Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Estudo japonês confirma presença de substâncias cancerígenas em cigarros eletrônicos

Reprodução:
O vapor dos cigarros eletrônicos contém substâncias cancerígenas, em quantidades muito variáveis que podem superar as concentrações da fumaça do cigarro tradicional, segundo um estudo japonês divulgado nesta quinta-feira
 
De acordo com o documento sem conclusões definitivas, os vapores absorvidos geralmente contêm, entre outros, formaldeído, um composto também conhecido como formol, que é considerado cancerígeno, acroleína, glioxal (o ethanedial) e também metilglioxal.
 
"As taxas variam consideravelmente de uma marca para outro e, inclusive, dentro da mesma marca, de uma mostra para outra", destacaram os cientistas, que mediram as concentrações das diferentes substâncias em cinco marcas (não citadas) de cigarros eletrônicos.
 
"Em uma das marcas analisadas, a equipe de pesquisa encontrou um nível de formaldeído que chegou a 10 vezes mais que o registrado em um cigarro tradicional", explicou o cientista Naoki Kunugita, que coordenou o estudo.
 
No entanto, a taxa de formaldeído não é constante, "varia durante a experiência e aumenta particularmente em caso de superaquecimento do fio de resistência integrado", destacou.
 
Os testes foram realizados com uma máquina que, a cada ocasião, realiza uma série idêntica de 15 aspirações, em 10 oportunidades, com o mesmo cartucho, com pausas.
 
O estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública foi entregue ao ministério japonês da Saúde, que questiona, assim como seus equivalentes em outros países, até que ponto é necessário regulamentar o uso dos cigarros eletrônicos sem nicotina que utilizam líquidos perfumados.
 
Os consumidores de cigarros eletrônicos no Japão são menos visíveis que os fumantes tradicionais e as lojas especializadas consideravelmente menos numerosas, mas a transição do tabaco para o vapor é um fenômeno crescente que provoca a preocupação das autoridades.´
 
AFP / Terra

Ótimo remédio caseiro para rouquidão

Esta receita é um segredinho da vovó. Ela vai ser ensinada agora para você anotar e pôr em prática quando ficar rouco(a) ou quando um amigo ou parente precisar
 
É muito prática e verdadeiramente efetiva. A receita funcionou todas as vezes que fizemos uso dela para curar rouquidão.

O ideal é que se ataque o problema logo no início com este remédio caseiro.
 
Você não vai precisar de muita coisa, apenas de três ingredientes. E todos esses ingredientes você encontra facilmente.
 
Um deles, o tomate, é ideal que seja orgânico, produzido sem o uso de agrotóxicos. Se não conseguir tomate orgânico, lave bem com sabão neutro e retire a casca.
 
Vamos então aprender a receita.
 
Anote:
 
Ingredientes
- 1 tomate verde
 
- 1 copo de água
 
- 1 pitada de sal
 
Modo de preparo
- Bata no liquidificador o tomate verde com um copo de água e uma pitada de sal.
 
- Coe e faça um gargarejo imediatamente.

- Repita o procedimento três vezes por dia.

Atenção!
Se a rouquidão persistir por semanas, mesmo depois deste de ou outro tratamento, você deve procurar um médico.

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/11/otimo-remedio-caseiro-para-rouquidao.html

Dispositivo ativado por Wi-Fi pode acabar com infecções, afirmam pesquisadores

Reprodução/ DailyMail: Dispositivo pode acabar com
infecções ao receber sinal sem fio
Implante já foi testado em ratos e mostrou resultados positivos

Pesquisadores desenvolveram um método para ativar implantes eletrônicos colocados dentro do corpo e eliminar infecções bacterianas usando Wi-Fi. De acordo com os cientistas da Universidade de Illinois, ao ser ativado com o sinal sem fio, o dispositivo eletrônico fornece calor ao tecido infectado e o cura.
 
De acordo com informações do site DailyMail, o dispositivo foi testado em ratos que receberam os implantes para tratar de tecidos infectados com Staphylococcus ― que causa abcessos ou infecções. Após 24 horas do tratamento, os tecidos das cobaias foram reanalisados e os cientistas não encontraram nenhum sinal de infecção. O dispositivo também foi capaz de eliminar a bactéria E.coli.
 
Segundo o autor da pesquisa, Fiorenzo Omenetto, o dispositivo ― que é feito de seda e magnésio ― se dissolve totalmente em 15 dias, não exigindo o trabalho de retirá-lo após seu acionamento.
 
― Esta é uma demonstração é um importante passo para o desenvolvimento de dispositivos médicos avançados e que não demandam tempo de recuperação ao paciente.
 
R7

Google desenvolve "colher inteligente" para ajudar doentes de Parkinson

Reprodução: Colher inteligente ajuda doentes de Parkinson
Tecnologia empregada no projeto da colher detecta quando a mão está tremendo
 
Uma empresa pertencente ao Google desenvolveu uma "colher inteligente" para ajudar pessoas que sofrem com tremores associados à doença de Parkinson, segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira (27). "Queremos ajudar as pessoas em sua vida cotidiana e esperamos aumentar a compreensão sobre a doença a longo prazo", explicou em comunicado Katelin Jabbari, porta-voz da companhia californiana.
 
O Google adquiriu recentemente a empresa Lift Lab, encarregada do desenvolvimento da "colher inteligente". A tecnologia empregada no projeto da colher detecta quando a mão está tremendo e faz ajustes instantâneos para manter o equilíbrio e reduzir os tremores em até 76%, segundo o observado nos testes clínicos.
 
Calcula-se que mais de 10 milhões de pessoas no mundo todo vivam com tremores associados ao Parkinson, entre elas a mãe do co-fundador do Google Serguei Brin.
 
 
O Parkinson é a segunda doença neuro-degenerativa mais frequente após o Alzheimer e é caracterizada pela perda progressiva de neurônios que produzem dopamina em uma região do cérebro. A perda de dopamina cerebral como consequência da morte neuronal se traduz em manifestações motores típicas da doença, como rigidez muscular, tremores e lentidão nos movimentos. 
 
EFE / R7

Comprimido poderá prolongar vida em até 120 anos, afirmam cientistas

Pilula poderia retardar processo de envelhecimento
Medicamento está sendo testado em animais por estudiosos russos
 
Soa como ficção científica, mas cientistas russos afirmam que estão perto de criar uma pílula que diminui o processo de envelhecimento. Os pesquisadores esperam que o medicamento ― que está sendo testado em ratos, camundongos, peixes e cães ― possa permitir que as pessoas vivam até, pelo menos, 120 anos.
 
Em entrevista ao DailyMail, o pesquisador Maxim Skulachev afirmou que ele e sua equipe estão utilizando um “novo tipo de antioxidante” que poderá ter impacto direto sobre as mitocôndrias, que são responsáveis pela produção de energia das células.
 
― As mitocôndrias podem ser responsáveis por ataques cardíacos e estão ligadas diretamente a doenças como o Alzheimer e o Parkinson.
 
Skulachev afirma que os testes não tem levado a um aumento significativo do tempo de vida das cobaias, mas atrasou o início do envelhecimento.
 
― Verificamos que as doenças passam a se desenvolver mais lentamente. Nossa ideia para combater o envelhecimento com remédios para mitocôndrias é o caminho certo. Acredito que será possível adiar a velhice. 
 
R7

Câncer de mama pode afetar mulheres jovens?

Manifestação precoce do tumor é frequentemente associada com mutações genéticas
 
Por Dr. Wesley Pereira Andrade
 
A incidência de câncer de mama se relaciona diretamente com a idade da mulher, ou seja, quanto mais velha a mulher maior o seu risco de ter câncer de mama, sendo o pico por volta dos anos 80 de idade. No geral, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade, sendo que cerca de 80% dos casos são diagnosticados nessa faixa. No entanto, mulheres jovens com menos de 40 anos também podem ser acometidas por câncer de mama, mas com uma incidência muito menor. Apenas 7% dos canceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos.

Outro fator relacionado a câncer nesta faixa etária é o tratamento com radioterapia na região do tórax (normalmente para tratar um linfoma nesta região) durante a infância/adolescência. Esta radioterapia torácica afeta a mama em sua fase de desenvolvimento e predispõe o surgimento de câncer de mama geralmente 10 anos após a realização deste tratamento.

Demais fatores associados ao câncer de mama em idade jovem são: historia familiar de câncer de mama e ovário em parentes de primeiro grau, história de câncer de mama bilateral e história de câncer de mama em homens na família.

O diagnóstico de câncer de mama em mulheres jovens é bastante difícil, sendo um grande desafio para o médico, principalmente porque essa é a fase na qual a maioria das mulheres está muito envolvida com a carreira profissional e com aspectos reprodutivos/de maternidade. Nesta faixa etária a mamografia apresenta limitações, pois a maioria das pacientes tem mamas densas, o que dificulta a avaliação destas e identificação de eventuais tumores, podendo ser necessária a complementação com outros exames como ultrassonografia ou ressonância magnética.                         

 
A maioria dos casos se manifesta como a presença de nódulos palpáveis ou por alterações da pele (edema ou retrações), o que se correlaciona com tumores em fases mais avançadas. Tumores em mulheres jovens, em geral, são biologicamente mais agressivos, estando associados com menor chance de cura. 
 
O tratamento da doença nesse fase da vida pode necessitar de cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia o que pode ter efeitos negativos sobre a estética/autoimagem, fertilidade e também implicações psicológicas negativas.                            
 
Diagnóstico precoce para grupos de risco
As pacientes de risco elevado devem iniciar medidas de autoconhecimento das mamas (autoexame) associado a exame médico a partir dos 20 anos de idade. Deverá iniciar rastreamento imaginológico, isto é, a realização de exames de imagem para o diagnóstico precoce a partir dos 25-30 anos. Esta definição de qual idade iniciar os exames depende da presença ou não de mutação genética diagnosticada nos genes BRCA 1, BRCA2, TP53 e CHEK2, bem com a idade do parente que teve câncer de mama em idade mais jovem na família. Em geral o acompanhamento médico deverá iniciar 10 anos antes deste caso mais jovem. Para as mulheres que foram submetidas à irradiação na região torácica estes exames deverão ser iniciados 8-10 anos após o tratamento (mas não antes dos 25 anos de idade).
 
Alertamos que o citado acima sobre exames de rastreamento se aplica à realização de exames em pacientes que não tem sintomas. Paciente com algum sintoma deverá procurar o médico e o mesmo poderá solicitar estes exames em qualquer idade a depender da história da paciente e dos achados do seu exame clínico.
 
Minha Vida

Identificado no sangue marcador que prevê alguns tipos de câncer

Mutações podem sinalizar maior probabilidade de um indivíduo desenvolver leucemia, linfoma ou síndrome mielodisplásica

Massachusetts, EUA - Pesquisadores do MIT e de Harvard descobriram no sangue um marcador facilmente detectável, “pré-maligno”, que aumenta significativamente a probabilidade de um indivíduo desenvolver leucemia, linfoma ou síndrome mielodisplásica. A descoberta, que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer lembrado nesta quinta-feira, foi feita de forma independente por duas equipes associadas e abre novos caminhos para a pesquisa de diagnóstico e prevenção precoces de câncer do sangue. Os resultados de ambas as equipes aparecem esta semana no “New England Journal of Medicine”.

A maior pesquisa genética sobre o câncer até hoje se concentrou no estudo dos genomas de cânceres avançados, para identificar os genes que são mutantes em vários tipos de câncer. Estes dois novos estudos olharam para mutações somáticas - mutações que as células adquirem ao longo do tempo enquanto elas se replicam e regeneram dentro do corpo - em amostras de DNA recolhidas a partir do sangue de indivíduos sem histórico de distúrbios ou câncer do sangue.

Com duas abordagens muito diferentes, as equipes descobriram que uma porcentagem surpreendente da amostragem tinha adquirido um subconjunto das mutações somáticas que estão presentes no câncer do sangue. Estes estavam mais de dez vezes mais propensos de vir a desenvolver câncer de sangue nos anos seguintes do que aqueles nos quais não foram detectadas tais mutações.

Portadores de mutações têm risco 5% maior
O estado “pré-maligno” identificado pelos estudos se torna mais comum com a idade; é raro em pessoas com idade inferior a 40, mas aparece com frequência cada vez maior a cada década de vida que passa, principalmente em mais de 10% das pessoas com idade superior a 70. Os portadores de mutações têm um risco global de 5% de desenvolver algum tipo de câncer no sangue dentro de cinco anos. Esta fase “pré-maligna” pode ser detectada simplesmente por sequenciação de DNA do sangue.

- As pessoas muitas vezes pensam sobre a doença em preto e branco - que há o “saudável” e há a “doença”, mas na realidade a maioria das doenças se desenvolvem gradualmente ao longo de meses ou anos. Esses resultados nos dão uma janela para esses estágios iniciais do desenvolvimento de câncer de sangue - disse Steven McCarroll, autor sênior de um dos papéis e professor assistente de genética na Escola de Medicina de Harvard.

Cientistas acreditam que essas mutações identificadas pelos dois estudos se originam nas células-tronco do sangue, e conferem uma vantagem de promoção do crescimento para a célula mutante e todos os seus “clones” - células que derivam daquela célula-tronco original durante o curso normal de divisão celular. Estas células, em seguida, reproduzem em um ritmo acelerado até que elas são responsáveis por uma grande parte das células no sangue de uma pessoa. Os pesquisadores acreditam que essas primeiras mutações ficam à espreita de acompanhamento, cooperando mutações que, quando ocorrem nas mesmas células como as mutações anteriores, dirigem as células para o câncer.

A maioria das mutações ocorreram em apenas três genes; DNMT3A, TET2, e ASXL1.

- O câncer é o estágio final do processo - disse Siddhartha Jaiswal, um cientista associado na Broad, do MIT e parceiro clínico do Hospital Geral de Massachusetts, que foi o primeiro autor do artigo de Benjamin Ebert, membro da Broad e também professor de Harvard. - No momento em que um câncer tornou-se clinicamente detectável ele acumulou várias mutações que se desenvolveram ao longo de muitos anos. O que estamos detectando principalmente aqui é, numa fase pré-maligna precoce em que as células tenham adquirido apenas uma mutação “iniciante”.

Estudos tiveram abordagens diferentes
As equipes convergiram para estes resultados através de abordagens muito diferentes. A equipe de Ebert tinha a hipótese de que, uma vez que o câncer de sangue aumenta com a idade, pode ser possível a detecção de mutações somáticas precoces que poderiam estar iniciando o processo da doença, e de que estas mutações também pode aumentar com a idade. Eles analisaram especificamente 160 genes conhecidos por serem recorrentemente mutado em neoplasias malignas do sangue, usando dados genéticos derivados de cerca de 17.000 amostras de sangue originalmente obtidos para estudos sobre a genética da diabetes tipo 2.

Eles descobriram que mutações somáticas nesses genes, de fato, aumentam a probabilidade de desenvolver câncer, e eles viram uma clara associação entre a idade ea frequência dessas mutações.

Eles também descobriram que os homens eram ligeiramente mais propensos a ter mutações do que as mulheres, e os hispânicos eram ligeiramente menos propensos a ter mutações do que outros grupos.

A equipe de Ebert também encontrou uma associação entre a presença desse estado "pré-maligno", e o risco de mortalidade global independente do câncer. Indivíduos com essas mutações tinham um risco maior de diabetes tipo 2, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral isquêmico também. Entretanto, outros estudos serão necessários para determinar a natureza dessas associações.

Já a equipe de McCarroll descobriu o fenômeno ao estudar uma doença diferente. Eles também estavam buscando mutações somáticas, mas estavam inicialmente interessados em determinar se tais mutações contribuíram para o risco de esquizofrenia. A equipe estudou cerca de 12.000 amostras de DNA extraídas do sangue de pacientes com esquizofrenia e distúrbio bipolar, assim como de pessoas saudáveis, pesquisando em todo o genoma de todos os genes que codificam proteínas, para padrões de mutações somáticas.

Eles descobriram que as mutações somáticas estavam concentradas em um punhado de genes; os cientistas logo perceberam que eles eram os genes do câncer. A equipe, então, usou registros médicos eletrônicos para seguir histórias médicas posteriores dos pacientes, descobrindo que os indivíduos com essas mutações tinham 13 vezes mais risco de câncer de sangue.

A equipe de McCarroll realizou uma análise de acompanhamento em amostras de tumores de dois pacientes que tinham progredido deste estado pré-maligno ao câncer. Estas análises genômicas revelaram que o câncer havia de fato desenvolvido a partir das mesmas células que tinham abrigado as mutações “iniciantes” anos antes.

- O fato de que ambas as equipes convergiram para conclusões notavelmente semelhantes, usando abordagens muito diferentes e que olharam o DNA de muito diferentes conjuntos de pacientes, nos deu muita confiança nos resultados - disse Giulio Genovese, um biólogo computacional no Broad e primeiro autor de papel de McCarroll. - Foi gratificante ter esta confirmação dos resultados de cada um.

Jaiswal estará apresentando os resultados em 9 de dezembro na Sociedade Americana de Hematologia Reunião Anual em San Francisco.

Todos os investigadores envolvidos enfatizaram que não há atualmente nenhum benefício clínico para testes para este estado pré-maligno; não existem tratamentos disponíveis atualmente para tratar esta condição em pessoas saudáveis. No entanto, eles dizem que os resultados pode abrir a porta para direções inteiramente novas para a pesquisa do câncer de sangue, em direção a detecção precoce e até mesmo a prevenção.

- Os resultados demonstram uma maneira de identificar grupos de alto risco - pessoas que estão em muito maior do que o risco médio de progressão para o câncer - o que poderia ser uma população de ensaios clínicos de futuras estratégias de prevenção - disse McCarroll. - A abundância dessas células mutadas também poderia servir como um marcador biológico - como o colesterol LDL é para a doença cardiovascular - para testar os efeitos de potenciais terapias de prevenção em ensaios clínicos.

Ebert concorda:

- Um novo foco de investigação agora será desenvolver intervenções que possam diminuir a probabilidade de que os indivíduos com essas mutações continuem a desenvolver doenças malignas evidentes, ou estratégias terapêuticas para diminuir a mortalidade por outras condições que podem ser instigadas por essas mutações - disse ele.

Os pesquisadores também dizem que os resultados mostram o quão importante é coletar e compartilhar grandes conjuntos de dados de informação genética: ambos os estudos invocados amostras de DNA coletadas para estudos completamente alheios ao câncer.

- Esses dois estudos são um grande exemplo de como as descobertas inesperadas e importantes podem ser feitas quando os cientistas criativos trabalhar juntos e com o acesso a dados genômicos e clínicos - disse o vice-diretor da Broad David Altshuler, um dos co-autores de Ebert. -Por exemplo, a equipe de Steve encontrou relações genéticas mais fortes com câncer do que eles ainda têm encontrado para o ponto final da esquizofrenia que motivou o seu estudo original. O ritmo de descoberta só pode acelerar se os pesquisadores têm a capacidade de aplicar métodos inovadores para grandes conjuntos de dados.
 
O Globo

Itália suspende vacina contra gripe após três mortes de idosos

A Fluad é uma vacina contra a gripe prescrita para os idosos que foi
aprovada em 1997
Fabricante suíça afirmou que não há ligação entre as fatalidades e a droga

Rio - Itália suspendeu o uso de dois lotes de uma vacina contra a gripe produzida pela empresa suíça Novartis em meio a relatos de que três mortes possam estar ligadas à droga. A autoridade regulatória italiana AIFA disse nesta quinta-feira que a suspensão de Fluad foi uma medida de "precaução".
 
De acordo com a imprensa local, as vítimas eram duas mulheres e um homem, todos em idade avançada. Em sua defesa, a Novartis afirmou que "nenhum nexo causal com a vacina pode ser estabelecido".
 
A Fluad é uma vacina contra a gripe prescrita para os idosos que foi aprovada em 1997. A empresa disse que seu produto tem uma "robusta" história de segurança.
 
A avaliação dos dois lotes em questão confirmou que eles estão "em conformidade com todos os padrões de produção e de qualidade", segundo informou a Novartis, acrescentando ainda que a "segurança do paciente é a nossa primeira prioridade e nós levamos muito a sério esses relatórios".
 
A Fluad foi testada em ensaios clínicos com mais de 70 mil pacientes, e mais de 65 milhões de doses foram distribuídas até o momento. A empresa declarou estar trabalhando em colaboração com AIFA para uma avaliação mais aprofundada.
 
O Globo

Conheça as modelagens para programas de prevenção do câncer

Agência lança publicação para mostrar os avanços da oncologia na saúde suplementar
 
A ANS vem incorporando no setor propostas para a prevenção de doenças e o gerenciamento de riscos e doenças crônicas. Entre inúmeras ações foram publicados manuais técnicos para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar, com o objetivo de auxiliar no monitoramento dos riscos e na compressão da morbidade para idades mais avançadas - visto que grande parte das doenças que acomete a população é passível de prevenção.

De acordo com a ANS, no âmbito da saúde suplementar, foi estabelecido que o desenvolvimento de programas para promoção e prevenção é responsabilidade das operadoras de planos privados, podendo ser desenvolvidos nas modelagens a seguir:

1. Programa para a Promoção do Envelhecimento Ativo ao Longo do Curso da Vida:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Dessa forma, caracteriza-se pelo conjunto de estratégias orientadas para a manutenção da capacidade funcional e da autonomia dos indivíduos, incorporando ações para a promoção da saúde em todas as faixas etárias, desde o pré-natal até as idades mais avançadas:

*Abaixo trecho retirado do livro "Avanços da Oncologia na Saúde Suplementar", lançado nesta terça-feira (25), em São Paulo, pela ANS. A obra, produzida pelos próprios técnicos da agência reguladora dos planos de saúde do país, visa demonstrar como o envelhecimento e a melhoria das condições de vida da população refletem no aumento dos casos de câncer e, consequentemente, na evolução das pesquisas e novas tecnologias para tratar a doença.

2. Programa para População-Alvo Específica:
Conjunto de estratégias orientadas para um grupo de indivíduos com características específicas, incorporando ações para a promoção da saúde e a prevenção de riscos e doenças em determinada faixa etária, ciclo de vida ou condição de risco determinada;

3. Programa para Gerenciamento de Crônicos:
Conjunto de estratégias orientadas para um grupo de indivíduos portadores de doenças crônico-degenerativas e com alto risco assistencial, incorporando ações para prevenção secundária e terciária, compressão da morbidade e redução dos anos perdidos por incapacidade.

Um objetivo alcançado pela RN nº 264/2011 foi o estabelecimento de benefícios disponíveis às operadoras com programas para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças desenvolvidos, tais como:

1. Registro dos valores aplicados nos programas em conta específica do Plano de Contas Padrão da
ANS, referente ao Ativo Não Circulante Intangível;

2. Recebimento de pontuação Bônus no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar IDSS;
 
A Instrução Normativa nº 35/2011 dispõe sobre as regras para o acompanhamento dos programas inscritos na ANS pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde. As operadoras de planos privados de assistência à saúde deverão informar à ANS todos os programas para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças desenvolvidos, inclusive para obtenção dos incentivos dispostos na RN nº 264, de 2011.

A Resolução Normativa nº 265/2011 dispõe sobre a concessão de bonificação e premiação pela participação dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde nos programas para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças. A norma estabelece os seguintes conceitos: a bonificação consiste em vantagem pecuniária, representada pela aplicação de desconto no pagamento da contraprestação pecuniária, concedida pela operadora ao beneficiário de plano privado de assistência à saúde como incentivo à sua participação em programa para promoção do Envelhecimento Ativo; a concessão de premiação consiste em vantagem não pecuniária, representada pela oferta de prêmio, concedida pela operadora ao beneficiário de plano privado de assistência à saúde como incentivo à sua participação em programa para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças; como diretrizes gerais, os programas podem ser extensivos aos planos de saúde individuais ou familiares e coletivos empresariais ou por adesão.

A formatação dos programas poderá ser individualizada para cada plano, de forma a deixá-lo mais adequado ao seu público. O beneficiário que aderir às regras para a participação no programa, estabelecidas entre as partes, poderá obter prêmios ou desconto na mensalidade, sendo vedado o condicionamento ao alcance de metas ou resultados em saúde e a discriminação por idade ou por doença preexistente. O desconto na mensalidade ou a premiação estará vinculado apenas à participação no programa.

Também foi publicada pela ANS a Cartilha para a Modelagem dos Programas para Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, documento que disponibiliza às operadoras referências e informações necessárias para auxiliar a estruturação e implementação dos programas nas modelagens propostas.

Também foi realizada a publicação da 4ª edição, revisada e atualizada, do Manual Técnico de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar.

Em 2012, houve uma alteração do estímulo econômico-financeiro oferecido às operadoras para o desenvolvimento dos Programas. Anteriormente, as operadoras poderiam contabilizar os valores aplicados nos programas aprovados pela ANS, como Ativo não Circulante Intangível. A partir da vigência da Instrução Normativa Conjunta (INC) DIOPE e DIPRO nº 07, de novembro de 2012, que revogou a norma anterior e dispôs sobre o cadastramento, o monitoramento e os investimentos em programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. As operadoras que tiverem programas aprovados pela ANS deverão registrar contabilmente as despesas com programas para promoção a saúde e prevenção de riscos e doenças em conta específica, conforme Plano de Contas Padrão da ANS.

O total de despesas com esses programas reduzirá a exigência mensal de margem de solvência do
exercício corrente, desde que observados os requisitos da referida norma.

*Leia na íntegra o livro  "AVANÇOS DA ONCOLOGIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR

Saúde Web

Cientistas desenvolvem novo tratamento para câncer na bexiga

Em 30 anos, terapia é o primeiro avanço para a forma avançada da doença
 
Pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, na Grã-Bretanha, anunciaram um novo tratamento para câncer de bexiga em estágio avançado, uma doença para a qual não houve avanços nos últimos 30 anos. A descoberta foi relatada nesta quarta-feira no periódico Nature.
 
A pesquisa analisou um anticorpo (MPDL3280A) que bloqueia uma proteína (PD-L1) conhecida por ajudar as células cancerígenas a escaparem da vigilância do sistema imune e se espalharem pelo corpo.
 
Na primeira fase do estudo, 68 pacientes em estágio avançado de câncer de bexiga (que não responderam a tratamentos como a quimioterapia) receberam um remédio com o anticorpo MPDL3280A. Dos voluntários, 30 tinham tumores relacionados à proteína PD-L1.
 
Resultados
Depois de seis semanas de tratamento, o tumor regrediu em 43% dos participantes cujo câncer era associado à proteína. Essa porcentagem subiu para 52% após doze semanas. Em dois pacientes (7%), o câncer desapareceu. Entre os voluntários que tinham tumores não relacionados à proteína, 11% responderam positivamente à terapia.
 
“Esse estudo é um grande avanço na busca por um tratamento alternativo e eficiente para o câncer na bexiga. Por décadas, a quimioterapia foi o único tratamento para essa doença em estágio avançado. A resposta à quimio é ruim e muitos pacientes são doentes demais para lidar com ela”, afirma o líder do estudo, Thomas Powles, oncologista da Universidade Queen Mary de Londres.
 
Os resultados são tão otimistas que a droga foi avaliada como inovadora pela FDA, agência americana que regula medicamentos e remédios. Outros estudos estão em andamento para confirmar os resultados.
 
Conheça a pesquisa

Título original: MPDL3280A (anti-PD-L1) treatment leads to clinical activity in metastatic bladder câncer

Onde foi divulgada: periódico Nature

Quem fez: Thomas Powles, Joseph Paul Eder, Gregg D. Fine, Fadi S. Braiteh, Yohann Loriot, Cristina Cruz, Joaquim Bellmunt, Howard A. Burris, Daniel P. Petrylak, entre outros

Instituição: Universidade Queen Mary de Londres, na Grã-Bretanha

Resultado: Um novo medicamento é a primeira alternativa à quimioterapia em 30 anos para tratar câncer de bexiga em estágio avançado

Veja

Hospitais cobram mais do que o permitido por medicamentos em MG

MPMG denunciou hospitais particulares de Uberlândia e Araguari. Prática desrespeita Código de Defesa do Consumidor
 
Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE), ingressou com ação para impedir dez hospitais do Triângulo Mineiro de cobrarem preços de mercado pelos medicamentos fornecidos aos seus pacientes. Sete hospitais da rede privada de Uberlândia e três de Araguari são citados na ação. O documento está na 1ª Vara da Justiça Federal em Uberlândia. O G1 entrou em contato com os hospitais e aguarda os posicionamentos, que ficaram de ser enviados nesta terça-feira (25).
 
No documento, os MPs sustentam que os hospitais praticam preços iguais ou até maiores do que os cobrados por farmácias e drogarias. A atitude, segundo os órgão públicos, viola o Código de Defesa do Consumidor e a legislação específica expedida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, que é vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução vigente estabelece dois tipos de preços para remédios, o Preço ao Fabricante e o Preço Máximo ao Consumidor.
 
Segundo a ação, os hospitais cobram pelos medicamentos utilizados durante a prestação dos serviços médicos valores equivalentes ao Preço Máximo ao Consumidor. Para o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, os hospitais não podem se equiparar a farmácias ou drogarias, porque eles não praticam atividades de comércio varejista, e sim de prestação de serviços na área de saúde. “Os medicamentos que os hospitais disponibilizam aos pacientes não são destinados à venda, de forma independente, e sim constituem um instrumento necessário ao serviço que prestam. Seria impossível tratar um paciente sem remédios e utilizar essa situação de vulnerabilidade para cobrar preços acima do que a lei permite é absolutamente ilegal”, afirmou.
 
Cléber Eustáquio acrescentou que a própria resolução especifica que medicamentos em embalagens hospitalares ou de uso restrito a hospitais e clínicas não podem ser comercializados pelo Preço Máximo ao Consumidor.
 
O procurador da República lembrou ainda que o valor cobrado pelos remédios utilizados para o tratamento do paciente deve ter natureza de reembolso, ou seja, de devolução do valor gasto pelo hospital. “Do contrário, estaria caracterizada a venda de medicamentos por hospitais, o que não é permitido”, ressaltou Cléber Eustáquio.
 
Os MPs chegaram a expedir recomendação aos hospitais aconselhando-os ao cumprimento da legislação, mas, segundo os órgãos, todos se recusaram, sob o argumento de que teriam prejuízo se o fizessem.
 
Além do pedido principal da ação, os MPs ainda solicitam que os hospitais sejam obrigados a devolver aos pacientes o que cobraram a mais nos últimos cinco anos. Pede-se também a condenação dos réus por dano moral coletivo causado à saúde pública e aos consumidores no valor de R$ 100 mil para cada um.

G1

Concurso Prefeitura de Renascença - PR

A Prefeitura de Renascença, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com objetivo de preencher 29 vagas em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração prevista vai de R$ 852,42 a R$ 10.500,00, e a carga horária a ser cumprida varia de 10 a 40 horas semanais.
 
Há vagas nos cargos de borracheiro, enfermeiro, engenheiro civil, médico, motorista, odontólogo, operador de máquinas, técnico em enfermagem, vigia, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de dezembro de 2014, através do site www.objetivas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, ensino médio R$ 70,00 e ensino superior R$ 120,00.
 
Os candidatos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a ser informado antecipadamente,  a partir do dia 17 de dezembro de 2014.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Objetiva Concursos Ltda., terá validade por 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Renascença.

Concurso Prefeitura de Palestina de Goiás - GO

A Prefeitura de Palestina de Goiás, no interior de Goiás, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com o intuito de suprir 49 vagas, mais cadastro de reservas, em diversos cargos do serviço público municipal, beneficiando candidatos de diferentes graus de escolaridade. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 5.596,00, e a carga horária a ser cumprida varia entre 30 e 40 horas semanais. 
 
Os cargos ociosos são: auxiliar de serviços gerais, motorista, operador de máquinas I, eletricista, mecânico, auxiliar do controle interno, técnico em higiene dental –THD, coordenador do controle interno, professor de ensino superior (pedagogia, história, língua portuguesa, educação física), médico, enfermeiro e dentista.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 26 de dezembro de 2014 até 14 de janeiro de 2015, através do site www.perfas.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 36,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, conforme o cargo desejado.
Os inscritos serão avaliados através de provas objetiva, prática e de títulos.
 
A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de fevereiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa PERFAS – Planejamento e Assessoria Municipal Ltda., terá validade pelo período de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Jambeiro - SP divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jambeiro, no estado de São Paulo, através da empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria, tornou público o edital de processo seletivo nº 06/2014, que tem como objetivo a contratação de quatro profissionais e a formação de cadastro de reservas. Podem concorrer às vagas candidatos que tenham o ensino fundamental, médio e superior.
 
Os cargos a serem preenchidos são os de agente administrativo - PROCON, auxiliar de enfermagem, enfermeiro, mecânico de máquinas pesadas e operador de máquinas pesadas. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 4.404,44, em carga horária mensal de 200 ou 220 horas, de acordo com a função a ser desempenhada.
 
Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 07 de dezembro de 2014, através do site www.conrio.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova objetiva e prática, sendo que a primeira está prevista para ser aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
A validade do processo seletivo simplificado será de 12 meses.

Prefeitura de Brusque - SC abre processos seletivos

Publicado os editais nº 053 e 054/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Brusque, no estado de Santa Catarina. São ofertadas 13 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. Podem participar da disputa profissionais que tenham escolaridade nos ensinos fundamental e superior. A remuneração oferecida pode chegar até R$ 3.156,76, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Obras (10 vagas + Cadastro Reserva), Operador de Máquinas (2 vagas +Cadastro Reserva) e Farmacêutico (1 vaga + Cadastro Reserva).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de dezembro de 2014, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nos seguintes locais:
 
Secretaria Municipal de Obras Públicas, localizada na rua Dr. Penido, 51, Centro, Brusque;
Secretaria de Saúde, setor de Recursos Humanos localizado na Rua Germano Schaefer, 4º andar, Centro, Brusque/SC.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • CTPS (folhas da identificação);
  • PIS;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Sendo casado, deverá apresentar certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;
  • Comprovação relativa a quitação militar;
  • Certidão de quitação eleitoral, que poderá ser retirada no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sc.gov.br);
  • Declaração de não acumulação ilegal de cargo, função, emprego ou percepção de proventos, fornecida pelo candidato;
  • Declaração que não sofreu penalidade disciplinar no exercício do cargo ou função pública, fornecida pelo candidato;
  • Comprovação relativa a habilitação exigida no edital;
  • Certidão de tempo de serviço ou declaração, expresso em anos e meses;
  • Para o cargo de Operador de Máquinas, cópia da habilitação;
  • Para o cargo de Farmacêutico, Foto 3x4 recente;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (folhas da identificação);
  • Certidão de nascimento;
  • Apresentar Diploma de Conclusão de Curso de Farmacêutico, acrescido do registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.
 
Prova
A prova objetiva ao cargo de Farmacêutico será aplicada na data provável de 07 de dezembro de 2014, das

09h às 12h, nas dependências da UNIASSELVI/ASSEVIM, situada na Rua Gregório Diegolli, 35-A - Bairro São Luiz, Brusque-SC. Já os candidatos aos cargos de Agente de Obras e Operador de Máquinas serão submetidos à prova prática nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2014, a partir das 08h, no local situado à Rua Estrada da Boemia, Bairro Limeira Alta, Brusque/SC.
 
A lista com os nomes dos aprovados serão divulgadas nos dias 9 e 12 de dezembro de 2014, através do site da Prefeitura Municipal de Brusque, no site www.brusque.sc.gov.br, bem como no Diário Oficial dos Municípios - DOM.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano.
 
Os editais foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios, edição de 25 de novembro de 2014.

Prefeitura de Riachão do Jacuípe - BA lança processo seletivo

A Prefeitura baiana de Riachão do Jacuípe, sob a organização da empresa Planejar Consultoria, deu início às inscrições de processo seletivo com intuito de preencher 58 cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O edital nº 01/2014 dispõe de vagas para médicos (clínico, clínico geral, pediatra, ginecologista e psiquiatra), odontólogo, auxiliar administrativo, motorista, técnico em enfermagem, auxiliar de serviços gerais, terapeuta ocupacional, técnico em radiologia e vigia.
 
Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 790,55 a R$ 12.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições são aceitas via internet, através do endereço: www.planejarconcursos.com.br, até o dia 3 de dezembro de 2014, com taxas de R$ 50,00 para níveis fundamental e médio e de R$ 90,00 para nível superior.
 
O seletivo será composto por prova objetiva e análise de títulos. Estima-se que a prova seja aplicada no dia 21 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados a partir do dia 14 de dezembro de 2014. Os candidatos de nível superior que forem aprovados deverão entregar os títulos para análise no dia 21 de dezembro de 2014.
 
O resultado será afixado no quadro de avisos e publicado no site da Prefeitura: www.pmriachaodojacuipe.ba.ipmbrasil.org.br, no site da Planejar e em jornais e outros meios de comunicação.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final. Ao expirar esse prazo, o mesmo poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal - SP

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014. O objetivo é ocupar 15 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário previsto pode chegar até R$ 2.143,78, e a carga horária a ser desempenhada vai de 22 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de agente comunitário de saúde, professor de ensino fundamental - PEB I, professor substituto ensino fundamental, professor PEB-II - artes, inglês, educação física e professor especialista - PEB - EE.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro de 2014, através do site www.personacapacitacao.com.br. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 8,00 a R$ 10,50.
 
Os candidatos serão avaliados através de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 14 de dezembro de 2014, em local e horário a serem informados no edital de convocação.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria Eireli, terá validade pelo prazo de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Tenório - PB

Sob a organização do Instituto de Avaliação e Treinamento Científico (IATC), a Prefeitura de Tenório, na Paraíba, divulgou o edital nº 001/2014 de concurso público, destinado à contratação de 55 profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Estão abertas vagas para médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social, cirurgião dentista, nutricionista, farmacêutico/bioquímico, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, agente de endemias, eletricista, coveiro, pedreiro, carpinteiro/marceneiro, vigilante, encanador, auxiliar administrativo, motorista categoria "D e E", operador de máquinas pesadas (patrol/enchedeira), psicólogo, educador físico, engenheiro agrônomo, veterinário, agente administrativo e mecânico de veículos pesados.
 
As remunerações oferecidas variam de R$ 724,00 a R$ 3.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 17 de dezembro de 2014, via endereço eletrônico: www.iatcpb.com.br, com taxas de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o grau de escolaridade.
 
Será aplicada prova escrita na data estimada de 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados. É provável que o gabarito seja disponibilizado no dia 19 de janeiro de 2015, através do site da IATC e do quadro de avisos da Prefeitura.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 31 de janeiro de 2015, no saguão da Prefeitura, na Câmara Municipal e no site da organizadora. A homologação será repassada através do Diário Oficial do Estado.
 
Com chance de prorrogação, o concurso será válido por dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Cruz Machado - PR

A Prefeitura de Cruz Machado, estado do Paraná, através do Instituto o Barriga Verde-IOBV, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, o mesmo visa suprir 56 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. O salário pode chegar até R$ 9.591,68, em carga horária que vai de 24 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de assistente administrativo, assistente social, auxiliar (administrativo, clínica dentária, serviços gerais), enfermeiro, fiscal de tributos, médico de várias especialidades, motorista veículo pesado - CNH "D", operador de máquina - CNH "C", psicólogo, técnico em (enfermagem, higiene dental e radiologia).
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de dezembro de 2014, através do site www.iobv.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, cargos de ensino médio R$ 60,00 e cargos de ensino superior R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos à prova escrita objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova escrita objetiva provavelmente será aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem informados através do sites www.iobv.org.br e www.pmcm.pr.gov.br.
 
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.org.br no dia seguinte ao da realização da prova.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso. Ao término deste prazo, o concurso poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Cruz Machado – PR.

Concurso Prefeitura de Massaranduba - SC

A Prefeitura de Massaranduba, estado de Santa Catarina, divulgou o edital de concurso público nº 03/2014. O objetivo é contratar 27 profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O salário para os contratados pode chegar até R$ 6.250,00, em carga horária que vai de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de auxiliar de serviços, maestro, técnico em enfermagem, fiscal de vigilância sanitária, engenheiro florestal engenheiro agrônomo, fiscal de meio ambiente, professor várias áreas, orientador pedagógico, fonoaudiólogo e médico de várias especialidades.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de dezembro de 2014, através do site www.nubesconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para candidatos de nível fundamental; R$ 60,00 para os de nível médio e R$ 100,00 para os de nível superior.
 
A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado no dia seguinte ao de aplicação da prova, no mural de publicações da prefeitura e nos sites e www.massaranduba.sc.gov.br e www.nubesconcursos.com.br.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa Nubes Tecnologia e Serviços Ltda., terá validade pelo prazo de dois anos, contado da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso INCA - RJ

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, divulgou os três primeiros editais do concurso público para a ocupação de vagas nas carreiras de Pesquisador, que exigem nível superior (com pós-graduação).
 
O concurso está sob a responsabilidade organizacional do próprio INCA e prevê a ocupação de três vagas, com salário que pode chegar a R$ 12.152,08, quanto somados o vencimento básico e demais vantagens.
 
De acordo com o INCA, as vagas oferecidas são para Pesquisadores Associados na área de Epidemiologia Clínica (1 vaga), Adjunto na área do Oncovirologia (1 vaga) e Imunologia Tumoral e Imunoterapia Aplicada à Oncologia (1 vaga). 
 
As inscrições para este concurso já estão abertas e podem ser feitas até 15 de dezembro de 2014. A taxa para todos os editais é de R$ 180,00.
 
As etapas avaliativas do certame (prova escrita e oral, análise de títulos e currículo e defesa pública de memorial) serão realizadas de 02 a 13 de fevereiro de 2015.
 
Outros editais
O instituto informou que está prevista para 1º de dezembro de 2014 a divulgação de mais  três editais de seleção para os cargos de pesquisador assistente na área de Aconselhamento Genético (1 vaga) e adjunto nas áreas de  Banco de Amostras Biológico em Câncer e Bioinformática, com 1 vaga para cada um dos perfis. Esses cargos têm o período de inscrições previsto para ocorrer entre os dias 08 de dezembro de 2014  a 5 de janeiro de 2015.

Concurso Polícia Científica - Goiás 2014: Editais e Inscrição

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPC - GO) disponibilizou os editais  002/2014 – SPTC e 002-ML/2014 – SPTC, que promovem concurso público para provimento de vagas nos cargos de Auxiliar de Autópsia (nível fundamental), Médico Legista e Perito Criminal (superior completo).
 
No total, serão preenchidas 460 vagas, assim distribuídas: 150 vagas para Médico Legista de 3ª Classe; 250 chances para Perito Criminal de 3.ᵃ Classe; e 60 para Auxiliar de Autópsia de 3.ᵃ Classe. O salário inicial dos dois primeiros cargos é R$ 7.648,67, enquanto que o último cargo proporciona remuneração de R$ 3.978,19.
 
Inscrições
As inscrições ocorrerão entre 04 e 24 dezembro de 2014 pelo site da Fundação Universa (www.universa.org.br), mediante o pagamento do valor R$ 85,00 ou R$ 110,00, de acordo com o cargo escolhido (o vencimento da taxa é 12 de janeiro de 2015).
 
Candidatos que possuem direito ao pedido de isenção da taxa, devem fazer o requerimento por meio docorreio eletrônico concurso_sptcgo@universa.org.br e encaminhar os documentos citados no edital no período entre 8hs do dia 04 e 23hs do dia 24 de dezembro de 2014. Poderão, ainda, solicitar pessoalmente, no período de 4 a 24 de dezembro de 2014, mediante requerimento disponível nos postos de atendimento presencial, que serão oportunamente divulgados nos endereços eletrônicos www.universa.org.br e www.segplan.go.gov.br.
 
Provas
A seleção dos candidatos será realizada por meio das seguintes etapas:
  • Avaliação da equipe multiprofissional para candidatos portadores de deficiência;
  • Provas Objetivas e Prova Discursiva, a acontecerem no dia 08 de fevereiro de 2015;
  • Curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado pela Fundação Universa e supervisionado pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e de avaliação de vida pregressa, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Superintendência da Policia Técnico-Cientifica.
Os locais, a data e o horário de aplicação das provas serão divulgados, nos endereços eletrônicos citados anteriormente, na data provável de 30 de janeiro de 2015.

Concurso Prefeitura de Tibau do Sul - RN

A Prefeitura de Tibau do Sul, estado do Rio Grande do Norte, publicou o edital de concurso público, voltado ao preenchimento de 251 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia de R$ 724,00 e R$ 2.000,00, respectivamente, em jornada semanal de 30 e 40 horas.
 
Cargos: Fiscal de Tributação, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepcionista, Digitador, Psicólogo, Fiscal Ambiental, Engenheiro (Ambiental e Civil), Arquiteto Urbanista, Biólogo, Encarregado de Limpeza, Gari, Encarregado Poço Tubular, Pedreiro, Operador de Máquina, Motorista, Eletricista de Automóvel, Auxiliar de Mecânico, Mecânico Geral, Fiscal de Obras, Vigia, Merendeira, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Professor, Psicopedagogo, Psicólogo, Nutricionista, Ag. Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Consultório, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro e Médico.
 
De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.conpass.com.br, no período de 01 de dezembro de 2014 a 04 de janeiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).

As provas escritas serão realizadas na data provável de 08 de fevereiro de 2015, em horário e local que serão divulgados pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos

quadros de avisos da Prefeitura de Tibau do Sul e no site www.conpass.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura e da Câmara Municipal, e na internet, através do site www.conpass.com.br, a partir do dia 09 de fevereiro de 2015.
 
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Padre Bernardo - GO

Com oferta de 587 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Padre Bernardo, no Estado de Goiás, lançou edital nº. 001/2014 para realização de concurso público. A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 835,73 e R$ 2.500,00.
 
Fica reservado para cada cargo, no mínimo, 5% das vagas abertas ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo. Já aos candidatos que no ato da inscrição se declarem pretos ou pardos, ficam reservadas 20% das vagas.
 
Cargos
Mecânico de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Leves/Pesadas, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Condutor de Ambulância, Motorista, Professor, Fiscal (Obras/Urbanismo, Posturas, Tributos, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente), Gestor Ambiental, Biólogo, Engenheiro (Ambiental e Civil), Veterinário, Contador e Procurador Jurídico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, nos sites www.itame.com.br e www.padrebernardo.go.gov.br, com início às 10h do dia 22 de dezembro de 2014 e término às 23h59min  do dia 12 de janeiro de 2015.
 
As taxas para inscrição no concurso são no valor de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio ou técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso constará de provas objetivas e práticas.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 28 de março de 2015, em horários e locais previamente divulgados pela comissão especial do concurso público. Já a prova prática será realizada na data provável de 25 de abril de 2015, em local e horários previamente divulgados pela COCP.
 
A prova prático-profissional e discursiva para o cargo de Procurador será realizada conjuntamente e na mesma data e horários previstos para prova objetiva, sendo acrescentado uma hora no tempo de duração.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 29 de março de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Balneário Arroio do Silva - SC lança processo seletivo

Por meio do Instituto O Barriga Verde (IOBV), a prefeitura catarinense de Balneário Arroio do Silva lançou o edital nº 002/2014 de processo seletivo em provimento de cargos de todos os níveis de escolaridade, para formação de cadastro de reserva.
 
São ofertadas vagas para agente comunitário de saúde, apreensor de animais, auxiliar operacional de creche, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, eletricista, lubrificador/lavador, mecânico, merendeira, monitor de ônibus, motorista, operador de equipamento (máquinas), pedreiro, pintor, pintor letrista, servente de escola, vigia, agente administrativo, agente de vigilância ambiental, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório odontológico, auxiliar de enfermagem, fiscal de obras e serviços, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, monitor (artes manuais, capoeira, dança e de música), recepcionista/telefonista, secretário de escola, técnico em enfermagem, arquiteto, assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, engenheiro agrimensor, engenheiro civil, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, supervisor escolar e professores em diversas disciplinas.
 
As remunerações variam de R$ 487,46 a R$ 8.541,98, em jornadas de 10 a 40 horas semanais.
 
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 15 de dezembro de 2014, através do site: www.iobv.org.br, com taxas de R$ 20,00 para níveis fundamental e médio e de R$ 40,00 para nível superior.
 
Todos os participantes serão submetidos à prova objetiva provavelmente no dia 18 de janeiro de 2015, às 9h, em local a ser informado brevemente. O gabarito está previsto para ser disponibilizado no dia seguinte ao da realização da prova. A relação dos classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2015 e a homologação após essa data.
 
O prazo de validade do seletivo será de um ano, contado da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Progresso - RS

A Prefeitura de Progresso, no estado do Rio Grande Sul, divulgou o edital de concurso público visando suprir 20 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 644,35 a R$ 3.344,35. Já a carga horária a ser desempenhada vai de 15 a 44 horas semanais.
 
Há vagas para operário, servente, motorista, pedreiro, auxiliar de administração, operador de máquinas, médico - pediatra, farmacêutico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, professor (de varias áreas e disciplinas), agente comunitário de saúde e auxiliar de saúde bucal.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de dezembro de 2014, através do site www.schnorr.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para candidato de nível fundamental, R$ 75,00 para os de nível médio e R$ 100,00 para quem possuir o nível superior.
 
A prova está prevista para ser aplicada no dia 20 de dezembro de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições.

Concurso Prefeitura de São Gonçalo dos Campos - BA

Com oferta de 185 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, no estado da Bahia, lançou edital nº 01/2014 para realização de concurso público. A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 2.500.
 
Cargos
Auxiliar (Administrativo, Saúde Bucal e Serviços Gerais), Carpinteiro, Eletricista, Gari, Guarda Municipal, Instrumentador Cirúrgico, Motorista, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor (Biologia, Geografia, Pré Escola- Educação Fundamental e Educação Física), Recepcionista e Técnico (Biblioteca, Enfermagem, Patologia e Radiologia).
 
As inscrições estarão abertas do dia 01 a 12 de dezembro de 2014, na Biblioteca Municipal, situada na Avenida Hanibal Pedreira s/n - Centro, no horário de 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
O concurso se constituirá de prova objetiva, redação e títulos, com data a ser informada em tempo oportuno.
 
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do Prefeito Municipal.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial do Município, edição de 19 de novembro de 2014.
 
Edital encontra-se no site www.saogoncalodoscampos.ba.io.org.br.

Prefeitura de Guanhães - MG abre processo seletivo

Com o objetivo de atender às demandas da administração municipal, a Prefeitura de Guanhães, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital nº 008/2014 de processo seletivo. O concurso visa a formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários dos aprovados variam de R$ 724,00 a R$ 4.000,00, por jornadas de 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Telefonista, técnico de higiene bucal, técnico em informática, servente de obras, professor, pintor, pedreiro, pedagogo, operador de máquinas, fisioterapeuta, eletricista, dentista, coveiro, calceteiro, bombeiro, auxiliar de serviços gerais braçal, auxiliar de saúde, auxiliar de creche, auxiliar de consultório odontólogo, auxiliar de bordo, assistente social, agente comunitário de saúde e agente de endemias.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 5 de dezembro de 2014, das 12h às 17h, na sala de reuniões da Prefeitura de Guanhães, localizada na Praça Néria Coelho Guimarães, 100, Centro.
 
O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração pública ou particular com firma reconhecida, os seguintes documentos:
 
Original e fotocópia legível (frente/verso) da cédula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal (do candidato e do procurador, se for o caso);

Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde o candidato devera apresentar comprovante de residência na localidade de atendimento do PSF;

Após apresentação da documentação exigida, o candidato ou seu procurador, deverá assinar documento, no local da inscrição.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, prevista para 14 de dezembro de 2014, com início às 9h e término às 12h. O local de realização da prova  objetiva será divulgado a partir das 12h do dia 11 de dezembro de 2014, no quadro de avisos da prefeitura municipal de Guanhães e pelo site www.guanhaes.mg.gov.br.
 
A partir das 12 horas do dia 15 de dezembro de 2014, será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura de Guanhães, o gabarito preliminar.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato do prefeito.
 
Edital encontra-se disponível no site www.guanhaes.mg.gov.br.

Prefeitura de Andradas - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Andradas, interior de Minas Gerais, tornou público o edital de processo seletivo nº 02/2014, visando preencher 34 vagas em cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário previsto para os contratados pode chegar até R$ 9.391,25, em jornadas de 40 horas semanais.
 
Há vagas para os cargos de agente de combate as endemias, agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, auxiliar ou técnico de enfermagem, enfermeiro, médico e odontólogo.
 
As inscrições poderão ser feitas no CVT (Centro Vocacional Tecnológico) situado na Rua Professor Xanico, 176, centro, ou no site www.ipefae.org.br, até o dia 15 de dezembro de 2014.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 44,00, R$ 52,00, R$ 67,00 e R$ 85,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 11 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados antecipadamente.
 
O processo seletivo, será realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – IPEFAE terá validade pelo período de 02 anos, contados da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Piacatu - SP

A Prefeitura de Piacatu, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, visando a contratação de 21 profissionais de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário varia entre R$ 724,00 a R$ 7.703,74, em jornadas que vão de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, assistente administrativo, assistente social, auxiliar de creche, auxiliar de obras e serviços, cirurgião dentista, educador físico, enfermeiro, inspetor de alunos, médico, entre outros.
 
Os interessados podem efetuar suas inscrições no período de 01 a 21 de dezembro de 2014, através do site http://www.cemiconsultoriaimob.com.br.
 
Haverá prova objetiva e de títulos, a prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados.
 
O prazo de validade do concurso público, que será executado pela CEMI - Consultoria Empresarial e Imobiliária Ltda., será de dois anos, contado a partir da data da homologação de seus resultados.

Concurso Prefeitura de Biritiba Mirim - SP

A Prefeitura de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público nº 01/2014, com a finalidade de ocupar 116 vagas e ainda formar cadastro reserva para futuras contratações. Profissionais de todos os níveis escolares podem participar do certame.
 
As jornadas variam de 20 ou 40 horas por semana, ou 120 horas por mês. Já os salários, cujo valor depende da função e da carga horária desempenhada, vão de R$ 781,92 a R$ 2.843,61.
 
As ofertas são para os empregos de Agente de Combate as Endemias e Zoonoses, Eletricista, Gari, Operador de Máquinas, Ajudante Geral, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de alunos, Mecânico, Merendeiro, Motorista, Pedreiro, Vigia Patrimonial, Agente de Saúde, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Assistente Contábil, Auxiliar de Saúde Bucal, Desenhista, Escriturário, Fiscal Sanitário, Fiscal, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Arquiteto, Assistente Social, Dentista, Diretor de Escola Municipal de Educação Fundamental - EMEF, Educador em Saúde Pública, Enfermeiro Diarista, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Cardiologista, Ginecologista, Neurologista, Plantonista, Plantonista Pediatra, Psiquiatra e Ultrassonografista), Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Diretor de Escola de Educação Infantil - EMEI, Professor de Educação Artística, Educação Física, Inglês e Psicopedagogo.
 
As inscrições devem ser efetuadas de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2014, por meio do site da organizadora, www.conrio.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 40,00.
 
Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetiva, prática e de títulos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 04 de janeiro de 2015, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições. 
 
O caderno de prova estará disponível no endereço eletrônico www.conrio.com.br, por um período de 72 horas, contados a partir do momento da publicação do gabarito oficial.
 
Todos os candidatos aos cargos de Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Maquinas e Pedreiro serão submetidos à prova prática.
 
 A validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação, a critério do Executivo.

Prefeitura de Goianápolis - GO abre concurso público

A Prefeitura de Goianápolis, no estado de Goiás, lançou edital de concurso público nº 001/2014, destinado ao provimento de 1.194 vagas, sendo 204 imediatas e 990 para cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de ensino.
 
A execução do concurso público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades - IC. Os aprovados terão jornadas semanais de 30h ou 40 horas, com vencimentos que vão de R$ 724,00 a R$ 1.500,00, conforme o cargo.
 
As chances são para as funções de Agente Sanitário; Almoxarife; Auxiliar De Administração I; Recepcionista; Auxiliar de Serviços Gerais I; Motorista I; Operador de Pá Mecânica; Operador de Motoniveladora; Pedreiro; Professor; Professor de Educação Física; Professor de Inglês; Tratorista; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Odontologia e Agente de Higiene e Alimentação.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 28 de dezembro de 2014, por meio dos site da organizadora, www.institutocidades.org.br. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 50,00 ou R$ 60,00.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, a partir do dia 01 de Dezembro de 2014, no Espaço Net Services, Av. Câmara Filho, nº 244, Centro, Goianápolis-Goiás (ao lado dos Correios), de segunda a sábado, de 08h às 17h.
 
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Goianápolis, no Estado do Goiás, com data prevista para o dia 01 de fevereiro de 2015, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.
 
O concurso tem validade de 02 anos, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data de homologação do mesmo.

Câncer de mama: médicos defendem incorporação ao SUS do teste de perfil genético

No Dia Nacional de Luta contra o Câncer, que foi comemorado ontem (27), médicos defendem a incorporação do teste de perfil genético para o câncer de mama no rol dos procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e no Sistema Único de Saúde (SUS)

Disponível em algumas unidades particulares do país, a tecnologia importada mapeia os 70 genes do nódulo e indica se o tumor é de baixo risco ou de alto risco.
 
A presidenta da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maira Caleffi, lamentou que hoje muitas mulheres acabem tendo que passar por sessões de quimioterapia sem precisar.
 
“Na dúvida, os médicos recomendam a quimioterapia. Metade dessas pacientes, em estágio 1, com axila negativa e tumores pequenos, acaba tendo que fazer a quimioterapia sem nenhum benefício significativo”, disse Maira. “A indicação é muito restrita, e o teste pode ser incorporado ao SUS sem grandes repercussões nos recursos públicos. Mas os critérios devem estar muito bem definidos para a utilização desses testes”, alertou.
 
A presidenta da Femama acredita que no futuro, com maior conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, mais mulheres poderão se beneficiar com o teste. “Essas pacientes são cada vez mais comuns. O triste é não ter esses casos, pois muitas pacientes ainda aparecem com tumores grandes e axila comprometida, que nem dá margem para dúvida: recomendamos a quimioterapia”.
 
De acordo com a entidade internacional Early Breast Cancer Trialists Collaborative Group, entre 30% e 40% das mulheres com câncer de mama no mundo não precisariam de quimioterapia.
 
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, além de poupar a mulher com tumor mais brando do uso da quimioterapia, o teste no sistema público de saúde pouparia gastos.
 
“Essa plataforma gênica separa de maneira exemplar e muito segura as pacientes que vão precisar de quimio e as que não vão”, comentou. “O tratamento de quimioterapia tem entre quatro e oito ciclos. Cada ciclo custa de R$ 6 mil a R$ 8 mil. Atualmente, o estudo custa aproximadamente entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. Dois ciclos de quimioterapia já pagariam o teste”, argumentou o médico.
 
A publicitária paulista Flávia Mantovanini, 43 anos, descobriu no exame de rotina que tinha um tumor maligno de nível 2. Após a cirurgia, o médico indicou a quimioterapia como forma de prevenção, mas Flávia optou por fazer o mapeamento genético com recursos próprios para tentar evitar a químio.
 
“Com essa identificação, vi que era um problema hormonal e que havia poucas chances de voltar. É um exame caro, mas aceitei fazer, porque a quimioterapia é realmente muito agressiva,” contou ela, que atualmente faz uso de remédio preventivo, que terá que tomar por dez anos. “A operação foi há seis meses e estou ótima”, disse.
 
Um estudo sobre o perfil de câncer de mama das mulheres de acordo com as regiões do país, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, aponta que os casos da doença são mais comuns no Sul e Sudeste, porém mais agressivos no Norte e Nordeste. Divulgado em outubro, o estudo mostrou que no Sul e Sudeste a incidência do tumor triplo negativo (mais agressivo) é aproximadamente 14%, enquanto no Norte o índice sobe para 20,3% e no Nordeste e Centro-Oeste vai para 17,4%. Já os tumores do tipo luminal A (baixo risco) representam 30,8% dos casos relatados na Região Sul e 28,8% no Sudeste. A frequência desse tipo de câncer cai para 24,1% no Nordeste, 25,3% no Norte e 25,9% no Centro-Oeste.
 
Agência Brasil