Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pé de atleta

Definição

O pé de atleta é uma infecção nos pés causada por fungo. O termo médico é tinea pedis. Ele pode durar pouco ou muito tempo e pode voltar a ocorrer após o tratamento.

Nomes alternativos

Tinea pedis, infecção por fungo - pés; tinea do pé; infecção - fungo - pés; dermatofitose - pé

Causas, incidência e fatores de risco

O corpo normalmente hospeda uma grande variedade de micro-organismos, incluindo bactérias e fungos. Alguns deles são úteis para o corpo. Outros podem, sob certas condições, multiplicar-se rapidamente e causar infecções. O pé de atleta ocorre quando um tipo específico de fungo cresce e se multiplica nos seus pés (principalmente entre os dedos) ou, com menos frequência, nas mãos.
Dentre as infecções fúngicas conhecidas como infecções por tinea, o pé de atleta é a mais comum. Pode ocorrer ao mesmo tempo que outras infecções de pele por fungo, como a dermatofitose ou coceira de jóquei (tinea crural). Esses fungos proliferam em áreas quentes e úmidas.

O risco de contrair pé de atleta aumenta se você:
  • Usar sapatos fechados, principalmente se forem de plástico
  • Permanecer com os pés molhados por longos períodos
  • Suar muito
  • Desenvolver uma pequena ferida na pele ou na unha
O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido por contato direto ou contato com outros itens, como calçados, meias e o piso e banheiros ou piscinas.

Sintomas

O sintoma mais comum é apresentar pele rachada e descamada entre os dedos. A área afetada geralmente fica vermelha e coça. Pode haver sensação de queimação ou ardor e podem ocorrer bolhas, vazamento ou encrostação. Além dos dedos do pé, os sintomas podem ocorrer nos tornozelos, palmas e entre os dedos das mãos.
Se o fungo espalhar para as unhas, elas podem ficar descoloridas, grossas e até quebrar.

Exames e testes

O diagnóstico é baseado principalmente na aparência da pele. Se algum exame for realizado, algumas opções são:
  • Cultura da pele (os fungos das manchas da pele são capazes de se desenvolver em laboratório)
  • Biópsia de lesão da pele (o exame pode mostrar fungos sob o microscópio)
  • Teste do KOH (hidróxido de potássio) na lesão (raspados da pele em KOH mostram fungos sob o microscópio)

Tratamento

Os pós ou as pomadas antifúngicos vendidos sem receita médica podem ajudar a controlar a infecção. Eles geralmente contêm miconazol, clotrimazol ou tolnaftato. Continue usando o medicamento por uma ou duas semanas após a infecção para evitar que ela volte.

Além disso:
  • Mantenha seus pés limpos e secos, principalmente entre os dedos
  • Lave os pés cuidadosamente com sabonete e água e seque a área por completo. Tente fazer isso ao menos duas vezes por dia
  • Use meias de algodão limpas e troque as meias e o calçado quantas vezes forem necessárias para manter os pés secos

Foto: ADAM
Pé de atleta, tinea pedis

O pé de atleta geralmente responde bem aos cuidados caseiros, embora ele possa voltar. Para evitar infecções futuras, siga os cuidados descritos em Prevenção.
Infecções graves e constantes que não respondem aos cuidados caseiros em duas a quatro semanas e pé de atleta recorrente podem precisar de tratamentos adicionais recomendados pelo seu médico. Medicamentos antifúngicos mais fortes que exigem receita médica podem ser necessários. Isso inclui medicamentos tópicos, como cetoconazol ou terbinafina e comprimidos.
Os antibióticos podem ser necessários para tratar infecções bacterianas secundárias que ocorrem com o fungo (por exemplo, por coçar demais).

Evolução (prognóstico)

As infecções de pé de atleta variam de leves a graves e podem durar muito ou pouco tempo. Elas podem persistir ou voltar, mas geralmente respondem bem ao tratamento. Medicação prolongada e cuidados preventivos podem ser necessários.

Complicações

  • Recorrência do pé de atleta
  • Infecções bacterianas secundárias como a celulite
  • Linfangite e linfadenite
  • Efeitos colaterais sistêmicos dos medicamentos (consulte os medicamentos específicos)

Ligando para o médico

Ligue para o médico imediatamente se:
  • Seu pé inchar e parecer quente ao toque, principalmente se surgirem faixas vermelhas. Esses são sinais de uma possível infecção bacteriana. Outros sinais são pus ou outra secreção e febre
  • Você tiver diabetes e desenvolver pé de atleta
Também ligue para o médico se os sintomas de pé de atleta não desaparecerem após um mês realizando os cuidados caseiros.

Prevenção

Para evitar o pé de atleta:
  • Seque seus pés completamente após tomar banho ou nadar
  • Use sandálias ou chinelos em chuveiros ou piscinas públicas
  • Troque as meias com frequência para manter os pés secos. Isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia
  • Use pós secativos ou antifúngicos para evitar o pé de atleta se você tiver propensão a contraí-lo ou se frequentar lugares em que o fungo do pé de atleta for comum (como chuveiros públicos)
  • Use calçados bem ventilados e, de preferência, feitos de materiais naturais como o couro. Alternar os calçados diariamente pode ajudar, assim eles secam completamente entre cada uso. Evite usar calçados de plástico
Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário