Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Café da manhã pode não ser tão importante para quem está de dieta, diz estudo

Café da manhã pode não ser tão importante para quem está de dieta, diz estudo Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Considerada a refeição mais importante do dia, o café da manhã
 sempre foi recomendado como uma peça importante no controle do peso
Pesquisa apontou que fazer a refeição regularmente não contribui para a perda de peso
 
Pesquisadores da Universidade do Alabama dizem que pular o café da manhã não atrapalha a perda de peso, mas também não ajuda. O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, examinou o impacto das recomendações de pular ou não o café da manhã em 309 adultos ligeiramente acima do peso, com idades entre 20 e 65 anos, todos tentando perder peso de maneira ativa.
 
Durante 16 semanas, grupos experimentais foram aconselhados a comer ou pular o café da manhã, ao passo que o grupo de controle era formado por alguns que tomavam café da manhã e outros que não. Ninguém nesse grupo recebeu nenhuma orientação sobre o cardápio da refeição, apenas informações nutricionais saudáveis.
 
A principal autora do estudo, Emily Dhurandhar, professora do Departamento de Comportamento de Saúde, alega não haver evidências que comprovem que a ingestão de café da manhã leva à perda de peso.
 
— A maioria dos estudos anteriores demonstrou correlação, mas não necessariamente causa. Em contraste, usamos uma triagem grande, aleatória e controlada para examinar se recomendações sobre café da manhã possuem efeito causal na perda de peso, com mudança de peso sendo nosso principal resultado — disse Emily.
 
Considerada a refeição mais importante do dia, o café da manhã sempre foi recomendado como uma peça importante no controle do peso. Muitos nutricionistas acreditam que a manhã é o melhor momento para a maior refeição do dia, reduzindo a fome mais tarde, e concentrando o principal consumo calórico cedo, sob o argumento de que será queimado ao longo do dia.
 
— Agora que sabemos que a recomendação geral de "tomar café da manhã todos os dias" não faz diferença na perda de peso. Podemos avançar estudando outras técnicas para melhorar a eficácia. Devemos tentar entender por que tomar ou pular o café da manhã não influencia na perda de peso, apesar de ser evidente que pode influenciar no apetite ou no metabolismo — aponta Emily.
 
Embora o estudo de Dhurandhar tenha examinado os efeitos do café da manhã em pessoas que estavam de dieta, não especificou o que elas consumiram.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário