Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pressão baixa: sintomas, causas, tratamentos e como evitar crises

Saiba tudo sobre a pressão baixa, sintomas, suas causas, os tratamentos e até como evitar as crises de hipotensão, outro nome para essa condição
 
Os sintomas da pressão baixa ou hipotensão são
- tonturas, 

- vertigens, 

- náuseas, 

- falta de concentração, 

- desmaios entre outros, que também podem levar a um choque. 

Pressão baixa ou hipotensão, o que é?
A pressão baixa (hipotensão) é quando a pressão sanguínea está a 90x60mmHg - popularmente falando - "9/6". Mas algumas pessoas começam a sentir os sintomas já a 10/6 e isso é ótimo já que assim, a pessoa consegue reverter o quadro antes de a pressão cair muito.

A pressão baixa pode não ser um problema quando a hipotensão é desencadeada por doenças subjacentes e quando são assintomáticas.

Os idosos acima de 65 anos são os que mais sofrem de hipotensão postural estando entre 10% e 20%. Normalmente, quando levantamos rapidamente, ocorre uma diminuição da pressão arterial momentânea, por isso sentimos tonturas.

Causas

Entre as causas da pressão baixa as mais comuns são:
- gravidez: a hipotensão é normal e geralmente desaparece após o parto;

- tomar a medicação para a hipertensão ou depressão;

- doença cardíaca;

- mal de Parkinson (a queda de pressão ocorre especialmente após as refeições);

- imobilidade prolongada;

- insolação;

- doença hepática;

- insuficiência cardíaca;

- batimentos cardíacos irregulares;

- hipoglicemia;

 - menstruação;

- reações alérgicas.

Tratamentos
- Existem Medicamentos específicos para pressão baixa: Verifique quais são e qual o melhor para você com o seu médico (não compre sem o conhecimento de um médico)

Sal: o médico pode sugerir que você aumente a quantidade de sal durante as refeições, mas cuidado, pois os sintomas da hipotensão e hipertensão são muito parecidos, portanto, você poderá não estar com hipo, mas hipertensão e se ingerir sal irá piorar. O ideal é que se você sofre desse problema, tenha sempre consigo um aparelho que "mede" a pressão sanguínea, e só coma sal se ela estiver realmente baixa.

Água: Poucos sabem, mas ingerir bastante água (se hidratar) durante o dia é a melhor maneira natural de elevar a pressão sanguínea. 

Evitando crises
- evitar a ingestão de álcool;

- beber ainda mais água nesses períodos;

- evitar movimentos muito bruscos quando você sair do repouso;

- evitar o transporte de cargas muito pesadas e, em geral, fazer muito esforço;

- ficar longe do stress, tensão e situações que podem desencadear ansiedade;

- evitar banhos prolongados de sol, sobretudo, em horários de sol a pino, além disso, use chapéu ao se expôr ao sol, o sol diretamente na cabeça pode baixar (ou aumentar) a pressão repentinamente.

O que fazer em caso de emergência
- Primeiramente, certifique-se que a pressão caiu e não subiu, pois os sintomas são parecidos;

- Coma sal e/ou alimentos salgados como as azeitonas e

- Beba dois copos de água seguidos

- Fique em repouso e evite mexer muito a cabeça

- Se os sintomas piorarem busque ajuda médica.

Texto de Renata Fraia - Farmacêutica

Hospital de São Paulo promove palestra gratuita sobre saúde do homem

Encontro acontece no dia 10 de novembro e enaltece prevenção contra o câncer de próstata
 
O hospital A.C.Camargo promove palestra gratuita para ressaltar a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Nesta terça-feira (10), das 17h30 às 19h, oncologistas e urologistas apresentarão uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata e responderão perguntas feitas pela plateia, no auditório do hospital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail encontro@accamargo.org.br.
 
Por fim, no domingo (15), ocorre a 5ª Corrida e Caminhada A.C.Camargo – Saúde do Homem, no campus da USP.
 
O câncer de próstata é o mais incidente em homens, com estimativa de 68 mil novos casos em 2015, representando 70,4 casos para cada 100 mil habitantes.
 
A boa notícia é que, com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento superam os 90%.
 
Serviço
Encontro com Especialistas – Saúde do Homem
Data:
 terça-feira, 10 de novembro de 2015.
Local: A.C.Camargo Cancer Center: Auditório Sen. José Ermírio de Moraes.
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30 às 19h.
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br 
 
5ª Corrida e Caminhada A.C.Camargo - Saúde do Homem 
Data: 15/11/2014 (domingo)
Local: USP - Cidade Universitária de São Paulo
Distâncias: 5km e 10km
Abertura da Arena: 5h
Largada para Atletas com Deficiência: 6h55
Largada Geral: 7h
 
R7

Mudanças constantes de humor podem ser começo de demência

Mudanças constantes de humor podem ser um sinal prematuro de demência, revelou uma nova pesquisa
 
O estudo, realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, envolveu pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Alzheimer's Disease .
 
Questionários preenchidos por amigos e familiares dos 48 pacientes revelaram que muitos notaram uma instabilidade no humor antes de a demência ser diagnosticada.
 
Uma característica constatada, por exemplo, era rir inadequadamente em eventos trágicos.
 
Especialistas dizem que mais estudos são necessários para entender como e quando as mudanças de humor podem agir como um indício da demência.
 
Há diferentes tipos de demência, sendo a demência fronto-temporal uma das mais raras.
 
A área do cérebro afetada pela doença é responsável pela personalidade e pelo comportamento, e as pessoas que desenvolvem esse tipo de doença perdem sua inibição, tornam-se mais impulsivas e têm dificuldades em situações sociais.
 
'Comédia pastelão'
Para conduzir a pesquisa, a cientista britânica Camilla Clark e sua equipe recrutaram 48 pacientes com demência.
 
Em seguida, eles perguntaram a amigos e familiares desses pacientes para avaliar o gosto deles por diferentes tipos de comédia ─ da comédia pastelão, como Mr. Bean, à satírica ou absurda, como Monty Python, além de exemplos de humor em situações inapropriadas.
 
Praticamente todos os que responderam à pesquisa afirmaram que, olhando para trás, eles haviam percebido uma mudança significativa de humor nove anos antes de a demência ser diagnosticada.
Muitos dos pacientes haviam desenvolvido um senso de humor obscuro ─ por exemplo, rir em eventos trágicos da vida de outras pessoas ou no noticiário.
 
Ainda segundo o estudo, pacientes com demência também tendem a preferir comédias pastelão à satírica, quando comparados com 21 pessoas de idade semelhante.
 
"Essas são alterações marcantes ─ um humor completamente inadequado que vai além das raias do mau gosto. Por exemplo, um homem riu quando sua esposa teve queimaduras severas".
 
Simon Ridley, do Alzheimer's Research UK, ONG de prevenção e combate ao Mal de Alzheimer, recomendou que as pessoas busquem apoio médico ao notar qualquer sinal de mudança de humor repentina.
 
"Enquanto a perda de memória é frequentemente a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre demência, esse estudo destaca a importância de olhar para uma diferente miríade de sintomas que impactam o dia a dia e os relacionamentos dos pacientes", afirmou.
 
"Um entendimento mais aprofundado de toda a gama dos sintomas de demência aumentará nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso".
 
BBC Brasil / Terra

Leite de cabra vira remédio para doença de Gaucher

Pesquisa brasileira cria animais transgênicos que fornecem proteína usada no tratamento da doença de Gaucher, enfermidade que provoca acúmulo de gordura em diferentes partes do corpo. O estudo deve ajudar o país a economizar milhões com a compra de medicamentos
 
O remédio para tratar a doença de Gaucher pode ser retirado do leite da cabra. Mas não porque o líquido tem, naturalmente, os ingredientes necessários para a fabricação do medicamento. A propriedade medicinal é resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros que criaram uma versão transgênica do animal, cujo leite fornece uma proteína fundamental para o combate à enfermidade. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Fortaleza (Unifor), está avançada, prestes a entrar na fase de testes pré-clínicos.

Pessoas com Gaucher têm uma falha genética que impede a produção de uma proteína recombinante chamada glicocerebrosidase, responsável pelo processamento de glicocerebrosídios, um tipo de gordura celular. Como resultado, elas acumulam gordura em células de várias partes do corpo, comprometendo principalmente o fígado, o baço e o sistema nervoso. A forma de evitar essa consequência é tomar injeções da proteína ausente, e a pesquisa cearense deve tornar a fabricação dessas doses muito mais barata, garantindo acesso a todos os pacientes.

Tudo começou nos laboratórios da Quatro G, empresa parceira do estudo, onde cientistas sintetizaram a sequência genética responsável pela fabricação da proteína. Esse gene foi, então, entregue à Unifor, que o inseriu em células retiradas da orelha de uma cabra. Quando o pedaço de DNA se incorporou ao genoma do animal, as melhores células foram inseridas em ovócitos (células reprodutoras femininas) cujo material genético materno havia sido removido.

Obteve-se, assim, embriões clonados e transgênicos, que foram gestados por cabras comuns. “Nós usamos mães de aluguel. O tempo de gestação foi de aproximadamente cinco meses. Foi de um processo assim que, em março de 2014, nasceu a Gluca”, explica Leonardo Tondello, professor do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, referindo-se ao primeiro animal transgênico resultante da pesquisa.
 
Gestação
Quando Gluca estava com 6 meses, ela foi estimulada a produzir leite por meio de hormônios, e os pesquisadores constataram que o líquido continha a proteína desejada. Porém, era preciso obter leite em grandes quantidades e de modo natural. Gluca foi, então, emprenhada, dando à luz três filhotes machos no último dia 4. “Essa gestação tem dupla importância. Primeiro, porque Gluca produziu leite em grande quantidade. Além disso, dois dos filhotes nasceram transgênicos e poderão fecundar fêmeas que terão filhotes transgênicos”, explica Marcelo Bertolini, líder do estudo ao lado da mulher, Luciana Bertolini.

“Atualmente, o Brasil gasta em torno de R$ 150 mil por grama de proteína. Na lactação induzida, a presença da glucocerebrosidase no leite da Gluca variou de 4g a 8g por litro. Se tivermos a média de 5g/l com quatro cabras, estará garantido o número de animais necessários para suprir todos os cerca de 700 pacientes com a doença de Gaucher no Brasil”, afirma Bertolini.

Na próxima etapa do trabalho, as moléculas de proteína do leite serão purificadas para a fabricação de um fármaco injetável. A Quatro G, sediada no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, realizará esse processo. “Já começamos a desenvolver o processo de purificação, que poderá certificar que a proteína é funcional”, informa Jocilei Chiesa, pesquisadora que coordena na empresa o projeto, que recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Participa também da empreitada a Esperança Agropecuária, que cedeu animais para os testes.

Desafios
Para que uma proteína obtida de Gluca e seus descendentes chegue até os pacientes, contudo, algumas barreiras deverão ser superadas. Ainda são necessários testes clínicos e a submissão do medicamento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aprovação. Porém, o Brasil não possui uma legislação clara para a realização de exames pré-clínicos, aqueles realizados antes de serem usados em humanos.

“Precisamos fazer testes farmacológicos e toxicológicos em animais. Hoje, não existe nenhum medicamento biofármaco testado no Brasil. Nós teremos que trilhar um caminho longo que, até hoje, ninguém fez aqui. E esse é um problema generalizado do país. Nossas empresas farmacêuticas acabam engessadas para a produção por uma legislação não muito clara”, lamenta Bertolini.

Medicamentos
Os remédios utilizados contra a doença de Gaucher são o Cerezyme, produzido a partir de células de ovário do hamster-chinês pela empresa norte-americana Genzyme Corporation, atualmente subsidiária da francesa Sanofi. O outro é o Uplyso, da israelense Protalix, que utiliza células de cenoura transgênica. Esses medicamentos não possuem a própria glucocerebrosidase, mas substâncias que promovem o mesmo efeito. Em 2009, quando a pesquisa brasileira foi iniciada, o custo com esses medicamentos era de R$ 140 milhões por ano ao governo brasileiro. “Utilizar a matriz animal para produção de proteínas recombinantes tornaria esses medicamentos, extremamente caros, 80% mais baratos”, diz Bertolini.

Correio Braziliense

Processo Seletivo da Prefeitura de Divinolândia - SP

Com ganhos de até R$ 2.764,96, a Prefeitura de Divinolândia, São Paulo, abre seletivo, visando selecionar profissionais de ensino fundamental, médio e superior
 
A Prefeitura de Divinolândia, no interior do Estado de São Paulo, tornou público o edital nº 002/2015 de processo seletivo, cujo objetivo é selecionar profissionais de ensino fundamental, médio e superior. A responsabilidade do certame é do Instituto INDEC.
 
As oportunidades são para os cargos de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar de Dentista, Auxiliar Administrativo, Coordenador do Projeto Espaço Amigo, Monitor do Projeto Espaço Amigo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Professor de Educação Especial, Professor de Anos Finais ( Artes - Educação Física - Geografia - História - Inglês - Língua Portuguesa - Matemática), Professor de Musica e Psicólogo.
 
Os vencimentos ofertados vão de R$ 788,00 a R$ 2.764,96 mensal, ou R$ 11,06 por hora aula, em jornada de trabalho de 20, 33 ou 40 horas por semana.
 
Serão destinados aos portadores de deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 06 de dezembro de 2015, através do endereço eletrônico www.institutoindec.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, ensino médio R$ 50,00 e ensino superior R$ 70,00.
 
Os inscritos serão submetidos à provas escrita objetiva e análise de títulos de acordo com os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 19 de dezembro de 2015, em local e horário a serem comunicados antecipadamente, no mesmo site designado para a realização das inscrições.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 23 de dezembro de 2015, no mesmo modelo de divulgação dos locais de prova.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Anápolis - GO abre concurso na saúde

Serão distribuídas 268 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, na área da saúde, em Anápolis, no estado de Goiás
 
Com mais de 260 vagas para todos os níveis de escolaridade completos, na área de saúde, a Prefeitura de Anápolis, no estado de Goiás, lançou edital n° 042/2015 de concurso público, sob a responsabilidade da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB.
 
No total, são 268 vagas ofertadas pela Administração, com salários de até R$ 4.258,22, em carga horária de 20 a 30 horas por semana. Será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas no concurso público.
 
Os cargos são estes:

* Atendente de Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Maqueiro, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gesso, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho;

* Médico Plantonista com as seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Geral, Pediatria e Ortopedia;

* Médico Ambulatorial com as seguintes especialidades: Cardiologia, Cirurgia Cabeça Pescoço, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologista, Mastologista, Neurologista, Otorrinolaringologista, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia;

* Médico do Trabalho, Auditor de Controle e Avaliação, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
As inscrições serão realizadas via internet, no período de 07 de dezembro de 2015 a 07 de janeiro de 2016, pelo site www.funcab.org. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 56,00 para os cargos de ensino fundamental, R$ 68,00 ensino médio e R$ 95,00 para nível superior.
 
A prova objetiva será realizada na cidade de Anápolis/GO, na data prevista de 24 de janeiro de 2016, em locais e horários a serem divulgados com antecedência. Todos os atos oficiais relativos ao concurso público, exceto as convocações, serão publicados no Diário do Município e nos portais www.funcab.org e www.anapolis.go.gov.br.
 
O gabarito oficial será disponibilizado no site www.funcab.org no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário Oficial de Brasília/DF).
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso na Prefeitura de Cambé - PR

Com ganhos de até R$ 5.803,13, a Prefeitura de Cambé, no Paraná, abre concurso com 123 vagas imediatas, além de cadastro de reserva
 
A Prefeitura de Cambé, no Estado do Paraná, torna público o edital nº 001/2015 de concurso público. A finalidade é a contratação de 123 profissionais de ensino fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva. O certame será executado pela FUNTEF.
 
Serão contratados Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Fiscal de Posturas, Fiscal Sanitário, Fiscal de Obras, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem Socorrista, Técnico de Laboratório, Técnico em Higiene Dental, Professor Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Infantil, Arquiteto, Educador Físico, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Plantonista Pediatra, Médico Clínico Geral e Nutricionista.
 
Os contratados farão jus a remunerações que vão de R$ 1.037,73 a R$ 5.803,13, mais gratificações de até R$ 1.515,20, em jornada de trabalho a ser cumprida que vai de 20 até 40 horas mensal ou plantão de 12x36 horas, de acordo com o cargo pretendido.
 
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 23 de novembro de 2015, pelo endereço eletrônico www.funtefcp.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 30,00, cargos de ensino médio R$ 60,00 e ensino superior R$ 90,00.
 
A seleção dos inscritos se dará através de provas escrita objetiva, prática e análise de títulos, obedecendo os métodos de avaliação do cargo pretendido.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 20 de dezembro de 2015, em local e horário a serem comunicados com antecedência no site www.funtefcp.com.br.
 
O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período uma vez.

Prefeitura de Formiga - MG divulga edital de processo seletivo

O processo seletivo da Prefeitura de Formiga é destinado ao preenchimento de vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Salários de até R$ 8.697,73
 
A Prefeitura de Formiga, em Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o edital de processo seletivo n.º 008/2015, visando à contratação temporária e formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental e superior. Os candidatos aptos habilitados farão jus a remuneração de até R$ 8.697,73, por jornada de 40 horas por semana.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde e Médico da Família.
 
Os profissionais médicos quando contratados prestarão serviços em uma das Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde prestarão serviços em uma das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Diego Souto, Rosário ou Sagrado Coração de Jesus, para a qual se inscreveu.
 
Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº. 264, Centro, em Formiga - MG, até o dia 12 de novembro de 2015, no horário de 8h30 às 16h.
 
No ato da inscrição, além do documento de identidade, o candidato ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, deverá apresentar cópia do comprovante de residência, sendo que será exigido que o candidato tenha residência na área em que irá atuar.
 
A seleção consistirá de prova objetiva, prevista para 29 de novembro de 2015, em local e horário a serem divulgados por aviso afixado em lugar de fácil visibilidade na Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, localizado à Rua Dr. Teixeira Soares, nº 264, Centro, em Formiga-MG, nos sites www.formiga.mg.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mg.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável

uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.
 
Edital publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros,  do dia 9 de novembro de 2015, a partir da pág. 26.

Marinha divulga novo cronograma de concurso

Devido a anulação da prova escrita, uma nova avaliação será realizada, provavelmente, no dia 15 de novembro de 2015
 
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) retifica o edital do concurso público para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha (CP-CEM) em 2015. Devido a anulação da prova escrita, uma nova avaliação será realizada, provavelmente, no dia 15 de novembro de 2015.
 
A partir de 11 de janeiro de 2016 serão divulgadas as notas dos candidatos aprovados nas provas escritas e também será anunciada a convocação para realização dos Eventos Complementares. No período de 18 a 29 janeiro de 2016 será realizada a Inspeção de Saúde (IS) e entre 1º e 12 de fevereiro de 2016 os candidatos serão avaliados por meio do Teste de Aptidão Física (TAF).
 
A partir de 19 de fevereiro de 2016 será divulgado o resultado final. Em 07 de março de 2016 os aprovados devem se concentrar no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) para o início do período de adaptação, para verificação de documentos e realização da avaliação psicológica, além do preenchimento do questionário biográfico simplificado.
 
As 60 oportunidades são para as seguintes profissões: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval, Engenharia Nuclear e Engenharia Química.
 
O edital completo, com seus anexos e retificações está à disposição dos candidatos, na Internet, no sítio eletrônico da DEnsM, nos endereços: www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Concurso público da Prefeitura de Porto Alegre - RS

A Prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, abriu três vagas em concurso público, para professores de educação especial, com habilidades em deficiência mental, visual e auditiva. A organização do evento é por conta da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC).

O comunicado foi feito através do edital nº 117/2015, que prevê remuneração de R$ 1.287,60 a R$ 2.338,90, por jornada semanal de 20 horas.

Para participar do certame é necessário efetuar inscrição até o dia 30 de novembro de 2015, via endereço eletrônico: www.fundatec.org.br. Será cobrada taxa no valor de R$ 118,94.

Todos os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova teórico-objetiva, prevista para ser aplicada no dia 17 de janeiro de 2016, em local e horário a serem informados com antecedência.

Estima-se que gabarito preliminar seja divulgado dois dias após a prova e que o edital de homologação final seja publicado em 24 de março de 2016.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Polícia Civil - PE contrata organizadora de concurso

A Polícia Civil do Estado de Pernambuco irá realizar um novo concurso público com intuito de prover 966 vagas para os cargos de Delegado de Polícia, Agente de Polícia, Escrivão, Perito Criminal, Perito Papiloscopista, Médico Legista e Auxiliar de Legista. 
 
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) é a empresa selecionada para realizar as atividades referentes ao concurso público. O edital deverá ser publicado em breve contendo todas as informações a respeito do certame.
 
O extrato do contrato está disponível no Diário Oficial do Estado (05/11/15), seção 3, p. 12.

Prefeitura de Coronel Freitas - SC anuncia processo seletivo

Com oportunidades para profissionais de níveis médio e superior, a Prefeitura de Coronel Freitas, em Santa Catarina, oferta ganhos de até R$ 12.314,36
 
A Prefeitura de Coronel Freitas, Estado de Santa Catarina, torna público para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos para contratação de profissionais da Área de Educação, Saúde e Assistência Social para o ano de 2016, por prazo determinado.
 
O edital n° 06/2015, oferece vagas para profissionais de níveis médio e superior, por ganhos de até R$ 12.314,36 em carga horária de 10 a 40 horas por semana.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de novembro de 2015, na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, localizado à Rua Almirante Barroso, 88, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.
 
Taxas
Valor da Inscrição

Área da Educação - Professores: R$ 80,00 para cargos de nível superior e R$ 50,00 para cargos de nível médio.

Área da Saúde  e Assistência Social: Para o cargo de Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e Assistente Social R$ 80,00.
 
Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 13 de dezembro de 2015, no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Clube do Bolinha, localizado na Rua Paraíba, 30 centro, próximo a Rodoviária na cidade de Coronel Freitas-SC, das 8hrs às 11hrs e das 13h00 às 16h00.

Resultados
O resultado classificatório provisório sairá até o dia 23 de dezembro de 2015. Provavelmente até o dia 11 de janeiro de 2016, será publicado o resultado final do concurso.

Validade
O processo seletivo terá validade até 30 de dezembro de 2016, podendo ser prorrogado por mais um ano, se for de interesse do município.

A volta da perigosa dieta do hormônio da gravidez

Injeção na barrigaO método consiste na aplicação diária de injeções de hCG, hormônio produzido naturalmente durante a gravidez, e uma dieta de apenas 500 calorias. Em 30 dias, perdem-se até 15 quilos, mas os riscos são muitos
 
A proximidade do verão inaugura uma corrida contra o tempo e contra a balança. O desejo? Que os quilos extras acumulados ao longo do ano inteiro sumam rapidamente e de forma indolor para a chegada da temporada dos corpos à mostra. O cenário é perfeito para que as fórmulas milagrosas ganhem espaço. É o caso da dieta hCG. Com a promessa de emagrecer até 15 quilos em um mês, sem causar fome ou falta de energia, o perigoso método está em alta entre as brasileiras. “Muitas pacientes chegam aos consultórios perguntando sobre a dieta. Isso é preocupante porque não há evidências que confirmem a eficácia para a perda de peso. Por outro lado, temos muitas provas sobre os riscos à saúde”, diz Alexandre Hohl, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
 
O hCG — ou gonadotrofina coriônica humana — é um hormônio produzido naturalmente durante a gravidez. Na gestação, o composto serve para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento fetal. Mulheres que não estão grávidas e homens, contudo, possuem taxas quase indetectáveis no corpo. Para emagrecer, as pessoas se submetem à aplicação de injeções diárias do hCG e seguem uma alimentação extremamente restritiva. O cardápio não permite o consumo de carboidratos, frutas, doces, gorduras e alimentos processados. Por 40 dias, a ingestão diária não deve passar de 600 calorias e os exercícios também são proibidos.
 
A indicação do hcG para a perda de peso é antiga. Na década de 50, o médico britânico Albert Simeons observou que havia uma associação entre a administração do hCG em pacientes obesos e a eliminação dos quilos extras. As evidências apontadas por Simeons, porém, foram consideradas fracas pela comunidade científica. Desde então, vários levantamentos foram realizados com o objetivo de comprovar a eficácia do tratamento. O problema é que nenhum estudo realizado até agora conseguiu provar que o hormônio é capaz de intensificar a perda de peso, distribuir melhor a gordura ou reduzir o apetite.
 
“Funciona como um efeito placebo. A aplicação do hCG e seu suposto efeito na perda de peso é vendido apenas como uma ilusão, com o intuito de criar um estímulo – perigoso – para essas pessoas que estão em uma dieta tão restritiva. O emagrecimento em si acontece pela restrição calórica. É obvio que alguém ingerindo apenas 500 calorias durante 30 ou 40 dias irá emagrecer”, explica Hohl.
 
Por ser um tratamento off-label (não indicado em bula), a utilização do hormônio para o emagrecimento não é aprovada pela Anvisa e também não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Por isso, faltam dados de quantas pessoas são adeptas ao regime. Atualmente, o uso do hCG como medicamento é aprovado apenas no tratamento de pessoas com infertilidade ou de meninos com criptotidismo (ausência do testículo na bolsa escrotal). “A aplicação do hCG em mulheres submetidas a tratamentos de fertilidade serve para promover a maturação dos óvulos. Neste caso, sua ação é semelhante ao LH (hormônio luteinizante) e promove a ovulação. Nos homens, ele é utilizado em casos de atividade testicular ruim para estimular espermatogênese (formação de espermatozoides)”, explica o médico Edson Borges, diretor clínico do Centro de Fertilização Assistida Fertility.
 
Além disso, a restrição calórica pode provocar anemia, perda de massa muscular e até mesmo desnutrição. De acordo com o endocrinologista, esses problemas podem aparecer em qualquer dieta restritiva quando não há acompanhamento de um médico ou falta de suplementação de vitaminas e sais minerais.
 
Por isso, quem quer emagrecer e manter o peso de uma forma saudável não deve acreditar em soluções rápidas e milagrosas. “As pessoas buscam fórmulas mágicas e frequentemente surgem dietas da moda com essa proposta, mas isso não existe. O caminho continua o mesmo: descobrir o que existe de errado com a pessoa e corrigir, por meio de reeducação alimentar e atividade física adequada”, completou Hohl.
 
Veja

Abertas inscrições para workshop sobre ensaios clínicos com medicamentos

Estão abertas as inscrições para o workshop sobre a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) 09/2015
 
A norma trata do regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil. O evento ocorrerá no dia 26 de novembro, no auditório da Agência, em Brasília. O encontro tem o objetivo de discutir as principais dúvidas geradas após a publicação da RDC.
 
Para participar, o interessado deve enviar o nome completo e a instituição que representa para o endereço protocolo.clinico@anvisa.gov.br até o dia 20 de novembro. As vagas serão preenchidas de acordo com a data de envio da solicitação de inscrição.
 
Especialistas da Anvisa, representantes do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (Abracro) participarão do evento, apresentando os principais requisitos e exigências da norma.
 
As discussões realizadas durante o encontro vão embasar a publicação da revisão do FAQ (perguntas e respostas) sobre a RDC 09/2015.
 
Programação:
 
09h00 - Abertura
 
09h15 às 10h00 – Apresentação Anvisa: Avaliação da Implementação da RDC  09/2015 e Principais exigências exaradas após sua publicação.
 
10h00 às 10h30 – Apresentação Sindusfarma: Experiência dos associados e principais dúvidas geradas com a implementação da RDC 09/2015
 
10h30 às 10h45 – Intervalo
 
10h45 às 11h15 – Apresentação SBPPC: Experiência dos associados e principais dúvidas geradas com a implementação da RDC 09/2015
 
11h15 às 11h45 - Apresentação Interfarma: Experiência dos associados e principais dúvidas geradas com a implementação da RDC 09/2015
 
11h45 às 12h15 - Apresentação Abracro: Experiência dos associados e principais dúvidas geradas com a implementação da RDC 09/2015
 
12h15 às 14h00 – Almoço
 
14h00 às 16h00 – Perguntas e discussão
 
16h00 às 16h15 – Intervalo
 
16h15 às 17h00 – Encaminhamentos e Encerramento
 
ANVISA

Diarreia e disenteria: você sabe como diferenciá-las nas crianças?

Saiba como distinguir ambas as doenças

Tanto na diarreia como na disenteria ocorre uma perda de água e eletrólitos, que resulta no aumento do número de evacuações. “Em ambas as doenças, a criança apresenta a diminuição da consistência das fezes”, descreve a gerente médica da unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) Aché, Dra. Talita Poli Biason.
 
O que diferencia uma da outra é, em especial, o aparecimento de sangue nas fezes. “Chamamos de disenteria quando, além da alteração na frequência e consistência, há presença de sangue e muco nas fezes”, esclarece a médica. “A disenteria é resultado de um processo inflamatório intestinal intenso que provoca, geralmente, lesão das células intestinais e o consequente aparecimento de sangue nas fezes”, acrescenta. Os episódios de evacuações podem ter duração que variam entre poucos ou até 14 dias.
 
A causa da diarreia aguda em crianças, em grande parte dos casos, é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas. “Os vírus são os principais agentes causadores da diarreia, de forma geral, na população pediátrica. Já a disenteria é, comumente, causada por bactérias específicas, como alguns tipos de Eschericia Coli e Shiguella”, informa a médica.

Nos casos de crianças que possuem sangue nas fezes, o ideal é buscar o auxílio de um médico. “Em ambas as doenças, deve-se aumentar o consumo de líquidos pela criança. O uso de Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica é, em geral, recomendada pelos pediatras”, indica a Dra. Talita. “A SRO deve ser utilizada enquanto a criança apresentar episódios de diarreia. O zinco deve ser mantido por 10 a 14 dias (ou conforme orientação do médico)”, conclui a gerente médica da unidade MIP Aché.
 
Guia da Pharmacia

Pneumonia é a doença infecciosa que mais mata no Brasil

Tabagismo e alcoolismo são os principais fatores de risco
 
A principal causa de morte entre as doenças infecciosas é a pneumonia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença foi a terceira principal causa de mortes no Brasil em 2013. Apenas nesse período, foram registradas 68,3 mil mortes, ficando atrás apenas das doenças cerebrovasculares e infarto do miocárdio.
 
A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é uma infecção que se instala no pulmão do paciente e tem como agente causador mais comum da doença o Treptococcus pneumoniae, mais conhecido por pneumococo, envolvido em 30% a 70% dos casos. As bactérias atípicas, como micoplasma, clamídea e legionela são responsáveis por 8% a 48% dos casos, enquanto as infecções mistas, que envolvem mais de uma espécie de bactéria, são relatadas em até 38% dos pacientes.
 
Tabagismo e alcoolismo, por reduzirem a capacidade de defesa do aparelho respiratório, são os principais fatores de risco da doença. Além deles, ambientes fechados com ar-condicionado também podem influenciar o surgimento da doença. Isto se dá pelo fato de que a entrada do germe nas vias respiratórias fica mais fácil em locais secos. Outros fatores são enfermidades que causam a diminuição da imunidade, tratamento com betalactâmico (antibióticos derivados de penicilina) nos últimos três meses e a presença de doenças associadas múltiplas. Os sintomas clássicos a falta de ar, mal estar e febre.
 
Segundo o especialista em Pneumologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Dr. Roberto Stirbulov, um ou vários sinais da infecção podem aparecer no paciente. “Pacientes idosos podem manifestar menos sintomas de uma forma geral, inclusive podem não apresentar febre. Às vezes, a única manifestação nesse caso é queda do estado geral e diminuição de contato com o meio, como se fosse uma depressão”.
 
Diário do Nordeste

Abertas inscrições para Seminário de Boas Práticas Regulatórias

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Boas Práticas Regulatórias: Elementos para regulação de qualidade, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório da Anvisa, em Brasília
 
O seminário tem o objetivo de estimular a adoção de melhores práticas no processo regulatório e o debate de aspectos relacionados à governança regulatória, à regulação baseada em evidência e à gestão do estoque regulatório.
 
O evento também abordará aspectos teóricos gerais e iniciativas exitosas nacionais e internacionais, conforme programação.
 
Clique aqui para inscrição.
 
Aprimoramento
A Anvisa tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de aprimorar a qualidade da regulação sanitária desenvolvida no país, com estabelecimento de processos e procedimentos internos mais adequados, aperfeiçoamento dos canais de participação social e implementação de ferramentas que proporcionem mais transparência e melhoria na gestão da regulação. Em 2008, a Agência instituiu o Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação (PMR), com o objetivo de aperfeiçoar continuamente as práticas regulatórias da Anvisa, garantindo mais previsibilidade, legitimidade, transparência e estabilidade ao processo regulatório.
 
Visite a página de Regulação para mais informações.
 
ANVISA