Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de julho de 2013

Portugal: Pagam salários com verbas de tratamentos

Pedro Catarino
Transferência de verbas é feita desde que não haja prejuízo
para a saúde dos doentes
Presidente da Associação de Administradores Hospitalares diz que prioridades ditam gasto
 
A presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Marta Temido, afirmou ontem ao CM que "as verbas recebidas para a realização de tratamentos podem ser deslocadas para o pagamento de salários, água ou luz, e que o contrário também acontece".
 
"O dinheiro não tem rótulo na Saúde", afirmou, acrescentando que "desde que não haja prejuízos para a saúde dos doentes são feitas transferências por áreas de acordo com as prioridades". "É um pouco como fazemos a gestão doméstica", exemplificou. A responsável recorda que a Administração Central do Sistema de Saúde não consigna as verbas por áreas, havendo, contudo, por parte dos hospitais a responsabilidade de respeitar os compromissos.
 
As afirmações surgem depois de o Correio da Manhã revelar que a Associação SOS Hepatites vai avançar com uma queixa no Ministério Público contra o Ministério da Saúde por falhas no acesso à terapia tripla.
 
Emília Rodrigues, presidente da associação, avançou com o exemplo desse incumprimento por parte do Hospital de São João, no Porto, de cuja entidade o CM não conseguiu obter um esclarecimento sobre a razão da decisão.
 
Também Luís Mendão, presidente do GAT – Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/ /SIDA, afirmou que todas as semanas recebe queixas de doentes sobre o racionamento na entrega de medicamentos. Contudo, Marta Temido defendeu que não está em causa o tratamento do VIH.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário