Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de julho de 2014

Festa junina: fogos de artifício podem causar queimaduras e até amputação

Cuidados com fogos de artifícios devem ser redobrados nesta época do ano
Especialista dá dicas de como proceder nesta época de comemorações

Em época de festa junina é comum acender fogueiras e soltar fogos de artifício para celebrar a data. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que as celebrações não se transformem em acidentes com queimaduras e até mesmo amputações.

Segundo o coordenador cirúrgico do HSPE (Queimados do Hospital do Servidor Público Estadual) Carlos Alberto Mattar, as queimaduras por fogos de artifícios são extremamente graves e quase sempre são acompanhadas de amputações, já que os rojões contém pólvora e ao explodirem inadvertidamente, afetam principalmente as mãos e o rosto.

― Os pacientes já chegam muito traumáticos, por causa da explosão. É a mesma coisa que uma guerra, é o mesmo tipo de trauma que você vê. Em menor nível, mas basicamente isso.

Segundo o especialista, para utilizar os rojões sem riscos, é aconselhável que os amarrem em cabos de vassouras para manter a distância das mãos e do rosto, além de afastar as crianças e em hipótese alguma deixá-las manusear.

― Há pessoas que seguram o rojão com a boca para riscar o palito de fósforo. Muitas vezes, não se sabe a origem daquele rojão, como ele foi fabricado e acaba explodindo. Todo cuidado é pouco.

Caso ocorra qualquer tipo de queimadura, Mattar afirma que é necessário cobrir a área com um pano limpo e umedecido com água fria, já que o corpo humano possui bactérias e, quando há um trauma na pele, elas acabam agredindo o próprio corpo.

― É essencial procurar um hospital, nem que seja para fazer um curativo e voltar para casa. É muito importante que seja feita uma avaliação nas primeiras horas da queimadura. É ela que determina como será a evolução e quais as sequelas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário