Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cuidado com a tendinite na gravidez e pós-parto

Movimentos repetidos diversas vezes ao dia,  causam lesões à musculatura
Ortopedista recomenda alguns cuidados e atividade física para evitar o incômodo
 
Põe no colo, tira do colo, troca fralda, pega para amamentar, estes são alguns dos movimentos repetidos diversas vezes ao dia por mulheres que acabaram de dar à luz. Porém essa repetição pode prejudicar o braço da mãe e causar dor no punho, a chamada tendinite de Quervain. Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, esse tipo de esforço pode causar dores intensas nos punhos, antebraços, cotovelos, mãos e ombros.

 — A tendinite de Quervain é uma dor na base do dedo polegar que se intensifica quando o movimentamos são feitos em direção ao dedo mínimo. Se não for tratada, essa lesão pode levar a incapacidade de movimentos — alerta.

Além da repetição de movimentos, essa lesão é comum em mulheres gestantes e no pós-parto devido às alterações hormonais no organismo. Durante a gestação a mulher produz um hormônio chamado relaxina que tem a finalidade de ajudar no trabalho de parto.

— A relaxina atua diretamente em todas as articulações relaxando os ligamentos e dando maior mobilidade às articulações. Apesar de seus benefícios, na hora do parto, esse hormônio também favorece o surgimento dessa tendinite que pode impedir a mãe de carregar o filho no colo por muito tempo — explica o ortopedista.

A inflamação costuma iniciar-se no terceiro trimestre de gestação, podendo se agravar no pós-parto. Isso porque os cuidados com o recém-nascido podem aumentar a dor. Assim que a mãe observar que não está tendo força nas mãos para realizar tarefas cotidianas, seguida de dormência, deve procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso.

Cuidado com a posição ao amamentar
Durante a amamentação, a mãe deixa a coluna cervical tensa, e isso provoca dores. O posicionamento durante a amamentação também pode causar tendinite ou bursite, devido ao peso do bebê.

— É preciso tomar cuidado com a postura adotada ao carregar o bebê e durante a amamentação, pois os movimentos realizados para cuidar da criança podem sobrecarregar várias partes do corpo como a região lombar e os joelhos, além da mão — ressalta Luiz Alberto.

Para identificar o problema são realizados testes e exames como radiografia da mão, hemograma e provas reumáticas que auxiliam o diagnóstico.

— O exame físico irá demonstrar a diferença entre essa tendinite e outros problemas como a artrose, processo degenerativo de uma articulação da base do polegar, fraturas e artroses dos ossos do punho — diz.

Normalmente, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos, sendo que a imobilização do polegar pode ser necessária. O uso de infiltração com corticoesteroide e os anti-inflamatórios não hormonais são reservados para uso após o parto.

Como prevenir
Seguir uma rotina de exercícios físicos e evitar movimentos repetidos podem aliviar os sintomas e prevenir a tendinite de Quervain.
 
O ortopedista compilou algumas dicas para evitar esse incômodo:

• Na hora de amamentar o bebê, escolha uma posição correta e confortável. O ideal é fazer isso sentada em uma cadeira, mantendo os pés apoiados no chão e apoiando os braços com uma almofada. Deixe os ombros relaxados para não sobrecarregar a cervical.

• Após a amamentação, relaxe! Aproveite para dormir e descansar. É importante que a mãe esteja descansada na hora da amamentação.

• Alguns exercícios podem ser feitos antes e após a amamentação. Relaxe os ombros e suba-os lentamente associando com a respiração. Depois solte junto com o ar ou tracione a cabeça para baixo mantendo por dez segundos. Este movimento pode ser repetido três vezes ao dia.

• Faça movimentos para ativar o sistema linfático e o próprio retorno venoso. Aposte nos movimentos circulares com os pés, cinco vezes para o lado direito e depois para o esquerdo, além de movimentar os pés para cima e para baixo o mesmo numero de repetições.

• Não deixe de fazer atividade física, desde que liberada pelo obstetra.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário