Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Silenciosa, a depressão pode estar destruindo a sua vida profissional

No mundo inteiro, estima-se que 340 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 13 milhões só no Brasil; além de enfrentar a doença, pacientes ainda lidam com preconceito
 
Perda de interesse pelo trabalho, falta de concentração, dificuldade em cumprir prazos e demandas, insônia, alteração de peso: esses podem ser os sintomas de uma doença séria: a depressão. Em alguns casos, a produtividade dos profissionais que sofrem com a doença pode ser seriamente prejudicada, culminando com a demissão.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 340 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo mundo. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas são atingidas pela doença (OMS).
 
“As doenças neuropsiquiátricas são hoje a primeira causa de incapacidade no mundo ao longo da vida e a depressão representa quase 50% dessas enfermidades”, explica Kalil Duailibi, professor do departamento de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e ex-coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo (SP).
 
Produtividade
Enquanto um paciente com diabetes falta 6 dias ao ano no trabalho devido à doença, uma pessoa com problemas cardiovasculares se ausenta 8 dias e quem sofre com asma falta 10 dias, quem sofre de depressão apresenta um prejuízo muito maior, perdendo cerca de 35 dias de trabalho por ano.
 
Segundo Duailibi, o paciente que apresenta um quadro depressivo considerado grave tem sua capacidade social e produtiva comprometida em 90%; em casos moderados, 40%, já em casos da doença em que há apenas sintomas leves, 20% de sua capacidade está afetada.
 
“O profissional com depressão poderá ter atrasos recorrentes, dificuldades em reter informações e de memória, dificuldade na execução de tarefas simples e, até mesmo, sentir-se incapacitado para executar sua função. Isso o tornará ainda mais deprimido e dará início a um círculo vicioso, que pode levar à demissão”, explica.
 
Com a queda no rendimento, a exigência dos chefes e superiores em relação a esse profissional pode aumentar, uma vez que a capacidade do indivíduo em desenvolver sua função é comprometida. “Cerca de 44% da capacidade produtiva do indivíduo fica comprometida quando ele apresenta um quadro depressivo”, ressalta Duailibi.
 
Outro estudo, estima que a depressão acarrete um custo anual de cerca de US$ 83 bilhões para a economia do país, incluindo perda de produtividade e uso da seguridade social (62%), custos diretos, como atendimento hospitalar, ambulatorial e dos medicamentos (31%), e custos relacionados ao suicídio (7%).
 
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico precoce da doença é fundamental, pois muitos indivíduos só se dão conta que perderam seus empregos em decorrência da depressão durante o tratamento terapêutico – 11% dos pacientes atribuem o desemprego à depressão.
 
Há um termo, ainda pouco usado no País, que designa profissionais que mesmo doentes permanecem desenvolvendo suas funções corporativas, o presenteísmo. O distúrbio, agravado pela depressão, caracteriza-se quando o indivíduo não desempenha suas funções nas condições de saúde ideais e tem a produtividade diretamente afetada.
 
“Atualmente, o diagnóstico é mais efetivo e sabe-se que a enfermidade está associada a inúmeros fatores, incluindo os genéticos”, afirma Duailibi. Para que esse quadro seja revertido, é preciso que o paciente seja diagnosticado corretamente e associe a psicoterapia de qualidade ao antidepressivo adequado, além de mudanças do hábito de vida. “Essa fórmula costuma apresentar um saldo positivo, evitando as recaídas do paciente”, reforça Duailibi.
 
Entretanto apenas dois terços dos pacientes com depressão procuram tratamento e, destes, somente 10% recebem doses adequadas de medicamentos, segundo dados do National Institute of Mental Health (NIMH) dos Estados Unidos. O médico ressalta ainda que, mesmo com sinais de melhora, é preciso manter o tratamento e, se necessário, o acompanhamento terapêutico. “O acompanhamento médico é fundamental, para evitar que a depressão torne-se um quadro crônico”, orienta o especialista.
 
Para combater a doença, além de ser essencial seguir corretamente o tratamento, a prática de atividades físicas também é importante. Esportes liberam endorfina, substância que causa sensações de alegria, bem-estar e melhoram a qualidade de vida do paciente.
 
Preconceito
O paciente com depressão precisa estar preparado, inclusive, para lidar com o preconceito das pessoas que desconhecem a doença. Por muitas vezes, será tratado com uma pessoa fraca e incapaz de encarar os desafios cotidianos como os demais profissionais.
 
Dualibi orienta que se busque apoio na empresa de um profissional especializado, como um médico ou funcionário do departamento de Recursos Humanos. “Durante o tratamento, é importante que o profissional se resguarde de comentários que o afetem emocionalmente ou mesmo julgamento de colegas. É o momento de se fortalecer, recuperar a autoestima e recarregar as energias para se restabelecer profissionalmente”, afirma Duailibi.
 
Em alguns casos, a licença médica indicada pelo profissional que acompanha o paciente pode ser uma alternativa para que o tratamento seja efetivo e o retorno ao trabalho satisfatório.
 
Fonte administradores.com.br

5 dicas para começar 2013 empregado

O ano inicia propício para novas oportunidades de trabalho; confira as dicas de especialistas que acompanham as tendências do mercado
 
Os primeiros três meses do ano são os ideais para quem está buscando um novo emprego, já que é um período em que as companhias renovam orçamentos e têm mais verba para a contratação de profissionais.
Segundo especialistas, em 2013, o cenário está favorável para aqueles que buscam trabalho. “O Brasil mudou, o país está em ascensão e a economia está aquecida. É preciso deixar o velho e construir o novo conceito. Há demandas de emprego sim”, afirma Cristiano Luiz Rosa, professor de Gestão em Recursos Humanos do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada – IBTA.
 
Confira as dicas de Cristiano Rosa e da analista de carreiras do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), Paula Sanches, para quem não deseja perder a chance de começar o ano empregado.
 
1. Currículo claro e objetivo
Ser claro e direto é primordial. De acordo com Cristiano Rosa, o currículo ideal contém apenas duas páginas e é preciso disponibilizá-lo nas redes sociais. “É necessário jogar o currículo na internet, para que todos saibam que você está disponível para o mercado de trabalho”, ressalta. Além disso, segundo o professor, é fundamental também deixar claro no documento os objetivos pretendidos para a vaga desejada, que devem estar alinhados com a experiência profissional do candidato.
 
2. Pesquisa em sites, agências e jornais das vagas disponíveis
O profissional deve pesquisar em vários meios as vagas disponíveis e enviar o currículo para todas elas. “O candidato deve enviar o currículo inclusive para companhias onde ele sonha em trabalhar. Não se pode desperdiçar nenhuma chance”, sugere Cristiano Rosa. É importante ainda, diz o professor, que haja conhecimento prévio da empresa onde se pretende atuar.
 
3. Networking
O contato de amigos e colegas já inseridos no mercado de trabalho ajuda bastante na hora da pesquisa sobre vagas. Muitas empresas preferem a indicação de novos profissionais dos próprios funcionários. “O ideal é procurar os colegas com quem você já trabalhou, eles podem ajudar bastante”, indica Paula Sanches.
 
4. Pontualidade na entrevista
Uma boa apresentação na hora da entrevista é levada em conta pelo recrutador. Além de chegar com antecedência no local indicado, Paula Sanches reforça a importância de o candidato levar uma cópia do currículo impressa. Cristiano Rosa ratifica a necessidade de um discurso seguro, que mostre conhecimento da empresa e do perfil da vaga que o candidato deseja. “O profissional deve saber o maior número de informações sobre seu futuro ambiente de trabalho”, explica Cristiano Rosa.
 
5. Autoconfiança
Acreditar no próprio potencial profissional faz parte da conquista por uma vaga de emprego. Cristiano Rosa garante: “Todo profissional tem uma cadeira esperando por ele. É preciso encontrar a vaga com o seu perfil ideal. Tem pessoas que se cansam de procurar e vão desanimando, isso não pode acontecer. Autoconfiança é importantíssimo! Há pessoas que, quando chegam a uma certa idade, acham que já foram descartadas pelo mercado. Independente da idade, o que prevalece é a experiência. O mercado está aquecido e aguardando também o profissional de 40, 50 anos para entrevistas”, conclui.
 
Fonte administradores.com.br

Perda de audição pode acelerar declínio mental em pessoas mais velhas

Indivíduos com perda auditiva no início do estudo têm 24%
 maior risco de comprometimento cognitivo
Pesquisa com quase 2 mil idosos sugere que aqueles com problemas auditivos têm 24% maior risco de comprometimento cognitivo
 
declínio cognitivo acelerado e comprometimento cognitivo em adultos mais velhos, de acordo com estudo publicado no JAMA.
 
A prevalência de demência está projetada para dobrar a cada 20 anos devido ao envelhecimento da população mundial e identificar os fatores e entender os caminhos que levam ao declínio cognitivo e demência em adultos mais velhos é uma prioridade de saúde pública, afirmam os autores.
 
Frank R. Lin e seus colegas do Johns Hopkins Center on Aging and Health estudaram 1.984 adultos mais velhos (idade média de cerca de 77 anos) matriculados em um estudo que começou em 1997 - 1998.
 
Um total de 1.162 indivíduos com perda auditiva tiveram taxas anuais de declínio nos resultados dos testes que mediram função global e executiva 41 e 32% maior, respectivamente, do que entre os indivíduos com audição normal.
 
Em comparação com os indivíduos com audição normal, os indivíduos com perda auditiva no início do estudo tinham 24% maior risco de comprometimento cognitivo incidente, de acordo com os resultados do estudo.
 
"Nossos resultados demonstram que a perda auditiva está associada com declínio cognitivo acelerado e comprometimento cognitivo incidente em adultos mais velhos. A magnitude dessas associações é clinicamente significativa, com pessoas com perda auditiva demonstrando uma taxa de 30 a 40% de declínio cognitivo acelerado e um risco 24% maior de comprometimento cognitivo incidente durante um período de seis anos em comparação com indivíduos com audição normal", afirmam os autores.
 
A equipe conclui que os resultados indicam que a perda de audição pode acelerar o declínio mental em idosos. No entanto, eles ressaltam que mais pesquisas são necessárias para investigar o mecanismo desta associação e se tais vias seriam modificáveis para intervenções de reabilitação.
 
Fonte isaude.net

Qualidade e concentração dos espermatozoides diminuem 38% em uma década

Mesmo em homens jovens, a concentração de espermatozoides
 caiu em uma média de 2% ao ano
Pesquisa realizada na Espanha mostra que mesmo em homens jovens, concentração de espermatozoides caiu em média 2% ao ano
 
A qualidade dos espermatozoides diminuiu 38% em uma década, de acordo com estudo realizado por pesquisadores espanhóis.
 
A pesquisa sugere que a dieta e o estilo de vida são os grandes responsáveis pela queda na contagem de espermatozoides.
 
Os resultados concluíram que, mesmo em homens jovens, a concentração de espermatozoides caiu em uma média de 2% ao ano, e em breve poderá atingir níveis onde a fertilidade é comprometida.
 
A equipe da University of Murcia avaliaram os resultados de 273 homens com idade entre 18 e 23 anos da cidade próxima de Almería, coletados entre 2001 e 2002.
 
Eles compararam esses dados com amostras coletadas dez anos depois por 215 estudantes de Murcia em grupos com a mesma idade e características semelhantes.
 
Os pesquisadores descobriram que os homens que vivem em Murcia tinha uma contagem de esperma significativamente menor em comparação com aqueles que vivem em Almeria.
 
Eles descobriram que a concentração média de 72 milhões de espermatozoides por mililitro em 2001 e 2002 caiu para 52 milhões/ml em 2011.
 
Segundo os investigadores, os resultados são importantes porque estudos anteriores mostraram que uma concentração inferior a 40 milhões / ml torna a concepção mais difícil.
 
"Se a taxa de perda que notamos continuar, com um declínio médio de 2% ao ano, o esperma de homens jovens pode chegar a este nível de perigo de 40 milhões / ml em um espaço muito curto de tempo", afirma o pesquisador Jaime Mendiola.
 
A equipe afirma que a qualidade do sêmen ter piorado não significa necessariamente que o número de homens inférteis aumentou. "Este estudo mediu a qualidade do sêmen e não a fertilidade, para os quais critérios específicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde são usados. Acreditamos que algumas ações de prevenção envolvendo melhorias de vida, como uma dieta saudável, pode aumentar a qualidade do esperma", afirmam os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Mais de 400 tipos de medicamentos entram 35% mais baratos no Brasil

Devido a regulação econômica medicamentos chegaram,
em média, 35% mais baratos ao consumidor
Regulação econômica permitiu que medicamentos chegassem ao país com preços inferiores aos pleiteados pelas indústrias
 
Estudo da Anvisa analisou valores máximos, estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos de 433 produtos, como comprimidos, pomadas e xaropes, entre outros, em mais de mil apresentações. A regulação econômica permitiu que esses medicamentos chegassem às mãos dos brasileiros com preços, em média, 35% mais baratos do que os pleiteados pelas indústrias farmacêuticas estrangeiras.
 
De acordo com a Gerente de Avaliação Econômica de Novas Tecnologias da Anvisa, Gabrielle Troncoso, na maioria das vezes, as empresas solicitam preços em valores superiores aos que acabam sendo autorizados pelo governo. " O estudo sinalizou que a regulação econômica tem sido efetiva na redução dos preços de entrada dos medicamentos em nosso país" , afirma a gerente.
 
Medicamentos (categoria I) com moléculas inovadoras com patente no Brasil e comprovação de ganho terapêutico em relação aos medicamentos já utilizados para a mesma indicação foram minoria (3,24%) dos produtos lançados pela indústria farmacêutica no Brasil, no período. A maior parte (45,03%) não tem patente ou comprova ganho terapêutico (categoria II). As novas associações de princípios ativos já existentes no país e medicamentos em novas formas farmacêuticas somaram 36,72% dos produtos analisados.
 
No caso da categoria I, os preços máximos estabelecidos foram 19% mais baixos dos que os solicitados pela indústria farmacêutica. Para a Categoria II, a redução foi de 37%. As empresas de capital estrangeiro representaram quase 82% do total das empresas que tiveram produtos classificados como categoria I ou II.
 
As novas associações de princípios ativos já existentes no país e medicamentos em novas apresentações (categoria V) tiveram uma diferença de 38% entre o preço fixado e o pleiteado pelas indústrias. Já os medicamentos classificados na categoria " caso omisso" e os que não puderam ser enquadrados em nenhuma das categorias estabelecidas pela legislação, a redução dos preços foi de 35% e de 45% respectivamente.
 
Fonte isaude.net

Extrato de semente de uva impede progressão do câncer colorretal

Extrato de semente de uva é eficaz na inibição do crescimento
 de células de câncer colorretal
Quanto mais avançada as células cancerosas, maior a eficácia do extrato, que atua sem atacar os tecidos saudáveis
 
Extrato de semente de uva é eficaz na inibição do crescimento de células de câncer colorretal. É o que mostram pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA.
 
A pesquisa indica que, quanto mais avançada as células cancerosas são, mais o extrato de semente de uva para seu crescimento e sobrevivência.
 
Não só o extrato ataca as células cancerosas de forma eficaz, mas também deixa as células saudáveis intactas.
 
"Nós sabemos há muito tempo que os compostos bioativos presentes em extrato de semente de uva ataca seletivamente muitos tipos de células cancerosas. Este estudo mostra que muitas das mesmas mutações que permitem que células do câncer colorretal sofram metástase e sobrevivam a terapias tradicionais se tornam sensíveis ao tratamento com a substância", afirma a pesquisadora Molly Derry.
 
Os pesquisadores dizem que a descoberta é especialmente importante hoje, devido ao aumento das taxas de câncer colorretal, em parte como resultado de estilos de vida sedentários e dietas ricas em gordura.
 
Poucas pessoas fazem exames para o câncer colorretal, o que significa que mais de 60% das pessoas que são diagnosticadas já têm a doença avançada.
 
"Encontrar uma forma de ataca seletivamente as células do câncer colorretal avançado poderia ter grande importância clínica", observa Derry.
 
A equipe realizou um estudo sobre as linhagens de células do câncer colorretal que representaram vários estágios da doença. Enquanto doses de quimioterapia muito maiores são necessárioas para matar um estágio IV do que um estágio II, eles notaram que, utilizando o extrato de semente de uva, o oposto acontecia.
 
"Foi necessário menos de metade da concentração de extrato para suprimir o crescimento celular e matar 50% das células em estágio IV, do que para alcançar resultados semelhantes nas células da fase II", explica Derry.
 
Os cientistas afirmam ter descoberto um mecanismo provável para a preferência do extrato de semente de uva para células do câncer colorretal avançado. Quando antioxidantes são utilizados para tratar as células de câncer, a morte celular induzida pelo extrato de semente de uva é revertida. A equipe acredita que é provável que o extrato ataque o câncer colorretal introduzindo o estresse oxidativo, resultando em morte das células cancerosas.
 
"As células de câncer colorretal podem ter mais de 11 mil mutações genéticas. Quimioterapias tradicionais só podem visar uma mutação específica e, conforme o câncer progride, mais mutações ocorrem. Estas mudanças podem resultar em uma doença resistente à quimioterapia. EM contraste, os compostos bioativos do extrato da semente de uva são capazes de atingir múltiplas mutações", conclui Derry.
 
Fonte isaude.net

Cuidado com a tendinite na gravidez e pós-parto

Movimentos repetidos diversas vezes ao dia,  causam lesões à musculatura
Ortopedista recomenda alguns cuidados e atividade física para evitar o incômodo
 
Põe no colo, tira do colo, troca fralda, pega para amamentar, estes são alguns dos movimentos repetidos diversas vezes ao dia por mulheres que acabaram de dar à luz. Porém essa repetição pode prejudicar o braço da mãe e causar dor no punho, a chamada tendinite de Quervain. Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, esse tipo de esforço pode causar dores intensas nos punhos, antebraços, cotovelos, mãos e ombros.

 — A tendinite de Quervain é uma dor na base do dedo polegar que se intensifica quando o movimentamos são feitos em direção ao dedo mínimo. Se não for tratada, essa lesão pode levar a incapacidade de movimentos — alerta.

Além da repetição de movimentos, essa lesão é comum em mulheres gestantes e no pós-parto devido às alterações hormonais no organismo. Durante a gestação a mulher produz um hormônio chamado relaxina que tem a finalidade de ajudar no trabalho de parto.

— A relaxina atua diretamente em todas as articulações relaxando os ligamentos e dando maior mobilidade às articulações. Apesar de seus benefícios, na hora do parto, esse hormônio também favorece o surgimento dessa tendinite que pode impedir a mãe de carregar o filho no colo por muito tempo — explica o ortopedista.

A inflamação costuma iniciar-se no terceiro trimestre de gestação, podendo se agravar no pós-parto. Isso porque os cuidados com o recém-nascido podem aumentar a dor. Assim que a mãe observar que não está tendo força nas mãos para realizar tarefas cotidianas, seguida de dormência, deve procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso.

Cuidado com a posição ao amamentar
Durante a amamentação, a mãe deixa a coluna cervical tensa, e isso provoca dores. O posicionamento durante a amamentação também pode causar tendinite ou bursite, devido ao peso do bebê.

— É preciso tomar cuidado com a postura adotada ao carregar o bebê e durante a amamentação, pois os movimentos realizados para cuidar da criança podem sobrecarregar várias partes do corpo como a região lombar e os joelhos, além da mão — ressalta Luiz Alberto.

Para identificar o problema são realizados testes e exames como radiografia da mão, hemograma e provas reumáticas que auxiliam o diagnóstico.

— O exame físico irá demonstrar a diferença entre essa tendinite e outros problemas como a artrose, processo degenerativo de uma articulação da base do polegar, fraturas e artroses dos ossos do punho — diz.

Normalmente, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos, sendo que a imobilização do polegar pode ser necessária. O uso de infiltração com corticoesteroide e os anti-inflamatórios não hormonais são reservados para uso após o parto.

Como prevenir
Seguir uma rotina de exercícios físicos e evitar movimentos repetidos podem aliviar os sintomas e prevenir a tendinite de Quervain.
 
O ortopedista compilou algumas dicas para evitar esse incômodo:

• Na hora de amamentar o bebê, escolha uma posição correta e confortável. O ideal é fazer isso sentada em uma cadeira, mantendo os pés apoiados no chão e apoiando os braços com uma almofada. Deixe os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical.

• Após a amamentação, relaxe! Aproveite para dormir e descansar. É importante que a mãe esteja descansada na hora da amamentação.

• Alguns exercícios podem ser feitos antes e após a amamentação. Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração. Depois solte junto com o ar ou tracione a cabeça para baixo mantendo por dez segundos. Este movimento pode ser repetido três vezes ao dia.

• Faça movimentos para ativar o sistema linfático e o próprio retorno venoso. Aposte nos movimentos circulares com os pés, cinco vezes para o lado direito e depois para o esquerdo, além de movimentar os pés para cima e para baixo o mesmo numero de repetições.

• Não deixe de fazer atividade física, desde que liberada pelo obstetra.
 
Fonte Diário Catarinense

Os riscos que as pomadas "milagrosas" trazem para a sua pele

Os riscos que as pomadas "milagrosas" trazem para a sua pele Stock Photos/Divulgação
Aplicação de pomadas e cremes deve seguir orientação médica
Uso indiscriminado pode mascarar câncer de pele, provocar dermatites ou não surtir efeito
 
Certamente você já recebeu indicações de amigos para usar uma pomadinha que promete milagres para tratar de algum problema na pele, não é mesmo? As pomadas são sempre requisitadas para amenizar rugas, disfarçar acnes, cravos ou cicatrizes.

Mas o que você precisa saber é que usar uma "pomadinha milagrosa" sem prescrição médica pode provocar diversos efeitos colaterais à sua pele. Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, algumas pessoas optam por usar cremes e/ou pomadas para tratar qualquer tipo de problema na pele.

— O uso indiscriminado pode mascarar doenças como o câncer de pele, provocar dermatites de contato (alergias) ou não surtir nenhum efeito — avisa o médico.

Em algumas pessoas o uso incorreto de cremes e pomadas podem causar hipersensibilidade ao contato com determinadas substâncias e desenvolver uma reação alérgica.

— Usar um produto sem orientação médica pode fazer mal à pele e alterar as características da doença dificultando o diagnóstico correto — alerta.

Também é importante não incentivar o uso de pomadas ou cremes que você já usou. Pomadas são medicamentos e um determinado tratamento não vale para qualquer problema.

— Dependendo da doença, o uso indevido de uma determinada pomada pode causar manchas ou estrias irreversíveis na pele. Por isso, tenha cuidado na hora de repassar uma pomadinha para alguém conhecido sem saber exatamente qual o seu quadro clínico — esclarece o dermatologista.

Os tipos de tratamento
Geralmente, o tratamento cutâneo envolve a aplicação de cremes, pomadas, gel ou loções. Os produtos mais utilizados ainda são as pomadas, de consistência mole e untuosa, baseada em uma mistura de substâncias oleosas que preservam a umidade da pele e costumam ser indicadas para tratar lesões secas.

Já os cremes são considerados pomadas em forma de emulsão com uma consistência mais fluída. Cada um desses produtos possui uma maneira correta de ser aplicado à pele e exigem movimentos certos na hora da aplicação para potencializar o seu resultado.

— O uso exagerado de pomadas com o intuito de conseguir um resultado mais rápido pode causar diversos danos à pele, além de atrapalhar o tratamento — alerta o médico.

Aplicação correta garante uma pele hidratada e livre de doenças
O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica como aplicar uma pomada ou um creme em cada região do corpo:

Pele - antes de aplicar o creme ou a pomada, umedeça a pele colocando a área embaixo da água ou passando um pano molhado. Seque bem e aplique o medicamento seguindo as instruções. Massageie sobre a pele até que desapareça.

Olhos - cuidado redobrado ao aplicar qualquer pomada no rosto, principalmente nas áreas dos olhos. O correto é aplicar o produto em movimentos de dentro para fora até a pomada ser completamente absorvida pela pele.

Nariz - aplique o creme no nariz massageando para cima e para baixo suavemente, sem deixar marcas brancas da pomada.

Bochechas - faça movimentos circulares partindo das bochechas às extremidades do rosto.
 
Lábios - massageie o creme em todo o contorno dos lábios de dentro para fora.

Queixo - comece de baixo para cima e de dentro para fora. Massageie muito bem para prevenir a flacidez.

Testa - faça movimentos circulares e de baixo para cima. Estique a pele na hora que for aplicar o produto.
 
Pescoço - a pomada deve ser aplicada de cima para baixo para estimular a circulação local.
 
Colo - comece pelo centro e siga em direção aos braços. Ou se preferir, o produto também pode ser espalhado com movimentos circulares.
 
Abdome - opte por fazer movimentos circulares no sentido horário, com a palma da mão.
 
Bumbum e pernas - friccione a pele fazendo leves movimentos circulares com os polegares, alternando a pressão dos dedos para a palma da mão.
 
Lembre-se: Não hesite em procurar o médico assim que você notar algum problema de pele. Durante a consulta certifique-se de ter entendido todas as orientações médicas, inclusive dia, horário e maneira correta de aplicar a pomada.
 
Pergunte sobre a duração do tratamento, pois alguns medicamentos de uso tópico, se continuados por longos períodos, acabam causando efeitos colaterais como estrias e cicatrizes.
 
Fonte Diário Catarinense

Veja os principais cuidados para manter a saúde da pele masculina

Homens também sofrem com incômodos na pele, especialmente por causa do ato de se barbear
 
Pele fina, oleosa, sem brilho e sensível a qualquer agressão não são apenas queixas femininas. Os homens também sofrem com esses incômodos que atingem a pele. Outros problemas enfrentados pelos homens são os pelos encravados, ressecamento e irritação pelo ato de se barbear diariamente.
 
Normalmente, eles têm a pele mais oleosa, espessa e com maior quantidade de pelos do que as mulheres. A espessura dos pelos da face masculina são mais grossos e densos na área do bigode devido ao hormônio masculino androgênio. E o cuidado diário com a pele pode prevenir pelos encravados e inflamações provocada pelas lâminas na hora de fazer a barba.
 
De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, as glândulas sebáceas agem mais na pele masculina, o que torna a limpeza essencial para manter o equilíbrio de suas funções.
 
— A pele masculina possui maior densidade de colágeno, entretanto, ela perde sua firmeza mais cedo a partir dos 30 anos. Por outro lado, ela possui um maior fluxo sanguíneo e o pH é mais ácido, sendo mais oleosa devido às glândulas sebáceas. Além desses fatores, a pele masculina sofre uma agressão diária da lâmina ao barbear que a deixa mais vulnerável — explica o médico.
 
Diferenças entre a pele masculina e a feminina
Apesar da pele masculina também ser classificada como oleosa, mista, seca e sensível, ela tem características muito peculiares.
 
O dermatologista lista sete delas:
1. Possui um fluxo sanguíneo 50% maior do que na pele feminina

2. É mais oleosa

3. O contorno dos olhos é mais pronunciado

4. O ph é mais ácido

5. Apresenta mais sudorese que a feminina, com tendência à desidratação

6. A pele perde a sua firmeza natural depois dos 30 anos

7. A pele sofre diariamente com lâminas ou máquina na hora de barbear
 
Tipos de pele
Para saber quais cuidados são ideais para a pele masculina, é necessário antes identifica-la:
 
Pele normal: apresenta uma espessura mediana, secreção equilibrada, tônus e elasticidade uniformes. A superfície é lisa e aveludada, possui um brilho normal e poros não perceptíveis.
 
Pele oleosa: é mais brilhosa e provoca abertura dos poros na testa, nariz e queixo. Apesar da produção excessiva de óleo, é bastante resistente, tolerando melhor as agressões e o envelhecimento.
 
Pele seca: é opaca, sem brilho e desidratada. Apresenta pouca produção sebácea, sua espessura é fina e pouco elástica.
 
Pele mista: é o tipo mais comum entre os homens. Apresenta oleosidade nas partes laterais e central.
 
Pele sensível: é fina, seca e avermelhada.
 
Na hora de barbear
Durante o banho, quando a pele está úmida, é o melhor momento para barbeá-la.
 
— A água quente e o vapor ajudam neste processo, além de evitar inflamação dos poros que ficam mais abertos — destaca Bertolini.
 
Para os homens que não mantêm esse hábito, a solução é deixar uma toalha umedecida em água morna ao redor do rosto por dois minutos antes de iniciar o processo. Logo após, é preciso aplicar um creme ou uma loção de barbear para lubrificar e minimizar os riscos de irritação na pele.
 
— A maneira correta de fazer a barba é passar a lâmina ou a máquina sempre na direção do crescimento do pelo e não ao contrário. É recomendado não usar uma lâmina muito gasta, pois ela irá fazer uma pressão maior para cortar os pelos e, consequentemente, irá agredir a pele — orienta o dermatologista.
 
Depois, lave o rosto com água morna, limpando com toques suaves, sem esfregar. Aplique um produto pós-barba, de preferência sem álcool, para ajudar a fechar os poros e cicatrizar os cortes.
 
Truques para manter uma boa aparência da pele masculinaOs homens também precisam manter uma rotina de cuidados com a pele para garantir uma aparência saudável, evitar pelos encravados ou o surgimento de acnes e cravos. Veja o que é importante:
 
Limpeza: tem a finalidade eliminar células mortas, gordura e impurezas. Lavar o rosto com água não é suficiente. A pele deve ser limpa, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite em casos de pele oleosa. É necessário o uso de um sabonete específico para desengordurá-la. Nas peles oleosas, os sabonetes líquidos com ativos são essenciais para controlar o excesso de oleosidade.
 
Hidratação: uma pele seca, sem elasticidade e desidratada pode sofrer com a descamação. Por isso, mantê-la hidratada diariamente é essencial para preservar sua aparência e saúde. Além disso, os homens tendem a suar mais, e o suor acumulado pode contribuir para o ressecamento da pele. O hidratante deve conter uréia até 5% em sua formulação, pois esse tipo de cosmético é indicado para quem sofre com o ressecamento excessivo na face. Além disso, é importante evitar banhos demorados porque a água quente resseca a pele.
 
Fotoproteção: outro elemento essencial é o uso diário de protetor solar. Além de prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele, o filtro solar protege contra outros agressores. O produto tem de ser reaplicado, ao longo do dia, em todas as partes do corpo que ficarão expostas para evitar queimaduras, manchas e doenças graves de pele.
 
Cuidados extras— Procure produtos que tenham em sua formulação alantoína, pois acelera a cicatrização da pele, principalmente após se barbear

— Para evitar a formação de radicais livres, busque cosméticos com vitaminas E e C

— Controle a oleosidade excessiva apostando em uma limpeza e sabonetes líquidos mais suaves

— Evite a formação de pelo encravado usando esfoliante, uma vez por semana

— Os homens devem optar por um hidratante que ofereça proteção anti-UV

— É indicado usar uma loção pós-barba, pois ela age como adstringente e tonifica a pele. Além de ajudar a fechar os poros, a loção deixa a pele macia e lisa
 
Fonte Zero Hora

Veja quais são os perigos da beira da praia e saiba como se proteger

Orla é ambiente propício para o desenvolvimento de algumas doenças
 
Destino preferido nas férias de verão, a praia também exige alguns cuidados, inclusive, como a alimentação e a hidratação constante. Com a exposição excessiva ao sol, é muito comum doenças como a insolação e a desidratação, além de afogamentos e queimaduras causadas por algas marinhas. O ambiente de praia também é favorável para a ocorrência de doenças transmissíveis: micoses, verminoses, infecções gastrointestinais e conjuntivite.
 
Os principais sintomas das micoses são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com coceira. Outra doença de pele é a Larva migrans cutanea, mais conhecida como Bicho Geográfico. Ela é causada pela penetração de larvas de vermes presentes na areia da praia eliminadas nas fezes de cachorros e gatos. As larvas infectantes deixam marcas parecidas com um mapa geográfico na pele devido a sua movimentação.
 
Cuidados
Para prevenir as doenças ou diminuir os riscos de contraí-las, é necessário que cuidados básicos sejam tomados.
 
— Observar o aspecto, a conservação e o transporte dos alimentos consumidos na praia

— Não frequente praias sinalizadas como impróprias para banho

— Evitar levar animais para a praias

— Mantenha o corpo e os pé secos

— Lave as roupas de banho após o uso

— Use chinelos de borracha para não manter o pé úmido

— Evite coçar os olhos. Caso necessário, lave bem as mãos antes

— Tome bastante água

— Evite exposição excessiva ao sol
 
Como tratar

Infecções gastrointestinais
Podem ser tratadas com hidratação e medicamentos. Casos mais graves podem exigir atendimento médico.
 
Doenças de pele
Não constituem urgência e devem ser tratadas em postos de saúde ou nos consultórios médicos. Para cada doença, existe um tratamento específico, feito por meio de cremes associados com medicamentos orais.
 
Queimadura e desidratação
Devem ser avaliados em unidades de pronto atendimento, principalmente quando acomete crianças menores de um ano e idosos.
 
Fonte: médico infectologista Marco Aurélio Góes
 
Atenção com os bebês
Se os adultos já sofrem com o sol forte as altas temperaturas de verão, bebês e crianças que têm pele mais sensível precisam de cuidado redobrado, alerta a médica Ana Elisa kiszewski, presidente do Comitê de Dermatologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Uma das situações mais comuns, segundo Ana Elisa kiszewski, são as brotoejas.
 
— Elas aparecem devido ao suor excessivo. Por isso, banhos rápidos, seguido do uso de pasta d'água no local afetado, ajudam a controlar o problema.
 
O calor potencializa o surgimento de uma série de doenças de pele. Na lista estão:
Miliária (brotoejas)

Piodermites (infecção bacteriana da pele)

Micoses (infecção fúngica)

Infecções virais (herpes, verruga e molusco contagioso)

Parasitoses (os populares como bicho de pé e bicho geográfico)

Queimaduras
 
Fonte Zero Hora

Conheça o remo, um esporte alternativo que alia exercício físico e contato com a natureza

Excelente para a forma física saudável e com grandes benefícios ao bem-estar psicológico, o exercício pode ser praticado em qualquer idade
 
O Guaíba é responsável por um dos cartões postais mais conhecidos de Porto Alegre. Mas o privilégio de ter um rio por perto vai muito além das belas paisagens. É nele que se pratica um dos esportes que trazem mais benefícios para a saúde: o remo.
 
Muitas vezes confundido com a canoagem, que trabalha apenas os membros superiores, o remo é um esporte completo. As pernas também se movem (e muito!) durante o exercício, que movimenta toda a musculatura, seja dorsal, abdominal ou posterior de coxa, tudo de forma muito equilibrada.
 
— A gente só não conseguiu mexer as orelhas, ainda! — brinca o professor e ex-técnico da seleção brasileira de remo, José Ricardo Contiere, conhecido como Piá.
 
Brincadeiras à parte, o treinador explica que o remo também beneficia a parte cardiovascular, trabalhando em faixas de equilíbrio aeróbico, nas quais o coração e a toda a parte cardiorrespiratória são muito favorecidos. E ainda tem uma excelente queima calórica, que pode chegar a 1 mil calorias em 1 hora, dependendo da intensidade da prática.
 
— Aliado a isso tudo, o remo tem componentes de força e resistência importantes. Você repete os movimentos de forma cíclica e tem a resistência muscular localizada — explica Piá.
 
Mesmo com todos esses benefícios físicos, o maior ganho de quem pratica remo talvez esteja em outro ponto: o bem-estar. Por ser um esporte praticado ao ar livre, o remo possibilita uma relação muito próxima com a natureza, a água e o meio ambiente, mostrando-se uma excelente alternativa para quem quer praticar um exercício físico mas não gosta do ambiente fechado de uma academia.
 
— O remo equilibra o dia a dia atribulado das pessoas. Você consegue sair do seu mundo e se transportar para um lugar que vai te exigir uma situação completamente diferente. Desestressa muito, pois você fica praticamente numa ilha, num barquinho cercado de água por todos os lados, onde você carrega todo o seu pensamento — relata o professor.
 
E o remo ainda tem outro ponto a seu favor: ele pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade. Apesar de parecer um exercício intenso, que pede força e boa forma física, a exigência do remo é completamente regulável. Um iniciante no esporte não precisa ter uma condição mínima de aptidão física, ele pode estar completamente fora de forma. A única exigência, por questões de segurança, é saber nadar.
 
— Ser auto regulador é uma característica desse esporte, que pode ser praticado como um lazer, de baixa intensidade, como pode trabalhar de forma mais intensa o corpo, se a pessoa tiver uma boa forma física. Essas condições atraem pessoas das mais diferentes idades para a prática do remo, inclusive idosos e crianças — explica Piá.
 
Fonte Zero Hora

Esportistas amadores devem ter cuidado redobrado para evitar traumas musculares

Exercícios físicos intensos necessitam de preparação
Diagnóstico e tratamento adequados podem evitar futuras sequelas
 
O verão é a época dos esportistas amadores, que aproveitam o calor e as férias para intensificar atividades como futebol, corrida e caminhadas ao ar livre. Entretanto, muitas vezes, essas atividades são realizadas sem um acompanhamento médico ideal, o que pode gerar uma maior tendência de traumas músculo-esqueléticos, que compreendem distensões, contusões musculares e até fraturas ósseas dos membros (pés, mãos, braços e pernas).
 
Uma medida preventiva é consultar um médico especialista para o acompanhamento de um programa de capacitação física progressiva, que deve ser seguido ao longo de todo o ano, sem interrupções, preparando o organismo para as atividades mais intensas. Porém, com a chegada do verão, as pessoas nem sempre se prepararam da forma correta.
 
De acordo com o traumatologista Marcelo Guerra, gestor da área de Traumatologia do Mãe de Deus Center, ao se realizar uma atividade física, na evidência de trauma, mesmo que desencadeado simplesmente por levantar algo pesado, a pessoa deve buscar atendimento o mais breve possível para evitar que o quadro clínico possa se agravar.
 
— A pessoa pode julgar que sofreu um trauma simples, mas a severidade pode ser maior do que ela imagina, podendo causar sequelas futuras se o tratamento não for adequado ao seu caso — afirma o especialista.
 
O médico explica que, na maioria das vezes, é necessária a realização de exames diagnósticos para identificar o tipo e a extensão da lesão.
 
— Com base nesses exames, será realizado um diagnóstico preciso por um especialista na área, que administrará um tratamento específico e individualizado para cada caso — diz Guerra.
 
Dicas para praticar atividades físicas saudáveis:
- Realize exercícios físicos com acompanhamento médico

- Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos ao longo de todo o ano

- Caso sofra algum tipo de trauma ao realizar alguma atividade física, procure imediatamente um atendimento médico

- A dor é um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Após a realização de uma atividade física, qualquer tipo de dor deve ser investigado por um especialista
 
Fonte Zero Hora

Qual a diferença entre espermatozoide e sêmen?

O sêmen é o resultado de uma mistura de secreções
(plasma seminal) e do esperma ou espermatozoides
Há pessoas que confundem espermatozoide e sêmen, considerando que o conceito e a função de ambos é a mesma coisa. No entanto, o sêmen é um fluido orgânico produzido pelos machos de muitas espécies animais para transportar os espermatozoides até o local de fertilização na fêmea.

— O sêmen é o resultado de uma mistura de secreções (plasma seminal) e do esperma ou espermatozoides — explica o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela USP.

Segundo o médico, o plasma seminal fornece um meio nutritivo e protegido para os espermatozoides durante sua jornada até o trato reprodutivo feminino.

— A secreção contém um complexo de componentes orgânicos e inorgânicos — acrescenta.

Já o espermatozoide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais machos, uma célula com motilidade (que se move) e que possui energia para nadar livremente.

— É formado por cabeça, peça intermediária e cauda. A cabeça constitui o seu maior volume, é o local em que se localiza o núcleo da célula, que contém o material genético (DNA) — diz Ueno.

O médico comenta que os dois terços anteriores da cabeça estão cobertos pelo acrossoma, que contém as enzimas necessárias para a penetração do espermatozoide no óvulo. A cauda é responsável pela motilidade e, na área intermediária da cauda, encontram-se os produtores de energia celular.

— Os espermatozoides vivem, em média, 24 horas no trato genital feminino, porém alguns são capazes de fecundar o óvulo após três dias. Cada centímetro cúbico de sêmen contém milhões de espermatozoides. Mas o maior volume do sêmen é formado pelas secreções das glândulas do aparelho reprodutor masculino, principalmente a próstata e as vesículas seminais — explica o especialista.

Além disso, é o espermatozoide que define o sexo do futuro bebê, pois pode conter o cromossomo X - responsável pela formação de um indivíduo do sexo feminino - ou o cromossomo Y - responsável pela formação de um indivíduo do sexo masculino. De acordo com Ueno, o espermatozoide necessita nadar 11 centímetros por hora, o equivalente a um homem atravessar uma piscina de 50 metros em cinco segundos, para conseguir percorrer sua trajetória.

— Milhões de espermatozoides são depositados na parte posterior da vagina mas somente entre 300 e 500 alcançam o local da fecundação — destaca.

O tempo dessa trajetória pode variar entre cinco e 45 minutos e o vencedor consegue penetrar o óvulo formando uma nova vida.
 
Fonte Diário Catarinense

Ar-condicionado na escolinha: necessidade ou conforto?

Pais e instituições divergem se a refrigeração é prejudicial ou necessária
 
Como o verão gaúcho bate recordes de calor, há pais preocupados com a temperatura que seus filhos irão encontrar no local onde passam a maior parte do dia: a escolinha. Acostumadas a conviver com ar-condicionado no carro, em casa e até mesmo no consultório do pediatra, muitas crianças ficam sem a refrigeração quando chegam à escola.
 
Alguns pais estão reclamando – não querem que os filhotes passem calor. Os protestos, inclusive, estão fazendo instituições reverem a questão. É o caso de uma tradicional escola de educação infantil de Porto Alegre, que era contrária à climatização, mas está repensando sua decisão. Uma das diretoras, Ana Paula Moura explica que a posição original da escola era baseada no argumento dos pediatras, de que o contato com ar-condicionado poderia prejudicar a saúde dos pitocos.
 
— Já estamos vendo orçamentos para refrigerar a escola — diz.
 
Em 17 anos de trabalho com esse público, essa é a primeira vez que Nilo Ortiz, outro diretor da mesma instituição, vê tamanha mobilização por parte dos pais:
 
— Só deles, porque os filhos não reclamam nem demostram indisposição.
 
Responsável pela administração de outra escola infantil, Frederio Behrends diz que procura equilibrar a climatização em algumas salas de aula e o contato com o ambiente externo. Uma das estratégias antes de ligar o aparelho é observar o clima na cidade:
 
— Como há bastante umidade e nossa escola é arborizada, estimulamos que as crianças fiquem na rua, brincando na sombra.
 
É dessa forma que a atriz Juliana Amorim procura educar a filha Dara, dois anos e meio. Ela prefere as salas de aula que não têm ar-condicionado. Na escola que frequenta, Dara costuma se refrescar de formas mais naturais.
 
— Querer que a criança viva trancada em uma sala gelada é privá-la de um contato direto com a natureza, que é muito saudável. Melhor levá-la para a piscina e para fazer atividades ao ar livre, como tomar banho de mangueira e encher bexiga — sugere Juliana.
 
A psicóloga Adriane Turatti de Rose, mãe de José Pedro, dois anos e meio, defende o ar-condicionado:
 
— Acho muito melhor eles estarem refrescados do que passando calor. Senão, ficam irritadiços, cabisbaixos.
 
O que dizem os médicos
Segundo a pediatra Silvana Marcantônio, manter as crianças em ambientes resfriados não é contraindicado. O importante é que a temperatura esteja agradável e não prejudique o humor das crianças, que também sofrem com o calor.
 
É preciso, porém, ter um cuidado rigoroso com a mudança radical de temperatura e a limpeza do filtro do ar-condicionado, pois os alérgicos são mais sensíveis.
 
A pediatra explica ainda que a questão tornou-se natural porque, com a facilidade de adquirir um ar-condicionado e carros climatizados, as crianças se acostumaram com o conforto.

Fonte Zero Hora

Prefeitura de Tapurah - MT abre processo seletivo

Por intermédio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tapurah, no Mato Grosso, foi publicado o edital nº 001/2013 para realização de processo seletivo que visa o preenchimento de 01 vaga para o cargo de Médico Clínico Geral. O vencimento pode chegar a R$ 9.514,71 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 26 de janeiro de 2013, na Avenida Paraná, 1100 – Centro – Paço Municipal – Tapurah – MT, na Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 11h00 e das 15h00 às 17h00 e no sábado das 09h00 às 11h00. Não será cobrada taxa de inscrição.

No ato da inscrição deverá ser entregues os seguintes documentos:

Cópia do documento de identidade (RG) e CPF, podendo ser cópia da CNH.

 02 fotos 3X4 recente, tiradas de frente.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 29 de janeiro de 2013, com início às 8:00 horas e término as 12:00 horas na Câmara Municipal de Tapurah, Av. Paraná, S/N, Centro – Tapurah/MT.

O gabarito será publicado 2 horas após o término da prova.

O processo seletivo será válido a partir de sua homologação até 31 de dezembro de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Camacan (BA) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Camacan, Estado da Bahia, através da Secretaria Municipal de Administração - SMA, lançou edital n° 001/2013 de processo seletivo, objetivando a contratação de profissionais para atuarem na Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, nos serviços de proteção social básica e especial (CRAS, SMAS Itinerante, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, CREAS) e no Programa Bolsa Família, sob regime de trabalho temporário.

São providas 18 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários variados de 750,00 a R$ 1.400,00 em carga horária de 30 e 40h semanais. A carga horária será acrescida em 10 horas com o pagamento de hora extra, correspondente a 33.33% do salário.
 
De acordo com o edital, as chances são para os cargos de Educador Social, Advogado, Psicólogo, Assistente Social, Agente Social e Orientador Social.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro de 2013, na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 08:00 horas às 14:00 horas.
 
O certame consistirá em:
- Análise de Currículo;
- Prova Prática de Digitação;
- Prova Prática para Agente Social;
- Entrevista.

A divulgação oficial das etapas do processo seletivo dar-se-á através do quadro de avisos da Prefeitura Municipal e na Internet no site www.camacan.ba.gov.br.

Classificação Final O resultado final será divulgado no dia 01 de fevereiro de 2013, nos meios de comunicação, site da Prefeitura Municipal de Camacan e será afixado no Mural da Secretaria Municipal de Administração e Assistência Social.
 
O certame tem validade de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Frei Rogério (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura catarinense de Frei Rogério divulgou o edital de processo seletivo nº 001/2013, destinado ao preenchimento de vagas em caráter temporário e emergencial, para cargos do quadro de pessoal do município.
 
Serão providas várias vagas para cadastro reserva de níveis fundamental e superior, com salários de até R$ 832,52, para carga horária de 20 e 40h semanais. Os cargos disponíveis são: Professor, Servente/Merendeira, Agente de Serviços Gerais, Motorista e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 01 de fevereiro de 2013, das 07:30 às 12:00 horas, com exceção aos sábados, domingos e feriados, junto a Prefeitura Municipal, situada à Rua Adolfo Soletti, 750, centro, no município de Frei Rogério/SC. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental) e R$ 50,00 (nível superior).
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados e entregues os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;

CPF-Cadastro de Pessoa Física ou o comprovante de inscrição;

Título de Eleitor;

Comprovante que votou na última eleição ou certidão de quitação eleitoral, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral;

Comprovante de quitação do Serviço Militar através da apresentação do Certificado de Reservista, ou de Dispensa do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

Guia de Recolhimento da taxa de inscrição, nos termos e orientações estabelecidas no edital;

Comprovante de escolaridade exigido para o cargo, que será opcional no ato da inscrição e obrigatório no ato da contratação;

Comprovante de habilitação (inscrição no órgão fiscalizador da profissão) exigido para o cargo, será opcional no ato da inscrição e obrigatório no ato da contratação;

Procuração para as inscrições feitas por procurador;

Duas fotos 3 X 4, iguais e recentes;

Carteira de Motorista, no mínimo categoria C para o cargo de motorista;

Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, comprovante de residência no município.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 17 de fevereiro de 2013, das 13:30 às 16:00 horas, junto ao Centro Municipal Adolfo Soletti, situado à Rua Augustinho Pillon, s/n, centro, município de Frei Rogério/SC.
 
A prova prática será realizada logo após o horário do término da prova escrita, junto à garagem de máquinas do município.
 
Os cadernos da prova escrita estarão disponíveis no 1º dia útil após a realização das provas, no mural da Prefeitura Municipal e no site www.freirogerio.sc.gov.br.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais um ano a critério da administração.

Edital / Publicações

Vagas de estágio no Ministério Público do Estado de Pernambuco

Foi divulgado o edital Nº. 03/2012 - ESMP/PE para realização de processo seletivo do Ministério Público do Estado de Pernambuco, visando o preenchimento de 139 vagas para estágio.
 
Poderão se inscrever os alunos que estejam cursando do 5º ao 9º período ou do 3º ao 5º ano do curso de Direito, em escolas oficiais ou reconhecidas de Direito (Faculdade oficial ou reconhecida) e que não tenham sido credenciados no Programa de Estágio Universitário de Direito do Ministério Público de Pernambuco (PEUD/MPPE) por mais de um quadrimestre.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 28,00, serão efetuadas no endereço eletrônico da SISMETA - www.sismeta.com.br, até às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2013.
 
Prova
A prova de redação será realizada na data provável de 17 de fevereiro de 2013, 10h às 12h, nas cidades de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, em locais que serão divulgados no site www.sismeta.com.br, a partir do dia 14 de fevereiro de 2013.
 
A nota referente a prova de redação será divulgada a partir do dia 05 de março de 2013.
 
A entrega da documentação obrigatória por todos os candidatos convocados e elencados na relação final de classificados nas suas respectivas localidades será de 18 a 20 de março de 2013.

Concurso Prefeitura de Campo Erê - SC

A prefeitura do município de Campo Erê, em Santa Catarina, tornou pública a realização de Processo Seletivo para a a formação de cadastro reserva de pessoal. As contratações serão realizadas em caráter temporário durante o ano de 2013, tendo o processo seletivo validade por um ano, que poderá ser prorrogado por igual período.
 
As oportunidades são para as funções de Professor de Ensino Fundamental de 1ºa 2º séries, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de Espanhol, Assistente Social e Mãe Social.
 
As jornadas de trabalho dos professores será de 20 horas semanais, enquanto que demais ocupações cumprirão jornada de 40 horas. O vencimento oferecido varia de R$ 588,61 a R$ 2.124,49.
 
As inscrições serão processadas por meio da página web do Instituto de Consultoria em Administração Pública - ICAP (www.icap.net.br) no período compreendido entre 21 de janeiro a 04 de fevereiro de 2013. Os candidatos sem acesso à internet poderão dispor de equipamento para efetuar sua inscrição na Prefeitura Municipal de Campo Erê(SC), em dia de expediente, no horário das 07h45min às 13h.
 
O investimento do candidato será de R$ 40,00, caso opte pela inscrição no cargo de Professor ou Assistente Social, e R$ 30,00 para inscrição no cargo de mãe social.
 
Duas etapas serão realizadas neste Processo Seletivo: a primeira etapa é PROVA ESCRITA OBJETIVA, para todos os cargos, a ser aplicada em 17 de fevereiro de 2013; a segunda etapa é a PROVA DE TÍTULOS, somente para os inscritos nos cargos de Professor de ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Artes e Professor de Espanhol, prevista para acontecer na mesma data da prova escrita.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sandovalina - SP

A Prefeitura de Sandovalina, Estado de São Paulo, abriu o edital 001/2013 de concurso público para preencher duas vagas na função de Agente Comunitário de Saúde. Sob os cuidados da Consesp, o certame terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do seu resultado.
 
Os agentes comunitários realizarão atividades que envolvem a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade. Também atuarão na promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva, entre outras atividades-fins.
 
As oportunidades estão abertas para candidatos que possuam nível fundamental completo e Carteira Nacional de Habilitação categoria "A". Além disso, é preciso que o interessado comprove residência no município. O aprovado contratado fará jus a um salário de R$ 785,18, para cumprir uma jornada de 40 horas semanais
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via site www.consesp.com.br, até o dia 27 de janeiro de 2013, mediante o pagamento de R$ 27,00.
 
As provas serão aplicadas na cidade de Sandovalina - SP no dia 24 de fevereiro de 2013, e conterá questões de Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos gerais e específicos. O local de aplicação será a Escola Municipal Monteiro Lobato, Rua João Alves dos Santos s/nº- Centro - Sandovalina/SP.
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados pela Consesp a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

Prefeitura de Pacaembu (SP) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pacaembu, Estado de São Paulo, lançou dois editais (n° 001 e 002/2013) de processo seletivo para o preenchimento de 32 vagas para os cargos de Monitor de Transporte Escolar e Agente Comunitário de Saúde de nível fundamental. As contratações serão providas pelo Regime Celetista.

O certame está sob a responsabilidade da CONSESP - Consultoria m Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

O salário oferecido ao cargo de Monitor de Transporte Escolar será de R$ 678,00 e para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será de R$ 686,00. A carga horária de trabalho para os dois cargos será de 40 horas semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 21 a 27 de janeiro de 2013.

A taxa de inscrição será de R$ 35,00, devendo ser paga até a data do vencimento.

As provas serão realizadas no dia 17 de fevereiro de 2013, às 9h, Na cidade de Pacaembu - SP, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 (dois) dias.

A validade do Processo Seletivo será de um ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Bom Jesus do Oeste - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Bom Jesus do Oeste, Estado de Santa Catarina, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo destinado ao preenchimento de 11 vagas para profissionais de nível superior/magistério, com salários de até R$ 2.261,35, em carga horária de 10 a 40h semanais. O certame será realizado através do Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP.

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Ensino, Professor, Fonoaudióloga e Assistente Social.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 01 de fevereiro de 2013, através da internet, no endereço eletrônico: www.icap.net.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para todos os cargos.

Os candidatos sem acesso à internet poderão dispor de equipamento para efetuar sua inscrição na Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste (SC), em dia de expediente, no horário das 08h às 11h45min e das 13h30min às 17h.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 09 de fevereiro de 2013 na Escola Municipal Professor Albano Borre – Avenida Cristo Rei, nº 180 – Bom Jesus do Oeste - SC.

O certame é válido pelo prazo de 1 ano, prorrogável uma vez, por igual período.

Vagas de estágio na 3ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais

A 3ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais está com processo seletivo aberto (edital 01/2013) destinado à contratação de dois estagiários(as), além da formação de cadastro reserva com demais aprovados. Os interessados deverão ser acadêmicos(as) do curso de Direito devidamente matriculados a partir do 3º ano (5º semestre).
 
As inscrições serão realizadas até 28 de janeiro de 2013, na sala da 3ª. Promotoria de Justiça, situada na Rua João Ângelo Cordeiro, s/nº, Edifício do Fórum, São José dos Pinhais - PR, no horário compreendido entre as 12h00min e 18h00min, mediante preenchimento de requerimento padrão fornecido no local. O candidato deverá anexar com o requerimento os seguintes documentos:
 
a) Certidão de matrícula e freqüência em um dos três últimos anos ou semestres equivalentes do curso de bacharelado em Direito ou Ciências Jurídicas e Sociais, reconhecidas ou autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação;
 
b) Histórico Acadêmico (notas);
 
c) Curriculum Vitae;
 
d) Fotocópias da cédula de identidade e CPF.
 
Seleção
A Primeira Etapa consistirá em 10 questões de múltipla escolha sobre as matérias listadas no edital. Esta etapa será aplicada no dia 28 de janeiro de 2013 na Rua João Ângelo Cordeiro, s/nº, Edifício do Fórum, São José dos Pinhais - PR, com início às 13:30 horas e término às 17:30 horas, de caráter eliminatório e classificatório. Já a prova dissertativa consistirá em duas questões de Direito, versando sobre os pontos elencados no edital.
 
A Segunda Etapa será constituída de entrevista, que será aplicada no dia 29 de janeiro de 2013, no mesmo endereço.
 
Os resultados serão afixados em edital no dia 30 de janeiro de 2013, no período vespertino.