Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Diagnóstico precoce é essencial em casos de apendicite

apendiciteExistem muitas divergências a respeito da função do apêndice. Há quem diga que não tem função alguma, mas também existem especialistas acreditando que o órgão é rico em tecido linfoide

Esse tipo de tecido possui uma grande quantidade de células de defesa. Mas mesmo que ainda existam divergências em relação à função do apêndice, é certo que a apendicite precisa ser diagnosticada o mais rápido possível.

O apêndice está ligado ao intestino grosso pelo lado direito, e a apendicite ocorre por conta de uma obstrução do canal que liga os dois órgãos. O Coordenador do Pronto Socorro Cirúrgico, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, Rafael Izar Domingues da Costa, explica que existem duas causas principais para a inflamação. “Uma é quando um fragmento de fezes entra e começa a aumentar a pressão, e a outra é quando o próprio tecido linfoide hipertrofia e cresce de maneira desordenada e obstrui o apêndice”.

Não há outra opção de tratamento para apendicite além da cirurgia. Os principais sintomas para identificar o quadro são: dor abdominal, principalmente na região do estômago, acompanhado de perda de apetite, mal estar e concentração da dor no lado direito abaixo do abdômen em um intervalo de 12h a 24h do seu surgimento. Em casos mais graves, também pode estar acompanhada de febre e vômito. Nesse caso é aconselhado não esperar, e buscar rapidamente o atendimento médico. “O processo inflamatório não regride. O intestino da gente é cheio de bactéria, e a inflamação vai progredir para uma infecção, e se continuar postergando, o paciente vai entrar em infecção generalizada”, explica o médico, Rafael Izar.

Foi o que aconteceu com o empresário Aroldo Russo Filho, que começou a sentir dores na região da barriga em um domingo a tarde após um jogo de tênis. “Eu não liguei muito e tomei um remédio para dor. Mas na segunda ela persistiu, e na terça piorou muito. Fiquei internado uma semana com diagnóstico de infecção no intestino e depois fui para casa. Como eu sentia muita dor, voltei ao Hospital e viram que o meu apêndice havia estourado”, lembra.

Por conta da infecção generalizada, que atingiu outros órgãos, o empresário ficou 30 dias hospitalizado em recuperação. Entretanto, o Coordenador do Pronto Socorro Cirúrgico, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, explica que se a apendicite for identificada no início, a recuperação é mais rápida: “O tempo de recuperação vai variar de acordo com o grau de inflamação, do momento em que a pessoa foi operada e as condições da pessoa. Uma coisa é operar em estágio inicial, e a outra é tratar quando já se tem peritonite generalizada. Então é muito variado. No início do quadro o paciente é operado em um dia, mas no mais tardar dois dias já está em casa”.

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

Lista de medicamento sem receita está disponível

Lista de medicamentos isentos de prescrição traz grupos terapêuticos que não precisam de receita médica. Lista também prevê exceções

A lista dos medicamentos isentos de prescrição, aqueles que não precisam de receita médica, foi atualizada e já está disponível no site da Anvisa. O trabalho faz parte da revisão da Agência sobre a regulação dos medicamentos isentos de prescrição.

A lista está organizada por grupos terapêuticos, com suas indicações e exceções que não podem ser isentas de receita médica. Esses medicamentos podem ser adquiridos ou utilizados pela população sem a necessidade de receita, seja do médico ou do odontólogo. São produtos de baixo risco que tratam sintomas.


A lista está alinhada à resolução RDC 98/2016 que, recentemente, atualizou as regras para o enquadramento de medicamentos isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição.

Sete regras para ser isento de receita

A resolução RDC 98/2016 define sete regras para que o medicamento posso ser considerado isento de prescrição:
  1. Tempo de comercialização;
  2. Perfil de segurança;
  3. Indicação para tratamento de doenças não graves;
  4. Indicação de uso por curto período;
  5. Ser manejável pelo paciente;
  6. Baixo potencial de risco em situações de mau uso ou abuso;
  7. Não apresentar potencial de dependência.
Orientação para as empresas
Com a nova regulação, a Anvisa disponibilizou para as empresas do setor uma área em seu portal com informações específicas sobre os procedimentos relacionados ao enquadramento de medicamentos isentos de prescrição.

ANVISA

Hospital São Lucas abre inscrições para curso teórico-prático de medicina intensiva

Já estão abertas as inscrições para o curso teórico-prático em medicina intensiva do Hospital São Lucas (HSL), em Copacabana, que acontecerá em sua Unidade de Terapia Intensiva

O curso é destinado aos alunos do nono ano de medicina que têm o objetivo de colocar em prática o que aprenderam. Nessa experiência, eles terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre o assunto.

As vagas para o curso, que começará no dia 17 de outubro e terá duração de seis meses, são limitadas. O valor do investimento será de R$ 250 na matrícula mais seis mensalidades de R$ 250.

Informações e inscrição – que deverá ser feita até o dia 13 de outubro – pelo telefone (21) 2545-4021, com a sra. Tarsila ou a sra. Ana. O Hospital São Lucas fica localizado na Rua Frederico Pamplona, 32 – Copacabana.

Serviço:
Curso Teórico e Prático de Medicina Intensiva.
Início: 17 de outubro.
Local: Hospital São Lucas (Travessa Frederico Pamplona, 32 – Copacabana).
Público-alvo: estudantes do nono ano de medicina.
Inscrições: até 13 de outubro pelo telefone (21) 2545-4021, com a Sra. Tarsila ou a Sra. Ana.

Foto: Reprodução

Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa
rachel@saudeempauta.com.br