Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Crianças e pessoas com pele oleosa são mais suscetíveis ao terçol

Crianças e pessoas com pele oleosa são mais suscetíveis ao terçol Divulgação/MorgueFile
Foto: Divulgação / MorgueFile
Mulheres devem tomar cuidado com o uso de maquiagens que
podem causar irritações
Cuidados com a higiene dos olhos ajudam na prevenção da doença
 
O terçol é uma obstrução na glândula da pálpebra próxima aos cílios, este pode levar à inflamação e formação de um abscesso. É mais comum em crianças e em pessoas com a pele oleosa. Nas crianças, a falta de higienização nas áreas dos olhos aliada ao contato da mão suja podem favorecer o surgimento da doença. Já entre os adultos, o problema em geral está relacionado à pele oleosa, ao clima seco, além do uso continuo e incorreto de maquiagem.
 
Apesar de comum durante o ano todo, a doença pode ter um aumento significativo no inverno, época em que os olhos ficam mais secos, favorecendo o entupimento e a inflamação na glândula.
 
De acordo com a oftalmologista Erika Silvino Rodrigues, a higiene frequente nas áreas do cílios e pálpebras podem ajudar a reduzir os riscos do surgimento do nódulo, contudo não existe uma forma de prevenção totalmente efetiva.
 
— Durante o sono, produzimos uma quantidade menor da parte aquosa da lágrima isso aumenta a oleosidade local que pode favorecer o surgimento do terçol, devido a isso, realizar a limpeza dos olhos logo pela manhã reduz a possibilidade de inflamação — esclarece a médica.
 
Segundo a especialista, a oleosidade da pele também pode provocar acumulo de gordura e bloquear a glândula, promovendo uma elevação semelhante à uma espinha, próxima a região dos cílios.
 
— O uso de maquiagem ao redor dos olhos sem limpeza adequada, bem como produtos vencidos são outros fatores que podem levar a obstrução dos poros desencadeando o terçol — alerta.
 
O terçol geralmente se manifesta como um pequeno ponto amarelado localizado na pálpebra podendo evoluir para um inchaço na região acompanhado de dor e nodulação, que não oferece nenhum risco de transmissão para outras pessoas ou de um olho para outro.
 
Na maioria dos casos, o nódulo drena sozinho sem que seja necessário tratamento. Porém, não é descartada a possibilidade do uso de uma medicação como colírio ou pomada de antibiótico com corticoide caso o terçol não suma em uma ou duas semanas, ou esteja associado a dor.
 
— Compressas mornas e massagem local ajudam na drenagem do nódulo, mas existem casos que podem evoluir sendo necessário cirurgia local — explica Erika.
 
Confira algumas dicas importantes sobre como evitar a doença:
 
— Mesmo com todo incômodo, em nenhuma hipótese perfure ou esprema o terçol;
 
— Sempre que possível lave as mãos e os olhos. No caso das crianças, os pais devem ajudar na higienização.
 
— Evite coçar e esfregar os olhos;
 
— Mulheres devem tomar cuidado com o uso de maquiagens que podem causar irritações;
 
— Dormir cerca de oito horas por dia ajuda a manter a lubrificação correta dos olhos;
 
— Lave os olhos pelo menos duas vezes ao dia;
 
— Inclua na alimentação ingredientes ricos em ferro, magnésio, cálcio e outras vitaminas essenciais para nosso organismo.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário