Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Esportistas amadores devem ter cuidado redobrado para evitar traumas musculares

Exercícios físicos intensos necessitam de preparação
Diagnóstico e tratamento adequados podem evitar futuras sequelas
 
O verão é a época dos esportistas amadores, que aproveitam o calor e as férias para intensificar atividades como futebol, corrida e caminhadas ao ar livre. Entretanto, muitas vezes, essas atividades são realizadas sem um acompanhamento médico ideal, o que pode gerar uma maior tendência de traumas músculo-esqueléticos, que compreendem distensões, contusões musculares e até fraturas ósseas dos membros (pés, mãos, braços e pernas).
 
Uma medida preventiva é consultar um médico especialista para o acompanhamento de um programa de capacitação física progressiva, que deve ser seguido ao longo de todo o ano, sem interrupções, preparando o organismo para as atividades mais intensas. Porém, com a chegada do verão, as pessoas nem sempre se prepararam da forma correta.
 
De acordo com o traumatologista Marcelo Guerra, gestor da área de Traumatologia do Mãe de Deus Center, ao se realizar uma atividade física, na evidência de trauma, mesmo que desencadeado simplesmente por levantar algo pesado, a pessoa deve buscar atendimento o mais breve possível para evitar que o quadro clínico possa se agravar.
 
— A pessoa pode julgar que sofreu um trauma simples, mas a severidade pode ser maior do que ela imagina, podendo causar sequelas futuras se o tratamento não for adequado ao seu caso — afirma o especialista.
 
O médico explica que, na maioria das vezes, é necessária a realização de exames diagnósticos para identificar o tipo e a extensão da lesão.
 
— Com base nesses exames, será realizado um diagnóstico preciso por um especialista na área, que administrará um tratamento específico e individualizado para cada caso — diz Guerra.
 
Dicas para praticar atividades físicas saudáveis:
- Realize exercícios físicos com acompanhamento médico

- Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos ao longo de todo o ano

- Caso sofra algum tipo de trauma ao realizar alguma atividade física, procure imediatamente um atendimento médico

- A dor é um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Após a realização de uma atividade física, qualquer tipo de dor deve ser investigado por um especialista
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário