Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exames: Hemograma


O que é
É o exame de sangue mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias (células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), leucócitos (células brancas, integrantes do sistema de defesa) e plaquetas (fragmentos de células produzidos na medula óssea, importantes no mecanismo de coagulação sanguínea). Os médicos usam os resultados do hemograma para diagnosticar e ou avaliar a evolução de uma doença.

Como é feito
Em geral o sangue é coletado por uma agulha colocada diretamente em alguma veia de um dos dois braços – geralmente são escolhidas as mais visíveis e fáceis de acessar com a agulha. Quando há alguma dificuldade anatômica no local (obesidade, localização atípica da veia, casos de má formação, etc), o sangue é coletado de outra veia (p. ex, da região dorsal do punho ou da mão).

Preparo
Não há necessidade de preparo prévio, nem mesmo jejum. Deve-se evitar exercícios físicos na véspera e informar se está tomando algum medicamento. Gravidez e menstruação também devem ser informadas, pois geral alteração no resultado exame.

Valores de referência

Hemácias (Homens)..................4.400.000 a 5.900.000/mm3
Hemoglobina (Mulheres)..........12.0 a 16.0 g/dl
Hemoglobina (Homens)............13.0 a 20.0 g/dl
Hematócrito (Mulheres)............35. 0 a 47.0%
Hematócrito (Homens)..............36. 0 a 52.0%
Leucócitos (H & M)....................5.000 a 11.000 /mm3
Plaquetas (H & M)......................150.000 a 300.000/mm3

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário