Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de julho de 2013

Vagas para Auxiliar e Técnico de Farmácia - SP

AUXILIAR DE FARMÁCIA
Local: · SÃO PAULO
Escolaridade: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Benefícios e Descrição da Vaga

Nível Hierárquico:· AUXILIAR
Área de Atuação:· FARMACIA

Disponível:· PERÍODO INTEGRAL
Descrição da Vaga:Dispensação de medicamentos e materiais mediante a prescrição medica Triagem, separação e conferência da fita, Fracionamento, Controle de estoque, controle de validade, limpeza e organização dos medicamentos e materiais
Requisitos:· ORGANIZAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, ÉTICA
Qtde. de Vagas:3

TÉCNICO DE FARMÁCIA
Local: · SÃO PAULO
Salário: A COMBINAR
Escolaridade: TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Benefícios e Descrição da Vaga

Nível Hierárquico:· TÉCNICO
Área de Atuação:· FARMACIA
Benefícios:· ASSISTÊNCIA MÉDICA
· VALE REFEIÇÃO
· VALE ALIMENTAÇÃO
· VALE TRANSPORTE
Tipo de Contrato:· NÃO INFORMADO
Disponível:· MANHÃ · TARDE · NOITE
Descrição da Vaga:Profissional deve ter ensino médio completo, curso técnico de farmácia. Jornada de Trabalho: 36 horas semanais, plantonista, ou 40 horas semanais, diarista, a ser definido após aprovação no Processo Seletivo junto ao candidato, pela SPDM/PAIS, visando atender a necessidade de cobertura dos serviços. Dispensação de medicamentos para usuários da AMA / UBS; Orientação aos usuários; Organização da farmácia; Controle / organização de estoque;
Requisitos:· NÃO INFORMADO
Qtde. de Vagas:4



AUXILIAR DE FARMÁ CIA
Local: · 
SÃO PAULO
Escolaridade: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Benefícios e Descrição da Vaga

Nível Hierárquico:· AUXILIAR
Área de Atuação:· ATENDIMENTO
Benefícios:· ASSISTÊNCIA MÉDICA
· ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
· CONVÊNIO COM FARMÁCIA
· PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
· SEGURO DE VIDA
· VALE ALIMENTAÇÃO
· VALE TRANSPORTE
·
Tipo de Contrato:· CLT
Disponível:· TARDE
Descrição da Vaga:Pré-requisitos: Ser maior de 18 anos; Formação em: Ensino Médio Completo ou Cursando Superior (Período - MANHÃ); Não é necessário experiência na área; Atribuições: Será responsável por atendimento ao cliente, organização de prateleiras, operar caixa e vendas; Escala de trabalho: 6 x 1 Imprescindível ter disponibilidade para trabalhar no período da tarde. Local de Trabalho: ABC, CENTRO, NORTE, ZONA LESTE, OESTE E SUL DE SÃO PAULO. A empresa oferece plano de carreira que possibilita um crescimento na empresa, podendo chegar a Gerência da loja;
Requisitos:· NÃO INFORMADO
Qtde. de Vagas:20

Cadastre seu currículo em:
www.tomsaude.com.br

Surto de bactéria fecha hospital da PUC em Campinas

Hospital e Maternidade Celso Pierro registrou 34 casos entre janeiro e julho em pacientes da UTI
 
O Hospital e Maternidade Celso Pierro (Hospital da PUC), de Campinas (SP), comunicou no sábado (27) que estão suspensas novas internações na UTI adulto da unidade. Motivo: um surto da bactéria Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenêmicos (KPRC).
 
Segundo o hospital, a medida busca controlar a situação e evitar novos casos. Onze pacientes contraíram a bactéria. Todos estão isolados, recebendo tratamento, e devem receber alta na próxima semana.
 
A bactéria foi identificada pela primeira vez na unidade em 2009, quando o número de pessoas contaminadas era considerado normal. Entre janeiro e julho, no entanto, o número chegou a 34, considerado excessivo pelo Instituto Adolfo Lutz, que emitiu laudo sobre a situação na sexta-feira (26).
 
Embora o estado de saúde dos contaminados seja grave, a diretoria do hospital diz que a bactéria não piorou o quadro clínico dos pacientes. O opção de fechamento é considerada uma medida preventiva.
 
Fonte SaudeWeb

Butantan desenvolve tratamento inédito para regeneração de maxilas

Técnica utiliza células tronco e apresentou resultados positivos em testes com humanos. Procedimento leva duas horas
 
O Instituto Butantan desenvolveu tratamento inédito para a regeneração de maxilas humanas por meio de células tronco. O método não tem riscos de rejeição e, ainda, auxilia no processo anti-inflamatório.

A técnica, aplicada em casos de defeitos ósseo, utiliza material genético extraído da polpa dentária de dente de leite humano. As células são coletadas de um filho ou neto do paciente, entre seis e 12 anos de idade, período em que as crianças trocam os dentes de leite.

Outro diferencial do tratamento é a rapidez de reconstrução do local afetado. Após a coleta e implantação das células tronco, processo que leva cerca de duas horas, as maxilas se regeneram em cerca de seis meses.

" Após quatro meses já analisamos a possibilidade de inserirmos implantes na área afetada. O procedimento completo leva cerca de seis meses, possibilitando uma recuperação em tempo menor que os demais tratamentos" , detalha Camila Favero de Oliveira, cirurgiã-dentista e pesquisadora do Laboratório de Genética do Instituto Butantan.

Os próximos passos do estudo consistem em analisar a possibilidade de obter resultados em menor tempo e com a mesma eficácia. Com o avanço deste processo, os pesquisadores planejam implantar a técnica em outras partes do corpo com defeitos ósseos.

O procedimento foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está em fase de testes. " As fases iniciais apresentaram resultados bastante positivos e estamos selecionando outros voluntários para as demais etapas da pesquisa" , afirma a pesquisadora.

Com informações do SP Notícias
 
Fonte isaude.net

Qualidade do sono em crianças é pior com aumento do tempo à frente das e-mídias

Crianças com TV ou computador no quarto dormem menos e possuem uma menor qualidade do sono
Foto: Ginasanders/Foto Stock
Crianças com TV ou computador no quarto dormem menos
 e possuem uma menor qualidade do sono
Os resultados mostraram que manter TV ou computador no quarto é mais prejudicial e que meninos são mais afetados
 
A qualidade do sono das crianças piora de acordo com o aumento do tempo gasto à frente da TV ou jogando no computador. Quanto maior é a utilização dos meios eletrônicos menor duração do sono.

As informações são resultado do estudo realizado no Centro de Pesquisa Folkh lsan, em Helsinki (Finlândia). a pesquisa comparou os níveis de uso de computador e o tempo à frente da TV com os padrões de sono em crianças de 10 e 11 anos de idade, reavaliando a condição de todos os integrantes do estudo 18 meses mais tarde.

Os resultados mostram que crianças que tinham TV ou computador no quarto dormiam mais tarde tanto em dias de aula quanto no fim de semana, resultando em um menor número de horas dormidas e menor qualidade do sono.

Quando os pesquisadores analisaram dados de meninos e meninas separadamente, descobriram que haviam também diferenças de gênero. Meninos com um computador ou TV em seu quarto deitavam mais tarde e tinham uma média de sono menor que as meninas.

Teija Nuutinen, responsável pelo estudo, afirma que "as crianças precisam de sono extra enquanto atravessam a puberdade, mas nosso estudo mostra que a TV e uso de computador afetam o sono das crianças. Isto é especialmente verdadeiro durante a semana e pode estar afetando o seu trabalho escolar, bem como o seu desenvolvimento. Os hábitos com as mídias eletrônicas devem ser avaliados com cuidado, principalmente se as crianças apresentam cansaço, dificuldade de concentração ou problemas de comportamento."
 
Fonte isaude.net

Circuitos mais finos do mundo abrem caminho para "eletrônica imperceptível"

Protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito de 4,8 x 4,8 centímetros
Reprodução:DiginfoNews
Protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor
de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito
 de 4,8 x 4,8 centímetros
Os circuitos poderão ser usados em sistemas monitoramento de saúde, instrumentos médicos e peles robóticas
 
Pesquisadores da Ásia e Europa desenvolveram o mais leve e fino circuito orgânico do mundo que, em um futuro próximo, pode ser usado em uma variedade de aplicações de saúde. A partir desta novidade poderão ser desenvolvidos sistemas de saúde de monitoramento, instrumentos médicos, e até mesmo peles robóticas.

Os circuitos são extremamente leves, flexíveis, duráveis e finos, e adaptáveis à qualquer superfície. Eles têm 2 microns de espessura, pesando apenas 3g/m² (30 vezes mais leve uma folha de papel ou mais leves que uma pena). Eles também possuem um raio de curvatura de 5 microns, o que significa que podem ser amassados em uma bola, sem se romper. Devido a essas propriedades, os pesquisadores já os estão chamando de "imperceptible electronics" (eletrônicos imperceptíveis), que podem ser colocados em qualquer superfície e até mesmo usado sem restringir o movimento de usuários.

Se colocado sobre uma superfície de borracha, torna-se extensível, capaz de suportar até 233% de tensão de tração, enquanto retém a funcionalidade completa. Outra grande vantagem é sua fabricação em em rolos de filme plástico, facilitando sua produção em série, com conseguente diminuição de custo.

O protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito de 4,8 x 4,8 centímetros. Ela é composta de duas camadas, uma de circuito integrado e outra sensor táctil. "Acredito que este desenvolvimento vai abrir uma ampla gama de novas aplicações," afirma Someya

A pesquisa esta sendo realizada por um grupo liderado pelos professores Takao Someya e Tsuyoshi Sekitani, da Universidade de Tóquio, que participam do Exploratory Research for Advanced Technology (ERATO) programa patrocinado pela Japan Science and Technology Agency (JST), em colaboração com o grupo de Siegfried Bauer na Johannes Kepler University (JKU) Linz, na Áustria.

Os resultados desta pesquisa foram publicados no 25 de julho de 2013 edição da revista Nature.
 
 
Fonte isaude.net

Circuitos mais finos do mundo abrem caminho para "eletrônica imperceptível"

Protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito de 4,8 x 4,8 centímetros
Reprodução:DiginfoNews
Protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor
de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito
 de 4,8 x 4,8 centímetros
Os circuitos poderão ser usados em sistemas monitoramento de saúde, instrumentos médicos e peles robóticas
 
Pesquisadores da Ásia e Europa desenvolveram o mais leve e fino circuito orgânico do mundo que, em um futuro próximo, pode ser usado em uma variedade de aplicações de saúde. A partir desta novidade poderão ser desenvolvidos sistemas de saúde de monitoramento, instrumentos médicos, e até mesmo peles robóticas.

Os circuitos são extremamente leves, flexíveis, duráveis e finos, e adaptáveis à qualquer superfície. Eles têm 2 microns de espessura, pesando apenas 3g/m² (30 vezes mais leve uma folha de papel ou mais leves que uma pena). Eles também possuem um raio de curvatura de 5 microns, o que significa que podem ser amassados em uma bola, sem se romper. Devido a essas propriedades, os pesquisadores já os estão chamando de "imperceptible electronics" (eletrônicos imperceptíveis), que podem ser colocados em qualquer superfície e até mesmo usado sem restringir o movimento de usuários.

Se colocado sobre uma superfície de borracha, torna-se extensível, capaz de suportar até 233% de tensão de tração, enquanto retém a funcionalidade completa. Outra grande vantagem é sua fabricação em em rolos de filme plástico, facilitando sua produção em série, com conseguente diminuição de custo.

O protótipo desenvolvido durante os estudos é um sensor de toque, com uma matriz de 12x12 sensores em um circuito de 4,8 x 4,8 centímetros. Ela é composta de duas camadas, uma de circuito integrado e outra sensor táctil. "Acredito que este desenvolvimento vai abrir uma ampla gama de novas aplicações," afirma Someya

A pesquisa esta sendo realizada por um grupo liderado pelos professores Takao Someya e Tsuyoshi Sekitani, da Universidade de Tóquio, que participam do Exploratory Research for Advanced Technology (ERATO) programa patrocinado pela Japan Science and Technology Agency (JST), em colaboração com o grupo de Siegfried Bauer na Johannes Kepler University (JKU) Linz, na Áustria.

Os resultados desta pesquisa foram publicados no 25 de julho de 2013 edição da revista Nature.
 
Fonte isaude.net

Simulado prepara profissinais de saúde para grandes eventos em Curitiba

Secretária Municipal de Saúde realiza simulação de atendimento de acidentes com múltiplas vítimas
Foto: Jaelson Lucas/SES
Secretária Municipal de Saúde realiza simulação de atendimento
de acidentes com múltiplas vítimas
O evento que simulou briga numa Fan Fest, com a participação de 250 pessoas, é parte dos preparativos para a Copa do Mundo
 
Uma simulação de atendimento médico a múltiplas vítimas feridas, que envolveu 250 pessoas, foi realizada na tarde deste sábado (27), no Parque Barigui, com a participação de profissionais das áreas da saúde e da Defesa Civil de Curitiba.

O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais ligados ao atendimento de urgência e emergência (equipes do Samu e Siate) para saber como agir em caso de incidentes em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo. Não por acaso, o exercício de treinamento foi realizado no Parque Barigui, local que vai abrigar em junho de 2014 a Fan Fest evento da FIFA para integração de torcedores e com estimativa de público entre 20 mil a 30 mil pessoas.

O simulado representou a parte prática de um curso aplicado pela Secretaria Municipal de Saúde com foco no controle de incidentes. Durante dois dias (25 e 26 de julho), médicos socorristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem receberam orientações teóricas em aulas ministradas no auditório do Hospital do Idoso Zilda Arns. "É um trabalho de capacitação visando a Copa do Mundo, mas que serve para qualquer grande evento que a cidade venha a receber. Para estarmos bem preparados e prestar bom atendimento é necessário treinamento" , avaliou o diretor geral do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Alan Cesar Diório.

Para o treinamento, foi simulada uma briga durante a realização da Fan Fest, no Parque Barigui, que resultava em mais de uma centena de feridos. A situação exige atuação rápida e eficiente dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência e Emergência de Curitiba (Samu e Siate). É neste cenário que os profissionais da saúde são exigidos para demonstrar na prática aquilo que aprenderam na teoria.

Seguindo protocolos de atendimento médico, os figurantes (acadêmicos da área de saúde devidamente caracterizados com ferimentos e cortes) são transportados em macas pelos socorristas até um ponto de triagem, onde são avaliados. " Pode parecer desorganizado num primeiro momento, mas há toda uma dinâmica" , afirma Diorio. Segundo ele, os atendimentos são divididos em níveis de prioridade (vermelho, amarelo, verde e preto) e as vítimas são atendidas observando protocolos pré-estabelecidos.

Planejamento é palavra-chave no sistema de controle de incidentes. " Há todo um plano de ação que inclui a análise da região onde o evento ocorre, passando por questões de logística. Baseado nestas informações, estabelecemos uma série de ações: o atendimento às múltiplas vítimas, as áreas de espera com logística para que o atendimento ocorra e, logicamente, o deslocamento dessas vítimas até um hospital" , explica Diorio.
 
Fonte isaude.net

Células mudam o tom para serem entendidas no cérebro humano

Investigadores usaram técnicas microscópicas avançadas para assistir a
Imagem: Sheng Lab./NINDS
Investigadores usaram técnicas microscópicas avançadas para
assistir a "dança mitocôndrial" e afinar as vozes das células nervosas
Esta é a primeira demonstração que liga o movimento da mitocôndria entre os axônios a uma variedade de sinais de células nervosas
 
As células do cérebro humano podem falar umas com as outras em uma variedade de tons. Às vezes, eles falam alto, mas outras lutam para serem ouvidas. Por muitos anos, os cientistas têm se perguntado por que e como as células do cérebro mudam de tons com tanta freqüência. Agora, pesquisa do National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, mostrou que breves explosões de energia química proveniente das mitocôndrias, podem sintonizar a comunicação entre células.

"Estamos muito entusiasmados com os resultados," disse Zu-Hang Sheng, do National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS). "Podemos ter respondido uma pergunta antiga, fundamental para desvendar a forma de comunicação das células." cerebrais.

A rede de células nervosas espalhada por todo o corpo controla os pensamentos, movimentos e sentidos através do envio de milhares de neurotransmissores, ou substâncias químicas do cérebro, em regiões de comunicação entre as células chamadas sinapses. Neurotransmissores são enviados de pequenas saliências encontradas nas células nervosas, chamados pontos pré-sinápticos. Estes pontos estão alinhados, como contas em um colar, em estruturas longas e finas chamadas axônios. Eles ajudam a controlar a intensidade dos sinais enviados através da regulação da quantidade e forma que as células nervosas liberam os transmissores.

As mitocôndrias são conhecidas como usina de energia da célula porque elas convertem o oxigênio em trifosfato de adenosina (ATP) principal fonte de energia das células. Esta energia é essencial para a sobrevivência das células nervosas e de sua comunicação. Estudos anteriores mostraram que as mitocôndrias podem mover-se rapidamente ao longo dos axônios, dançando de um ponto para outro.

Neste estudo os cientistas mostraram que estas centrais móveis podem controlar a intensidade dos sinais enviados a partir destes pontos pré-sinápticos. Esta é a primeira demonstração que liga o movimento da mitocôndria entre os axônios a uma vasta variedade de sinais de células nervosas enviados durante a transmissão sináptica, disse Sheng.

Os pesquisadores utilizaram técnicas microscópicas avançadas para assistir movimento mitocôndrias entre os pontos de contato durante o processo de emissão de neurotransmissores. Eles descobriram que estes pontos enviaram sinais consistentes quando mitocôndrias estavam nas proximidades. Surpreendentemente, quando as mitocôndrias se afastaram de pontos, a intensidade do sinal começa a flutuar. Os resultados sugerem que a presença de plantas de energia estacionária nas sinapses controla a estabilidade da intensidade do sinal nervoso.

" Nossos resultados mostram que a comunicação das células do cérebro é rigidamente controlada por eventos dinâmicos que ocorrem em vários pontos de ligação célula-célula," disse Sheng.
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Franca - SP

A Prefeitura de Franca, no estado de São Paulo, divulgou dois editais de concurso público N° 001 e 002/2013, com oferta de vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior e salários de até R$ 3.411,76.

As chances são para os cargos de Ajudante Geral, Borracheiro, Coveiro, Encanador, Jardineiro, Marceneiro, Mecânico, Pedreiro, Pintor, Soldador, Desenhista, Desenhista Projetista, Eletricista, Inspetor de Alunos, Telefonista, Agente de Apoio Administrativo, Auxiliar de Saúde, Escriturário, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Supervisor de Campo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico de Raio X, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Cirurgião-dentista, Cirurgião-dentista Bucomaxilar, Contador, Enfermeiro, Engenheiro do Trabalho, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (várias especialidades), Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente de Defesa Civil, Coordenador Pedagógico, Guarda Civil , Motorista, Orientador Educacional, Pedagogo, Procurador Municipal, Professor PEB I (Educação Básica, Educação Especial, Educação Musical, professor substituto em Educação Musical) e Professor PEB II (Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Sociologia, Biologia e Química), Servente Merendeira e Supervisor de Ensino.

As inscrições serão realizadas no período de 1º a 22 de agosto de 2013, por meio do endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br. As taxas variam de R$ 29 a R$ 62, de acordo com o nível de escolaridade.

O concurso constará de prova objetiva para todos os candidatos, provas práticas (Motorista I e Servente Merendeira), provas de títulos (Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional, Pedagogo, Procurador Municipal, Professores e Supervisor de Ensino), provas de aptidão física de caráter (Agente de Defesa Civil e Guarda Civil) e provas dissertativas (Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional, Pedagogo, Procurador Municipal, Professores e Supervisor de Ensino).

A aplicação das provas objetivas, para todos os empregos, está prevista para ser realizada nas seguintes datas: 21, 22, 28 e/ou 29 de setembro de 2013. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados oportunamente através de Edital de Convocação para as provas a ser publicado no dia 13 de setembro de 2013, no Jornal Diário da Franca, no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br e da Prefeitura www.franca.sp.gov.br.

O prazo de validade do certame é de 01 ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da administração municipal.

Concurso Faculdade de Medicina de Jundiaí - SP

A Faculdade de Medicina de Jundiaí, no estado de São Paulo, abriu edital N° 50/2013 de concurso público para o preenchimento de 03 vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de Agente de Serviços Operacionais - Categoria II, Assistente de Gestão e Telefonista. Todos os cargos são para nível médio.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda. Os salários vão até R$ 1.984,02, mais auxílio transporte e auxílio alimentação. A carga horária de trabalho é de 30 ou 40h semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 11 de agosto de 2013. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 15 de setembro de 2013, às 9h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, sita a Rua Francisco Telles, 250 – Vila Arens – Jundiaí – SP. Será disponibilizado no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias, o cartão de convocação.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação uma única vez por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Porteiras - CE

A Prefeitura de Porteiras, no estado do Ceará, publicou o edital 01/2013 de concurso público, com intuito de contratar 353 novos servidores, além de formar cadastro reserva para atender as necessidades da administração pública. O Concurso Público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda.
 
Cargos
Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Dentista, Professor (diversas disciplinas), Agente Administrativo, Agente Rural, Digitador, Agente de Trânsito, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia. A remuneração pode  chegar a R$ 7.300,00.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições podem ser realizadas no período de 29 de julho a 09 de agosto de 2013, exclusivamente no site www.consep-pi.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 100.
 
A prova escrita será aplicada no dia 22 de setembro de 2013, a partir das 9 horas. Os locais de aplicação da prova objetiva e prática serão divulgados até o dia 16 de setembro de 2013, na sede da Prefeitura de Porteiras e no site de inscrição. O concurso também constará de prova de títulos, somente para os candidatos ao cargo de Professor.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Presidente Epitácio - SP prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, no estado de São Paulo, prorrogou as inscrições do concurso regido pelo edital  N° 01/2013, destinado ao provimento de 10 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ensino fundamental). O salário será de R$ 927,14 por carga horária de 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Noroeste Concursos e as inscrições, no valor de R$ 12,07, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet, no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até 13 de agosto de 2013.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão efetuar sua inscrição por meio do serviço público disponível pelo Programa Acessa São Paulo, estabelecido na Biblioteca Pública Municipal, situada à Rua Porto Alegre, Nº 6-83 – Presidente Epitácio/SP.

As provas serão aplicadas na data prevista de 22 de setembro de 2013, na cidade de Presidente Epitácio – SP. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação, no site oficial do Município www.presidenteepitacio.sp.gov.br e no site da organizadora do certame.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Garopaba (SC) divulga edital de processo seletivo

No município de Garopaba, no estado de Santa Catarina, a Prefeitura divulgou edital n° 016/2013 para realização de processo seletivo que visa contratar pessoal, por prazo determinado. As contratações servirão para reposição de vagas de funcionários que possam atuar no Programa de Saúde Mental do Município de Garopaba.
 
No total, são ofertadas três vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 3.580,24.
 
Cargos
Médico Especialidade Psiquiatria – CAPS, Psicólogo - CAPS e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 13 de agosto de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada à Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
 
A seleção será constituída de Análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no site da Prefeitura de Garopaba  - www.garopaba.sc.gov.br.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 29 de julho de 2013, pág. 115 a 118.

Concurso Prefeitura de Antonina (PR)

A Prefeitura de Antonina, no estado do Paraná, através da empresa Objetiva Concursos Ltda, publicou edital para realização de concurso público N° 001/2013. A oferta é de 11 vagas de nível médio e superior, com remuneração variável entre R$ 914,00 e R$ 2.309,00 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Fica reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais, das vagas gerais ofertadas 5%. As chances são para os cargos de Advogado, Assistente Administrativo, Assistente Social e Psicólogo.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min de 12 de agosto de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos será aplicada na data prevista de 15 de setembro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 26 de agosto de 2013.
 
O concurso terá validade de até dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos - RS

A Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Administração, lançou os editais N°s 001 e 002/2013, respectivamente de concurso público e processo seletivo, com a intenção de ocupar 05 vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Instrutor de Informática, Médico do ESF e Técnico do Controle Interno (níveis fundamental e superior).

O certame será realizado por meio da empresa Objetiva Concursos Ltda. Os salários variam de R$ 839,63 a R$ 7.336,85 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 18 de agosto de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 29,81 e R$ 81,44.

A prova objetiva será aplicada provavelmente em 22 de setembro de 2013, no Município de Lagoa dos Três Cantos em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 30 de agosto de 2013.

O certame terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Lagoa dos Três Cantos.

Concurso Prefeitura de Luiziânia - SP

A Prefeitura de Luiziânia, no estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou edital N° 023/2013 de concurso público destinado ao preenchimento de 11 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 779,47 a R$ 1.357,56 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais masculino, gerente de transporte da saúde e peb I - professor de educação básica I - ensino fundamental de 1º ao 5º ano.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 07 de agosto de 2013, via Internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o TELECENTRO, em horário de expediente, localizado à Avenida Antonio Duarte Azadinho no 29, Centro, na cidade de Luiziânia - SP. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Luiziânia-SP, na E.M.E.F. “Profº Mario Frota Escobar”, sita à Avenida Francisco Rossani, s/n°, Centro, na data prevista de 18 de agosto de 2013 (domingo), no horário com início às 9h00 (nove horas).
 
O concurso terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Mallet - PR

A Prefeitura de Mallet, no estado do Paraná, por meio da empresa EPL Concursos, divulgou os editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 30 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 11.207,86 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Professor de Educação Física, Médico, Agente de Segurança de Bens Municipais II, Operador de Máquinas, Assistente Social, Auxiliar de Clínica Dentária, Merendeira, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Zelador, Enfermeiro, Mecânico, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente Comunitários de Saúde e Médico (Clínico Geral) PSF.

Inscrições
O pedido de inscrição deverá ser efetuado, até as 23h59min horas do dia 29 de agosto de 2013, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, sendo que serão disponibilizados computadores com acesso ao portal das inscrições na Agência do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Mallet – PR, sito à Avenida Barão do Rio Branco, 649 – Centro – Mallet – PR, durante os dias úteis do período de inscrições no horário das 08h00minh às 11h00minh das 13h00min às 17h00min.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 130,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Mallet - PR, na data prevista de 22 de setembro de 2013, em horário a ser divulgados através do edital de Ensalamento. A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, contados a partir de seu inicio.

Na data de 13 de setembro de 2013, será divulgado o edital com os locais de provas e ensalamento dos candidatos para a Prova Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prédio da Prefeitura Municipal de Mallet - PR e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.

Gabaritos
O gabarito da prova objetiva será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Mallet - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir das 13h30min do primeiro dia útil subseqüente a aplicação da prova objetiva.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Mallet - PR

A Prefeitura de Mallet, no estado do Paraná, por meio da empresa EPL Concursos, divulgou os editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 30 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 11.207,86 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Professor de Educação Física, Médico, Agente de Segurança de Bens Municipais II, Operador de Máquinas, Assistente Social, Auxiliar de Clínica Dentária, Merendeira, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Zelador, Enfermeiro, Mecânico, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente Comunitários de Saúde e Médico (Clínico Geral) PSF.

Inscrições
O pedido de inscrição deverá ser efetuado, até as 23h59min horas do dia 29 de agosto de 2013, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br, sendo que serão disponibilizados computadores com acesso ao portal das inscrições na Agência do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Mallet – PR, sito à Avenida Barão do Rio Branco, 649 – Centro – Mallet – PR, durante os dias úteis do período de inscrições no horário das 08h00minh às 11h00minh das 13h00min às 17h00min.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 130,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na cidade de Mallet - PR, na data prevista de 22 de setembro de 2013, em horário a ser divulgados através do edital de Ensalamento. A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, contados a partir de seu inicio.

Na data de 13 de setembro de 2013, será divulgado o edital com os locais de provas e ensalamento dos candidatos para a Prova Objetiva. O Edital estará disponível no saguão do Paço Municipal – Prédio da Prefeitura Municipal de Mallet - PR e no endereço eletrônico www.eplconcursos.com.br.

Gabaritos
O gabarito da prova objetiva será afixado em Edital na Prefeitura Municipal de Mallet - PR e divulgado no site www.eplconcursos.com.br, a partir das 13h30min do primeiro dia útil subseqüente a aplicação da prova objetiva.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado edital nº. 009/2013 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de São Bento do Sul, no Estado de Santa Catarina. O certame tem como objetivo a formação de cadastro reserva para eventual contratação temporária de Médicos nas seguintes especialidades: Clínico Geral, Angiologista, Cardiologista e Generalista ESF. Os aprovados atuarão em regime de trabalho de 40 horas semanais e receberão subsídios de até R$ 9.240,00.
 
As inscrições estarão abertas no período de 01 à 09 de agosto de 2013, no Departamento de Recursos Humanos, situado à Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura.
 
Deverá ser anexado à ficha de inscrição as fotocópias dos seguintes documentos:
  • Cédula de Identidade;
  • C.P.F;
  • Diploma de Habilitação;
  • Fotocópia da Carteira expedida pelo conselho profissional;
  • Comprovante de tempo de serviço na área, se houver;
  • Certidão Casamento e nascimento filhos ou comprovante de adoção.
Os candidatos serão classificados por tempo de inscrição no CRM e pelo tempo de serviço médico no exercício de cargo público ou emprego público.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano a contar da data de homologação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 29 de julho de 2013, pág. 318 a 319.

Concurso Prefeitura de Pederneiras (SP) 2013

A Prefeitura de Pederneiras, cidade localizada a 320 km da capital do estado de São Paulo, abriu os editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público e processo seletivo, respectivamente, destinados a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O certame será executado por meio da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública.

O certame oferece 18 vagas mais cadastro de reserva com salários de até R$ 1.551,30, além de outros benefícios, como Vale transporte (R$ 103,55) e Cartão Alimentação (R$ 320,00). A carga horária é de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto I, Artífice I - Carpinteiro, Artífice I – Eletricista, Assistente Social I, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços, Engenheiro Civil I,  Instrutor de Formação Profissional – Corte e Costura, Instrutor de Formação Profissional – Artesanato em Couro e Pedraria, Instrutor de Formação Profissional – Artesanato em Geral, Motorista II, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Psicólogo I, Técnico em Enfermagem, Telefonista e Professor de Ensino Básico.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min. do dia 08 de agosto de 2013, através do endereço eletrônico (www.klcconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 5,00 a R$ 13,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A realização da prova está prevista para os dias 25 de agosto e 1º de setembro de 2013 na cidade de Pederneiras-SP. O local será divulgado quando da publicação do edital de homologação das inscrições. Haverá também avaliação de títulos para alguns cargos.

O gabarito preliminar da prova escrita objetiva será divulgado, respectivamente, nos dias 26 de agosto e 02 de setembro de 2013, mediante edital, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Pederneiras, disponibilizado no site www.klcconcursos.com.br, no site da Prefeitura Municipal de Pederneiras: www.pederneiras.sp.gov.br e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Já o processo seletivo é válido somente para o ano letivo de 2014.

UNIPAMPA oferece vagas para Professores

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Rio Grande do Sul, divulgou edital n° 130/2013 de concurso público destinado ao provimento de 35 vagas para professor auxiliar da carreira do magistério superior. As oportunidades são para os campi de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão e Uruguaiana.
 
Os salários oferecidos variam entre R$ 5.466,55 e R$ 8.049,77, mais auxílio alimentação de R$ 373,00, em carga horária de 40 horas semanais. Para se inscrever, os interessados deverão acessar até 19 de agosto de 2013 o endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos. A taxa é de R$ 100.
 
A seleção será composta de Prova Escrita, Prova Didática e Prova de Defesa do Memorial de Trajetória Acadêmica. O período provável de realização do concurso será de 16 de setembro a 04 de outubro de 2013. Os locais e horários de realização das provas serão publicados no endereço eletrônico de inscrições.
 
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, prorrogável por mais 01 ano, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da homologação dos resultados pela instituição.

Prefeitura de Serra do Salitre (MG) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Serra do Salitre, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 24 vagas para a função de Agente Comunitário de Saúde, para atuar nas Equipes de Saúde da Família (ESF).

Este certame será realizado pela empresa Souza Araujo, Assessoria em Serviços de Saúde Ltda. O salário é de R$ 678,00 por carga horária de 40 horas semanais.

A inscrição no processo deverá ser realizada pelo próprio candidato na sede da Secretaria de Saúde de Serra do Salitre, no período de 02 a 13 de setembro de 2013, no horário das 13:00 às 17 horas.

O pagamento da taxa de inscrição será por meio de boleto bancário, no valor de R$ 30,00.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 29 de setembro de 2013, das 8h às 11h, nos locais a serem posteriormente divulgados. O gabarito será publicado na data provável de 30 de setembro de 2013.

Este certame terá prazo de validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de Terra Boa (PR)

A Prefeitura de Terra Boa, estado do Paraná, publicou os editais 01 e 02/2013 de concurso público para o preenchimento de 06 cargos vagos na administração pública, além da formação de cadastro reserva. A remuneração pode chegar a R$ 2.103,17.
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Serviços de Limpeza e Alimentação, Agente de Serviços Gerais, Agente de Máquinas e Veículos, Professor de Educação Infantil, Agente Universitário e Agente Técnico em Segurança do Trabalho.
 
As inscrições serão recebidas no período de 31 de julho e 27 de agosto de 2013, no site www.facdt.org.br. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 80.
 
O concurso será constituído de prova objetiva, prova prática e prova de títulos. O resultado final será publicado no site de inscrições e na página eletrônica do município: www.terraboa.pr.gov.br.

Prefeitura de Presidente Médici (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Médici, Estado de Rondônia, publicou edital nº. 001/2013/SEMARF/PM/RO, para realização de processo seletivo de currículo destinado ao preenchimento de 46 profissionais de níveis médio e superior, para atuarem por tempo determinado, nas zonas Rural e Urbana do município de Presidente Médici.
 
A remuneração varia entre R$ 763,00 e R$ 8.161,16, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão destinadas 5% das vagas pertinentes nesta seleção às pessoas portadoras de necessidades especiais e que comprove com atestado médico aptidão á função pretendida.
 
Cargos
Médico (clínico geral e cardiologista), Odontólogo, Farmacêutico, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista, Enfermeiro, Assistente Social, Nutricionista e Professor (séries iniciais, matemática, história, pedagogia e letras).
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente por meio da ficha de inscrição, disponível no site www.presidentemedici.ro.gov.br, devendo os mesmo preenchê-las e entregá-las pessoalmente ou através de representante legal, via correio por sedex postada até o dia 31 de julho de 2013, das 07:30 às 13:30, na Secretaria Municipal de Administração, setor DRH prédio da Prefeitura Municipal, situada na Av. São João Batista nº1613, bairro Centro, Presidente Médici-RO.
 
Prova
A classificação será feita através da análise e avaliação de títulos.
 
O resultado será divulgado no dia 05 de agosto de 2013, após a avaliação dos currículos pelas respectivas comissões nomeadas pela Prefeita de Presidente Médici-RO e publicado no mural de aviso da Prefeitura de Presidente Médici, jornal de grande circulação e Diário Oficial dos Municípios.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 29 de julho de 2013, pág. 44 a 48.

Vagas de estágio no Conselho Municipal de Saúde de Parintins - AM

O Conselho Municipal de Saúde de Parintins, no Estado do Amazonas, abre processo seletivo nº. 001/2013 CMS/PIN, destinado a selecionar 14 estagiários de nível superior nas áreas de Direito, Administração, Serviço Social, Contabilidade, Gestão Publica, Saúde Coletiva e Comunicação Social, para a realização das atividades na sede do Conselho Municipal.
 
Poderão concorrer às vagas, universitários regularmente matriculados, portadores de histórico escolar a partir do 4º período cursado, com rendimento escolar acima de 6,0 devidamente comprovado.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 02 de agosto de 2013, no horário das 14h00min às 17h00min, na sede do Conselho Municipal de Saúde, situada à rua Gomes de Castro, 307 - Centro – Cep: 69.151-090.
 
No ato da inscrição o interessado deverá preencher uma ficha de inscrição e apresentar fotocópia dos seguintes documentos:

· RG;
· CPF;
· Título de eleitor;
· Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino;
· Comprovante de escolaridade (histórico escolar);
· Declaração de inexistência de vinculo empregatício;
· Curriculum vitae.
 
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista.
 
A análise curricular está prevista para ser realizada do dia 02 a 05 de agosto de 2013. Já a entrevista será realizada do dia 05 a 09 de agosto de 2013, das 14:00 às 17:00.
 
O prazo de validade do processo seletivo é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, se no interesse do Conselho Municipal de Saúde de Parintins.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 29 de julho de 2013, pág. 70 a 71.

Prefeitura de Vitória - ES realiza processo seletivo

A Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Administração – SEMAD, abriu edital N° 009/2013 de processo seletivo para formação de quadro reserva para contratação temporária de profissionais na função de guarda-vidas (nível fundamental). O salário é de R$ 799,74, mais gratificação, em carga horária de 200 horas mensais.

A inscrição será realizada exclusivamente por meio eletrônico (internet), www.vitoria.es.gov.br/processos-seletivos/, até às 23h59min do dia 30 de julho de 2013, ininterruptamente, 24 horas por dia, considerando o horário oficial de Brasília/DF.
 
A seleção constará da avaliação das inscrições que será a análise dos documentos entregues no envelope, teste de aptidão física que será composto por corrida de 12 minutos, barra fixa, barra estática, abdominais, apoio de frente sobre o solo e natação, além de curso de formação.

Concurso UFOP - MG

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no estado de Minas Gerais, lançou o edital PROAD Nº 35, que abre concurso público para contratação de 21 técnicos-administrativos. A remuneração pode chegar a R$ 1.912,99.
 
As chances são para Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Análises Clínicas, Técnico de Laboratório/Planejamento Visual/Fotografia, Técnico em Arquivo, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Administrador de Edifícios.
 
As inscrições serão recebidas no período de 06 a 15 de agosto de 2013,  pelo site www.concurso.ufop.br. As taxas variam de R$ 38 a R$ 45.
 
A seleção constará de Prova Objetiva, Prova Didática ou Prática, dependendo da função. As provas serão realizadas no dia 21 de setembro de 2013, das 14 às 18 horas, nas cidades de João Monlevade (cargo: Administrador de Edifícios) e de Ouro Preto (todos os cargos).
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado. 

Prefeitura de Rio Negro (PR) prorroga inscrição

A Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da capital do estado do Paraná, está realizando o processo seletivo nº. 025/2013 no qual é ofertada 01 vaga de nível superior para o cargo de Médico Clínico Geral, para atuar na Estratégia de Saúde da Família. O salário pode chegar a R$ 8.476,29 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até o dia 15 de agosto de 2013, no horário das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.
 
No ato da inscrição o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
  • Identidade;
  • CPF;
  • Se do sexo masculino Certificado de Reservista;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Diploma ou histórico escolar com declaração de conclusão da graduação;
  • Registro no Conselho de Classe correspondente.
A seleção será realizada através de prova de títulos e experiência profissional.
 
A experiência profissional será comprovada mediante apresentação de contrato de trabalho, declaração de prestação de serviço em órgão público ou privado, em papel timbrado devidamente assinado pelo Recursos Humanos do órgão e, na ausência deste setor, deverá estar assinado pelo dirigente máximo da Unidade Executora; e para prestadores de serviço autônomo através de RPA.
 
Após análise da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição será atribuída pontuação aos títulos apresentados, pela Comissão de Seleção, em sessão pública a ser realizada na data provável de 29 de julho de 2013 às 13:30h, na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga maternidade), situada na Praça João Pessoa,131 – Centro – Rio Negro/PR.
 
Caso haja lista de espera, esta será válida pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 15 de julho de 2013, pág. 41 a 42.
 
O aviso da prorrogação encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 29 de julho de 2013, pág. 57.

Vagas de estágio na Prefeitura de Lagoa da Prata - MG

A Prefeitura de Lagoa da Prata, município mineiro com cerca de 45.999 habitantes, divulgou edital n° 007/2013 de processo seletivo destinado a selecionar alunos matriculados regularmente em instituições de ensino superior, médio e educação profissional, conveniadas com o município de Lagoa da Prata, para preenchimento de vagas de estágio.
 
O aluno receberá como bolsa de estudos mensal o valor de R$ 513,59, para jornada de seis horas diárias, além de auxílio-transporte ao estagiário, no valor de R$ 68,47, ressalvados o período de recesso, os dias a que tiver faltado e os dias de abono. Já os alunos de nível médio e educação profissional receberão bolsa no valor de R$ 410,87 mais auxílio transporte.
 
As vagas ofertadas são para os cursos de Administração, Agronomia - Engenharia, Comunicação Social/Publicidade/Jornalismo, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Magistério, Serviço Social e Sistemas de Informação/Ciências da Computação/Informática.
 
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG, de 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, nos dias 29, 30 e 31 de julho e 01 de agosto de 2013.
 
O processo seletivo consiste em prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada na data provável de 03 de agosto de 2013, das 14:00 às 17:00, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, Lagoa da Prata- MG.
O período de estágio será de 12 meses, prorrogável 01 vez por igual período.
 
O processo seletivo será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação no quadro de avisos da Prefeitura de Lagoa da Prata-MG.
 
O edital encontra-se disponível no site www.lagoadaprata.mg.gov.br.

Prefeitura de Araputanga (MT) prorroga inscrição

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Araputanga, estado do Mato Grosso, lançou o edital Nº 01/2013 de processo seletivo para contratação temporária de 08 profissionais em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 804,33 e R$ 2.031,42, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência física serão destinados 5% das vagas dos respectivos cargos, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos: Professor, Motorista, Apoio Administrativo Educacional e Técnico em Enfermagem.
 
Interessados, devem efetuar a inscrição de forma gratuita até 30 de julho de 2013, das 08:00 às 10:00 e das 13:00 às 16:00, na sede da Prefeitura de Araputanga.
 
O candidato deverá apresentar e entrega, no ato de inscrição, a cópia (frente e verso) de um documento de identidade que contenha foto, e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que serão anexados a ficha de inscrição, não sendo aceito, documento via fax.
 
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2013, das 19:00 às 22:00, na Escola Rodolfo Trechald Curvo, situada na avenida Sebastião Francisco de Almeida, 471, bairro São Sebastião, Araputanga/MT.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 05 de agosto de 2013, nos murais da Prefeitura de Araputanga – MT e nos sites www.amm.org.br/www.araputanga.mt.gov.br.
 
A entrega dos títulos para contagem de pontos estão previstas para os dias 08 e 09 de agosto de 2013.
O processo seletivo será válido por 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, havendo conveniência administrativa.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 23 de julho de 2013, pág. 16 a 19.
 
O aviso da prorrogação encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 29 de julho de 2013, pág. 5.

Prefeitura de Curvelândia (MT) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº. 001/2013 de processo seletivo da Prefeitura de Curvelândia, Estado do Mato Grosso. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 54 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2.200,00 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de deficiência especiais serão destinados 10% das vagas dos respectivos cargos, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Professor, Monitor Infantil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Auxiliar de Consultório e Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Merendeira, Operador de Máquinas e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições realizadas até o dia 06 de agosto de 2013, das 07h00min às 11h00min horas e das 13h00min às 17h00min horas nas dependências da Prefeitura de Curvelândia, Departamento de Pessoal, situada à Rua São Bernardo, 523 – Centro – Fone: (65) 3275 – 1275 – na Cidade de Curvelândia – MT.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, títulos e prática (se houver).
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de agosto de 2013, às 08:00 com duração de 3 horas, na Escola Estadual Boa Esperança, endereço Avenida Mariana s/nº - Centro - na cidade de Curvelândia – MT.
 
O gabarito das provas será publicado até às 12:00 horas do dia posterior à realização.
 
Os documentos relativos a Prova de Títulos serão entregues até dia 28 de agosto de 2013 horário de expediente na Prefeitura Municipal de Curvelândia, Departamento de Pessoal, Endereço: Rua São Bernardo, 523 – Centro – Cidade de Curvelândia – MT.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 29 de julho de 2013, pág. 163 a 183.

Portugal: Pagam salários com verbas de tratamentos

Pedro Catarino
Transferência de verbas é feita desde que não haja prejuízo
para a saúde dos doentes
Presidente da Associação de Administradores Hospitalares diz que prioridades ditam gasto
 
A presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Marta Temido, afirmou ontem ao CM que "as verbas recebidas para a realização de tratamentos podem ser deslocadas para o pagamento de salários, água ou luz, e que o contrário também acontece".
 
"O dinheiro não tem rótulo na Saúde", afirmou, acrescentando que "desde que não haja prejuízos para a saúde dos doentes são feitas transferências por áreas de acordo com as prioridades". "É um pouco como fazemos a gestão doméstica", exemplificou. A responsável recorda que a Administração Central do Sistema de Saúde não consigna as verbas por áreas, havendo, contudo, por parte dos hospitais a responsabilidade de respeitar os compromissos.
 
As afirmações surgem depois de o Correio da Manhã revelar que a Associação SOS Hepatites vai avançar com uma queixa no Ministério Público contra o Ministério da Saúde por falhas no acesso à terapia tripla.
 
Emília Rodrigues, presidente da associação, avançou com o exemplo desse incumprimento por parte do Hospital de São João, no Porto, de cuja entidade o CM não conseguiu obter um esclarecimento sobre a razão da decisão.
 
Também Luís Mendão, presidente do GAT – Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/ /SIDA, afirmou que todas as semanas recebe queixas de doentes sobre o racionamento na entrega de medicamentos. Contudo, Marta Temido defendeu que não está em causa o tratamento do VIH.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Três casos de dengue na Madeira

Casos correspondem a doentes vindos de Angola e Brasil
 
A presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE), Ana Nunes,  revelou esta segunda-feira que desde fevereiro apenas foram registados três casos de febre de dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
 
"Desde fevereiro, casos confirmados, só tivemos três e são situações importadas - dois de Angola e um do Brasil", disse, lembrando que, a 03 de março, "a Direção-Geral de Saúde deu como controlado o surto de epidemia da dengue.
 
Ana Nunes fez esta declaração no seminário MOSQIMAC - Gestão Integrada do Vetor Aedes aegypti que decorreu hoje no Funchal.
 
Apesar do conhecimento da presença do mosquito na Madeira desde 2005, só a 3 de outubro de 2012 é que foram registados laboratorialmente dois casos de febre de dengue.
 
Desde essa altura foram registados 2.170 casos; 127 doentes internados e zero óbitos.
 
Entre os 127 internados, 87 foram do sexo feminino e 40 do sexo masculino. Ainda entre estes, 97 foram adultos e 30 crianças.
 
Ana Clara Silva, vice-presidente do IASÚDE, anunciou que na próxima semana será lançada uma plataforma a partir da qual o público em geral poderá informar as autoridades sanitárias da existência de focos de criação de mosquitos para posterior combate.
 
"Esses focos poderão ser referenciados por geo-localização", acrescentou. 
 
Fonte Correio da Manhã

Aprenda a descomplicar a asma

Dez conselhos para quem tem asma e para quem vive com asmáticos
 
Se não sofre com asma, certamente tem um familiar ou amigo com a doença. Este problema de saúde pública afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Só em Portugal, um milhão de pessoas têm asma.
 
A doença sem cura é a principal causa de hospitalização das crianças nos países desenvolvidos. Apesar dos avanços na medicina, prevê-se que o número de pessoas com asma aumente de forma significativa nos próximos anos.
 
A morte pode ser uma das consequências da asma, mas apenas em casos extremos onde não há acompanhamento do doente nem se cumpre com a medicação.
 
Uma mãe que encontrou inspiração na asma da filha
Sílvia Rocha, professora da Universidade de Aveiro, descobriu em 2006 que a filha, na altura com sete anos, tinha asma. "Teve um conjunto de infeções. Foi parar ao hospital e os testes médicos acabaram por lhe diagnosticar asma."
 
Com os problemas respiratórios a antever "prognósticos bem mais complicados", Sílvia Rocha reagiu com "calma e serenidade" à identificação da doença crónica. A mãe admite, no entanto, que pouco conhecia sobre a doença.
 
Numa altura da sua vida em que sente "necessidade de partilhar" o que sabe "com os outros", Sílvia Rocha decidiu escrever o ‘Descomplicar a Asma', um livro onde explica a pais e filhos como lidar com a doença da melhor forma.
 
Clique na imagem e veja algumas das ilustrações do livro "Descomplicar a Asma"
 
 

"Espero que chegue a muitas pessoas que precisam dele. Na altura em que se descobriu que a minha filha tinha asma dava jeito. É fundamental conhecer bem a doença e o que pode desencadear crises", explicou Sílvia Rocha em declarações ao CM.
 
Inspirados pelo ‘Descomplicar a Asma', vamos deixar-lhe aqui alguns conselhos para lidar com a doença.
 
Dez conselhos para quem tem asma e para quem vive com asmáticos:
 
1) Arejar e lavar com frequência almofadas, colchões, cortinados, sofás, tapetes peludos, livros e peluches. Estas práticas evitam o contacto com ácaros, organismos microscópicos que se encontram em diversos locais da casa;
 
 2) Não passar muito tempo em contacto com árvores e plantas. Os pólenes destes seres vivos são uma das causas mais habituais de alergias e crises de asma;
 
3) Não ter como animais de estimação gatos, cães e roedores. Os pelos potenciam alergias;
 
4) Ter cuidado quando bebe leite ou come ovos, peixe, frutos secos e marisco. Este tipo de alimentos provocam crises de asma graves em algumas pessoas;
 
5) Evitar tomar aspirina e antibióticos como a penicilina e alguns anti-inflamatórios não esteroides;
 
6) Controlar a prática de exercício físico, mas não deixar de praticar. O desporto é fundamental para uma vida saudável;
 
7) Evitar perturbações emocionais. A asma é agravada pela ansiedade e tensão nervosa;
 
8) Ter cuidado redobrado quando se sofre de infeções das vias respiratórias ou constipações. Contaminações por vírus ou bactérias afetam as vias aéreas;
 
9) Não frequentar os mesmos locais que os fumadores. O fumo do tabaco irrita as vias respiratórias e aumenta sintomas de asma;
 
10) Evitar locais onde se utilizam materiais de limpeza químicos ou ambientadores e zonas com elevada poluição provocada pela construção de edifícios, transportes ou atividades agrícolas.
 
O que fazer durante ataque de asma:
- Sentar a pessoa em posição vertical, tranquilizá-la. Nunca deixe a pessoa sozinha durante uma crise de asma;
 
- Aplicar o medicamento que o asmático costuma tomar;
 
- Caso a pessoa não melhore após a medicação, chame uma ambulância.
 
Fonte Correio da Manhã/Portugal