Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de março de 2015

Surtos de sarampo alarmam OMS, que pede ação imediata na Europa

"É inaceitável o sarampo continuar custando vidas, dinheiro
 e tempo após 50 anos de esforços para fazer vacinas
seguras e eficazes".
Famílias que se recusam a vacinar seus filhos podem ser causa do avanço da doença, que matou criança alemã
 
Rio - A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira um alerta sobre o perigo crescente do sarampo na Europa e na Ásia Central. A região vem enfrentando uma série de surtos da doença. Membros da entidade se dizem surpresos com os mais de 22 mil casos registrados na área em 2014 e em janeiro deste ano.
 
O alerta chega a público um dia após uma criança de 18 meses morrer de sarampo em Berlim, na Alemanha. Segundo a OMS, que pede ação imediata e incondicional dos países, as epidemias ameaçam o objetivo de erradicar o sarampo na região antes de 2015 acabar.
 
A enfermidade afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano, mas está mais concentrada em países pobres da Ásia e da África. Recentemente, porém, locais onde o sarampo tinha deixado de ser um problema voltaram a lidar com surtos. De acordo com a entidade, isso pode ser explicado pelo crescente número de famílias que se recusam a vacinar seus filhos, com medo de supostos efeitos colaterais do medicamento. Especialistas, porém, são enfáticos ao dizer que a vacina é segura e eficaz.
 
Os EUA e o Brasil também enfrentam surtos da doença, considerada uma das mais contagiosas do mundo. No país americano, que chegou a se considerar livre do vírus, já são 154 casos em 17 estados desde 1 de janeiro. O Brasil tem um problema localizado no Ceará, que respondeu por 695 dos 729 casos registrados no país ao longo de 2014.
 
"Nas últimas duas décadas, vimos uma redução de 96% dos casos de sarampo na Europa. Estávamos a um passo de eliminar a doença mas fomos surpreendidos por esses números", afirmou a diretora regional da OMS na Europa, Zsuzsanna Jakab, segundo o site da BBC. "Devemos responder coletivamente, sem mais atrasos. É inaceitável o sarampo continuar custando vidas, dinheiro e tempo após 50 anos de esforços para fazer vacinas seguras e eficazes".
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário