Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Remédios contra hepatite: modernos, eficazes e de graça

Os medicamentos Telaprevir e o Boceprevir, contra hepatite C, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais modernos e eficazes, os remédios devem beneficiar 5,5 mil pacientes, todos portadores de cirrose e fibrose avançada, que fazem parte do grupo de maior risco de progressão da doença e de morte.
 
De acordo com o Ministério Saúde, cerca de 33 mil casos de hepatites A, B, C, D e E são notificados anualmente. E para orientar a população sobre os riscos da doença, o ministério lançou a campanha “As hepatites podem estar onde você menos espera”, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no último sábado, dia 28.
 
Os novos medicamentos, direcionados ao tipo C, que devem estar disponíveis no SUS no início de 2013, e fazem parte da classe de inibidores de protease, a mais moderna para combater a doença em todo o mundo.
 
A taxa de eficácia dos medicamentos é de 80% − o dobro do sucesso obtido com a estratégia convencional utilizada atualmente, que associa dois medicamentos, o Interferon Peguilato (injetável) e a Ribavirina (via oral), cujo tratamento tem duração de 48 a72 semanas. Os novos medicamentos são administrados oralmente, e têm duração de até 48 semanas.
 
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, que é responsável por 70% das hepatites crônicas, 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.
 
A campanha do ministério envolve também os outros tipos de hepatite A, B, D e E. Os dois públicos prioritários são pessoas de até 29 anos, que serão incentivadas a tomar as três doses da vacina contra hepatite B, e acima de 45 anos, que deverão fazer o teste rápido de diagnóstico das hepatites B e C.
 
Fonte Corposaun

Por que os homens amam seios?

Livro desvenda os mecanismos cerebrais que determinam a veneração masculina por essa parte do corpo da mulher
 
Não há como negar o poder de atração dos seios. O mercado entendeu essa fascinação e a cada ano lança novos sutiãs superpoderosos, capazes de transformar qualquer Twiggy em Sophia Loren. Meros decotes ganham status de “notícia”, classificando diversas manchetes pelo mundo. O número de cirurgias estéticas para colocação de próteses de silicone é sonho de consumo até de adolescentes. E boa parte das mais desejadas mulheres do planeta tem tal parte do corpo bastante avantajada, vide a eterna “Baywatch” Pamela Anderson e a exuberante Christina Hendricks.
 
Especialista na devoção masculina a esse símbolo absoluto da feminilidade, a Playboy recentemente lançou a sua “Batalha de Peito”, uma competição no estilo “mata-mata” na qual 16 mulheres disputaram o título de dona dos seios mais bonitos do Brasil. Na briga, a ex-BBB Adriana Sant’Anna levou a melhor, deixando para trás outra beldade pra lá de curvilínea, Andressa Ribeiro, musa do “Hipertensão”, da Rede Globo. Em 15 confrontos, o concurso teve 115 mil votos.
 
Mas o que explica tamanha atenção dada a contornos que todos nós conhecemos desde o nascimento? A novidade a respeito do assunto é o livro “The Chemistry Between Us: Love, Sex and the Science of Attraction” (“A Química Entre Nós: Amor, Sexo e a Ciência da Atração”, sem edição brasileira), dos autores Larry Young e Brian Alexander. Sucesso lá fora, a obra recorre à biologia para explicar os mecanismos cerebrais por trás de todo relacionamento, e os seios, é claro, têm destaque nas páginas.
 
Especialista em neurociência do vínculo social, o PhD Larry Young explicou em coluna publicada no The Huffington Post: “Os homens são os únicos mamíferos do sexo masculino fascinados por seios em um contexto sexual”. Para ele e seu colega Brian, essa atração começa ainda na fase de amamentação, quando a ocitocina, também conhecida como “hormônio do amor”, é liberada pela mãe. A produção dessa poderosa substância tem efeito direto sobre a dopamina, neurotransmissor associado à sensação de prazer, e o resultado de tal combinação é a forte conexão entre mãe e filho, que, influenciado pela atenção recebida, retribui.
 
“Os meninos não aprendem no playground que os seios são algo para se interessar. Essa fascinação é biológica e profundamente enraizada em nosso cérebro”, afirma a dupla de autores, que defende a tese de que o mesmo mecanismo desencadeado durante a amamentação virá a se manifestar quando um homem se relaciona sexualmente com uma mulher. “É um impulso evolutivo inconsciente, capaz de ativar poderosos circuitos de ligação, criando um vínculo amoroso e estimulante”, completam.
 
Para a sexóloga e educadora sexual Ivana Almeida Silva Marques, no entanto, a fixação masculina pelos seios vai além do resquício hormonal e sofre grande influência cultural. “Anos atrás, a bunda dominava a preferência nacional. Natural, já que o biotipo da mulher brasileira é caracterizado por quadris mais largos e seios menores. A valorização desmedida dos sutiãs fartos é originalmente americana, uma moda que foi exportada – e abraçada – pelo mundo. Por isso, é muito difícil dizer que todos os homens dão tamanha importância aos seios desde sempre”, explica.
 
Guilherme Conti Marcello, psicólogo e psicoterapeuta do Hospital das Clínicas (SP), concorda. “A ideia de que essa ligação é puramente hormonal compartilha os preceitos do que a psicanálise chama de Fase Oral, representada na fixação do bebê pela boca e, sobretudo, pelo seio. Mais tarde, no entanto, vimos que, muitas vezes, o dedo na boca era fruto de um processo natural, como o nascimento dos dentes, que faz a gengiva coçar. Quando os autores fazem essa conexão biológica, retomam concepções de Darwin, numa linha americana conhecida como Behaviorismo. Para eles funciona muito bem, mas é complicado afirmar, na América Latina, mais ainda especificamente no Brasil, que toda atração masculina pelo seio vem de uma memória tão anterior”, diz.
 
E, se levarmos o meio social como determinante de comportamentos, não podemos deixar de lado os fatores ditados pela moda, que define não apenas tons, tecidos e cortes a cada nova estação, como também qual é o corpo da vez. Na linha do tempo já entraram as musas do Renascimento (consideradas gordas para os padrões atuais), as anoréxicas das passarelas, as obcecadas por malhação, as mulheres-frutas e agora, ainda bem, as saudáveis. Nesse grupo, voltam a ganhar destaque os seios naturais, pequenos ou não, e retornam às salas de cirurgia mulheres que têm trocado suas próteses de silicone por outras menores.
 
Mas o cenário é paradoxal. “A linha moderna prega a valorização de corpos genuínos ao mesmo tempo em que a medicina estética faz progressos grandiosos. E beleza, hoje, é uma indústria gigantesca”, ressalta Ivana. “Essa volta ao seio natural contradiz os avanços que tiraram a noção de que toda mulher pode ser bonita e sensual com o corpo que ela tem. Hoje em dia, as pessoas que conseguiram escapar desses modismos estão criando uma nova moda. Padrões originais voltaram a ter o simbolismo de sexualidade e estão aparecendo como novidade”, afirma Guilherme.
 
Fato é que, mesmo sem desbancar o bumbum, há algum tempo o homem brasileiro vem olhando com maior atenção para os seios, e a intensidade de persuasão é inquestionável. Espiar com o decote alheio é irresponsavelmente irresistível até para uma mulher, ou não?
 
Fonte Delas

Produto químico encontrado em cosméticos pode desencadear menopausa precoce

Mulheres expostas aos ftalatos em maquiagens e sprays de cabelo entraram na menopausa até dois anos e meio antes do normal
 
Produtos químicos encontrados em maquiagens, sprays de cabelo e embalagens de alimentos podem causar menopausa precoce. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis, nos EUA.
 
O estudo revela que mulheres expostas aos ftalatos experimentaram as mudanças causadas pelo início da menopausa quase dois anos e meio antes da população feminina em geral. Segundo informações do Daily Mail.
 
A líder da pesquisa Natalia Grindler e seus colegas analisaram os níveis de ftalatos no sangue ou na urina de 5.700 mulheres americanas.
 
Os resultados mostraram que aquelas com os maiores valores da substância passaram pela menopausa, em média, 2,3 anos antes das outras.
 
A idade típica da menopausa é de 51, as mulheres expostas a níveis mais altos chegaram a esse período aos 49 anos.
 
De acordo com Grindler, algumas mulheres podem estar passando pela menopausa 15 anos mais cedo, em seus trinta e poucos anos de idade. Uma menopausa precoce está ligada a taxas muito mais elevadas de acidentes vasculares cerebrais, doenças do coração, problemas ósseos e hemorragias cerebrais fatais.
 
"A menopausa precoce tem um grande impacto sobre a saúde. Nós acreditamos que essas substâncias têm o potencial de afetar a função ovariana e a reprodução humana. Há muita coisa que nós não sabemos neste momento, nossa pesquisa ainda é preliminar, mas é o suficiente para sugerir um impacto prejudicial dos ftalatos a longo prazo."

 
Fonte isaude.net

Alimentos orgânicos não trazem vantagens para crianças, afirma AAP

 
"O importante é que as crianças tenham uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura"
 
A Academia Americana de Pediatria (AAP) realizou uma extensa análise de evidências científicas em torno de orgânicos, principalmente produtos lácteos e carne. As conclusões do levantamento mostram que enquanto os alimentos orgânicos têm as mesmas vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, lípidos e outros nutrientes que os alimentos convencionais, eles também têm níveis mais baixos de pesticidas, que podem ser importantes para as crianças. Animais criados organicamente também são menos susceptíveis de contaminação por bactérias resistentes aos medicamentos, porque as regras da agricultura biológica proíbem o uso não-terapêutico de antibióticos.

No entanto, a longo prazo, não há nenhuma evidência direta de que a dieta orgânica leva à melhoria da saúde ou menor risco de doença. De acordo com especialistas, o importante é que as crianças tenham uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura ou sem gordura, não importando se os alimentos são convencionais ou orgânicos.

" Este tipo de dieta tem benefícios comprovados à saúde, disse Janet Silverstein, membro do Comitê de Nutrição da AAP e um dos principais autores do relatório. Muitas famílias têm um orçamento limitado, e nós não queremos que elas optem por consumir quantidades menores de alimentos orgânicos mais caros e, portanto, reduzir o consumo geral de alimentos saudáveis."

O relatório AAP, Alimentos orgânicos: Saúde e Meio Ambiente Vantagens e Desvantagens" , foi lançado nesta segunda-feira (22), na AAP National Conference & Exhibition, que esta sendo realizada em New Orleans. Ele será publicado na edição de novembro de 2012 da revista Pediatrics.

O relatório descreve a pesquisa que foi realizada sobre os alimentos orgânicos, incluindo evidências convincentes de menor exposição a pesticidas e menos contaminação dos animais com bactérias resistentes aos medicamentos. " Neste ponto, nós simplesmente não temos provas científica para saber se a diferença entre os níveis de pesticidas vai impactar na saúde de uma pessoa ao longo da vida, embora saibamos que as crianças, especialmente as mais jovens, cujos cérebros estão se desenvolvendo, são especialmente vulneráveis à exposição aos produtos químicos," afirmou Joel Forman, membro do Conselho de Saúde Ambiental da AAP.

Se o custo é um fator, as famílias podem ser seletivas na escolha de alimentos orgânicos. Algumas frutas e vegetais cultivados convencionalmente tendem a ter baixos resíduos de pesticidas. A AAP cita guias de compras de orgânicos como os fornecidos pela Consumer Reports e o Environmental Working Group como referências para os consumidores.

O relatório também observa que as questões ambientais devem ser uma motivação extra para escolha de produtos orgânicos; bem como os impactos à saúde humana, como a poluição e a mudança climática global.

 
Fonte isaude.net

20 minutos de exposição ao fumo passivo já prejudica vias aéreas

Exposição a grandes concentrações de fumaça de cigarros em locais fechados podem causar alterações fisiológicas quase imediatas
 
Pesquisadores da Universidade de Atenas, na Grécia e da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que a exposição passiva a grandes concentrações de fumaça de cigarros, como as encontradas em bares e carros, pode levar a restrição das vias aéreas em poucos minutos.
 
O estudo, apresentado no CHEST 2012, a reunião anual do American College of Chest Physicians, mostrou que após 20 minutos de exposição ao fumo passivo altamente concentrado, os participantes experimentaram alterações fisiológicas como a resistência das vias aéreas.
 
"Bares e carros são lugares onde altas concentrações de partículas finas geralmente ocorrem por causa do tabagismo. Os não fumantes são então forçados a inalar quantidades extremas de partículas diretamente em seus pulmões. Os efeitos a curto prazo observados nos dizem que mesmo uma curta exposição é realmente prejudicial para vias aéreas normais", afirma Panagiotis Behrakis.
 
A fim de testar os efeitos de curto prazo da exposição à fumaça passiva, Behrakis e seus colegas expuseram 15 participantes saudáveis a um ar fortemente concentrado com partículas de fumo dentro de uma câmara de exposição, simulando um bar ou a deslocação de um carro, por 20 minutos.
 
Durante este tempo, os investigadores mediram a resistência total do sistema respiratório, por meio de uma técnica que avalia, de forma não invasiva, as propriedades físicas do movimento respiratório durante a respiração calma.
 
Os resultados mostraram que a exposição ao fumo passivo concentrado a curto prazo significativamente e imediatamente alterou as vias aéreas dos participantes, invocando tais alterações fisiológicas como resistência das vias aéreas.
 
Os participantes não apresentaram sinais clínicos ou sentimentos de desconforto durante o teste. Embora a exposição ao fumo passivo pareça ser um pouco menos prejudicial do que o tabagismo em si, Behrakis acredita que o fumo passivo deve ser reconhecido como um problema de saúde global. "Tabagismo passivo é a forma mais comum de violência exercida sobre as crianças e os trabalhadores em um nível global. Toda a questão do fumo passivo deve ser reconhecida como um problema global de violação dos direitos humanos", afirma.
 
A equipe conclui que a exposição ao fumo passivo pode ter efeitos de curto e longo prazo sobre a saúde, principalmente sobre as crianças.
 
Fonte isaude.net

Homens que trabalham à noite têm maior risco de desenvolver câncer de próstata

Pesquisa sugere que exposição à luz noturna também aumenta probabilidade de desenvolver tumores do intestino, bexiga e pulmões
 
Homens que trabalham durante a noite são quase três vezes mais propensos a desenvolver câncer de próstata do que aqueles que fazem turnos de dia. É o que mostra pesquisa realizada na Universidade de Quebec, no Canadá.
 
Os resultados mostram que eles também estão em risco muito maior de certo número de outros tipos de câncer, com maiores taxas de tumores do intestino, bexiga e pulmões. As informações são do jornal Daily Mail.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo é o primeiro a destacar os efeitos de turnos noturnos sobre a saúde dos homens.
 
Pesquisas anteriores sugeriram uma ligação entre o trabalho noturno e o câncer, mas a maioria focou apenas na incidência de câncer de mama em mulheres, principalmente enfermeiras. A investigação recente afirma que os homens são afetados da mesma forma e que os efeitos são vistos em uma ampla gama de cânceres.
 
O trabalho durante a noite prejudica o corpo através da supressão de melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, no cérebro, que ajuda a regular quando dormimos e quando acordamos.
 
Quando está escuro, a produção de melatonina é aumentada para ajudar a induzir o sono profundo.
 
Os cientistas acreditam que a exposição à luz noturna interrompe a produção de melatonina, colocando em movimento uma cadeia de eventos no interior do corpo que pode estimular o desenvolvimento do tumor.
 
A equipe analisou 3.137 homens que tinham sido diagnosticados com uma gama de diferentes tipos de câncer. Como parte do estudo, eles verificaram que muitos dos homens doentes tinham trabalhado durante as noites e compararam os resultados com outro grupo de 500 homens saudáveis que trabalhavam em horário normal.
 
Os pesquisadores descobriram que o turno durante a noite quase triplicou o risco de câncer de próstata e dobrou as chances de câncer de intestino nos homens. Trabalhadores noturnos também eram 76% mais propensos a sofrer câncer de pulmão e tinham risco de mais de 70% de terem tumor na bexiga.
 
Para o câncer de intestino, próstata e bexiga, os perigos foram maiores entre aqueles que trabalharam durante a noite por pelo menos dez anos.
 
O estudo foi publicado na revista American Journal of Epidemiology.
 
Fonte isaude.net

Atividade física pode reduzir ansiedade e trazer benefícios para a saúde mental

A vida moderna pode gerar transtornos de ordem psicológica em todas as idades, e uma das formas mais indicadas de prevenção e combate aos transtornos emocionais é a prática de atividades físicas regulares. Por este motivo crianças, adultos e idosos podem adotar um estilo de vida mais saudável que inclua exercícios físicos regulares, e com isso controlar a ansiedade, evitar a depressão, melhorar a qualidade do sono e da memória, além de apresentar melhorias no humor.
 
“Além dos benefícios físicos que são amplamente conhecidos, a prática de exercícios físicos aeróbicos é recomendada também por produzir um efeito antidepressivo, que protege o organismo do estresse e de seus efeitos sobre a saúde física e mental” explica a geriatra Dra. Janise Lana Leite, da academia Estação do Exercício e Saúde, especializada em musculação para idosos e grupos especiais.
 
Nos idosos, a prática do exercício físico colabora com a manutenção da qualidade de vida, fortalecendo músculos e ossos, evitando a osteoporose e prevenindo quedas. Na parte psicológica, melhora as funções cognitivas, reduz o tempo de resposta, contribui para a integridade do cérebro e para a amplitude da memória. Além disso, o idoso que pratica exercícios físicos regularmente readquire a independência de movimentos, tem mais disposição para a interação social e previne os sintomas da depressão, afirma a especialista.
 
Para os pesquisadores, a atividade física parece ter relação com a redução dos riscos de demência. Ainda que não se possa afirmar que a atividade física evite a demência, pode-se inferir que os idosos com demência perdem o interesse pelo engajamento em atividades físicas, o que os torna mais sedentários. Já os idosos não sedentários apresentam menos indicativos de demência, talvez pela participação nas diferentes atividades, de lazer ou de prática esportiva propriamente dita.
 
Por outro lado, pesquisas identificam o aumento de uma proteína conhecida como BNDF após a prática do exercício físico. Tal proteína melhora a troca de mensagens entre os neurônios, sendo a responsável pelo surgimento, crescimento e especialização das células nervosas. “Ainda é cedo para relacionar a produção de BNDF com o exercício, mas é mais um indício de que a prática de atividades físicas traz benefícios inclusive para a estrutura e o bom funcionamento do cérebro” conclui Dra. Janise.
 
Fonte Corposaun

Pacientes com glaucoma não seguem as orientações dos oftalmologistas

Um estudo recente, publicado no Archives of Ophthalmology – Impact of a Health Communication Intervention to Improve Glaucoma Treatment Adherence – reforça a ideia de que a adesão do paciente ao tratamento é um grande desafio no caso do glaucoma. Nem mesmo quando recebem um telefonema diariamente, para lembrá-los da medicação, os pacientes com glaucoma se sentem motivados a participarem mais ativamente do tratamento.
 
O estudo, realizado na Universidade da Pensilvânia, recrutou 312 pacientes (18-80 anos de idade) com glaucoma que não demonstravam uma boa adesão ao tratamento porque não utilizavam a medicação corretamente, não seguiam as prescrições médicas e / ou não voltavam com regularidade ao oftalmologista.
 
Os pacientes foram divididos em um grupo de intervenção e outro de controle. O grupo de intervenção recebeu telefonemas automatizados e interativos, bem como materiais impressos adaptados às suas necessidades. O grupo de controle recebeu apenas as recomendações usuais nas consultas médicas, consideradas habituais nestes casos.
 
Durante o período de estudo, a adesão dos pacientes ao tratamento do glaucoma melhorou em ambos os grupos. A participação no estudo e as entrevistas frequentes com os pesquisadores podem ter contribuído para esta melhora global na adesão ao tratamento. No entanto, as chamadas telefônicas interativas e os materiais impressos sob medida não melhoraram significativamente a adesão do grupo de intervenção, em relação ao grupo de controle.

O glaucoma é uma doença que, por suas características clínicas e seu prognóstico visual requer comprometimento do paciente com o tratamento. Trata-se de uma doença crônica que deve receber acompanhamento e tratamento prolongados, condições que podem prevenir a cegueira.
 
“A falta de adesão ao tratamento pelo paciente é uma causa importante de controle inadequado de pressão intraocular. São muitos os pacientes em tratamento que deixam de usar os medicamentos antiglaucomatosos corretamente. É de extrema importância a manutenção e o reforço das orientações médicas durante todo o tratamento, pois assim como a diabetes e a hipertensão arterial, o glaucoma não tem cura, mas é passível de controle, garantindo a qualidade de vida do paciente”, destaca ao oftalmologista Virgílio Centurion.
 
Dificuldades com os colírios
Um outro estudo, publicado no Journal of Glaucoma – Evaluating Eye Drop Instillation Technique in Glaucoma Patients – revelou que 9 em cada 10 pacientes com glaucoma não foram capazes de instilar o colírio corretamente, o que pode ser uma importante causa da falta de adesão do paciente ao tratamento médico proposto.
 
Para realizar o estudo, 70 pacientes com glaucoma, com idade média de 54 anos, concordaram com o registro em vídeo de sua automedicação. Assim, diante das câmeras, eles deveriam instilar o medicamento nos olhos, da mesma maneira que faziam em casa, sozinhos.
 
Os parâmetros que foram registrados visavam observar o tempo levado para incutir a primeira gota do medicamento, o total de gotas instiladas, o local de contato de cada gota, qualquer contato com a extremidade da embalagem do medicamento e o fechamento das pálpebras ou do duto lacrimal após a instilação do colírio.
 
Assim:
  • O tempo médio necessário para instilar a primeira gota foi de 14,8 ± 3,7 segundos (intervalo 8,7-23,5 s);
  • O número médio de gotas espremidas a partir do frasco por instilação foi de 1,8 ± 1,2 gotas (intervalo, 1-8 gotas);
  • Em 22 pacientes (31,43%), o colírio caiu nas pálpebras ou nas bochechas;
  • Cinquenta e três pacientes (75,7%) tocaram o globo ocular ou o tecido periocular com o frasco do medicamento, contaminando o remédio;
  • Vinte pacientes (28,57%) fecharam os olhos após instilar as gotas de colírio;
  • 4 pacientes (5,7%)tiveram oclusão do ponto lacrimal;
  • Apenas 6 pacientes (8,57%) foram capazes de fazer a instilação correta do colírio: espremer o frasco em queda e instilar o medicamento no saco conjuntival, sem contato da ponta do frasco com o olho.
Fonte Corposaun

Pesquisa aponta para outros caminhos na luta contra a cólera

Pesquisa internacional pode levar a melhoras na eficácia de antibiótico contra cólera. A Equipe que compõe o estudo conseguiu explicar como o Vibrio cholerae se tornou um agente patogênico letal causador da cólera. A descoberta pode levar a uma revolução no tratamento com antibióticos que atinge essa bactéria mortal.
 
O V. cholerae causa a cólera, que é endêmica em muitos países em desenvolvimento e que pode aparecer em regiões devastadas pela guerras e por desastres naturais. Um exemplo é o surto que ocorreu após o terremoto de 2010 no Haiti e que chegou a matar mais de 7.500 pessoas.
 
A pesquisa levou a descoberta de que dois genes no genoma do V. cholerae o tornam tóxico e mortal. A bactéria adquiriu esses genes quando um vírus bacteriano chamado CTX-phi o infectou. Os pesquisadores chegaram a ideia de que um mecanismo dentro de V. cholerae permite que o vírus CTX-phi o infecte.
 
CTX-phi se agarra a um filamento ‘ pilus’ longo que flutua na superfície de V. cholerae. O filamento em seguida se retrai, puxando o gene da toxina CTX-phi para dentro da bactéria onde ele se liga a TolA, uma proteína da parede bacteriana. E dessa forma, esse processo transforma V. cholerae em um agente patogênico humano mortal.
 
Segundo os pesquisadores liderados por Lisa Craig, da Simon Fraser University, os filamentos ‘pilus’ podem ser explorados como um mecanismo de transporte para entregar antibióticos diretamente na bactéria. “Nós poderíamos explorar o mecanismo de retração do pilus para introduzir antibióticos diretamente nas células, ignorando sua barreira de membrana externa”, comenta a pesquisadora Lisa Craig.
 
Atualmente já existem antibióticos para V. cholerae, mas esses também matam bactérias benéficas localizadas no intestino. E esse pesquisa propõe o uso do ‘ pilus’ como um ‘ cavalo de Tróia’ para entregar medicamentos especificamente e eficazmente ao patógeno bacteriano.
 
Segundo a líder da pesquisa, a descoberta de sua equipe é ainda mais emocionante devido à simplicidade de seu funcionamento. Lisa Craig aponta que o mecanismo de ‘ pilus’ também pode ser usado para entregar antibióticos para tratar a Pseudomonas aeruginosa, uma infecção respiratória bacteriana mortal que atinge principalmente pessoas com fibrose cística, podendo assim salvar muitas vidas.
 
Fonte Corposaun

Prevenir é mais barato (e menos dolorido) do que remediar

Doenças periodontais como a gengivite (inflamação na que causa inchaço, vermelhidão e até sangramento), e a periodontite (evolução da gengivite que pode causar perda do suporte ósseo e dos dentes), estão entre as doenças bucais mais comuns, e que tendem a aumentar com a idade, principalmente se a higiene bucal não for feita de forma correta e adequada.
 
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, de 2010, o percentual de indivíduos que apresentaram problema periodontal foi de 32% para a idade de 12 anos, 49% para a faixa de 15 a 19 anos, 83% para os adultos de 35 a 44 anos e 98,2% nos idosos de 65 a 74 anos. Além do desconforto e complicações causadas pela doença ao paciente, não é só na boca que o problema afeta as pessoas, mas também no bolso.

Você já fez a conta de quanto custa a prevenção versus o tratamento na hora de cuidar de sua boca? Estima-se que o custo médio do tratamento da gengivite no setor privado, dependendo da severidade e estágio da doença, seja de R$ 200,00 por sessão, sendo que o número de sessões varia de uma a quatro, o que pode representar um gasto de até R$ 800,00.
 
Já a prevenção não chega a R$ 500,00 por ano, considerando a troca de escovas a cada três meses, uso do fio dental e de enxaguatório bucal duas vezes ao dia. “A prevenção é a maneira menos dolorida e mais econômica para cuidar da saúde bucal. A higiene oral adequada depende do cuidado diário da boca que deve ser feito por meio dos três passos básicos: escovação, fio dental e enxaguatório”, explica o dentista José Eduardo Pelino.
 
Sobre a gengivite:
A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.
 
Fonte Corposaun

Implante salino ou de silicone?

SalineVsSilicone RedNails11 Implante salino ou de silicone?A colocação de prótese de silicone nas mamas está em uma das primeiras posições do ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. A prótese mamária foi responsável por 25% das plásticas realizadas no mês de setembro – com o percentual de 38%, a lipoaspiração foi o procedimento mais realizado. “Muitas pacientes aproveitam e fazem as duas cirurgias, a lipo e o aumento dos seios”, destaca o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.
 
Apesar de ser a mais conhecida, a prótese de silicone não é única utilizada para aumentar os seios. Nos Estados Unidos, o chamado implante salino se tornou comum devido a determinações da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos. Nos anos 90, a FDA proibiu o uso de implante de silicone no país e os médicos adotaram a prótese salina como uma alternativa para o aumento dos seios. “Em 2006, os implantes de silicone foram liberados pela FDA, mas a prótese salina continua sendo muito utilizada nos EUA”, afirma.

A principal vantagem do implante salino em relação ao seu concorrente está no fato do organismo ser capaz de absorver o conteúdo sem danos caso haja algum rompimento. A prótese salina também é produzida com silicone, porém, seu interior é preenchido com uma mistura de água e sal. “A solução fisiológica possui a mesma concentração de sal do organismo. A desvantagem está no fato de que o implante preenchido com água e sal tem o seu formato alterado de acordo com a posição e a pressão do enchimento”, explica.
 
O cirurgião aponta que há alguns anos o risco de vazamento das próteses de silicone era maior. Atualmente, elas são fabricadas com silicone em gel de alta coesividade e possuem camadas que tornam o risco de rompimento praticamente zero. “Graças aos avanços tecnológicos, os implantes estão cada vez mais seguros. O gel garante a união do conteúdo se houver rompimento, isto é, o silicone não vai conseguir vazar pelo corpo, já que não está em forma líquida”, ressalta Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
 
A colocação do implante salino é realizada por meio de uma incisão no umbigo, pois ele possui uma válvula que possibilita o preenchimento com a solução fisiológica durante a cirurgia. Esta técnica não deixa cicatrizes visíveis, possui um pós-operatório menos complexo e a recuperação é rápida. Este tipo de procedimento não pode ser utilizado com próteses de silicone, que são colocadas através de cortes nos seios ou axilas. “O preenchimento deve ser feito com cuidado, já que há pode haver ondulações e a quantidade influencia a textura, firmeza e o formato dos seios”, observa.
 
As pacientes que optam pelo implante salino normalmente se queixam da aparência artificial dos seios, causado pela propensão a rugas na pele e pela firmeza excessiva, que denuncia a prótese especialmente em mulheres que tem pouco tecido mamário. “A aparência e as sensações falsas da prótese salina não agradam muitas pacientes. Por isso, o implante mamário salino é mais indicado para quem possui bastante tecido mamário e quando o posicionamento é intramuscular”, destaca o cirurgião, mestre em Princípios da Cirurgia Plástica utilizando Laser.
 
O implante de silicone propicia resultados mais naturais, além de ser mais resistente e ter durabilidade superior ao salino. A paciente é capaz de sentir o toque com praticamente a mesma sensibilidade que possuía antes da cirurgia e o contorno das mamas também ficam mais harmoniosos. “A cirurgia plástica tem como meta promover um resultado mais próximo possível da naturalidade do corpo. A decisão de qual a melhor prótese para ser usada no aumento dos seios deve ser feita a partir de um consenso entre o médio e o paciente”, acrescenta.
 
Fonte Corposaun

Muito além da “distração”

Estudos exploram os processos cognitivos por trás do estado de desatenção.
 
Num minuto estamos concentrados no trabalho e, no minuto seguinte, pensando sobre o restaurante novo que abriu na esquina. A distração é algo comum e frequente. Pode parecer contraproducente – como quando estamos no meio de uma reunião de trabalho ou da explicação de uma matéria nova na escola, por exemplo -, mas novos estudos sugerem que divagar não é necessariamente ruim.
 
Sabe quando a solução para uma questão ou ideia surge enquanto você dirige, lava louça – e não na hora que mais precisava? Benjamin Baird e sua equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, mostraram em um novo estudo, divulgado no periódico Psychological Science, como a distração colabora no processo criativo. Eles comprovaram que quando realizamos uma tarefa menos exigente nos distraímos mais, porém somos mais criativos para solucionar problemas.
 
Já quando é necessário mais da nossa atenção, esta “distração involuntária” pode prejudicar mais do que ajudar. Com base em análises feitas em laboratório e no cotidiano de um grupo de voluntários, os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, constataram que pessoas com menor capacidade de memória de trabalho (ou de curto prazo) são mais propensas a divagar em tarefas mais exigentes. Estas pessoas também mostraram serem mais propensas a cometer erros.
 
Para Michael J. Kane e Jennifer C. McVay, autores da pesquisa, a propensão ao erro em pessoas com menor capacidade de memória de curto prazo parece surgir em parte de sua vulnerabilidade à distração, mas mais estudos precisam ser realizados para confirmar esta relação e identificar o que estaria por trás disso. Os resultados da pesquisa foram divulgados no periódico Current Directions in Psychological Science.
 
Fonte O que eu tenho

Criopreservação de óvulos: o que é e quando é indicada?

Você já ouviu falar em criopreservação? A técnica de congelar os óvulos não é apenas indicada em casos de tratamentos que ameaçam a fertilidade da mulher, mas também para controle e preservação da fertilidade.
 
Trabalho, estudo, realização profissional e pessoal fazem com que a mulher adie cada vez mais a sua primeira gestação. Se o desejo é ter filhos – mesmo que você ainda não saiba exatamente quando – que tal congelar seus óvulos?
 
“Preservar os óvulos é uma realidade tecnológica dos últimos quatro, cinco anos e indicado em duas situações: quando uma mulher jovem necessita preservar seus óvulos para uma terapêutica de câncer que vai consumir sua reserva variável. E o outro caminho, também importante, é quando, principalmente as mulheres urbanas, deixam a fertilidade para mais tarde”, explica o ginecologista Nelson Antunes Júnior, obstetra e especialista em reprodução humana. “Assim, elas deixam a primeira gestação para uma idade em que a fertilidade começa a cair. Nestes casos, indicamos para estas mulheres que, preferencialmente antes dos 35 anos busquem guardar seus óvulos para quando elas tiverem uma situação social ou profissional definida para fazer a gestação”, completa.
 
Segundo o ginecologista e obstetra Newton Eduardo Busso, a idade deve ser um fator determinante quando a mulher decide congelar seus óvulos. “Dados na literatura nos mostram que entre 20 e 39 anos de idade as chances de gravidez ficam acima de 30%”, diz. Mulheres de uma faixa etária maior também podem congelar seus óvulos, mas as chances de gravidez após o descongelamento, explica o especialista, são menores.
 
“A criopreservação é um jeito de a mulher guardar seus óvulos congelando a idade de hoje para que ela possa ter um filho mais tarde. Sugiro que a mulher que quer ter filhos, mas ou não está com a vida afetiva definida ou não encontrou as condições adequadas para ter este filho, que ela vá se informar. É uma tecnologia moderna, simples, disponível e que irá permitir que ela guarde sua fertilidade para que tenha seus filhos numa idade mais avançada”, conclui Nelson Antunes.
 
Para saber mais, veja o canal Saúde da Mulher, da SOGESP.
 
Fonte O que eu tenho

Exercícios moderados elevam autoestima de jovens com sobrepeso

1172423 83483283 300x216 Exercícios moderados elevam autoestima de jovens com sobrepeso  A obesidade, em qualquer idade, esta associada a uma série de doenças – de diabetes e fadiga crônica a complicações cardíacas. Mas não é só isso. Jovens que lutam contra a balança sofrem mais de insatisfação com a própria imagem corporal, alienação social e baixa autoestima.
 
Gary Goldfield, psicólogo da Universidade de Ottawa, no Canadá, tem estudado como os exercícios podem impactar psicologicamente adolescentes com sobrepeso e mostra em novo estudo que praticar exercícios, mesmo moderados, afetam positivamente estes fatores.
 
O estudo, publicado no periódico Journal of Pediatric Psychology, envolveu 30 adolescentes com idades que variaram dos 12 aos 17 anos. Eles foram randomizados em duas sessões semanais realizadas em laboratório de bicicleta indoor – com música à sua escolha – ou um jogo interativo de vídeo game, durante 60 minutos, podendo fazer uma pausa quando quisessem.
 
Após dez semanas, as diferenças físicas entre os grupos de exercícios não foram significativas, mas em ambos os grupos os adolescentes relataram melhorias na percepção de competência escolar, competência social e vários marcadores de imagem corporal, incluindo estima pela aparência e peso. Estas melhorias induzidas pelo exercício com relação à imagem corporal, explica Goldfield, podem ajudar a proteger contra provocações, discriminação e preconceito direcionado muitas vezes à crianças e jovens com obesidade, e que podem ter efeitos devastadores sobre o bem estar emocional.
 
“Estamos falando em benefícios psicológicos como resultado de uma pequena quantidade de exercício aeróbico, não uma mudança de peso ou de gordura corporal”, diz o autor. “Se você pode melhorar a sua aptidão física, ainda que minimamente, isto pode ajudar a melhorar a sua saúde mental. Ao ensinar as crianças a se concentrarem em comportamentos saudáveis, eles estarão se concentrando em algo que podem controlar”, conclui.
 
Fonte O que eu tenho

Prefeitura Municipal de Pacajus - CE

A Prefeitura Municipal de Pacajus, Ceará, realiza concurso para provimento de 518 vagas

Inscrições:
Até 6 de novembro pelo www.ingagestao.org.br
ou no Núcleo de Apoio em Pacajus

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 120,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Provas:
Haverá prova de conhecimentos e prova de títulos.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário do PSF, Cozinheira, Coveiro e Gari;

Ensino Médio - Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Agente de Trânsito, Fiscal de Arrecadação e Tributos, Fiscal de Comércio Ambulante, Guarda Municipal, Guarda-Vidas, Maqueiro, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Radiologia;

Ensino Superior - Professor de Educação Básica II nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, Geografia, História, Filosofia e Religião, Ciências e Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Libras, Bibliotecário, Dentista do PSF, Enfermeiro do PSF, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro Plantonista em Obstetrícia, Fiscal Ambientalista, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Médico Plantonista, Médico Plantonista, Médico do PSF, Médico do Trabalho e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura Municipal Itaobim – MG

A Prefeitura Municipal Itaobim – MG realiza concurso para o provimento de 269 vagas

Inscrições:
De 24 de outubro a 22 de novembro na rua Belo Horizonte, nº. 360, Centro ou pelo www.msmconsultoria.com.br


Valor:
De R$ 31,00 a R$ 100,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Topógrafo e Médico-Veterinário

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.695,00

Provas:
Haverá prova objetiva; prova prática para Motorista, Motorista de Ambulância e Operador de Máquinas Agrícolas, Leves e Pesadas

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educação, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Mestre de Obras, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Servente de Pedreiro e Servente Escolar;

Médio/Técnico - Agente Administrativo, Assistente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Veterinária, Fiscal Sanitário, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Técnico em Higiene Dental e Topógrafo;
Superior - Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clíni
co, Médico-Veterinário, Odontólogo, Pedagogo, Professor PEB I, Professor PEB II nas disciplinas de ciências, geografia, inglês, língua portuguesa e matemática e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura Municipal de Neópolis - SE (II)

A Prefeitura Municipal de Neópolis, Sergipe, realiza seleção para preenchimento de 61 vagas

Inscrições:
De 8 e 26 de outubro pelo www.amigapublica.com.br/concursos


Valor:
De R$ 38,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.000,00

Cargos:
Ensino Fundamental Incompleto - Artesão e Vigilante;

Ensino Médio - Técnico Executivo na Área Administrativa, Monitor do Idoso, do PETI e do ProJovem, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Laboratório e Técnico em Enfermagem;

Ensino Superior - Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo, Farmacêutico, Médico Psiquiatra, Pediatra, Clínico Geral, Enfermeiro, Odontólogo e Oftalmologista;

Provas:
Haverá provas objetivas e prova de títulos para nível superior.

Prefeitura Municipal de Linhares - ES

A Prefeitura Municipal de Linhares, Espírito Santo, realiza seleção para preenchimento temporário de 50 vagas para Guarda-Vidas.

Inscrições:
Até 26 de outubro, no Sistema Nacional de Empregos - avenida Governador Carlos Lindemberg, nº 600, centro, Linhares

Remuneração:
R$ 867,93

Provas:
Haverá análise de documentação e teste de aptidão física

Prefeitura Municipal de Itaíba - PE

A Prefeitura Municipal de Itaíba, Pernambuco, realiza concurso para provimento de 386 vagas

|Inscrições:
Até 31 de outubro, pelo www.concursopublicoitaib
a2012.com.br ou na Prefeitura de Itaíba, Praça Coronel Francisco Martins, s/n, centro.
 

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.650,00

Provas:
Prova escrita: 25 de novembro
Haverá prova de títulos para nível superior

Cargos:
Ensino Superior - Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Obstetra, Enfermeiro, Inspetor Sanitário, Professor II nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Música, Ciências, Inglês, Informática,

Ensino Médio - Professor I, Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo, Controlador de Avaliação Hospitalar e Recepcionista;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Vigia, Cozinheiro, Auxiliar de Lavandaria Hospitalar, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Gari, Coveiro e Jardineiro

Prefeitura Municipal de Estreito - MA

A Prefeitura Municipal de Estreito, Maranhão, realiza seleção para preenchimento de 168 vagas

Inscrições:
De 15 a 31 de outubro, pelo www.fsadu.org.br/concur
sos ou www.sousandrade.org.br/concursos

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.000,00

Provas:
Haverá provas objetivas e títulos para Orientador Escolar, Pedagogo, Professor e Supervisor Escolar.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo Clínico Geral, Orientador Escolar, Pedagogo, Psicólogo, Supervisor Escolar, Professor de Educação Física e de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Ensino Médio - Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Odontológico, Assistente Administrativo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche, Técnico de Enfermagem e Técnico em Meio Ambiente;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista e Vigia.

Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;

Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;

Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacional

Prefeitura Municipal de Brejão - PE

A Prefeitura Municipal de Brejão, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 145 vagas

Inscrições:
Até 9 de novembro pelo www.concursopublicobrejao.com.br

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 5.000

Provas:
Haverá provas escritas, prova de títulos para nível superior e Professor.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escola, Médico Cardiologista, Endocrinologista, Geriatra, Pediatra, Médico PSF, Psiquiatra, Nutricionista Escolar, Odontólogo, Odontólogo do PSF, Procurador Consultivo, Psicólogo, Agente de Disciplina, Secretário Escolar, Professor do 6º ao 9º Ano de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, História, Matemática, Geografia, Educação Física e Ciências/Biologia e Professor de Educação Anos Iniciais;

Ensino Médio - Professor de Educação Infantil, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Controle Interno, Fiscal de Tributos, Operador de Microcomputador, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do PSF e Técnico Educacional em Informática;

Ensino Fundamental - Agente Arrecadador, Arquivista, Auxiliar de Serviços Educacionais, Motoqueiro, Motorista Escolar/Educacional, Motorista, Vigia, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Operador de Máquinas, Tratorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Gari e Operador de Abastecimento de Água.

Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal - RS

A Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal, Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de 43 vagas

Inscrições:
Até 29 de outubro, na Prefeitura do Balneário Pinhal, avenida Itália, nº. 3100, em Balneário Pinhal

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 684,65 a R$ 9.242,73

Cargos:
Alfabetizado/Ensino Fundamental - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Vigilante;
Ensino Superior - Médico de Saúde da Família;

Provas:
Prova objetiva: 25 de novembro

Haverá prova prática para Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário e Pedreiro e prova de títulos para Médico e Vigilante.

Prefeitura Municipal de Ananindeua - PA

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, Pará, realiza concurso para provimento de 1.199 vagas

Inscrições:
De 1º a 25 de outubro pelo www.fundacaocetap.com.br

Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e/ou R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.071,58

Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo, Auxiliar Municipal - Apoio Operacional na área de conservação, manutenção e limpeza de cemitérios, Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo nas funções de Motorista, Coperia/Servente, Manutenção Elétrica, Manutenção Hidráulica, Vigilância e Segurança e Serviços Gerais/Servente;

Médio - Técnico Municipal - Suporte Administrativo nas áreas de Acervo documental/ Arquivologia, Administração de Pessoas, Contabilidade Básica, Técnico Municipal - Suporte Especializado nas áreas de Técnicas de Turismo, Fiscalização e Controle de Trânsito, Técnica de Esporte e Recreação;
Superior - Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Desenvolvimento do Turismo, Arquitetura, Planejamento Urbano, Urbanismo, Engenharia Civil, Habitação, Infraestrutura e Saneamento Urbano e Vigilância Ambiental, Analista Municipal - Gestão nas áreas de Auditoria Contábil, Auditoria Econômico-Financeira e Auditoria de Sistemas, Comunicação Social, Jornalismo e Relações Públicas, Contabilidade, Economia, Secretaria Executiva e de Análise de Sistemas, Suporte em Sistemas, Administração de Banco de Dados, Ciência da Computação, Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Informática, Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Biologia, Engenharia Sanitária e de Auditoria Médica, Analista de Segurança do Trabalho, Médico nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Saúde da Família e de Urologia, Médico do Trabalho - Higiene e Medicina do Trabalho.

Polícia Militar de Santa Catarina - PMSC

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PM-SC) realiza seleção para preenchimento de 58 vagas para a educação.

Inscrições:
De 29 de outubro a 5 de novembro, no Colégio Policial Militar "Feliciano Nunes Pires", localizada na avenida Madre Benvenuta, nº. 265, Trindade, Florianópolis.

Valor:
R$ 50,00.

Cargos:
Centro de Educação Infantil "Vida e Movimento" (30) - Supervisor Escolar, Orientador Educacional, Assistente Técnico Pedagógico, Professor, Professor de Educação Física e Auxiliares de Sala.

Colégio Policial Militar "Feliciano Nunes Pires" (28) - Professores nas áreas de Língua Portuguesa e Técnica de Redação, Língua Estrangeira Inglês, Língua Estrangeira Espanhol, Matemática, História, Geografia, Ciências, Química, Física, Biologia, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, Psicopedagogo, Assistente Técnico Pedagógico e Bibliotecário.

Seleção:
Haverá prova de títulos e prova de desempenho didático pedagógico para Professores e apresentação de projeto para os demais cargos.

Hospital Geral de São Mateus

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, realiza seleção para preenchimento temporário de 4 vagas

Inscrições:
De 29 de outubro a 22 de novembro de 2012 no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico:

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Companhia Energética de Brasília - CEB/DF

A Companhia Energética de Brasília (CEB), Distrito Federal, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 8 de outubro a 7 de novembro pelo www.exatuspr.com.br.


Remuneração:
De R$ 1.312,60 a R$ 5.266,01

Valor:
R$ 821,48

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Prática para Agente de Serviços Operacionais; Prova de Títulos para Analista de Sistemas e Agente de Serviços Operacionais e Serviços Gerais; Prova de Avaliação Física e Avaliação Psicológica para Agente de Serviços Operacionais, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Telecomunicações, Técnico Industrial (Eletrotécnico, Eletrônica e Edificações) e Técnico de Segurança do Trabalho.

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Administrador, Analista de Sistemas (Negócios e Infraestrutura), Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro (Civil, Eletricista, Eletrônico, Segurança do Trabalho e Telecomunicações), Médico do Trabalho, Pedagogo e Redator/Revisor de Texto;

Ensino Médio - Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial (Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações e Telecomunicações), Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática e Técnico de Enfermagem do Trabalho;

Ensino Fundamental - Agente de Serviços Operacionais (Eletricidade e Serviços Gerais).

Concurso COREN - SC

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Santa Catarina - COREN/SC, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 07 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários vão até R$ 2.354,40, mais vale alimentação ou vale refeição (atualmente, R$ 22,00 por dia útil).
 
O concurso público será executado pela AOCP Concursos Públicos e a carga horária dos efetivados será de 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para auxiliar administrativo, técnicos especializados (suporte técnico, administrador de rede, web designer, programador), administrador, advogado, contador, secretário executivo e enfermeiro fiscal.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 12 de dezembro de 2012, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.aocp.com.br. As taxas variam de R$ 37,50, R$ 50,00 e R$ 75,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
A prova objetiva será aplicada nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages, Estado de Santa Catarina, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2013, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.aocp.com.br. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no mesmo endereço eletrônico.
 
Validade
O certame tem prazo de validade de 2 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Coren/SC.

Concurso COREN - MA

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão - COREN-MA, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público com vistas ao preenchimento de 09 vagas e à formação de cadastro reserva no seu quadro de funcionários. Sob a responsabilidade do IDECAN, o certame preencherá vagas nos cargos de Enfermeiro Fiscal, Contador, Agente Administrativo e Auxiliar de Fiscalização (níveis médio e superior). Os vencimentos vão até R$ 3.732,00 e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 8 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 90,00 para cargos de nível médio e de R$ 120,00 para nível superior.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na Cidade de São Luís/MA, com data inicialmente prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013 (domingo), com duração de 03 horas para sua realização, em dois turnos.

O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas escritas e comparecimento no horário determinado. Na mesma página web serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, às 15h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova.

A validade deste concurso público é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou os editais N°s 124 e 125/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 01 vaga para Médico no Serviço de Hematologia, Citologia e Genética da Divisão de Laboratório Central das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central e 01 vaga para Oficial Operacional, na função de Operador de Terminal de Computador.

Para exercer a função de Médico o candidato deverá, além da formação em Medicina, residência médica em patologia clínica ou hematologia clínica, cédula de identidade do conselho regional de medicina e experiência comprovada na área de Citometria de Fluxo. A remuneração será de R$ 1.993,02 em regime de 20 horas semanais.

Já para preencher a vaga para Operador de Terminal de Computador e garantir o salário de R$ 759,70 em jornada de 40 horas semanais, o candidato deverá ter o ensino médio.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 9 de novembro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 40,57 ou R$ 60,85.

O concurso constará de prova escrita e prova prática oral. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Concurso Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília - UNB, no Distrito Federal, divulgou através do Diário Oficial da União os editais Nº. 484, 485, 486, 487 e 488, de 18 de outubro de 2012, para realização de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 07 vagas para o cargo de Professor Assistente.
 
A remuneração para Professor Mestre será de R$ 4.837,66 e para Professor Doutor de R$ 7.627,02, com Dedicação Exclusiva.
 
De acordo com os editais, serão cinco oportunidades diretas para profissional com doutorado na Faculdade de Ceilândia, nas áreas de Fisioterapia - Atenção Básica, Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso e de Fisioterapia na função osteomioarticular; uma para o Departamento de Artes Visuais na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais e por fim, uma para a Faculdade de Planaltina na área de Ciências Sociais Aplicadas.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 23 de novembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, mediante a utilização da senha fornecida pelo CESPE durante o processo de inscrição. As taxas variam de R$ 120,95 e/ou R$ 190,68.

A validade do certame será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

UFC abre processo seletivo

Foram divulgados os editais N°s 400, 401, 402 e 404, 405 e 406/2012 de processo seletivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). São ofertadas 11 vagas para professores de nível superior, com salários que vão até R$ 2.619,03.
 
Os profissionais contratados atuarão nos Departamentos de História, Fundamentos da Educação, Teoria e Prática do Ensino, Química Analítica e Físico-Química, Física, Computação e de Letras Estrangeiras junto aos Setores de História Geral, Fundamentos e Estrutura da Educação, Psicologia da Educação, Didática e Estágio Supervisionado, Química Analítica, Física Geral/Ótica e de Fundamentos de Programação e de Língua Espanhola.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 26 a 30 de outubro de 2012, nas secretarias dos Departamentos aos quais se destinam as vagas. As taxas variam de R$ 39,00 a 111,00.

Concurso Prefeitura de Mirabela - MG

A Prefeitura de Mirabela, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 178 vagas. O certame terá a execução técnico-administrativa da Empresa CÁTEDRA Projetos & Empreendimentos Culturais Ltda e oferece oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Administrador, Agente Comunitário de Saúde PSF, Agente de Ação Social, Agente de Viagem, Coordenador do CRAS, Lavadeira, Motorista CNH B, Médico Clínico Geral (PSF), Operador do Programa Bolsa Família, Professor, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico Higiene Bucal, Técnico Orientador Social, Zelador e demais cargos. Os salários são variados de R$ 622,00 a R$ 4.602,73 em carga horária de 24 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 30 de outubro a 30 de novembro de 2012, na Prefeitura Municipal - Centro - Mirabela - MG, das 8h às 12h e das 14h às 17 h (segunda à sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos), ou pela internet, no site www.catedraconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
A Prova Escrita, para todos os cargos, será aplicada provavelmente no dia 09 de dezembro de 2012 (das 9h às 12h) e das (14h às 17h), conforme consta no Quadro de Cargos e de horário para realização das provas, em locais a serem divulgados, quando da homologação das inscrições.

A divulgação do gabarito será na data prevista de 10 de dezembro de 2012, até às 10h, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e em caráter informativo no site: www.catedraconsultoria.com.br.
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Órgão promotor do Concurso, conforme dispõe o art. 12, da Lei 8.112/90.

SEDS (MG) abre processo seletivo

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, divulgou edital Nº. 046/2012 de processo seletivo. A seleção oferece 1 vaga mais cadastro reserva de nível superior para o cargo de médico, para atuar junto a Unidade Prisional do Município de Unaí/MG, com salário de até R$ 1. 216,36, por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
Inscrição
O candidato deverá, acessar o site da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) - www.seds.mg.gov.br, até o dia 24 de outubro de 2012, link: Processos Seletivos / Ano 2012 / Em andamento / PSS Nº 046 - MÉDICO UNAÍ - SUAPI e realizar o cadastro preenchendo a ficha de inscrição com seus dados pessoais e imprimir a inscrição.
 
Em seguida, entregar a ficha de inscrição juntamente com a documentação até o dia 26 de outubro de 2012 e entregar pessoalmente, das 9:00 às 16:00 exceto sábado e domingo, ou via SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), na Diretoria de Recrutamento e Seleção/SRHU - cidade administrativa -Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Bairro Serra Verde -Belo Horizonte/MG - EDIFÍCIO MINAS, 5º andar - CEP: 31.630-900.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de análise curricular e entrevista.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Itajaí (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itajaí, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação, lançou edital N° 034/2012 de processo seletivo para provimento de várias vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.779,62 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Professor, Instrutor de Informática, Administrador Escolar, Orientador Escolar, Supervisor Escolar, Agente de Apoio em Educação Especial, Agente em Atividade de Educação, Agente em Atividade de Educação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet pelo site: www.univali.br/concurso, até às 15 horas do dia 12 de novembro de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 35,00 para o nível superior, R$ 26,00 para o nível médio.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva para todos os candidatos será realizada nas dependências da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Campus Itajaí - SC, na data prevista de 02 de dezembro de 2012, com início às 09 horas e término às 11 horas.

As questões da prova e os gabaritos preliminares estarão à disposição dos interessados às 10 horas do dia 03 de dezembro de 2012, pela Internet no site www.univali.br/concurso.

O certame terá validade para o ano letivo de 2013.

Concurso Prefeitura de São João do Rio do Peixe - PB

A Prefeitura de São João do Rio do Peixe, no Estado da Paraíba, lançou edital n° 001/2012 de concurso público para provimento de 122 vagas, que serão distribuídas em cargos de nível fundamental, médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 7.838,00, em jornadas de 30 e 40 horas semanais, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Para nível fundamental, são oferecidas vagas nos cargos de Ajudante de Eletricista, Ajudante de Encanador, Ajudante de Mecânico, Ajudante de Pedreiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro CAPS, Jardineiro, Podador de Árvore, Lavadeira CAPS, Vigilante e Agente de Manutenção de Poços Artesianos.

No nível médio, os cargos são para Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário – ESF, Agente Educacional (Monitor de Creche), Condutor Socorrista – SAMU, Digitador, Motorista “D”, Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Processamento de Dados, Monitor CAPS, Educador Social – CREAS e Orientador Social – CRAS.

Já para o nível superior, há vagas nos cargos de Assistente Social, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Geriatra, Médico Dermatologista, Médico Cardiologista, Médico Urologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo (Endodontista, Ortodontia e Protesista), Psicólogo, Educador Social – Modalidade de Língua Inglesa (PETI), Educador Social – Modalidade Ballet, Educador Social – Modalidade Karaté, Educador Social – Modalidade Esportes, Educador Social – Modalidade Capoeira, Educador Social – Modalidade Música e Artesão.

As inscrições ficarão abertas pela internet até às 23h:59m do dia 09 de novembro de 2012, no site www.contemaxconsultoria.com.br, ou presencial, na Central de Atendimento ao Candidato, que funcionará no seguinte local: Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe, Rua José Nogueira Pinheiro, s/n, Centro.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio/técnico e de R$ 50,00 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada na data constante do Cartão de Confirmação de Inscrição a ser disponibilizado a partir do dia 19 de novembro de 2012, devendo o candidato acessar o site www.contemaxconsultoria.com.br para obter as informações de data, local e horário de prova. Essas provas serão aplicadas em dois turnos, sendo que no turno da manhã serão aplicadas as provas para os cargos de nível fundamental e superior, enquanto que no turno da tarde, para os cargos de nível médio e técnico.

O gabarito das Provas será divulgado até 24 horas após a aplicação da mesma e o concurso terá a validade de 2 anos, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Redução de estômago pode tratar a diabetes

Existe muitas formas de se perder peso, incluindo a prática de atividades físicas, a reeducação alimentar e até mesmo o uso de medicamentos. Porém, os brasileiros têm cada vez mais escolhido uma opção um pouco mais drástica: a cirurgia bariátrica, conhecida também como a redução de estômago.
 
Nos últimos dez anos, a realização desse procedimento cresceu 500%, fazendo com que o Brasil seja o segundo país no ranking da operação. Em primeiro lugar está os Estados Unidos.
 
Para diabéticos essa opção pode ser ainda mais tentadora, já que a cirurgia pode ajudar no tratamento da doença. De acordo com Marnay Helbo de Carvalho (chefe de equipe de cirurgia do Hospital Villa-Lobos, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), a melhora do quadro do diabetes ocorre devido a duas razões: “a primeira é a perda de peso que diminui a resistência à insulina. A segunda é que, em alguns casos, a cirurgia causa liberação de algumas substâncias conhecidas como incretinas, que estimulam o pâncreas a produzir insulina”.
 
Porém, é importante saber que esses resultados não ocorrem em todos os pacientes. A melhora é individualizada, e apenas pacientes selecionados podem se beneficiar. Além disso, é importante que os pacientes passem por um processo de emagrecimento antes mesmo de a cirurgia ser realizada. O mais importante na cirurgia bariátrica é a mudança de estilo de vida do paciente, o que auxilia na diminuição de massa e também traz a melhora da saúde. “A cirurgia vai trazer a perda de peso. O que vai trazer a estabilização é a mudança do ‘eu’ da pessoa”, explica Helbo.
 
Fonte: Ecco Press Comunicação, 15 de outubro de 2012
 
Por Boa Saúde

Adiar início da vida sexual pode tornar jovens mais felizes

Adolescentes que esperam pelo sexo por mais tempo podem ter relacionamentos amorosos mais satisfatórios na vida adulta, apesar de serem menos propensos a casar.
 
Segundo estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, jovens que tiveram a primeira experiência sexual mais tarde tendem a ter menos parceiros na fase adulta e a não se casarem. Contudo, essas pessoas relatam ser felizes com mais frequência do que aqueles que iniciam a vida sexual muito jovens.
 
De acordo com os pesquisadores, uma explicação para tal fato é que esses jovens necessitam conhecer melhor seus parceiros antes de iniciar o sexo. "A maioria das pessoas vivem as suas primeiras relações íntimas quando são adolescentes, mas poucos estudos analisaram como essas experiências adolescentes estão relacionadas às relações conjugais na fase adulta", disse Paige Harden, autora do estudo.
 
O estudo envolveu 1.659 pares de irmãos do mesmo sexo que foram acompanhados por cerca de 13 anos. Os pesquisadores classificaram jovens pela idade que tiveram sua primeira experiência sexual: perda da virgindade precoce (15 anos ou menos); dentro do tempo considerado normal (entre 15 e 19 anos); e tardia (mais de 19 anos).
 
Publicado na Revista Psychological Science, o estudo mostrou que entre os participantes que se casaram ou viviam com um parceiro na fase adulta, aqueles que tiveram iniciação sexual tardia eram mais propensos a dizerem estar felizes do que aqueles que perderam a virgindade precocemente ou dentro do tempo considerado normal.
 
Fonte: UPI, 19 de outubro de 2012
 
Por Boa Saúde