Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mudanças constantes de humor podem ser começo de demência

Mudanças constantes de humor podem ser um sinal prematuro de demência, revelou uma nova pesquisa
 
O estudo, realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, envolveu pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Alzheimer's Disease .
 
Questionários preenchidos por amigos e familiares dos 48 pacientes revelaram que muitos notaram uma instabilidade no humor antes de a demência ser diagnosticada.
 
Uma característica constatada, por exemplo, era rir inadequadamente em eventos trágicos.
 
Especialistas dizem que mais estudos são necessários para entender como e quando as mudanças de humor podem agir como um indício da demência.
 
Há diferentes tipos de demência, sendo a demência fronto-temporal uma das mais raras.
 
A área do cérebro afetada pela doença é responsável pela personalidade e pelo comportamento, e as pessoas que desenvolvem esse tipo de doença perdem sua inibição, tornam-se mais impulsivas e têm dificuldades em situações sociais.
 
'Comédia pastelão'
Para conduzir a pesquisa, a cientista britânica Camilla Clark e sua equipe recrutaram 48 pacientes com demência.
 
Em seguida, eles perguntaram a amigos e familiares desses pacientes para avaliar o gosto deles por diferentes tipos de comédia ─ da comédia pastelão, como Mr. Bean, à satírica ou absurda, como Monty Python, além de exemplos de humor em situações inapropriadas.
 
Praticamente todos os que responderam à pesquisa afirmaram que, olhando para trás, eles haviam percebido uma mudança significativa de humor nove anos antes de a demência ser diagnosticada.
Muitos dos pacientes haviam desenvolvido um senso de humor obscuro ─ por exemplo, rir em eventos trágicos da vida de outras pessoas ou no noticiário.
 
Ainda segundo o estudo, pacientes com demência também tendem a preferir comédias pastelão à satírica, quando comparados com 21 pessoas de idade semelhante.
 
"Essas são alterações marcantes ─ um humor completamente inadequado que vai além das raias do mau gosto. Por exemplo, um homem riu quando sua esposa teve queimaduras severas".
 
Simon Ridley, do Alzheimer's Research UK, ONG de prevenção e combate ao Mal de Alzheimer, recomendou que as pessoas busquem apoio médico ao notar qualquer sinal de mudança de humor repentina.
 
"Enquanto a perda de memória é frequentemente a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre demência, esse estudo destaca a importância de olhar para uma diferente miríade de sintomas que impactam o dia a dia e os relacionamentos dos pacientes", afirmou.
 
"Um entendimento mais aprofundado de toda a gama dos sintomas de demência aumentará nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso".
 
BBC Brasil / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário