Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Esquizofrenia e epilepsia têm forte ligação

Segundo um novo estudo, pessoas com esquizofrenia são seis vezes mais propensas a desenvolver epilepsia. Os pesquisadores acreditam que isso poderia ser devido a fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais.
 
O estudo acompanhou cerca de 16.000 pacientes com epilepsia e esquizofrenia, entre 1999 e 2008, utilizando dados do Banco de Dados de Seguros de Saúde de Taiwan.
 
Eles identificaram 5.195 pacientes com esquizofrenia e 11.527 pacientes com epilepsia que foram diagnosticados durante o período de nove anos.
 
Estes grupos de pacientes foram comparados com grupos do mesmo sexo e idade que não tinham epilepsia ou esquizofrenia.
 
Os resultados mostram que a incidência de epilepsia foi 6,99 por 1.000 pessoas por ano no grupo de pacientes com esquizofrenia, em comparação com 1,19 no grupo sem esquizofrenia.
 
A incidência de esquizofrenia era de 3,53 por 1.000 pessoas por ano para os pacientes com epilepsia, em comparação a 0,46 no grupo sem epilepsia.
 
Estudos anteriores haviam sugerido uma prevalência de psicose entre os pacientes com epilepsia. O novo estudo também descobriu que os níveis de esquizofrenia foram ligeiramente maiores em homens com epilepsia do que em mulheres com a doença.
 
“Nossos resultados mostram uma forte relação bidirecional entre esquizofrenia e epilepsia. Essa relação pode ser devido a patogênese comum nessas doenças, tais como suscetibilidade genética e fatores ambientais, mas uma investigação mais aprofundada dos mecanismos patológicos é necessária”, afirma I-Ching Chou.
 
“Temos consciência de que as pessoas que sofrem de epilepsia parecem estar têm um risco aumentado de psicose, mas este é o primeiro estudo convincente a sugerir que as pessoas com esquizofrenia também podem estar em risco de desenvolver epilepsia, sugerindo uma relação bidirecional”, disse a neuropsiquiatra Manny Bagary.
 
“A associação pode ser devido a fatores comuns ambientais, tais como traumatismo crânio-encefálico ou hemorragia cerebral no útero. Alternativamente, uma associação genética pode ser relevante, tais como os genes LGI1 ou CNTNAP2 que têm sido associados com convulsões e psicose”, completa.
 
O estudo deve servir para orientar novas pesquisas sobre a relação entre epilepsia e psicose.
 
Fonte BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário