Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de junho de 2014

No AP, vendedor diz ter encontrado sapo em picolé 'gigante'

Vendedor diz que embalagem onde estava sapo era lacrada (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal
Parte do picolé retirada com o animal, caso foi denunciado
à Vigilância Sanitária
Anfíbio teria sido encontrado após homem abrir embalagem lacrada. Vigilância vistoriou local e disse que ambiente pode favorecer contaminação
 
Um vendedor de uma loja de produtos odontológicos de Macapá diz ter encontrado um sapo dentro de uma embalagem de picolé produzido e vendido em uma fábrica no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá. Ele conta que descobriu a "surpresa nada agradável" no momento em que abriu a embalagem de picolé conhecido na cidade como "gigante", que é uma versão maior que o tradicional doce.
 
O picolé sabor cupuaçu foi comprado junto com outras três unidades que seriam divididos pelo vendedor e os amigos. “Compramos os picolés por volta de 15h do dia 4, cada um no valor de R$ 1, e comemos na hora. Deixamos o último para outro funcionário da loja e quando abrimos, umas 18h, achamos o animal inteiro junto com o conteúdo”, relatou o vendedor, que denunciou o caso à Vigilância Sanitária.
 
Ele disse que guardou o produto no freezer para apresentar à Vigilância. “Compro um produto pensando na qualidade, e não espero ser surpreendido por um sapo dentro. Não pretendo pedir nenhum reembolso, só quero que a Vigilância fiscalize para que a empresa ofereça um produto de qualidade”, disse o vendedor que não quis se identificar.
 
Animal estava em embalagem de sorvete de cupuaçu (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal
O animal estaria em embalagem de sorvete de Cupuaçu
A Vigilância Sanitária vistoriou o local e atestou que a possibilidade de contaminação do local pelos animais é mínima, mas o ambiente onde produto é feito de forma manual necessita de adequações.

“A sala de manipulação dos materiais é aberta e com isso, pode ocorrer esse tipo de situação, mas nesta vistoria não encontramos nenhum indício de contaminação”, esclareceu o técnico Rafael Coelho.
 
Os donos do estabelecimento não quiseram gravar entrevista, mas esclareceram ao G1 que trabalham há nove anos no local e nunca aconteceu uma situação como esta.

Eles dizem que vão aguardar a apuração do caso para identificar como ocorreu, e se ocorreu, a entrada do animal, para tomar as medidas de segurança.
 
G1

Clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido

Thinkstock
Inverno exige cuidados redobrados com a hidratação
Atividade física no inverno requer cuidados com hidratação, diz médico
 
Com as temperaturas mais baixas, o inverno exige cuidados redobrados com a hidratação já que o clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido. De acordo com especialistas, essa preocupação deve ser redobrada entre quem faz exercício físico intenso, com o consumo de mais líquido, inclusive durante a atividade.
 
Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), "além da temperatura ambiente, que no inverno é mais amena, a intensidade do exercício é o que determina a quantidade necessária de reposição de água".
 
Werutsky lembra que "o consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens, de acordo com a RDAs (Recommended Dietary Allowances), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes".
 
Uma dica para os que não têm muita sede é apostar no consumo variado de bebidas, como chás, sucos e refrigerantes.
 
— Além da água, podemos consumir outras bebidas que nos ajudem a manter o organismo hidratado, sem depender do mecanismo da sede.
 
De acordo com o especialista, os treinos com mais de uma hora requerem cuidado maior com a hidratação.
 
— Nesses casos, além de líquido, é necessário repor sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação dos fluidos, retendo a água no corpo e mantendo-o hidratado.
 
É o caso dos jogadores de futebol, que estão prontos para estrear na Copa do Mundo do Brasil. Entre eles a hidratação contínua é fundamental para o rendimento em campo.
 
— Embora os jogadores tenham mais resistência física, eles também precisam reforçar a hidratação antes, durante e depois do jogo, inclusive com o consumo de bebidas esportivas, principalmente aqueles de países de baixas temperaturas que vão jogar em cidades brasileiras mais quentes. A dificuldade de se adaptar ao clima local pode determinar uma necessidade de hidratação mais contínua desses jogadores, que devem ingerir cerca de 300 ml de líquidos a cada 15 minutos de jogo.
 
Ele alerta que, nesses casos, apenas a água não resolve.
 
— Dependendo da taxa de suor durante o jogo, só água não vai reidratar. Tem que repor o sódio. Caso contrário, podem ter câimbras, além de apresentar queda na performance e perda de explosão muscular.
 
O nutrólogo também alerta para o uso inadequado de roupas para malhar no inverno, que podem contribuir para a desidratação.
 
— É importante utilizar roupas permeáveis que permitam a troca de calor do corpo com o ambiente.
 
O indicado é utilizar roupas de algodão e tirar o casaco quando começar a suar. E, claro, se hidratar porque o suor já indica perda de líquido. 
 
Efe / R7

FAO e OMS alertam para falta de compromisso na luta contra a subnutrição

AFP
FAO e OMS pedem mais compromisso dos governos para a
 subnutrição
Proporção de subnutrição recuou apenas 17% desde o início dos anos 1990
 
A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) lamentaram nesta quinta-feira (12) "os progressos insuficientes e desiguais" na luta contra a subnutrição e pediram aos governos um maior compromisso neste combate.
 
Desde a primeira conferência internacional sobre a alimentação, em 1992, "importantes avanços foram registrados em termos de luta contra a fome e a desnutrição, mas esses progressos foram insuficientes e desiguais", ressaltou o diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, ao apresentar à imprensa a CIN2 (Conferência Internacional sobre a Nutrição), que se realizará em Roma entre os dias 19 e 21 de novembro.
 
Mais de 840 milhões de indivíduos são subnutridos e a proporção de subnutrição recuou apenas 17% desde o início dos anos 1990, ressalta a FAO. A subnutrição é responsável por cerca de metade de todas as mortes entre crianças com menos de cinco anos de idade, o que representa mais de três milhões de mortes a cada ano.
 
Paralelamente, diversas formas de desnutrição coexistem em um mesmo país. Cerca de 160 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem algum tipo de retardo de crescimento ou de desnutrição crônica, enquanto que mais de 2 bilhões de pessoas são vítimas de carência de micronutrientes essenciais para a saúde e mais de meio bilhão está obesa.
 
Segundo a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, "um dos objetivos da Conferência é fornecer as bases científicas para políticas nutricionais com o objetivo de promover a segurança alimentar".
 
Ela informou que uma das questões a ser abordada pela conferência será saber "como a subnutrição aguda e a obesidade podem conviver em um mesmo país e em uma mesma comunidade".
 
Graziano da Silva também ressaltou os custos elevados de ordem social e econômica ligados à subnutrição.
 
— Estimamos que o impacto da subnutrição equivale a uma perda que pode chegar a até 5% da renda mundial anual em termos de perdas de produtividade e de despesas com a saúde, o que significa cerca de 3,5 trilhões de dólares (...) um custo enorme para a sociedade.
 
Os esforços empreendidos para melhorar a segurança alimentar e nutricional continuam a ser menosprezados por questões de governança, fraqueza dos mecanismos institucionais e a falta de coordenação e intervenção das partes responsáveis, destacam a FAO e a OMS.
 
A conferência, à qual o Papa Francisco já confirmou sua participação, deverá aprovar uma declaração política e um quadro de ação a fim de garantir a implementação de compromissos assumidos nesta reunião.

AFP / R7

Estudo alerta que vírus similar ao da gripe espanhola pode voltar

Thinkstock
Vírus similar ao da gripe espanhola pode voltar, sugere estudo 
Com isso, pesquisadores podem desenvolver estratégias mais eficazes para combater o vírus
 
O vírus da gripe das aves que está na natureza contém todos os componentes genéticos para se tornar um agente patogênico semelhante ao responsável pela pandemia devastadora de 1918, alertou um estudo publicado nesta quarta-feira (11) nos Estados Unidos.
 
Uma equipe internacional de virologistas identificou oito genes em diferentes vírus da gripe isolados em patos selvagens. Eles lembravam aqueles que formaram o vírus da gripe de 1918, responsável por pelo menos 40 milhões de mortes no mundo.
 
Para o virologista Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison e principal autor deste estudo publicado pela revista americana Cell Host and Microbe, "há reservas de genes na natureza que combinados têm o potencial de provocar graves pandemias no futuro".
 
Para avaliar o risco de o vírus vir a adquirir esses oito genes, os cientistas usaram um método denominado genética reversa para recriar um agente patogênico diferente daquele de 1918 em apenas 3% de seus aminoácidos, a partir dos quais ele obtém suas proteínas.
 
Os testes produziram um vírus mais contagioso em camundongos e furões do que um vírus comum da gripe das aves, mas sem ser tão virulento quanto o de 1918. Além disso, é incapaz de ser transmitido entre mamíferos por via aérea, o principal modo de transmissão da gripe.
 
Os cientistas determinaram, então, o número de mutações genéticas necessárias para que esse vírus possa ser facilmente transmitido entre furões, o modelo animal para estudar esta infecção das vias respiratórias.
 
Assim, eles identificaram sete mutações em três genes do vírus, que lhe permitiriam ser facilmente transmissível como o da gripe de 1918.
 
Essa pesquisa fez novas revelações sobre os mecanismos responsáveis pela adaptação dos vírus da gripe das aves nos mamíferos.
 
Segundo Kawaoka, saber quais genes procurar em um vírus pode ajudar a prever a probabilidade de surgimento de uma cepa de gripe capaz de provocar uma pandemia, e permite aos cientistas desenvolver estratégias mais eficazes para combatê-lo.
 
AFP / R7

Anvisa fará consulta pública sobre rótulos de alimentos que provocam alergia

Adicionar legenda
Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estão cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abre, no próximo dia 16, consulta pública para definir alterações nos rótulos de alimentos que contêm ingredientes capazes de provocar alergia. A informação, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, foi comemorada pelas mães criadoras da campanha #põenorótulo.

A advogada paulista Maria Cecília Cury Chaddad, uma das coordenadoras da campanha "Põe no Rótulo", considerou a consulta pública uma vitória das famílias. “É um passo muito importante na luta das mães que têm filhos com alergia alimentar. Vamos analisar a proposta e discuti-la com o grupo e enviar nossas sugestões. Estaremos atentas a todo esse processo até o momento da modificação dos rótulos. As informações devem vir em destaque”, lembra.

A proposta de uma nova norma para a rotulagem de alergênicos estará disponível no portal da Anvisa e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico. O prazo para recebimento de comentários e sugestões será de 60 dias.

Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estão: cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos (presentes no vinho). Alimentos que contenham traços ou derivados desses ingredientes também devem mostrar o aviso em seus rótulos. Após a decisão final da agência, o texto prevê prazo de 12 meses para adequação das indústrias às novas regras.
 
CampanhaA campanha "Põe no Rótulo" foi criada no Facebook em fevereiro. A ideia surgiu a partir da troca de informações online de mais de 700 mães cujos filhos têm alergia alimentar. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos que a falta de informações nos rótulos podem trazer para as pessoas que têm alergia. Dependendo do grau de sensibilidade, o alérgico pode ter choque anafilático, fechamento da glote, além de outras reações graves que podem levar à morte. Em quatro meses de campanha, o #poenorotulo já tem mais de 60,6 mil curtidas.

Segundo a advogada, a próxima batalha das famílias será melhorar o atendimento dos serviços de atendimento ao consumidor (SACs) da indústria alimentícia que devem estar preparados para informar adequadamente a composição dos alimentos e a possibilidade de contaminação cruzada dos ingredientes.

Nos Estados Unidos, as indústrias são obrigadas a prestar esse tipo de informação desde 2006, na União Europeia, Austrália e Nova Zelândia, desde 2003, e no Canadá, desde 2011.
 
Com informações da Agência Brasil
 
Saúde Plena

Reabilitação combinada com anticorpos pode diminuir sequelas após derrame

Foto: Reprodução
Derrame cerebral (AVC)
Cientistas da Alemanha propõem que a recuperação seja realizada depois da ingestão de anticorpos que promovem o crescimento dos neurônios. A terapia surtiu efeito em experimento com ratos
 
Muita calma na hora de começar o tratamento contra o acidente vascular cerebral (AVC). Diferentemente do difundido, o momento da administração dos medicamentos e do início da fisioterapia não precisa ser logo após o problema.
 
Conhecido popularmente como derrame cerebral, o grave evento vascular no qual o cérebro passa por um “enfarte” deve ter uma abordagem emergencial no momento em que é detectado, mas a reabilitação pode ser mais bem programada. É o que defendem cientistas em um estudo divulgado na edição de hoje da revista Science.
 
Segundo os estudiosos do Instituto de Pesquisa em Cérebro da Universidade de Zurique, na Alemanha, quando feito depois da aplicação de anticorpos que promovem o crescimento neuronal, o treinamento leva à recuperação quase completa da função do membro paralisado.

A equipe de A.S. Wahl avaliou a combinação da reabilitação com um anticorpo contra a Nogo-A, uma das proteínas inibidoras do crescimento de nervos mais potentes no sistema nervoso central. As substâncias foram ministradas em ratos, submetidos ao treinamento duas semanas depois. “Nosso estudo mostra que, em um modelo de rato que teve AVC, o momento de início do treinamento de reabilitação em relação ao da terapia para a promoção do crescimento de fibras nervosas afeta a recuperação da função motora”, diz Wahl.
 
Wahl comparou os resultados entre os camundongos que tomaram os anticorpos antes de iniciar a terapia e aqueles que ingeriram o medicamento ao mesmo tempo em que fizeram a reabilitação física. A taxa de recuperação motora do primeiro grupo foi de 85%.
 
“Não só esses animais superaram os outros grupos de reabilitação na tarefa de agarrar uma única pastilha de açúcar, mas eles também foram capazes de melhor recuperar suas habilidades.” Outras formas de tratamento também foram testadas nas cobaias.

Segundo o neurologista do Hospital Sírio-Libanês Eduardo Mutarelli, substâncias como a testada estão sob pesquisa desde o início dos anos 2000 na busca pela reabilitação neuronal.
 
A principal novidade do trabalho alemão seria apontar a diferença de resultados dependendo do momento da reabilitação em que o medicamento é ministrado no paciente. No caso dos ratinhos, foi melhor postergar o treinamento físico privilegiando a administração do anticorpo.
 
Diferentemente do que é feito em humanos, quando a indicação é de que o treinamento físico comece o quanto antes.
 
“O resultado é maravilhoso, mas temos que tomar cuidado com isso. Ele precisa ser reproduzido por outros pesquisadores”, alerta Mutarelli.
 
Correio Braziliense

Tratamento com ácaro diminui risco de crianças desenvolverem alergia

Foto: Reprodução
Ácaros podem servir para diminuir a incidência de alergia
em crianças entre 6 e 18 meses
Pesquisadores utilizaram gotas orais com extrato do alérgeno e incidência a doença diminuiu 63%
 
Expor os bebês a poeira e ácaros pode reduzir significativamente o risco de desenvolver alergias, incluindo asma quando ficam mais velhos. Esta é a conclusão de um grupo de pesquisadores biomédicos da Universidade de Southampton após recrutarem 111 crianças com histórico de alergia nos pais e darem gotas orais com extrato de ácaros para metade do grupo e placebo para outra parte.
 
O tratamento foi dado duas vezes por dias durante os seis primeiros meses de vida até os 18 meses. A exposição ao alérgeno, encontrado frequentemente em travesseiro, colchões e tapetes, reduziu a incidência de alergia em 63%.
 
— Estes resultados são extremamente excitantes, mostramos como um tratamento simples e seguro pode reduzir o risco da criança desenvolver a alergia — afirmou Hasan Arshad, consultor de alergia em Southampton.
 
No Reino Unido, uma em cada quatro crianças possui uma doença alérgica que começa ainda na infância e se prolonga por toda a vida.
 
Os resultados foram apresentados na Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica em Copenhague. O grupo que utilizou placebo apresentou o resultado esperado, com 25, 5% desenvolveram alergia a ácaro.
 
O Globo

ABBC de Bragança Paulista -SP abre processo seletivo

A ABBC - Associação Brasileira de Beneficência Comunitária torna público que fará realizar no Município de Bragança Paulista, estado de São Paulo, o processo seletivo n° 02/2014 de vagas para Auxiliar em Saúde Bucal, Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Generalista para Estratégia Saúde da Família, Médico, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Terapeuta Ocupacional.

São ofertadas 42 vagas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 8.100,00, por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período das 10h de 09 de junho até às 22h de 27 de junho de 2014, no site www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 48,00 a R$ 78,00 de acordo com a função escolhida.

A convocação dos candidatos para prova objetiva, indicando horário e local de provas poderá ser verificada nos sites www.zambini.org.br e seu aviso será publicado na Imprensa Oficial do Município de Bragança Paulista. As provas objetivas estão previstas para o dia 20 de julho de 2014, sendo aplicadas no município de Bragança Paulista, em localidades a serem divulgadas oportunamente, podendo ser alterada por critério da ABBC.

O candidato deverá consultar os locais para a realização da prova objetiva a partir do dia 11 de julho de 2014, através do site www.abbcbeneficencia.org.br e www.zambini.org.br. O gabarito da prova objetiva e o caderno de questões serão divulgados no endereço eletrônico www.zambini.org.br, em até 48 horas após a aplicação da mesma.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da ABBC, ser prorrogado uma vez por igual período ou revogado, caso não haja renovação do Contrato de Gestão firmado entre a ABBC e a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista/SP.

Universidade Federal de Sergipe abre vagas de até R$ 8.344,64

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o intuito de preencher 02 vagas, publicou o edital n° 18/2014 de processo seletivo para professor (nível superior). Os vencimentos mensais poderão chegar ao montante de R$ 8.344,64 (Professor Doutor), por jornada de 40 horas semanais ou em regime de dedicação exclusiva.
 
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9h de 26 de maio até 26 de junho de 2014 (horário local).
 
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão convocados para, no prazo de 20 dias, a contar da data do recebimento da convocação, apresentar a documentação e exames necessários e assinar contrato.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
A seleção será composta por duas fases seguintes:
- Avaliação do Curriculum Vitae;

- Avaliação do Projeto de Pesquisa.
 
O prazo de validade do processo seletivo se encerra com a contratação dos selecionados dentro do limite de vagas oferecidas no edital.

Concurso Prefeitura de Couto Magalhães - TO

A Prefeitura de Couto Magalhães, no estado do Tocantins, por meio do IVIN - Instituto Vicente Nelson, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 68 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.500,00, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para as funções de Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico, Normal Superior, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Agente de Tributação, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Administrativo em Saúde, Educador Social, Fiscal de Obras, Posturas e Serviços, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Agente de Obras e Serviço, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais Educacional, Gari, Mecânico, Merendeira Educacional, Motorista, Motorista Escolar, Operador de Máquinas e Vigia.

Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 13 de junho a 14 de julho de 2014.

Taxas
Nível Superior - R$ 90,00;
Nível Médio - R$ 70,00;
Nível Fundamental Incompleto - R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 17 de agosto de 2014. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, no Portal do Candidato, no mural da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 17 de agosto de 2014. Os resultados desta etapa serão divulgados no site da Organizadora: www.ivin.com.br e no site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães/TO www.coutodemagalhaes.to.gov.br, na sede da Organizadora bem como em mural na Prefeitura Municipal de Couto Magalhães.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até dois anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Prefeitura de São José do Xingu - MT abre vagas em seletivo

A Prefeitura de São José do Xingu, no estado do Mato Grosso, abriu as inscrições para o processo seletivo de edital nº 001/2014, que tem o objetivo de preencher 12 vagas por tempo determinado, em todos os níveis de escolaridade. A faixa salarial vai de R$ 720,00 a R$ 3.506,23, para o cumprimento de jornada laboral de até 40 horas semanais.
 
Cargos
Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Apoio Administrativo Educacional para Acompanhamento de Criança Portadora de necessidades especiais, Apoio Administrativo Educacional, Entrevistador do Programa Bolsa Família, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador Social, Técnico de Laboratório, Nutricionista e Assistente Social.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas única e exclusivamente pela internet até o dia 24 de junho de 2014. O endereço eletrônico é  www.assepublica.com.br.
 
As inscrições presenciais serão feitas na Secretaria Municipal de Educação, Av. Mauro Pires Gomes, N° 41, Centro – São José do Xingu/MT.
 
Não haverá cobrança de taxa de inscrições.
 
Provas e contratação
A seleção se fará pela aplicação de provas escrita, prática e a análise de títulos, conforme o cargo pretendido. A prova escrita está prevista para 29 de junho de 2014.
 
Os candidatos habilitados e classificados serão contratados sob o Regime Jurídico Contratual Administrativo com vinculação previdenciária no INSS, observando o disposto no Estatuto dos servidores Municipais.
 
Os contratos para os aprovados que forem chamados imediatamente para assumir o cargo, terão validade 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período de acordo com as necessidades das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social. Os outros contratos respeitarão o prazo de validade do processo seletivo simplificado, que é de 12 meses a partir da data de homologação.
 
O edital encontra-se publicado no site de inscrições.

Vagas para ACS na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, divulgou o edital nº 002/2014 para realização de processo seletivo visando ao preenchimento de vagas no cargo público de Agente Comunitário de Saúde, em caráter temporário. A avaliação se dará por meio de prova objetiva e prova de títulos. 
 
O requisito mínimo é o Ensino Fundamental e habitar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família a que concorrer a vaga. O salário será de R$ 826,83, para 40 horas semanais de serviço.
 
As inscrições ficarão abertas até 18 de junho de 2014, no horário das 8h às 15h, exceto sábados e domingos, na Coordenação das Unidades de Saúde da Família, Praça dos Imigrantes, 20, bairro: Lagoinha, São Sebastião do Paraíso/MG. Os candidatos deverão estar munidos dos documentos listados abaixo e preencher a ficha de inscrição e a declaração de residência fornecidas no local:
 
- Xerox do Comprovante de Escolaridade ( Ensino Fundamental completo);

- Xerox do RG e CPF;

- Xerox do Comprovante de residência atual;

- Xerox da Certidão de Casamento ou Declaração/Contrato de União estável;

- Xerox da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos;

- Ficha de inscrição ( fornecida no ato da inscrição);

- Declaração de comprovação do item 2.2.7 do edital ( fornecida no ato da inscrição );

- Declaração que reside na área ( fornecida no ato da inscrição).
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A realização da Prova Escrita Objetiva será no dia 25 de junho de 2014 das 19:00 às 21:00 horas, na Escola Municipal Campos do Amaral ( Rua Capitão de Pádua – 984 – Centro ). A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Coordenação Unidades de Saúde da Família, e divulgada no site da Prefeitura (www.ssparaiso.mg.gov.br) no link DOWNLOAD a partir do dia 24 de junho. 
 
Os interessados podem conferir o edital no site informado.
 
O prazo de validade do seletivo será de um ano, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Aberta seleção na Prefeitura de Penha - SC

Em Santa Catarina, a Prefeitura de Penha está realizando processo seletivo (nº 01/2014), para admissão em caráter temporário de profissionais que possam atuar na Secretaria Municipal de Saúde. As oportunidades são para Técnicos de Enfermagem, Médico, Técnico em Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde.
 
Ao todo, são 23 vagas ofertadas, todas para jornada de 40 horas semanais.
 
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.infinityprovas.com.br até o dia 18 de junho de 2014 e preencher o requerimento de inscrição. Caso o candidato queira alterar sua inscrição, o mesmo deverá entrar em contato através do e-mail contato@infinityprovas.com.br e solicitar a alteração.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Penha não cobrará taxa de inscrição.
 
A prova escrita será realizada no dia 22 de junho de 2014, com início às 09h00min e término às 12h00min. Os gabaritos serão disponibilizados via internet, no sítio de inscrição e nos locais previstos no edital no mesmo dia 22 de junho de 2014, após as 20 horas.
 
A lista de classificação homologada pelo Secretário Municipal de Saúde de Penha será publicada no dia 30 de junho de 2014.
 
Este processo seletivo terá validade de um ano.

Concurso aberto em Santa Mercedes - SP (II)

A Prefeitura de Santa Mercedes, no estado de São Paulo, lançou o edital 002/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 05 vagas distribuídas entre os cargos de Serviços Gerais, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Agente Administrativo, Médico Clínico Geral e Médico Veterinário. A remuneração pode oscilar de R$ 725,47 a R$ 3.651,89, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção dos certames serão de responsabilidade da CONSESP, que receberá inscrições em sua página oficial (www.consesp.com.br) até o dia 26 de junho de 2014, mediante o pagamento de taxa com valor entre R$ 23,00 e R$ 48,50.
 
O concurso público será exclusivamente de provas, com  duração de três horas e previsão de aplicação no dia 27 de julho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados pela organização em tempo hábil.  O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site da CONSESP entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do certame será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.
 
O edital e demais atualizações estão no site da CONSESP.

Prefeitura de Santa Mercedes - SP abre seleção

A Prefeitura de Santa Mercedes, Estado de São Paulo, publicou o edital de processo seletivo n° 002/2014, com o objetivo de preencher 03 vagas imediatas nas funções de níveis alfabetizado, médio e superior. Os salários oferecidos vão de R$ 725,47 até R$ 7.884,15.
 
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP e as chances são para as funções de Serviços Gerais, Auxiliar de Enfermagem (exigido: Curso de Auxiliar de Enfermagem e Registro no COREN) e Médico da Família (que tenha disponibilidade de tempo integral para o exercício das atividades e inscrito no CRM).
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no até 26 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 23,00 a R$ 48,50 de acordo com a função escolhida.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 27 de julho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados em tempo oportuno. O gabarito oficial e a prova serão disponibilizados no site da CONSESP, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.
 
O edital e demais atualizações estão no site da CONSESP.

Concurso Fundação Serviços de Saúde - MS

A Fundação Serviços de Saúde do Mato Grosso do Sul está realizando concurso público de provas e títulos, regido pelo edital nº 01/2014 - SAD/FUNSAU, para provimento de cargos efetivos da Carreira Gestão de Serviços Hospitalares. O certame tem a finalidade de preencher 212 vagas imediatas e formar cadastro de reserva em vários cargos de ensino fundamental, médio e superior na área da saúde do estado.
 
Os salários oferecidos pela adminsitração variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 817,44 e R$ 2.107,52, mais abono e adicional de função.
 
Cargos
Para candidatos de nível superior, as oportunidades são para as funções de Assistente Social, Farmacêutico, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Físico/Médico, Fonoaudiólogo, Gestor de Serviços Hospitalares, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, e Médico Anestesista, Cardiologista, Pediátrico, Coloproctologista, Cirurgião Cabeça e Pescoço, Cirurgião Geral, Cirurgião Pediátrico, Cirurgião Torácico, Endoscopista, Geneticista, Ginecologista e Obstetra, Hematologista, Infectologista Pediátrico, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Medicina de Urgência, Nefrologista, Nefrologista Pediátrico, Neonatologista, Neurologista, Neurologista Pediátrico, Oftalmologista, Cancerologista Clínico, Cancerologistas Cirúrgico, Cancerologista Pediátrico, Pediatra, Pneumologista, Pneumologista Pediátrico, Psiquiatra, Radiologista e Radioterapeuta.

Quem possui formação de nível médio/técnico, os empregos são para Agente Condutor de Veículos, Agente de Farmácia, Agente de Laboratório, Agente de Nutrição, Agente de Recepção, Agente de Serviços Hospitalares, Lactarista, Operador de Caldeira, Técnico de Enfermagem, Técnico de Equipamento Médico/Hospitalar, Técnico de Laboratório, Técnico de Nutrição, Técnico de Programação, Técnico de Radiologia, Técnico de Radioterapia, Técnico de Segurança do Trabalho e Telefonista.

Já para o nível fundamental completo, as chances são de Auxiliar de Copa, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Lavanderia Hospitalar, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Hospitalares, Eletricista e Cozinheiro.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições foram reprogramadas e serão realizadas, exclusivamente, via internet, no período de 23 de junho a 11 de julho de 2014, por meio do site .

Taxas:
- R$ 57,12, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Fundamental;

- R$ 95,20, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Médio;

R$ 152,32, para candidatos a cargo com exigibilidade de curso de Ensino Superior.
 
Provas
O concurso público de Provas e Títulos - SAD/FUNSAU/2014 constará das seguintes
fases:

- 1ª Fase - Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

-2ª Fase - Prova de Títulos, de caráter classificatório, para cargos com exigibilidade de Curso de Ensino Superior.

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá a duração de 4 horas e será realizada em Campo Grande/MS em data, horário e endereço a serem divulgados oportunamente, através de edital específico no Diário Oficial do Estado - DOE, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via Internet, no site www.concurso.ms.gov.br.

O concurso público - SAD/FUNSAU/2014 terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.3
 
Confira o edital e as atualizações do concurso aqui: http://www.concurso.ms.gov.br/?location=editais_complemento&concurso=53

Prefeitura de Recreio – MG abre edital de seletivo

Através do extrato de edital de Processo Seletivo nº 009/2014, a Prefeitura de Recreio, no estado de Minas Gerais, pretende fazer reserva técnica para o cargo de Nutricionista e Pedagogo. O salário da Nutricionista será de R$ 1.468,30 por carga horária de 20 horas semanais e o do Pedagogo (a) será de R$ 1.329,60 para trabalhar 30 horas por semana.
 
As inscrições estarão abertas nos dias 17 e 18 de junho de 2014, na sede da Prefeitura de Recreio, localizada na Rua Prefeito José Antônio, nº. 126, Centro, nos horários das 13h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 80.
 
O processo de seleção será informado em tempo oportuno, pelo site http://www.recreio.mg.gov.br.
 
O extrato está publicado na edição de 12 de junho de 2014, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, a partir da página 105.

CSS – SP abre processo seletivo para médicos

A Coordenadoria de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (CSS), ligada à Secretária Estadual de Saúde, através do edital de processo seletivo nº 37/2014, abriu prazo para contratação de 32 Médicos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Psiquiatria. O salário básico será de R$ 1.590, 00 mais R$ 2.010,00 referente à produtividade, por jornada de trabalho de 12 horas semanais.
 
Os interessados devem ter especialidade ou residência nas áreas citadas, mais registro no Conselho da categoria.
 
As inscrições podem ser feitas até 18 de junho de 2014, na sede da CSS, localizada na Rua Doutor Arnaldo, nº 351, 4º andar, sala 410, bairro Cerqueira César, nos horários das 08h as 12h30 e 14h30 as 17h30.    
 
A seleção será feita por Análise Curricular, tendo a validade de um ano, sendo este prazo improrrogável.

Secretaria de Estado da Criança - DF abre 221 vagas em seletivo

A Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal abriu o edital nº 01/2014 de Processo Seletivo, visando a contratação de 221 profissionais de nível médio e superior, que possam prestar serviço no órgão nos cargos de Psicologia, Assistente Social, Pedagogia, Auxiliar Administrativo e Educador Social.
 
Desse total de vagas, 20% ficam destinadas à candidatos com algum tipo de deficiência física.
 
Os salários variam de R$ 1.800,00 a R$ 4.000 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
A inscrição será gratuita e pode ser realizada entre os dias 13 e 16 de junho de 2014, pelo site www.crianca.df.gov.br. Importante que os candidatos, após efetivarem a inscrição online, imprima o comprovante de inscrição e entregue junto com sua documentação no Edifício da Secretaria de Estado da Criança, sito no endereço SAAN, Quadra 01, Lote 870/880, Brasília-DF, no dia 17 de junho de 2014 das 08h às 12h e no dia 18 de junho de 2014 das 08h às 19h.
 
Todos os candidatos serão selecionados por Avaliação de Títulos e Análise de experiência profissional.
 
O resultado final do certame será informado no www.crianca.df.gov.br, tendo validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

FUNESA – SE contrata Professores

A Fundação Estadual de Saúde do Estado de Sergipe (FUNESA) publicou o edital nº 05/2014 de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 03 Professores que possam lecionar em cursos técnicos de Vigilância em Saúde, técnico em Enfermagem e Técnico em Prótese Dentária. Os interessados devem ter nível superior nas áreas indicadas em edital.
 
A remuneração será correspondente a R$ 18 a hora/aula.
 
As inscrições devem ser feitas pessoalmente, até 16 de junho de 2014, na Secretaria Acadêmica da FUNESA, situada na Travessa Basílio Rocha, nº 33, Bairro Getúlio Vargas, com formulário preenchido e documentos em cópia autenticada ou simples com a apresentação dos originais. O horário de atendimento será das 9h às 12 e das 14h às 20h.
 
Os candidatos serão selecionados por Análise de Curriculum, o que levará em consideração formação acadêmica, experiência em ensino,  atividades de atualização e experiência na área da saúde.
 
Será de um ano a validade do certame, com chances de prorrogação.

Aplicativos: Anti Mosquito !

1 de 4Mosquito, please don't bite me,  is one of the ways to fight mosquitoes. Effectively, it complements the traditional methods of a spray or hand flapping, to avoid bites

Just install and run our Anti Mosquito and mosquitoes be away from you and your smartphone. Start repellent is done by selecting a frequency sound or tap mosquito graphics. Application is running when you see active radar or the application icon on the status bar.

The application generates sounds at very high frequency, which are designed to deter those nasty insects. Of course, we can not guarantee that, among all the mosquitoes will not find one .
 
Gratuito            
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos

 
 
Distribuidor
Examobile SA                
 
Tamanho do download
2 MB            
 
Última atualização
22/05/2014
 
Versão
1.0.0.0                            
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5

Aplicativos necessários
  • identidade do telefone
  • identidade do proprietário
  • serviços de localização
  • bibliotecas de fotos, músicas e vídeos
  • serviços de dados
  • teclado numérico do telefone
  • sensor direcional e de movimento
  • componente do navegador
  • câmera
  • WVGA (480x800)
  • HD720P (720x1280)
  • WXGA (768x1280)
O que é isso?                    

Idiomas suportados (3)
English (United States) italiano polski                        
 
Faça o download e instale manualmente                    
 
                   

Dieta sem lactose não é a mais indicada para quem quer emagrecer, afirmam especialistas

Dieta sem lactose não é indicada para emagrecer
Ao contrário do que o método defende, o leite pode contribuir para a perda de peso
 
A dieta sem lactose consiste em deixar de ingerir o leite e seus derivados, mesmo que as pessoas não tenham intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Cortar estes alimentos teoricamente contribuiria para a perda de peso, pois de acordo com alguns profissionais de saúde, a proteína do leite leva ao ganho de peso e a bebida ainda causaria inflamações que favorecem o sobrepeso e a obesidade. 
 
Porém, conversamos com nutricionistas e nutrólogos que defendem que o leite e seus derivados proporcionam uma série de benefícios para a saúde de quem não tem restrições ao alimento e ainda ajuda a emagrecer. Confira os problemas da dieta sem lactose e entenda por que o alimento é tão importante para uma dieta balanceada.  
 
O método emagrece?
O argumento dos profissionais que defendem a dieta é que a lactose e a proteína do leite contribuem para o ganho de peso. Contudo, não existe relação entre o leite e os seus derivados e o sobrepeso ou obesidade. "O que acontece é que quando você retira esses alimentos provavelmente irá diminuir as calorias ingeridas e se elas não forem substituídas a pessoa consome menos e irá emagrecer", explica o nutrólogo Roberto Navarro. 
 
Além de não engordar, o leite pode ajudar a emagrecer, especialmente as versões desnatadas e semi-desnatadas. "Estudos apontam que o cálcio, presente em grandes quantidades no leite e derivados, pode impedir um pouco a agregação de gordura e estimular a sua queima", diz a nutricionista Mariana del Bosco. 
 
O alimento também proporciona saciedade. "Uma pesquisa cita que a proteína e a gordura saturada do leite tem um efeito maior na saciedade. O estudo observou que pessoas que fazem dieta e não retiram o leite ficam saciadas por mais tempo do que aquelas que deixam de ingerir o alimento", observa Navarro. 
 
Os mitos sobre o leite e o ganho de peso
Os defensores da dieta sem lactose argumentam que a proteína do leite contribui para o ganho de peso, mas isto não está correto. "Afinal, todas as proteínas, independente da origem, tem um valor calórico definido de quatro calorias por cada grama", constata Narro. 
 
Outra questão apontada é que o leite causaria o estufamento da barriga. De fato, pessoas que têm intolerância à lactose podem sofrer um estufamento devido à fermentação excessiva e, quando o alimento é cortado, a barriga irá desinchar. Porém, quem não tem intolerância à lactose pode consumir o alimento sem correr este risco.
 
O leite pode ajudar a emagrecer
Pessoas contrárias ao consumo do leite na alimentação também afirmam que ele causa inflamações no organismo e, consequentemente, favorece o sobrepeso e a obesidade. O leite realmente possui gorduras saturadas e quando estes ácidos graxos são ingeridos em excesso levam a inflamações.
 
"Como tudo na nutrição, sempre pensamos na moderação, quem toma mais leite do que o recomendado terá o excesso de calorias e gorduras e é isto que causará problemas", ressalta del Bosco. 
 
Por isso, quando consumido na quantidade recomendadas de três porções de lácteos por dia o leite e seus derivados não irá proporcionar maior inflamação no organismo de pessoas saudáveis. 
 
Os problemas da falta de leite e derivados na alimentação
O leite e os seus derivados são as melhores maneiras de adquirir o cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes. "O cálcio presente no leite é o tipo mais fácil do nosso organismo absorver do que aquele dos alimentos de origem vegetal, como o brócolis", explica del Bosco. 
 
A falta de quantidades adequadas de cálcio no organismo aumenta os riscos de osteoporose, doença que ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, se os ossos não se renovam como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.
 
A falta de leite e derivados pode favorecer a
osteoporose
O leite e seus derivados também são a maior fonte de lactobacilos. Essas substâncias são necessárias para a manutenção da microbiota intestinal, quando ela funciona corretamente diminuem as chances de prisão de ventre, formação de gases que causam o estufamento no abdômen e a absorção de vitaminas e minerais é melhor. 
 
Os problemas da falta de leite e derivados para o adolescente
A dieta sem lactose pode ser extremamente prejudicial para o adolescente saudável. Isto porque a densidade óssea que você irá conseguir irá depender do quanto de cálcio será ingerido até os 20 anos de idade. "Dos 0 aos 20 anos é o momento em que as pessoas precisam ingerir boas quantidades de cálcio. Caso o leite seja retirado da dieta sem ser substituído por outras fontes de cálcio as chances de osteoporose aumentam", alerta Navarro. 
 
Minha Vida

Whey protein: o suplemento que ajuda a ganhar massa muscular

O Whey Protein ajuda no ganho de massa muscular
Ele também pode ser bom para portadores do vírus HIV e melhorar a asma
 
O Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. São necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade. O Whey Protein também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina. 
 
Também existem as versões do Whey Protein derivadas da proteína da carne, que tem a comercialização proibida no Brasil, e da proteína de arroz, que é indicada para veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. O Whey Protein hidrolisado também pode ser encontrado no mercado, nesta versão o leite passou por um processo de quebra e assim sua digestão é mais fácil, este tipo também é indicado para intolerantes à lactose. 
 
Este suplemento é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte. 
 
Além disso, estudos apontam que este suplemento proporciona benefícios para os portadores de HIV e pessoas com asma. Outras pesquisas demonstraram que o Whey Protein ajuda a diminuir o colesterol ruim, LDL, controlar os níveis de glicose no sangue e a pressão arterial. 
 
Benefícios comprovados do Whey Protein
 
Ajuda a ganhar massa muscular: Diversos estudos já comprovaram que o Whey Protein contribui para o aumento de massa muscular. Isto ocorre porque ele possui proteínas de alto valor biológico que ajudam a reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes. 
 
Uma pesquisa publicada no Medicine and Science in Sports Exercise concluiu que tanto a ingestão de Whey Protein quanto de caseína contribui para o desenvolvimento muscular após a pratica de exercícios. 
 
É importante destacar que o suplemento só será um aliado no ganho de massa muscular se a pessoa praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.  
 
Benefícios do Whey Protein em estudo

O Whey Protein também é bom para quem tem asma
Melhora a asma: O Whey Protein é benéfico para pessoas com asma porque melhora a imunidade. Um estudo publicado pelo Internacional Journal of Food Sciences and Nutrition concluiu que o Whey Protein ajuda na resposta da citocina que irá agir no mecanismo de liberação da imunoglobina E que é um dos agentes de defesa liberados durante uma crise de asma. 
 
Bom para portadores de HIV: O Whey Protein pode ser um bom suplemento para pessoas portadoras do vírus HIV porque ajuda na preservação da massa magra e ainda contém aminoácidos imunomodulares, como por exemplo, a glutamina, que fortalece o sistema imunológico. É importante conversar com o médico antes do consumo do suplemento. 
 
Previne o câncer: Uma pesquisa feita em animais e publicada pela Curtin University of Technology, de Perth, Austrália, observou que o Whey Protein ajuda a prevenir o câncer. Isso porque ele estimula a imunidade ao aumentar a concentração de glutationa (GSH) substância com forte ação antioxidante.  
 
Controla o colesterol: As pesquisas ainda são controversas sobre se o Whey Protein de fato ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL. Alguns estudos preliminares mostraram que não houve diferença, enquanto outros, inclusive um divulgado no British Journal of Nutrition, concluíram que o suplemento ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL. 
 
Controla a pressão arterial: Uma pesquisa realizada pela Washintong State University com 71 homens e mulheres descobriu que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar a pressão arterial. Contudo, ainda são necessários mais pesquisas para concluir se o suplemento realmente é capaz de reduzir o problema. 
 
Controla a glicose: Uma pesquisa publicada no The British Journal of Nutrition observou que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar os níveis de glicose em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Porém, mais estudos ainda são necessários para comprovar este benefício. 
 
Como consumir
No caso de pessoas que praticam atividades físicas, o Whey Protein deve ser ingerido após os treinos. Não é necessário consumi-lo em dias que não irá treinar. O Whey Protein não deve substituir uma refeição principal, em alguns casos ele até pode ser consumido no lugar de um lanche, mas é bom que tenha a adição de fibras, como linhaça e chia. O Whey Protein deve ser ingerido com água. 
 
Quantidade recomendada
A quantidade de Whey Protein que deve ser ingerida diariamente varia de acordo com a necessidade de cada um e tratamento está fazendo. No caso de pessoas saudáveis a orientação varia entre 25 e 50 gramas de acordo com a recomendação individual que o nutricionista ou médico especializado der. 
 
Cuidados ao consumir
Pessoas que ingerem o Whey Protein devem aumentar o consumo de água para não sobrecarregar os rins. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente para obter os resultados desejados. Este suplemento quando consumido em quantidades corretas não contribui para o acúmulo de gorduras porque não contém açúcares, gordura ou lactose. 
 
É importante adquirir o Whey Protein de uma empresa regulamentada pela ANVISA. As melhores versões deste suplemento são aquelas com 80% a 90% de concentração proteica. Para descobrir esse valor, divida a quantidade de proteína da porção, informada na tabela nutricional pela porção. Por exemplo, 24 gramas de proteína dividido por 30 gramas da porção é igual a 0,8, ou seja, o a concentração proteica é 80%. 
 
O Whey Protein deve ser consumido com água
Pessoas veganas, com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose devem consumir o Whey Protein feito com a proteína do arroz. No caso de quem tem intolerância à lactose o Whey Protein hidrolisado também é uma alternativa. 
 
O suplemento só pode ser ingerido após a orientação de um médico especializado ou de um nutricionista, educadores físicos não são os profissionais mais adequados para prescrever o consumo deste suplemento. 
 
Riscos ao ingerir em excesso
Caso seja ingerido em excesso o Whey Protein pode sobrecarregar os rins. Como os rins eliminam os produtos do metabolismo da proteína (como a ureia, a amônia, os resíduos nitrogenados), seu consumo elevado pode sobrecarregar o órgão, fazendo com que a função renal seja prejudicada progressivamente. Também pode haver sobrecarga do fígado, por ser o órgão responsável pela metabolização de aminoácidos. 
 
O excesso também pode levar ao ganho de peso indesejado, por isso é importante consumir a quantidade adequada de acordo com o peso, idade e quantidade de exercícios diária.  
 
Combinações
Após um treino extenuante, a glutamina pode ser ingerida em combinação com o Whey Protein a fim de ajudar na manutenção e crescimento celular. O BCAA também pode ser consumido porque ajuda na recuperação muscular, redução de fadiga central, melhora da imunidade e diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico.
 
Caso o suplemento faça parte de um lanche, ele pode ser combinado a linhaça, chia, aveia ou uma fruta que tenha baixo índice glicêmico. 
 
Interações
Existe a possibilidade do Whey Protein interagir com os seguintes medicamentos: Alendonato, Levodopa, antibióticos quinolonas e tetraciclinas. Por isso, pessoas que utilizam qualquer um desses medicamentos devem consultar o médico antes de consumir o Whey Protein. 
 
Fontes consultadas:
- Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva.
 
- Educador físico Rafael Bracca, especialista em nutrição ortomolecular e coordenador técnico da Integralmédica.  
 
Minha Vida

Humor: Num hospital público...

Barulhos demais podem causar doença cardíaca e ganho de peso

Getty Images
Pesquisadores apresentaram diversos estudos sobre o assunto
Na última semana, pesquisadores de diversas partes do mundo se reuniram para discutir poluição sonora no Japão, onde foram apresentadas diversas pesquisas
 
Estamos cercados pelos sons de máquinas, do trânsito e tantos outros que fazem parte da vida moderna. Mas ouvir esses ruídos por muito tempo ou na hora errada pode causar danos silenciosos à saúde.
 
Estudos mostram que os problemas não são somente nos ouvidos, mas também nos vasos sanguíneos e coração. Na última semana, especialistas se reuniram no Japão para discutir a relação da poluição sonora com o ganho de peso. Pesquisadores da Universidade de Karolinska, na Suécia, descobriram ainda no ano passado que quanto mais alto e ruído do tráfego as pessoas eram expostas, maior era a circunferência de suas cinturas. As informações são do Daily Mail.

No último mês a descoberta dos pesquisadores da universidade foi ainda mias dramática em relação ao barulho emitido por aviões. Após acompanhar a vida de 5 mil pessoas por 10 anos, relataram que as cinturas aos mais expostos ao ruído das aeronaves aumentaram, em média, 6 centímetros. Pesquisadores do Imperial College de Londres descobriram que altos níveis de exposição ao ruído ainda pode elevar em 20% o risco de hospitalização por doenças cardíacas.

Os efeitos da poluição sonora são ainda sentidos por bebês no útero. Em outros estudos apresentados na conferência da semana passada, pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, examinaram dados de mais de 68 mil nascimentos e descobriram que, para cada aumento de seis decibéis do ruído do tráfego, houve uma queda de 15g a 23g no peso do bebê no nascimento. O baixo peso ao nascer está associado a uma série de problemas de saúde a longo prazo, como pressão arterial alta, diabetes e doenças cardíacas.
 
Uma análise aprofundada da pesquisa publicada na Lancet em outubro de 2013 mostrou que o barulho também pode perturbar o sono e aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Nos alunos, afeta o desempenho acadêmico. "Estamos reunindo mais evidências de que o ruído no ambiente pode ter um efeito direto sobre a saúde", disse Adrian Davis, um dos autores da pesquisa.

O mais intrigante, porém, é que a poluição sonora pode afetar o individuo mesmo sem ele conscientemente ouvi-la. À noite, o tráfego pesado é uma das principais causas de insônia, com todas as repercussões ruins, tais como depressão, ganho de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue e sonolência diurna. E, para isso, a pessoa não precisa acordar. Quando os pesquisadores do Imperial College, monitoraram voluntários dormindo, registraram aumento da pressão até mesmo em resposta de ruídos baixos, que não despertaram o individuo.
 
Terra

Urinar em piscina pode prejudicar pulmões, diz químico

Getty Images
Em piscinas cobertas o risco de intoxicação é maior
A interação entre o ácido úrico e o cloro dá origem a uma substância perigosa se inalada em grandes proporções
 
Urinar em piscinas que usam cloro para o tratamento da água pode fazer com que substâncias químicas irritem os pulmões, de acordo com a American Chemical Society.
 
O problema é o ácido úrico contido na urina, afirmou o químico Ernest Blatchley, da Universidade de Purdue.
 
O  ácido úrico e o cloro em interação produzem pequenas quantidades de cloreto de cianogênio e tricloramina.
 
Quando inaladas em grandes volumes, as substâncias podem prejudicar os órgãos internos. O risco é maior em piscinas cobertas, segundo Blatchley.

Fazer xixi no mar, segundo o químico, não implica no mesmo problema.
 
A urina é composta por alta quantidade de sal, o que também compõe a maior parte da água do mar.
 
Terra

Veja cinco erros cometidos pela manhã que atrapalham o dia

Foto: Reprodução
Alguns hábitos podem melhorar a rotina
Levantar da cama com calma, se alimentar pela manhã e ter contato com a luz do sol estão entre hábitos saudáveis ao acordar
 
A correria diária nos obriga a sempre fazer as coisas com pressa, dormir mal, comer mal e no final do dia, depois de incontáveis tarefas, esses hábitos só pioram o estresse. O Huffington Post elaborou uma lista de cinco erros cometidos logo pela manhã e que, se consertados, podem proporcionar um dia mais agradável. 
 
Confira a seguir:
 
1. Levantar depressa: você pula da cama pronta para começar as tarefas do dia. O problema pode exigir muito os músculos das costas, muitas vezes ainda rígidos pela manhã, após horas de descanso, disse o especialista em quiropraxia e sono, Robert Oexman. O movimento brusco pode causar dores ou até mesmo lesões nas costas. Outro motivo para sair da cama com mais calma é que o sangue “corre” para as penas, o que pode causar tontura, principalmente em mulheres, afirmou Alan Hilibrand, cirurgião ortopédico. O especialista recomenda às pessoas, antes de levantarem, abraçarem os joelhos em direção ao peito para aquecer os músculos e fazer o sangue fluir por todo o corpo.
 
2. Deixar o quarto escuro enquanto de prepara para sair: deixar as cortinas fechadas  pode criar um ambiente aconchegante para pegar no sono, mas não traz benefício algum no momento de despertar. Para começar o dia em um estado de espírito positivo e ajustar o relógio interno, a luz solar é fundamental, segundo pesquisadores da Universidade Feinberg. O conselho dos especialistas para a manhã é quanto mais luz, melhor.
 
3. Só cuidar de você à tarde: a maioria das pessoas que tem uma vida corrida no trabalho, acordam e se arrumam rapidamente, almoçam com pressa  e só se dão conta de como estão cansadas à tarde. No entanto, um estudo da Universidade de Minnesota descobriu que se os funcionários iniciam a rotina em um estado de espírito positivo, o humor ajuda a tornar os momentos do dia mais agradáveis, do que se o dia teve início de uma forma ruim. A pesquisa mostrou que uma manhã bem-humorada faz com que a pessoa sofra menos com interações negativas de colegas de trabalho. A dica é: anime-se antes de começar o dia.
 
4. Ajustar o alarme para às 6h47: pessoas por vezes colocam o despertador para um horário mais cedo do que pretendem levantar  e os especialistas condenam o hábito, pois prejudica e desregula o sono noturno. Tente  se levantar quando o alarme dispara e não 10 ou 20 minutos depois.
 
5. Fazer exercícios logo depois de acordar: você deveria tomar café da manhã para alavancar o metabolismo antes, mas isso parece impossível quando acorda já atrasada para a aula se spin. Ignorar a refeição é um problema. Você fez jejum durante toda a noite e precisa de alimento para repor as reservas de energia.  Uma fruta ou cereais secos antes da academia já fazem toda diferença.
 
Terra