma boa pedida para quem está pensando em reduzir o consumo é ingerir bebidas sem cafeína no lugar da xícara de café ou do chá. Claro que não é necessário cortar 100% dessas bebidas da dieta, mas trocar oito xícaras por cinco mais três copos de água ou suco ajuda não só a reduzir a cafeína, como também a aumentar a ingestão de líquidos do dia.  
 
Minha Vida

Hiperglicemia pode aumentar risco de demência mesmo em quem não tem diabetes

Hiperglicemia pode aumentar o risco de demênciaAltos níveis de açúcar no sangue são perigosos até para pessoas saudáveis, diz estudo
 
A diabetes é um fator de risco para a demência, e estudo anteriores já mostraram que a hipoglicemia em pessoas com a doença também pode aumentar o risco do problema. Agora, pesquisadores da University of Washington, da Harvard Medical School e da Harvard School of Public Health - todas dos Estados Unidos - descobriram que altos níveis de glicose no sangue estão relacionados com maior incidência de demência mesmo em pessoas que não tem diabetes.

Os cientistas acompanharam 2.067 participantes (839 homens e 1.228 mulheres) sem demência com idade média de 76 anos, sendo que 232 participantes tinham diabetes e 1835 não sofriam com a doença. Foram feitas 35.264 medições clínicas de níveis de glicose e 10.208 medições dos níveis de hemoglobina glicada durante uma média de 6,8 anos de acompanhamento. Fatores como sexo, nível educacional, prática de exercícios, pressão arterial, tabagismo e risco de doenças cardiovasculares foram levados em conta.

Durante o estudo, 524 participantes desenvolveram demência (74 com diabetes e 450 sem). Entre os participantes sem diabetes, níveis de glicose médios mais elevados nos últimos cinco anos foram relacionados a um risco aumentado de demência em comparação com aqueles que tinham níveis ajustados. Entre os participantes com diabetes, os níveis de glicose médios mais elevados também foram relacionados a um risco aumentado de demência.

Segundo os autores, os resultados sugerem que os níveis de glicose mais elevados podem ser um fator de risco para a demência, mesmo entre as pessoas sem diabetes. Dessa forma, é importante manter o monitoramento da glicose nos check-ups médicos e procurar manter seus níveis sempre dentro da normalidade.

Sete estratégias para reduzir o açúcar do seu cardápio
Para reduzir a glicose circulante no sangue, a principal estratégia é reduzir o consumo de açúcar e alimentos refinados.
 
Confira as principais medidas recomendadas por nutricionistas para não ultrapassar a recomendação diária de açúcar, que é de 200 calorias em uma dieta de 2.000 calorias por dia:

Refrigerante - Foto Getty ImagesCorte o refrigerante
"Abolir o refrigerante da alimentação é a primeira e mais eficiente medida para reduzir o consumo de açúcar", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. Segundo a profissional, beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de um quilo de açúcar no fim do mês. Também devem ser evitados sucos de caixinha, que, apesar do nome, tem mais conservantes, açúcar e corante do que suco, de fato. "Para matar a sede, nada melhor do que água, sucos naturais diluídos ou isotônicos, quando se estiver praticando exercícios", complementa.
 
Frutas - Foto Getty ImagesEscolha frutas como sobremesa durante a semana
Embora não sejam tão atraentes quanto uma torta de morango ou uma barra de chocolate, frutas são sempre a melhor opção de sobremesa no dia a dia, aponta a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. "Abacaxi e mamão, fontes das enzimas bromelina e papaína, respectivamente, são as mais indicadas para quem tem problemas digestivos já que elas facilitam o processo", explica. Como regra geral, entretanto, escolha as frutas que mais gosta e, claro, não adicione açúcar. Para não precisar passar vontade em festas de aniversário e outros eventos, vale escolher um único dia da semana para consumir variedades mais calóricas.
 
Alimentos processados - Foto Getty ImagesEvite alimentos processados
O gosto salgado dos alimentos processados, como a salsicha, esconde a quantidade exorbitante de açúcar que eles contêm. "A aparência atraente e brilhante se dá graças ao açúcar, que forma uma espécie de calda em volta deles", alerta a nutricionista Amanda. Segundo ela, o açúcar também é bastante usado como conservante de alimentos. Para parecerem mais saudáveis, portanto, alguns produtos que adotam a estratégia anunciam serem livres de conservante, como se o açúcar fosse apenas mais um ingrediente de sua composição. Por isso, leia atentamente os rótulos e não se deixe enganar pelas propagandas.
 
Açúcar - Foto Getty ImagesManeire nas colheradas de açúcar
Algumas pessoas não são muito aficionadas por doces, mas não abdicam de um bom cafezinho e, sempre, com açúcar. No fim do dia, entretanto, todo aquele açúcar adicionado ao café, chás e outras bebidas pode resultar em um verdadeiro perigo para a saúde. Neste caso, reduza a ingestão da bebida ou ainda tente se acostumar ao seu sabor original. "Nosso paladar se adapta a determinados sabores e tende a rejeitar o que é diferente, por isso, reeduque-se para conhecer o verdadeiro gosto dos alimentos que, com o tempo, você começa a apreciar", recomenda a nutricionista Maria Fernanda. Uma dica é diminuir a adição de açúcar aos poucos para acostumar o paladar. Se usa três colheres de chá para adoçar o café, corte para duas e assim por diante até chegar a quantidade mínima.
 
Chiclete - Foto Getty ImagesEngane a vontade com chiclete sem açúcar
Se mesmo comendo uma fruta depois do almoço não foi possível matar a vontade de comer algo doce, faça mais uma tentativa mascando chiclete sem açúcar. O sabor e a mastigação acabam enganando o desejo em muitas pessoas. "Só não é recomendado mascar chiclete de estômago vazio, pois isso leva à produção de ácido gástrico no estômago que, se estiver vazio, pode desencadear uma gastrite", explica a nutricionista Amanda.
 
Fast-food - Foto Getty ImagesDiminua o consumo de fast-food
Mesmo evitando as opções industrializadas, nem sempre é possível conseguir uma refeição realmente saudável em um fast-food. Em alguns lugares, até mesmo a salada pode conter açúcar em função dos molhos que carregam. Além disso, dificilmente as lanchonetes têm à disposição temperos naturais. Para completar, a bebida que acompanha a refeição costuma ser suco de caixinha ou refrigerante, que, como mostrado, são riquíssimos em açúcar.
 
Almoço em família - Foto Getty ImagesPriorize refeições em casa
Mesmo comendo em restaurantes que preparam a comida na hora, não é possível saber quais alimentos levam açúcar e em que quantidade. Por isso, dê sempre preferência a comer em sua própria casa, onde você pode ter maior controle, principalmente quando você cozinha. "Não se esqueça de usar temperos naturais e buscar produtos o mais naturais possível", recomenda a nutricionista Maria Fernanda.
 
Minha Vida

Nova técnica criada no Reino Unido pode beneficiar pacientes hipertensos

Depois de aplicar o método com sucesso em ratos, os pesquisadores iniciam testes com humanos
 
Fator de risco grave para ataques cardíacos e uma série de outros problemas, a hipertensão, ou pressão alta, muitas vezes pode ser controlada por meio de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Entretanto, muitos pacientes que sofrem com a doença não conseguem ter melhoras com essas medidas.
 
Nesses casos, uma das alternativas é a técnica conhecida como denervação renal, na qual um cateter é utilizado para criar lesões nos nervos dos rins, o que ajuda no controle da pressão sanguínea.
 
O problema é que os resultados não são garantidos, o que torna a eficácia do procedimento um tanto limitada. Agora, especialistas do Reino Unido apresentam um tipo de intervenção que tem o potencial de obter melhores resultados.

Testada, por enquanto, apenas em ratos, a nova técnica age de forma parecida sobre os nervos do corpo carotídeo, conjunto de quimioreceptores e células localizado no pescoço, próximo à artéria carótida interna, que regula os níveis de oxigênio no sangue e também modula a pressão do sangue.
 
Os autores do método estão entusiasmados com os resultados obtidos em animais e já se preparam para testá-lo em humanos. Eles esperam que ele seja mais eficiente que a alternativa existente hoje, podendo levar alguns pacientes até mesmo a deixarem de usar medicamentos anti-hipertensivos.

A denervação do corpo carotídeo foi apresentado na edição desta semana da revista Nature Communications. No artigo, especialistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostram como conseguiram reverter a hipertensão em camundongos.
 
Os animais foram dopados e depois tiveram a área localizada no pescoço lesionada por um processo não invasivo, chamado ablação (uso de ondas de radiofrequência para bombardear determinada área). Após um período de recuperação, os ratos foram avaliados. A normalização da pressão foi constatada, e os resultados positivos persistiram por um longo período.
 
Correio Braziliense

Cuidados contra o câncer podem começar no teste do pezinho

Kit criado na Unicamp detecta a mutação que provoca o surgimento de vários tipos de câncer em um mesmo paciente. Mais rápido e barato, o procedimento poderá ser incluído no exame de rastreamento que é obrigatório em recém-nascidos
 
 
A possibilidade de mapear, na primeira infância, mutações hereditárias que podem desencadear cânceres pode estar perto de ser uma realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é a intenção de um grupo de pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), que desenvolveu um kit para a detecção de mutação genética ligada à doença.
 
A nova tecnologia poderá ser integrada ao teste do pezinho e ajudar os oncologistas a detectar as doenças ligadas à síndrome de Li-Fraumeni — caracterizada pela ocorrência de vários tumores em um mesmo paciente — antes mesmo de elas se manifestarem.

O projeto foi desenvolvido no Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico especializado em oncologia e hematologia pediátrica. A tecnologia possibilita a rápida identificação da mutação R337H do gene TP53 e em grande escala.
 
A alteração está ligada à síndrome de Li-Fraumeni, condição hereditária rara caracterizada pelo aparecimento de vários tumores em uma única pessoa. “Pelo menos 70% dos casos de câncer são de origem esporádica e aparecem quando a pessoa está mais velha, aos 60 ou 70 anos. Mas, quando a mutação está presente também nas células sexuais dos pais, o bebê pode nascer com todas as células do corpo portadoras da mutação”, explica Antônio Abílio Pereira da Santa Rosa, oncogeneticista do Hospital Federal de Bonsucesso e da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.
 
Correio Braziliense

Epidemia de diabetes faz soar alerta sanitário na China

Proporção de pessoas com pré-diabetes alcançou 50% dos adultos chineses
 
A China sofre uma epidemia de diabetes, doença que afeta quase 12% da população adulta, uma incidência 10 vezes maior do que há 30 anos, segundo estudo publicado nesta terça-feira (3), nos Estados Unidos e que fez soar um alerta sanitário.
 
Os autores do informe, entre eles o doutor Xu Yu, da Universidade de Xangai, advertem que "estas estatísticas sugerem que a diabetes tipo 2 ou adulta pode ter alcançado a situação de alerta na população chinesa".
 
Os especialistas destacam "a possibilidade de curto prazo de uma epidemia com complicações associadas a doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e disfunção real crônica, e sem recursos nacionais para enfrentá-la".
 
A proporção de pessoas com pré-diabetes alcançou 50% dos adultos chineses.
 
— A prevalência de diabetes aumentou significativamente nas últimas décadas na China até chegar a quase 12% dos adultos em 2010. Esta prevalência era inferior a 1% em 1980, chegando a 2,5% em 1994 e a 5,5% no período 2000-2001, antes de quase dobrar em 2007, com 9,7%.
 
A influência do desenvolvimento econômico
Nesta última pesquisa, os autores mediram a concentração de glicose no sangue de uma amostra de 98.658 adultos chineses representativos da população geral em 2010.
 
A prevalência de diabetes foi estimada em 11,6% dos adultos do país, maior nos homens (12,1%) do que nas mulheres (11%). A prevalência dos novos casos diagnosticados situou-se em 8,1% no mesmo período.
 
A frequência da diabetes foi maior nas regiões urbanas, tanto para homens quanto para mulheres, afirmaram os cientistas.
 
O número de casos de diabetes aumentou com a idade em ambos os sexos, nos homens entre os maiores de 50 anos, e nas mulheres entre as maiores de 60.
 
Por outro lado, a prevalência da doença, assim como o sobrepeso e a obesidade, aumentou com o desenvolvimento econômico, destacaram os cientistas.
 
Eles também ressaltaram que a proporção de pessoas que sabiam sofrer de diabetes foi de 30,1% da população em geral, dos quais só 25,8% recebiam tratamento. Neste grupo, apenas 39,7% efetivamente controlavam a taxa de açúcar no sangue.
 
"Um desafio social"
Em editorial que acompanha este estudo clínico publicado no JAMA, a doutora Juliana C.N. Chan, da Universidade Chinesa de Hong Kong, descreve a diabetes como "um desafio social e para o sistema de saúde complexo, pois resulta de outras interações genéticas e ambientais".
 
— A rápida modernização criou um ambiente propício para a obesidade, caracterizado pela abundância de alimentos, a falta de atividade física e o estresse psicológico.
 
Nos Estados Unidos, onde um terço dos adultos é obeso, a diabetes também tem proporções epidêmicas: 8,3% da população ou 25,8 milhões de pessoas sofrem desta doença, segundo os mais recentes números oficiais, de 2010. Destes, sete milhões (27%) sabem de sua condição.
 
Além disso, 79 milhões de adultos americanos são pré-diabéticos, segundo estas estimativas.
 
O custo total dos tratamentos é calculado em US$ 174 bilhões por ano no país.
 
A mortalidade de adultos relacionada à diabetes dobrou no mundo de 1990 a 2010, atingindo 1,3 milhão de óbitos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
AFP

Sono aumenta número de células no cérebro, diz estudo

BBC
Dormir ajuda o sistema nervoso a funcionar corretamente
Dormir eleva a produção de mielina, responsável por proteger o circuito neural
 
Cientistas americanos acreditam ter descoberto mais um motivo para incentivar as pessoas a tentar ter uma boa noite de sono: dormir ajudaria a repor um tipo de célula do cérebro.
 
Segundo eles, dormir eleva a produção de células que produzem uma substância estimuladora conhecida como mielina, responsável proteger o circuito neural.
 
A pesquisa, realizada até agora somente com ratos de laboratório, poderia ajudar a entender a ação do sono na reparação e no crescimento do cérebro, além do combate à esclerose múltipla, disse a equipe de cientistas do Estado americano de Wisconsin.
 
As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Neuroscience.
 
A equipe liderada pela cientista americana Chiara Cirelli, da Universidade de Wisconsin, descobriu que a taxa de crescimento das células produtoras de mielina dobrou enquanto os ratos dormiam.
 
O aumento se deu com maior intensidade durante o período associado ao sonho — chamado de REM ou "movimento rápido dos olhos" — e foi produzido por genes.
 
Em contrapartida, genes envolvidos na morte das células e em respostas de estresse passaram a ser observados quando as cobaias foram forçadas a permanecer acordadas.
 
O motivo pelo qual os seres humanos precisam dormir intriga os cientistas há séculos. Já se sabe que uma boa noite de sono ajuda o corpo a repor as energias e garante seu bom funcionamento — mas o processo biológico que acontece durante esse período só começou a ser estudado recentemente.
 
Crescimento e reparação
Cirelli explica que "por muito tempo, os cientistas concentraram seus esforços em comparar a atividade cerebral quando estamos dormindo e quando estamos acordados".
 
— Agora, está claro que a maneira como operam outras células de apoio no sistema nervoso também muda significativamente se estivermos dormindo ou acordados.
 
Os cientistas dizem que suas descobertas indicam que a perda de sono pode agravar alguns sintomas da esclerose múltipla, doença que prejudica a produção de mielina.
 
Nela, o sistema imunológico ataca e destrói o revestimento de mielina dos neurônios e da medula e do cordão espinhal.
 
Segundo Cirelli, estudos posteriores poderão observar se o sono afeta ou não os sintomas da esclerose múltipla.
 
Ela acrescenta que sua equipe também vai examinar se a falta de sono, especialmente durante a adolescência, pode gerar efeitos nocivos de longo prazo para o cérebro.
 
De acordo com o Instituto Americano de Transtornos Neurológicos e de Acidente Vascular Cerebral, dormir ajuda o sistema nervoso a funcionar corretamente.
 
Um sono profundo coincide com a liberação do hormônio do crescimento em crianças e em jovens adultos. Muitas das células do corpo também registram elevação da produção e redução da quebra de proteínas durante esse período.
 
Dado que as proteínas ajudam o crescimento das células e a reparação dos danos causados por estresse e raios ultravioletas, uma boa noite de sono realmente pode significar o "sono da beleza", acrescenta a instituição.
 
BBC Brasil

Quem ‘sumiu’ vai ser banido do Mais Médicos

Profissionais que se inscreveram no Mais Médicos e não comparecerem ao trabalho serão excluídos, definitivamente, do programa, mesmo em fases posteriores, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Embora não tenha ainda fechado o número de desistências, Padilha afirmou que o plano será levado “até o fim” e todos os recursos serão usados para providenciar profissionais para locais desassistidos.

“Vamos buscar médicos até na China”, disse, depois de uma participação de mais de cinco horas no plenário da Câmara para discutir o programa. Padilha afirmou que a baixa adesão de profissionais brasileiros a essa etapa do programa só reforça a necessidade de se convocar profissionais vindos de outros países.

Pelo cronograma oficial, médicos inscritos na primeira fase (brasileiros e estrangeiros com diploma validado no País) deveriam ter se apresentado na segunda-feira, 2, para o início do trabalho. Levantamentos informais mostram, no entanto, que uma parte expressiva não compareceu e outra, desistiu já nos primeiros dias de trabalho.

O ministério deu uma tolerância para médicos se apresentarem ao trabalho. Mas, se preferissem, prefeituras poderiam relatar, até esta quarta-feira, 4, à noite, casos de desistência ou abandono do Mais Médicos. Com isso, voltariam a integrar a lista para preenchimento das vagas.

Editais mensais
A ideia do governo é realizar, mensalmente, editais para convocação de profissionais interessados em participar do programa Mais Médicos. Prefeituras que ainda não se inscreveram também podem fazer a inscrição nos editais mensais. Nos dois ciclos de inscrição feitos até agora, o governo registrou a adesão de 4.025 cidades. Foram solicitados 15.460 médicos. Nessa segunda etapa, 1.414 médicos brasileiros e 1.602 estrangeiros se candidataram. No primeiro ciclo, foram 1.096 brasileiros e 282 estrangeiros. Os profissionais recebem, por uma jornada semanal de 40 horas, uma bolsa no valor de R$ 10 mil, além de pagamento de despesas de moradia e alimentação.

Padilha disse não temer que a baixa adesão prejudique programa. “Estamos só no começo, há uma longa caminhada”, disse. De acordo com ele, a infraestrutura dos locais e a carga horária dos profissionais serão acompanhadas de perto. Lançado em julho, o programa é duramente criticado por entidades médicas, sobretudo pela contratação de profissionais vindos de Cuba. O recrutamento de médicos cubanos foi formalizado há duas semanas, depois da primeira etapa de inscrição de brasileiros.

Cubanos
Diante do baixo número de adesões, o governo anunciou o recrutamento de 4 mil profissionais. Dois dias depois, os primeiros 400 começaram a chegar no País. Embora a formalização tenha sido feita há duas semanas, médicos cubanos vêm se preparando para vir ao País desde o início do ano. No caso dos profissionais estrangeiros, eles passam por um curso de capacitação de três semanas. Concluída esta etapa, os cubanos serão enviados para cidades que não foram escolhidas por nenhum brasileiro.
 
Estadão

Polícia fecha banco de ossos humanos clandestino em Londrina

Ossos apreendidos durante operação do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa)
Foto: SESP
Ossos apreendidos durante operação do Núcleo de Repressão aos
 Crimes contra a Saúde (Nucrisa) 
A operação do Nucrisa teve o apoio da Angência Nacional de Vigilância Sanitária e das vigilâncias sanitárias Estadual e Municipal
 
Policiais civis do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) fecharam, terça-feira (3), banco de ossos humanos clandestino que funcionava numa casa no Jardim Cláudia, em Londrina. Dois irmãos, suspeitos de coletar e distribuir os ossos, principalmente a cabeça do fêmur, foram presos em bairros nobres da cidade.

Na casa de Kléber Barroso Cavalca, 42 anos, na Gleba Palhano, foram encontradas quatro cabeças de fêmur armazenadas de maneira irregular e sem origem comprovada. Com seu irmão, Carlo Keith Barroso Cavalca, 37 anos, não foram encontrados ossos, mas assim como Kléber, tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

A operação do Nucrisa teve o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das vigilâncias sanitárias Estadual e Municipal. Entre o material encontrado na casa do Jardim Cláudia e no apartamento de Kléber, foram recolhidos 16 cabeças de fêmur in natura, 89 frascos com pedaços de osso em bloco, 46 frascos com pedaços particulados (osso moído em liquidificador com soro fisiológico), outras sete embalagens com ossos particulados e uma embalagem com fragmentos de ossos do quadril.

A delegada-titular do Nucrisa, Samia Coser, explicou que não se sabe como o material foi retirado do doador, nem como foi feito o transporte ou armazenamento. "Encontramos cabeças de fêmur armazenadas num freezer. Para o armazenamento correto, o local deve ter no mínimo dois equipamentos para resfriamento, um com temperaturas que atinjam até menos 20 graus Celsius e outro que vá até menos 80 graus", contou a delegada. Ela informou que os pequenos frascos com ossos eram vendidos por R$ 180 e R$ 250.

Os irmãos responderão por tráfico de órgãos e tecidos, artigo 15 da Lei de Transplantes. "Eles vendiam direto para os dentistas e também para um intermediário. O material era levado para Chapecó (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e para os estados de Goiás e Mato Grosso", contou a delegada.

No Brasil, existem seis bancos de ossos legalizados. Para o gerente da Vigilância Sanitária de Londrina, Rogério Lampe, os irmão cometiam crime contra a saúde pública. "Esse material geralmente é utilizado para enxertos odontológicos. É um procedimento normal, podendo ser retirado parte do próprio fêmur da pessoa ou de um doador legal. Quando os ossos vêm de procedência duvidosa, como é este caso, as pessoas correm o risco de contrair doenças como hepatite e aids", explicou.
 
Isaude.net

Novo boletim registra mais 46 casos de gripe com três mortes no Paraná

Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná
Foto: SESA
Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná
Estado registra tendência de queda nos casos de gripe, mas ainda luta contra alta no número de mortes
 
Novo boletim da gripe no Paraná, divulgado nesta terça-feira (3), aponta uma redução no número de casos registrados nas últimas semanas, apesar da tendência de alta no número de mortes ainda prevalecer. Segundo monitoramento da Secretaria estadual da Saúde, mais três mortes foram confirmadas no Estado, elevando para 58 o número de casos fatais no estado em 2103, com novos 46 casos registrados.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirma que um dos fatores comuns entre a maioria das mortes deste ano é a busca tardia por atendimento médico. "Geralmente, isso só ocorre quando o paciente já está grave, com falta de ar, por exemplo".

Das 58 mortes registradas neste ano, 90% estão relacionadas à busca tardia ou não realização do tratamento e 62% dizem respeito a pessoas que tinham doenças crônicas pré-existentes. "Tanto os profissionais de saúde quanto os familiares devem ficar atentos aos doentes crônicos. O risco do quadro de gripe se agravar é muito maior para esse tipo de paciente", alerta o Paz.

Desde o início de julho, a Secretaria da Saúde constata uma tendência de queda no número de casos registrados semana a semana. Este comportamento da doença é comum por conta da sazonalidade do vírus Influenza, transmissor da gripe.

Atualmente circulam três subtipos virais do Influenza no Estado: Influenza A (H3N2), Influenza A (H1N1) e Influenza B. Neste ano, os dois últimos foram os que concentraram a maior parte dos casos. Antes de 2009, quando houve a pandemia da gripe, o vírus Influenza A (H3N2) era o que mais circulava.
 
Isaude.net

Vacina preventiva contra HIV não produz efeitos adversos em testes com humanos

Dr. Chil-Yong Kang que desenvolveu a vacina contra HIV
Foto: Western University
Dr. Chil-Yong Kang que desenvolveu a vacina contra HIV
A vacina é a primeira no mundo baseada no vírus morto geneticamente modificado a ser testada com êxito
 
A fase I do estudo clínico (SAV CT 01) da única vacina preventiva contra o HIV baseada no vírus morto geneticamente modificado (SAV001-H) foi concluída com êxito, sem efeitos adversos em todos os pacientes.

A vacina foi desenvolvida pelo cientista Chil-Yong Kang e sua equipe da Escola Schulich de Medicina e Odontologia, da Western University, em Ontário (Canáda), em parceria com a empresa Sumagen Canadá.

Os testes em humanos foram iniciados em março de 2012 e concluídos em agosto de 2013. A pesquisa reuniu pacientes infectados pelo HIV assintomáticos, entre 18 e 50 anos de idade. Os integrantes do estudo foram divididos em dois grupos de forma aleatória. Um dos grupos foi tratado com a nova vacina e o outro com placebo.

Os efeitos adversos após a vacinação foram registados diariamente pelos voluntários, que visitaram os locais de teste nas semanas 4, 6, 12, 18, 26 e 52 após a vacinação, passando por exames hematológicos, clínicos, exame de urina e físico.

Além da avaliação de segurança, testes para detecção de anticorpos específicos do HIV foram realizados durante todo o período de acompanhamento. De acordo com os resultados do estudo, os anticorpos contra o antígeno p24 aumentaram 64 vezes e contra o antígeno gp120 em até oito vezes, após a vacinação.

Segundo os pequisadores, o aumento dos anticorpos foram mantidos durante o período de estudo de 52 semanas. "Os índices de aumento na produção de anticorpos resultantes da vacina são encorajadores, uma vez que prevêm um sucesso do ensaio clínico humano de fase 2, que irá medir as respostas imunes," afirmou Chil-Yong Kang.

Durante a divulgação dos resultados, representantes da Sumagem afirmaram estar confiantes no desenvolvimento da SAV001-H como a primeira vacina contra o HIV preventiva em condições de salvar milhões de vidas.

Segundo Jung-Gee Cho, CEO Sumagen, "após a comprovação da segurança da vacina, seguindo os padrões da Food and Drug Administration (FDA), a equipe está preparada para dar os próximos passos em direção à Fase II e ensaios clínicos de Fase III. "Estamos abrindo as portas para participação de empresas farmacêuticas, governos e organização de caridade, em busca de novas parcerias que possam nos levar mais próximos de criar a primeira vacina comercial contra o HIV.
 
Isaude.net

EUA afirmam que 25% das mortes por doença cardíaca podem ser evitadas

Quase uma em cada três mortes regitrada nos EUA é causada por doença cardíaca ou AVC
Foto: Zoll Medical
Quase uma em cada três mortes regitrada nos EUA é causada
 por doença cardíaca ou AVC
A informação é do primeiro relatório do tipo divulgado pelo U.S. Centers for Disease Control and Prevention
 
Uma em quatro mortes por doenças cardíacas nos Estados Unidos (EUA) podem ser evitadas com mais esforços na prevenção e tratamento, de acordo com o primeiro relatório do tipo divulgado pelo U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
 
Quase uma em cada três mortes registradas nos EUA, a cada ano, é causada por doença cardíaca ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pelo menos 200 mil destas mortes poderiam ser evitados com simples mudanças nos hábitos de saúde, tais como parar de fumar, realizar mais atividades físicas, ingerir menos sal; além de mudanças comunitárias como a criação de espaços de vida saudáveis, áreas livres de fumo, e melhor monitoramento da pressão arterial, colesterol e diabetes.
 
De acordo com o CDC o aumento da cobertura dos planos de saúde (com o Affordable Care Act, todo o americano passa a ser obrigado a ter um plano de saúde), vai ajudar muito neste caminho. A instituição alerta para o papel dos profissionais de saúde de incentivar seus pacientes a terem hábitos saudáveis a cada visita, acompanhando o progresso de cada um.
 
O relatório afirma, também, que os sistemas de saúde e prestadores devem usar registros eletrônicos para identificar e apoiar os pacientes que precisam de ajuda para abandonar o fumo ou que têm pressão arterial elevada ou colesterol alto; encaminhando estes pacientes para grupos de apoio em suas comunidades.
 
Ainda segundo dados do relatório, mais da metade das doenças cardíacas evitáveis e mortes por AVC acontecem a pessoas com menos de 65 anos, e os negros são quase duas vezes mais propensos que os brancos a morrerem com quadros como estes..
 
Isaude.net

Universidade Federal do ABC (UFABC)

A Universidade Federal do ABC (UFABC) divulgou dois editais de concursos públicos para 130 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários são de R$ 1.912,99 e R$ 3.138,70, respectivamente. As vagas são para Santo André (SP).

No edital nº 91 são 126 vagas. Os cargos de nível superior são para administrador, analista de tecnologia da informação, arquivista, bibliotecário - documentalista, biólogo, contador economista, médico do trabalho, técnico em assuntos educacionais - área educação física, e tecnólogo nas áreas de construção civil e edificações, eletrotécnica industrial, gestão ambiental, gestão pública, logística pública, materiais, produção audiovisual, produção cultural, produção multimídia, recursos humanos, rede de computadores, segurança da informação, sistemas para internet e tecnologia da informação.

As vagas de nível médio são para assistente em administração, técnico de laboratório - eletrônica, técnico de laboratório - informática, técnico de laboratório - química, técnico de tecnologia da informação, técnico em herbário, técnico em química, técnico em segurança do trabalho e tradutor e intérprete de linguagens de sinais.

No edital nº 92 são 4 vagas. Os cargos de nível superior são para assistente social e secretário executivo.

As inscrições podem ser feitas no período de 19 de agosto a 20 de setembro pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 47,50 para nível médio e R$ 78 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 3 de novembro, em Santo André. Ainda haverá prova prática para tradutor e intérprete de linguagens de sinais e técnico de laboratório – informática.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, no interior do Paraná, acaba de abrir um concurso público que visa a contratação de 95 professores, em diversas áreas. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 2 de setembro e podem ser feitas no site da instituição. Os contratos serão em caráter efetivo.

Do total de vagas, 43 são só para o curso de Medicina. As demais estão distribuídas nos setores de Ciências Agrárias e de Tecnologia (11), Ciências Biológicas e da Saúde (9), Ciências Exatas e Naturais (10), Ciências Humanas, Letras e Artes (14) e Ciências Sociais Aplicadas (8).

De acordo com o edital, os salários podem variar de R$ 1.808,41 a R$ 8.502,24, conforme a titulação e a carga horária a ser exercida. A universidade reserva ainda vagas para portadores de deficiência física, em alguns cargos.

As inscrições seguirão até o dia 2 de outubro e a taxa de inscrição custa R$ 220 e pode ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Já as provas estão marcadas para o dia 14 de novembro. Contudo, há possibilidade de as datas serem alteradas em função do número de
inscritos para cada cargo.

Todos os detalhes do concurso estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página da UEPG.

Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Siema)

O Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Siema) lançou edital de concurso público para 392 vagas em cargos de nível superior de gestor e analista ambiental. O salário inicial para ambos os cargos é de R$ 2.983,37.

As inscrições podem ser feitas do dia 16 de setembro a 16 de outubro, no site www.funcab.org. A taxa é de R$ 82. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente em vários endereços. A lista pode ser encontrada no edital.

As vagas são para Belo horizonte, Governador Valadares, Divinópolis, Montes Claros, Diamantina, Ubá, Unaí, Uberlândia e Varginha.

Estão disponíveis cargos de gestor em ciência em tecnologia para as seguintes áreas de conhecimento: administração de empresas, administração pública, arquitetura, arquivologia, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências contábeis/administração/ciências econômicas/gestão pública, ciência da computação, ciência da computação/engenharia de software, ciência econômicas, ciências sociais/sociologia, comunicação social (publicidade), direito, ecologia, engenharia de alimentos, engenharia de agrimensura, engenharia ambiental, engenharia agronômica/agronomia, engenharia civil, engenharia de energia, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia geológica/geologia/engenharia de minas, engenharia hídrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia de pesca, engenharia quimíca/química, estatística, geografia, geologia, gestão ambiental, gestão logística, gestão pública/gestão de RH, matemática, medicina veterinária, meteorologia, pedagogia, psicologia, química, sistemas de informação, tecnologia em eventos, tecnologia em geoprocessamento, tecnologia em rede/análise de sistemas e zootecnia.

As provas estão previstas para o dia 10 de novembro.

O concurso terá 2 anos de validade a partir da homologação e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Sete Lagoas (MG)

A Prefeitura de Sete Lagoas (MG), por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou edital de concurso público para 220 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 625,54 a R$ 920,20.

Os cargos de nível superior são para nutricionista, pedagogo, professor de educação básica, professor de educação básica (educação física anos finais), técnico superior de ensino e inspetor escolar.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico em nutrição e dietética e telefonista.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar de professor, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de almoxarifado e motorista.

As inscrições podem ser feitas do dia 2 de setembro até 2 de outubro pelo site www.fumarc.com.br. A taxa varia de R$ 40 a R$ 60.

 A prova objetiva será realizada no dia 3 de novembro. Ainda haverá avaliação de títulos para cargos de nível superior.

O concurso terá 2 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Itapajé - CE

A prefeitura de Itapajé, no interior do Ceará, adiou até 6 de setembro o processo de inscrição do concurso público com 1980 vagas, sendo 23 reservadas para portadores de deficiência e 1.485 para cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto pelo site da empresa organizadora do concurso.

A taxa de inscrição é de R$ 60 para candidatos a vagas do nível fundamental; R$ 80 para cargos de nível médio; e R$ 120 para os de nível superior. As provas serão realizadas em 29 de setembro em locais que serão divulgados também no site da empresa responsável pelo concurso, a partir de 20 de setembro.

No nível fundamental, as vagas são para o cargo de operador de máquinas pesadas, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e motorista; no nível médio, as vagas são para agente administrativo, agente de controle de endemias, agente de tributos municipais, agente municipal de trânsito, assistente social, atendente de consultório dentário; já as vagas para candidatos de nível superior são para os cargos de dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico e nutricionista.

O gabarito do certame será divulgado até 48 horas depois da realização das provas. O prazo de validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogados por mais dois anos.

O concurso público de Itapajé disponibiliza vagas em diversas áreas, voltadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678 a R$ 3.900.

Prefeitura de Arapiraca - AL

A Prefeitura de Arapiraca lançou, nesta quinta-feira (29/08), o edital do concurso público com 696 vagas para os cargos de nível superior, médio e técnico. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de setembro.

O certame abre vagas para as áreas da Administração Pública, Saúde, Educação, entre outras. Trinta delas são para agentes de trânsito.

As inscrições podem ser realizadas através do site da empresa organizadora e presencialmente, por meio de procuração no Centro de Apoio à Educação Integral II, que fica no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, 82, no Centro, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O valor das inscrições varia de R$ 50, para Ensino Fundamental, até R$ 90 para os cargos de nível superior.

 Segundo a secretária de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima Queiroz Cavalcante, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), foi feito um estudo com os representantes de todas as secretarias e órgãos de governo, para avaliar a carência de cada setor e, com isso, disponibilizar as vagas no certame.

Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - MG

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - MG realiza concurso para provimento de 13 vagas

Inscrições:
Até 22 de setembro pelo www.makiyama.com.br

Valor:
R$ 45,00.

Cargo:
Analista de Saneamento - Engenheiro Civil, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Economista, Ciências Contábeis, Direito e Engenheiro Eletricista de Automação.

Remuneração:
R$ 2.779,05

Provas:
Haverá Prova Objetiva e Prova de Títulos

Concurso Prefeitura de Dom Aquino - MT

A Prefeitura de Dom Aquino, no estado de Mato Grosso, abriu edital n° 001/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 62 vagas, sendo 37 imediatas e 25 para cadastro de reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.000,00. A realização do concurso fica sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Cnsultoria, Palnejamento & Informática Ltda.
 
As oportunidades são para as funções de Procurador Jurídico, Assistente Social, Auditor, Biólogo, Bioquímico, Contador, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ‐ ADI, Fiscal de Consumo,  Técnico Administrativo, Técnico de Manutenção e Tratamento, Técnico de Enfermagem, Técnico de Vigilância Sanitária, Auxiliar em Saúde Bucal – ASB, Técnico de Manutenção (Operador de Máquina pesada), Técnico Operacional (Mecânico), Técnico Operacional (Motorista ‐ Caminhão), Técnico Operacional (Motorista ‐ Ônibus), Técnico Operacional (Tratorista), Agente Administração Pública (Limpeza), Agente Administração Pública (Braçal), Agente Administração Pública (Coveiro), Agente Administração Pública (Gari), Agente de Administração Pública (Cozinheira) – Lar dos Idosos, Agente de Administração Pública (Merendeira) e Encanador.

Os interessados deverão fazer suas inscrições na Sede da Associação Comercial e Empresarial, localizada na Avenida Julio Muller, 88 ‐ Centro, Dom Aquino – MT, das 07h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min, de segunda a sexta‐feira, até o dia 24 de setembro de 2013, ou pela internet, nos sites www.acpi.com.brwww.domaquino.mt.gov.br.

Do valor das taxas de inscrição:

-Para os cargos de nível superior R$ 100,00;
-Para os cargos de nível médio R$ 70,00;
-Para os cargos de nível fundamental completo R$ 50,00;
-Para os cargos de nível fundamental incompleto R$ 50,00.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 06 de outubro de 2013 às 08h00min, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado na data provável de 07 de outubro de 2013.

Este concurso público é válido pelo prazo de dois anos, contados a partir de sua homologação, prazo este prorrogável ou não uma vez por igual período, por expressa determinação do Senhor Prefeito Municipal de Dom Aquino.

Concurso Prefeitura de Ipueiras - CE

A Prefeitura de Ipueiras, no estado do Ceará, promove concurso público por meio do edital nº 001/2013, com oferta 133 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os candidatos aprovados, quando nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 9.894,79 por jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os seguintes cargos: Mecânico de Veículos Automotores e Máquinas, Motorista - Categoria AB e D, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Agente Municipal de Trânsito, Assistente de Auditoria da Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Professor da Educação Básica (1º ao 5º ano), Professor de Educação Básica (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Educação Física), Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico PSF, Veterinário, Odontólogo PSF, Psicólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional e Médico (Pediatra, Ginecologista Obstetra, Psiquiatra, Auditor, Anestesiologista, Cirurgião Geral, Ortopedista e Clínico Geral).
 
As inscrições serão recebidas até 04 de outubro de 2013, na Central do Concurso, no Parque da Cidade José Costa Matos, nº 01, Centro, Ipueiras. Os candidatos também podem realizar suas inscrições pelo site www.consulpam.com.br. As taxas variam de R$ 60 a R$ 190. 
 
De acordo com o edital, a seleção constará de prova escrita e avaliação de títulos, para todos os candidatos, prova de aptidão física, apenas para os candidatos que concorrem ao cargo de Agente Municipal de Trânsito, e prova prática para Motorista. A prova escrita será realizada na data prevista de 27 de outubro de 2013. 
 
A validade deste concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Caçador (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Caçador, em Santa Catarina, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou o edital de processo seletivo nº 03/2013 para o provimento de 28 vagas, mais cadastro reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são assegurados 10% das vagas existentes.
 
Cargos: Assistente Social, Pedagogo, Motorista, Professor Monitor (Digitador e Cadastrador), Monitor Recepcionista e Educador Social.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 05 a 19 de setembro de 2013, das 09h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, situado na Av. Santa Catarina, nº 513, Centro. 
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral;
  • Cópia do certificado de reservista, se do sexo masculino;
  • Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de idade, se possuir;
  • Cópia do comprovante de escolaridade, de acordo com a habilitação mínima exigida para o cargo pretendido;
  • Cópia da carteira profissional ou registro definitivo no Conselho de Classe, de acordo com a habilitação mínima exigida para o cargo;
  • Cópia de certidão de antecedentes criminais expedida pela Justiça Estadual e Justiça Federal.
 
A seleção consiste na análise dos documentos, certificados e dos comprovantes de experiência profissional, apresentados pelo candidato no ato da inscrição.
 
O resultado será divulgado através de publicação no Diário Oficial dos Municípios e no mural público municipal, localizado na Av. Santa Catarina, nº 195, Centro, Caçador/SC.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 04 de setembro de 2013, pág. 8 a 12.

Concurso Prefeitura de Brumadinho - MG tem inscrições prorrogadas

Na cidade mineira de Brumadinho, foi aberto pela Prefeitura o concurso público que objetiva a contratação de 261 profissionais para recompor parte do quadro de servidores do Município. Há vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade e a remuneração oferecida é de até R$ 2.714,00. A carga horária vai de 20 a 40 horas por semana. O concurso será realizado pela empresa Gestão de Concursos.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Analista de Administração, Especialista em Saúde, Médico, Assistente Técnico, Assistente Técnico em Saúde, Agente Fiscal, Agente Oficial Especializado, Agente Administrativo, Agente Condutor, Auxiliar de Biblioteca e Secretaria, Professor, Especialista da Educação, Secretário Escolar e Agente Operacional.

Inscrições
A inscrição foram prorrogadas e serão efetuadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, até às 19h00 do dia 13 de setembro de 2013, considerando como horário oficial o de Brasília/DF.

Taxas
Para os cargos do Nível Alfabetizado: R$ 30,00;
Para os cargos de Nível Elementar: R$ 35,00;
Para os cargos de Nível Médio: R$ 45,00;
Para os cargos de Nível Técnico: R$ 45,00;
Para os cargos de Nível Superior: R$ 90,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas de múltipla escolha serão aplicadas no município de Brumadinho - MG, provavelmente, no dia 13 de outubro de 2013, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas.
 
Os gabaritos oficiais serão publicados no dia 15 de outubro de 2013 no Diário Oficial e divulgados no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Prefeitura do Município de Brumadinho.

Concurso Prefeitura de Pinhal Grande (RS) 2013

A Prefeitura de Pinhal Grande, no estado do Rio Grande do Sul, localizada a 320 km da Capital, lançou concurso público pelo edital nº 001/2013, com o objetivo de preencher 09 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de nível fundamental e superior. A remuneração de até R$ R$ 4.579,26, por jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Auxiliar de Administração, Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Carpinteiro, Eletricista, Pedreiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral e Professor (Geografia, Matemática, Inglês, Ciências e Artes).
 
A inscrição poderá ser realizada no período de 04 a 13 de setembro de 2013, mediante acesso ao site www.idrhconcursos.com.br. As taxas oscilam entre R$ 35 e R$ 110.
 
A prova escrita do concurso será aplicada em local e dia a ser afixado no painel de publicações da Prefeitura Municipal de Pinhal Grande e divulgado em jornal de circulação regional e nos sites www.idrhconcursos.com.br e www.pinhalgrande.rs.gov.br
 
A prova de títulos será realizada apenas pelos candidatos que concorrem aos cargos de Professor de Geografia, Matemática, Inglês, Ciências e Artes. 
 
O concurso terá validade de dois anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da administração municipal.

Prefeitura de Garopaba (SC) divulga edital de processo seletivo

No município de Garopaba, no estado de Santa Catarina, a Prefeitura divulgou edital n° 18/2013 para realização de processo seletivo que visa contratação de 01 Psicólogo - CRAS. O salário é de até R$ 1.593,20 por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de setembro de 2013, das 13h às 18h, na Secretaria Municipal de Assistência Social de Garopaba, situada na Rua GRP 10 n.º 46, Centro, em Garopaba/SC.
 
Documentos necessários para a inscrição originais e cópias:
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Curriculum vitae (com apresentação dos títulos originais);
  • Registro no órgão de Classe de Santa Catarina;
  • Diploma conforme formação exigida para o cargo;
  • Tempo de serviço comprovado (caso possua);
  • Comprovante de Residência.
 
O processo seletivo será constituído de análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no site da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 04 de setembro de 2013, pág. 95 a 97.

Prefeitura de Tailândia - PA abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Tailândia, localizada no estado do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, tornou pública a realização de processo seletivo para contratação de 07 profissionais para os cargos de Assistentes Sociais, Pedagogos e Agentes Administrativos.
 
Os interessados deverão entregar os currículos até 11 de setembro de 2013, na sala do Departamento de Licitação, localizada na Travessa Aveiros nº 31, bairro Centro, Tailândia-PA.

Prefeitura de Poxoréu (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Poxoréu, no Estado do Mato Grosso, avisa aos interessados que realizará o processo seletivo nº. 001/2013, na formação de cadastro reserva para contratação temporária de servidores, para atender a natureza emergencial. São ofertadas vagas em todos os níveis de escolaridade, com a ressalva de que aos portadores de deficiência física estão reservadas 5% das vagas. A remuneração pode chegar a R$ 2.300,00, por jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Apoio Operacional, Assistente Social, Atendente, Biólogo, Coordenador, Enfermeiro, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Artesanato Educacional, Instrutor de Dança e Teatro, Instrutor de Esporte Educacional, Instrutor de Instrumento Musical, Instrutor de Laboratório de Informática, Instrutor de Oficinas de Arte e Cultura, Instrutor de Oficinas de Esporte e Laser, Instrutor de Práticas Artesanais, Instrutor do PETI, Mecânico, Merendeira, Monitor de Creche, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Orientador Social, Professor em Educação Física, Professor, Psicólogo, Técnico de Higiene Dental, Técnico em Enfermagem e Veterinário.
 
As inscrições serão realizadas das 00h00min do dia 05 até às 23h00min do dia 16 de setembro de 2013, no site www.exataplanejamento.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Serão disponibilizados computadores para os candidatos que não possuem acesso no endereço localizado na Avenida Brasília, nº 809 - Jardim das Américas - CEP: 78.800-000, em Poxoreu - MT no horário de 08h00min às 11h00min e das 13h00 às 17h00min.
 
O certame constará de prova escrita, prática e de títulos.
 
As provas escritas e práticas serão aplicadas na data provável de 29 de setembro de 2013, em local e horário que serão divulgados por meio de aviso resumido no Jornal Oficial do Município de Poxoreu/MT - www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, no site www.exataplanejamento.com.br e no mural da Prefeitura de Poxoreu/MT.
 
A divulgação dos gabaritos das provas escritas será feita no dia 1º dia útil após a aplicação das provas, no mural da Prefeitura de Poxoreu/MT, no site: www.exataplanejamento.com.br e facultativamente em outros órgãos da imprensa.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de até 01 ano, podendo, a critério do interesse público, devidamente justificado, ser prorrogado por mais um exercício.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 04 de setembro de 2013, pág. 155 a 179.

Concurso Prefeitura de Gameleiras - MG

A Prefeitura de Gameleiras, no estado de Minas Gerais, publicou edital N° 01/2013 de concurso público, com o fito de ocupar 208 vagas, sendo 197 de ampla concorrência e 11 reservadas às pessoas com necessidades especiais. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os contratados receberão salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 3.500,00 em jornadas de 25h, 30h e 40h semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Oficial de Oficina Mecânica, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais - Educação, Gari, Mecânico de Manutenção, Mensageiro, Motorista de Veículo Leve e de Educação, Motorista de Veículo Pesado e de Educação, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro, Vigia e Zelador de Cemitério;

- Nível Médio: Almoxarife, Assistente Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Secretaria Escolar, Coordenador do CREAS, Coordenador do IMA, Fiscal Sanitário, Técnico do CRAS e Técnico em Enfermagem;

- Nível Superior: Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Pedagogo, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II das matérias de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Geografia e História.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.cotec.unimontes.br, no período entre às 8h do dia 11 de novembro e 18h do dia 12 de dezembro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00.

Provas
A seleção dos candidatos constará de provas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior. As provas escritas serão aplicadas em gameleiras-MG, provavelmente, no dia 9 de fevereiro de 2014, das 9h às 12h, em locais a serem divulgados.

Validade
O concurso terá a validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí 2013

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - SESAPI está promovendo concurso público sob edital nº 001/2013 que provê 82 vagas para Médicos Anestesiologistas, sendo 11 com necessidades especiais. O salário será de R$ 5.649,94, por jornada de 24 horas.

Estas vagas estão divididas entre os seguintes territórios: Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras e Chapada das Mangabeiras.

O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE.

As inscrições serão realizadas no endereço www.nucepe.uespi.br, no período compreendido entre as 8h do dia 05 de setembro e às 18h do dia 20 de setembro de 2013 (horário do Piauí). A taxa de inscrição será de R$ 120,00.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 04 horas, será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 50 (cinquenta) questões, totalizando 80 pontos, e será realizada no dia 20 de outubro de 2013, no horário de 8h30 até às 12 h30 (horário do Piauí), na cidade Teresina (PI).

Os gabaritos preliminares e as provas aplicadas, para fins de recursos, estarão disponíveis no endereço eletrônico www.nucepe.uespi.br, a partir do dia 22 de outubro de 2013.

O certame valerá por dois, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Itapecerica - MG

A Prefeitura de Itapecerica, estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público para o provimento de 26 cargos vagos na administração municipal. O certame oferece remuneração de até R$ 1.155. 
 
As oportunidades são para Motorista, Operador de Maquinário Especializado, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Posturas, Normas Urbanísticas e Ambientais, Monitor Transporte Escolar Infantil, Professor de Educação Básica - Regente, Pedagogo e Analista de Ensino Superior (Farmacêutico, Fisioterapeuta e Nutricionista). 
 
As inscrições serão recebidas no período de 04 a 29 de novembro de 2013, no www.magnusconcursos.com.br e no Prédio do antigo Colégio Imaculada Conceição, à Rua JK, 96, Centro – Itapecerica/MG. As taxas variam de R$ 20 a R$ 60. 
 
A seleção constará de prova objetiva e prática, que serão aplicadas nas datas previstas de 14 e 15 de dezembro de 2013, no Município de Itapecerica.
 
O prazo de validade do presente concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) abre vagas

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, divulgou edital de processo seletivo nº. 002/2013. O certame tem como objetivo selecionar candidatos ao cargo/função de (2) Técnico Nível Superior (Formação Serviço Social) e (4) Técnico Nível Médio (Graduando em Serviço Social – a partir do 5º período). A remuneração é de R$ 800,00 (nível médio) e R$ 2.200,00 (nível superior), por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
Do total de vagas, 5% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 06 de setembro de 2013, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, situado a Avenida Getúlio Vargas, 1256 - Cobal, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h30min.
 
A seleção será constituída de prova de títulos - Curriculum Vitae.
 
O resultado da Prova de Títulos – Curriculum Vitae, será divulgado até 05 dias após entrega de documentos, na Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e meios de comunicação local.
 
O certame terá validade a contar da data da publicação da homologação do processo seletivo no Diário Oficial do Estado, enquanto durar o Programa Acessuas Trabalho.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado do Acre, de 04 de setembro de 2013, pág. 73 a 81.

Concurso CONDER 2013: inscrições prorrogadas até 19/09

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) lançou o edital nº 01/2013 de concurso público para o provimento de 340 vagas para cargos de níveis médio técnico e superior. De acordo com o edital, os vencimentos variam de R$ 1.632 a R$ 4.590. 
 
Cargos 
Arquiteto e Urbanista, Engenheiro Sanitarista ou Ambiental, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Cartográfico, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Biólogo, Geógrafo, Sociólogo, Pedagogo, Assistente Social, Administrador, Contador, Economista, Bibliotecário, Jornalista, Advogado, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados e áreas afins, assim como vagas para Técnico em Edificações, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança e Higiene do Trabalho, entre outros cargos. 
 
Inscrição 
As inscrições estarão abertas até 19 de setembro de 2013, pelo endereço eletrônico
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/conder. As taxas são de R$ 60 para nível médio/técnico e R$ 78 para cargos de nível superior. 
 
Seleção e Validade
A avaliação dos candidatos inscritos será realizada por meio de prova objetiva, na cidade de Salvador (BA), provavelmente no dia 10 de novembro de 2013. O resultado preliminar e o gabarito oficial da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora do certame. 
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Conder.

Humor: Falta de educação

Fibrose cística atinge 1,5 mil pessoas no Brasil

Fibrose cística atinge 1,5 mil pessoas no Brasil Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Fibrose cística pode ser identificada pelo teste do pezinho
Conhecida popularmente como a doença do beijo salgado, é caracterizada pela produção de muco nos pulmões e pâncreas
 
Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,5 mil pessoas sofrem de fibrose cística no Brasil. A doença, que tem origem genética, por herança autossômica recessiva, é caracterizada pelo mau funcionamento do transporte dos íons cloro e sódio por meio das membranas celulares em todo o organismo. Com isso, é produzido um muco espesso, principalmente nos pulmões e no pâncreas, que ocasiona vários problemas no corpo humano.

A fibrose cística afeta, além do aparelho respiratório, os sistemas gastrointestinal e reprodutor.

— A doença tem diferentes níveis de gravidade, que variam de acordo com as mutações genéticas, que podem chegar a mais de 1.800 tipos diferentes — explica Natasha Slhessarenko, pediatra do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Desta forma, os sintomas podem variar, sendo os principais dificuldade de crescimento, perda de peso, má absorção de nutrientes, cirrose biliar, infecções respiratórias de repetição e diarreia crônica.

A maioria dos sintomas pode se manifestar já no nascimento. Segundo a médica, uma das complicações do problema é o desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e bronquiectasias, por conta das repetidas infecções pulmonares.

Teste do pezinho pode diagnosticar a doença
Conhecida popularmente como a "doença do beijo salgado", por apresentar altas quantidades de cloro e sódio no suor, a fibrose cística já pode ser identificada pelo teste do pezinho.

Por meio deste, é possível suspeitar da doença já nos primeiros dias de vida da criança, pela dosagem da enzima tripsina imunorreativa. Nos casos de elevação da proteína, parte-se para os testes moleculares, que fazem a pesquisa das mutações genéticas e confirmam o diagnóstico.

A dosagem do sódio e cloro no suor é outro exame que pode ser feito em crianças maiores, para o diagnóstico da fibrose cística. Se não identificada precocemente, a patologia pode prejudicar o bom desenvolvimento da criança por conta da diarreia ou das infecções pulmonares repetitivas.

— Por isso, ressaltamos sempre a importância do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê, para que possamos interferir e mudar o prognóstico — alerta Natasha.

Tratamento requer cuidados especiais
O tratamento da doença consiste em uma boa nutrição do paciente, suplementação de enzimas pancreáticas, para auxiliar a digestão, reposição das vitaminas A, D, E, K, fisioterapia respiratória e prescrição de antibióticos.

Além disso, de acordo com a especialista, o tratamento requer cuidados especiais, como uma equipe multidisciplinar composta de pediatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.

A pediatra esclarece que, mesmo sendo uma doença que prejudica diversos sistemas do corpo humano, os portadores de fibrose cística podem levar uma vida normal e de muita qualidade, sem restrição de atividades, como estudar e trabalhar.
 
Zero Hora