Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tempero Curry pode ajudar a matar células cancerosas

Acredita-se que a substância cúrcuma (diferuloylmethane), responsável pela cor amarelada do curry e que já foi testada como tratamento para artrite e demência, possui poder de cura.

Pesquisa realizada por uma equipe do Cork Cancer Research Centre e publicada no British Journal of Cancer mostrou que, em laboratório, a cúrcuma pode destruir células cancerosas do esôfago. Esta descoberta pode ajudar os médicos a descobrirem novos tratamentos para este tipo de tumor.

Os pesquisadores observaram que a cúrcuma começa a matar as células no prazo de 24 horas. As células começam uma autodigestão depois que esta substância desencadeia a atividade de sinais de morte celular, que podem ser independentes da apoptose.

O curry tem um sabor exótico e é um dos temperos mais antigos do mundo, sendo muito usado na Índia para o preparo de ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e molhos. O curry em pó encontrado em supermercados tem pouca semelhança com o original indiano, que é fresco e pode ser encontrado em duas versões, uma padrão e outra mais quente, chamada de Madras.

Fonte: British Journal of Cancer - publicação 6 de outubro de 2009

Não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares

Artigo publicado no British Medical Journal, baseado em dados da pesquisa Scottish Health Survey, mostra que esquecer de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares

A pesquisa escocesa, envolvendo 11.869 adultos com idade média de 50 anos, avaliou os hábitos de higiene e as doenças cardíacas nesta população. O coordenador do estudo, Cesar de Oliveira (pesquisador em epidemiologia e saúde pública da University College London), e colaboradores seguiram os pacientes por cerca de oito anos.

Aqueles que não escovavam os dentes pelo menos duas vezes ao dia tendiam a ser homens mais velhos, fumantes e que tinham outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial ou obesidade. Após controle destas variáveis e ajustes no grupo socioeconômico, foi observado que a higiene bucal deficiente está associada ao risco para doenças cardiovasculares.

Outras pesquisas mostraram resultados semelhantes, mas com um percentual mais modesto de aumento do risco.

Os pesquisadores acreditam que a inflamação seja um mecanismo envolvido na causa do problema. A resposta do organismo à inflamação crônica é um fator de risco para doença cardíaca. A doença periodontal é uma das infecções crônicas mais comuns e está associada a uma resposta inflamatória sistêmica moderada.

Em outra parte do estudo, os pesquisadores avaliaram amostras sanguíneas de 4.830 participantes para dois marcadores inflamatório (proteína C reativa) e de coagulação (fibrinogênio). Observou-se forte associação entre a higiene oral deficiente e os altos níveis destes marcadores, sugerindo que a inflamação é uma possível causa para a associação entre saúde bucal e cardíaca

Carne vermelha pode provocar derrame

Estudo publicado no periódico Stroke mostra que o consumo de carne vermelha ou processada pode aumentar o risco de infarto cerebral em mulheres, mas não elevou o risco de hemorragia intracerebral ou sunaracnoidea na população estudada.

Pesquisas prévias já mostraram que o consumo de carnes vermelhas está associado a alguns tipos de câncer e pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, no entanto estudos epidemiológicos sobre o consumo destes alimentos e sua relação com derrames cerebrais ainda é limitado.

Com o objetivo de examinar a associação entre o consumo de carnes vermelhas e a incidência de derrames cerebrais em uma população feminina sueca, a Swedish Mammography Cohort, foram estudadas 34670 mulheres sem doenças cardiovasculares e câncer no início da pesquisa. Durante um período de seguimento de cerca de 10 anos foram diagnosticados 1680 novos casos de derrame cerebral, 1310 infartos cerebrais, 154 hemorragias intracerebrais, 79 hemorragias subaracnoideas e 137 derrames inespecíficos.

O consumo deste tipo de alimento foi associado a um aumento estatisticamente significativo de infartos cerebrais em mulheres, mas não de hemorragia intracerebral ou subaracnóidea nesta população.

Fonte Stroke

Propagandas antigas: Geniol

normal

“Tem mulher que não sabe o que é clitóris”

As mais jovens experimentam menos por medo do julgamento do namorado

Um bate-papo franco com a especialista Débora Pádua, autora do novo livro “Prazer em Conhecer

“Você acha que sabe tudo sobre sexo?” É com essa pergunta que o novo livro “Prazer em Conhecer” (Editora Alaúde) provoca o leitor logo de cara. Em 144 páginas, a especialista em uroginecologia e professora de sexualidade Débora Pádua fala sobre temas polêmicos e dúvidas que ainda perturbam homens e mulheres. Na entrevista que segue, a expert responde questões que persistem por décadas.

Delas: Por que ainda é tão difícil para a mulher assumir que se masturba? Para elas, falar sobre o assunto pode ser constrangedor até mesmo entre amigas. Os homens, por outro lado, costumam fazer piadas sobre o tema.
Débora Pádua: A mulher fica imaginando o que o homem vai pensar dela, principalmente as mais novas. Esse comportamento é muito influenciado pela maneira como ela foi criada e pela formação sobre sexo. Eu tive uma paciente de 76 anos que me disse: “Você tirou um peso muito grande das minhas costas. Eu fiz isso por toda a vida e me sentia muito culpada”. No homem tudo é externo na sexualidade, já na mulher é tudo para dentro.

Delas: Você diz que o clitóris é pouco conhecido por homens e mulheres. Como reverter isso?
Débora Pádua:
Por incrível que pareça, tem mulher que não sabe o que é clitóris, a localização dele e muito menos a dimensão, qual o tamanho real. Há quem ache que é só aquela pontinha que a gente consegue ver, mas ele é muito maior. É preciso tocá-lo. Eu aconselho a olhar a vagina no espelhinho, como qualquer outra parte do corpo. Alguém passa dois meses sem olhar para a própria boca?

Delas: O tempo passa, mas as dúvidas persistem: o ponto G e a ejaculação feminina ainda são questões que geram dúvidas. O que definitivamente devemos pensar sobre esses dois assuntos?
Débora Pádua:
Inúmeras pesquisas defendem as duas posições, algumas juram que o ponto G não existe, outras afirmam que ele existe sim. Contudo, o que posso afirmar vem dos relatos que eu ouço das minhas alunas. O ponto G provavelmente existe. Ele é simplesmente um lugar dentro do canal vaginal um pouco mais sensível, mais enervado, e por isso provoca mais prazer quando tocado. Mas isso não significa que todas as mulheres vão reagir da mesma maneira ou que são defeituosas por não tê-lo ou percebê-lo. Já sobre a ejaculação feminina, de cada 20 mulheres presentes nas minhas aulas, pelo menos duas ou três delas já tiveram, daqueles que chegam a molhar a cama. Quando elas falam da ejaculação, o relato é muito diferente de um orgasmo vaginal ou clitoriano, a sensação é que vai sair alguma coisa, uma expulsão. Não é uma sensação de contração. Mas, claro, ainda há muita controvérsia sobre o assunto.

Delas: O sexo oral ainda suscita muitas dúvidas na cabeça de ambos os sexos. Sob a influência dos filmes eróticos, homens usam a língua de maneira rápida e pouco estimulante. Já as mulheres muitas vezes não relaxam e são mecânicas na hora de fazê-lo.
Débora Pádua:
Em primeiro lugar, a pessoa tem que estar com vontade. Por exemplo, um homem que se incomoda com pelos pubianos não vai fazer sexo oral com vontade em uma mulher que não se depila. Já a mulher, quando ela vai fazer nele com a expectativa de ter uma performance de filme pornô, tende a dar errado – aquela coisa de colocar o pênis imenso todo na boca. Tem mulher que não gosta de olhar para o parceiro na hora que está fazendo o sexo oral, mas é bom olhar porque você percebe as reações, se ele está gostando ou não. A brincadeirinha de colocar mel ou leite condensado estimula o casal, o doce vai escorrendo e os movimentos são inesperados, explora movimentos diferentes.

Delas: E possível ter orgasmo apenas com o sexo anal ou a mulher tem também que estimular o clitóris quando está sendo penetrada no ânus?
Débora Pádua:
É possível ter orgasmo anal sim, segundo relatos. Mas na literatura médica ainda não há nada sobre isso. A maioria dos especialistas, inclusive, nega que exista. Contudo, uma menor parcela de especialistas afirma que é possível sim ter um orgasmo anal – alguns falam até em orgasmo mamilar, ou seja, só com estímulos nos mamilos. Mas não tenha dúvidas que com o estímulo clitoriano fica muito mais fácil.

Delas: E com relação aos homens, quais preocupações estão no topo da lista deles?
Débora Pádua:
Eles querem saber se existe uma forma de perceber que a mulher está tendo um orgasmo. Eu digo que até existe, mas na hora do sexo são tantos detalhes que você não vai conseguir dar atenção. Porque a mulher no orgasmo fica mais ofegante e tem contrações da musculatura perineal. Mas se você quer saber mesmo se ela está tendo prazer, preste atenção nela já nos primeiros minutos da relação. A mulher consegue ter intensidade durante todo o tempo, não é como o homem que tem um pico máximo com a ejaculação. Eles sempre ficam esperado que ela solte aquele “ahaaa” no final.

Fonte Delas

Estudo explica como homens feios conquistam beldades

Os homens que acreditavam ser mais bonitos
do que são também perceberam um maior
 interesse das mulheres por eles
– o que não era necessariamente verdade
Homens considerados pouco aquinhoados com atributos de beleza física parecem crer que são mais atraentes do que realmente são

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos ofereceu uma explicação para o fato de muitos homens feios conseguirem conquistar mulheres muito mais bonitas do que eles: falta de autocrítica, ou quase isso.

Segundo o estudo, homens considerados pouco aquinhoados com atributos de beleza física parecem crer que são mais atraentes do que o são na realidade, aumentando a sua autoconfiança e levando-os à ação.

Para os pesquisadores, que publicaram seu artigo na revista científica Psychological Science, mais que uma simples autoilusão, essa percepção distorcida é um mecanismo evolutivo importante na preservação da espécie.

No processo de conquista, diz uma das autoras do estudo, Carin Perilloux, do Departamento de Psicologia do Williams College, em Massachussetts, "há dois erros que um homem pode cometer: ou ele pensa 'Uau, essa mulher realmente está interessada em mim' – e ela não está, o que pode ter um custo, como um constrangimento ou um baque na sua reputação. Ou ela está interessada e ele perde a chance", diz. Carin completa: "ele perde uma oportunidade de acasalamento – o que é um custo imenso em termos de sucesso reprodutivo."

Percepções distorcidas
Os experimentos foram feitos com 96 rapazes e 103 moças universitárias, que foram submetidos ao que no mercado de relacionamente se conhece como speed dating, que são encontros rápidos que consistem em revezar conversas a cada três minutos com cinco possíveis parceiros.
Antes dos encontros relâmpagos, os participantes avaliaram a si mesmos e aos seus paqueras em uma escala de beleza, e revelaram seu grau de interesse em um encontro sexual imediato. Depois do encontro, eles avaliaram seus parceiros em diversos outros critérios, incluindo aparência e possibilidade de topar um encontro sexual.

Os resultados revelaram que os homens que estavam buscando um relacionamento sexual de curto prazo são mais inclinados a superestimar o interesse das mulheres neles.

Os homens que acreditavam ser mais bonitos do que são também perceberam um maior interesse das mulheres por eles – o que não era necessariamente verdade.

Já os homens de fato considerados bonitos pelas mulheres não pareceram ter essa visão distorcida.

Quanto mais atraente a mulher, maiores as chances de um homem superestimar o interesse dela, indicaram os resultados.

Por outro lado, as mulheres tenderam a subestimar o interesse dos homens.

Sobrevivência da espécie
O estudo procurou identificar nuances naquilo que já havia sido constatado em pesquisas científicas, que muitos homens superestimam o interesse que despertam nas mulheres.

Entretanto, disseram os pesquisadores, essas percepções distorcidas são importantes para garantir o sucesso sexual dos indivíduos e, por conseqüência, a sobrevivência da espécie humana.

Os pesquisadores concluíram que os homens que não se intimidam com sua aparência física – mesmo correndo o risco de uma rejeição – consistentemente se dão melhor, e passam seus genes da "distorção" para seus herdeiros biológicos.

No caso dos homens que estão buscando um relacionamento de curta duração, afirmaram os pesquisadores, os "problemas adaptativos são ligeiramente diferentes".

"Estes são limitados principalmente no número de parceiros, portanto superestimar é ainda mais importante", afirmou Perilloux.

Para os pesquisadores, tanto homens como mulheres se beneficiariam de ter em mente estes aspectos do relacionamento entre os sexos. Perilloux defende que as mulheres explicitem suas intenções – ou a falta delas – "o mais claro possível". Já os homens devem estar cientes de podem se equivocar em suas percepções – não para impedi-los de agir, mas para "evitar um coração partido depois".

Fonte Delas

Mulher tem prótese do seio "engolida pelo corpo" durante pilates

Surpreendentemente, ao chegar no hospital, paciente disse não ter sentido dor

Uma mulher de 59 anos teve de ser operada para recuperar seu implante de seio que foi "engolido pelo corpo" durante um exercício de Pilates.

Segundo o caso relatado na revista médica New England Journal of Medicina, a paciente, de Baltimore, Maryland, tinha histórico de câncer de mama e por isso havia feito uma mastectomia bilateral.

Neste procedimento profilático, os dois seios são retirados antes mesmo do aparecimento do câncer e substituídos imediatamente por implantes, o que reduz praticamente para zero a possibilidade de acometimento da doença.

De acordo com o relato dos médicos do hospital Johns Hokpins, o implante escapou durante um exercício respiratório chamado manobra de Valsalva, no qual o praticante expira com força mantendo os lábios e o nariz tapados, o que aumenta a pressão da região toráxica.

A paciente chegou ao hospital dizendo que seu corpo havia "engolido" um dos implantes. Surpreendentemente, ela disse não ter sentido dor.

A prótese foi localizada dentro do corpo da mulher, recuperada intacta e recolocada em seu lugar. Embora chame a atenção, os especialistas dizem que as chances de algo semelhante acontecer com qualquer outro praticante de Pilates são pequenas.

Pouco antes do incidente, a mulher do caso havia passado por uma pequena cirurgia cardíaca que envolve a separação dos músculos das costelas.

Segundo os médicos, foi pela cicatriz da intervenção cirúrgica que a prótese passou.

Fonte R7

Veja o que comer para evitar a gripe

Frutas, verduras, legumes reforçam nosso sistema de defesa

A velha e boa laranja continua grupo dos alimentos que, por causa da grande quantidade de vitamina C, ajudam a combater e evitar a gripe. Porém, além da fruta, existe uma outra gama de alimentos que são eficientes na prevenção da doença.

Uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes e grãos integrais reforçam o sistema imunológico (de defesa do nosso corpo), impedindo a doença de se aproximar. Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais previnem não só gripe e resfriados, mas também outras doenças.

Alimentos probióticos, como leites fermentados e iogurtes, também são excelentes. Eles têm micro-organismos vivos e, além de ajudar na flora intestinal, também fortalecem o sistema imunológico.

Frutas cítricas reforçam a imunidade graças à alta concentração de vitamina C. A acerola, por exemplo, tem a capacidade de reconstituir os leucócitos quando a gripe ataca o organismo.

Fonte R7

Meninas que se alimentam mal menstruam mais cedo e correm mais risco de câncer

Pesquisa diz que problema é maior entre as garotas de baixa renda

Um estudo britânico chegou à conclusão de que meninas que menstruam mais cedo têm mais chances de desenvolver o câncer de mama. E isso se dá com mais frequência nas de baixa renda.

De acordo com os pesquisadores, meninas mais pobres, com dietas alimentares carentes de nutrientes, menstruam mais cedo. Sendo assim, as meninas mais pobres têm mais risco de desenvolver o câncer de mama no futuro.

Os cientistas apontam a produção precoce do hormônio estrogênio como uma das principais causas do surgimento da doença. A alimentação pobre em nutrientes faz com que o organismo das meninas antecipe esse processo hormonal.

Fonte R7

Mais de três copos de álcool por dia prejudica o coração

Pessoas que bebem com frequência correm o risco de sofrer cirrose hepática

Não é de hoje que se tem conhecimento sobre os malefícios causados pelo álcool no organismo.

A ingestão de bebida em excesso pode causar problemas hepáticos, doenças cardíacas e até o câncer, dentre eles o de mama

Consumir mais de três copos de álcool diariamente pode provocar pressão alta e derrame.

O líquido também prejudica o coração ao fazer circular gorduras no organismo.

Segundo estudos recentes, o álcool consegue ser mais prejudicial do que o fumo, pois ele causa mais mortes em um tempo menor do que o cigarro. Pessoas que bebem com frequência correm o risco de sofrer cirrose hepática.

Fonte R7

Consumo de bebida alcoólica adulterada deixa 126 mortos na Índia

Polícia prende sete suspeitos de fabricar e vender bebidas com metanol no vilarejo de Sangrampur, leste do país

O consumo de bebidas alcoólicas adulteradas deixou aos menos 126 mortos no vilarejo de Sangrampur, no leste da Índia, informaram as autoridades do país nesta quinta-feira. De acordo com a polícia, sete foram presos sob suspeita de frabricar e vender bebidas com metanol.

Foto: AP
Indianos carregam corpo de parente morto após ingerir bebida alcóolica adulterada no vilarejo de Sangrampur

Dezenas de moradores, a maioria trabalhadores pobres, começaram a sentir dor de cabeça e a vomitar na quinta-feira, após consumirem bebidas alcoólicas baratas em bares próximos a uma estação de trem.

De acordo com policiais, o álcool adulterado teve origem em uma destilaria ilegal no vilarejo de Mograhat que fornece bebida para cerca de 70 lojas da reunião. O suposto chefe da operação teria fugido e está sendo procurado.

O metanol é altamente tóxico e usado como combustível e solvente, e não em bebidas alcoólicas. Se ingerido em grande quantidade, pode causar coma, cegueira e morte.

A polícia da Índia indicou que a maior parte das mortes aconteceu por problemas respiratórios e insuficiência cardíaca. Segundo autoridades, o número de mortos deve aumentar, já que vários os hospitais estão cheios e muitos dos contaminados estão internados em estado grave.

Fonte IG

Prefeitura Municpal de Pratinha - MG 2012

A Prefeitura Municpal de Pratinha, Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento de 89 vagas.

Inscrições:
De 12 de dezembro de 2011 a 1º de janeiro de 2012, pelo http://www.advise.net.br/
 ou até 30 de dezembro na Prefeitura Municipal de Pratinha, Praça do Rosário, nº. 365, centro.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 75,00.

Remuneração:
De R$ 563,95 a R$ 1.950,00.

Cargos:
Fundamental Incompleto - Borracheiro, Coveiro, Cozinheiro, Faxineira, Jardineiro, Lavador de Veículos e Máquinas, Motorista, Pedreiro, Trabalhador Braçal, Vigia e Zelador.
Fundamental Completo - Auxiliar de Serviços Gerais e Recreador de Creche.
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Administração, Agente de Endemias, Almoxarife, Assistente de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância em Saúde, Oficial de Administração, Recepcionista, Professor da Educação Básica, Professor da Educação Infantil, Secretário Escolar e Técnico em Enfermagem.
Superior - Enfermeiro do PSF, Enfermeiro Responsável Técnico, Enfermeiro UBS, Educador em Saúde, Ajudante de Serviços Gerais, Nutricionista, Orientador Escolar e Supervisor Escolar.

Provas:
Provas objetivas: 29 de janeiro de 2012.
Haverá análise de títulos para Professor, Orientador e Supervisor escolar, e prova prática para Motorista, Pedreiro, Agente de Administração, Assistente de Administração, Auxiliar de Informática e Oficial de Administração.

Prefeitura Municipal de Zé Doca - MA 2011

A Prefeitura Municipal de Zé Doca, Maranhão, realiza concurso para provimento de 40 vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Inscrições:
Até 20 de dezembro de 2011, na Secretaria Municipal de Saúde, Rua Duque de Caxias, n.º 2.200, Centro, Telefone (98) 3655-3376.

Valor:
R$ 25,00.

Remuneração:
R$ 545,00

Provas:
Prova Objetiva: 29 de janeiro de 2012

Prefeitura Municipal de Várzea Paulista - SP 2011

A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, São Paulo, realiza concurso para provimento de 173 vagas.

Inscrições:
Até 18 de dezembro, pelo http://www.concursos.biorio.org.br/
 ou na Avenida Fernão Dias Paes Leme, nº. 284, Centro.

Remuneração:
Até 7.508,54.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 60,00.

Provas:
Provas objetivas: 22 de janeiro de 2012.
Haverá provas práticas, análise de títulos e discursivas.

Cargos:
Superior - Analista de Planejamento e Gestão Pública, Jornalista, Analista de Sistemas, Médico (Acupunturista, Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ginecologista e Obstetra, Neuropediatra, Neurologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista, Médico de Saúde da Família, Médico de Saúde Ocupacional, Ultrassonografista e Urologista), Médico-Veterinário, Agente Cultural, Assistente Social, Auditor Fiscal Tributário, Bibliotecário, Dentista, Educador Social, Engenheiro Civil, Engenheiro Trânsito e Transporte, Fonoaudiólogo, Instrutor de Prática Desportiva, Pedagogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Médio - Agente de Gestão (Monitor de Telecentro, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Repórter Fotográfico), Agente de Infraestrutura (Fiscal de Obras), Agente de Políticas Sociais (Auxiliar de Farmácia, Monitor Social, Técnico em Audiovisual, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saneamento), Educador em Artes e Música (Musicalização Infantil, Canto e Técnica Vocal, Clarinete e Clarone, Percussão e Bateria, Saxofone e Flauta Transversal, Violão e Viola Caipira e Violino e Viola de Concerto) e Agente de Fiscalização de Trânsito.
Fundamental - Agente de Gestão (Telefonista), Agente de Infraestrutura (Porteiro, Manutenção e Obras, Condutor de Ambulância, Coveiro, Eletricista, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Pintor e Serralheiro) e Agente de Políticas Sociais (Assistente de Alunos e Auxiliar de Saúde Bucal ).

Prefeitura Municipal de Ubaí-MG 2012

A Prefeitura Municipal de Ubaí-MG realiza concurso para provimento de 158 vagas.

Inscrições:
De 19 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012. Em Ubaí: Rua Francisco Macambira, nº. 54, Centro, Ubaí MG. Em Montes Claros: Na Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia ou pelo http://www.cotec.unimontes.br/
.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 150,00.

Cargos:
Nível Superior: Assistente Social (1), Contador (1), Enfermeiro (1), Especialista da Educação (6), Médico (1);
Nível Médio: Agente Administrativo (20), Agente de Controle Interno (1), Auxiliar de Consultório Odontológico (2), Fiscal Tributário (2), Monitor de Ensino (2), Professor I (Creche e Pré-escola; 1º ao 5º ano) (33), Técnico Agropecuário (1), Técnico em Enfermagem (11), Técnico em Farmácia (2), Técnico em Higiene Dental (1), Técnico em Laboratório (2), Tesoureiro (1), Topógrafo (1);
Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (57), Eletricista (1), Guarda Municipal (2), Mecânico (1), Motorista (6), Operador de Máquinas Pesadas (2).

Provas:
Provas objetivas: 18 de março de 2012.
Haverá Prova de Títulos.

Prefeitura Municipal de Turmalina - MG 2012

A Prefeitura Municipal de Turmalina, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 244 vagas.

Inscrições:
De 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012, pelo www.jmsbhz.com.br/concurso
.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 3.380,00.

Provas:
Provas objetivas: 25 de março de 2012.
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Fundamental - Assistente de Apoio ao Ensino Infantil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor de Máquinas Leves, Condutor de Máquinas Pesadas, Condutor de Veículos Pesados, Fiscal de Obras e Posturas, Gari, Monitor de Transporte Escolar, Oficial de Serviços Públicos - Soldador, Oficial de Serviços Públicos - Eletricista Predial, Oficial de Serviços Públicos - Mecânico, Oficial de Serviços Públicos - Pedreiro e Servente Escolar;
Médio/Técnico - Assistente Administrativo, Assistente de Arquivo, Assistente Educacional, Auxiliar de Serviços da Saúde, Docente I - Educação Infantil 0 a três anos, Fiscal Sanitário, Técnico Nível Médio Administrativo - Técnico em Informática, Técnico Nível Médio em Saúde - Técnico em Enfermagem, Técnico Nível Médio em Saúde - Técnico em Saúde Bucal, Técnico Nível Médio Especializado - Técnico Ambiental, Técnico Nível Médio Especializado - Técnico Agrimensura e/ou Topografia, Técnico Nível Médio Especializado - Técnico Agrícola/Agropecuária e Técnico Nível Médio Especializado - Técnico em Segurança do Trabalho;
Superior - Docente II - Pré- Escola/Anos Iniciais, Docente II Anos Finais nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática e Português, Especialista em Educação - Supervisão, Médico - Clínico, Nutricionista, Técnico Nível Superior Administração - Contador, Técnico Nível Superior em Saúde - Assistente Social, Técnico Nível Superior em Saúde - Bioquímico/Laboratório, Técnico Nível Superior em Saúde - Enfermagem, Técnico Nível Superior em Saúde - Farmacêutico, Técnico Nível Superior em Saúde - Fisioterapeuta, Técnico Nível Superior em Saúde - Fonoaudiólogo, Técnico Nível Superior em Saúde - Nutricionista, Técnico Nível Superior em Saúde - Odontólogo, Técnico Nível Superior em Saúde - Psicólogo, Técnico Nível Superior em Saúde - Terapia Ocupacional, Técnico Nível Superior em Saúde - Zootecnista e Técnico Nível Superior Jurídico - Procurador Municipal.

Prefeitura Municipal de Treze de Maio – SC 2012

A Prefeitura Municipal de Treze de Maio – SC realiza concurso para preenchimento de 37 vagas.

Inscrições:
Até 12 de janeiro de 2012, na Avenida Sete de Setembro, nº. 20, Centro.

Valor:
R$ 30,00, R$ 60,00 ou R$ 120,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 5.325,39.

Provas:
Prova objetiva: 29 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Motorista e Operador de Equipamentos e de títulos para profissionais da Educação.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamentos, Servente - Merendeira, Trabalhador Braçal, Telefonista e Agente Comunitário de Saúde;
Médio/Técnico - Técnico em Enfermagem;
Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Fonoaudiólogo, Médico ESF, Professor de Educação Física II, Professor Nível III e Professor Nível II.

Prefeitura Municipal de Serrania - MG 2012

A Prefeitura Municipal de Serrania, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 32 vagas.

Inscrições:
De 9 de janeiro a 8 de fevereiro de 2012, pelo www.seapconcursos.com.b ou na Rua Farmacêutico João de Paula Rodrigues, nº. 210.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 563,22 a R$ 1.705,05.

Cargos:
Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Farmacêutico, Nutricionista e Pedagoga.
Médio - Agente de Saúde Pública, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Obras e Meio Ambiente, Fiscal Sanitário e Postura, Professor, Secretário Escolar e Visitador Sanitário.
Fundamental - Faxineira, Fiscal Geral, Braçal/Contínuo, Maquinista, Motorista D e Servente Escolar.

Provas:
Haverá provas objetivas.
r

Prefeitura Municipal de Schroeder - SC

A Prefeitura Municipal de Schroeder, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de 50 vagas.

Inscrições:
Até 22 de dezembro, pelo www.sociesc.org.br/concurso.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 594,00 a R$ 4502,16.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.
Haverá provas práticas para Encanador, Operador de Máquina II, Pedreiro, Operador de ETA/ETE e Técnico em Informática e análise de títulos para Professores.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais I, Auxiliar de Serviços Gerais II (Agente de Manutenção), Encanador, Operador de Máquina, Pedreiro e Servente.
Médio - Auxiliar de Administração, Auxiliar de Expediente, Fiscal Ambiental, Operador de ETA/ETE, Técnico em Informática, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental.
Superior - Assistente Social, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental (Educação Física, Artes, Alemão, Ciências, Ensino Religioso, Ética e Cidadania, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática).
s

Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu-PR 2012

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu-PR realiza concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 23 de dezembro de 2011, pelo http://nader.faesi.com.br/
 e http://www.saomiguel.pr.gov.br/.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 534,97 a R$ 2.737,07.

Provas:
Prova Escrita: 8 de janeiro de 2012.
Haverá Prova de Títulos e de Prova Prática.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Advogado (1), Assistente Social (CR), Contador (1), Coveiro (1), Engenheiro Civil (1), Fiscal de Obras (1), Nutricionista (1), Psicólogo (2) e Tecnólogo Ambiental (1).
Nível Médio: Agente de Defesa Civil I (CR), Educador Infantil (CR), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Professor (10), Telefonista (1), Agendador de Saúde (2), Agente Administrativo (2), Atendente de Farmácia (1), Atendente de Saúde (1), Educador Social (CR), Fiscal de Postura (1), Fiscal de Transportes Coletivos (2), Fiscal Tributário (1), Técnico de Fiscalização (CR), Técnico de Contabilidade (CR) e Topógrafo (CR).
Nível Fundamental Incompleto: Cozinheira (5), Eletricista de Automóvel (1), Eletricista Predial (1), Mecânico (1), Motorista de veículos (7), Pedreiro (2), Zeladora (10), Auxiliar de Serviços Gerais (5) e Gari (4).

Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo - SP

A Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo, São Paulo, realiza concurso para provimento de 15 vagas.

Inscrições:
Até 22 de dezembro, pelo http://www.publiconsult.com.br/
.

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 40,00.

Remuneração:
De R$ 545,74 a R$ 2.922,62.

Cargos:
Superior - Analista Fiscal de Tributos Municipais, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Creche, Engenheiro Civil, Médico (Ginecologista, Ortopedista e Pediatra), Nutricionista, Professor de Educação Artística, Professor de Classe Especial, Psicólogo e Técnico de Esportes.
Médio - Técnico em Tributos Municipais.
Fundamental - Motorista, Operador de Máquinas e Trabalhador Braçal.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.
Haverá análise de títulos para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professor, e prova prática para Motorista, Operador de Máquinas e Trabalhador Braçal.

Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno - MG 2012

A Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, Minas Gerais, Rua Presidente Getúlio Vargas, nº. 248, Centro, realiza concurso para provimento de 150 vagas.

Inscrições:
De 11 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 55,00.

Remuneração:
R$ 545,00 a R$ 2.400,00.

Provas:
Haverá prova objetiva para todos e prova de títulos para Professor Regente I e II e Coordenador Pedagógico.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Professor Regente I - Séries Iniciais do Ensino Fundamental (9), Professor Regente II - Língua Portuguesa (2), Professor Regente II - Matemática (1), Professor Regente II - História (1), Professor Regente II - Língua Estrangeira Moderna - Inglês (1), Professor Regente II - Ensino Religioso (2), Professor Regente II - Geografia (CR), Professor Regente II - Ciências (CR), Professor Regente II - Educação Artística (CR), Professor Regente II - Educação Física (4), Técnico de Nível Superior - Advogado (CR), Técnico de Nível Superior - Arquiteto (1), Técnico de Nível Superior - Artes (1), Técnico de Nível Superior - Assistente Social (4), Técnico de Nível Superior - Enfermeiro (1), Técnico de Nível Superior - Fisioterapeuta (2), Técnico de Nível Superior - Fonoaudiólogo (3), Técnico de Nível Superior - Nutricionista (1), Técnico de Nível Superior - Psicólogo (4), Auditor Fiscal Municipal (2), Auditor Sanitário Municipal - Dentista (1), Auditor Sanitário Municipal - Enfermeiro (1), Auditor Sanitário Municipal - Farmacêutico/Bioquímico (1), Técnico de Nível Superior Especialista - Cirurgião-Dentista Bucomaxilo Facial (1), Técnico de Nível Superior Especialista - Dentista Atendimento Especializado (1), Coordenador Pedagógico (3);
Nível Médio: Auxiliar de Saúde Bucal (9), Técnico de Nível Médio - Técnico de Enfermagem (7), Técnico de Nível Médio - Técnico Agrícola - Zootecnista (1), Técnico de Nível Médio - Técnico Agrícola - Meio Ambiente (1), Técnico de Nível Médio - Técnico Agrícola - Agricultura (1), Técnico de Nível Médio - Técnico em Radiologia (3);
Nível Fundamental: Agente Administrativo - Auxiliar de Escritório (9), Agente Administrativo - Telefonista (CR), Agente Administrativo - Recepcionista (4), Atendente de Saúde (5), Agente de Combate às Endemias (6), Monitor (CR);
• Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais - Servente de Pedreiro (6), Auxiliar de Serviços Gerais - Gari (5), Auxiliar de Serviços Gerais - Trabalhador Braçal (33), Oficial I - Calceteiro (2), Oficial I - Pedreiro (4), Operador de Máquinas (1), Servente Escolar (3).

Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé - RO

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé, Rondônia, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas.

Inscrições:
Até 29 de dezembro, pelo http://www.agepassessoria.com.br/
 ou na Prefeitura Municipal ou na Agep, Rua Parecis nº. 2092, Setor 04, Buritis.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 3.920,00.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Guarda de Endemias, Cozinheira, Auxiliar de Serviços Diversos, Vigilante, Trabalhador Braçal, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículos e Máquinas, Mecânico de Viatura Leve, Mecânico de Máquinas Pesadas e Motorista de Veículo Leve e Pesado.
Médio - Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Berçário, Agente Administrativo, Inspetor de Pátio, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Trator Agrícola e Implementos, Fiscal de Obras e Postura, Massoterapeuta, Técnico em Paisagismo e Fiscal Tributário.
Superior - Técnico de Execução de Programas e Projetos, Fisioterapeuta, Odontólogo, Orientador Pedagógico, Supervisor Pedagógico, Intérprete de Libras, Professor de Braile, Pedagogo Especializado em Educação Especial, Técnico de Execução de Programas e Projetos, Professor (Geografia, Inglês, Educação Física, Matemática, História, Português, Ciências e Artes), Pedagogo, Engenheiro Ambiental, Técnico de Execução de Projetos e Convênios, Assistente Social, Engenheiro Civil e Contador.

Prefeitura Municipal de Santana do Manhuaçu - MG 2012

A Prefeitura de Santana do Manhuaçu, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 122 vagas.

Inscrições:
De 13 de fevereiro a 15 de março de 2012, na Rua Major Custódio, nº. 96, centro, Santana do Manhuaçu ou pelo http://www.ecapconsultoria.com.br/
.

Valor:
R$ 38,00 a R$ 490,00.

Remuneração:
R$ 540,00 e R$ 7.000,00.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.
Haverá análise de títulos para nível Superior.

Cargos:
Elementar - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Mecânico de Máquinas Pesadas e Leves, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Operário, Pedreiro e Vigia.
Fundamental - Atendente de Biblioteca e Recepcionista.
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente Epidemiológico, Auxiliar Administrativo, Controle Interno, Fiscal de Obras e Tributos, Fiscal Vigilância Sanitária, Técnico de Farmácia, Técnico de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia.
Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Monitor Pedagógico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor, Professor Educação Física e Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Poço das Antas - RS

A Prefeitura Municipal de Poço das Antas, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 10 vagas.

Inscrições:
Até 27 de dezembro de 2011, pelo http://www.schnorr.com.br/
.

Valor:
R$ 90,99.

Cargos:
Assessor Técnico, Auxiliar Administrativo, Contador, Escriturário, Topógrafo, Assistente Social, Farmacêutico, Médico - ESF, Nutricionista, Operador de Máquina Rodoviária e Servente, além de cadastro de reserva para o cargo de Doméstica. Segundo a responsável pelo certame, Schnorr Contabilidade, Informártica e Assessoria Ltda.

Remuneração:
De R$ 621,69 a R$ 6.700,00.

Provas:
Provas objetivas: 14 de janeiro de 2012.

Concurso Prefeitura de Iranduba (AM) 2011

A Prefeitura de Iranduba, Estado do Amazonas, publicou edital para realização de concurso público. O planejamento oficial é de que sejam preenchidas 741 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 575,40 e R$ 2.071,73 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos

Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Turismólogo, Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Fiscal de Terras, Guarda Municipal, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Enfermagem, Técnico em Estrada e Topografia, Técnico de Biblioteca, Técnico de Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Patologia Clínica, Mecânico, Cozinheira, Eletricista, Motorista, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Encanador, Gari, Pedreiro, Pintor e Vigia.

Inscrição

Poderá ser realizada via internet, no endereço eletrônico http://www.institutoqualicon.org.br/, até às 21h do dia 22 de dezembro de 2011.
Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão utilizar, gratuitamente, os computadores do posto de atendimento do Instituto Qualicon, na Graftech (Av. Amazonas, 1110 B – Centro – Iranduba - AM), das 08 às 20h30min (horário local- Iranduba - AM) e nos domingos das 08 às 12h30min (horário local – Iranduba - AM), exceto feriados.

Taxas de inscrição

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio/técnico: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Iranduba/AM nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, de acordo com o planejamento disposto em edital.
A partir de 06 de janeiro de 2012 todas as informações sobre a realização desta etapa estarão no site do Instituto Qualicon (www.institutoqualicon.org.br), inclusive o gabarito, que por sua vez será disponibilizado em 16 de janeiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, a critério da Prefeitura de Iranduba, ser prorrogado uma vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Tartarugalzinho - AP 2012

Estão abertas as inscrições para concurso público da Prefeitura de Tartarugalzinho, Estado do Amapá. As vagas são para candidatos de nível fundamental, médio e superior,  nas áreas de atuação da Administração Municipal. O certame será realizado pela Intelectus - Coosetact (Cooperativa de Serviços Técnicos, Assessoria, Consultoria e treinamentos LTDA).

O concurso é destinado ao preenchimento de 379 vagas; sendo 38 para cargos de nível superior; 191 para nível médio e 159 para nível fundamental. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 5.000,00, com carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental: Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Gari, Merendeira, Operador de Trator de Rodas, Operador de Roçadeira e Encanador.

Nível Médio: Professor A (Ensino Infantil e 1ª a 5ª séries), Auxiliar de Disciplina, Assistente Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal Ambiental, Almoxarife, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Microscopista, Atendente de Consultório, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação, Técnico Agrícola, Técnico em Informática, Digitador, Técnico em Secretariado e Músico.

Nível Superior: Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Enfermeiro, Odontólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Biomédico, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Sociólogo, Pedagogo, Biólogo, Geólogo, Administrador, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Ambiental, Analista de Sistemas e Turismólogo.
Inscrições
Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 12 de janeiro de 2012, na Casa do Idoso (Av. Nª Sra. Perpétuo Socorro s/n), em Tartarugalzinho e na Sede da INTELECTUS – Av. Ernestino Borges, 591- Altos – Centro - Macapá, ou através da internet no site http://www.intelectus-ap.com/.

Taxas
Cargos de Nível Superior: R$ 65,00; Cargos de Nível Médio: R$ 50,00; Cargos de Nível Fundamental: R$ 45,00. 
Provas
As provas serão aplicadas, provavelmente, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2012 na sede e nos distritos (localidades) do município de Tartarugalzinho, com duração de 03 horas,  iniciando às 09:00h e terminando às 12:00h (manhã); e das 15:00h às 18:00h (tarde) - horário local.
As listagens dos candidatos inscritos e seus respectivos locais de realização das provas serão divulgados e afixados nos principais logradouros municipais a partir do dia 20 de janeiro de 2012.
Gabaritos
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em até 03 dias de transcorridas as provas e afixados nos principais logradouros do município (Escolas,  Câmara municipal e Prefeitura) e no site da INTELECTUS.
Validade
O prazo de validade será de 02 anos a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado  final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério administração municipal.

Concurso Prefeitura de São José dos Ramos (PB) 2011

A Prefeitura de São José dos Ramos, Estado da Paraíba, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso é destinado ao preenchimento de 194 vagas, sendo 114 imediatas e 80 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 e R$ 6.730,00 e carga horária de 25, 30 e 40 horas semanais.
Às pessoas portadoras de deficiência, que pretenderem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas é assegurado o direito de inscrição em concursos públicos, reservados 05% das vagas, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.

Cargos

Agente Administrativo, Agente Sanitário de Saúde, Arquivista, Assistente de Aluno, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Bioquímico, Coveiro, Digitador, Eletricista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Orientador Educacional, Pedreiro, Psicólogo, Professor, Supervisor Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Laboratório, Tratorista e Vigilante.

Inscrição

As inscrições do concurso serão disponibilizadas no site http://www.mettaconcursos.com.br/, por meio do formulário de inscrição via internet, no período das 09:00 horas do dia 26 de dezembro de 2011 às 23:59 horas do dia 20 de janeiro de 2012 e, de forma presencial, de segunda a sexta-feira, excetuados sábados, domingos e feriados, de 07:30 às 12:00, no mesmo período acima compreendido, na sede da Prefeitura de São José dos Ramos, localizada na Praça Noé Rodrigues de Lima 20, Centro, São José dos Ramos – PB, onde a Organizadora disponibilizará posto de atendimento.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 41,00;
Nível médio: R$ 56,00;
Nível superior: R$ 77,00.

Prova

A data, o local e horário da prova serão divulgados em 17 de fevereiro de 2012, juntamente com o cartão de homologação do candidato, no site www.mettaconcursos.com.br.
O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela empresa em até 48 horas, contados da realização da respectiva prova.

Validade

A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Barreiras do Piauí 2012

Foi divulgado edital (nº. 001/2011) de concurso público da Prefeitura de Barreiras do Piauí, Estado do Piauí. O concurso de Barreiras do Piauí oferece 79 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 8.500,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, 5% por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo.

Cargos

Procurador do Município, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Professor, Nutricionista, Tratorista, Motorista, Eletricista, Psicólogo, Assistente Social, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Endemias, Enfermeiro, Dentista e Médico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 14 de janeiro de 2012, no horário das 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 17:00h, de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal, localiza á Av. Pedro Duailibe 286, Centro, Barreiras do Piauí - PI, ou de forma eletrônica, pela internet, no endereço eletrônico http://www.institutomachadodeassis.com.br/.

As taxas de inscrições variam entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para o dia 26 de fevereiro de 2012, no horário de 08:00 às 11:00hs, exceto para o cargo de Procurador que será de 08:00hs às 13:00hs, em locais a serem divulgados a partir do dia 30 de janeiro de 2012.
O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado na data provável de 28 de fevereiro de 2012.

Validade

Este concurso terá validade de 90 dias, a serem contados da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública municipal de Barreiras do Piauí - PI.

Sírio Libanês capta mais de R$ 600 milhões para dobrar capacidade

Além de recursos próprios e do BNDES, hospital acorda empréstimo com três bancos internacionais: DEG, da Alemanha, Proparco, da França, e BID, dos EUA

Com taxa de ocupação em torno de 85%, aumento nas filas de internação e do pronto-socorro, o Hospital Sírio Libanês decidiu dobrar a capacidade de atendimento da unidade Bela Vista (SP), passando de 358 leitos para 692 até 2020. Tamanha ambição impulsionou a entidade a levantar mais de R$ 600 milhões.

Além dos próprios recursos e do BNDES, o hospital decidiu buscar alternativas de captação no exterior. A atitude pioneira rendeu três contratos com bancos internacionais: DEG, da Alemanha, Proparco, da França, e o BID, dos Estados Unidos.

“Essa experiência de buscar parcerias externas é uma quebra de paradigma para o setor hospitalar”, ressalta o superintendente de controladoria e finanças do Sírio Libanês, Carlos Alberto Marsal. Esta foi a primeira vez que os bancos DEG e Proparco firmaram contrato de empréstimo com um hospital da América Latina.

De acordo com o executivo, havia a necessidade de recursos com condições adequadas à filantropia. “A amortização não poderia ser inferior ao período de inauguração do prédio, previsto para 2013”, conta Marsal.

As linhas de crédito com os quatro bancos foram aprovadas entre 2010 e 2011. O contrato com o BID é diferente dos demais, sendo caracterizado como capital reserva.

Apesar da negociação com as instituições estrangeiras, o BNDES é o principal financiador do projeto, com R$ 430 milhões. O Empréstimo faz parte do programa do Ministério da Saúde de estímulo aos principais hospitais do Brasil, entre eles o Sírio Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), HCor (SP), Samaritano (SP) e Moinhos de Vento (RS).

As condições, estabelecidas em março deste ano com o BNDES são de quatro anos de carência, prazo total de 12 anos para pagar, com taxa de correção de 8% ao ano. A contrapartida do Sírio junto à entidade será na destinação de 5% do valor da linha de crédito para o SUS.

O valor acordado com os bancos DEG e Proparco foi de US$ 40 milhões, o equivalente a R$ 75 milhões na época da negociação. Ambas as instituições compartilham o risco mediante as seguintes condições: quatro anos de carência, taxa de correção de 4,3% ao ano e dez anos para pagar.

“Objetivo é garantir um Ebtida médio (lucro antes de juros, impostos, amortização, e depreciação) de 13% nos próximos anos, para que a geração de caixa complemente as necessidades de recursos”, diz Marsal.

No primeiro momento, a linha de crédito de US$ 40 milhões, aprovada junto ao BID, não será usada. “Vamos verificar como evoluirá a expansão para, depois, avaliar se haverá necessidade do crédito complementar”, explica Marsal.

Entre as áreas críticas a serem expandidas estão os serviços de diagnósticos, incluindo abertura de unidades externas para suprir a demanda; serviços de oncologia e salas cirúrgicas, passando de 19 para 31.

De acordo com Marsal, a cada ano – até 2020 – serão abertos 71 leitos. “Este é o escalonamento de ocupação projetado para evitar riscos”, afirma o superintendente.

Fonte SaudeWeb

Os diretores Clínicos estão realmente preparados para ações judiciais?


Assim como o diretor Técnico, o diretor Clínico é profissional chave para o bom funcionamento do dia a dia de um hospital.

No meio do bombardeio de interesses, espera-se que ele seja o melhor amigo do médico, mas também um braço forte da administração. Agora, como estar coberto juridicamente para que a corda não estoure do lado errado?

A preocupação não é sem razão: ações judiciais contra erros médicos podem sim, estabelecer condenação solidária para o diretor Clínico. A grande questão é, como este profissional deve estar preparado para evitar uma condenação cível?

Recentemente o Tribunal de Justiça do Paraná[1], por votação unânime, decidiu que o diretor Clínico do hospital deve permanecer no polo passivo (réu) da ação de indenização movida pela viúva de um paciente que, segundo ela, por erro médico e abandono do Corpo Clínico durante o internamento, veio a falecer.

A responsabilidade do diretor Clínico foi invocada não pelo erro médico em si, mas sim, como consta nos autos, pela falha “no cumprimento dos seus deveres de fiscalização dos serviços prestados pelos médicos e pelo hospital em geral”.

Fato é que se houve falha ou não na fiscalização isso somente se verificará por intermédio da instrução processual, o que leva tempo e dinheiro. E, caso fique provado que a sua supervisão, coordenação e direção foram falhas e que isso contribuiu para a morte do paciente, ele também será condenado.

E não para por aí
Da mesma forma como acontece com o diretor Técnico, o Clínico poderá responder diretamente (como o caso acima) ou por intermédio de ação de regresso.

Trata-se de ação que na hipótese de condenação da instituição de saúde por ato omissivo ou comissivo do diretor Clínico, contra ele poderá haver ação judicial para o ressarcimento ao hospital do quanto gasto relativo àquela condenação.

Mas quais são as competências do diretor Clínico?
O diretor Clínico que, ao lado do diretor Técnico[2], tem a responsabilidade pela prestação de assistência médica nas instituições públicas e privadas (Resolução CFM nº 1.342/91) e ambos responderão por seus atos perante o CRM, dentro da competência de cada um, sem prejuízo da apuração penal ou civil (art. 1º).

São atribuições do diretor Clínico, determinadas pela referida normatização no seu art. 3º:

a) Dirigir e coordenar o Corpo Clínico da instituição;

b) Supervisionar a execução das atividades de assistência médica da instituição;

c) Zelar pelo fiel cumprimento do Regimento Interno do Corpo Clínico da instituição.

Ele coordenará e supervisionará a prática médica na instituição de saúde, que deverá atender os preceitos éticos ditados para tanto.

Noutras palavras, o diretor Clínico se responsabilizará pela prática médica na organização de saúde, entendendo-se como tal a supervisão do exercício ético da medicina, da efetiva realização do ato médico, da compatibilidade dos recursos disponíveis, da garantia das prerrogativas do profissional médico, assim como da garantia de assistência disponível aos pacientes. Cabe também ao diretor Clínico atestar a realização de atos médicos praticados pelo Corpo Clínico e pelo hospital, avalizando a prestação dos serviços (Parecer CFM 24/10).

Caberá a ele também representar o Corpo Clínico junto à diretoria administrativa da entidade e propor a admissão de novos componentes deste Corpo, observadas as disposições do Regimento Interno, que é um instrumento jurídico obrigatório e que regula as relações entre a instituição e os médicos, cuja elaboração é de responsabilidade daquela, com a oitiva do Corpo Clínico (Resolução CREMESP nº 134/06).

Entenda-se por Corpo Clínico o conjunto de médicos de uma instituição com a incumbência de prestar assistência aos pacientes que a procuram, gozando de autonomia profissional, técnica, científica, política e cultural. (Resolução CFM nº 1.481/97).

O diretor Clínico é eleito pelo Corpo Clínico e deverá exercer as suas atribuições com total autonomia (art. 4º, Resolução CFM nº 1.342/91).

As diretrizes para a eleição do referido profissional, deverão estar previstas também no Regimento Interno, tema que rende um próximo artigo.

Ainda na Resolução CFM Nº 1.342/91 permite-se a cumulação dos cargos de diretor Clínico e diretor Técnico (art. 5º).

As responsabilidades do diretor Clínico são enormes, tanto quanto o Técnico e, embora haja definição clara da distinção delas pelas normas acima referidas, certo afirmar que o caminhar junto de tais profissionais traz benefícios para todos: instituição, médicos e pacientes.

Por Verônica C. R.Mesquita

Fonte SaudeWeb

Conheça as ações da Associação de Medicina Diagnóstica para 2012

Abramed trabalha nas resoluções 275 e 267 da ANS para contribuir na definição dos indicadores de desempenho no que diz respeito aos laboratórios de diagnóticos

Entre as prioridades para 2012 da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que completa um ano nesta terça-feira (13), dois aspectos se sobressaem. De acordo com o suplente-representante do Grupo Fleury e integrante da câmara técnica da Associação, Wilson Shcolnik, as resoluções 275 e 267 da ANS serão trabalhadas pela entidade em prol de definições adequadas para as empresas de diagnóstico.

A normativa de nº 275, mais conhecida como programa Qualiss, dispõe de instrumento para avaliar o desempenho assistencial dos prestadores. “Queremos contribuir na definição desses indicadores no que diz respeito aos laboratórios clínicos, de radiologia e para a área de anatomia patológica”, conta Shcolnik.

Já a RN 267 trata sobre a divulgação da Qualificação da Rede dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar. Ainda de acordo com o executivo, todas as ações da Abramed, que contempla atualmente 18 instituições, são em favor do desenvolvimento do setor e melhor relacionamento com as fontes pagadoras.

A reformulação do Padrão Obrigatório para a Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), segundo o Shcolnik, deixará mais transparente os problemas relativos às glosas enfrentados pelos laboratórios.

Outra iniciativa programada para 2012 diz respeito ao estudo de uma nova terminologia internacional para a Terminologia Unificada em Saúde Suplementar (TUSS). “Estamos estudando adaptar a terminologia Loinc, utilizada em diversos países, para o Brasil”, conta.

Fonte SaudeWeb

Projeto propõe cobertura reduzida em planos de saúde

Objetivo dos “planos subsegmentados” é diminuir os custos do produto e permitir o ingresso de mais pessoas ao benefício

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (13) o projeto da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que prevê a oferta de coberturas reduzidas em operadoras de saúde. O objetivo dos “planos subsegmentados” é diminuir os custos do produto e permitir o ingresso de mais pessoas ao benefício.

O projeto restringe a autorização da cobertura reduzida para planos familiares e individuais. Para Lúcia Vânia, o projeto também é vantajoso para as empresas da área de saúde, já que ele poderá contribuir para a solução da crise em que se encontram as operadoras de saúde.

A segmentação e amplitude de coberturas já estão previstas na Lei dos Planos de Saúde (9.656, de 1998), com padrões mínimos de exigências. A proposta é oferecer planos ainda mais segmentados aos consumidores insatisfeitos com as coberturas reduzidas.

O projeto relatado pelo senador Ivo Cassol (PP-RO), como ad hoc, no lugar de Eduardo Braga (PMDB – AM) agora seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para receber decisão terminativa.

Fonte SaudeWeb

Siemens bate recorde e entrega 60 equipamentos para AL

Nos próximos três anos, a empresa vai entregar os aparelhos, além de softwares à investidora privada Alliar

O Setor Healthcare da Siemens recebeu o maior pedido já feito na América Latina a um único fornecedor de equipamentos de diagnóstico por imagem. Nos próximos três anos, a empresa entregará 60 equipamentos, além de softwares à investidora privada Alliar.

A Alliar atenderá diversas cidades do interior do país com produtos Siemens de última geração, como aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada e medicina nuclear, aumentando a confiança no diagnóstico e permitindo a detecção precoce das doenças. O contrato com a Alliar reflete a abordagem estratégica da Siemens em apoiar os países do BRIC na melhoria de sua infraestrutura de saúde fora das megacidades.

De acordo com o vice presidente da Alliar, a Siemens foi escolhida porque se destacou ao oferecer uma boa combinação de qualidade de produto e fornecimento de resultados satisfatórios aliados ao pós-vendas, que representa maior segurança de que o equipamento estará disponível no máximo do tempo.

Numa economia em crescimento (taxa real de crescimento do PIB de 7,5% em 2010) e 46,6 milhões de pessoas que contam com seguros privados de saúde estão impulsionando e transformando o mercado de saúde brasileiro.

No Brasil, diversas oportunidades de negócios são oriundas dos investidores privados. Especialmente no Setor Healthcare, a gigantesca demanda é coberta pelo setor privado. Só no ano de 2010, mais de 30 negociações de fusão e aquisição mudaram o concorrido panorama dos fornecedores de cuidados com a saúde para uma administração mais madura e profissional.

Fonte SaudeWeb

Fleury lidera lista de empresas consideradas hospitaleiras

Tratamento diferenciado, preocupação com os clientes, com o acolhimento e com pequenos detalhes foram as justificativas dos entrevistados

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE) aponta, pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Fleury como o mais citado no ranking das empresas consideradas hospitaleiras. Tratamento diferenciado, preocupação com os clientes, com o acolhimento e com pequenos detalhes foram as justificativas dos entrevistados.

O objetivo da pesquisa sobre “Hospitalidade Empresarial” é verificar no mercado brasileiro a percepção dos profissionais a respeito do tema. Além do Fleury, citado por 25% dos entrevistados, o Hospital Israelita Albert Einstein também foi destaque pelo atendimento diferenciado prestado nos diferentes canais, ocupando a quarta posição na lista, empatado com as empresas Natura, Pão de Açúcar e Porto Seguro. Em segundo e terceiro lugar, aparecem TAM e Unilever.

Na opinião dos entrevistados, a hospitalidade é composta por premissas básicas como bom atendimento, a cordialidade e o cumprimento de prazos, contudo o relacionamento empresa/paciente faz toda a diferença. “A empresa que consegue criar um ambiente hospitaleiro tem maiores chances de ser bem sucedida nas suas atividades em função do “vínculo” de confiança, gentileza, atenção, cortesia que se cria”, explica a diretora do IBHE, Beatriz Cullen.

No segmento saúde, o acolhimento/aconchego foi o atributo preponderante, onde o calor humano nos momentos de dor ou fraqueza faz a hospitalidade diminuir o sofrimento de pacientes e seus familiares. “Para criar um ambiente hospitaleiro, a experiência com a empresa deve ser marcante, mas não precisa ser nada grandioso: basta ser fácil de ser percebido e simples de ser sentido”, comenta Beatriz. “Falar de hospitalidade é falar de relacionamento, de um conjunto de valores como cuidado, gentileza e acolhimento que servem de referência para as boas relações sociais. É preciso encantar, surpreender, e ser hospitaleira em todas as áreas e pontos de contato”, argumenta.

Para os entrevistados, a melhoria das empresas está diretamente ligada à melhoria das relações humanas, entre todos os envolvidos (clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade). Para 36%, a boa relação com o cliente é o que mais ajuda. Depois da melhora no relacionamento, a contribuição que a hospitalidade oferece na fidelização do cliente também mereceu destaque, com 25% das escolhas. Entre outros pontos abordados pelos respondentes, destacam-se a promoção da melhoria no relacionamento interno, a clareza e facilidade de processos e fluxos de informações, assim como o aumento de vendas e de lucratividade.

A pesquisa mostra, também, que 78% dos entrevistados garantem que já se relacionaram (ou se relacionam) com uma empresa hospitaleira. Todos os respondentes acreditam que a hospitalidade pode ser inserida numa empresa, principalmente através de mudanças no processos que permeiam a organização. O treinamento e os exemplos da alta administração também vão promover as mudanças. “A forma como percebemos uma empresa, ou seja, a experiência que vivemos com ela, é marcante no processo decisório de aquisição de um serviço/produto e é por isso que a hospitalidade empresarial já é considerada um fator de competitividade. A conquista desse diferencial ocorrerá, sem sombra de dúvida, por meio das pessoas”, afirma Beatriz.

A pesquisa contou com a participação de mais de 400 respondentes, sendo 73% do sexo feminino, que ocupam cargos de gerente (27%), diretor/superintendente (16%), coordenador (16%) e analista/assistente (16%), entre outros cargos. Para a maioria dos entrevistados, quando perguntados sobre o que melhor caracteriza a hospitalidade empresarial, respeito e confiança aparecem no topo da lista, com 34% e 23%, respectivamente, seguidos por Acolhimento (19%), Gentileza (10%), Atenção (8%), Bem-estar (4%) e Cumplicidade (3%). A pesquisa foi realizada por meio de questionário eletrônico.

Fonte SaudeWeb

SES abre 80 vagas de estágio de medicina em 10 hospitais

Os alunos selecionados devem estar matriculados entre o 7º e o 10º período. O estágio tem duração de dois meses, entre janeiro e fevereiro de 2012

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou o edital de seleção pública de estágio curricular não-obrigatório para estudantes de medicina. Estão sendo oferecidas 80 vagas em 10 hospitais regionais localizados no interior do estado, com uma bolsa de R$ 500 por mês.

Os alunos selecionados devem estar matriculados entre o 7º e o 10º período. O estágio tem duração de dois meses, entre janeiro e fevereiro de 2012. A carga horária é de oito horas, três vezes por semana. A taxa de inscrição é de R$ 40.

De acordo com o secretário Antônio Carlos Figueira, o objetivo da seleção é fortalecer a formação dos estudantes de medicina, que terão a oportunidade de aprender na prática e também a regionalização e interiorização da saúde.

O edital pode ser acessado no portal da SES (http://portal.saude.pe.gov.br/). Atualmente, em Pernambuco, são oferecidos cursos de medicina na UPE (campus Garanhuns e Recife), UFPE, FPS e Univasf.

Fonte SaudeWeb

Unimed Rio inaugura P.A de emergência em Copacabana

Estrutura visa oferecer estrutura para atendimentos de urgências e emergências, nas especialidades de clínica médica, pediatria e ortopedia

Até o final deste mês, o bairro de Copacabana, um dos mais populosos da Zona Sul do Rio de Janeiro, receberá o segundo Pronto Atendimento (PA) da Unimed-Rio. De acordo com a cooperativa, unidade oferecerá uma estrutura para atendimentos de urgências e emergências, nas especialidades de clínica médica, pediatria e ortopedia.

Segundo a Unimed, sua equipe será formada por 250 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes, criteriosamente selecionados com o objetivo para oferecer ao cliente uma medicina humana e eficiente.

A unidade, que ocupa uma área de 2,4 mil metros quadrados com cinco pavimentos, está preparada para manter os pacientes em observação clínica de 12 horas e, quando necessário, encaminhá-los a um hospital da rede credenciada. Também poderão ser realizados, no próprio P.A, exames de apoio diagnóstico, laboratoriais, raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada, entre outros.

Diante dos desafios impostos pelo mercado de saúde suplementar e com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade a seus clientes, controlando melhor os gastos com internações e exames, a Unimed-Rio iniciou o seu processo de verticalização em 2010. O PA de Copacabana será a terceira unidade da rede própria a entrar em funcionamento e a segunda a ser inaugurada em 2011.

De acordo com o superintendente geral da Unimed-Rio, a cooperativa optou por estabelecer um sistema integrado de atenção à saúde. E ressalta que a unidade projetada com as unidades de Pronto Atendimento, os serviços de promoção e prevenção à saúde e a estrutura hospitalar, integrados por linguagem única através da utilização de prontuário eletrônico, prometem um modelo focado em um forte acolhimento aos nossos clientes.

Fonte SaudeWeb

ABIMO espera gerar negócios de US$ 1,2 milhão na África

Liderando projeto Brazilian Health Devices, entidade participou da Missão Comercial a Moçambique, Angola e África do Sul

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) espera fechar negócios na ordem de U$ 1,2 milhão, no período de 12 meses, com distribuidores de países africanos. A entidade foi uma das parceiras da Missão Comercial a Moçambique, Angola e África do Sul, promovida nos últimos dias 21 a 30 de novembro, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Lideradas pela ABIMO, Baumer, Bioclin, DMC, Fanem, Ortosíntese e Razek foram as representantes do projeto Brazilian Health Devices. As seis empresas brasileiras do setor de saúde totalizaram 142 reuniões de negócios em Maputo (Moçambique), Luanda (Angola) e Joanesburgo (África do Sul), além de reuniões extras com compradores vindos da Namíbia e Botsuana.

A comitiva brasileira também realizou visitas técnicas ao Hospital Central de Maputo (Maputo), Clínica Multiperfil (Luanda) e Mediclinic Sandton (Joanesburgo). “Considerando Angola e Moçambique, o mercado ainda é pouco desenvolvido e sem regulação, totalmente dependente de importações e há carência por bons fornecedores de equipamentos médico-odontológico. No caso da África do Sul, o mercado já é melhor estruturado e tem uma demanda crescente principalmente no setor privado, embora também exista uma concorrência com fabricantes locais”, afirma o coordenador de Inteligência Comercial da ABIMO, Tarso Evangelista.

No total, participaram da missão 53 empresas brasileiras de diversos setores como casa e construção, alimentos e bebidas, maquinários e produtos para a saúde.

Fonte SaudeWeb

“Emenda 29 não é o remédio para a saúde”

Em artigo, a consultora jurídica especializada em Direito Médico e da Saúde, Sandra Franco, afirma que no Brasil, país em que a corrupção e vantagens pessoais caracterizam forte traço cultural, a publicação de uma lei não é sinônimo de mudança

Em tese, a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000 inibiria o mau uso do dinheiro público, uma vez que seu texto dispõe sobre as formas que a União, estados e os municípios devem gastar seus recursos no setor de saúde. Porém, olvida-se que a letra da lei se transforme em realidade.

No Brasil, país em que a corrupção e vantagens pessoais caracterizam forte traço cultural, a publicação de uma lei não é sinônimo de mudança. Essa afirmação encontra eco no que se refere aos responsáveis pela gestão do dinheiro público. Há bons gestores públicos na área da saúde, indubitável. Da mesma forma, há políticos em cargos públicos com foco permanente no cumprimento de suas atribuições. Para esses, portanto, a votação do projeto de lei 121/2007nesta semana apenas ratifica seus atos de probidade.

As diretrizes do texto aprovado para a aplicação dos valores mínimos quer pela União, estados e municípios são inequívocas. Não há espaço para interpretações análogas que resultem no desvio de verbas. Primeiro, está definido que o gasto público será com as ações e serviços públicos de saúde de acesso universal, igualitário e gratuito.

A sociedade – é justo dizer – terá, quando da vigência do texto, uma espécie de cartilha para fiscalizar as ações dos gestores públicos. Poderá, por exemplo, verificar se o uso de dinheiro da saúde para saneamento básico (que possui recursos oriundos instituída em taxas ou tarifas públicas) não é um gasto a ser realizado com dinheiro da saúde, independentemente da sua importância.

Evidentemente que a desnutrição pode gerar doenças, mas não é justificativa para o gestor desviar os recursos da saúde para essa política. O mesmo se pode afirmar quanto às ações que envolvam limpeza urbana e remoção de resíduos; assistência social; obras de infraestrutura, entre outros.

Outra questão que se deve registrar é a não aprovação de uma nova CPMF, desta vez disfarçada pelo nome de Contribuição Social para a Saúde. A arrecadação no país é suficiente para que municípios, estados e União cumpram a previsão mínima de gasto com a saúde pública.

Se a regulamentação da Emenda 29 cumpre seu objetivo no que se refere à clareza, resta resolver um problema: punição rigorosa para os que continuam a usar a máquina e o dinheiro públicos para transformar, por exemplo, uma compra de medicamentos superfaturados como forma de enriquecimento ilícito.

Todas as semanas, quase todos os dias, a imprensa noticia alguma nova fraude envolvendo o desvio de recursos da saúde. Em especial, as denúncias tem sido alvo de procedimentos investigativos pelo Ministério Público. Para ilustrar, uma ação civil pública, em curso no Estado de Minas Gerais, investiga a sangria de recursos da saúde para o setor de saneamento básico. Neste caso, o MP pede a devolução de R$ 3,3 bilhõesao Fundo Estadual de Saúdepor gestores públicos.

O uso de empresa fantasmas para justificar o desvio de recursos públicos da saúde; notas fiscais frias; superfaturamento na compra de materiais e equipamentos; materiais adquiridos que não chegam a seu destino; contratação irregular de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e dentistas); acúmulo irregular de cargos; nepotismo; fraude no pagamento de cargos comissionados; fraudes em processos licitatórios; enfim, uma gama de procedimentos irregulares que servem maquiar atos de improbidade em pequenos ou grandes municípios ou Estados do país.

Há motivo para comemoração, afinal a regulamentação da Emenda 29 aguardou mais de uma década para ter seu texto votado. Todavia, impossível acreditar que apenas a lei garantao bom uso do erário. Somente por meio uma vigília incansável, permanente e comprometida por parte da sociedade e suas instituições haverá a cura para os males da saúde. Precisamos cuidar desse doente!

Sandra Franco, consultora jurídica especializada em Direito Médico e da Saúde, membro efetivo da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Médico Hospitalar da OAB/SP e presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde

Fonte SaudeWeb