Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Úlceras no estômago e no duodeno podem levar à morte

Dor abdominal, gases e náuseas podem ser sintomas de úlcera
Dor abdominal, gases e náuseas podem ser sintomas da doença
 
Vistas como doenças comuns, as úlceras no estômago e no duodeno podem, na verdade, trazer sérios riscos para a saúde, podendo até mesmo levar à morte por sangramentos excessivos e perfurações desses órgãos. A gastroenterologista e hepatologista da Federação Brasileira de Gastroenterologia Marta Deguti explica que às vezes os sintomas não aparecem por um longo tempo e, subitamente, ocorre uma crise. "Indivíduos com dor abdominal de fortíssima intensidade, vômito com sangue e fezes negras e fétidas devem procurar o serviço de emergência", alerta.

Um dos principais sintomas que se manifestam é a dor abdominal, geralmente na parte superior central, logo abaixo do osso esterno. "Costuma ser uma dor que vai e vem, e que melhora quando o indivíduo usa antiácidos. Pode piorar após a refeição, e esse incômodo pode chegar a despertá-lo do sono pela forte intensidade", descreve a especialista. O portador de úlcera gástrica ou duodenal também pode ter mal-estar, sensação de desconforto digestivo, impressão de ficar muito cheio após as refeições, gases, náuseas e salivação excessiva.
 
"Os sintomas são variáveis e não há como diferenciar úlceras de indigestões inocentes apenas pelo padrão deles. Portanto, um médico deve ser sempre consultado", aconselha Marta. A necessidade de ir a um gastroenterologista é ainda maior se a pessoa tiver mais de 40 anos, souber de antecedentes de casos de infecção pela bactéria Helicobacter Pyori, úlcera ou câncer de estômago na família ou estiver usando remédios que afetem o sistema digestivo e a coagulação.

O que causa as feridas é um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que normalmente auxilia na digestão dos alimentos e combate bactérias. Os fatores mais comuns que levam a isso são infecção pela Helicobacter Pylori, que responde por cerca de 85% dos casos, e uso de anti-inflamatórios não-esteroidais. "São remédios como diclofenaco, aspirina e ibuprofeno, muito conhecidos e às vezes utilizados de maneira banal em entorses e resfriados. É bom ressaltar que essas medicações são perigosas e podem provocar úlceras", diz. Estresse, álcool e cigarro também podem ser responsáveis.
 
O diagnóstico é feito pela endoscopia digestiva, exame em que o médico consegue visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno com um aparelho de fibra ótica. O teste ainda permite a realização de uma biópsia, para quando há dúvidas.

Os tratamentos podem ser clínico ou cirúrgico. Marta explica que o primeiro usa medicamentos que neutralizam a agressão da mucosa pelo ácido. O segundo, que, no passado, foi a opção mais indicada, está em desuso. "As exceções são as pessoas que não respondem às medicações ou apresentem quadros complicados, seja por hemorragia grave, perfuração ou ainda estenose e obstrução, isto é, impossibilidade do bolo alimentar progredir para o intestino delgado", explica a médica.
 
A prevenção das úlceras não é exatamente fácil, já que elas podem estar ligadas a fatores genéticos. A alimentação, de acordo com Marta, influencia pouco. "No passado, enfatizava-se muito a necessidade de controle cuidadoso da dieta, evitando itens apimentados, gordurosos e ácidos. Mas hoje sabemos que os hábitos alimentares são pouco relevantes na evolução dos sintomas", diz a gastroenterologista.

De toda forma, ela recomenda cuidar da qualidade de vida para manter a saúde em dia. "É importante alimentar-se em horários regulares e em quantidades moderadas, não se automedicar e não usar anti-inflamatórios abusivamente, evitar cigarro e bebidas alcoólicas, controlar o estresse e realizar consultas médicas periódicas".
 
Fonte Minha Vida

Cientistas espanhóis encontram em ratos forma de reduzir lesões do coração

Eles utilizaram células-tronco do sangue de um cordão umbilical humano
 
Uma equipe de pesquisadores espanhóis afirma ter constatado em ratos a redução das cicatrizes e lesões vasculares causadas por infartos, utilizando células-tronco do sangue de um cordão umbilical humano.
 
O descobrimento da capacidade desse tipo de células, denominadas mesenquimais, pode abrir as portas para seu uso "no tratamento de doenças humanas onde há uma deficiência vascular a recuperar", explicou hoje à Agência Efe Santi Roura, pesquisador do Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde do Hospital de Can Ruti de Badalona.
 
Essas doenças seriam as cardiovasculares com afetação direta ao coração, como o infarto agudo de miocárdio ou a doença arterial periférica (produzida normalmente por arteriosclerose) e patologias que requerem cirurgia vascular, segundo o trabalho dirigido pelo doutor Antoni Bayés-Genís.
 
Além disso, os resultados obtidos são uma das primeiras provas da utilidade do sangue do cordão umbilical que conservado em bancos públicos e privados de todo o mundo para futuros transplantes, destacaram os pesquisadores.
 
As células-tronco mesenquimais são multipotenciais, ou seja, têm uma grande capacidade de se transformar em diversos tipos de células, como ósseas, de cartilagem, de gordura, musculares e neuronais.
 
Santi Roura comentou que o estudo não está totalmente concluído e que agora serão feitos testes em outros ratos para ver se a redução do tamanho da cicatriz dos infartos é acompanhada de uma melhora da função cardíaca. Posteriormente, serão feitos estudos com porcos, "um animal cujo coração têm um tamanho similar ao do humano e um sistema cardiovascular parecido, antes de aplicá-lo em humanos", detalhou.
 
O pesquisador lembrou que "se trata de um processo lento" e que quer ir "passo a passo e ter a segurança que funcionará quando for aplicado em seres humanos".
 
— Estamos no caminho certo, e por isso não podemos pular nenhum passo.
 
O estudo, publicado recentemente pela revista científica "PLoS ONE", contou com a colaboração do grupo de Bioluminescência do Instituto Catalão de Ciências Cardiovasculares e do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.
 
Fonte R7

Cientistas restauram visão de camundongos cegos

Reprodução BBC
Os ratos não eram capazes de distinguir entre a luz e a escuridão
Pesquisa, que usou injeções de células sensíveis à luz, é vista como novo avanço nos tratamentos para recuperação de visão
 
Cientistas britânicos anunciaram que conseguiram recuperar a visão de camundongos totalmente cegos com injeções nos olhos de células sensíveis à luz.
 
Os peritos da Universidade de Oxford usaram cobaias totalmente desprovidas de células fotorreceptoras sensíveis à luz em suas retinas.
 
Eles injetaram células precursoras — células primitivas e indiferenciadas — para desenvolver a estrutura da retina no olho.
 
A pesquisa, publicada pela revista especializada Proceedings of the National of Sciences, constatou a formação de uma retina duas semanas após as injeções, conforme explica Robert MacLaren.
 
— Nós recriamos toda a estrutura, basicamente (isso) é a primeira prova de que você pode pegar um camundongo totalmente cego, enxertar nele as células e reconstruir toda uma camada sensível à luz.
 
Estudos anteriores obtiveram resultados semelhantes com ratos que tinham uma retina parcialmente prejudicada. De acordo com McLaren, o experimento foi como ''restaurar uma tela de computador inteira sem restaurar pixels individualmente''.
 
Especialistas afirmam que o setor de pesquisas ligadas à recuperação da visão está avançando rapidamente, mas ainda pairam dúvidas sobre a qualidade da visão recuperada.
 
Os ratos não eram capazes de distinguir entre a luz e a escuridão. A equipe de pesquisadores de Oxford que realizou o estudo afirmou que sua pesquisa é semelhante aos tratamentos de pacientes de doenças degenerativas de vista.
 
Pacientes que sofrem de retinite pigmentosa gradualmente começam a perder células sensíveis à luz presentes na retina e podem ficar cegos.
 
Reconstruindo a visão
Os camundongos foram testados para ver se eles evitavam áreas iluminadas, se suas pupilas contraíam em contato com a luz e tiveram seus cérebros escaneados para aferir se a informação visual estava sendo processada pela mente.
 
Pete Coffee, do Instituto de Oftamologia do University College, de Londres, afirmou que a experiência aponta para possíveis tratamentos de pacientes que perderam sua visão, mas acrescentou que este e outros estudos semelhantes precisam deixar claro quão eficaz é a visão restaurada.
 
''Eles sabem diferenciar um animal feroz de um alimento?'', indagou Coffee, em relação a animais que receberam implantes de células sensíveis à luz.
 
O cientistas Robin Ali publicou uma pesquisa na revista especializada Nature mostrando que células enxertadas em camundongos cegos permitiram que animais que tinham cegueira noturna recuperassem a visão.
 
De acordo com o especialista, a mesma técnica funcionou em diversos camundongos com retinas severamente prejudicadas.
 
Fonte R7

Menino vence pavor de comer após tratamento com natação

Reprodução / BBC
Kevin Harrison com o filho Daniel comemora o sucesso do tratamento
Daniel Harrison, de 6 anos, autista, desenvolveu fobia quando era bebê e se alimentava por tubos
 
Kevin Harrison viveu os piores dias de sua vida ao ver seu filho Daniel definhando, com pavor de alimentos e bebidas.
 
Acredita-se que Daniel, hoje com seis anos, tenha desenvolvido a incomum fobia por sofrer de refluxo gástrico, que lhe causava dor no peito e náuseas.
 
Quando era bebê, a ingestão de leite materno neutralizava a acidez no esôfago, mas o problema se tornou sério quando ele começou a ingerir alimentos sólidos.
 
— Por uma semana, mais ou menos, ele comeu purê e um pouco de arroz. Mas depois que ele começou a vomitar, o tempo todo se recusava a comer ou beber.
 
Ele acredita que o filho, que também sofre de autismo, provavelmente tinha consciência de que beber e comer estavam fazendo mal para ele, mas não conseguia explicar isso para os pais. Daniel então ficava histérico e feria a si mesmo.
 
A solução encontrada foi começar a alimentá-lo por tubos inseridos no estômago.
 
Interesse da TV
Mas a situação de Daniel começou a melhorar há dois anos, depois que a família do garoto arrecadou quase R$ 75.000,00 (25 mil libras) para que ele pudesse fazer um tratamento em uma clínica especializada na cidade de Graz, no sudeste da Áustria.
 
Depois da primeira passagem pela clínica, Daniel passou a tolerar alimentação líquida via oral.
 
Só isso já foi considerada uma grande evolução, e Kevin Harrison quis que seu filho voltasse à Áustria para continuar.
 
O tratamento, desenvolvido com o objetivo de incentivar Daniel a aceitar líquidos e alimentos sólidos, é uma mistura de fisioterapia, terapia ocupacional, piqueniques de brincadeira e natação — para que o menino se acostume com água no rosto e na boca.
 
Um único erro poderia colocar por água abaixo todo o tratamento e levar tudo à estaca zero.
 
O sistema público de saúde britânico aceitou pagar R$ 18.000,00 (seis mil libras) pela continuidade do tratamento. Sua família, porém, ficou encarregada de pagar os voos e a hospedagem.
 
Colheres
No primeiro dia de volta a Graz, no passado 13 de agosto, a família Harrison foi filmada por uma equipe de televisão alemã, tal o interesse internacional pela história de Daniel.
 
Os médicos já haviam percebido que o menino não tinha apenas medo de comida, mas também de colheres.
 
Contudo, na frente das câmeras de TV, ocorreu um pequeno "milagre".
 
A terapeuta de Daniel, Eva Kirschnick, ficou fazendo cócegas no menino com uma colher.
 
— Ela então começou a alimentar ele com leite misturado com mingau de arroz, e ele comeu um pouco. Depois, ela ofereceu a Daniel um pirulito de chocolate, e ele mordeu e arrancou um pedaço. Em quase seis anos de vida, essa foi a primeira vez que ele mordeu alguma coisa. Nós não conseguimos acreditar no que estávamos vendo, não havia mais gritos, ele machucando a si mesmo, fazendo escândalo. Nós choramos de emoção.
 
Kirschnick, descrita como um "gênio" por Kevin Harrison, virou madrinha de Daniel e até visitou a família, que vive na cidade de Nottingham, na Inglaterra.
 
Daniel continua evoluindo e agora come comidas pastosas com pedaços sólidos e bebe líquidos com uma xícara.
 
— Eu quero conscientizar as pessoas e ajudar as famílias na mesma situação. Nós não tínhamos ninguém e nos sentíamos sozinhos, já que o problema (de Daniel) é raro. Mas as coisas estão melhores agora.
 
Fonte R7

Candidíase provoca ardor e coceira na região vaginal

Candidíase tem sua incidência aumentada no período do verão
Calor e baixa umidade contribuem para o aparecimento da doença
 
A candidíase, doença caracterizada por uma infecção na região vaginal causada por um fungo, na maioria das vezes, a Cândida albicans, tem sua incidência aumentada no período do verão.
 
Os principais sintomas são ardor e coceira na região vaginal e um corrimento de cor esbranquiçada. Isso porque o calor e a baixa umidade contribuem para o aparecimento da doença.
 
Para prevenir a candidíase, não se deve manter o biquíni molhado no corpo por muito tempo, evitar o uso de roupas com tecido sintético, principalmente nos dias mais quentes e fazer uso de roupas leves, fabricadas com tecidos naturais, que facilitem a ventilação na região.
 
Na maioria das situações, a candidíase não traz consequências graves, mas é conveniente procurar um ginecologista o mais rápido possível, pois quem tem vida sexual ativa pode contaminar o parceiro.
 
O tratamento é simples, feito a base de pomadas e remédios via oral.
 
Fonte R7

Ser neurótico é normal

Você já foi taxado de temperamental por seus amigos e ouviu reclamações de que se preocupa demais ou se enerva além da conta.
 
Como tudo na vida, há um lado compensador para essas conhecidas neuroses. Elas fazem bem a saúde. Foi a conclusão que pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, que identificaram que a proteína imunológica Interleukin 6, associada a doenças do coração e diabetes, aparecem em menor grau em pessoas que sofrem dessas neuroses.
 
  Os pesquisadores chegaram a essa descoberta enquanto durante um estudo sobre a maneira como os traços da personalidade podem influenciar o organismo. Mais de 1 mil voluntários participaram do estudo. As pessoas realizaram uma avaliação de saúde completa, inclusive testes para biomarcadores relacionados a doenças e funções fisiológicas.
 
Esperavam-se altos níveis de biomarcadores para inflamações doenças crônicas, mas para surpresa dos cientistas, no entanto, os resultados foram justamente o contrário, menores níveis foram detectados.
 
O motivo seria que os neuróticos costumam ponderar mais as consequências de suas ações, o que impediria comportamentos de risco.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura Municipal de Itapeva - MG

A Prefeitura Municipal de Itapeva/MG realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Itapeva, Rua Ulisses Escobar, Nº 30, Centro, Itapeva/MG ou pelo www.magnusconcursos.com.br


Cargos:
Assistência Social com Registro no Órgão de Classe: Assistente Social (01).
Curso Técnico de Auxiliar em Farmácia: Auxiliar de Farmácia (01).
Curso Superior com Habilitação: Professor com Licenciatura Ensino Fundamental - Português (01); Matemática (01); Geografia (01); História (01); Ciências (01) Inglês (01); Educação Física (01); Artes (01); Música (01); Supervisor Pedagógico (04).
Curso Superior em Farmácia e Bioquímica com Registro no Conselho Regional de Farmácia: Farmacêutico/Bioquímico (01);
Curso Superior Completo em Medicina Veterinária e Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária: Médico Veterinário (01);
Curso Técnico de Enfermagem, com Registro no Órgão de Classe: Técnico em Enfermagem (03).
Curso Técnico de Patologia Clínica: Técnico em Patologia Clínica (01).
Curso Técnico em Radiologia: Técnico em Radiologia (01).
Engenharia Com Registro no Órgão De Classe: Engenheiro (01).
Ensino Médio: Auxiliar Administrativo (01); Fiscal de Obras (01); Fiscal de Tributos (01); Monitor de Creche (12); Secretário Escolar (03).
Ensino Superior em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Enfermeiro (01).
Ensino Superior em Medicina e Registro no Conselho Regional: Médico (10);
Experiência Comprovada Mínimo de 03 Anos na área: Eletricista Mecânico (01).
Fisioterapia com Registro no Órgão de Classe: Fisioterapeuta (Cadastro Reserva);
Fonoaudiologia com Registro no Órgão de Classe (Cadastro Reserva);
Formação Auxiliar em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Auxiliar de Enfermagem (05).
Formação em Ciências Contábeis com Registro no Órgão de Classe: Contador (01); Controlador (01).
Nível Fundamental Completo: Agente Administrativo (02); Mestre de Obras Públicas (02).
Nível Superior em qualquer área de formação: Assistente Administrativo (01).
Odontologia com Registro no Órgão de Classe: Dentista (01);
4ª Série do Ensino Fundamental: Mecânico I (02); Operador de Máquinas (03);
Pedagogia ou Normal Superior Completo: Professor de Ensino Infantil (09); Professor de Nível Médio (36).
Psicologia com Registro no Órgão de Classe: Psicólogo (Cadastro Reserva).

Provas:
Provas Objetivas: 17 de Março
Haverá provas Prática e de Títulos.

Concurso Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;

Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;

Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacional.

Concurso Prefeitura Municipal de Botumirim – MG

A Prefeitura Municipal de Botumirim – MG realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 4 de Março de 2013 a 3 de abril na Rua José da Cruz, nº 09, Centro ou pelo www.exameconsultores.com.br


Cargos:
Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (38); Condutor de Veículos Leves (10); Condutor de Veículos Pesados (15); Mecânico (03); Oficial de Serviços Públicos (14); Operador de Máquinas Pesadas (01); Servente Escolar (01).

Nível Fundamental: Agente Administrativo (29); Atendente de Saúde (05); Auxiliar de Enfermagem - Com Curso e Registro no Conselho de Classe (05); Marinheiro Fluvial - Auxiliar de Máquinas (01); Marinheiro Fluvial de Convés (01).

Nível Médio: Assistente Educacional (02); Fiscal de Rendas (02); Monitor de Creche (02).

Nível Técnico: Técnico Agrícola (02); Técnico em Informática (03); Técnico em Processamento de Dados (01).

Nível Superior Completo: Biomédico (01); Enfermeiro (03); Engenheiro-Agrônomo (01); Farmacêutico (01); Médico (01); Odontólogo (01); Pedagogo (02); Professor de Educação Infantil (08); Professor Municipal Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano (08); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Ciências (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Geografia (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - História (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Matemática (01); Professor Municipal Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Português (01).

Provas:
Haverá provas objetiva, de títulos e prática

Concurso Prefeitura e Câmara Municipal de Caraá - RS

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Caraá, Rio Grande do Sul, realizam concurso para provimento de seis vagas

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013 pelo www.objetivas.com.br


Valor:
R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 614,97 a R$ 4.811,63

Provas:
Haverá prova escrita, prova prática para Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Operário Especializado e prova de títulos.

Cargos:
Prefeitura
Alfabetizado/Fundamental - Agente Administrativo Auxiliar, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Operário Especializado e Vigilante;

Médio/Técnico - Agente Administrativo, Fiscal, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Tesoureiro;

Superior - Assistente Social, Biólogo, Dentista, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista-Obstetra, Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pedagogo - Orientação Educacional, Pedagogo - Supervisão Escolar, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries, Professor Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Séries para as disciplinas de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Psicólogo e Secretário Escolar.

Câmara
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais;
Médio - Secretário Geral Administrativo.

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR (II)

A Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR realiza concurso para provimento de 126 vagas

Inscrições:
De 28 de novembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funtefc
p.com.br ou na rua Papa João XXIII, nº. 1.086, Centro

Valor:
R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.771,35

Provas:
Prova objetiva: 27 de janeiro
Haverá prova de títulos para Professor
Haverá prova prática para Mecânico, Operador de Máquinas, Motorista e Eletricista

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Pedreiro, Merendeira, Mecânico, Operador de Máquinas, Eletricista, Motorista e Auxiliar em Enfermagem;
Médio/Técnico - Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Professor Educação Básica e Professor de Informática - Educação Básica;
Superior - Professor de Educação Física, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Veterinário, Administrador, Nutricionista, Agente Tributário, Advogado e Assistente Social.

Concurso Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR

A Prefeitura de São Sebastião da Amoreira – PR realiza concurso para provimento de 8 vagas

Inscrições:
De 28 de novembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funtefcp.com
.br ou na rua Papa João XXIII, nº. 1.086, Centro

Valor:
R$ 60,00.

Cargos:
Auxiliar de Enfermagem PSF e Agente Comunitário de Saúde PSF

Remuneração:
R$ 622,00.

Provas:
Prova objetiva: 27 de novembro

Concurso Prefeitura de São Pedro da Água Branca - MA

A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, Maranhão, realiza concurso para preenchimento de 90 vagas

Inscrições:
De 17 de dezembro a 11 de janeiro de 2013, no Setor de Contabilidade do Município (Avenida Castelo Branco, s/nº, centro, São Pedro da Água Branca)

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professores e prova prática para Digitador.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente de Epidemias e Controle de Doenças, Eletricista, Auxiliar Serviços Gerais, Agente de Portaria, Encanador, Gari, Jardineiro, Merendeira, Motorista, Vigia e Zelador;

Ensino Médio - Agente Social, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretario Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Digitador, Professor de Educação Infantil e Professor de 1º ao 5º ano;

Ensino Superior - Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Professor de Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano (Inglês, Ciências, Geografia, História, Português e Matemática), Educador Físico, Médico Ginecologista, Cirurgião Geral, Pediatra, Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Supervisor Escolar, Coordenador Pedagógico, Psicólogo e Assistente Social

Concurso Prefeitura de Pariconha - AL

A Prefeitura de Pariconha, Alagoas, realiza concurso para preenchimento de 62 vagas e formação de cadastro reserva.

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013 pelo www.fapec-al.com.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 90,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.200,00

Provas:
Haverá prova escrita

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar Serviços Gerais, Motorista Escolar e Motorista para PSF;


Ensino Médio - Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Higiene Dental, Monitor Pedagógico PETI e Cadastrador para o Programa Bolsa Família;

Ensino Superior - Arquiteto, Assistente Social CRAS, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista, Generalista, Ginecologista, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo CRAS, Pedagogo PETI, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Geografia, Professor de Arte e Professor de Língua Portuguesa

Prefeitura de Nova Londrina - PR

A Prefeitura de Nova Londrina, Paraná, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 16 de janeiro de 2013 no Paço Municipal de Nova Londrina

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 623,00 a R$ 4.684,05

Provas:
Prova objetiva: 27 de janeiro de 2013

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Mecânico, Cozinheira, Eletricista, Operário, Pedreiro, Servente e Serviços Gerais;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Defesa Civil, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde (Agente de Combate às Endemias), Agente Sanitário, Auxiliar Administrativo A (Auxiliar de Contabilidade), Auxiliar Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Desenhista Projetista, Educador de Base, Instrutor de Informática, Manutenção de Máquinas Pesadas, Marceneiro, Mecânico, Motorista de Veículos Leves, Motorista Ônibus, Operador de Raio X, Operador Maquinas Pesadas, Operador de Trator, Recepcionista, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade e Técnico Higiene Dental;

Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico, Contador, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Professor de Educação Física e Eduador Infantil

Concurso Prefeitura de Lagamar - MG

A Prefeitura de Lagamar, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 127 vagas

Inscrições:
De 21 de dezembro a 20 de janeiro pelo www.reisauditores.
com.br ou na Prefeitura Municipal Lagamar, praça Magalhães Pinto, nº. 68, centro, Lagamar

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.953,48

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Motorista, Operador de Trator, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Patrol e Operador de Pá Carregadeira.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Ajudante de Serviço Público, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Gari, Mecânico, Motorista, Motorista de Veículo Pesado, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Patrol, Pedreiro, Servente de Obras e Zelador;

Ensino Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal Sanitário, Operador em Raio, Supervisor Epidemiológico, Técnico em Laboratório, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Topografia e Telefonista;

Superior - Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Monitora, Nutricionista, Odontólogo, Professor e Psicólogo

Concurso Prefeitura de Itambé - PR

A Prefeitura do município de Itambé, Estado do Paraná, divulgou os editais n°s 001 e 002/2013 de concurso público para provimento de 16 vagas de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado através da empresa KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico, Agente Administrativo, Agente de Vigilância, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais (masculino), Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquina Motriz, Professor, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Computação e Técnico em Raio X. Os salários são de até R$ 8.766,56 por carga horária de 20 a 40 horas semanais
 
Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 20,00 a R$ 80,00, serão realizadas via internet, até às 23h59min do dia 21 de janeiro de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas no Município de Itambé, provavelmente, no dia 03 de fevereiro de 2013, com início às 09h00min, em local a ser divulgado quando da publicação da relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas e não homologadas.
 
O gabarito oficial contendo as respostas das questões da prova objetiva será divulgado até 72 horas após a realização da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 (dois anos), contados da data da publicação da Homologação do Resultado Final no Órgão Oficial do Município de Itambé, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Editais

Prefeitura de Saudades - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Saudades, Estado de Santa Catarina, lançou edital N° 001/2013 para realização de processo seletivo. O certame será válido inicialmente pelo prazo de 1 ano e se destina ao provimento de vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos
- Nível Alfabetizado: Servente, Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino e Masculino e Merendeira;

- Nível Médio: Agente Educativo;

- Nível Superior: Professor de Educação Infantil/ Creche e Pré-escola - Habilitado, Professor de Educação Infantil/ Creche e Pré-escola - Não Habilitado, Professor de Artes - Habilitado, Professor de Artes - Não Habilitado, Professor de Educação Física - Habilitado, Professor de Educação Física - Não Habilitado, Professor de Educação Ambiental/ Ciências Biológicas - Habilitado, Licenciatura Plena Completa em Ciências Biológicas.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas in loco, por formulário próprio, preenchido pelo candidato e disponibilizado na Prefeitura Municipal de Saudades na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Castro Alves, nº 279, no centro do Município de Saudades, por pessoa responsável que receberá e fará a conferência da documentação, até o dia 11 de janeiro de 2013, das 8h as 11h e das 14h as 17h.
 
Taxas
Dos valores da taxa de inscrição:
- Para os cargos de Professor Habilitado: R$ 40,00;
- Para os cargos de Professor Não Habilitado: R$ 30,00;
- Para os demais cargos: R$ 20,00.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas, que estão sob a responsabilidade do INCAPEL, serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas, provavelmente, no dia 22 de janeiro de 2013, na EMEF Saudades, na Rua Vereador Ivo Stulp, s/nº. no Bairro Lage de Pedra, no Município de Saudades/SC. O gabarito definitivo será publicado no dia 25 de janeiro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso UFPR 2013

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou os editais n°s 314, 315, 316, 317, 318 e 319/2012 de concurso público para provimento de 24 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração inicial é de até R$ 2.989,33, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas ofertadas são para os Campus Palotina, Quatro Barras e Curitiba.
 
Cargos
Edital N° 314/2012: Assistente de Laboratório, Farmacêutico, Revisor de Texto, Técnico de Laboratório/Física, Técnico de Laboratório/Química e Técnico Desportivo;

Edital N° 315/2012: Enfermeiro;

Edital N° 316/2012: Assistente em Administração, Médico Veterinário, Técnico de Laboratório/Química e Técnico em Agropecuária ;

Edital N° 317/2012: Técnico em Agropecuária;

Edital N° 318/2012: Médico/Cirurgia Vascular, Médico/Nefrologia/Transplante Renal, Médico/Otorrinolaringologia, Médico/Radiologia/Intervencionista e Médico/Radiologia/Ressonância Magnética;

Edital N° 319/2012: Médico/Endoscopia Digestiva.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 21 de janeiro até às 16h do dia 22 de fevereiro de 2013, nos sites www.nc.ufpr.br ou www.progepe.ufpr.br. As taxas variam de R$ 75,00, R$ 45,00 e R$ 37,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
O certame será realizada por meio de prova objetiva para todos, composta de questões sobre Português, Legislação e Conhecimentos Específicos, além de prova prática somente para Assistente de Laboratório. Tais provas serão realizadas provavelmente no dia 24 de março de 2013, em locais e horários a serem divulgados.

O concurso será válido por 01 ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano, a critério da administração.

Prefeitura de Divinópolis (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, publicou através do Diário Oficial dos Municípios os editais Nº. 002 e 003/2013 - SEMUSA de processo seletivo visando a contratação temporária de 03 vagas de níveis fundamental e superior.
 
A remuneração é de até R$ 1.324,57 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo e 50% de extensão de carga horária sobre o salário base.
 
Cargos
Farmacêutico (01) e Auxiliar de Enfermagem (02).
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 09 de janeiro de 2013 o Curriculum Vitae.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;

Prefeitura de Vera Cruz (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vera Cruz, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital Nº 001/2013 de processo seletivo, visando à formação de cadastro de reserva para contratação de profissionais por prazo determinado para desempenhar funções de Professor Área I e II, Auxiliar de Educação e Médico 40h para atuar na Equipe de Saúde da Família, na Secretaria Municipal de Educação e Saúde e Meio Ambiente, em excepcional interesse público.
 
Há vagas para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos que podem chegar até R$ 3.305,00, mais gratificações.

As inscrições serão recebidas e devidamente protocoladas por profissional da Secretaria Municipal de Educação designado pela Comissão para esta função, na Secretaria Municipal de Educação, sita à Rua Tomás Gonzaga,586, até o dia 16 de janeiro de 2013, no horário das 8h às 11h.

O certame consistirá na análise de currículos.

O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

UFERSA abre concurso público

Foi publicado edital N° 001/2013 de concurso público da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Rio Grande do Norte, com o objetivo de preencher quatro vagas para Professor Efetivo, sendo duas para Assistente e duas para Adjunto. A carga horária será de 40h semanais, para atuar nos campi Caraúbas, Angicos e Mossoró.

Os salários variam de R$ 4.651,58 e R$ 7.333,66, acrescidos de R$ 304,00 de auxílio alimentação, bem como a atuação com as disciplinas de Fundamentos de Filosofia, Gestão da Informação e Sistema da Informação, Morfofisiologia e Biotecnologia Animal e de Recursos Pesqueiros.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2013, pelo site www.ufersa.edu.br. As taxas variam de R$ 90,00 e R$ 130,00.

De acordo com o edital, haverá prova escrita dissertativa, prova de aptidão didática; e por fim, exame de títulos.
 
A prova escrita, de caráter dissertativo, ocorrerá no dia 12 de março de 2013, no horário de 08h00min às 12h00min, no local informado no cartão de inscrição do candidato, disponível no endereço www.ufersa.edu.br/concursos.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da homologação do respectivo resultado, prorrogável por igual período, de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

Prefeitura de Nova Lacerda (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Lacerda, estado de Mato Grosso, divulgou edital Nº. 001/2013 de processo seletivo para contratação por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público de profissionais para o ano de 2013.

São ofertadas 82 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração para os cargos varia de R$ 678,00 a R$ 11.791,06, de acordo com o nível de escolaridade, por carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 10% das vagas.

Cargos
Operador de Moto-Niveladora, Operador de Pá Carregadeira, Motorista, Carpinteiro de Ponte, Vigia, Coveiro, Agente de Serviços Braçais, Instrutor de Cursos de Artesanato em Geral, Instrutor de Música, Orientador Social, Psicólogo, Técnico Administrativo, Médico, Odontólogo, Bioquímico, Auxiliar de Enfermagem, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Prestação de Contas, Professor, Agente de Serviços Gerais e Motorista.

InscriçõesAs inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 22 de janeiro de 2013, na Prefeitura de Nova Lacerda, situada à Rua 16 de Julho, n° 815 – Centro – Nova Lacerda – Mato Grosso – CEP, das 07h às 11h e 13h às 17h.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 27 de janeiro de 2013, na Escola Municipal de 1.º Grau Getúlio Vargas, situada à Rua 05, Bairro Centro, às 8 horas.
 
O gabarito oficial será divulgado 30 minutos após o término das provas na Escola Municipal de 1.º Grau Getúlio Vargas.
 
A prova prática será realizada às 13 horas do dia 27 de janeiro de 2013, na Secretaria Municipal de Obras, situada à Rua 16 de julho s/nº.
 
Validade
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013, não admitindo prorrogação.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal de Viçosa (MG)

A Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, abriu edital de concurso público destinado ao provimento de cargos docentes da Carreira do Magistério Superior - Campus de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. A remuneração será de R$ 2.872,85 para graduados, R$ 4.837,66 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores, por jornadas de tempo integral (40h) e regime de dedicação exclusiva (40h - DE).

São ofertadas 11 vagas, sendo 02 para Auxiliar, 07 para Assistente e outras 02 para Adjunto nos Departamentos de Educação, Ciências Sociais e de Medicina e Enfermagem.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de fevereiro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 14 às 17h, na Secretaria da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) ou em um dos escritórios da reitoria em Brasília ou Belo Horizonte.
 
Locais das Inscrições
- CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134

- Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233

- Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.

As taxas variam de R$ 24,64, R$ 38,32 e R$ 58,17.

Haverá prova de conhecimentos, didática e de títulos.

O certame terá validade de 01 ano, a partir da data de publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Procon de Feira de Santana - BA abre vagas de estágio

O Procon de Feira de Santana vai oferecer 20 vagas de estágio para estudantes de Direito, que estejam a partir do quinto semestre. O candidato deverá entregar o currículo de segunda-feira, 7, até o dia 21 deste mês, na sede do órgão, na avenida Castro Alves, 635, das 8 às 17 horas.
 
Mas a inscrição deve ser feita no CIEE, na avenida Maria Quitéria. As entrevistas dos pré-selecionados vão acontecer nos dias 24 e 25 deste mês, das 8 às 12 horas, também na sede da Castro Alves.
 
Tanto a avaliação curricular como a entrevista, ambos de caráter eliminatório, serão feitas pela Superintendência e pelo Departamento Jurídico do Procon. Os resultados finais vão ser divulgados na página da internet da Prefeitura. A data ainda não foi definida.
 
A superintendente do Procon, Suzana Mendes, analisa que a experiência adquirida pelos estudantes, tanto no contato com o público quanto nas avaliações e análises dos casos, é enriquecedora, em termos profissionais futuros. "Eles terão contato com pessoas e a linguagem jurídica". As informações são da Prefeitura de Feira de Santana.

Prefeitura de Cunha Porã - SC abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 001/2013 de processo seletivo da Prefeitura de Cunha Porã, Estado de Santa Catarina. O certame tem a intenção de ocupar 15 vagas temporárias em vários níveis de escolaridade.
O processo seletivo será realizado através do Instituto de Cadastro e Pesquisas (Incapel).
 
Cargos
- Ensino Superior : Professor de Educação Infantil (Pré-Escola), Professor de 1ª a 4ª séries, de Artes, Educação Física, Inglês, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e de Informática e Nutricionista;
- Ensino Médio: Monitor de Creche, Monitor de Artesanato e Monitor de Música/Violão;
- Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.incapel.com.br, até às 14h59 do dia 18 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 85,00 para concorrer aos cargos de nível superior, de R$ 65,00 para médio e de R$ 45,00 para alfabetizado.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 26 de janeiro de 2013, na Escola Núcleo Número Um, na rua João Kolln, nº. 1629, Cidade Alta, Cunha Porã. Todos os candidatos aos cargos de Professores serão submetidos à prova de títulos, sendo esta fase opcional. Também haverá prova prática para Motorista que deverá ser realizada no dia 26 de janeiro, no Parque de Máquinas da Prefeitura (rua Hércules Comparin, s/nº, bairro Bom Fim, Cunha Porã).

Validade
O certame terá a validade de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

'Hormônio do amor' protege mulheres contra dor crônica após o parto

Estudo sugere que pode haver mecanismo de proteção que está ativo em todo o momento do parto para evitar a dor crônica de uma lesão física
Estudo sugere que pode haver mecanismo de proteção que
está ativo em todo o momento do parto para evitar
a dor crônica de uma lesão física
Pesquisa pode levar a novos alvos terapêuticos para tratamento da dor crônica após outros tipos de traumas ou cirurgias
 
Estudos realizados por pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, demonstraram que o hormônio oxitocina, também chamado 'hormônio do amor' pode proteger naturalmente as mães contra a dor crônica após o parto.
 
No primeiro estudo, a equipe entrevistou mais de 1.200 mulheres 36 horas após o parto. Apenas 1,85% das mulheres que tiveram dor durante o parto ainda tinham dor após seis meses e apenas 0,3% um ano depois.
 
"O estudo sugere que pode haver um mecanismo de proteção que está ativo em todo o momento do parto para evitar a dor crônica de uma lesão física. Em nosso estudo de laboratório foram analisadas as fontes desta proteção natural na esperança de podermos desenvolver tratamentos para prevenir o aparecimento da dor crônica após outros tipos de traumas ou cirurgias", afirma o pesquisador James Eisenach.
 
A segunda pesquisa realizada com ratos em laboratório sugeriu que concentrações elevadas de oxitocina no cérebro e na medula espinal após o parto protegeram as mães da dor crônica. Os especialistas observam, no entanto, que os resultados de pesquisas com animais nem sempre são replicados em seres humanos.
 
"A oxitocina no cérebro é considerada importante para a ligação de confiança, amor e compromisso social entre mãe-bebê. Estes resultados sugerem que o aumento da oxitocina em torno do momento do parto também pode acelerar a recuperação da dor causada pelo nascimento", observa Eisenach.
 
Segundo os pesquisadores, os dois estudos fornecem novas informações importantes para a compreensão do desenvolvimento da dor crônica após o parto.
 
A equipe acredita que entender como a gravidez protege contra o desenvolvimento da dor crônica pós-traumática não é apenas importante para as mulheres grávidas e seus filhos, mas também pode fornecer alvos terapêuticos para a prevenção e tratamento da dor crônica em outras populações.
 
Fonte isaude.net

Fique atento com a hidratação das crianças no verão

Durante o verão, o corpo humano elimina mais líquido do que em outras épocas do ano, por isso, a hidratação ganha uma importância ainda maior. “O ideal é consumir cerca de 2 litros de água por dia, mas no verão, pelo excesso de suor, essa necessidade aumenta”, afirma o médico pediatra Moises Chencinski.
 
Com as férias escolares, as mães precisam ficar atentas para a hidratação de seus filhos. Normalmente, eles não possuem o hábito de tomar água e, com isso, podem sofrer com os efeitos da desidratação.
 
“É muito importante que os pais fiquem atentos à hidratação dos pequenos, além de procurarem alternativas para os que não gostam de tomar água”, explica o pediatra. Ainda segundo ele, sucos e água de coco são boas opções para a hidratação, e o sabor pode ser um atrativo.
 
“O ideal é o consumo de água, mas caso a criança não beba muito, as mães podem fazer alguns testes e ver qual suco mais agrada a seu filho”, indica o doutor, que lembra, ainda, sobre a importância de utilizar protetor solar e manter uma alimentação balanceada.
 
Fonte O que eu tenho

Como lidar com o estresse no trabalho?

Ter um emprego e uma carreira faz parte de nossa vida. Além de fornecer uma fonte de renda, eles nos ajudam a cumprir os nossos objetivos pessoais, a construir amizades e servir à nossa comunidade. Mas também podem ser uma fonte de estresse emocional.
 
O estresse no trabalho
Mesmo o “emprego dos sonhos” tem seus dias ruins. Para alguns, estar sob estresse motiva a realização das tarefas. No entanto, um ambiente continuamente estressante pode, em longo prazo, nos sobrecarregar. Por exemplo, quando você se preocupa constantemente com um projeto em particular, se sente injustamente tratado por um supervisor ou colegas de trabalho, ou conscientemente aceita mais responsabilidade do que pode realizar, na esperança de ganhar uma promoção. Colocar o seu trabalho como prioridade pode também afetar seus relacionamentos pessoais – mais uma pressão relacionada ao trabalho.
 
Demissões ou mudanças na gestão de uma empresa podem aumentar a ansiedade sobre sua segurança no emprego. De fato, um estudo norueguês mostrou que o mero boato de fechamento de uma fábrica causou um rápido aumento nos batimentos cardíacos e da pressão arterial dos trabalhadores. Uma pesquisa realizada nos EUA mostra que lesões e acidentes no ambiente de trabalho tendem a aumentar em organizações que estão passando por reestruturações e reduzindo o quadro de funcionários ou número de filiais.
 
O corpo reage
A carga emocional somada ao estresse pode afetar drasticamente a saúde física. A preocupação constante com as responsabilidades do trabalho muitas vezes leva a hábitos alimentares irregulares. Menos tempo livre significa também menos tempo para se dedicar a um exercício físico, o que pode levar a problemas com relação ao peso, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol.
 
Estressores comuns de trabalho, como um ambiente hostil ou não ser reconhecido por seu desempenho, também podem acelerar o aparecimento de doenças cardíacas, incluindo a probabilidade de ataques cardíacos.
 
O fator idade também pesa. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah aponta que conforme trabalhadores estressados envelhecem, seus níveis de pressão arterial aumentam além do normal. O que preocupa os pesquisadores é que muitos dos trabalhadores que participaram do estudo afirmaram não se sentirem pressionados ou infelizes no emprego. Ainda assim, seus níveis de pressão arterial estavam bastante elevados.
 
Perda de energia mental
O estresse no trabalho frequentemente é associado à síndrome de burnout, uma condição caracterizada por exaustão emocional, e a atitudes negativas ou cínicas em relação aos outros e a si mesmo.
 
A síndrome de burnout pode levar à depressão, o que, por sua vez, está relacionada a uma variedade de outras comorbidades como doença cardíaca e AVC, obesidade e transtornos alimentares, diabetes e alguns tipos de câncer.
 
O que fazer?
Existem diversas formas de lidar com o estresse relacionado ao trabalho. Alguns programas misturam técnicas de relaxamento com nutrição e exercício físico. Outros se concentram em questões específicas, como gestão de tempo, treinamento de assertividade e melhora das habilidades sociais.
 
Profissionais qualificados podem ajudar a identificar as causas do seu estresse e desenvolver estratégias de enfrentamento apropriadas.
 
Dicas para reduzir o estresse:
 
Aproveite ao máximo as pausas. Durante pelo menos 10 minutos, dê uma breve caminhada, converse com um colega sobre algum assunto não relacionado ao trabalho ou simplesmente sente-se calmamente com os olhos fechados e respire.
 
Quando sentir raiva, caminhe. Reorganize as ideias e então olhe para a situação novamente. Andar ou fazer outras atividades físicas também ajudam a acalmar.
 
Estabeleça expectativas razoáveis. Não espere a sua perfeição nem a de seus colegas. A dica é estabelecer isso em conjunto com seu empregador. Trabalhar em conjunto não só irá beneficiar a sua saúde emocional e física, mas também melhorar a produtividade global da organização.
 
Fonte O que eu tenho

Humor: Desvio de verba na saúde

Profissão ajuda a determinar o tipo de demência que uma pessoa pode ter, diz estudo

O tipo de trabalho que uma pessoa desenvolve durante boa parte da vida pode ajudar a determinar que tipo de demência ela pode desenvolver mais tarde, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Neuropsychologia.
 
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, cada profissão exige maior atividade em uma parte específica do cérebro, o que acaba protegendo essa área do desenvolvimento de doenças degenerativas, incluindo o mal de Alzheimer.
 
Avaliando dados de 588 pacientes diagnosticados com degeneração lobar frontotemporal, ou demência frontotemporal, incluindo exames de imagem do cérebro e a profissão, os pesquisadores descobriram que essa doença afeta as áreas do cérebro menos trabalhadas pelos participantes, dependendo de sua ocupação. “A doença parece atacar o lado do cérebro que foi menos usado na vida profissional do paciente”, destacaram os autores, acrescentando que a condição afeta pessoas de meia idade e se manifesta em um dos lados do cérebro, enquanto o Alzheimer afeta os dois lados de forma equivalente.
 
Os especialistas destacam que todo trabalho exige habilidades verbais, físicas e visoespaciais, mas cada profissão demanda mais de uma dessas habilidades. Por exemplo, um diretor de escola tem alto índice de habilidade verbal, muito menor nível visoespacial e praticamente nenhuma habilidade física; um engenheiro de aviões tem maior capacidade visoespacial, alguma habilidade física e menor nível verbal; e um bombeiro acaba desenvolvendo maior habilidade física do que verbal e visoespacial.
 
As análises indicaram que os pacientes com a atrofia localizada no lado direito do cérebro tinham profissões mais dependentes das habilidades verbais do que aqueles com lesões no lado esquerdo ou com atrofia simétrica. Os pesquisadores querem saber, agora, se a escolha dessas profissões no início da idade adulta ocorre por causa de problemas no desenvolvimento do lado direito do cérebro que podem preceder esse tipo de demência, ou se o maior uso do lado esquerdo do cérebro por pessoas dessas profissões acaba o protegendo contra disfunções. Para isso, mais estudos são necessários.
 
Fonte: Neuropsychologia

Suco de beterraba é benéfico para o cérebro dos idosos, aponta estudo

 
Tomar suco de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a combater a progressão da demência em idosos, segundo o estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos.
 
De acordo com os especialistas, esse vegetal contém altas concentrações de nitratos, que são convertidos em nitritos por uma bactéria na boca; e esses nitritos ajudam a “abrir” os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio.
 
Estudos anteriores já vinham demonstrando que os nitritos - também encontrados no aipo, repolho e espinafre - ajudam a alargar os vasos e a reduzir a pressão sanguínea. Entretanto, segundo os autores, a nova pesquisa é a primeira a mostrar esse efeito no cérebro. “Há áreas do cérebro que se tornam mal ‘perfundidas’ à medida que você envelhece, e acredita-se que isso é associado com a demência e problemas de cognição”, destacou o pesquisador Daniel Kim-Shapiro, explicando a importância da descoberta.
 
Na pesquisa, avaliando, com ressonância magnética, 14 pessoas com mais de 70 anos de idade, os pesquisadores notaram que, quando os participantes recebiam cafés da manhã ricos em nitratos, com a inclusão de suco de beterraba, eles apresentavam maior fluxo sanguíneo na substância branca e no lobo frontal - áreas do cérebro associadas com a degeneração que leva à demência e outros problemas cognitivos.
 
“Acredito que esses resultados são consistentes e encorajadores - de que uma boa dieta consistindo em muitas frutas e vegetais podem contribuir para boa saúde geral”, disse o pesquisador Gary Miller, que coordenou o estudo. De acordo com o especialista, isso pode “levar a intervenções que poderiam melhorar a saúde funcional cognitiva e física dos idosos”. Por isso, apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, a equipe está investindo no desenvolvimento de um novo suco de beterraba mais nutritivo e saboroso.
 
Fonte: Nitric Oxide: Biology and Chemistry

Baixos salários podem causar hipertensão

Trabalhadores que ganham salários mais baixos correm mais risco de desenvolver hipertensão do que aqueles com salários elevados. Essa foi a conclusão de estudo publicado na European Journal of Public Health.
 
Pesquisadores da UC Davis Health System utilizaram dados do Panel Study of Income Dynamics sobre salários, empregos e saúde, incluindo a pressão arterial de 5.651 chefes de família nos Estados Unidos e seus cônjuges em três períodos: de 1999 a 2001, de 2001 a 2003 e de 2003 a 2005. Os participantes tinham idade entre 25 e 65 anos de idade.
 
Os salários foram calculados como renda anual de todas as fontes divididas por horas de trabalho, aumentando de US$ 2,38 em 1999 para US$ 77 em 2005. A hipertensão foi determinada por diagnósticos médicos.
 
Usando regressões logísticas para análise estatística, os pesquisadores descobriram que a duplicação do salário foi associada a uma diminuição de 16% no risco de um diagnóstico de hipertensão.
 
Outras análises de regressão logística por dados demográficos, tais como idade, sexo, raça e co-morbidades, como diabetes e consumo de álcool revelou dois resultados de destaque: o primeiro é que quanto mais jovem (entre 25 e 44 anos), maiores são as chances de desenvolver hipertensão, e o segundo é que as mulheres correm mais risco do que os homens.
 
O aumento de salários entre os jovens resultou em um decréscimo de 25% a 30% no risco de hipertensão entre os homens, e de 30% a 35% entre as mulheres.
 
Fonte: UC Davis Health System, 03 de janeiro de 2013

Trabalhe o cérebro para evitar a demência

Quando o ano começa, muitas pessoas correm para as academias a fim de melhorar a forma e a aptidão física. Contudo, segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, esse esforço deve ser feito, também, para aumentar a aptidão mental para prevenir a demência.
 
O Dr. Paul Nussbaum explica que as estatísticas da doença de Alzheimer são alarmantes, por isso é crucial que as pessoas adotem programas de treinamento mental. O pesquisador diz que atividades como caminhadas diárias, dança e outras formas de exercícios aeróbicos contribuem para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro.
 
Frutas e verduras também auxiliam na saúde cerebral, assim como alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como nozes e certos tipos de peixe, além dos que contêm vitaminas A, C e E.
 
O pesquisador destaca que a socialização é importante, pois a solidão e o isolamento aumentam o risco de desenvolvimento da demência. Estimular a mente em atividades como aprender um novo idioma também ajuda na prevenção, assim como a espiritualidade.
 
Fonte: UPI, 06 de janeiro de 2013

Exames: Dosagem da hemoglobina fetal ou teste de Kleihauer-Betke

Material a ser analisado: Sangue extraído da veia do braço da mãe e determinação da presença de células fetais.

Objetivo: Determinar a quantidade de imunoglobulina Rh que uma mulher Rh-negativa deve receber, para prevenir o desenvolvimento de anticorpos ou proteínas anormais, que possam se desenvolver contra seu feto.

Credibilidade do exame: boa.

Tempo gasto para realização do exame: 5 minutos.

Preparação da paciente: nenhuma.

Técnica usada para obter resultados: Sangue extraído da veia da mãe, que é analisado para determinar a presencia de células fetais, com uma técnica de coloração especial, conhecida como método de Kleihauer-Betke.

Situações que podem alterar o resultado do exame: doenças do sangue da mãe, que produzem tipos de hemoglobina fetal.

Interpretação do exame: Quanto maior for a quantidade de glóbulos que passam do feto para a circulação materna, maior será quantidade de imunoglobulina Rh, que a mãe deverá receber.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Higiene na piscina é fundamental para evitar doenças e inflamações

Embora seja mais comum em crianças, o molusco contagioso
também pode acometer pessoas adultas
Vírus Poxvírus, conhecido como molusco contagioso, e responsável por uma doença relativamente comum em crianças pequenas que frequentam piscinas de clubes
 
Se após o banho de piscina, você notar uma bolinha no corpo do seu filho parecido com uma verruga, fique atento: ele pode ter sido contaminado pelo vírus Poxvírus, conhecido como molusco contagioso, e responsável por uma doença relativamente comum em crianças pequenas que frequentam piscinas de clubes. O nome molusco contagioso sugere que o vírus desenvolve, cresce e se espalhe rapidamente pela pele. Além disso, crianças portadoras de dermatite atópica podem ter mais propensão para a doença devido a uma baixa resistência natural da pele.
 
Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, em algumas crianças, o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros.
 
— As lesões são, geralmente, assintomáticas, mas pode ocorrer prurido discreto. Com tamanhos diferentes e agrupadas, as lesões parecem com pequenas verrugas que, frequentemente, se tornam vermelhas e inflamam. Podem ser brilhantes ou ter uma pequena depressão no centro — explica.
 
Embora seja mais comum em crianças, o molusco contagioso também pode acometer pessoas adultas.
 
— Neste caso, as lesões localizam-se nos quadrantes inferiores do abdômen, região púbica, genitais ou na região interna das coxas — acrescenta.
 
Males da piscina na infância
Em geral, as lesões de molusco contagioso não doem, não coçam e não costumam inflamar. Qualquer parte do corpo pode ser afetada, porém, ainda é raro aparecer nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Normalmente, a criança contaminada apresenta menos de 20 moluscos em várias partes do corpo.
 
O problema pode ser verificado, entre duas a oito semanas, após a pele ter sido infectada pelo vírus. Normalmente, cada molusco contagioso sobrevive cerca de 6 a 12 semanas e desaparece. O vírus é transmissível, por isso é fundamental evitar compartilhar objetos pessoais como toalhas, chinelos e roupas de banho. Em piscinas aquecidas, o problema pode ser mais frequente porque o calor e a umidade favorecem o seu desenvolvimento.
 
O vírus é diferente de outras doenças de pele, pois além de não provocar comichão, dor e infecção grave, também não deixa cicatrizes e, pode apenas, deixar a pele esbranquiçada por um tempo.
 
Como tratar o problema
Se você percebeu lesões na pele do seu filho não hesite em levá-lo ao dermatologista para comprovar o diagnóstico.
 
— Existem outras doenças da pele com aspecto semelhante. Por isso, o exame do médico é imprescindível para se indicar o tratamento adequado — aconselha o dermatologista.
 
Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento consiste na destruição das lesões que pode ser feita por meio das seguintes técnicas: eletrocoagulação, criocirurgia, curetagem, cauterização química ou expressão manual.
 
Em casa, ao notar o problema, as medidas emergenciais são não compartilhar toalhas, panos e outros objetos que tenham sido tocados pela pessoa infectada pelo vírus. Evitar o contato direto, cobrir a área afetada pelo molusco contagioso e incentivar a criança a não coçar o local já são atitudes importantes para que o vírus não se espalhe e, logo, desapareça.
 
Pele saudável na piscina
Para seu filho aproveitar um banho de piscina saudável longe desses perigos para a pele, o dermatologista lista algumas dicas essenciais:
- Não toque, esprema ou coce as lesões cutâneas elevadas.
 
- Cubra as lesões com roupa ou com gases. Lembrando que o curativo deve ser trocado diariamente e sempre que estiver sujo.
 
- Evite compartilhar toalha e frequentar a piscina com outras crianças para que não ocorra a proliferação do vírus.
 
- Use sempre chinelos e evite o contato direto da pele com os objetos.
 
Fonte Bem Estar

Conheça cinco hábitos que atrapalham o sono

Noites mal dormidas podem trazer danos
irreversíveis para a saúde
Mudar pequenas atitudes pode auxiliar a dormir melhor
 
Uma boa noite de sono é essencial para quem busca qualidade de vida. Afinal, o sono adequado e reparador é a principal ferramenta que o organismo utiliza para se recuperar do cansaço físico e mental do dia-a-dia e se preparar para o dia seguinte.
 
— Quando uma pessoa dorme mal, ela pode apresentar dificuldade de concentração, de aprendizado, lapsos de memória, irritabilidade, mau humor e redução de reflexos, predispondo a acidentes de variados tipos. Cronicamente, noites mal dormidas podem trazer danos irreversíveis a saúde como doenças cardio-vasculares e até doenças degenerativas — alerta o neurologista Leandro Teles.
 
Ainda de acordo com o especialista, até ganho de peso pode ser fruto do sono inadequado:
 
— Quem dorme pouco libera menor quantidade de leptina (hormônio da saciedade) e libera mais grelina (hormônio da fome). Como se não bastasse, tem maior índice de ansiedade, assalta mais a geladeira e faz escolhas alimentares piores durante a noite e o dia. Resultado: engorda mais.
 
Outro hábito recomendado é a prática regular de exercícios físicos. Isso controla muito bem o nível de ansiedade e cansaço, gerando noites de sono com duração e arquitetura bem mais saudáveis.
 
— A atividade mais recomendada é o exercício aeróbico, lembrando que devemos evitar nos exercitar próximo do horário de dormir, pois isso pode agravar a insônia, na medida em que libera substâncias estimulantes na corrente sanguínea — pondera Teles.
 
Além disso, há outros hábitos que podem atrapalhar a qualidade da noite de descanso. Confira:
 
1) Dormir com a televisão ligada
Segundo o especialista, a questão entre a TV ligada é complexa. Por um lado, ela desliga nossa mente dos problemas do dia-a-dia, é uma atividade passiva e, dependendo da programação, pode ser um ótimo indutor do sono. Por outro lado, a luz emitida inibe a liberação de melatonina (hormônio do sono), sinalizando ao cérebro que não é hora de dormir. Além disso, o ruído variável emitido por ela estimula as vias cerebrais da audição, o que torna o sono superficial e pode até causar despertares, percebidos ou não pelo paciente. Com isso, fica a recomendação: assista TV distante da tela, com iluminação ambiente reduzida, programas tranquilos, com som baixo e nunca se esquecer de desligá-la (ou colocar a função de desligamento automático) antes de adormecer definitivamente.
 
2) Contato com outras fontes luminosas (notebook, tablet, smartphone)
Nestes casos, o especialista é menos permissivo.
 
— São equipamentos de uso muito mais próximo ao rosto e de iluminação intensa. Além disso, a interação com eles não é passiva, é ativa. Isso dificulta muito as pessoas a adormecer nos dias de hoje. São jogos, redes sociais, e-mail, vídeos, tudo ao alcance dos dedos. Se queremos dormir bem é fundamental nos desconectarmos pelo menos 45 minutos antes do horário desejado — aconselha o neurologista.
 
3) Alimentar-se antes de dormir
Devemos dar muita atenção à alimentação realizada a noite. São recomendadas pequenas porções, de alimentos de fácil digestão e não muito próximas da hora de dormir (pelo menos 1 hora e meia antes). O ideal são alimentos pouco gordurosos, evitar o álcool (que apesar de induzir um pouco o sono desregula completamente sua arquitetura), além de evitar excesso de líquidos (que pode dar refluxo e causar necessidade de várias idas ao banheiro).
 
4) Estimulantes após as 18 horas
Algumas substâncias estimulam diretamente o sistema nervoso central e tendem a inibir o sono. A cafeína é a mais importante delas. Devemos evitar consumo de café, chá mate, chá preto, refrigerantes de cola, chocolate em excesso e mesmo medicamentos que contenham cafeína em sua composição, principalmente após as 18 horas. Devemos também evitar energéticos, anfetaminínicos e mesmo a nicotina, pois também são inimigos do sono. Preferir atividades intelectuais passivas, atividade física relaxantes, massagens, alongamentos ou banho mormo. Isso preparará a transição entre um dia agitado e uma noite tranquila.
 
5) Ambiente desfavorável
Este é um erro comum de quem dorme mal. Devemos preparar o terreno para uma boa noite de sono. Nada de quarto bagunçado, temperatura inadequada, ruídos desnecessários (tratar ronco do parceiro, usar protetor auricular, janelas anti-ruídos). Atentar para o tamanho e qualidade do colchão, travesseiro, roupas de cama.
 
Se, com tudo isso, você não conseguir uma excelente noite de sono, está na hora de procurar um médico para determinar o que pode estar acontecendo. Estresse, ansiedade e insônia podem ser os causadores do problema. E nada de se automedicar, os remédios para dormir podem causar dependência física e psíquica.
 
Fonte Bem Estar