Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Filhas de fumantes podem entrar na menopausa antes do normal

Meninas cujos pais são fumantes podem entrar na menopausa até um ano antes do normal, diz pesquisa conduzida pelo M&K Health Institute, no Japão. Segundo os pesquisadores, o hábito de fumar pode afetar a vida reprodutiva das filhas, encurtando seu período fértil.
 
A equipe japonesa analisou mais de 1.000 mulheres na menopausa em acompanhamento ginecológico, e concluiu que cerca de 75% dos pais das voluntárias haviam fumado enquanto eram geradas no útero de suas mães, e que a mesma porcentagem afirmaram que seus maridos fumavam antes de elas atingirem a menopausa. Apenas cerca de 5% das mulheres assumiram terem fumado enquanto estavam grávidas ou mesmo durante o período em que poderiam ter ficado grávidas – e ainda não sabiam.
 
A idade média de chegada à menopausa foi de 51 anos, contudo, entre as que fumavam, o período fértil foi encurtado em 14 meses, e entre as que o marido fumava, cinco meses. Já para aqueles que foram expostas ao fumo enquanto ainda estavam no útero, a menopausa aconteceu 13 meses antes da média observada.
 
Segundo os cientistas, a relação exata entre fumo passivo e o ciclo reprodutivos das mulheres não pode ser estabelecida, mas entre as hipóteses mais prováveis estão a influência do cigarro no esperma, na formação do embrião e nas glândulas do cérebro responsáveis pelo hormônio reprodutivo.
 
Fonte Humana Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário