Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mente que divaga é mais inteligente

Enquanto você lê esse artigo, as chances são altas de que você pense em outras coisas no meio. Na verdade, alguns estudos mostram que nossas mentes estão divagando metade do tempo, com pensamentos não relacionados ao que estamos fazendo.
 
Um novo estudo investigou a capacidade da memória de armazenar coisas ao mesmo tempo em que está fazendo outras atividades. Essa habilidade permite que você entre em casa pensando em abrir a janela do quarto, mas pare para alimentar o cachorro, coma algo, vá ao banheiro e ainda assim se lembre do que pretendia fazer.
 
Os pesquisadores pediram para que voluntários fizessem uma ou duas tarefas simples – pressionar um botão quando uma letra específica aparecia na tela, ou acompanhar a respiração de outra pessoa.
 
“Nós usamos, intencionalmente, tarefas que não precisavam de toda a atenção delas”, comenta o pesquisador Jonathan Smallwood. “Então perguntamos: como as pessoas usam suas fontes de ócio?”.
 
Durante as tarefas, os pesquisadores checavam periodicamente com os participantes se eles estavam concentrados ou “viajando”. No fim, eles mediram a capacidade de memória de cada um, classificada com uma série de letras que eles deveriam lembrar, com questões fáceis de matemática apresentadas no meio tempo.
 
Em ambas as tarefas, uma correlação apareceu. “Pessoas com melhor memória vagaram menos durante as tarefas”, afirma o pesquisador Daniel Levinson. Mesmo assim, o desempenho dos que divagaram não foi comprometido.
 
Esse resultado é a primeira relação comprovada entre a memória e a capacidade da mente de divagar. “O que esse estudo parece sugerir é que, quando as circunstâncias da tarefa não são tão complicadas, as pessoas com melhor memória conseguem pensar em outras coisas mesmo que ainda façam a tarefa”, afirma Smallwood.
 
Porém, quando os voluntários fizeram as tarefas simples, mas com muitas distrações sensoriais, a memória não deu conta, e a mente “viajou”.
 
Essa capacidade da memória já foi relacionada à inteligência, em testes de compreensão e de QI. Esse estudo agora revela sua importância para as situações comuns, e abre uma janela no mundo dos pensamentos.
 
“Ficar vagando não é de ‘graça’ – exige recursos”, comenta Levinson. “Você tem que escolher como vai usá-los”. Por isso, deixar a mente vagar ao mesmo tempo em que não se esquece das obrigações futuras lhe dá tempo para explorar outros aspectos do mundo – e ficar mais inteligente. Levinson está estudando agora a conexão entre os dois, e como as pessoas podem controlar isso.
 
Fonte Hypescience

Por que piscamos mais do que o “necessário”?

À primeira vista (trocadilho não intencional), o motivo pelo qual piscamos parece óbvio: para lubrificar e limpar os olhos. Contudo, se essa fosse a única razão, não haveria por que piscarmos tanto (calcula-se que uma pessoa pisca, em média, de 15 a 20 vezes por minuto). Qual o motivo para tal excesso? A resposta, segundo um grupo de pesquisadores japoneses, tem a ver com nossa atenção.
 
Para analisar o fenômeno, eles chamaram 18 voluntários (dos quais 9 eram homens e todos tinham de 22 a 31 anos) e os colocaram para assistir a vídeos do Mr. Bean (!) enquanto eram monitorados por meio de um scanner de ressonância magnética. “Como o piscar de olhos tende a ocorrer em pausas implícitas enquanto assistimos a vídeos, nós imaginamos que ele esteja ativamente envolvido no ‘afrouxamento’ da atenção”, explicam os autores.
 
Durante o experimento, os participantes piscaram voluntariamente em média 17,4 vezes por minuto e, durante o piscar de olhos, foram observadas alterações na atividade de duas regiões específicas do cérebro: a que nos faz “desfocar” nossa atenção mesmo em vigília; e a que nos ajuda a prestar atenção em algo. A primeira área teve um pico de atividade enquanto os voluntários piscavam e a segunda, um declínio.
 
“Os resultados sugerem que humanos têm um mecanismo para controlar o intervalo em que piscam os olhos buscando um timing apropriado para reduzir as chances de perder informações importantes enquanto observam uma sequência de eventos visuais”, concluem.
 
Fonte Hypescience

Remédios antigos: Nootropil injetável

Refrigerante e suco de laranja parecem aumentar risco de artrite

Segundo um novo estudo, beber muito refrigerante, suco de laranja, ou outras bebidas açucaradas aumenta o risco de desenvolver gota, uma condição especialmente dolorosa de artrite.
 
As mulheres que consumem duas ou mais latas de refrigerante não diet por dia têm mais de duas vezes mais chances de desenvolver gota do que as mulheres que raramente bebem. Refrigerante diet aparentemente não tem efeitos negativos. Beber 355 ml ou mais de suco de laranja por dia também aumenta o risco em aproximadamente duas vezes.
 
As mulheres que tomam apenas um refrigerante ou 177 ml suco de laranja por dia têm 74% e 41% maior risco, respectivamente, em comparação com mulheres que raramente bebem.
 
Os participantes do estudo eram parte de uma longa experimentação financiada pelo governo americano. A maioria era branca, com idade de 30 a 55 anos. As taxas de gota tendem a ser maiores entre os homens e os negros do que entre mulheres brancas, assim o risco aumentado de gota associada a bebidas açucaradas pode ser ligeiramente maior na população em geral do que nos números obtidos no estudo.
 
Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que o risco total de desenvolver gota é muito baixo. Durante um período de 22 anos, apenas 1% das cerca de 79.000 mulheres incluídas no estudo desenvolveram gota, e o aumento dos riscos ligados ao consumo de refrigerante e suco foi limitado quase que exclusivamente às mulheres que haviam passado pela menopausa.
 
Os pesquisadores afirmam que o estrogênio parece proteger contra a gota, já que 98% dos casos de gota em mulheres ocorrem após a menopausa, quando os níveis de estrogênio declinam.
 
Já a culpada pela ligação entre gota e bebidas açucaradas parece ser a frutose. Esse açúcar encontrado em laranjas, bem como no xarope de milho rico em frutose usado para fazer muitos refrigerantes não diet, aumenta os níveis de ácido úrico químico, que causam a gota. Quando os níveis de ácido úrico no organismo ficam muito altos, o ácido endurece em cristais que são depositados nas articulações.
 
Ainda assim, a frutose pode desempenhar um papel relativamente pequeno no desenvolvimento da gota. Mesmo que os cientistas tenham controlado índice de massa corporal e uma série de fatores dietéticos que têm sido associados à gota (como o álcool, carne, marisco, e consumo de produtos lácteos), o consumo de frutose é difícil de desvendar a partir de outros fatores que possam contribuir para a doença. Os pesquisadores não podem provar que a frutose é o único item que está causando a gota, já que há tantas outras questões a serem respondidas.
 
Porém, os cientistas advertem que mesmo com o risco baixo, cortar as bebidas açucaradas tem muitas vantagens, especialmente para pacientes com gota ou com níveis elevados de ácido úrico.
 
Fonte CNN

Esquizofrenia e epilepsia têm forte ligação

Segundo um novo estudo, pessoas com esquizofrenia são seis vezes mais propensas a desenvolver epilepsia. Os pesquisadores acreditam que isso poderia ser devido a fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais.
 
O estudo acompanhou cerca de 16.000 pacientes com epilepsia e esquizofrenia, entre 1999 e 2008, utilizando dados do Banco de Dados de Seguros de Saúde de Taiwan.
 
Eles identificaram 5.195 pacientes com esquizofrenia e 11.527 pacientes com epilepsia que foram diagnosticados durante o período de nove anos.
 
Estes grupos de pacientes foram comparados com grupos do mesmo sexo e idade que não tinham epilepsia ou esquizofrenia.
 
Os resultados mostram que a incidência de epilepsia foi 6,99 por 1.000 pessoas por ano no grupo de pacientes com esquizofrenia, em comparação com 1,19 no grupo sem esquizofrenia.
 
A incidência de esquizofrenia era de 3,53 por 1.000 pessoas por ano para os pacientes com epilepsia, em comparação a 0,46 no grupo sem epilepsia.
 
Estudos anteriores haviam sugerido uma prevalência de psicose entre os pacientes com epilepsia. O novo estudo também descobriu que os níveis de esquizofrenia foram ligeiramente maiores em homens com epilepsia do que em mulheres com a doença.
 
“Nossos resultados mostram uma forte relação bidirecional entre esquizofrenia e epilepsia. Essa relação pode ser devido a patogênese comum nessas doenças, tais como suscetibilidade genética e fatores ambientais, mas uma investigação mais aprofundada dos mecanismos patológicos é necessária”, afirma I-Ching Chou.
 
“Temos consciência de que as pessoas que sofrem de epilepsia parecem estar têm um risco aumentado de psicose, mas este é o primeiro estudo convincente a sugerir que as pessoas com esquizofrenia também podem estar em risco de desenvolver epilepsia, sugerindo uma relação bidirecional”, disse a neuropsiquiatra Manny Bagary.
 
“A associação pode ser devido a fatores comuns ambientais, tais como traumatismo crânio-encefálico ou hemorragia cerebral no útero. Alternativamente, uma associação genética pode ser relevante, tais como os genes LGI1 ou CNTNAP2 que têm sido associados com convulsões e psicose”, completa.
 
O estudo deve servir para orientar novas pesquisas sobre a relação entre epilepsia e psicose.
 
Fonte BBC

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber

Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado
 
A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição.
 
O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na listinha de compras do regime?
 
Granola- Foto Getty Images1. Granola
Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 g de granola tem 421 calorias. Seguindo a tabela da dieta dos pontos, meia xícara (chá) apresenta quatro pontos. "O recomendado por dia é 25 gramas", diz a especialista. Prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.
 
Água com sabor - Foto Getty Images2. Água de sabor
Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor. O ideal é beber até 2 litros de líquidos por dia. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade, no máximo, dois copos por dia.
 
Salada - Foto Getty Images3. Saladas perigosas
A saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas segundo a nutricionista Rosana Farah, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.
 
Açaí - Foto Getty Images4. Açaí
A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Um copo de açaí tem 2 pontos e a tigela de açaí (com banana, granola e mel- 1 colher de sopa) tem 4 pontos. Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah.
 
Comida japonesa - Foto Getty Images5. Comida japonesa
Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Uma unidade tanto de atum quanto de salmão apresenta 1 ponto. A recomendação da nutricionista é "No seu almoço ou jantar, limite o consumo até quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês", aponta Rosana.
 
Refrigerante - Fotto Getty Images6. Refrigerante light ou zero
Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. A nutricionista Rosana Farah ainda alerta que quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. "Estudos apontam o efeito do adoçante nas papilas gustativas fazendo com que fiquem mais receptivas ao sabor doce", diz ela.
 
Barra de cereal - Foto Getty Images7. Barrinhas de cereais
As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias (e pontos). No caso das barrinhas de cereais (dependendo da marca), a pontuação varia de 0 a 3 pontos.
 
Fonte Minha Vida

Combine alimentos para ganhar nutrientes

Arroz com feijão é só uma das duplas que tornam sua refeição bem mais poderosa
 
"O segredo para uma dieta equilibrada está baseado em dois pontos: moderação e variedade", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Isso quer dizer que um prato colorido e com boas proporções entre os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras) você garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sem extrapolar nas calorias. Para atingir esse objetivo, entretanto, existe ainda um truque: combinar os alimentos certos para aumentar o aproveitamento dos nutrientes - caso do ferro, quando consumido na presença de vitamina C.
 
Arroz com feijão - Foto Getty ImagesArroz com feijão
O arroz com feijão é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne, ou seja, de alto valor biológico, ou seja, reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo. "Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmico elevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.
 
Tomate com azeite - Foto Getty ImagesTomate com azeite
"As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate", afirma a nutricionista Cátia. O licopeno é um carotenoide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer. Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. "O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal", diz. Por isso, nada melhor do que ma macarronada com um fio de azeite como toque final.
 
Carne com laranja - Foto Getty ImagesCarne com laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. "Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo", afirma a nutricionista Daniela. A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.
 
Mamão - Foto Getty ImagesMamão com linhaça
Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. "Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino", afirma a nutricionista Cátia. O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal e auxiliam no trânsito intestinal.
 
Suco de abacaxi com hortelã - Foto Getty ImagesAbacaxi com hortelã
Para uma boa digestão, nada melhor do que a combinação do abacaxi com a hortelã. "A fruta possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo, mas especialmente de carnes e gorduras", explica a nutricionista Daniela. A hortelã, por sua vez, estimula o aparelho digestivo e, quando consumida em chá,combate dores de barriga e a prisão de ventre.
 
Copo de leite e banana - Foto Getty ImagesLeite com banana
Combinação ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, a banana com leite é uma ótima pedida. Segundo a nutricionista Cátia, a banana é rica em carboidratos, vitamina B6, potássio e fósforo. "Junto com o leite, a refeição ainda se torna uma boa fonte de proteínas e cálcio, que é retido no organismo graças ao potássio", afirma. A bebida é recomendada para reforçar o sistema imunológico, a elasticidade dos músculos e o fortalecimento ósseo.
 
Cenoura com ervilha - Foto Getty ImagesCenoura com ervilha
"O zinco, presente na ervilha, é fundamental para a formação de uma proteína responsável pela conversão do betacaroteno, encontrado na cenoura, em vitamina A", afirma a nutricionista Cátia. A vitamina A é um poderoso antioxidante e ainda é fundamental para a saúde ocular, pois protege a córnea, parte transparente e protetora dos olhos. A profissional complementa dizendo ainda que o zinco pode ser encontrado em outras leguminosas, como o feijão, a lentinha e o grão de bico.
 
Tomate com brócolis - Foto Getty ImagesTomate com brócolis
Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais. "O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção do câncer de próstata", diz a nutricionista Daniela.
 
Fonte Minha Vida

Hipertensão: técnica cirúrgica é opção para o controle da condição

A hipertensão ou pressão alta traz grandes problemas para o organismo. Fissuras e lesões em diversos órgãos, além do maior risco de AVC e problemas do coração estão entre as complicações associadas à doença. E pior: muitos pacientes sofrem com a chamada hipertensão refratária, que nem os remédios conseguem controlar.
 
“Aproximadamente 15% dos pacientes com hipertensão sofrem da variação chamada de ‘refratária’, que é quando não há o controle do problema mesmo usando diversos remédios conjuntamente. Alguns chegam a usar três ou mais tipos de medicamento para tentar controlar a condição”, explica Eduardo Saad, cardiologista do Serviço de Arritmias do Centro de Fibrilação Atrial do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro.
 
Para tratar esse problema uma equipe multidisciplinar brasileira está testando um novo procedimento já comum na Europa e amplamente utilizado nos hospitais da Alemanha. Ao invés de concentrar o tratamento com medicamentos, o novo processo interrompe os sinais que passam através da artéria renal e do nervo próximo a ela, que faz a comunicação entre os rins e o cérebro.
 
“As pesquisas mais recentes da área demonstraram que uma disfunção nesse nervo é um dos causadores da hipertensão. Essa nova técnica, chamada de ‘denervação renal’, conseguem reverter a versão refratária da hipertensão”, diz Saad.
 
Os pacientes, nesse caso, não deixam de tomar remédios para controlar a pressão, mas ficam mais sensíveis ao tratamento, deixando de lado a necessidade de uso combinado de vários fármacos, que na maioria das vezes não dão conta de deixar o paciente em segurança contra a hipertensão. Diminuindo o consumo dos remédios também diminui os riscos de outros problemas como interações medicamentosas, por exemplo.
 
Cirurgia simples
“A cirurgia é do tipo minimamente invasiva e usa-se um cateter – ou seja, é uma espécie de cateterismo – que é inserido através de uma artéria que passa pelos rins. Ao fazer a ablação da artéria renal o nervo também é afetado e aos poucos a hipertensão refratária passa a ser melhor controlada”, detalha Saad.
 
“Após 24 horas de observação o paciente já está em condições de ir para casa”, completa o especialista que apresentou seus resultados de pesquisa no Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, que ocorreu semana passada em Curitiba (PR).
 
Os resultados são tão animadores – assim como demonstraram pesquisas em outros países – que a Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca (Sobrac) tem incentivado novas pesquisas e difusão da técnica em treinamentos na área de cardiologia.
 
Vale lembrar que 35% da população brasileira com mais de 40 anos sofre com a hipertensão, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com base nesses números é possível que aproximadamente 2,5 milhões de brasileiros sofram com a versão refratária da doença.
 
“Estamos detalhando os protocolos de pesquisa, o que quer dizer que em pouco tempo os médicos e pacientes com a hipertensão refratária poderão contar com uma opção bastante efetiva e que pode diminuir o impacto na saúde causado pela pressão alta”, finaliza Saad.
 
Fonte O que eu tenho

Unimed Vitória cria área de gestão de riscos e reduz imprevistos e perdas

Em 2010, a Unimed Vitória constatou a necessidade de criar uma área de suporte para a diretoria executiva da empresa e, logo após a ajuda da consultoria, colocou em prática a Assessoria de Gestão de Riscos Corporativos. A implantação da nova área foi uma consequência considerada natural e importante para a maturidade na gestão da cooperativa.
 
Durante todo o processo, o objetivo era administrar os riscos e identificá-los como oportunidades. “Entre os principais benefícios organizacionais que estão sendo alcançados, podemos destacar: reduzir surpresas e perdas operacionais, aproveitar conveniências, racionalizar a utilização de capital, alinhar projetos às perspectivas de risco percebidas e à estratégia, associar crescimento e melhorar as decisões de resposta ao risco”, conta o diretor presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida.
 
Os resultados obtidos também têm impactado na gestão administrativo-financeira da cooperativa, embora o foco da gestão de riscos, segundo o executivo, não seja a redução de custos e, sim, a melhoria da gestão dos processos internos e externos.
 
“Em médio prazo, acreditamos que a atuação da Assessoria de Gestão de Riscos Corporativos possa nos trazer resultados bastante eficazes quanto à receita”, almeja.
 
Aprimorar ferramentas de gestão, trabalhar com base na prevenção de doenças e de promoção da saúde, bem como rever e reduzir custos são medidas que têm marcado os últimos anos de gestão da Unimed Vitória.
 
Para Almeida, garantir o equilíbrio econômico-financeiro de contratos está entre as ações que marcaram a história recente da cooperativa, buscando a sustentabilidade do negócio. “A ampliação da rede própria, que é uma necessidade mediante o desenvolvimento da capital em que atuamos, Vitória, também está em questão. O ponto de escassez de leitos é um fato nacional e temos buscado fazer a nossa parte para que a entrega de um serviço de qualidade aos nossos clientes seja devidamente mantida.”
 
Além da gestão de riscos, a auditoria interna
A operadora realiza testes durante o ano para averiguar a capacidade dos controles internos na mitigação de riscos relevantes. Os auditores, seguindo boas práticas de mercado, avaliam as atividades de controle, selecionam amostras, verificam se o controle foi praticado e se é suficiente para cumprir seu objetivo, segundo Almeida.
 
É desta maneira que a atividade de auditoria interna da Unimed Vitória assegura que esses controles contribuem para trazer razoável certeza do cumprimento dos objetivos da cooperativa. “Além de promoverem melhorias por meio de recomendações nos relatórios emitidos periodicamente”, avalia.
 
Investimento futuro
Como parte da estratégia de hoje e para os próximos anos, a cooperativa tem trabalhado na construção e na implementação de alguns projetos específicos. A base dessa iniciativa foi colocada em prática com a criação do Viver Unimed, programa de medicina preventiva da empresa. Em 2011, ano de consolidação do projeto, que ganhou sede própria em setembro de 2010, 25.397 atendimentos foram realizados – o que inclui oficinas, cursos e grupos de ajuda mútua – contra 15.224 em 2010, crescimento de 34%.
 
“A consolidação do Viver Unimed é um marco na história da cooperativa e sinaliza uma nova perspectiva de assistência à saúde, sobre a qual temos trabalhado: ser um plano que promova a saúde e estimule a prevenção de doenças, não que apenas preste assistência ao doente”, conclui.
 
Fonte SaudeWeb

SUS é avaliado por 10 milhões de usuários

Em um ano, o Ministério da Saúde já enviou 10,1 milhões de cartas para que os usuários do Sistema Único de Saúde possam avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas. Nela, os usuários podem fazer críticas, elogios e sugestões de melhorias.
 
A ideia é aprimorar os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS, servindo de controle contra o desperdício de recursos.
 
O montante de correspondências enviadas, apenas no último trimestre de 2012, equivale a quase o dobro do entregue durante os nove primeiros meses, quando foram distribuídas 5,7 milhões.
 
Todas as manifestações registradas são categorizadas e encaminhadas para instâncias governamentais, nas três esferas de governo.
 
Fonte SaudeWeb

Hospitais universitários receberão R$ 1 bi do MS

O Ministério da Saúde investiu 1,39 bilhão no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação.
 
O montante corresponde ao total transferido nos três anos de existência dessa ação. O recurso é destinado ao custeio de atividades assistenciais e de ensino, obras, reformas e a compra de equipamentos, para a melhoria da estrutura dessas instituições.
 
Do valor aplicado na melhoria dos hospitais universitários, desde 2010, o maior volume de recursos foi destinado ao custeio das unidades, totalizando R$ 904,4 milhões, ou 65% do total do investimento. Outros R$ 488,1 milhões contribuíram para a compra de novos equipamentos e a reforma ou ampliação das unidades.
 
Somente em 2012, o total repassado foi de R$ 585 milhões aos 45 hospitais que fazem parte dessa ação. O montante é R$ 85 milhões a mais do que foi investido de 2011. A divisão de recursos por bloco de financiamento foi a seguinte: R$ 270 para custeio; R$ 180 milhões para a realização de obras de reforma; e R$ 135 milhões destinados à aquisição de equipamentos.
 
Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Nova Londrina - PR

A Prefeitura de Nova Londrina, Paraná, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 16 de janeiro de 2013 no Paço Municipal de Nova Londrina

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 623,00 a R$ 4.684,05

Provas:
Prova objetiva: 27 de janeiro de 2013

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Mecânico, Cozinheira, Eletricista, Operário, Pedreiro, Servente e Serviços Gerais;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Defesa Civil, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde (Agente de Combate às Endemias), Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo A (Auxiliar de Contabilidade), Auxiliar Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Desenhista Projetista, Educador de Base, Instrutor de Informática, Manutenção de Máquinas Pesadas, Marceneiro, Mecânico, Motorista de Veículos Leves, Motorista Ônibus, Operador de Raio X, Operador Maquinas Pesadas, Operador de Trator, Recepcionista, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade e Técnico Higiene Dental;

Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico, Contador, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Professor de Educação Física e Educador Infantil

Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

A Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 158 vagas

Inscrições:
Até 21 de janeiro pelo http://pmfsaude.fepese.org.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 110,00

Remuneração:
De R$ 653,97 a R$ 9.372,41

Provas:
Haverá prova objetiva e análise de títulos

Cargos:
Ensino Superior - Contador, Fonoaudiólogo, Médico nas Especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Hematologista, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Nutrólogo, Otorrinolaringologia, Pediatra, Pneumologia, Proctologista, Psiquiatra, Urologista, Veterinário e Odontólogo.

Ensino Médio - Técnico em Administração, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem (SAMU) e Técnico de Radiologia;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar Operacional, Atendente de Consultório Odontológico, Motorista II e Motorista II (SAMU).

Prefeitura de Canabrava do Norte - MT

A Prefeitura de Canabrava do Norte, Mato Grosso, realiza concurso para preenchimento de 158 vagas

Inscrições:
Até 17 de janeiro de 2013 pelo www.acpi.inf
.br ou na Prefeitura Municipal, na praça Frederico Souza Brito, s/nº, centro, Canabrava do Norte

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 653,72 a R$ 5.511,44

Provas:
Haverá prova de títulos para nível superior, prova objetiva para todos, prova de digitação para Agente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Contabilidade e prova prática para Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar Administrativo I.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bioquímico, Farmacêutico, Odontólogo, Enfermeiro, Fisioterapeuta Ocupacional, Médico, Psicólogo, Advogado, Professor de Matemática, Professor de Letras, Professor em Licenciatura curta ou Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Contador, Fiscal de Contratos, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil e Alimentador do Sistema APLIC;

Ensino Médio - Office Boy, Técnico Agrícola, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Telefonista, Almoxarife, Secretária Executiva, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Contabilidade, Digitador, Arquivista, Auxiliar Administrativo Educacional, Técnico em Informática, Secretária Escolar e Técnico Administrativo Educacional;

Ensino Fundamental - Eletricista de rede de energia, Mecânico de Veículos Leves, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas e Leves, Recepcionista, Auxiliar Administrativo I, Fiscal Sanitário, Fiscal Ambiental, Agente Sanitário, Auxiliar de manutenção de Rede de Esgoto/Água, Agente de Nutrição Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal Vigilância, Tratorista, Encanador, Pedreiro, Jardineiro, Coveiro, Agente de Limpeza, Vigilante Escolar e Auxiliar de Serviços Gerais I e II;

Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou edital N° 01/2013 de processo seletivo visando a contratação, pelo prazo de até 01 (um) ano, de professor substituto/temporário). São ofertadas 13 para para professor classe auxiliar e assistente de nível superior, com salários de até R$ 3.137,18 em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
As vagas oferecidas são para os Campus da Saúde - Hospital Universitário, São Cristóvão e Itabaiana.
 
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9 horas do dia 04 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de janeiro de 2013 (horário local).
 
A seleção será composta por duas fases:
- Prova didática, versando sobre assunto escolhido previamente pela Comissão Examinadora;
- Avaliação do Curriculum Vitae.
 
As datas de aplicação das provas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados a partir do término do período de inscrição, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.

UFPR abre concurso público

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou os editais 1 e 2/2013 de concurso público visando o preenchimento de duas vagas no cargo de Professor Assistente para os setores de Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras e Artes. A remuneração varia de R$ 2.072,77 a R$ 4.837,66, em jornada de 20h e em regime de dedicação exclusiva.

As oportunidades são para atuação no Departamento de Estatística, na área de Probabilidade e Estatística e no Departamento de Artes na área de Instrumento de Arco (Violino, Viola, Violoncelo ou Contrabaixo) e Educação Musical.

Os interessados em participar da seleção devem entregar o requerimento de inscrição, cópia de documento oficial de identidade, certidão de quitação das obrigações eleitorais, cópia do certificado de cumprimento das obrigações militares, comprovante de recolhimento da taxa de R$ 121,00 ou R$ 52,00 e curriculum vitae, nas secretarias dos departamentos, até 1 de fevereiro de 2013 às 17h.
 
O concurso constará de provas escrita, análise de currículo, prática, didática e defesa da produção intelectual, todas de caráter eliminatório e classificatório. O Período provável para realização das provas é a última semana do mês de fevereiro de 2013, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários.

O concurso terá validade de 12 (doze) meses, a partir da publicação do Edital de Homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

CETAS - RO abre processo seletivo

Foram lançados os editais N°s 047 e 48/2012 de processo seletivo do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETAS, que contratará 29 Instrutores para atuarem na execução do curso de Qualificação em Saúde do Idoso, sendo 09 vagas para a contratação imediata e 20 vagas para reserva técnica.
 
Os vencimentos variam de R$ 29,00 a R$ 55,00 por cada hora trabalhada.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 15 de janeiro de 2013, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETAS, na Rua Rafael Vaz e Silva, nº 3047, Bairro Liberdade, Cep: 76.803-870, das 7:30 às 16:00 horas (Sede do CETAS, exceto às sextas-feiras: das 7:30 às 13:00 horas), (exceto sábado, domingo e feriado).
 
Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no dia 18 de janeiro de 2013 no Diário Oficial e nos Sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br e fixado nas dependências do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde - CETAS.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, publicada através de Edital no Diário Oficial do Estado de Rondônia, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso COSANPA 2013

A Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA, publicou edital N° 01/2013 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo de cargos dos níveis Fundamental, Médio e Superior e também para formação de cadastro reserva. O concurso será executado pelo CETAP e terá validade de 02 anos, a contar da data de Homologação do Resultado Final.
 
Estão sendo oferecidas 183 vagas, com salários de até R$ 3.278,98, mais Ticket Alimentação, Auxílio Creche, Plano de Saúde e Odontológico e outras vantagens aprovadas em acordo coletivo.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Manutenção, Agente de Operação, Agente de Serviços Gerais - Pintor, Auxiliar Operacional, Encanador, Agente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Administrativo, Assistente Comercial, Eletricista Industrial, Mecânico Industrial, Motorista Operador, Operador de Estação de Água e Esgoto, Operador de Subestação Elétrica, Técnico em Informática, Técnico em Segurança no Trabalho e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, através do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br, no período de 10 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013.

Taxas
Nível Fundamental - R$ 50,00;
Nível Médio - R$ 70,00;
Nível Superior - R$ 100,00.

Provas
As Provas serão realizadas, prioritariamente, nos municípios de Belém/PA, Marabá/PA e Santarém/PA. Na data prevista 24 de março de 2013, será aplicada a prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos e da prova de redação para os cargos de nível superior. O gabarito será divulgado na mesma data e o resultado final definitivo será divulgado provavelmente em 01 de julho de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Garopaba (SC) divulga edital de processo seletivo

No município de Garopaba, estado de Santa Catarina, a Prefeitura publicou edital n° 024/2012 para realização de processo seletivo. O certame disponibiliza sete vagas para profissionais atuarem nos cargos de Fiscal de Tributos e de vigilância Sanitária. Os salários mensais podem chegar a R$ 817,50, em jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para se inscrever o interessado deve comparecer até 10 de janeiro de 2013 das 14h às 17h, no Protocolo da prefeitura (Praça Governador Ivo Silveira, nº 296, Centro). No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de tempo de serviço e comprovante de residência.

A avaliação dos inscritos será por meio de Análise Curricular e Entrevista. A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no diário oficial dos municípios e na página oficial da Prefeitura Municipal de Garopaba (www.garopaba.sc.gov.br).

Prefeitura de Leoberto Leal (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leoberto Leal, cidade localizada a 137 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo Nº. 001/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece várias vagas com salários que variam entre R$ 545,00 a R$ 2.762,98, dependendo da função ocupada. A jornada de trabalho é de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Operador de Trator de Pneus, Psicólogo, Nutricionista, Telefonista, Técnico em Contabilidade, Operador de Equipamentos I e II, Odontólogo, Motorista, Veterinário, Instrutor de Informática, Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social, Cantoneiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar

Contábil e Financeiro I e II, Auxiliar Administrativo, Agente Ambiental e de Defesa Civil, Agente de Proteção e Atendimento Integral à Família e Assistente Administrativo.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 07 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013, das 13h00min as 19h00min, nas dependências da Prefeitura Municipal, no centro de Leoberto Leal.
 
Prova
As provas escritas e práticas serão realizadas provavelmente no dia 17 de fevereiro de 2013, às 09h00min e às 13h00min, nas dependências da Escola de Educação Básica Bertino Silva, no centro da Cidade de Leoberto Leal.
 
Os títulos deverão ser entregues juntamente no ato das inscrições.

Concurso Prefeitura de Carapicuíba (SP)

A Prefeitura de Carapicuíba, Estado de São Paulo, através do Instituto Brio Conhecimentos - IBC, abriu edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 584 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Coletor de Lixo, Artífice - Encanador, Artífice - Serralheiro, Eletricista de Auto e Máquinas, Operador de Máquinas, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação Básica, Auxiliar de Saúde Bucal, Designer Gráfico, Técnico em Gesso, Técnico de Laboratório, Técnico em Prótese, Técnico em Radiologia, Telefonista, Assistente Social, Biomédico, Biologista, Contador, Dentista, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico e demais cargos. Os salários são de até R$ 3.345,65, em carga horária de 12 a 40 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, no site www.institutobrio.org.br, até o dia 23 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 18,00, R$ 25,00, R$ 60,00 e R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013, no município de Carapicuíba/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas em até 05 dias úteis da realização das provas, oportunamente, única e exclusivamente por edital de convocação, pelos seguintes meios:

- Publicação no Jornal Página Zero;
- Pela internet nos endereços: www.carapicuíba.sp.gov.br www.institutobrio.org.br e ainda;
- Por afixação na Prefeitura Municipal de Carapicuíba/SP.

O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 18h00 do dia da realização da prova, bem como o caderno de provas que ficará disponível no site apenas durante o período de recurso contra a aplicação da prova objetiva e divulgação dos gabaritos.

Validade
O concurso, para todos os efeitos, terá validade de 2 anos, providos pelo regime estaturário, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, que será publicada no Jornal Página Zero, pela Internet nos endereços www.carapicuiba.sp.gov.br ou www.institutobrio.org.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Carapicuíba/SP.

Edital / Publicações

UFRJ abre seleção para Tutores

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ lançou edital n° 1/2013 de processo seletivo. São ofertadas 25 vagas imediatas para Tutores do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental, na modalidade Semipresencial e 10 para cadastro de reserva, com carga horária de 20 horas semanais.

A seleção admite professores de pós-graduação stricto-sensu (Mestrado ou Doutorado) onde os tutores classificados atuarão como facilitadores, mediando o processo ensino-aprendizagem na construção do conhecimento dos alunos, no desenvolvimento de habilidades e valores e na orientação dos TCCs, apoiados pela Coordenação Técnica do Curso.

Inscrição
Para não perder a oportunidade de ingressar na Tutoria da UFRJ, o candidato deverá efetivar sua inscrição, exclusivamente via internet, através do preenchimento do Requerimento de inscrição disponível no endereço eletrônico http://www.iesc.ufrj.br/labead/, no período de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013.

Seleção
O processo seletivo será realizado em três etapas, por meio de uma Comissão composta por três membros designados pela Coordenação Geral do LABEAD/IESC/UFRJ, sendo a primeira de caráter eliminatório que consistirá na verificação do atendimento às exigências do edital e análise do currículo resumido; a segunda consistirá no envio dos documentos comprobatórios do currículo resumido; e a terceira consistirá na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Tutores.

A publicação da lista final dos candidatos classificados será divulgada no endereço eletrônico: http://www.iesc.ufrj./labead, após uma semana do término da oficina.
 
Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do e-mail vsaunasusesp@iesc.ufrj.br.

Prefeitura de Naviraí (MS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Naviraí, estado do Mato Grosso do Sul, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. São ofertadas 20 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente de Saúde Pública, com salário de até R$ 848,45 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas, na Gerência Municipal de Saúde de Naviraí ( controle de vetores), situada na Avenida Amélia Fukuda, 100, Centro, Naviraí – MS, nos dias 04 e 07 de janeiro de 2013, das 07:30 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.
 
O processo seletivo constará de prova de títulos e prática.
 
Os documentos para a prova de títulos deverão ser entregues no momento da inscrição e serão avaliados por uma comissão da Gerência Municipal de Saúde.
 
A prova prática será realizada nas dependências da Gerência Municipal de Saúde, situada na Avenida Amélia Fukuda nº100, centro, nos horários das 07h00min ás 17h00min horas, em data a ser divulgada.
 
O resultado será divulgado 48 horas após a realização da prova pratica na gerencia de saúde.
 
O processo seletivo será válido por 180 dias.

Prefeitura de Lacerdópolis (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Lacerdópolis, Estado de Santa Catarina, através da Empresa Georgeo Almeida ME (APRENDER.COM), abriu o processo seletivo N° 01/2013 destinado a prover várias vagas temporárias. Podem concorrer profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos
As vagas são para os cargos de Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Operador de Maquinas Leves, Professor, Psicólogo, Serv. Gerais Feminino e Masculino e Técnico em Enfermagem. O vencimentos é de até R$ 11.436,00, para carga horária de 10 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de janeiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Lacerdópolis (SC), localizada na Rua Rua 31 de março, 289, Centro, na cidade de Lacerdópolis (SC).

Taxas
Para curso superior - R$ 40,00;
Para os demais - R$ 20,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas na data prevista de 27 de janeiro de 2013, às 08:00 horas, no Prédio da Escola de Educação Básica Joaquim D'Agostini, na cidade de Lacerdópolis (SC) situado na Rua 7 de Setembro nº 40.

O Gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade e no site www.aprendersc.com.br.

O certame e respectivo resultado terão validade para o exercício de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 01/2013 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, estado do Mato Grosso. O certame destina-se a contratação de 56 profissionais de níveis médio e superior, por tempo determinado. A remuneração varia entre R$ 797,40 e R$ 9.585,23, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência especiais serão destinados 10% das vagas do respectivo cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Professor, Médico, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem.
 
Inscrição
A inscrição será gratuita a ser efetuada no paço municipal, situado na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, nos dias 07, 08, 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 18 de janeiro de 2013, das 13 horas às 17 horas.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de janeiro de 2013, das 19 às 22 horas, na Escola Municipal Olavo Bilac, situada à Rua Corbélia, 2103-S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde/MT.
 
Os gabaritos oficiais serão divulgados no endereço eletrônico - www.lucasdorioverde.mt.gov.br, na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, situada na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, no primeiro dia útil após a realização da prova objetiva.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano.

Edital / Publicações

UFPR lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital N° 314/2013 de concurso público para provimento de cargos da carreira técnico-administrativa. A remuneração inicial é de R$ 2.989,33 para os cargos do Nível E, de R$ 1.821,94 para o Nível D e de R$ 1.473,58 para o Nível C.
 
O concurso destina-se a selecionar 10 candidatos, que ingressarão nos quadros da UFPR, no município de Curitiba. Desse total, 02 vagas são para o cargo Farmacêutico, 01 vaga para o cargo Revisor de Texto, 01 vaga para o cargo Técnico Desportivo (vagas do Nível de Classificação E), 04 vagas para o cargo Técnico de Laboratório/Física, 01 vaga para o cargo Técnico de Laboratório/Química (vagas do Nível de Classificação D) e 01 vaga para o cargo Assistente de Laboratório, do Nível de Classificação C.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de janeiro até às 16h do dia 22 de fevereiro de 2013, nos sites www.nc.ufpr.br ou www.progepe.ufpr.br. A taxa de inscrição será de R$ 75,00 para o Nível E, de R$ 45,00 para o Nível D e de R$ 37,00 para o Nível C.

O certame será realizada por meio de prova objetiva para todos, composta de questões sobre Português, Legislação e Conhecimentos Específicos, além de prova prática somente para Assistente de Laboratório.
 
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 24 de março de 2013, com início às 08h30min e duração de quatro horas, no município de Curitiba/PR.

O concurso será válido por 01 ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, a critério da administração.

UEPG (PR) publica edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG), no Paraná, publicou através do Diário Oficial do Estado edital PRORH Nº 03/2013 de processo seletivo visando preencher 01 vaga de Professor Colaborador para ministrar aulas na área de Analises Clínicas. A remuneração oferecida varia conforme a titulação do docente, mas poderá chegar a R$ 2.575,51, em jornada de 20 horas semanais.
 
Os interessados deverão acessar o endereço eletrônico www.uepg.br entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2013 e entregar a cópia do comprovante de pagamento da taxa na Pró-Reitoria de Recursos Humanos, que fica na Avenida General Carlos Cavalcanti, nº 4748, bloco da Reitoria, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, juntamente com as fotocópias dos diplomas de graduação e pós-graduação, histórico escolar, carteira de identidade ou documento equivalente com foto e curriculum vitae. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
 
 
O processo de seleção constará de provas escrita, didática e avaliação de títulos que deverão ocorrer no período de 4 a 6 de fevereiro de 2013.
 
Em caso de empate, serão utilizados os critérios a seguir, na ordem de preferência:

O de maior idade;
A nota obtida na prova didática;
A nota obtida na prova escrita;
A nota obtida na avaliação de títulos;
Maior tempo de magistério.
 
As notas finais serão divulgadas através do site - www.uepg.br, cabendo recurso no prazo de 02 dias de sua publicação.
 
O resultado final do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Estado e no site - www.uepg.br.
 
O teste seletivo terá validade até 31 de outubro de 2013.

Processo Seletivo FSNH de Novo Hamburgo disponibiliza 33 vagas

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou edital para a contratação de profissionais Médicos através de Processo Seletivo N° 01/2013. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 11.486,82 mensal.

Cargos
Serão destinadas vagas para os cargos de Médico: Anestesiologia (4), Emergencista ( 6), Clinico Geral-Generalista (3),Pediatria Clínica ( 5), Saúde Coletiva (3), Neonatologista (1), Ortopedia e Traumatologia ( 4), Plantonista de UTI (1), Cirurgião Geral (1), Cirurgião Vascular ( 1), Infectologista (1), Cardiologista (1),Cardiologista (2).

Inscrições
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela Internet, no período de 04 até 21 de janeiro de 2013, no site: www.fsnh.net.br.

Provas
A seleção se dará por análise dos títulos de caráter classificatório, sendo que serão considerados os títulos da área de formação específica do emprego e função, em que o candidato está concorrendo.

Os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br), a partir do dia 22 de janeiro de 2013.

Validade
Esse processo seletivo é válido por um período de 12 (doze) meses, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Águas de Chapecó – SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Chapecó, Estado de Santa Catarina, lançou edital N° 001/2013 para realização de processo seletivo. O certame disponibiliza 20 vagas de emprego para profissionais de níveis fundamental, médio e superior com salários que variam de R$ 679,51 a R$ 2.858,25. A jornada de trabalho imposta aos futuros servidores vai de 10 a 40 horas semanais, conforme a necessidade de cada função.

Cargos
- Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais.
- Ensino Médio: Professor MAG I - Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série.
- Ensino Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Professor MAG II (Artes, Educação Física, Língua Estrangeira/Inglês, Educação Especial, Educação Infantil, EJA).

São reservados aos candidatos portadores de deficiência 5% do número de vagas de cada cargo/função.
 
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de janeiro de 2013, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.alternativeconcursos.com.br.

Serão cobrados os seguintes valores para a taxa de inscrição: R$ 40,00 (Alfabetizado), R$ 50,00 (Ensino Médio) e R$ 60,00 (Ensino Superior).

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 27 de janeiro de 2013 das 09h00min às 12h00min na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, à Rua Pedro Guilherme Simon, n.º 70, Centro, no Município de Águas de Chapecó (SC).
 
Os resultados serão divulgado a partir do dia 08 de fevereiro de 2013, no mural público municipal e site oficial do município, tendo o candidato 02 dias para caso queira, entrar com recurso da homologação da inscrição ou o resultado final.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 1 ano, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso IBC

Aberto o Concurso nº 04/2012 para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal do Instituto Benjamin Constant - IBC. O certame é destinado ao preenchimento de 69 vagas distribuídas entre postos de níveis médio/técnico e superior, sendo a remuneração variável entre R$ 1.473,58 e R$ 2.989,33. Confira o edital.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais
 
Benefícios adicionais
Auxílio Alimentação: R$ 304,00 mensais;
Auxílio Transporte: opcional, com valor variável em relação ao local de moradia;
Auxílio Creche: R$ 89,00 por dependente até 5 anos de idade;
Assistência à Saúde per capita: reembolso parcial do Plano de Saúde, variável de acordo com a faixa salarial e faixa etária do titular do cargo e a faixa etária dos respectivos dependentes
 
Cargos
Assistente de Alunos, Assistente em Administração, Tradutor e Intérprete de de Língua Brasileira de Sinais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Contabilidade, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Professor e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até às 14h do dia 14 de janeiro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 55,00.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 03 de fevereiro de 2013, em horário e local que serão informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br e no cartão de informação do candidato. O gabarito preliminar será divulgado 01 dia após a aplicação da prova objetiva.
 
Os candidatos habilitados e interessados em participar da prova de títulos deverão preencher o formulário de cadastro de títulos disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br e enviá-lo via Sedex com AR (Aviso de Recebimento) para o Instituto AOCP, Caixa Postal 132, Maringá– PR, CEP 87.001 – 970.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do certame no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Instituto Benjamin Constant.

Edital / Publicações

Nutrólogo lista 10 passos para eliminar quilinhos indesejáveis em 2013

De dois a dois litros e meio de água por dia é a recomendação
Alimentação pode ser aliada para retomar o ritmo após eventuais excessos
 
A alimentação pode ser importante aliada para retomar o ritmo após os eventuais excessos que foram cometidos durante as festas de fim de ano. Para começar 2013 com disposição e ao mesmo tempo eliminando quilinhos indesejáveis, o nutrólogo André Veinert, da clínica Healthme, de São Paulo, indica a seguir 10 passos para uma dieta balanceada.
 
Assuma um compromisso com você mesmo
Se quer realmente emagrecer, é preciso dedicação. Aproveite o começo do ano e estabeleça metas diárias como incentivo para perder peso. Nessa fase, é importante manter o comprometimento, assim fica mais fácil chegar ao resultado final.
 
Pratos leves
Faça refeições leves, com verduras, legumes e saladas. Dê preferência a carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas.
 
Faça de cinco a seis refeições diárias
Não deixe de fazê-las ao longo do dia, bem fracionadas. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Entre as refeições principais, inclua um lanche ou fruta. Vale ainda apostar em barra de cereal, sucos ou água de coco. Nunca pule as refeições. Isso só piora a fome e faz com que você coma mais em outra refeição.
 
Abuse dos sucos
Dê preferência a sucos e água para hidratar. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi e maracujá.
 
Invista em carboidratos
Consuma carboidratos integrais, como pão, arroz e macarrão integral, além de aveia, granola, entre outros. Não esqueça que eles têm o mesmo valor calórico que os refinados, embora contenham maior teor de fibras e outras substâncias como vitaminas, antioxidantes e minerais.
 
Diga não aos doces
Evite-os em excesso. O ideal é comer uma porção pequena ou substituir a sobremesa por uma fruta.
 
Passe o tempo bebendo água
Beba muita água, de dois a dois litros e meio por dia. Prefira água ou água de coco, evitando refrigerantes e sucos em pó, que não são bons hidratantes, pois muitos contêm alto teor de sódio, responsável pela retenção líquida.
 
Intervalo entre refeições
Mesmo sem muita fome, não deixe de comer nos intervalos das refeições. Dê preferências às frutas, iorgurtes light, queijo branco ou barras de cereais light.
 
Gorduras insaturadas
Coma alimentos que possuem gorduras insaturadas, como peixes de água fria (salmão, por exemplo), abacate, castanhas e nozes. Elas podem evitar problemas de saúde e não atrapalham a perda de peso, desde que não sejam consumidas em excesso.
 
Alimentação balanceada e aliada a exercícios físicos
É importante combinar alimentação adequada a atividade física. Para começar, caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Caso escolha fazer academia, procure ajuda de um profissional para orientação da melhor atividade física. Se você é iniciante em atividade física ou está há algum tempo sem treinar, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece a se exercitar devagar e vá aumentando o tempo de exercício e a carga aos poucos. Procure adaptar seu corpo à atividade.
 
— Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia — afirma.
 
Fonte Vida e Saúde

Os desafios de manter a independência na terceira idade

Pessoas que preferem continuar em suas próprias casas após a chegada da velhice podem enfrentar grandes dificuldades para realizar tarefas simples como comer, tomar banho e se vestir
 
Minha tia de 92 anos de idade, que tem a capacidade cognitiva diminuída e precisa de um andador ou cadeira de rodas para se movimentar, ainda mora em seu próprio apartamento, onde acompanhantes profissionais lhe dão assistência 24 horas por dia para ir e voltar do banheiro, para tomar banho, se trocar e para passear todos os dias para respirar ar fresco. Os acompanhantes fazem compras, preparam e servem as refeições, fazem uma limpeza básica e se certificam de que os remédios sejam tomados na hora certa.

Mas, no mês passado, o seguro-saúde de longo prazo da minha tia venceu, e suas poucas economias, em breve, também acabarão. O que fazer?

As filhas dela, ambas trabalhando para sustentar suas famílias, não podem pagar os 150 dólares diários pelo cuidado integral de um acompanhante profissional, e minha tia não tem nada que possa ser vendido para conseguir o dinheiro necessário para tal. Ela tampouco se qualifica para o Medicaid, programa de saúde norte-americano para pessoas de baixa renda, ou tem uma doença terminal que justificaria uma internação, que seria coberta pelo Medicare, sistema público de saúde dos Estados Unidos.

Para complicar ainda mais as coisas, há muito tempo suas filhas haviam lhe prometido que não a colocariam em uma casa de repouso.

Tais dilemas são cada vez mais comuns conforme as pessoas passam a viver por mais tempo. O número de norte-americanos com 65 anos ou mais deve dobrar para 80 milhões nas próximas três décadas. Pessoas com 85 anos ou mais estão no grupo que cresce mais rapidamente; até 2020, haverá 6,6 milhões de pessoas nessa faixa etária, na qual as taxas de doenças debilitantes aumentam muito.

A maioria dos norte-americanos com mais de 65 anos acaba precisando de ajuda nas chamadas tarefas do dia a dia – comer, se vestir, tomar banho, fazer compras e assim por diante. Mas, com os familiares espalhados pelo país ou incapazes de darem cuidado em tempo integral por outros motivos, a necessidade de novas e melhores opções só irá aumentar.

Ao serem questionadas, 80 a 90 por cento das pessoas mais velhas dizem que querem continuar em suas próprias casas pelo maior tempo possível.

Mas permanecer em casa indefinidamente não é sempre a melhor escolha, mesmo que seja financeiramente possível. Conforme a vida chega perto do fim, muitos idosos precisam de mais cuidados do que os que podem ser oferecidos em casa. A simples tarefa de achar acompanhantes profissionais bem conceituados pode ser um pesadelo, e os membros da família frequentemente são obrigados a preencher as lacunas até mesmo nos melhores planos de saúde.

O desafio fica ainda maior quando ninguém estudou as opções antes que uma doença ou ferimento grave torne impossível a volta do idoso para casa, sem assistência em tempo integral.

Muitos idosos que vivem independentemente precisam de ajuda de fora muito antes de precisarem de cuidados 24 horas por dia. Uma série de alternativas de assistência e acompanhamento surgiram rapidamente para suprir essa demanda. Muitas têm como foco melhorar a acessibilidade dentro da casa e o acesso às conveniências do bairro.

Um idoso que more nos subúrbios e que já não possa dirigir pode se tornar isolado e solitário e correr o risco de desnutrição se não houver uma pessoa ou serviço comunitário que lhe faça compras ou o leve até os lugares. Mesmo as escadas são um grande obstáculo.

Elinor Ginzler, diretora do Centro Cahnmann para Serviços de Assistência no Conselho Judaico para Idosos em Rockville, Maryland, escreveu: "a capacidade de envelhecer no próprio lar é fortemente determinada pelo design físico e pela acessibilidade de uma casa, assim como pelos recursos da comunidade, como serviços e comodidades, opções de moradia e de transporte mais acessíveis".

Organizações como a Staying in Place, um grupo de voluntários sem fins lucrativos, ajudam pessoas com 50 anos ou mais em Woodstock, Nova York, e nas comunidades ao redor "a se manterem ativas, independentes e vivendo plenamente suas vidas em seus próprios lares". Por 125 dólares anuais (mais 50 dólares para cada morador com mais de 50 anos), a organização ajuda com documentações e tecnologias; transportes grátis ou de baixo custo; encaminhamentos para profissionais que ofereçam descontos; informações, e transporte, para cursos e atividades sociais e culturais locais; e recomendações de agências e profissionais de cuidados no lar.

Outros serviços gratuitos incluem o Meals on Wheels; visitas amigáveis; serviços de compra pelo telefone ou computador; atividades em centros para idosos; e centros de cuidado (ou creches) para adultos.

Há também organizações comerciais mais caras como a Home Instead Senior Care, uma rede internacional com mais de 900 franquias independentes que proporcionam cuidados (não médicos) para idosos e apoio para os cuidadores.

A organização financiou uma pesquisa de um ano com 1.631 cuidadores, 697 dos quais foram ajudados por cuidados não médicos pagos. A pesquisa descobriu que as pessoas que receberam cuidados pagos adicionais precisaram de 25 por cento menos consultas médicas e estavam mais dispostos a participar das creches para adultos.

Infelizmente, muitos acompanhantes são realmente mal pagos. A Home Instead, por exemplo, tem feito lobby para manter os acompanhantes isentos dos padrões do salário mínimo.

Henry Cisneros, ex-secretário do Ministério de Moradia e Desenvolvimento Urbano e editor do livro "Independent for Life: Homes and Neighborhoods for an Aging America", aponta para o fato de que os "americanos estão envelhecendo em casas, bairros e comunidades tradicionais que foram projetadas para as realidades demográficas do passado, não para as de hoje ou do futuro".

Cisneros luta para mudar as comunidades para que os idosos possam permanecer nelas.

"As casas podem ser adaptadas, novas casas apropriadas para essa faixa etária podem ser construídas, bairros já existentes podem ser religados, e novas comunidades planejadas", escreveu ele.

Por exemplo, para se adequar a dificuldade para enxergar, as casas podem ser equipadas com lâmpadas mais fortes, iluminações melhores posicionadas, controles de fácil acesso e luzes guia noturnas.

Cisneros vê uma necessidade urgente de pacotes acessíveis de modificações e manutenção no lar para deixar as residências mais adequadas para pessoas idosas.

"Um pacote de renovação certificado para envelhecer no próprio lar inclui pias do banheiro e da cozinha que permitam o encaixe de uma cadeira de rodas, barras de apoio, banheiros antiderrapantes, torneiras e maçanetas de alavanca, uma entrada sem degraus e portas e corredores mais largos", escreveu.

Embora essas mudanças tenham um preço, elas podem custar muito menos do que as alternativas atuais para os idosos.
 
Fonte The New York Times