Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de março de 2015

Os inibidores de apetite substituem os alimentos? Veja mitos e verdades

A maioria das pessoas gostaria de perder alguns quilos de forma rápida e sem esforço, não é verdade?
 
Mas, o fato é que grande parte dos métodos que prometem algo do tipo nem sempre proporcionam benefícios à saúde, enquanto outros deixam muita gente em dúvida sobre a eficácia e os riscos envolvidos.
 
Segundo especialistas, o uso de inibidores de apetite, por exemplo, reserva uma série detalhes que demandam de uma análise mais apurada. E sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista de mitos e verdades relacionados a esse tipo de medicamento.
 
Veja!
 
1. Inibidores de apetite aceleram o metabolismo
Verdade – O uso de inibidores de apetite resulta em um aumento do gasto calórico e na liberação da dopamina, substância liberada pelo cérebro e que dá a sensação de bem estar, inibindo a vontade de comer.
 
2. Anfetamínicos não podem ser usados com outros remédios
Parcialmente verdade – Não é recomendado ingerir alguns medicamentos que atuam no sistema nervoso central em conjunto com anfetaminicos. Vale ressaltar que o uso com antibióticos também deve ser evitado, o indicado é curar primeiro a infecção para depois continuar com o uso do emagrecedor. Em todo caso, especialistas afirmam que ele pode ser combinado com anticoncepcionais.
 
3. Uso de inibidores de apetite à base de anfetaminas diminui a libido
Parcialmente verdade – Esse fato pode ou não acontecer, uma vez que o inibidor trabalha no sistema nervoso central que diminui a fome. Como consequência desse processo há sim o risco de a libido ser diminuída, no entanto, essa reação raramente acontece.
 
É importante dizer também que a perda de peso pode exercer efeito contrário a isso também, já que o indivídou ficará mais autoconfiante e consequentemente mais disposto a ter relações sexuais.
 
4. Hipertenso não pode tomar inibidores de apetite à base de anfetaminas
Parcialmente verdade – Especialistas afirmam que pessoas hipertensas podem sim usar os inibidores de apetite, mas, desde que sua pressão esteja regular, do contrario o uso do medicamento deve ser evitado.
 
5. Inibidor de apetite à base de anfetaminas causa dependência química
Mito – Os medicamentos da atualidade são de uma geração que evita a dependência química quando usado com supervisão médica. Apesar disso, é possível haver que ocorra uma certa dependência psicológica a ponto de o paciente acreditar que só é possível emagrecer usando o medicamento.
 
6. Inibidor de apetite à base de anfetaminas causa problema cardíaco
Parcialmente verdade – O uso descontrolado e sem supervisão médica pode causar taquicardia e arritmia cardíaca sim, uma vez que os inibidores de apetite com base em anfetaminas aumentam a frequência cardíaca. Especialistas alertam, porém, que se o medicamento for usado de forma controlada os sintomas podem aparecer de forma leve, e sem que causem maiores danos a saúde.
 
7. Inibidores de apetite à base de anfetamina causam mau hálito
Mito – Não é o medicamento e sim o processo de emagrecimento que causa o mau hálito. Quando uma pessoa faz dieta pobre em carboidrato o organismo usa os depósitos de gordura como fonte de energia, e consequentemente acaba liberando uma substância fétida na corrente sanguínea, que pode ser excretada pela urina ou respiração.
 
8. Inibidores de apetite à base de anfetaminas servem como antidepressivo
Parcialmente verdade – O uso desse tipo de emagrecedor pode causar excitação, deixando o paciente com mais disposição no dia a dia. Entretanto, ele não deve ser usado exclusivamente como um antidepressivo, já que não é seu objetivo.
 
Click Grátis

Falta de água aumenta risco de diarreia, hepatite A e até cólera, alertam especialistas

Arquivo pessoal: Para fugir da crise hídrica, população
armazena água de maneira inapropriada
Redução na pressão também oferece riscos à saúde, por contaminação da água
 
Apesar das fortes chuvas, a região Sudeste enfrenta uma grave crise hídrica, que está longe de chegar ao fim. A falta de água nas torneiras e a redução da pressão na distribuição impactam de forma negativa na saúde com aumento de doenças como a hepatite A, cólera, e principalmente diarreia, alertam os especialistas ouvidos pelo R7.
 
A falta de acesso à água de qualidade e o saneamento precário podem ser os responsáveis por 94% dos casos de diarreia no mundo, de acordo com estudos. A cada dia 5.000 crianças em média morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade, de acordo com dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
 
Segundo o professor do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz Paulo Barrocas, para enfrentar a falta de abastecimento de água, a população é obrigada a buscar o recurso em fontes alternativas, o que pode ser um estopim para os casos de doença.
 
— Fontes, poços, carros pipas, por exemplo, nem sempre são seguros, do ponto de vista sanitário. Isso aumenta o risco das pessoas contraírem doenças de veiculação hídrica. Estas doenças são causadas, basicamente, pelo consumo de água ou alimentos contaminados por fezes. Exemplos mais comuns destas doenças são as diarreias, hepatite A, febres tifoides e paratifoide, cólera e parasitoses. Além disso, pouca água afeta a higiene das pessoas e dos locais onde elas vivem, o que também é fator de risco para outras doenças, como micoses e conjuntivites.
 
Além dos perigos das fontes alternativas de água, a falta dela nas torneiras provoca uma inadequada higienização dos alimentos e também das mãos, conforme alerta a infectologista Rosana Richtmann, do departamento de Imunizações da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).
 
— O que pode aumentar as doenças gastrointestinais, com destaque para a diarreia.
 
A redução na pressão na rede de distribuição para economia de água aumenta a chance de contaminação da água por poluentes, que também pode trazer danos à saúde, explica o professor.
 
— Quando por problemas operacionais ou emergenciais, como está ocorrendo atualmente em SP, a empresa responsável pelo abastecimento reduz ou é obrigada a reduzir esta pressão na rede de distribuição, isso aumenta o risco de contaminação da água distribuída, que por sua vez, pode causar doenças de veiculação hídrica.
 
Nos tempos de falta de água é importante ficar atento também a higiene das mãos, afirma Rosana, que também faz parte da equipe do Instituto Emílio Ribas.
 
— Embaixo das unhas é o local onde mais armazenamos bactérias e vírus, por isso a importância de lavar as mãos com frequência. Na falta de água, a saída é usar álcool em gel, que é um excelente antisséptico. Vale lembrar que as mãos devem estar limpas não só para manusear os alimentos como também aquela água estocada em baldes e outros recipientes.
 
Para lavar frutas, verduras e legumes sem desperdiçar água, a dica da especialista é usar hipoclorito de sódio, “já que as bactérias não sobrevivem em ambiente ácido”.
 
— Deixar os alimentos mergulhados na água com vinagre até funciona, mas ainda há poucos estudos em relação à quantidade adequada para exercer essa função. Eu confio mais nos produtos comercializados no mercado.
 
Em restaurantes, especialmente self service, a médica orienta dar preferência para os alimentos cozidos e frutas sem a casca, assim é possível reduzir a chance de diarreia e outras doenças causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, como hepatite A, febre tifoide, norovírus e rotavírus.
 
Qual a melhor água para beber?
A manutenção do filtro deve estar sempre em dia e, em caso de dúvida, a infectologista da SBI orienta ferver o líquido por dez minutos a 100 °C para matar todos os microrganismos.
 
Já para quem tem investido em água mineral com medo de confiar apenas no filtro, Barrocas pede cautela quanto à fonte que esse recurso é adquirido.
 
— Além do custo muito mais elevado, que torna seu consumo rotineiro proibitivo para a parcela mais pobre da população, há pessoas inescrupulosas se aproveitando de situações de crise para vender água de procedência duvidosa e sem controle de qualidade como água mineral. Consumir água mineral, que se tenha certeza da sua qualidade, por certo período de tempo, pode ser razoável para um grupo pequeno de pessoas mas certamente não é uma solução para um grande contingente de pessoas por um longo período de tempo.
 
Mesmo se com todos os cuidados, caso a diarreia apareça, o quadro vai durar de duas a três dias e não deve ser tratado com remédio, apenas água, isotônico e repouso, ensina a infectologista.
 
— Quanto mais a pessoa vai ao banheiro, mais rápido ela elimina todas as toxinas, por isso não é indicado remédio para prender o intestino. Dependendo do agente causador, a diarreia pode vir acompanhada de febre, desconforto, vômito e dor no corpo, mas não pode ultrapassar cinco dias. Nesse caso, é importante procurar o médico.
 
Água armazenada, risco de dengue
A forte crise hídrica está levando as pessoas a armazenarem água. Porém, se feito de forma inadequada, pode aumentar o risco de aparecimento de dengue, segundo alerta Rosana.
 
— Tentamos resolver um problema e acabamos criando outro. Guardar água em casa pode não só favorecer o criadouro do mosquito da dengue nesse ambiente como também na vizinhança.
 
Para afastar o risco de um surto, a médica aconselha armazenar a água em um recipiente de plástico e com superfície lisa. Estar devidamente higienizado, não deixar essa água exposta ao sol e sem tampa também são dicas essenciais.
 
— Pode usar para cobrir um pano limpo e sempre que a pessoa for manusear a água, deve estar com as mãos limpas.
 
Além disso, o professor da Escola Nacional de Saúde Pública ainda explica que a água para consumo humano deve ser armazenada o mínimo possível porque “quanto mais tempo ela é armazenada, maiores as chances da deterioração de sua qualidade”.
 
R7

Surtos de sarampo alarmam OMS, que pede ação imediata na Europa

"É inaceitável o sarampo continuar custando vidas, dinheiro
 e tempo após 50 anos de esforços para fazer vacinas
seguras e eficazes".
Famílias que se recusam a vacinar seus filhos podem ser causa do avanço da doença, que matou criança alemã
 
Rio - A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira um alerta sobre o perigo crescente do sarampo na Europa e na Ásia Central. A região vem enfrentando uma série de surtos da doença. Membros da entidade se dizem surpresos com os mais de 22 mil casos registrados na área em 2014 e em janeiro deste ano.
 
O alerta chega a público um dia após uma criança de 18 meses morrer de sarampo em Berlim, na Alemanha. Segundo a OMS, que pede ação imediata e incondicional dos países, as epidemias ameaçam o objetivo de erradicar o sarampo na região antes de 2015 acabar.
 
A enfermidade afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano, mas está mais concentrada em países pobres da Ásia e da África. Recentemente, porém, locais onde o sarampo tinha deixado de ser um problema voltaram a lidar com surtos. De acordo com a entidade, isso pode ser explicado pelo crescente número de famílias que se recusam a vacinar seus filhos, com medo de supostos efeitos colaterais do medicamento. Especialistas, porém, são enfáticos ao dizer que a vacina é segura e eficaz.
 
Os EUA e o Brasil também enfrentam surtos da doença, considerada uma das mais contagiosas do mundo. No país americano, que chegou a se considerar livre do vírus, já são 154 casos em 17 estados desde 1 de janeiro. O Brasil tem um problema localizado no Ceará, que respondeu por 695 dos 729 casos registrados no país ao longo de 2014.
 
"Nas últimas duas décadas, vimos uma redução de 96% dos casos de sarampo na Europa. Estávamos a um passo de eliminar a doença mas fomos surpreendidos por esses números", afirmou a diretora regional da OMS na Europa, Zsuzsanna Jakab, segundo o site da BBC. "Devemos responder coletivamente, sem mais atrasos. É inaceitável o sarampo continuar custando vidas, dinheiro e tempo após 50 anos de esforços para fazer vacinas seguras e eficazes".
 
O Globo

Receita de brigadeiro funcional transforma símbolo dos quilos a mais em doce saudável; veja como fazer

Foto: Reprodução
Biomassa de banana é um dos ingredientes
 
São vários os benefícios que a biomassa de banana, um purê obtido a partir da fruta verde, apresenta para a saúde. Além de acelerar o trânsito intestinal, reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino e controla o diabetes.
 
O alimento é rico em fibras, que promovem uma lenta entrada dos açúcares no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, especialmente depois das refeições, reduz o colesterol e os triglicerídeos quando consumida regularmente e ainda prolonga a sensação de saciedade, ajudando em dietas de emagrecimento.

Pensando nisso, a chef Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Instituto Centro Europeu, preparou uma receita de brigadeiro funcional utilizando justamente a biomassa de banana. “Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais, em um doce saudável para comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas, depois de muitos testes, consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce. A maioria das pessoas que prova diz que é melhor que o tradicional”, comenta.
 
A seguir, a chef indica a receita, que conta com leite condensado diet caseiro feito sem açúcar, à base de leite em pó, sucralose (adoçante derivado da cana-de-açúcar), manteiga, cacau em pó e raspas de chocolate diet.
 
BRIGADEIRO DE BIOMASSA DE BANANA

Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:
» 4 bananas bem verdes de qualquer variedade
» Água

Preparo:
Lavar bem as bananas com esponja e detergente; cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervente o suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do inicio da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar, até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água, desde que seja bem quente. Rendimento: 100g

Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.

Leite condensado diet

Ingredientes
» 400g de leite em pó desnatado
» 150ml de água fervente
» 10g de sucralose
» 60g de manteiga

Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar

Brigadeiro
Rendimento: 40 brigadeiros com
apenas 40 calorias cada
Custo da receita: R$ 15
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
» 1 receita do de leite condensado diet caseiro
» 100g de biomassa de banana verde
» 80g de cacau em pó
» 100g de chocolate diet picado
» 150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)

Preparo:
Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.
 
Estado de Minas

Vídeos que retratam excessos de álcool são motivo de zombaria nas redes sociais e de preocupação para cientistas

Especialistas temem os efeitos da abordagem equivocada
 
O rapaz segura uma espingarda em frente a uma fogueira. De repente, se desequilibra, cai e rola por um barranco, sob o risco de a arma disparar acidentalmente. Não se sabe o fim da história porque outra ação aparece na sequência: um homem com rosto desesperado abre a porta do carro, começa a vomitar e tomba para fora, batendo a cabeça com força no asfalto.
 
São cenas degradantes, deploráveis, que expõem seres humanos em situações perigosas. Ainda assim, o nome da gravação exibida na internet explora o suposto lado cômico das situações: “Os mais engraçados vídeos de bêbados de todos os tempos”. Foram vistos mais de 3,1 milhões de vezes.
 
Enquanto 2,1 mil pessoas se deram ao trabalho de curtir as imagens, apenas 401 sinalizaram não ter gostado.
 
No YouTube, o maior canal de compartilhamento de vídeos da rede mundial de computadores, a bebedeira é sinônimo de diversão. Foi o que constatou uma análise do Centro de Pesquisa de Mídia, Tecnologia e Saúde da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
 
Depois de analisar os 70 vídeos mais populares do site que mostram pessoas intoxicadas por álcool, os investigadores concluíram que são poucos os que associam esse comportamento a algo negativo. “As imagens retratam a situação como se fosse divertida e socialmente recompensadora”, observa Brian A. Primack, médico e diretor do centro e vice-chanceler de saúde e sociedade da Faculdade de Saúde Pública da universidade.

A popularidade dos vídeos foi medida pelo número de vezes que foram vistos. No total, as 70 filmagens — todas dos EUA — alcançaram mais de 330 milhões de exibições. Em 79% dos clipes, o humor foi justaposto ao álcool. Em 24%, havia veículos motorizados envolvidos; em 89%, os protagonistas eram do sexo masculino; e, embora 86% dos vídeos tenham mostrado pessoas claramente intoxicadas pelo álcool, somente 7% faziam alguma referência à dependência química. Em média, receberam 23,2 “likes” para cada “dislike”.

Para chegar a essas gravações, que têm, em média, quatro minutos de duração, os pesquisadores selecionaram cinco termos populares que, em inglês, são sinônimo de bebedeira. Essas palavras foram jogadas no YouTube, que já mostra, nas duas primeiras páginas, os 20 mais populares em termos de exibição. Ao mesmo tempo, os investigadores separaram os 20 com mais “likes”.
 
No total, foram 200 clipes. Aqueles duplicados ou irrelevantes (que, apesar de surgirem na busca, não tinham nada a ver com álcool) foram excluídos da análise, assim como os que não eram falados em inglês. Assim, sobraram 70. O estudo qualitativo das imagens levou em consideração as características sociodemográficas, a forma como o álcool era retratado, o grau de consumo dele, as consequências da ingestão das bebidas e as características associadas a ela.

A principal mensagem passada pelos vídeos foi a de que beber até cair é normal, divertido, engraçado, torna as pessoas mais aceitas socialmente e, eventualmente, até mais atraentes. “Justamente o oposto da realidade. Diversas pesquisas indicam que, na verdade, a bebida excessiva está associada ao aumento de riscos comportamentais e a consequências negativas, como se envolver em brigas, exibir comportamento sexual arriscado, abusar de tabaco e outras drogas, se envolver em acidentes automobilísticos, cometer suicídio e desenvolver dependência química”, observa Brooke Molina, professora de psiquiatria e psicologia e diretora do Programa de Pesquisa Familiar e da Juventude da Universidade de Pittsburgh.
 
“De fato, o álcool continua sendo a raiz principal das morbidades e mortalidade entre adolescentes e adultos”, complementa.

Perigoso potencial
De acordo com Brian A. Primack, ao se pensar em campanhas públicas de combate ao álcool, poucos procuram, na rede mundial de computadores, pistas sobre como as pessoas enxergam o comportamento abusivo. “Dessa forma, são raras as pesquisas que examinam as mensagens veiculadas na internet relativas à bebida”, afirma, lembrando que essa é justamente um dos mais acessíveis e atrativos tipos de mídia.

O especialista em meios de comunicação de massa afirma que diversos componentes sociodemográficos, pessoais e ambientais têm sido associados às consequências negativas da ingestão de álcool na adolescência e na juventude, e a exposição à mídia está entre eles.
 
“No geral, crianças e jovens de 8 a 18 anos estão expostos a mensagens midiáticas entre oito e 10 horas por dia, e muitas dessas glamourizam o uso do álcool. Nessa faixa etária, descobrimos, em um estudo anterior, que as pessoas são expostas, por dia, a 35 referências explícitas ao álcool vindas somente das músicas que escutam. A maior parte dessas mensagens associa o álcool ao sucesso social, sexual e financeiro”, conta.

Por outro lado, a mídia narrativa, como filmes e séries de televisão, e a persuasiva (anúncios e comerciais) relacionam a bebida à iniciação do adolescente no mundo adulto.
 
“Algumas pesquisas constataram que assistir a videoclipes com conteúdo relacionado ao álcool está associado ao consumo precoce da bebida, ao aumento dessa ingestão e à diminuição da percepção dos riscos de se dirigir bêbado”, observa. “Imagine, então, o potencial dos vídeos postados no YouTube que retratam a intoxicação alcoólica como algo hilário e socialmente aceitável.”

Para Primack, o resultado da pesquisa pode servir para formuladores de políticas públicas direcionarem melhor suas campanhas, principalmente as elaboradas para a internet. Além disso, ele alerta aos usuários da rede para ficarem mais críticos com o que veem, especialmente em relação às mensagens sobre bebidas alcoólicas.
 
“Os mais jovens podem ser muito sugestionáveis. Quando eles veem o álcool ser ligado a humor, atratividade e consequências positivas, tendem simplesmente a atribuir valor a essas associações. Os pais e os professores devem ficar de olho nisso e orientar os jovens para que sejam mais críticos a respeito das mensagens que recebem”, alerta.

Ligação com distúrbios alimentares
Beber em binge na adolescência já foi associado a uma variedade de problemas, incluindo piora na performance escolar e comportamento sexual de risco. Agora, um estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research mostrou que ingerir quantidades exageradas de álcool em uma única ocasião também está ligado a distúrbios alimentares, especialmente em garotas.

“Há pouca pesquisa que investigue essa associação. Os trabalhos com esse foco na América do Norte sugerem que adolescentes que bebem em binge também podem ter problemas distúrbios, como comer demais, usar remédios emagrecedores e purgantes”, observou Andrew Stickley, pesquisador da Universidade de Södertörn, na Suécia, e coautor do artigo Stickley usou informações da Avaliação Social e de Saúde, uma pesquisa epidemiológica feita com estudantes de Arkhangelsk, na Rússia.
 
Foram analisados dados de 2.488 alunos de 13 a 17 anos, sendo 1.485 meninas e 1.003 meninos. A equipe debruçou-se sobre os dados referentes a distúrbios alimentares — preocupação com peso, sentir-se gordo, jejuar, fazer exercícios demasiados e comportamentos purgativos — assim como o hábito de beber em binge, que se define como tomar cinco ou mais drinques em uma só ocasião.

“Há duas descobertas principais. Primeiro, é que comportamentos alimentares problemáticos são algo muito comum entre adolescentes russos, especialmente as meninas. Segundo, que beber em binge está associado a distúrbios alimentares em ambos os sexos, embora essa relação seja mais frequente entre garotas”, disse o especialista.

Bebidas e laxantes
No universo pesquisado, quase 50% das meninas se preocupavam em saber como parar de ganhar peso, jejuavam ou exageravam nas atividades físicas para não engordar. Entre os meninos, esses comportamentos eram menos prevalentes, embora 35% deles tenham reportado comer em excesso. Comportamentos purgativos, como vomitar, eram comuns entre ambos os sexos.

Depois de ajustar as comorbidades em potencial, para garotas, o hábito de beber em binge estava associado aos cinco problemas alimentares. Já entre os rapazes, a dois: sentir-se gordo e vomitar ou usar laxantes. Para Stickley, isso significa que a associação entre beber em binge e ter distúrbios alimentares é uma realidade não apenas americana.

Ele sugere que outras nações devem realizar mais estudos para verificar a existência dessa associação em adolescentes e adultos, e aconselha os médicos e os especialistas em prevenção a investigarem a comorbidade de comportamentos em pacientes que ou bebem em binge ou têm distúrbios alimentares. “Quando um é detectado, pode ser que o outro também esteja presente”, diz.
 
Palavra de Especialista
 
Mais vulneráveis
“O álcool é um dos três principais fatores de risco para o desencadeamento de doenças e, em adolescentes, a bebida aumenta a probabilidade de se envolver em acidentes e em comportamentos de risco, como sexo desprotegido. A exposição ao marketing já foi identificada como um fator que pode levar ao consumo. A internet é uma área em que a exposição de jovens ao marketing da bebida é potencialmente alta: somente na Europa, até 30% dos usuários têm menos de 25 anos e passam, em média, 30 horas por mês na rede. Um fenômeno mais recente é a emergência do marketing do álcool nas mídias sociais, incluindo o Facebook e o YouTube. O impacto que essas mensagens têm sobre os jovens dependem do conteúdo e da quantidade da exposição. Um conteúdo apelativo e que associa a ingestão da bebida ao bom humor terá um potencial grande de convencimento para essa faixa etária.”

Eleanor M. Winpenny, especialista em análise sobre marketing do álcool
 
Correio Braziliense

Humor: Calma!

Concurso Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu - PR

A Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu, no estado do Paraná, através do Instituto Brasil – Assessoria Brasileira de Concursos Ltda., abriu o edital n° 01/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 57 vagas mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 5.426,37, em carga-horárias de 20 a 40 horas semanais. Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas existentes.

Cargos
-Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais - Feminino, Motorista, Operador de Máquinas e Serviços Braçais - Masculino;

-Nível Médio/Técnico: Agente e Assistente Técnico Administrativo, Atendente de Creche, Orientador Desportivo, Professor, e Técnico nas áreas de Enfermagem, Radiologia, Edificações - Auto Cad, Higiene Dental e Segurança do Trabalho;

-Nível Superior: Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Dentista, Professor de Educação Física e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br, até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 19 de março de 2015.

Taxas
Até o ensino fundamental - R$ 40,00;
Ensino médio - R$ 70,00;
Ensino superior - R$ 120,00.

Provas, Gabaritos e Resultados
O concurso público compreenderá as seguintes etapas:
 
-Primeira etapa: realização de prova escrita objetiva, aplicada a todos os candidatos, possuindo caráter eliminatório e classificatório;

-Segunda etapa: prova prática de caráter classificatório e eliminatório, para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas; prova de títulos, de caráter apenas classificatório, para os cargos de Professor, Professor de Educação Física e Atendente de Creche;

-Terceira etapa: realização de exame pré-admissional para verificar se o candidato preenche todos os requisitos para investidura no cargo.

As provas escritas objetivas serão realizadas na data provável de 26 de abril de 2015. Os horários e locais serão divulgados no edital de homologação das inscrições.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva será na data prevista de 26 de abril de 2015, às 20 horas, no site www.institutobrasil.net.br. A homologação do resultado final sairá na data provável de 12 de maio de 2015.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Cotriguaçu - MT publica edital de processo seletivo

No município mato-grossense de Cotriguaçu, a Prefeitura publicou o edital 001/2015, que estabelece a abertura do processo seletivo, com finalidade de contratação, por tempo indeterminado, para preenchimento de vagas e contratação, por tempo determinado, para substituição e formação de cadastro reserva, visando atender o programa de Estratégia de Agente Comunitário de Saúde - ACS e Agente de Combate a Endemias (ACE). Os aptos habilitados atuarão em regime de 40  horas semanais e receberão salários de até R$ 915,07.
 
Do total de vagas oferecidas no processo seletivo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do processo seletivo, cerca de 5% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência, desde que apresentem atestado médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 15,00, serão efetuadas de 00h00min do dia 02 até as 23h59min do dia 19 de março de 2015, no site www.exataplanejamento.com.br
 
Provas
O processo seletivo constará de provas objetivas e títulos de caráter eliminatório e classificatório.
 
A prova objetiva está prevista para 29 de março de 2015, em locais e horários a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e nos sites www.exataplanejamento.com.br, www.cotriguacu.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados nos sites www.exataplanejamento.com.br, www.cotriguacu.mt.gov.br, e no mural da Prefeitura de Cotriguaçu, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização da prova objetiva.
 
Validade
A validade do processo seletivo é de um ano, contado da data de sua homologação.
 
Edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 26 de fevereiro de 2015.

Concurso Prefeitura de São Mamede - PB

A Prefeitura de São Mamede, no estado da Paraíba, retificou os editais n° 002/2014 de concurso público e n° 001/2014 de processo seletivo, ambos destinados ao preenchimento de diversas vagas no quadro geral de pessoal. Ao todo, serão contratados 23 profissionais de níveis médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 724,00 e R$ 1.500,00.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.educapb.com.br, até o dia 13 de março de 2015. A taxa de inscrição vai de R$ 40,00 a R$ 90,00.

O concurso público oferece nove vagas em cargos de Atendente de Consultório Dentário, Psicólogo, Assistente Social, Odontólogo, Professor Matemática e Professor de Educação Física.

Já o processo seletivo dispõe de 14 postos de trabalho para Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro Hospitalar e Técnico em Enfermagem Hospitalar.

Serão aplicadas provas objetivas a todos os candidatos, além de prova de títulos, de caráter classificatório, para os inscritos em cargos que exigem ensino superior. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 12 de abril de 2015, em locais e horários que serão ainda comunicados.

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até três dias após a realização das mesmas. O resultado final sairá na data provável de 20 de maio de 2015.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do poder executivo municipal, por igual período. Já a validade do processo seletivo será de seis meses, com possibilidades de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Jundiaí do Sul - PR

A Prefeitura de Jundiaí do Sul, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 01/2015. O objetivo é a contratação de cinco profissionais de níveis médio técnico e superior. A remuneração prevista vai R$ 877,87 a R$ 10.214,80, e a carga horária a ser desempenhada vai de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para auxiliar de enfermagem, enfermeiro padrão, médico (estatutário) e médico (CLT/PSF).
 
As inscrições foram reabertas, e podem ser feitas até o dia 04 de março de 2015, pelo site www.omconsultoria.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível médio técnico é de R$ 30,00, cargos de nível superior R$ 50,00.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.jundiaidosul.pr.gov.br, com pelo menos 5 dias de antecedência, sendo que a data provável de realização da prova será 15 de março de 2015.
 
O concurso público, que está sob a responsabilidade da empresa OM Consultoria, terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Paula Freitas - PR

A Prefeitura de Paula Freitas, no estado do Paraná, lançou o edital n° 001/2015 de concurso público, com a finalidade de ocupar 60 vagas mais cadastro reserva. Há chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade e os aprovados serão lotados em várias secretarias. Os salários variam entre R$ 861,90 e R$ 8.283,57.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
Cargos
Para profissionais de nível superior, as ofertas são para Advogado, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Contador, Educador Físico/Saúde, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Auditor, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico PSF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Arte, Professor de Educação Física e Psicólogo.

Já aqueles de nível médio poderão tentar cargos de Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Obras e Serviços, Mecânico, Motorista "D", Operador de Máquina, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Professor Anos Iniciais e Professor de Educador Infantil.

Para nível fundamental são oferecidas vagas para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Cozinheiro/a, Pedreiro e Zelador/a.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 12 de abril de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os de nível médio e R$ 100,00 para nível superior.
 
Provas e Gabaritos
Serão aplicadas provas objetivas, para todos os candidatos, além de prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para os cargos do magistério. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 03 de maio de 2015, às 8h, em locais a serem divulgados no dia 30 de abril de 2015.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e às 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Abertas vagas de estágio na Prefeitura de Canoas - RS

Image result for estagioA Prefeitura de Canoas, estado do Rio Grande do Sul, através do extrato do edital nº 01/2015, oferta vagas de estágio para estudantes com idade mínima de 16 anos, que se encontrem matriculados em cursos de níveis técnico ou superior.
 
As inscrições podem ser feitas a partir das 12h do dia 02 de março até o dia 08 do mesmo mês, pelo endereço eletrônico www.canoas.rs.gov.br.
 
É necessário que o aluno possua e-mail para acompanhar o chamamento.

Prefeitura de Betânia - PE publica edital de processo seletivo

Seguem abertas até o dia 03 de março, as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Betânia, no estado de Pernambuco. O processo seletivo tem a finalidade de preencher 38 vagas temporárias em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam entre R$ 1.000,00 e R$ 9.500,00.

As inscrições serão realizadas das 08h às 13h, na sede da Secretaria de Administração Geral do Município de Betânia, localizada na Praça Anfilófio Feitosa, nº 60, Centro, Betânia. A taxa de inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 70,00.

As oportunidades são para os empregos de Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Odontólogo, Médico Cirurgião, Médico Anestesista, Médico Ortopedista, Médico Veterinário, Médico Clínico Geral Plantonista, Bioquímico /Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Agente Comunitário de Saúde, Médico Ginecologista, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Monitor e Professor de Matemática.

A seleção dos candidatos se dará por meio de avaliação curricular. O resultado preliminar sairá no dia 11 de março e o resultado final no dia 18 de março de 2015.

UFCA - CE lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Cariri - UFCA, publicou o edital n° 11/2015 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 11 novos postos de trabalho. As oportunidades são para professores substitutos, nas unidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

A remuneração varia de R$ 2.205,27 a R$ 3.667,02, conforme a área de atuação, titulação apresentada e jornada desempenhada, que pode ser de 20 ou 40 horas semanal. Neste valor já está incluso o Auxílio Alimentação de R$ 186,50 ou R$ 373,00.

Há vagas nos setores de Gestão Social e Sociedade Brasileira, Educação Musical e Percussão, Canto Coral e Técnica Vocal, Piano, Percepção e Solfejo, Comunicação e Cultura, Fundamentação Teórica em Comunicação Social, Patologia Humana e Fisiopatologia, Libras, Transportes, Química e Fitotecnia.

Para concorrer, os candidatos que desejam compor o quadro de pessoal da UFCA, devem apresentar graduação, mestrado ou doutorado, conforme o requisito exigido na vaga pleiteada e efetuar as inscrições de 2 a 6 de março de 2015, pela plataforma www.forms.ufca.edu.br. A taxas variam nos valores de R$ 55,00, R$ 79,00 ou R$ 91,00.

Os candidatos inscritos serão submetidos à aplicação de provas escrita subjetiva, didática e prática, conforme o método adotado por cada área. O somatório dos pontos resultará na classificação final, que será válida por 30 dias, perdendo a eficácia com o preenchimento das vagas disponibilizadas.

Prefeitura de Araújos - MG divulga editais de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Araújos, em Minas Gerais, comunica que irá realizar processos seletivos nº 002 e 003/2015, destinados à formação de cadastro reserva para o cargo de agente comunitário de saúde e assistente educacional.
 
As inscrições serão efetuadas do dia 4 a 6 de março de 2015, das 12h às 17h.
 
Mais informações poderão ser obtidas na Avenida Primeiro de Janeiro, nº 1748, Centro – Araújos/MG ou através do telefone (37) 3288-3000, sempre das 12h às 17h.
 
Os extratos dos editais estão disponíveis no site do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, do dia 27 de fevereiro de 2015, edição 1444.

Prefeitura de Cerejeiras - RO abre vaga para médico

A Prefeitura de Cerejeiras, no estado de Rondônia, publicou o edital de processo seletivo nº 002/2015/SEMAP, tendo como finalidade o recrutamento e a seleção para contratação de Especialista em Saúde II – Médico Pediatra, que deverá cumprir carga horária semanal de 40 horas, obedecendo ao contrato por tempo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. A remuneração é de R$ 7.200,00.
 
As inscrições serão realizadas presencialmente no período de 2 a 10 de março de 2015, na sala do Departamento de Recursos Humanos, localizada nas dependências da Prefeitura Municipal de Cerejeiras, na Av. das Nações, nº 1.919, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
 
Documentação para inscrição:
  • Curriculum Vitae;
  • Diploma de Ensino Superior em Medicina;
  • Comprovação de Residência Médica ou diploma de Especialização em Pediatria;
  • Certificados de cursos de formação continuada;
  • Cédula de Identidade Civil;
  • CPF;
  • Título Eleitoral e comprovante de votação da última eleição.
O processo seletivo constará de análise de títulos.
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios
 do Estado de Rondônia do dia 27 de fevereiro de 2015. Edição 1400.

Prefeitura de Mandaguaçu - PR realiza concurso público

A Prefeitura de Mandaguaçu, estado do Paraná, divulgou o edital nº 002/2015 de concurso público. O certame está sob a responsabilidade da EPL Concursos e, de acordo o edital, o salário vai de R$ 1.077,17 a R$ 10.847,87, em jornada de 40 horas semanal.
 
São oferecidas duas vagas para candidatos de níveis médio e superior, nos cargos de Agente de Endemias e Médico - PSF.
 
As inscrições serão aceitas até as 11h do dia 13 de março de 2015, pelo site www.eplconcursos.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 50,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de abril de 2015, em local e horário a serem divulgados no site www.eplconcursos.com.br.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no dia 13 de abril de 2015, no site www.eplconcursos.com.br.
 
A validade do concurso público é de 01 ano, contado a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Ibirubá - RS

A Prefeitura de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, por meio do edital de processo seletivo nº 006/2015, contratará estagiários para os cursos de níveis médio, técnico e superior. Os candidatos devem ser estudantes cursando a partir do quinto semestre em suas respectivas instituições.
 
O valor da Bolsa-auxílio corresponde a:
 
R$ 3,71 por hora de estágio para estudantes de Nível Superior que não tenham cursado 50% do curso;

R$ 4,44 por hora de estágio para estudantes de Nível Superior que tenham cursado mais de 50% do curso;

R$ 3,33 por hora de estágio para estudantes da educação profissional de Nível Médio e Ensino Médio regular;

Auxílio Transporte no valor fixo de R$ 20,00 por mês.
 
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas no período de 2 a 20 de março de 2015, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 16h, na Secretaria da Administração e Planejamento da Prefeitura.
 
A seleção constará de prova escrita, prevista para 24 de março de 2015, às 14h na UNOPAR, situada à Rua Firmino de Paula, 741, Centro – Ibirubá - RS.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 25 de março de 2015, no mural da Prefeitura de Ibirubá e nos sites www.diariomunicipal.com.br/famurs e www.ibiruba.rs.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período a contar da data de sua homologação.
 
O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul do dia 27 de fevereiro de 2015. Edição 1500.

Prefeitura de Guaraciaba - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Guaraciaba, no estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 001/2015 de processo seletivo, sob a execução e coordenação da empresa Rfontes – Assessoria e Consultoria. Serão oferecidas 05 vagas em cargos de Farmacêutico NASF, Nutricionista NASF, Professor de Educação Física NASF, Fisioterapeuta NASF e Controlador Interno (nível superior) por salário de até R$ 2.500,00, em carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas na sede da Prefeitura Municipal de Guaraciaba, sito na Rua Direita, 92, Centro, Guaraciaba-MG, no período de 02 a 13 de março de 2015, das 08h às 11h e de 13h às 16h. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 75,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão aplicadas na data prevista de 29 de março de 2015, das 09h às 12h, em locais e horários a serem divulgados em até 5 dias da data prevista para a realização das provas.

Os gabaritos para conferência do desempenho dos candidatos serão divulgados pela Prefeitura Municipal de Guaraciaba, até o primeiro dia útil após a realização das provas, sendo afixados em local de fácil acesso ao público.

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, podendo ser prorrogado, por até 12 meses, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Ponte Alta do Norte - SC divulga editais de concursos

A Prefeitura de Ponte Alta do Norte, estado de Santa Catarina, divulgou dois editais de concurso público (nºs 001 e 002/2015). O objetivo é preencher 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração vai de R$ 788,00 a R$ 12.500,00, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Farmacêutico, Médicos Clínico Geral, Gínecologista, Pediatra, Nutricionista, Professor - Apoio Pedagógico (Educação Infantil e de 1º ao 5º ano) - Artes - Educação Física, Professor de Educação Física - Escolinhas (Educação Infantil e de 1º ao 5º ano), Psicólogo Educacional, Técnico Controle Interno e Servente de Obras.
 
As inscrições podem ser feitas do dia 02 a 31 de março de 2015, pelo site www.iobv.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de nível superior é de R$ 70,00, nível médio R$ 50,00 e nível fundamental R$ 30,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova escrita e de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 12 de abril de 2015, em local e horário a serem divulgados no site www.iobv.org.br.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no dia 13 de abril de 2015.
 
A validade dos concursos públicos é de 02 anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Seletivo na Prefeitura de Ponte Alta do Norte - SC

A Prefeitura de Ponte Alta do Norte, estado de Santa Catarina, sob a responsabilidade do Instituto o Barriga Verde-IOBV, publicou o edital nº 003/2015 de processo seletivo, destinado à contratação de um profissional de nível superior.
 
A oportunidade é para o cargo de odontólogo, o salário previsto é de R$ 3.023,09, em carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas do dia 02 a 16 de março de 2015, pelo site www.iobv.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.
 
Os inscritos serão submetidos à prova escrita e de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 28 de março de 2015, em local e horário a serem divulgados no site www.iobv.org.br.
 
O gabarito preliminar provavelmente será divulgado no dia 30 de março de 2015, no site www.iobv.org.br.
 
A validade do seletivo é de 02 anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.

Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado - MG realiza processo seletivo

Foi divulgado o extrato do edital n°001/2015 de processo seletivo da Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado, no estado de Minas Gerais. O certame oferta vagas para as áreas da saúde, educação, assistência social, obras e administração.
 
As oportunidades são para os cargos de Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Médico Generalista, Médico PSF, Enfermeiro Plantonista, Fisioterapeuta NASF, Educador Físico NASF, Assistente Social NASF, Nutricionista NASF, Servente Escolar, Motorista Carro Coletivo, Agente Pedagógico, Monitor Educação Infantil (creche), Auxiliar de Secretaria Escolar e Professores de Pré-escolar, Séries Iniciais 1ª a 4ª Série, 5ª a 8ª Série nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e Ensino Religioso.
 
Também há vagas para Assistente Social, Coordenador do CRAS, Assistente Social CRAS, Orientador Social CRAS, Educador Físico CRAS, Operário, Oficial de Obras, Motorista Carro Pesado, Operador de Máquinas, Lavador e Lubrificador de Veículos e Máquinas, Técnico em Nível Superior, Agente Administrativo, Motorista Carro Leve e Auxiliar Serviços Gerais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 02 a 13 de março de 2015, na sede da prefeitura (rua Capitão Luiz Sette, nº 130, Centro), das 8h às 11h e das 13h às 16h.
 
O edital de processo seletivo encontra-se à disposição na sede da Prefeitura Municipal, no endereço sito na Rua Capitão Luiz Sette, 130, Centro, Santa Cruz do Escalvado MG.

Concurso Prefeitura de São Cristóvão do Sul - SC

A Prefeitura de São Cristóvão do Sul, no estado de Santa Catarina, lançou, por meio do Instituto o Barriga Verde-IOBV, o edital n° 01/20145 do novo concurso público que visa preencher 40 vagas e formar cadastro de reserva em empregos de todos os níveis de formação. Os salários oferecidos aos aprovados variam entre R$ 884,58 e R$ 2.748,82.

O concurso oferece oportunidades para as funções de Agente de Limpeza e Serviços Gerais, Agente de Obras e Serviços Gerais, Merendeira, Operador de Máquina Pesada, Operador de Máquinas Motrizes, Vigilante, Zelador Escolar, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Recepção e Atendimento, Motorista, Agente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal Técnico Sanitário, Fiscal de Tributos, Obras e Postura, Professor de Séries Iniciais, Técnico em Enfermagem, Tesoureiro, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Arte, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais, Professor de Inglês, Psicólogo e Psicopedagogo.

A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.iobv.org.br, no período de 01 a 30 de março de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 120,00.

O concurso será composto de provas escritas, prova de títulos e prova prática, dependendo do cargo. As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de abril de 2015. Os locais de realização das mesmas serão divulgados nos sites www.iobv.org.br e site www.saocristovao.sc.gov.br na data prevista de 08 de abril de 2015.

O gabarito provisório será disponibilizado na data prevista de 13 de abril de 2015.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de São Cristóvão do Sul - SC.

Prefeitura de Prado Ferreira - PR abre processo seletivo

A Prefeitura de Prado Ferreira, estado do Paraná, publicou o edital nº 05/2015 de processo seletivo, visando a contratação temporária de um profissional de nível superior.
 
A oportunidade é para o cargo de Enfermeiro, o salário previsto é de R$ 2.442,89, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão aceitas do dia 04 a 06 de março de 2015, na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Jaú, 421, Centro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
 
Os candidatos serão avaliados pela documentação apresentada, pelos títulos de aperfeiçoamento profissional e do tempo de serviço comprovados pelo candidato.
 
O resultado está previsto para ser divulgado no site www.diariomunicipal.com.br, a partir do dia 10 de março de 2015, após concluída a classificação dos candidatos.
 
O processo seletivo terá validade até 30 de agosto de 2015, podendo ser interrompido a qualquer tempo ou prorrogado por mais um ano.

Tontura e dor de cabeça podem ocorrer pela troca dos óculos

Mudar o grau ou formato das lentes pode demandar alguns dias de adaptação

Por: Dr. Alfredo Tranjan Neto Oftalmologista - CRM 32972/SP

É normal a pessoa que troca de óculos demorar alguns dias para se adaptar, principalmente se trocou as lentes e a armação. Sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça são comuns no início, principalmente entre pessoas que trocaram de armação.
 
Esses sintomas muitas vezes ocorrem porque houve troca de grau e a visão tende a demorar um pouco para se adaptar a nova imagem. É como se os olhos estivessem acostumados a uma imagem e, com a troca do grau, o cérebro precisa se adaptar às novas formas. Além disso, pessoas que trocaram a armação dos óculos podem sentir dor de cabeça e tontura devido a uma alteração da curva das lentes - chamada de curva base.
 
No entanto, a gravidade nos sintomas não aumenta quanto maior é o grau ou mudança da armação. Além disso, os sintomas podem mudar de pessoa para pessoa, sendo que algumas sofrem essas alterações com mais intensidade e por mais tempo. 
 
Os sintomas duram em média alguns dias, se eles persistirem você deve voltar ao seu médico para relatar os problemas e ver se pode ser adaptação ou confecção dos óculos.
 
Durante o período de adaptação, o ideal é utilizar os óculos somente em casa e no trabalho, para depois sair à rua ou dirigir.
 
Minha Vida

Câncer lingual: entenda a doença do vocalista do Iron Maiden

Reprodução: Em 90% dos casos, a causa está ligada ao
 tabagismo ou ao álcool
O tipo de câncer de Bruce Dickinson está diretamente relacionado com o consumo de álcool e cigarro, mas se detectado em sua fase inicial, tem grandes chances de cura
 
Uma nota publicada na fanpage da banda Iron Maiden, no Facebook, comunicou que o seu vocalista, Bruce Dickinson, está enfrentando uma luta contra um câncer de língua. O pequeno tumor, localizado na parte de trás da língua, foi detectado durante um exame de rotina feito perto do Natal, no ano passado.
 
“Esses exames são muito importantes para a detecção precoce deste tipo de câncer, pois, na maioria dos casos, as lesões iniciais são assintomáticas e o paciente não percebe que já apresenta algum sinal da doença, como por exemplo, uma discreta mancha branca. Em geral as lesões do câncer de boca somente começam a doer após vários meses de desenvolvimento”, diz Celso Lemos, professor do Departamento de Estomologia, da FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP). 
 
No caso de Dickinson, esses exames o ajudaram a detectar a doença ainda em seu estágio inicial, o que faz com que o tratamento, que foi concluído semana passada, tenha mais chances de cura. Durante sete semanas, o cantor passou por sessões de quimio e radioterapia e, segundo os médicos que estão cuidando dele, a expectativa é que ele esteja curado até o final de maio. 
 
Celso acredita que a adesão de hábitos mais saudáveis pode ajudar o cantor a passar por esse problema sem novos desdobramentos. “Ao evitar hábitos diretamente relacionados, como o tabaco e o álcool, e aderindo a uma alimentação saudável, a possibilidade de reincidência da doença é bastante pequena. Também é indicado que o paciente faça, a partir de agora, um controle clínico por toda a vida”, diz o especialista.
 
Entenda um pouco mais sobre a doença de Dickinson
Embora seja mais fácil de ser detectado por um profissional, o câncer de língua pode ser, em alguns casos, percebido pelo próprio paciente em um auto exame. “A pessoa deve procurar por machas brancas e/ou vermelhas, úlceras (feridas que podem lembrar uma afta), e aumentos de volume na boca ou no pescoço. Qualquer sinal de rouquidão persistente também deve ser examinada por um médico”, diz Celso. 
 
O surgimento deste câncer se dá quando há um descontrole da multiplicação das células da mucosa que recobre a língua. “Em 90% dos casos, a causa está ligada ao tabagismo ou ao álcool. Tanto que o grupo de risco desta doença são homens com mais de 50 anos com histórico de consumo de bebidas alcoólicas e cigarro”, diz o professor.  
 
Terra

Você sabia que as baratas podem causar alergia?

Causadora de repulsa, gritos e nojo, a barata pode ir além disso. O inseto também pode causar alergias nas pessoas. Isso se deve porque quando a barata morre, ela passa a ser parte constituinte da poeira
 
O médico alergista e especialista da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) Martti Anton Antila explica que como o Brasil é um país tropical, a quantidade de baratas é grande na poeira.
 
"Os sintomas de quem tem o contato com essa poeira, que tem a presença da barata, são muito próximos aos de alergia a ácaros, como coriza, espirro, coceira nos olhos e asma", diz Antila.
 
Dependendo do ambiente em que elas morrem, o corpo delas vai se decompondo, secando e vai se misturando com a poeira do local. É um processo natural de decomposição, como de qualquer outro animal, afirma o biólogo e vice-presidente da Aprag (Associação dos Controladores de Pragas Urbanas), Sérgio Bocalini.
 
"A barata possui alguns compostos no organismo que podem provocar processos alérgicos. E isso pode se dar com ela ainda viva, com a liberação de feromônios por onde ela passa. E quando existe a fragmentação pós-morte, se misturando com a poeira do ambiente, e alguém respira, essa pessoa pode ter uma reação alérgica em função da presença desses compostos", diz o biólogo.
 
Segundo Antila, a presença da barata na poeira não potencializa a alergia, ela apenas acrescenta um possível componente que pode desencadear a doença. "Quem tem alergia ao ácaro, pode não ter a barata e vice e versa".
 
Prevenção e tratamento
Para prevenir a presença do inseto na poeira do ambiente, o médico alergista Martti Anton Antila recomenda deixar o ambiente limpo e controlar a umidade do local, pois esta é proporcional a quantidade de ácaros do local.
 
"Quanto mais úmido o local, a quantidade de ácaros será maior. E a de baratas também, já que elas não gostam de ambientes secos", diz Antila.
 
Outro método recomendado pelo médico é recorrer a dedetização.
 
De acordo com Antila, o tratamento é similar ao dos ácaros, isto é, baseado nos sintomas.
 
"A pessoa pode desencadear uma conjuntivite, então é isso que será tratado, pois cada [sintoma] tem seu tratamento específico", afirma.
 
Outra saída é a imunoterapia, também chamada de vacina para alergia, onde o tratamento diminui a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias. Neste caso, o paciente recebe doses dos alérgeno ao qual é sensível por um determinado período.
 
UOL

Vítimas de esterilização em projeto de eugenia ganham indenização

Legisladores do Estado americano da Virgínia determinaram o pagamento de indenizações para as pessoas que foram obrigadas a passar por esterilização décadas atrás

As vítimas vão receber US$ 25 mil (quase R$ 72 mil) depois de uma longa batalha legal realizada por ativistas.

Com outros 30 Estados americanos, a Virgínia também tinha uma programa de esterilização para pessoas consideradas indesejáveis ou com doenças mentais.

Entre as décadas de 1920 e 1970 mais de 8 mil pessoas passaram por estas operações na Virgínia. No total cerca de 65 mil americanos foram esterilizados em 33 Estados.

Acredita-se que o programa implantado naquele Estado americano tenha servido de modelo para as políticas introduzidas por Adolf Hitler na década de 1940, quando ele tentou criar uma raça superior.

Além dos Estados Unidos, vários outros países tiveram políticas de esterilização obrigatória no século 20, entre eles Suécia, Canadá e Japão.

Sem aviso

Mais de um quinto das pessoas que passaram pela esterilização obrigatória no Estado da Virgínia eram negros.

Dois terços deste grupo era de mulheres.

De acordo com a correspondente da BBC Rajini Vaidhanathan, muitas delas foram a um hospital para passar por outros procedimentos e não sabiam o que estava acontecendo com elas.

Em 1927, a Suprema Corte dos Estados Unidos manteve a lei da eugenia no Estado da Virgínia, que determinava as esterilizações obrigatórias. Esta lei permaneceu em vigor até 1979.

O governo do Estado fez um pedido de desculpas pela política no ano de 2001.

Ativistas afirmam que há apenas 11 vítimas do programa que ainda estão vivas.

Entre elas está Lewis Reynolds, de 87 anos.

"Eu não pude ter uma família como todo mundo. Eles tiraram os meus direitos", disse ele à agência de notícias Associated Press.

O Estado da Virgínia é o segundo, depois da Carolina do Norte, a aprovar um pacote de indenizações para as vítimas do programa que ainda estão vivas.

Em 2013 os legisladores da Carolina da Norte aprovaram o pagamento de US$ 50 mil (cerca de R$ 143 mil) para as vítimas no Estado. Acredita-se que são 1,8 mil pessoas contempladas.
 
BBC Brasil / UOL

Anvisa suspende venda de produtos de anticelulite

A Anvisa suspende em todo território nacional a divulgação e a comercialização dos produtos da empresa Saúde em Equilíbrio Ltda., por não possuírem Autorização de Funcionamento da Agência
 
A empresa divulgava e vendia os produtos listados abaixo que não eram cadastrados e que apresentavam alegações de efeitos terapêuticos, de embelezamento e correção estética.

Bermuda Alta Anticelulite Infravermelho
Bermuda Alta Anticelulite Infravermelho Algodão Orgânico
Blusa Manga ¾ Anticelulite Infravermelho
Calça Corsário Emana Classic
Calça Fuseau Anticelulite Infravermelho
Calça Fuseau Anticelulite Power Modeladora
Calça Legging Anticelulite Infravermelho Cós Largo
Calcinha Alta Anticelulite Infravermelho Algodão Orgânico
Calcinha Anticelulite Infravermelho Algodão Orgânico
Cinta Abdominal Anticelulite Infravermelho
Cinta Abdominal Anticelulite Infravermelho
Corsário Anticelulite Light
Cotoveleira com Infravermelho Longo
Cueca com Infravermelho Longo Algodão Orgânico Power
Joelheira Fechada com Infravermelho
Luva Alternativa Infravermelho Longo
Macacão Anticelulite Infravermelho
Ombreira com Infravermelho Longo para LER-DORT
Pijama Infravermelho Longo Algodão Orgânico
Regata Dupla Emana Light
Regata Light Anticelulite
Regata Tradicional Classic Anticelulite
Top Cruzado Anticelulite Infravermelho
Top Decote Anticelulite Infravermelho
Tornozeleira com Infravermelho Longo

ANVISA

Mebendazol do laboratório Brainfarma tem um lote suspenso

A Anvisa determinou o recolhimento do lote B13L0640 do medicamento Mebendazol, 100 mg/5ml suspensão oral, da empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.
 
O motivo foi a reprovação na análise de aspecto.
 
Durante o teste, foi identificada a formação de grumos e sedimentos de difícil separação depois de agitar os fracos para o lote.
 
A empresa fabricante deve providenciar ainda o recolhimento do lote em questão.

Saiba o que observar na hora de comprar um travesseiro e como conservar o acessório

Reprodução: Especialistas indicam que é preciso observar o
ângulo entre o pescoço e o ombro (veja no quadro abaixo)
quando deitamos de lado na cama.
"Com uma postura correta, os músculos relaxam, e a pessoa tende a dormir melhor", diz especialista
 
Se você pensa em trocar o travesseiro, é melhor reservar algum tempo de seu dia: não basta escolher um novo pelo preço após dar algumas afofadas no acessório. Segundo Fernando Gustavo Stelzer, neurologista e membro da Associação Brasileira do Sono, é importante que a coluna esteja alinhada durante o sono. 
 
– Com uma postura correta, os músculos relaxam, e a pessoa tende a dormir melhor – explica.
 
Para que a posição ideal seja encontrada, uma série de fatores tem de ser levada em consideração, como a altura e a densidade.
 
Especialistas indicam que é preciso observar o ângulo entre o pescoço e o ombro (veja no quadro abaixo) quando deitamos de lado na cama.
 
– Deste modo, todos os nervos ficam livres para que os estímulos liberados pelo cérebro durante o sono percorram o corpo de uma forma completa – esclarece a responsável por desenvolvimento de produto dos travesseiros Duoflex, Renata Federighi.
 
Portanto, se você puder testar o acessório antes de comprar, melhor. De acordo com Denis Martinez, especialista em medicina do sono, “ao longo da história, as pessoas usaram diferentes métodos de descansar a cabeça”. Para descobrir qual o mais indicado para você, o caderno Vida elaborou o guia do travesseiro.
 
Altura
A principal função do travesseiro é deixar a coluna alinhada enquanto dormimos. Por isso, devemos levar em consideração a posição em que passamos a maior parte da noite e o nosso biotipo. A posição mais indicada é a lateral: para essa, a pessoa deve escolher um travesseiro de modo que, ao repousar a cabeça, haja um ângulo de 90º com relação ao ombro que é apoiado na cama.
 
O ideal é que a cabeça fique alinhada com o resto da coluna para evitar que o sono seja prejudicado por causa de dores – explica Stelzer. O neurologista ainda diz que quem gosta de dormir com travesseiros mais altos deve se preocupar em manter o tronco inclinado também – não apenas a cabeça. As pessoas que preferem deitar de barriga para cima ou de bruços devem optar por travesseiros mais baixos, indica Renata.
 
Densidade
Quando compramos um colchão, os vendedores medem a densidade ideal com base no peso da pessoa que o usará, lembra Stelver. O indicado, esclarece o neurologista, é que algo semelhante seja feito na hora de adquirir um travesseiro.
 
O travesseiro tem de ser macio, mas não tanto a ponto de afundar muito a cabeça. Deve apresentar uma sustentação básica, mas também não pode ser muito duro. O importante é continuar pensando na dica anterior: ao deitar, a coluna tem de ficar alinhada.
 
Temperatura
Os travesseiros fabricados a partir de espuma de poliuretano (espuma comum, viscoelástico, látex), assim como os de fibras, acompanham a temperatura do corpo.
 
Os de látex natural e os travesseiros com aplicações de gel são mais frescos. 
 
De preferência pessoal
Espuma comum: Tende a se ajustar à cabeça, podendo "afundar" com o tempo, perdendo altura e densidade.
 
Viscoelástico: Conhecido como travesseiros da "Nasa", se molda facilmente à cabeça. Além disso é antipressão, o que significa que não há resistência contra o peso descansado sobre ele.
 
Látex Natural: Produzido a partir da seiva da seringueira, apresenta maior elasticidade e suporte. Tem temperatura sempre inferior à do corpo. É indeformável e lavável.
 
Látex de Poliuretano: Produzido com espuma de poliuretano, apresenta o mesmo toque e elasticidade do látex natural. Porém, suas células tendem a se conformar com o uso. Não é lavável.
 
Fibras sintéticas: São os de preço mais acessível, mas, geralmente, têm vida útil curta. Noite após noite, a tendência é de que fiquem cada vez mais baixos. É lavável.
 
Penas e plumas: São macios, mas podem gerar alergias em algumas pessoas.
 
Quando trocar
A indicação é de que, independentemente da vida útil do material do recheio, o travesseiro seja trocado por um novo a cada dois anos.
 
Com o tempo, ele acumula ácaros, pois é feito com materiais porosos que armazenam secreções expelidas durante o sono, como saliva, cera de ouvido e pele morta.
 
Já a fronha deve ser trocada de uma a duas vezes por semana, com toda a roupa de cama. As pessoas que transpiram muito têm de mudar a fronha com mais frequência.
 
Entre as pernas
Segundo o especialista em medicina do sono Fernando Stelzer, o uso de um travesseiro entre as pernas enquanto a pessoa dorme de lado é necessário em dois casos: quando o paciente ronca ao virar de barriga para cima ou quando o indivíduo fica acamado por muito tempo.
 
– A gente dá a orientação nessas duas situações para que haja uma reeducação da postura – afirma.
 
Para deixar de roncar
Ainda não há evidências científicas de que certos tipos de travesseiros ajudam a evitar o ronco.
 
– Travesseiro não é tratamento, serve para apoio. Isso não tem eficácia comprovada – alerta Stelzer.
 
 
Zero Hora

Novo fármaco que trata o ebola consegue bons resultados, diz estudo

Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)
Favipiravir reduz mortalidade de 15% a 30% no estágio inicial da doença. Resultado não é efetivo em pacientes com alto grau de contaminação
 
Um tratamento contra o ebola cofinanciado pela União Europeia e desenvolvido por um instituto francês alcançou “resultados promissores” que levam a acreditar que o fármaco poderia ser eficaz para combater a doença em uma fase inicial, informou a Comissão Europeia (CE).
 
“A luta contra o ebola avança mais um passo rumo a um tratamento efetivo” graças aos fundos europeus destinados a programas de pesquisa e inovação, de acordo com um comunicado divulgado na terça-feira (24).
 
O Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm) anunciou esta semana uma evidência encorajadora que o fármaco antiviral favipiravir poderia ser um tratamento eficaz contra o ebola em um primeiro estágio.
 
Segundo os resultados do experimento, o favipiravir reduz as possibilidades de mortalidade de 15% a 30% nos estágios iniciais da doença.

No entanto, em crianças e pacientes com alto grau de contaminação pelo vírus, o resultado não é efetivo.
 
Dinheiro aplicado
O projeto da Inserm, conhecido como Reaction (Reação), receberá 2,5 bilhões de euros da União Europeia.

As atividades de pesquisa já receberam 1,93 milhão de euros e começaram em 1 de novembro de 2014.
 
“Estou entusiasmado com esses resultados de um de nossos projetos financiados pela UE para combater o ebola”, destacou o comissário europeu da Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
 
Segundo ele, assim que os resultados se confirmem através dos testes clínicos que estão sendo realizados, este se tornará o primeiro tratamento contra a doença durante o atual surto.
 
Em setembro de 2014, a CE mobilizou 24,4 milhões de euros do programa Horizonte 2020 para apoiar a pesquisa urgente do ebola através de um procedimento rápido.
 
Médicos Sem Fronteiras
De acordo com a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), os testes clínicos iniciados em dezembro mostraram eficácia e podem reduzir o índice de mortes.
 
A ONG afirma que experimentou o medicamento em tratamentos em Guekedu, na Guiné.
 
No total, desde que começou a epidemia do ebola em dezembro do 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou 23.539 casos confirmados, suspeitos e prováveis da doença, dos quais 9.541 pessoas morreram.

G1