Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de julho de 2014

Descubra quais são os cuidados na primeira semana de vida do bebê

Descubra quais são os cuidados na primeira semana de vida do bebê Milan Jurek/stock.xchng
Foto: Milan Jurek / stock.xchng
Especialista orienta os pais sobre as principais dúvidas neste período 

O período mais esperado da gravidez é o nascimento do bebê. A ansiedade pela chegada do novo membro da família e de levá-lo para casa é um momento de grandes descobertas, pois cada bebê é único e desenvolve uma relação especial com os familiares. Com pais de primeira viagem, a situação fica ainda mais complicada pela falta de experiência.

Por isso, Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lista alguns cuidados básicos que podem facilitar esse momento.

Onde dormir?
É compreensível que nas primeiras semanas após o parto os pais queiram a criança por perto, no quarto, e até na mesma cama. O instinto de proteção aflorado pelo nascimento fica mais forte e incentiva os pais a não desgrudar do bebê. Mas, com o tempo é importante mostrar à criança que cada um deve ter o seu espaço, o quarto do casal deve ser apenas do casal. Para facilitar essa decisão é indicado um quarto aconchegante, com uma poltrona confortável para amamentação. O cômodo também não deve ter muitos penduricalhos para não acumular pó ou coisas que façam muito barulho. Lembrem-se, bebês ainda são muitos sensíveis a todas as informações desse novo mundo; cabe aos pais apresentá-los aos poucos.

Hora do sono
Após arrumar o cantinho do bebê, é importante respeitar seus horários de sono. Ele deve vir sempre espontaneamente, separando-o do hábito de embalar e de dormir na cama da mãe. Quando ele pegar no sono, de preferência no berço, não deve ser interrompido para mamar. Quando ele sentir alguma necessidade, vai se comunicar através do choro. Caso esteja muito estressado e com dificuldades para dormir, pode-se dar um banho, com preferência pelos horários mais quentes do dia. Um banho tem efeito relaxante, além de fazer a higiene básica da criança.

Vamos mamar?
A amamentação é o momento mais intimo entre mãe e filho, e por mais que seja algo inato do ser humano, ela requer algumas orientações. A quantidade de vezes ao dia deve ficar a critério do bebê, devendo ser oferecido leite sob livre demanda. É importante ressaltar que a mãe e o bebê devem-se manter em uma posição confortável, na qual seja possível que a criança abocanhe o peito, criando uma espécie de vedação em volta da auréola mamária. A amamentação deve ser oferecida em um peito por vez, pois o leite se subdivide com uma parte rica em água, sais minerais, vitaminas e anticorpos, para matar a sede, e a outra em proteínas, carboidratos e lipídeos, que saciam a fome. É importante lembrar que o leite materno é o único alimento capaz de proteger e dar todos os nutrientes que o bebê precisa, e deve ser mantido exclusivamente, no mínimo até os seis meses.

Chegada das visitas
Um bebê em casa toma a atenção de toda a família e as visitas não param de chegar. O contato com outras pessoas ameniza o estresse causado pela correria da primeira semana do bebê em casa, desde que essas companhias sejam sadias e faça bem para os pais. É bom lembrar que adultos e, principalmente, crianças carregam vírus e bactérias que circulam na rua, na escola e no trabalho. O contato direto com o bebê pode aumentar os riscos do contágio, por isso, é recomendável evitar beijos, colos, carinhos, principalmente sem uma higiene correta das mãos. Durante as saídas, a recomendação é a mesma, para evitar o contato com pessoas na rua e muita agitação. Os passeios podem incluir banhos de sol no início da manhã e no fim da tarde, em lugares calmos e ao ar livre, para não agitar o bebê.

Cuidados com infecções
A partir de agora, os pais precisam acompanhar com mais atenção as datas do ano. O calendário vacinal deve ser respeitado para garantir que a criança receba toda a imunização e esteja protegida. Alguns cuidados em casa também devem persistir, mantendo a higiene com banhos e a limpeza do umbigo. Durante a higienização, é recomendado o uso exclusivo de produtos infantis, de preferência sem corante ou perfume.

O procedimento para limpeza do umbigo deve ser feito a cada troca de fralda, com álcool 70%, e pode deixá-lo evaporar sozinho, facilitando a secagem do umbigo e sua queda mais rápida. A higiene tem que ser mantida por algumas semanas, mesmo após a queda do coto umbilical.

A atenção para a higienização de animais domésticos também é importante. A vacinação e desvermifugação deverão ser feitas sempre que indicado por um médico veterinário, que poderá atestar a saúde do animal. O contato com o bebê também pode ser adiado para quando ele tiver maior compreensão da relação de amizade e carinho com os animais.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário