Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Saiba quais são os alimentos que promovem a longevidade

Três nozes por dia é um dos segredos da dieta das blue zones
Pesquisa analisou os hábitos das cidades com melhor qualidade de vida do mundo
 
O que Loma Linda, na Califórnia; Nicoya, na Costa Rica; Sardenha, na Itália; Ikaria, na Grécia; e Okinawa, no Japão, têm em comum? Essas são as cidades consideradas “blue zones”, lugares onde se tem uma qualidade de vida excepcional e pessoas vivem mais de 105 anos. A pesquisa que definiu esses lugares como os que mantêm um estilo de vida ideal foi realizada por um grupo de médicos, antropólogos e cientistas.
 
As cidades têm estilos de vida bastante diferentes, desde a cultura até a alimentação. A pesquisadora gaúcha Marina Maria Cabral estudou os hábitos de vida das cidades e garantiu: quem segue esse estilo vive mais e passa pelo processo de envelhecimento com menos doenças.
 
– A alimentação da população das blue zones é rica em frutas e verduras e com pouca gordura, mas também eles não comem até ficar totalmente satisfeitos, não fumam e investem em espiritualidade – diz a doutora em Gerontologia Biomédica.
 
Saibam quais são os alimentos que contribuem para a saúde e a longevidade:
 
Batata doce
Rica em fibras e antioxidantes, o tubérculo é conhecido pelo efeito anti-câncer e por ajudar na dieta de quem pretende emagrecer. Isso porque ela é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que ela libera glicose no sangue aos poucos sem estimular a produção de insulina. Portanto, quem come o alimento demora mais para sentir fome.
 
Algas
Também rica em anti-oxidantes, a alga atua na prevenção do câncer. É conhecida por ter  minerais como cálcio, ferro, iodo, potássio e magnésio, fundamentais para impulsionar a energia.
 
Feijão
Segundo Cabral, as dietas ricas em feijão e leguminosas têm demonstrado reduzir o risco de câncer de cólon e ataques do coração.
 
– Os feijões são ricos em flavonóides saudáveis e fibras e são uma excelente fonte de proteína – disse.
 
Grãos integrais
Fornecem fibra, minerais e também incluem antioxidantes. Eles têm função importante na redução do colesterol ruim.
 
Tofu
Ao contrário do pão processado, o tofu fornece proteínas, minerais e aminoácidos. Baixo em calorias, o alimento é feito a partir dos grãos da soja e tem a textura de um queijo cremoso.
 
– Ele é peça central do almoço ou do jantar de muitas culturas – conta Cabral.
 
Oleaginosas
Três nozes por dia é um dos segredos da dieta das blue zones. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health mostrou que pessoas que comem nozes várias vezes ao dia têm menor risco de doença coronária.
 
Frutas e legumes
–  Uma dieta rica em vegetais e frutas é essencial para uma vida saudável. O ideal é comer, pelo menos, dois vegetais em cada refeição. Já as frutas devem ser consumidas como petiscos – explica a nutricionista.
 
Vinho tinto
Um cálice por dia, não mais do que isso, ajuda na prevenção de doenças cardíacas. A bebida contém polifenóis, que limpam as artérias e reduzem as chances de arterosclerose.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário