Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de julho de 2014

Festa junina: fogos de artifício podem causar queimaduras e até amputação

Cuidados com fogos de artifícios devem ser redobrados nesta época do ano
Especialista dá dicas de como proceder nesta época de comemorações

Em época de festa junina é comum acender fogueiras e soltar fogos de artifício para celebrar a data. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que as celebrações não se transformem em acidentes com queimaduras e até mesmo amputações.

Segundo o coordenador cirúrgico do HSPE (Queimados do Hospital do Servidor Público Estadual) Carlos Alberto Mattar, as queimaduras por fogos de artifícios são extremamente graves e quase sempre são acompanhadas de amputações, já que os rojões contém pólvora e ao explodirem inadvertidamente, afetam principalmente as mãos e o rosto.

― Os pacientes já chegam muito traumáticos, por causa da explosão. É a mesma coisa que uma guerra, é o mesmo tipo de trauma que você vê. Em menor nível, mas basicamente isso.

Segundo o especialista, para utilizar os rojões sem riscos, é aconselhável que os amarrem em cabos de vassouras para manter a distância das mãos e do rosto, além de afastar as crianças e em hipótese alguma deixá-las manusear.

― Há pessoas que seguram o rojão com a boca para riscar o palito de fósforo. Muitas vezes, não se sabe a origem daquele rojão, como ele foi fabricado e acaba explodindo. Todo cuidado é pouco.

Caso ocorra qualquer tipo de queimadura, Mattar afirma que é necessário cobrir a área com um pano limpo e umedecido com água fria, já que o corpo humano possui bactérias e, quando há um trauma na pele, elas acabam agredindo o próprio corpo.

― É essencial procurar um hospital, nem que seja para fazer um curativo e voltar para casa. É muito importante que seja feita uma avaliação nas primeiras horas da queimadura. É ela que determina como será a evolução e quais as sequelas.

R7

Por que homens preferem fazer sexo de manhã e mulheres à noite?

6h

  
Dormir bem.
Uma boa noite de sono é outra razão para homens quererem sexo pela manhã. De
acordo com estudos, quanto mais tempo o homem dorme, mais
testosterona ele produzirá.

 

De acordo
com um estudo do Journal of the American Medical Association, dormir
mais de cinco horas por dia pode aumentar o nível de testosterona no homem em
15%Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e álcool, diz especialista

Produção da testosterona em diferentes horários pode ser a explicação

Por que os homens se sentem mais sexys e querem ter relações sexuais logo pela manhã enquanto as mulheres só querem dormir neste horário? E por que à noite as mulheres estão afim de sexo enquanto os homens só querem descansar?   

Segundo informações do site Mirror, essa diferença nos horários é causada pelo nível de hormônios nos homens e nas mulheres. 

Veja a seguir o que acontece com o corpo!  

5 horas
Mesmo antes de o homem abrir seus olhos, o nível de testosterona do homem está no seu auge (de 25% à 50% a mais do que qualquer outra hora do dia). Isso acontece porque a glândula pituitária no seu cérebro ― que controla a produção do hormônio sexual nos homens ― foi “ligada” durante a noite.  

Mulheres também produzem testosterona, mas produzem apenas uma fração do total durante a manhã. De acordo com o neuroendocrinologista Ashley Drossman, os homens precisam de pouca quantidade de testosterona para querer sexo.  

― Os níveis altos de testosterona de manhã podem fazer com que o homem acorde com ereções pelo menos três vezes por semana.

6 horas
Dormir bem. Uma boa noite de sono é outra razão para homens quererem sexo pela manhã. De acordo com estudos, quanto mais tempo o homem dorme, mais testosterona ele produzirá.  

De acordo com um estudo do Journal of the American Medical Association, dormir mais de cinco horas por dia pode aumentar o nível de testosterona no homem em 15%.

7 horas
Enquanto os níveis de hormônios sexuais dos homens estão no seu ponto mais alto, nas mulheres os níveis são os mais baixos.  

― Os níveis de testosterona masculinos e femininos são os mais elevados em extremos opostos do dia, de modo que eles ficam fora de sincronia. É preciso mais do que hormônios para que a mulher fique afim, então os homens precisam fazer um esforço a mais.

8 horas
Quando homem e mulher começam a se preparar para iniciar seu dia fora de casa, os níveis de hormônios que causam o estresse aumentam, diminuindo muito à vontade matinal dos homens .

9 horas
À medida que o dia passa, os homens vão manter constantemente a produção de testosterona em seus testículos. O hormônio também é necessário para desencadear o crescimento muscular e produção de espermatozoides. Os níveis do hormônio vão cair e subir em uma onda naturalmente a cada 90 minutos durante todo o dia.

13 horas
Estudos descobriram que os níveis de testosterona das mulheres são mais propensos a subir nos momentos que antecipam a relação sexual.

18 horas    
Ao anoitecer, os níveis de testosterona dos homens estão começando a cair, enquanto os hormônios sexuais femininos estão gradualmente subindo, embora muito mais lentamente.

No entanto, uma sessão de academia pode aumentar a libido de ambos os sexos. Estudos têm demonstrado que os níveis de testosterona nos homens são significativamente mais elevados após meia hora de exercícios físicos.  

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriu que os homens que se exercitaram tiveram uma libido aumentada. Eles também relataram ter 30% mais de sexo e 26% mais orgasmos.

19 horas  
Horário de relaxar depois de um dia estressante. O fato até colocar uma música para relaxar pode afetar os níveis de hormônios sexuais.

Um estudo japonês pela Universidade de Nara descobriu que a música — incluindo a música pop, jazz ou apenas uma compilação de canções favoritas — impulsionou os níveis de testosterona "significativamente" em mulheres, mas teve exatamente o efeito oposto nos homens.  

Os pesquisadores acreditam que o motivo é que a canção pode fazer as mulheres se sentirem mais relaxadas, o que as deixa mais sensuais. Já nos homens, o relaxamento proporcionado pela música os deixa mais calmos, diminuindo os níveis de testosterona.

20 horas
Se um jogo importante está na TV, os resultados também podem afetar a testosterona de um homem.  

De acordo com um estudo de testes de saliva pela Universidade de Utah, os fãs de esportes assistindo a um jogo da Copa do Mundo impulsionaram seus níveis hormonais em cerca de 20% quando seus times venceram. Após uma derrota, houve uma queda de 20% nos níveis.

21 horas
Até agora, o nível de testosterona de um homem está caindo para o nível mais baixo do dia, enquanto uma mulher de está caminhando para o seu ponto mais alto.  

De acordo com o especialista, o desejo dos homens fica mais ligado aos hormônios, enquanto o das mulheres se baseia na sua imagem corporal e no quão sexy ela pensa estar.

22 horas
Mesmo que os níveis de testosterona dos homens estejam em seu nível mais baixo, eles ainda são mais propensos a querer fazer sexo à noite, de acordo com Ashley Drossman.  

― Alguns dizem que as mulheres precisam de uma razão e os homens só precisam de um lugar.  e eu acho que isso é verdade. Mesmo que a testosterona masculina esteja muito baixa, seus níveis ainda estão maiores do que os de uma mulher.

23 horas
Durante o orgasmo, o hormônio ocitocina é liberado, o que ajuda os casais se aproximarem. Nos homens, esse hormônio ajuda na contração da próstata e das glândulas seminais. Nas mulheres, ajuda a estimular as contrações uterinas que movem o esperma para os ovários.

A liberação de ocitocina após o sexo também explica por que os homens adormecem depois de fazer amor, explica o especialista.

― Nas mulheres, a ocitocina é conhecida como o hormônio da amamentação e contrações musculares. Mas nos homens o impulso extra da ocitocina pode estimular o sono  .

R7

Novo exame pode antecipar em 10 anos o diagnóstico de câncer de mama

Reprodução - Exame levantaria em conta o estilo de vida da mulher
Teste analisa fatores ambientais que podem ajudar no desenvolvimento da doença

Um novo exame de sangue, que está sendo desenvolvido na Inglaterra, poderá indicar se a mulher tem chances de desenvolver câncer de mama no futuro. O teste avalia o estilo de vida. A informação foi publicada pelo site Daily Mail desta segunda-feira (30).

Segundo os pesquisadores da UCL (University College of London), o exame poderá identificar o perigo de desenvolver a doença dez anos antes de ela acontecer.

O principal autor do estudo, Martin Widschendter, o foco do exame seria nas mulheres que estão na fase pós-menopausa.

― Realizaríamos o teste a cada cinco anos e, depois, identificaríamos o risco as paciente em desenvolver a doença. Dependendo do risco, realizaríamos mudanças nos fatores ambientais que influenciam a doença.

Para chegar ao diagnóstico seriam avaliados os fatores ambientais, como o tabagismo, alimentação, consumo de álcool e exposição à substâncias químicas.

Segundo Widschendter, ainda é necessário que o exame seja testado em pessoas, mas ele acredita que a pesquisa poderá ser finalizada em até sete anos. Assim, os testes estariam prontos até 2020.

R7

Energéticos e suplementos alimentares podem aumentar risco de arritmias cardíacas

http://extra.globo.com/img/3b7/2013/1/17/22/18ci160a-energeticos.jpg
Foto: Extra / Globo
Produtos contém 10 vezes mais cafeína que xícara de café e suplementos importados podem levar anabolizantes 

Por Dr. Bruno Valdigem

Uso de energéticos e suplementos para atividade física pode modificar a forma de o coração bater em vários aspectos. Apesar de apresentarem objetivos diferentes, ambos podem ser consumidos pela mesma população, em ambientes e doses não controladas.

Os energéticos geralmente são estimulantes à base de derivados de cafeína e taurina. Ambas as substancias são encontradas em cafés, chás, refrigerantes de cola e guaraná - só que em doses menores. Algumas latas de energéticos chegam a apresentar a concentração de 10 a 15 xícaras de café preto. A cafeína, além de manter a pessoa mais "acordada", também facilita algumas arritmias cardíacas, como palpitações e extrassístoles.

Além disso, o consumo dessas bebidas eleva discretamente a pressão arterial, que na presença de algumas arritmias geralmente ainda não detectadas (lembrem-se, ninguém faz eletrocardiograma até uns 50 anos de idade, em média) pode levar a sintomas como desmaios e até parada cardíaca. A maioria da população não apresenta essas doenças - mas, se acontecer com você, as estatísticas da população não fazem muita diferença, certo?

 Os suplementos são uma coisa a parte. Alguns deles são feitos com reposição de aminoácidos e proteínas em doses muito acima do que uma dieta saudável pode trazer. Na maioria das vezes o corpo consegue aproveitar o que entra e expelir o excesso, geralmente pelo rim. Então, salvo uma sobrecarga renal (que aquando associada a muitos líquidos passa despercebida), os danos não são importantes.

E os queimadores de gordura, também conhecidos como fat burners? Estes merecem uma atenção especial. Geralmente vendidos associados a suplementos, os fat burners são aceleradores do metabolismo feitos à base de anfetamina, droga comprovadamente relacionada a mortes por arritmia, ou piora de função hepática e de pressão arterial.

Tanto os fat burners quanto os suplementos importados (que não usam a chancela da ANVISA) são vendidos no mercado negro com facilidade. É bom lembrar que em outros países não há regulamentação rígida sobre presença de substâncias não listadas na fórmula. E o que acontece: as empresas inserem anabolizantes em baixas doses e não listam nos ingredientes. O resultado superior em ganho de massa de alguns "importados" pode vir daí. E os efeitos colaterais (dentre eles impotência, queda de cabelo, espinhas, lesão hepática e problemas graves de colesterol) aparecem depois do uso contínuo.

Minha Vida

Apenas de 10 a 20% das reações adversar a medicamentos são consideradas alérgicas

http://blogclubsaude.files.wordpress.com/2013/09/shutterstock_154635617.jpgEntenda melhor quais são os tipos de reações que podem ocorrer ao ingerir remédios 

Por Dra. Rosane Bergwerk 

Reação adversa a medicamento segundo a ANVISA é qualquer efeito nocivo, não intencional e indesejado de uma droga, observado nas doses terapêuticas habituais em seres humanos para fins terapêuticos, profiláticos ou diagnósticos. 

As reações adversas a drogas dividem-se em dois tipos.

Reações previsíveis
Podem ocorrer em qualquer indivíduo e são relacionadas à ação farmacológica da droga, geralmente dose-dependente. Representam aproximadamente 75% das reações adversas a drogas. Há quatro variedades deste tipo de reação: 

1) Toxicidade: os efeitos são relacionadas com a quantidade da droga no organismo, acontecem quando o limite for ultrapassado. Como exemplo, temos a depressão do distema nervoso central com barbitúricos, lesão hepática pelo uso de paracetamol. 


2) Efeito secundário ou indireto: é um efeito relacionado de forma indireta à ação farmacológica da droga. Por exemplo, a administração de um antibiótico estimula a produção de uma toxina que provoca colite membranosa. 

3) Efeito Colateral: efeito indesejável mesmo com doses usualmente empregadas. Como sentir sonolência com anti-histamínicos. 

4) Interação de drogas: medicamentos administrados simultaneamente podem interagir aumentando ou diminuindo uma resposta esperada ou determinando uma resposta inesperada. Como a fenitoína pode aumentar no soro se administrada junto com fluoxetina ou sulfonamida. 

Reações não previsíveis
Ocorrem em pacientes suscetíveis (devido a características próprias dele) não relacionadas com ação farmacológica da droga, mas com a resposta individual, deficiências genéticas ou com uma resposta imunológica, em geral dose independentes. Também existem quatro variedades deste tipo de reação:

1) Intolerância medicamentosa: trata-se de um limiar diminuído para a ação farmacológica de uma droga em indivíduos suscetíveis. Para uma mesma dose de medicamento, um indivíduo com intolerância a essa substancia responderá com uma ação indesejável mais evidente do que a maioria dos indivíduos expostos a ela, como a hipotermia por ácido acetilsalicílico em crianças. 

2) Reação idiossincrática: é uma reação anormal a droga por inibição de uma atividade enzimática, sem mecanismo imunológico envolvido. Pode acontecer de pacientes com que quando ingerem primaquina desenvolvem anemia hemolítica (uma deficiência genética relacionada ao metabolismo da droga que se manifesta quando se expõe ao medicamento). 

3) Reação de hipersensibilidade ou alergia: é uma reação a drogas resultante de resposta ao mecanismo imunológico, isto é, quando há a participação de anticorpos circulantes específicos (IgE, IgM e IgG) ou linfócitos específicos sensibilizados. Essa reação não tem relação com a quantidade de droga administrada. Correspondem a 10 a 20% das reações adversas a medicamentos. Uma reação alérgica não costuma acontecer na primeira exposição do medicamento, porque é preciso um período de sensibilização anterior. A re-exposição à droga acarretará em uma nova reação geralmente mais rápida que a anterior. Como exemplo, temos a urticária provocada por penicilinas. 

4) Reação anafilactoide ou pseudo-alérgica: é uma reação que não envolve anticorpo específico ou linfócitos T sensibilizado. Ocorre liberação de mediadores diretamente de mastócitos ou basófilos e ou ativação de um sistema chamado complemento. As manifestações clínicas são semelhantes a de uma reação alérgica. Um exemplo é a urticária relacionada ao acido acetilsalicílico. 

Tipos de alergias
A maior parte dos medicamentos que provocam reações adversas, não é por mecanismos imunológicos, ou seja, não é uma reação alérgica. Porém, quando elas acontecem, existem algumas classificações específicas. 

1) Reação imediata tipo I: tem a participação do anticorpo IgE, resultando num quadro clínico com rinite, asma, urticária, angioedema (edema da derme profunda atingindo pálpebras e lábios) e anafilaxia (em que o paciente pode apresentar coceira na pele, vermelhidão, sensação de desmaio, falta de ar, chiado no peito, queda de pressão, choque, náuseas, vômitos e diarreia, urticária e angioedema. A obstrução progressiva das vias aéreas e colapso circulatório podem levar a coma e óbito). 

2) Reação tipo II: ação direta do anticorpo IgM ou IgG no tecido ou orgão, com ativação do sistema complemento. Pode atingir pele, pulmão, fígado, músculos, nervos periféricos e células sanguíneas. Pode provocar anemia hemolítica, diminuição de plaquetas e nefrite intersticial. 

3) Reação tipo III: Envolve a formação de um complexo antígeno-anticorpo que provoca lesão do tecido com ativação do sistema complemento. O quadro clínico envolve febre, urticária, presença de gânglios, inflamação das articulações, vasculite e envolvimento renal. 

4) Reação tipo IV: que é mediada por linfócitos T sensibilizados com produção de linfocinas, como a dermatite de contato. 
As reações alérgicas podem ser imediatas (30 minutos até 2 horas após a administração da droga), aceleradas (2 a 48 horas após a administração da droga) e tardias (48 horas após a administração da droga). 

A reação adversa a medicamentos é adquirida. É possível nunca ter sido alérgico a um medicamento e de repente se tornar. Pacientes atópicos (com asma, rinite e/ou dermatite atópica) podem apresentar reações IgE mediadas mais graves. A via de administração parenteral, ou seja, por soro ou aplicação tópica, provoca reações mais complexas. A incidência de reação alérgica ao medicamento é maior quando administrado de forma intermitente. O uso contínuo está associado a menor incidência de sensibilização alérgica. 

Às vezes as drogas apresentam estruturas químicas semelhantes e por este motivo dizemos que apresentam reação cruzada, ou seja, podem provocar os mesmos efeitos. Isso explica porque pode ser necessária a suspensão de um grupo de medicamentos. A incidência de reações cutâneas alérgicas é 35% mais frequente em mulheres. Os fármacos que mais provocam reações adversas são os antibióticos e os anti-inflamatórios não hormonais. 

Diagnóstico de alergia a um medicamento
Os testes para detecção de alergia a medicamentos não mostram eficácia e especificidade para todos os fármacos. A maioria das reações a drogas não é dependente de mecanismo IgE mediada, portanto não respondem a um teste alérgico Muitas reações imunológicas são provocadas por metabólitos e não pela droga principal. Estes metabólitos são de difícil identificação. 

Os testes mais utilizados são: 
  • teste cutâneo de hipersensibilidade imediata
  • teste de provocação
  • teste de contato
  • detecção de anticorpos IgE, IgM, IgG específicos.
Muitos destes testes não são realizados em consultório, porque necessitam de monitorização em ambiente hospitalar. O que melhor caracteriza o diagnóstico é a minuciosa história clínica. Os testes ficam reservados para o paciente que não tem como substituir o medicamento.  

Tratamento
A medida mais importante é o afastamento do medicamento suspeito. Como muitas vezes há reação cruzada com outras drogas, portanto é necessário evitar o grupo todo. O médico especialista deve orientar a substituição por um fármaco semelhante. 

Há um tratamento realizado em Hospital Escola chamado de dessensibilização, que consiste em, por meio de protocolos bem definidos, induzir a tolerância do medicamento. O tratamento farmacológico específico das reações adversas inclui administração de corticosteroides, anti-histamínicos e adrenalina, além de todo suporte em caso de anafilaxia (oxigênio e estrutura de UTI). 

Minha Vida

Prefeitura de Itápolis - SP lança processo seletivo

Com o objetivo de preencher 02 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, a Prefeitura de Itápolis, no estado de São Paulo, lançou o edital de processo seletivo nº 003/2014, que dispõe de cargos de níveis médio/técnico e superior completo e incompleto. Os aprovados assumirão as funções de coordenador de núcleo, monitor de atividades esportivas e técnico administrativo, por remuneração mensal de até R$ 1.500,00, pelo cumprimento de 20 ou 40 horas semanais de trabalho.

As inscrições podem ser feitas até 13 de julho de 2014, através do site www.consesp.com.br, sob o custo de R$ 20,00 ou R$ 30,00, a depender da vaga pleiteada.

As provas, cuja aplicação e correção serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda., estão previstas para ocorrer no dia 03 de agosto de 2014, em locais a serem divulgados com antecedência de 3 dias, através de edital próprio publicado no site da organizadora (www.consesp.com.br), em jornal de circulação no município e afixado nos locais de costume da prefeitura. Haverá análise de títulos para alguns cargos.

O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no endereço eletrônico da CONSESP, provavelmente entre as 13h e as 18h do dia subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão na página da web pelo prazo de dois dias.

A validade do processo seletivo será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP lança concurso público

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo, está oferecendo salário de R$ 746,00 aos candidatos interessados em assumir os cargos de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo). O município dispôs de 11 vagas, anunciadas através do edital n° 001/2014 de concurso público, divulgado recentemente.

As inscrições, no valor de R$ 41,00, poderão ser feitas até 13 de julho de 2014, exclusivamente via internet, no site da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda (www.consesp.com.br), empresa responsável pelo certame.

As provas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados, por meio de edital próprio, no site da organizadora, em jornal de grande circulação e afixado no local de costume da prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no portal pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP abre concurso com 198 vagas

Com uma oferta maior de cargos e salários, a prefeitura da cidade de Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, divulgou um segundo edital de concurso público. Na publicação de n° 002/2014, o executivo dispôs de 198 vagas em diversas funções. Uma excelente oportunidade para candidatos de todos os níveis de escolaridade que buscam uma chance no mercado de trabalho. Os salários oferecidos variam de acordo com a função a ser exercida, podendo chegar até R$ 4.620,00.

A busca é por auxiliar de serviços, cozinheira/merendeira, motorista, lavadeira, mecânico, trabalhador braçal, tratorista rural, agente controlador de vetor, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, escriturário, inspetor de alunos, inspetor de alunos, técnico em enfermagem, auxiliar de desenvolvimento infantil, professor (PEB I – Educação Infantil e PEB I Educação Fundamental), assistente social, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico e psicólogo.

A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As inscrições, nos valores de R$ 33,00 a R$ 48,00, serão feitas exclusivamente em seu site, o www.consesp.com.br, até o dia 13 de julho de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 03 de agosto de 2014, em turnos distintos para algumas funções, tendo início às 9h para os candidatos que disputarem vagas em cargos cuja prova será pela manhã e às 14h30 os exames da tarde. É indicado que os inscritos leiam atentamente o edital de retificação, publicado no dia 30 de junho, e verifique o horário certo de realização da sua prova.

Os locais de aplicação dos exames ainda serão divulgados, por meio de edital próprio, a ser afixado no local de costume da prefeitura e publicado em jornal com circulação no município de Mirante do Paranapanema e também na página da CONSESP, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (de múltipla escolha) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de São José do Povo - MT realiza processo seletivo

A Prefeitura de São José do Povo, no Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Administração do Município publicou edital de processo seletivo nº. 011/2014, visando o preenchimento de 20 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 754,91 a R$ 2.253,45 em regime de trabalho de 35 ou 40 horas semanais. Além do salário, os contratados terão direito à vale-transporte e auxílio-refeição.

Cargos
As vagas são para Técnica em Enfermagem, Enfermeira Centro de Saúde, Enfermeira PSF, Dentista, Agente de Limpeza Pública, Agente de Serviços Gerais, Motorista, Encanador, Fiscal de Vigilante Sanitário, Mecânico, Encanador e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada por meio de entrega da ficha de inscrição, que será preenchida no ato da inscrição pelo participante, devendo ser entregues pessoalmente junto com os documentos solicitados, até 02 de julho de 2014 das 13h às 17h, na Prefeitura de São José do Povo-MT, na Secretaria de Administração.

A taxa de inscrição é de:
R$ 15,00 Alfabetizado;
R$ 25,00 Ensino Fundamental;
R$ 35,00 Ensino Médio;
R$ 45,00 Ensino Superior.

Prova
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 06 de julho de 2014, às 08h, na Escola Municipal Professor Sebastião Gomes de Oliveira. Já as provas práticas, para alguns cargos, serão realizadas provavelmente em 08 de julho de 2014, na Secretaria de Obras às 08h.

Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses.

O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 30 de junho de 2014, pág. 182 a 186.

Prefeitura de Cabreúva -SP abre vagas para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Cabreúva, no Estado de São Paulo, lançou o edital de concurso público nº 02/2014, com a finalidade de preencher 24 vagas para candidatos de nível fundamental completo. A execução e organização do mesmo ficará sob a responsabilidade da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda.

A oportunidade é para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, por remuneração de R$ 1.151,35, em carga horária de 40 horas semanais, os catratados atuarão nos bairros Centro, Pinhal, Vale Verde e Vilarejo.

As inscrições podem ser feitas no período de 07 a 18 de julho de 2014, através do site www.rboconcursos.com.br, para se inscrever o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25,00.

A aplicação das provas está prevista para 03 de agosto de 2014, a convocação para a prova escrita será afixada no quadro de avisos da prefeitura, e divulgada nos endereços eletrônicos www.cabreuva.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br estando prevista a divulgação a partir do dia 25 de julho de 2014.

A Prefeitura de Cabreúva divulgará às convocações e resultados no Quadro de Avisos da Sede da Prefeitura, em jornal com circulação no município, e no site da Prefeitura – www.cabreuva.sp.gov.br.

O prazo de validade do Concurso Público será contado a partir da data de sua homologação e com duração de dois anos, prorrogável por igual período segundo interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de Santa Izabel do Oeste - PR (II)

A Prefeitura de Santa Izabel do Oeste, no estado do Paraná, por meio do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda, abriu edital n° 002/2014 de concurso público, para provimento de 10 vagas nos cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias e auxiliar de consultório dentário (nível fundamental). O salário será de R$ 734,41 por carga horária de 40 horas semanais.

Será admitida à inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 08h de 1º de julho até 23 de julho de 2014. A taxa é de R$ 50,00.

A prova escrita objetiva será realizada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista também para 10 de agosto de 2014, às 21 horas.

O concurso público, modalidade - emprego público terá validade por 01  ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo.

Prefeitura de Santa Izabel do Oeste - PR promove concurso público

A Prefeitura de Santa Izabel do Oeste, no Paraná, através do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda, abriu edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de ocupar 54 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.555,03 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são os empregos de assistente tributário, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de mecânico, enfermeiro, farmacêutico, mãe social, operário, professor, psicóloga, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem, técnico financeiro I, telefonista e vigia.

Será admitida à inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 08h de 1º de julho até 23 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

Serão destinadas aos portadores de deficiência, 5% do total de vagas. A prova escrita objetiva será realizada provavelmente em 10 de agosto de 2014, em horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das inscrições.

Para os candidatos ao cargo de Professor, haverá prova de títulos que será realizada também em 10 de agosto de 2014, das 13 às 15 horas no mesmo local da prova escrita, em sala especial para este fim. A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva está prevista para o dia 10 de agosto de 2014, às 21 horas.

O concurso terá validade por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Antônio Carlos - SC

A Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina, por meio do Instituto O Barriga Verde - IOBV, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, para provimento de 91 vagas de trabalho, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.911,37, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Nível Alfabetizado: Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Motorista (CNH C, D e E) e Operador de Máquinas;

- Ensino Fundamental Completo: Auxiliar Administrativo I e II, Mecânico e Oficial de Manutenção e Conservação (Pedreiro); Ensino Médio Completo: Assistente Administrativo I e II, Auxiliar Contábil Financeiro III, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico de Enfermagem e Técnico em Contabilidade;

- Ensino Superior: Enfermeiro (20 e 40 horas), Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico (20 e 40 horas), Médico Ginecologista, Pediatra, Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Professor Licenciatura Plena (Pedagogia 20, 30 e 40h), Professor Licenciatura Plena (Educação Física 40h), Professor Licenciatura Plena (Artes 40h), Psicólogo e Técnico em Educação.

Inscrições
O período de inscrição será até 31 de julho de 2014, através do site www.iobv.com.br. Os candidatos que não tenham acesso à internet ou tenham necessidade de orientação, poderão comparecer ao Posto de Atendimento ao candidato, das 7h30 às 11:30h e das 13h às 17h.

Taxas
O valor da taxa de inscrição é de:
- Para cargos com exigência de curso superior: R$ 90,00;
- Para cargos com exigência de curso de ensino médio: R$ 70,00;
- Para cargos com exigência de ensino fundamental e alfabetizado: R$ 50,00.

Provas
As provas escritas estão previstas para 17 de agosto de 2014, em horários e locais a serem divulgados no site www.iobv.com.br e no site www.antoniocarlos.sc.gov.br na data prevista no cronograma, em edital próprio de convocação, podendo os cargos serem distribuídos nos períodos matutino e vespertino e em um ou mais locais.

Gabaritos
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.com.br no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.

Validade
O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Sucupira do Norte - MA

A Prefeitura de Sucupira do Norte, no estado do Maranhão, abriu edital n° 001/2014 para realização de concurso público, com a finalidade de ocupar 84 vagas em funções de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de acordo com a jornada de trabalho e com o cargo, variando de R$ 724,00 a RS 4.000,00.

As vagas são para os empregos de Agente de Endemias, Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Instrutor de Informática, Médico Plantonista, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Vigia, Instrutor de Informática, Médico, Professor de Português, Eletricista, Engenheiro Civil, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Químico, Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Técnico em Enfermagem PSF e Agente de Saúde.

O concurso público será realizado pelo Instituto Ludus e as inscrições foram prorrogadas até 11 de julho de 2014, devendo ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutoludus.com.br. A taxa varia  entre R$ 17,00 e R$ 19,95.

A realização das provas do certame está prevista para 03 de agosto de 2014, na cidade de Sucupira do Norte - MA, no horário das 08h às 11h, nos locais a serem ainda confirmados e divulgados.

O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado no dia 04 de agosto de 2014, a partir das 18h no site www.institutoludus.com.br. Já o gabarito definitivo será disponibilizado no dia 19 de agosto juntamente com o resultado preliminar.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação na imprensa oficial, podendo ser renovado por igual período.

Concurso Prefeitura de Rinópolis - SP

A Prefeitura de Rinópolis, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 02/2014, com o fito de ocupar 10 vagas para cargos de todos os níveis escolares. Os salários vão até R$ 1.653,50, mais gratificação de nível superior, mais prolabore, em carga horária de 30, 40 ou 44h semanais.

As vagas são para Agente Comuitário de Saúde, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil,  Médico, Nutricionista e Motorista.

As inscrições poderão ser efetuadas até 04 de julho de 2014, no horário das 8h às 11h e das 1h30 às 16h, na sede da Prefeitura Municipal de Rinópolis, sita à Rua São Luiz, n.º 242, centro, na cidade de Rinópolis - SP. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

As provas escritas serão realizadas provavelmente em 10 de agosto de 2014 – período da manhã - em local e horário a ser comunicado após o encerramento das inscrições através de afixação do Edital de Convocação no átrio da Prefeitura Municipal de Rinópolis, nos sites: www.rinopolis.sp.gov.br e www.exitusconcursos.com.br. e divulgado pela imprensa com 03 (três) dias, no mínimo, de antecedência.

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas escritas será na data provável de 11 de agosto de 2014, nos sites www.rinopolis.sp.gov.br e www.exitusconcursos.com.br.

O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Angical do Piauí - PI

A Prefeitura de Angical do Piauí,  no Estado do Piauí, lançou o edital de concurso público nº01/2014, com a finalidade de preencher 07 vagas de níveis médio/Técnico e superior, com remunerações de até R$ 1.050,00, por carga horária que varia entre 20, 30 ou 40 horas semanais. A execução do mesmo ficá sob a responsabilidade do Instituto Legatus.

As oportunidades são para os cargos de Médico Radiologista, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia e Auxiliar Administrativo.

As inscrições podem ser feitas apartir de 1º de julho a 03 de agosto de 2014, através do site www.institutolegatus.com.br, o valor das inscrições é de R$ 60,00  ou R$ 100,00.

A aplicação das provas está prevista para 24 de agosto de 2014, no Município de Angical do Piauí - PI, o local, endereço e o horário será inforamado através do cartão de inscrição provavelmente divulgado até o dia 18 de agosto de 2014.
A divulgação do gabarito preliminar está previsto para o dia 26 de agosto de 2014.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma única vez por igual período.

Prefeitura de Colinas - MA prorroga inscrição

A Prefeitura de Colinas, no estado do Maranhão, através do Instituto Machado de Assis, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 201 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 3.500,00, para jornadas de 20h ou 40h semanais.

As vagas são para as funções de Agente de Portaria e Vigilância, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Lavadeira, Merendeira, Motorista, Agente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Digitador, Guarda Municipal, Recepcionista, Técnicos para as áreas Agrícola, Ambiental, Contabilidade, Enfermagem, Higiene Dentária, Informática, Radiologia e de Piscicultura, Assistente Social, Analista Jurídico, Bioquímico/ Farmacêutico, Contador, Cozinheiro, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médicos para as especialidades de Clínica Geral, Anestesia e Ortopedia, Médico-veterinário, Professor 1º ao 5º ano, Professor 6º ao 9º ano para as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Educação Física, Professor de Educação Infantil e Psicólogo.

As inscrições foram prorrogadas até 04 de julho de 2014 e serão realizadas no site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 80,00 de acordo com o emprego escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 03 horas e está prevista para 20 de julho de 2014, no horário de 9h às 12h. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48h (quarenta e oito horas) após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Esse concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Ribeirão das Neves – MG

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público nº 02/2014. O certame oferece 472 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.557,39.

Cargos: Motorista de Ambulância, Técnico (Enfermagem, Radiologia, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Patologia Clínica), Biólogo, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Epidemiologista, Farmacêutico, Fiscal (Sanitário e Saúde Pública), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico (Alergologista, Anestesiologista, Cirurgião Plástico, Psiquiatra Socorrista Adulto e Psiquiatra Socorrista Pediátrico).

As inscrições serão realizadas provavelmente das 09h de 10 de julho até às 20h de 11 de agosto de 2014, no site www.gestaodeconcursos.com.br.

A taxa de inscrição é de:
Nível Fundamental: R$ 35,00;
Nível Médio e Técnico: R$ 45,00;
Nível Superior: R$ 70,00.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de setembro de 2014, com duração total de 4 horas e será realizada em Ribeirão das Neves e em Belo Horizonte. A confirmação da data de realização da prova será publicada em aviso no Órgão Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais, com antecedência mínima de 15 dias.

O gabarito será divulgado no site www.gestaodeconcursos.com.br, a partir do dia 16 de setembro de 2014.

Para preencher o formulário de avaliação de títulos o candidato deverá acessar o site www.gestaodeconcursos.com.br, inserir o CPF e senha na área do candidato e clicar em entrar.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Valença - RJ

A Prefeitura de Valença, no Rio de Janeiro, abriu edital de concurso público n° 01/2014, para o preenchimento de cargos públicos em diversos níveis de escolaridade. A jornada de trabalho dos profissionais pode variar de 16h a 40h, conforme a função pretendida, bem como os salários, que vão de R$ 838,21 a R$ 3.774,54.

Ao todo, serão disponibilizadas 152 vagas, distribuídas nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista Categoria D, Agente Educacional II, Cozinheira, Tradutor Intérprete de Libras, Monitor de Transporte Escolar, Educador Social, Professor, Professor de Artes e Engenheiro Florestal.

Os interessados deverão fazer suas inscrições a partir de 7 de julho até 18 de julho de 2014, por meio da Internet, através do site www.ibam-concursos.org.br ou presencialmente no paço municipal, localizado na Rua Dr. Figueiredo, nº 320 - 2º andar, no Centro do município, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. No entanto, no dia 8 de julho de 2014, caso haja jogo do Brasil na Copa do Mundo, haverá alteração no horário de atendimento.

As taxas variam de R$ 70,00 para candidatos de nível Superior, R$ 50,00 para Médio e R$ 30,00 para interessados com nível Fundamental Completo e Incompleto.

As provas objetivas serão realizadas nada data provável de 24 de agosto de 2014, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, para início das mesmas, a partir da autorização da Coordenação Geral do Concurso Público, sendo de 3h30 o período de duração.

Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação da prova, nos sites do IBAM (www.ibam-concursos.org.br), da Prefeitura (valenca.rj.gov.br) e posteriormente nos meios de comunicação julgados convenientes pela Comissão de Concurso Público.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Valença.

Prefeitura de Guaramirim - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guaramirim, em Santa Catarina, publicou edital nº. 02/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 07 vagas para Médicos nas especialidades de Clínico Geral e Pediatra. O vencimento pode chegar a R$ 5.079,02, em regime de trabalho de 20 horas semanais.

Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente de 1º a 30 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 13h às 16h, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Henrique Friedmann nº. 415 – Centro, Guaramirim/SC.

Deverão ser entregues, no ato da inscrição, os seguintes documentos:
  • Fotocópia da Carteira de Identidade;
  • Fotocópia do CPF;
  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
 Prova
O certame será constituído de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 09 de agosto de 2014, com início às 14h e terá duração de 03h30min, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Henrique Friedmann, 415 - Centro, Guaramirim/SC.
O gabarito preliminar será divulgado no site www.guaramirim.sc.gov.br, a partir do dia 11 de agosto de 2014.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir de sua homologação, devendo ser respeitada sua ordem, para todas as contratações que tenham de ser efetivadas durante sua vigência.

O edital foi publicado no site www.guaramirim.sc.gov.br.

Concurso Médicos Prefeitura de Campinas - SP

A Prefeitura de Campinas, no Estado de São Paulo, lançou o edital de concurso público nº 03/2014 com o alvo de preencher 412 vagas de nível superior, para o cargo de Médicos em varias especialidades. A execução será de responsabilidade técnica da Coordenadoria de Apoio Caipimes Concursos.

Os salários variam de R$ 2.205,11 a R$ 6.615,42, além do salário haverá adicionais como auxílio Refeição no valor de R$ 680,00, mais prêmio por produtividade variando entre R$ 333,00 e R$ 4.174,95, de acordo com o local e a jornada de trabalho que pode ser de 12 a 36 horas semanais.

Os candidatos devem possuir algumas dessas especialidades: Anestesiologia, Cardiopediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Clínica Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neurologia, Neuropediatria, Oncologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

As pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% do total de vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a sua limitação física.

As inscrições devem ser feitas através do site www.caipimes.com.br, no período de 1º de julho a 18 de agosto de 2014, com valor da taxa de inscrição R$ 62,00.

A aplicação das provas objetivas está prevista para 14 de setembro de 2014, na cidade de Campinas - SP, em locais e horários a serem divulgados através do sites www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial e no endereço eletrônico www.caipimes.com.br.

Os gabaritos e as provas serão divulgados em 16 de setembro de 2014, através do site www.caipimes.com.br.

O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, em Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Aeronáutica abre seleção para médicos

A Aeronáutica do Brasil divulgou as normas para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos do ano de 2015 (EA CAMAR 2015). O processo seletivo é em âmbito nacional e selecionará cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, que atendam a todas as condições estabelecidas condições e às normas estabelecidas.

As 80 vagas disponíveis são para matrícula no Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) 2015, que é ministrado no CIAAR, em Belo Horizonte/MG, tendo a duração aproximada de 17 semanas e abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Há oportunidades para as especialidades de Anestesiologia, Cancerologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pediatra Neonatal, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. As localidades com disponibilidade de vagas são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo - Guarulhos, Pirassununga, São José dos Campos (SP), Belém - PA, São Luis - Alcântara (MA), Natal - Parnamirim (RN), Campo Grande (MS), Santa Maria (RS), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Brasília - Gama (DF).
O sistema de inscrição estará disponível nos endereços eletrônicos do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR- www.ciaar.com.br), durante o período de 03 de julho a 05 de agosto de 2014. O valor da taxa de inscrição para o EA CAMAR 2015 é de R$ 120,00.

O Exame será constituído das seguintes etapas:
a) Análise da SECPROM ou da SECPG (para candidatos militares do COMAER);
b) Provas Escritas (Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados);
c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
e) Prova Prático-Oral (PPO);
f) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
g) Validação Documental (Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso).

O prazo de validade do EA CAMAR 2015 será expirado em 10 dias corridos após a data prevista para a matrícula e os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas do processo seletivo somente terão validade para a matrícula no CAMAR 2015.

As normas estão disponíveis nos mesmos endereços eletrônicos informados para a inscrição.

Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG abre concurso público

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, no Estado de Minas Gerais, lançou o edital de concurso público nº 01/2014, com o objetivo de preencher 177 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar até R$ 2.278,70, por carga horária que varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para Motorista de veículo pesado, Agente de Defesa Civil, Agente de Trânsito, Assistente Administrativo, Cuidador de Crianças e Adolescentes, Cuidador de Idosos, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Transporte, Orientador Socioeducativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transporte e Trânsito, Topógrafo, Administrador, Analista Fiscal, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Trânsito, Geógrafo, Jornalista, Orientador Ambiental, Orientador de Atividades Físicas e Procurador.

As pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% das vagas, cuja a deficiência seja compatível as atribuições da vaga.
As inscrições podem ser feitas no período 10 de julho a 11 de agosto 2014, através do site www.gestaodeconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00.

A aplicação das provas está prevista para 14 de setembro de 2014, em Ribeirão das Neves e em Belo Horizonte. O local e horário podem ser verificados através do comprovante definitivo de inscrição, disponibilizado até 5 dias antes da aplicação da prova no site www.gestaodeconcursos.com.br.

O Caderno de Questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados no endereço eletrônico, já citados a partir do dia 16 de setembro de 2014.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Prorrogado concurso para médicos da Prefeitura de Hortolândia - SP

Ganhou um novo prazo de inscrições o concurso público da Prefeitura de Hortolândia, no Estado de São Paulo, regido pelo edital de nº 01/2014. Os interessados agora têm até 04 de julho de 2014 para acessar o site www.rboconcursos.com.br e garantir sua participação no certame. As 65 vagas disponíveis pelo concurso são para Médicos, que terão contratações feitas pelo regime estatutário, por salários que variam de R$ 2.749,59 a R$ 9.165,27, em jornadas de 12 a 20 horas por semana.
A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

O certame visa o preenchimento nos cargos de Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico Cirurgia Geral (12h/s), Médico Cirurgia Geral (20h/s), Médico Cirurgia Pediátrica, Médico Cirurgia Plástica, Médico Endoscopista, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista e Obstetra (12h/s), Médico Ginecologista e Obstetra (20h/s), Médico Hematologista (12h/s), Médico Hematologista (20h/s), Médico Mastologista, Médico Medicina Intensiva, Médico Neonatologista, Médico Neurologista, Médico Neuropediatra, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Reumatologista, Médico Saúde da Família, Médico Sanitarista e Médico Urologista.
Para concorrer, é preciso ter concluído o ensino superior em Medicina e ter especialização na área que deseja trabalhar, dentre outros requisitos que constam no edital.

Provas
Os candidatos serão avaliados através de uma Prova Escrita Objetiva, a qual segue com a mesma data de aplicação, prevista para 20 de julho de 2014. Os candidatos também passarão por avaliação de títulos.

A convocação para a Prova Escrita Objetiva será feita através de jornal com circulação no município e afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal (Rua José Claudio Alves dos Santos, 585 – Remanso Campineiro-Hortolândia/SP), Câmara Municipal (Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 (Antiga Rua 02) - Pq. Gabriel - Hortolândia/SP) e no Departamento de Gestão de Pessoas (Rua José Camargo, 21 – Remanso Campineiro - Hortolândia/SP), e divulgada também nos sites www.hortolandia.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br, a partir do dia 11 de julho de 2014, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período.

O edital completo e todas as atualizações estão no site: www.rboconcursos.com.br

Prefeitura de Lindolfo Collor – RS abre concurso e processo seletivo

A Prefeitura de Lindolfo Collor, no estado do Rio Grande do Sul, lançou os editais de Concurso Público e Processo Seletivo  nº 84 e 85/2014, com o objetivo de ocupar 04 vagas para os cargos de Enfermeiro, Odontólogo e Agente Comunitário de Saúde, que exige dos interessados, respectivamente, nível superior e fundamental como escolaridade. O salário varia de R$ 726,76 a R$ 3.861,35, em jornada de trabalho de 40 horas semanais. Haverá formação de cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas até 15 de julho de 2014, pelo site da organizadora dos certames, endereçado no http://www.unars.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 21, 18 ou R$ 42,36.

A Prova Objetiva, que irá selecionar os candidatos com inscrição homologada, será aplicada provavelmente em 02 de agosto de 2014, em local e horário a serem comunicados com antecedência no http://www.unars.com.br.

Tanto o Processo Seletivo quanto o Concurso Público terão validade de dois anos, com chances de haver prorrogação por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Campinas - SP

A Prefeitura Municipal de Campinas, em São Paulo, tornou público mais um edital de concurso público, desta vez, regido pelo nº 04/2014. Com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, o certame propõe 59 vagas para cargos de provimento efetivo, sob o regime estatutário. Os salários vão de R$ 1.417,57 a R$ 4.567,78, em jornadas de 24 ou 36 horas por semana. A execução será de responsabilidade técnica da Coordenadoria de Apoio Caipimes Concursos.

Há vagas para as funções de Agente Operacional – Geral, Condutor de Veículos e Máquinas - Emergência, Condutor de Veículos e Máquinas - Geral, Técnico em Enfermagem - Instrumentação, Técnico em Radiologia - Geral, Enfermeiro - Motolância, Especialista Cultural e Turístico - Museologia e Especialista em Meio Ambiente - Biologia.

Às pessoas portadoras de deficiência são reservadas o percentual de 5% das vagas, cujas as atribuições do cargo seja compativel com a deficiência.

As inscrições podem ser feitas a partir de 1º até 31 de julho de 2014, através do site www.caipimes.com.br, o valor da taxa de inscrição varia entre R$ 28,00, R$ 40,00 e R$ 62,00.

Conforme divulgação, os inscritos passarão por prova objetiva, avaliação psicológica e prova prática. A Prova Objetiva, para todos os cargos, está prevista para 31 de agosto e a avaliação psicológica será realizada provavelmente em 12 de outubro, para alguns cargos. Já a prova prática, para os cargos de Condutor de Veículos e Máquinas (Geral), Condutor de Veículos e Máquinas (Emergência) e Enfermeiro – Motolância, será aplicada na data provável de 16 de novembro de 2014.

Os candidatos deverão acompanhar a convocação oficial para a Prova Objetiva, que será publicada no Diário Oficial do Município, podendo também, ser consultada através do endereço eletrônico www.caipimes.com.br.

Para todos os efeitos, O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital 35/2014 abre concurso para Professor na UEMS

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou o edital nº 35/2014 de Concurso Público para prover 10 vagas para o cargo de Professor Adjunto, que lecione nos mais diversos departamentos da unidade educacional. Os contratados terão salário de RS 10.629,35, pelo regime de trabalho de 40 horas semanas.

O prazo de inscrição estará aberto até 30 de julho de 2014, pelo site http:/www.fapems.org.br, mediante pagamento da taxa de R$ 152,32. Após essa etapa, os candidatos devem enviar a documentação exigida em edital para: Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul – FAPEMS Concurso Público de Professor de Ensino Superior/UEMS, Rua Onofre Pereira de Matos, 1602 - Centro, CEP 79802-010 Caixa Postal nº 328 - Dourados-MS.

As etapas da seleção serão Prova Escrita, Prova Didática, Prova de Defesa Memorial e Prova de Títulos.

O período previsto para a realização das provas será de 29 a 31 de agosto de 2014.

O prazo de validade do certame será de um ano, com possibilidades de prorrogação por mais um ano.

Humor: Não estamos funcionando

http://www.orapois.com.br/arquivos/image/1a9732efc5405ed0b25e6f604e09cefa.jpg

Propagandas antigas: Neo - Necatorina

 

Neo - Necatorina - 1930

Etnia do pai tem ligação direta com o peso do bebê ao nascer, comprova estudo

http://og.infg.com.br/in/13074103-0e7-0d1/FT1500A/550/2014-710979509-2013-650292854-2013-649962750-2013092713132.jpg_20130927.jpg_.jpg
Foto: Domingos Peixoto
Pesquisadores Canadenses encontram diferenças entre filhos de asiáticos e europeus; dados são úteis para decidir o melhor tipo de parto, por exemplo  

Toronto - Um estudo do Hospital St. Michael, no Canadá, comprovou que a etnia do pai tem influência sobre o peso do bebê ao nascer. Anteriormente, a equipe do professor Joel Ray já havia determinado a relação entre o peso da criança e a etnia da mãe. Agora, ficou claro que a ancestralidade do pai é igualmente determinante.

Ray, um médico e pesquisador do Li Ka Shing Knowledge Institute, estudou o tema devido à relação entre o peso do bebê imediatamente antes de nascer e o parto mais adequado (bebês maiores, por exemplo, tendem a requerer mais cesarianas). Além disso, conhecer detalhes sobre o peso nos primeiros dias de vida do bebê é fundamental para acompanhar seu progresso nos dias e semanas seguintes. A equipe do médico analisou diversas crianças de etnias diferentes.

Os gráficos atuais que trazem informações sobre o peso dos bebês ao nascer partem do pressuposto de que o “padrão” é a ascendência europeia. Isso significa que muitos bebês de ascendência asiática podem ser classificados como abaixo do peso quando, na verdade, são normais para a etnia da mãe. O novo estudo mostra que o mesmo é verdade quando se trata do pai.

Conhecer como a ancestralidade importa no peso do bebê ao nascer é particularmente importante no Canadá, dado o grande número de famílias multiétnicas. Pesquisadores liderados por Joel Ray desenvolveram o primeiro gráfico de peso ao nascer para grupos específicos espalhados pelo país, mas usando unicamente a etnia da mãe. O trabalho que se publica nesta segunda-feira no “Journal of Epidemiology and Community Health” mostra que bebês nascidos de mãe e pai estrangeiros têm, em média, 6% menos peso do que aqueles cujos pais nasceram no Canadá.

Ray também pesquisou se o peso dos bebês era afetado pela região onde os pais viviam. Quando pais imigrantes vivem em bairros com uma alta concentração de pessoas da mesma origem, seus bebês pesam menos que os de pais canadenses. E isso é particularmente verdadeiro para meninos, segundo o estudo, que não indicou causas para isso. Para chegar aos números, a equipe do médico e pesquisador examinou quase 700 mil registros de nascimentos da província de Ontario ocorridos entre 2002 e 2009.

O Globo

Pesquisa lista os tipos de vinho que mais causam dores de cabeça e explica os motivos

http://og.infg.com.br/in/13040435-56d-003/FT1500A/550/Vinhos.jpg
Agência O Globo - Pesquisa comparou 4 tipos de vinho tinto: Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Tannat
Estudo brasileiro analisa bebidas feitas com as uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec

Rio - Quem sofre de enxaqueca e gosta de vinho deve tomar alguns cuidados. A bebida feita a partir da uva Tannat, originária do sul da França, também é produzida hoje em países da América Latina, inclusive o Brasil. Fica cerca de 20 meses em barris de carvalho antes de ser distribuído e tem alta concentração de taninos, compostos do grupo de radicais flavonoides fenólicos, aqueles que conhecidamente trazem benefícios para o coração. No caso da enxaqueca, porém, a substância só agrava o problema. Por isso mesmo, é o tipo de vinho que mais causa as temidas dores de cabeça. 

A descoberta faz parte de um estudo brasileiro divulgado na revista “Headache”, publicação da Sociedade Americana de Enxaqueca, uma das principais do mundo. O trabalho faz uma revisão de outras pesquisas e analisa conhecidos tipos de vinhos tintos produzidos na América Latina para estabelecer um ranking dos que mais provocam as dores. O Tannat, portanto, ficou em primeiro lugar, com uma taxa de enxaqueca de 51,7%. Isso quer dizer que mais da metade dos voluntários da pesquisa sofreram crises horas depois de consumir esse tipo de vinho. Em seguida aparecem Malbec (48,2%), Cabernet Sauvignon e Merlot (empatados com 30%).

Diferença também notada por região
Para confirmar a teoria de que os taninos estão associados à enxaqueca, a pesquisa, num segundo momento, resolveu testar dois vinhos do mesmo tipo, sendo um deles produzido na América do Sul e o outro na França.

— Todos dizem que o Cabernet francês é um vinho com muito mais concentração de taninos do que os da América do Sul, que tem uma maturação mais rápida — explicou o neurologista Abouch Krymchantowski, autor da pesquisa. — E realmente foi o que se mostrou na prática: a taxa de enxaqueca do vinho francês foi de 60,9%, enquanto que a do sul-americano, de 39,1%.

O estudo também comprova, afirma o especialista, que não é sempre o vinho que deflagra uma crise de enxaqueca, como costuma-se acreditar. Para alguns, a conjunção de estímulos pode ser o gatilho para as dores, como, por exemplo, vinho e tensão pré-menstrual (outro fator conhecido por dar início às crises). Ou, por outro lado, pessoas extremamente sensíveis podem sofrer enxaqueca diante de qualquer tipo de vinho.

Há séculos, o vinho, principalmente o tinto, é conhecido por ser um causador de dores de cabeça, dentre elas a enxaqueca. Mas o neurologista Maurice Vincent, especialista no tratamento deste problema, traz um alento:

— O vinho é um conhecido desencadeante de crises em pessoas susceptíveis. Entretanto, indivíduos que não possuem a doença não se tornarão doentes por tomarem vinho.

Isso porque a dor de cabeça é um dos sintomas da doença conhecida por enxaqueca, e essa, sim, afeta mais de 10% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vincent ainda questiona se os flavonoides seriam de fato os responsáveis:

— Eles são muito comuns em vários alimentos, e nem por isto desencadeiam enxaqueca com a mesma frequência. Em geral, quanto mais colorida é a fruta, mais flavonoides ela contém — defende Vicent. — Por outro lado, não podemos subestimar o efeito do álcool em si. Outras bebidas alcoólicas que não possuem flavonoides desencadeiam crises em muitos pacientes, sugerindo que talvez não sejam apenas os flavonoides, mas um conjunto de elementos que incluem o álcool coadministrado a outros fatores.

O estudo foi realizado no Centro de Avaliação e Tratamento da Dor de Cabeça do Rio de Janeiro. Na primeira parte, participaram 40 pacientes com enxaqueca, sendo 28 mulheres e 12 homens, entre 32 e 53 anos, todos também considerados consumidores regulares da bebida. Destes, 88% declararam ter tido crise de enxaqueca em pelo menos uma ocasião; 33% em todas as vezes que consumiram vinho; e apenas 12% não apresentaram qualquer relação entre as crises e o consumo de vinho. No segundo momento, em que comparou-se vinhos franceses com sul-americanos, foram 28 pacientes, sendo 14 mulheres e 14 homens, entre 25 e 67 anos.

O Globo

Proliferação de registros eletrônicos prejudica trabalho de médicos

http://www.healthcarebusinesstech.com/wp-content/uploads/doctor-tablet.jpgMédicos são forçados a puxar dados de diversos sistemas de registros eletrônicos de saúde – além de usar telefones e pagers. Esta mudança de contexto retarda fluxo de trabalho 

Por Dr. Donald Voltz

Os alunos que se formam em medicina este ano serão os primeiros médicos treinados sem registros médicos em papel. Esses alunos compreendem porque os registros eletrônicos são melhores do que o papel, mas será que irão encontrar esta realidade? A maioria dos médicos e profissionais de saúde já em exercício está familiarizada com cenários menos positivos.

Digamos que o Sr. Jones seja admitido na unidade de tratamento intensivo com um possível problema cardíaco. Você passa quase uma hora revisado o histórico médico dele no Pronto Socorro. Preocupado com o resultado do eletrocardiograma, você o manda para a UTI cardíaca.

Mais tarde, o pessoal da UTI te chama. A enfermeira responsável pela unidade não sabe por que você foi chamado e procura a enfermeira responsável pelo Sr. Jones. Ela recebeu uma ligação do laboratório sobre uma elevação nos níveis de troponina e queria avisá-lo sobre a queda na pressão sanguínea e sobre o aumento do ritmo cardíaco do paciente. Ela menciona, também, que o eletrocardiograma e o Raio-X foram realizados e que estão “no sistema”. Você revisa as descobertas e cria um plano de avaliação.

Seu computador exige que você se conecte ao VPN do cliente e acesse o sistema do hospital. Assim que uma conexão segura é estabelecida, um gateway no sistema de registro eletrônico de saúde permite que você acesse os resultados do laboratório. Você não observa nada ameaçador, então você navega pelas observações da enfermeira.

Navegando pelo Registro Médico Eletrônico  
Você está lidando com as dificuldades técnicas do EMR (Electronic Medical Record, em inglês) e com os discrepantes pedaços de dados que resumem o estado fisiológico do Sr. Jones. Fechando o EMR, você se conecta com o sistema de registro médico eletrônico da radiologia para ver o Raio-X do peito do paciente. Um processo similarmente lento te permite acessar o eletrocardiograma, armazenado em um terceiro sistema de registro médico eletrônico de cardiologia.

Depois de navegar por três EMRs distintos, você faz seu diagnóstico e prescreve um curso de antibióticos. Você insere as ordens em outro sistema EMR. Os dados são armazenados, transferidos e acionados em sistemas desconectados e não relacionados.

Em outro cenário, um prestador de serviço de saúde pode receber uma informação, como um conjunto de sinais vitais ou os resultados de um teste de laboratório. Se a informação levantar questões ou exigir a decisão de um médico, o prestador chama um médico. O contato é, geralmente, feito manualmente, utilizando o sistema de pagers ou alguma outra tecnologia substituta, como mensagem de texto ou ligação. Independentemente do método de contato utilizado, os médicos nem sempre estão livres para atender o chamado. Aquele pode nem ser mais o médico responsável por aquele paciente.

O ritmo atordoante da troca de contexto
Embora os pontos específicos possam variar de acordo com doenças e pacientes, este fluxo de trabalho – mesmo nos atuais sistemas de saúde centrados em EMR – é lugar comum. O problema está em troca de contexto. Nos casos descritos, o fluxo de trabalho de médicos e enfermeiros é interrompido porque eles devem mudar o contexto das tarefas em mãos para responder a novos problemas.

Quando um médico recebe um chamado, uma mensagem ou um page, a primeira troca de contexto é necessária. O médico é notificado no pager, mas não tem ideia da urgência do chamado a não ser que uma mensagem alfanumérica seja recebida. O chamado em questão geralmente exige informação adicional baseada em EMR antes que uma decisão seja tomada.

Isto leva a outra troca de contexto, em que o médico tem de pedir informação adicional à enfermeira ou acessar o EMR para obter tendências recentes ou dados de laboratório. 

Essas múltiplas trocas entre sistemas EMR desconectados e dispositivos móveis pessoais de comunicação interrompem todos os envolvidos. Eles exigem que os médicos mantenham em mente diversas informações desconectadas sobre o paciente, enquanto procede com a coleta de dados da próxima fonte. Isso prejudica a eficiência, duplica o trabalho e gera erros ou perde completamente informações que poderiam levar a um melhor resultado.

Para lidar com essas questões, precisamos mudar a forma como lidamos com correntes de informações no cuidado dos pacientes. Apesar de alguns aprimoramentos na tecnologia de EMR, provedores de serviços de saúde ainda precisam buscar informações nesses sistemas, de forma similar a uma busca no Google. Puxar informações de diversos sistemas de gerenciamento de dados de saúde ou de diferentes porções de um mesmo sistema EMR reduz o tempo de atenção ao paciente.

O problema não é ausência de tecnologia que permita a conversão de dados. Profissionais médicos precisam, simplesmente, do tipo de tecnologia push que é usada para marcar um artigo no site de noticias e para receber notificações quando um artigo relacionado é publicado. Além disso, a capacidade de acessar informações relacionadas em um único aplicativo ou a alternância facilitada entre aplicativos são necessárias. Isto reduz a troca de contexto e já existe em smartphones e outras plataformas de computação móvel.

Para tornar isso realidade para os provedores de serviços de saúde, um sistema que consiste de múltiplas peças é necessário, mas, individualmente, essas peças já existem. Gerar fluxo de trabalho mais eficiente e eficaz em serviços de saúde requer a integração de mensagens com dados acessados em bancos de dados de saúde dissipados e desconectados, juntas em uma única plataforma segura e acessível por diversos dispositivos de computação inteligentes.

Soluções disponíveis 
O que é mais frustrante para os médicos é que as peças para criar tal sistema já existem. Um líder em software de segurança desenvolveu uma plataforma móvel de segurança que permite a transmissão segura de dados entre aplicativos móveis e repositórios de armazenamento baseados em web, incluindo servidores, páginas e outros dados de portal. O aproveitamento desta plataforma ou outros pacotes de segurança serão significativos devido à sensibilidade das informações transferidas. Embora o envio seguro de mensagens de texto esteja disponível, precisa ser integrado a sistemas EMR e oferecer notificações push para reduzir ou prevenir problemas de troca de contexto que levam a distrações, ineficiências e possíveis erros.

Além do interesse egoísta dos médicos que querem melhorar seus próprios níveis de conforto, problemas de fluxo de trabalho são questões de segurança do paciente, qualidade de cuidados e, por fim, questões de preenchimento de lacunas entre sistemas de EMR e melhores resultados. É preciso que haja uma mudança para uma abordagem centrada em paciente que conecte todos esses pontos.

Precisamos de sistemas de registro médico eletrônico que funcionem como profissionais de saúde e que incluam analises “inteligentes”, que possam interpretar dados. A informação precisa ser entregue aos que precisam, quando precisam, todas no mesmo lugar. Adicione, ainda, capacidades de texto por voz para economizar tempo precioso de médicos e enfermeiros e ajudar a acabar com desentendimentos.

Um sistema que reduz troca de contexto e promove alertas inteligentes e a entrega de informações relevantes sobre o paciente para os profissionais médicos aumenta a satisfação dos pacientes, direciona qualidade e pontualidade para pacientes e permite cuidados e acompanhamento proativos.


*Fonte: InformationWeek EUA | Dr. Donald Voltz; replicada pelo IT Forum 365 

Saúde Web