Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre a reflexologia, massagem que estimula pontos nos pés

Massagem nos pés pode auxiliar tratamentos
de doenças físicas e psicológicas
Técnica pode amenizar insônia, estresse e dor de cabeça
 
A reflexologia compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam às regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. Além disso, a massagem nos pés pode auxiliar tratamentos de doenças físicas e psicológicas. Segundo Thabata Martins, massoterapeuta do Zahra Spa & Estética, o pé é a região mais acessível ao toque e com maior acúmulo energético.
 
— A técnica trabalha em cima de pontos reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de bem-estar e relaxamento — explica a especialista.
 
A massoterapeuta recomenda fazer um escalda-pés antes de iniciar a massagem terapêutica.
 
— O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo e deixar os pés relaxados. E isso garante mais eficácia à reflexologia, melhorando os resultados obtidos — destaca a massoterapeuta.
 
Em busca do bem-estar
Antes de iniciar a sessão, o terapeuta deve analisar o histórico e os hábitos de vida da pessoa para identificar quais pontos deverão ser trabalhados com mais atenção.
 
— A técnica pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade: bebês, idosos, grávidas e pacientes oncológicos aliviando dores e tensões — ressalta a massoterapeuta.
 
A massagem é indolor, mas pode incomodar em determinados pontos. Terapeutas bem treinados devem avaliar os limites de cada indivíduo.
 
Conheça os principais benefícios da reflexologia para o corpo:
— Diminui o efeito do estresse

— Estimula o sistema imunológico

— Alivia a dor

— Melhora a circulação

— Agiliza o processo intestinal

— Elimina detritos orgânicos

— Livra o corpo de toxinas

— Estimula os nervos

— Promove relaxamento geral

— Ajuda na recuperação pós-cirúrgica, diminuindo a dor e acelerando a cura

— Combate infecções causadas por fungos

— Cura dores, depressão, fadiga e insônia.
 
Alivie os sintomas desagradáveis
Para a realização da massagem, é necessário o uso de óleos, álcool ou líquido antisséptico. O massoterapeuta deve pressionar os pontos do pé de forma equilibrada (sem força ou suave demais), pois o paciente precisa sentir o toque.
 
Veja como amenizar algumas dores com a reflexologia:
Dor de cabeça: para amenizar aperte a ponta do dedo médio, no centro da face oposta à sua unha. Pressione esse ponto para conseguir obter o resultado desejado.
 
Ansiedade: estimule o ponto que está localizado entre o polegar e o indicador na face dorsal da mão. Além de combater a ansiedade, estes pontos podem amenizar os gases intestinais.
 
Tensão no pescoço: pressione a face dorsal e lateral da articulação do dedo médio. O estímulo vai incomodar, mas logo passa.
 
Estresse: faça uma massagem nos pés com creme natural ou óleo em direção ao calcanhar, com movimentos circulares. Repita a massagem na lateral dos dois pés e no dorso também.
 
Insônia: faça movimentos com pressão na ponta dos dedos dos pés ou das mãos. Aperte cada dedo e solte após 60 segundos. Essa técnica tem a finalidade de estimular o sono.
 
Fonte Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário