Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de abril de 2013

20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e vitaminas C e E.
Por isso combatem radicais livres e previnem o surgimento de rugas
A beleza também é influenciada pelos alimentos que comemos; conheça 20 delícias que vão ajudá-la a se manter sempre bonita
 
Você é o que você come. A famosa afirmação também vale quando o assunto é beleza. Manter a pele hidratada e sem acne, as unhas fortes e os cabelos sedosos e brilhantes tem relação direta com o que comemos todos os dias.
 
Ana Paula Raduan, dermatologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, declara: “A alimentação equilibrada e balanceada é o que vai nos dar as vitaminas e minerais essenciais para a pele, as unhas e o cabelo”. Ou seja, sem segredos, mas com muita verdura, legumes, frutas e carne de peixe ou frango, em especial, é possível se manter mais bela.
 
Já os alimentos industrializados, com muito corante e conservante, como os salgadinhos, só fazem mal à sua beleza. Além deles, aquela combinação quase irresistível de hambúrguer e batata frita, cheia de gordura, também não vai ajudá-la a deixar a pele e o cabelo mais vistosos. Elisete Crocco, dermatologista e professora da Santa Casa de São Paulo, avisa que um estudo recente mostrou que uma dieta rica em alimentos hiperglicêmicos (carboidratos, açúcares, leite, sorvete, chocolate etc.) aumenta o trabalho das glândulas sebáceas, o que gera acne. “Uma rotina alimentar à base de peixes, muitos legumes e vegetais acarretou uma melhora do problema. Acne tem relação direta com a dieta”, alerta.
 
A dica de Marisa Resende Coutinho, nutricionista do Hospital São Camilo, é não exagerar em nada. “Uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de nutrientes, regula todas as reações químicas e secreções hormonais dentro do nosso organismo”, diz. “Muitos acreditam que somente os cuidados externos com a pele são suficientes para que ela esteja sempre bonita. Na verdade, o que vem de dentro também é muito importante, ou seja, o que você come. Alguns alimentos fazem bem para o organismo, e a consequência disso se vê na pele”, finaliza.
 
Água: todo o mundo sabe que se manter hidratada é fundamental para ter uma pele com aparência saudável, por isso, abuse dos copos de água ao longo do dia.
 
Alface: assim como a rúcula, ajuda no bom funcionamento do intestino, o que faz com que os nutrientes de todos os alimentos sejam melhor absorvidos pelo corpo.
 
Azeite: também com função antioxidante, diminui o ressecamento da pele e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas.
 
Castanha-do-pará: é o selênio, presente nela, e a sua função antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
 
Cenoura: além de todos os benefícios da vitamina A, ainda é famosa por prolongar o bronzeado.
 
Chocolate amargo: rico em polifenois, ajuda a pele por ser antioxidante. É um bom alimento antienvelhecimento, mas as especialistas avisam: nada de comer a barra inteira.
 
Couve: é outra folha verde escura que ajuda a deixar os cabelos bonitos.
 
Feijão: rico em zinco, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno.
 
Folhas verdes escuras, como o espinafre, são ricas em ferro vegetal, importante para nutrição e oxigenação do bulbo capilar.
 
Laranja, limão e cítricos: conhecidas fontes de vitamina C, ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois agem contra os radicais livres.
 
Lentilha: também é rica em zinco e excelente para a saúde e beleza da pele.
 
Mamão: rico em vitamina A, é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e aveludada, além de ter também efeito anti-acne.
 
Manga: docinha e deliciosa, ainda tem efeito anti-acne.
 
Morango: as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e vitaminas C e E. Por isso combatem radicais livres e previnem o surgimento de rugas.
 
Nozes: a vitamina E, presente em sementes oleaginosas como essa, é responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele.
 
Peito de peru: por ter queratina, ajuda no fortalecimento e no brilho da pele e dos cabelos.
 
Peixes: geralmente são ricos em ômega 3 e 6, o que favorece a pele a ter menos oleosidade e, consequentemente, seja livre de acne
 
Queijo: também é rico em queratina, bom para os cabelos e unhas.
 
Rúcula: as fibras dos vegetais folhosos ajudam de maneira mais indireta, mas bem importante: são essenciais para o bom funcionamento intestinal.
 
Soja: a isoflavona, presente no alimento, tem papel importante na reposição hormonal e ajuda a dar mais firmeza à pele. Além disso, por conter proteína, fortalece o cabelo
 
Fonte Delas

Quimioterapia sem radioterapia é eficaz no tratamento de linfoma

De acordo com pesquisadores do National Cancer Institue, pacientes com linfoma que receberam quimioterapia, mas não radioterapia para o tórax, apresentaram excelentes resultados.
 
O tratamento tradicional para linfoma inclui radiação para o mediastino, uma parte do tórax. Contudo, essa prática pode ter efeitos tóxicos no organismo.
 
Durante o estudo, todos os pacientes receberam os medicamentos etoposídeo, doxorrubicina, ciclofosfamida, vincristina, prednisona e rituximab. Ao todo, 51 pacientes com linfoma primário de células B mediastinal foram incluídos neste estudo de fase II. Destes, todos, exceto dois, alcançaram remissão completa do câncer apenas com a quimioterapia.
 
Os que não alcançaram a remissão completa, receberam radioterapia. Nenhum paciente teve recorrência dos tumores ou doenças decorrentes do tratamento.
 
Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.
 
Fonte UPI

Gripe aviária H7N9 na China: 61 casos e 14 mortos

STR / AFP
Indústria de aves de curral perdeu mais de R$ 3 bilhões
Cientistas temem que mutação viral permita contaminações entre humanos
 
O vírus da gripe aviária H7N9 infectou 61 pessoas na China e 14 delas morreram, segundo um balanço atualizado do departamento de saúde da província de Jiangsu (leste).
 
A agência Xinhua informou no domingo (14) que o vírus havia se propagado à província de Henan (centro da China), depois que foi registrado o primeiro caso humano em Pequim.
 
Até sábado, a presença do vírus H7N9 continuava oficialmente circunscrita a três províncias do leste do país (Zhejiang, Jiangsu e Anhui) e ao município de Xangai, a grande metrópole da região leste.
 
A indústria de aves de curral na China perdeu mais de R$ 3 bilhões (10 bilhões de iuanes) desde o anúncio do primeiro caso de infecção no ser humano, segundo o jornal Global Times, que pediu aos consumidores que evitem o pânico.
 
"O público deveria conter o medo para evitar um desastre na indústria de aves de curral", afirma um
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que não havia indício de uma transmissão de um ser humano para outro do vírus.
 
Antes do surgimento dos primeiros casos na China, a cepa H7N9 da gripe aviária não havia sido transmitido ao ser humano. Assim como acontece com a cepa H5N1, a mais comum, os cientistas temem que uma mutação viral permita contaminações de um ser humano a outro, o que poderia provocar uma pandemia.
 
Fonte AFP

Em quatro anos, venda de hormônios sintéticos da tireoide cresce 65%

Médicos alertam que uso indevido compromete o organismo e tem efeito pouco duradouro
 
A venda de hormônios sintéticos da tireoide cresceu 65% entre os anos 2008 e 2012, segundo um levantamento da consultoria IMS Health, que analisa dados da indústria farmacêutica. Um dos medicamentos é o segundo mais vendido no País. O fenômeno — ainda subdimensionado, porque os dados não levam em consideração medicamentos manipulados — pode estar ligado ao crescente consumo do produto não só por quem sofre de disfunção na tireoide, mas por pessoas interessadas em emagrecimento rápido (uso "off label"). Médicos alertam que o uso indevido do hormônio compromete o organismo e tem efeito pouco duradouro.

Em agosto, reportagem do jornal O Estado de S.Paulo já havia apontado crescimento do consumo de medicamentos para diabete, epilepsia e depressão como alternativas para perda de peso, depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de emagrecedores à base de anfetaminas. O hormônio tireoidiano é um hormônio de atividade — é liberado no organismo nas reações de fuga e combate, explica Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e professora de clínica médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
 
—Esse hormônio é destinado a prover energia para os músculos. Mas, em excesso, consome esses músculos. Perde-se peso, sim. Mas não é um bom emagrecimento, porque a perda é de músculo, e não de tecido gorduroso. A preocupação maior é com as fórmulas manipuladas. Alguns colegas (médicos) são criminosos; deveriam ser denunciados. Eles prescrevem o hormônio tireoidiano puro, o T3, que é o de maior atividade: acelera o coração, causa arritmia, pode levar à isquemia do miocárdio e até ao infarto.

Histórico
O uso indevido do hormônio tireoidiano vem sendo percebido há alguns anos. Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicado em 2007, já apontava o uso elevado da substância. "O estudo principal era sobre a prevalência do hipotireoidismo na população, que estava em 12,3%. Mas incluímos uma pergunta sobre uso de fórmulas, chás e remédios para emagrecer. Encontramos um número muito grande", afirma a epidemiologista Rosely Sichieri, da UERJ.

Das 1.296 mulheres que participaram do estudo, 34% tinham usado as substâncias ao menos uma vez na vida, e outras 11% relataram tê-las consumido nos dois meses anteriores à realização da pesquisa. Ao testar o sangue das voluntárias, as que haviam usado os medicamentos mais recentemente tinham nível do hormônio tireoidiano TSH reduzido.
 
— Isso significa que elas estavam com hipertireoidismo.
 
De acordo com o especialista em treinamento esportivo Marcelo Ferreira Miranda, integrante do Conselho Federal de Educação Física, o uso indevido de hormônios da tireoide é uma prática simples de ser percebida pelos professores que atuam nas academias de ginástica.

—A pessoa sua muito, fica ofegante, tem aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Nas avaliações regulares, aparece a perda de massa muscular. As academias acabam carregando o estigma de que estimulam ou são coniventes com essa prática. Não é verdade. A orientação é que as pessoas busquem recursos naturais e saudáveis para emagrecer.

A médica Flávia Pinho, nutróloga do Espaço Stella Torreão, já atendeu pacientes que estavam tomando hormônios da tireoide.
 
—Às vezes tinham prescrição médica; outras vezes, não. Como método de emagrecimento é um método fugaz. Quando parar o hormônio, o metabolismo anterior volta. O risco é de desenvolver deficiência hormonal e depender do medicamento para o resto da vida.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Fonte R7

Remédio mais consumido no País, Dorflex tem 27% de imposto embutido em seu preço

Dorflex tem 27% de imposto embutido no preço
Nos dez medicamentos mais vendidos no Brasil, o imposto varia entre 18% e 27%
 
O analgésico Dorflex, remédio mais vendido no Brasil segundo a consultoria IMS Health, tem 27% de imposto embutido no seu preço. Do valor de R$ 12,10, teto estabelecido pelo governo federal, R$ 3,30 são tributos. Levantamento feito a pedido do Estado pelo advogado tributarista e professor de direito tributário em São Paulo Adolpho Bergamini mostra que a carga fiscal existente no preço dos 10 medicamentos mais consumidos no País varia entre 18% e 27%.

Motivadas pelas políticas de desoneração do governo Dilma Rousseff, as empresas do setor se uniram e lançam nesta quarta-feira (17), a Frente Parlamentar para Desoneração de Medicamentos. O benefício fiscal ao segmento, contudo, divide especialistas e pode enfrentar um longo caminho no Congresso.

Geraldo Monteiro, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan), disse que se a "cesta básica foi desonerada, por que não os medicamentos, que são essenciais?
 
— Muitos brasileiros não têm acesso a remédios e a carga tributária é um dos impeditivos.
 
Atualmente, os remédios são tributados na esfera estadual pelo ICMS e na federal pelo PIS e Cofins, mas as cobranças variam de acordo com o tipo de medicamento e algumas desonerações já estão previstas.

Em São Paulo, cuja área foi considerada para o estudo, a alíquota do ICMS para medicamentos é de 18%, mas os oncológicos, por exemplo, são isentos. Já a União beneficia alguns fármacos de tarjas preta e vermelha, ao incluí-los na chamada Lista Positiva, em que não há a cobrança de 12% de PIS e Cofins.

Essa intricada e complexa legislação fiscal faz com que o consumidor não tenha ideia do quanto paga de impostos nesses produtos. Os anti-hipertensivos Diovan HCT e Diovan Amlo Fix, que ocupam respectivamente a quarta e a nona posição no ranking brasileiro, são vendidos apenas sob prescrição médica e fazem parte dessa Lista Positiva. O peso dos impostos em ambos é de 18%. O primeiro tem o preço máximo de R$ 108,35, sendo que R$ 19,50 são tributos. O segundo sai por R$ 127,91, sendo R$ 23,02 referente a impostos.
 
Fonte R7

Estudo revela que homens também fingem orgasmo

Homens também fingem para agradar no sexo
Especialista de Harvard diz que eles também se preocupam em agradar o parceiro
 
Há muito tempo se sabe que algumas mulheres fingem o orgasmo durante o sexo. Porém, elas não estão sozinhas nesta. De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo professor de urologia de Harvard, Abraham Morgentaler, um número surpreendente de homens também fingem o orgasmo. A informação é do site britânico Daily Mail desta segunda-feira (15).
 
De acordo com o médico, pode parecer inacreditável — para não dizer fisicamente impossível — mas é realmente possível os homens mentirem no momento ápice do sexo. Porém, o médico não revelou como isso é possível.
 
Em seu livro Por que os Homens Fingem: A Verdade Totalmente Inesperada mostra a ansiedade sobre ereção e a pressão que eles sentem para ter relações sexuais, além de se preocuparem também com suas parceiras.
 
—Para cada homem que se comporta mal, posso dizer que dez são dedicados e atenciosos e fazem o melhor que podem para ser um bom homem para sua companheira.
 
Um estudo recente da Universidade do Kansas descobriu que 70% das mulheres e 30% dos homens admitem fingir o orgasmo. No estudo, ambos os sexos deram a mesma razão para o fingimento: o parceiro estava na iminência do clímax eles então se sentiram pressionados a fingir para atender as expectativas.
 
Fonte R7

Simples gosto da cerveja ativa sistema de recompensa cerebral

Neurologistas fizeram experimentação com quase 50 homens
 
O sabor da cerveja sozinho, mesmo sem qualquer efeito alcoólico, ativa o sistema de recompensas do cérebro, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (15).
 
Neurologistas da Universidade de Indiana pediram a 49 homens que escolhessem beber entre sua cerveja favorita e um isotônico, tipo de bebida utilizada por quem pratica esportes, enquanto seus cérebros eram escaneados por uma tomografia por emissão de pósitrons (PET).
 
O objetivo foi observar a dopamina, elemento químico em uma área do cérebro denominada estriado ventral, que dá a sensação de recompensa. A cerveja foi racionada em minúsculas porções — apenas 15 mililitros ou uma colher de sopa a cada 15 minutos - de forma que o cérebro pudesse ser escaneado sem a influência tóxica do álcool.
 
Apenas sentir o gosto da cerveja ativou os receptores de dopamina e este efeito foi maior do que no caso do isotônico, mesmo que muitos voluntários tenham dito preferir o gosto de refrigerantes, afirmaram os cientistas.
 
O efeito da dopamina foi significativamente maior entre os voluntários com histórico familiar de alcoolismo, explicaram.
 
De acordo com David Kareken, professor de neurologia que chefiou os experimentos, esta é a primeira experiência em humanos a demonstrar que apenas sentir o sabor de uma bebida alcoólica, sem qualquer efeito intoxicante alcoólico, pode trazer à tona a atividade da dopamina nos centros de recompensa do cérebro.
 
A dopamina tem sido há muito tempo associada ao forte desejo de uma substância, havendo evidências anedóticas que sugerem que pode ser ativada pelo som, pela visão ou pelo cheiro de um bar.
 
Consequentemente, os cientistas se concentraram em técnicas para evitar ou minimizar estes gatilhos. Enquanto isso, especialistas em farmacologia estudam tratamentos para bloquear a resposta das células à dopamina.
 
O estudo, publicado no periódico Neuropsychopharmacology, provocou respostas contraditórias em especialistas externos.
 
Alguns consideraram o estudo inovador, enquanto outros consideram que foi muito restrito e muitos ficaram intrigados com o fato de uma conexão familiar com o alcoolismo ter sido vinculada com uma resposta maior da dopamina.
 
Dai Stephens, professor de psicologia experimental da Universidade britânica de Sussex, disse que a exposição a estas recompensas condicionadas às vezes é o gatilho que induz dependentes químicos em abstinência a sofrer recaída.
 
— Entender o mecanismo por trás das diferenças nas consequências deste tipo de condicionamento entre indivíduos com e sem riscos de sofrer de alcoolismo poderia apontar caminhos para reduzir esses riscos.
 
Fonte R7

Especialistas criticam a França por alerta contra anticoncepcionais

Especialistas em anticoncepção europeus e americanos criticaram, em artigo que será publicado esta terça-feira, o alerta lançado no começo do ano pela França sobre as pílulas de terceira e quarta geração, ao considerar que aumentariam o risco de trombose (formação de coágulos sanguíneos).
 
As autoridades sanitárias francesas se "sentiram obrigadas a reagir" sob pressão, criticaram os especialistas, para os quais "esta crise prejudicou a todos, especialmente às mulheres".
 
"O risco de morte por um acidente tromboembólico venoso é pequeno", ressaltaram estes 26 especialistas em ginecologia, obstetrícia e medicina reprodutiva em artigo divulgado no periódico Journal of Family Planning and Reproductive Health Care, uma das publicações online do grupo britânico British Medical Journal.
 
"O risco elevado de morte de uma mulher que toma uma pílula moderna é de um para 100.000, o que é menor do que o risco associado a atividades frequentes como o ciclismo", explicam.
 
Estes especialistas questionam a validade dos estudos que apontam um risco maior de trombose venosa nas mulheres que fazem uso de pílulas de terceira e quarta geração, apresentados pela França para lançar sua advertência sobre os anticoncepcionais orais combinados (COC, que representam a imensa maioria das pílulas).
 
"Atualmente faltam dados ou estes são controversos", explicaram estes especialistas, para os quais "são necessários estudos prospectivos, bem controlados e adicionais".
 
As prescrições de pílulas de terceira e quarta geração foram reguladas de forma mais estrita na França no começo do ano devido ao aumento do risco de trombose em comparação com as de primeira e segunda geração, após a demanda de uma mulher vítima de acidente vascular cerebral atribuído a uma pílula de terceira geração.
 
Fonte R7

Prefeitura Municipal de Jaraguá - GO

A Prefeitura Municipal de Jaraguá - GO realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 31 de dezembro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde

Áreas:
Estratégia de Saúde da Família - PSF, Núcleo de Atendimento a Saúde da Família - NASF, Profissionais em Especialidades, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Profissionais e Técnicos.

Informações:
(62) 3326-4445 e 3326-2089.

Prefeitura Municipal de Recreio - MG

A Prefeitura Municipal de Recreio - MG realiza concurso para provimento de 24 vagas

Inscrições:
Até 12 a 16 de abril

Áreas:
Educador Inclusivo, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo e Agente Controlador de Dengue

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro - SAAESP/SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (SAAESP) realiza concurso para provimento de 15 vagas

Inscrições:
15 a 24 de abril pelo www.sigmaassessoria.com.br


Valor:
R$ 20,00 a R$ 30,00

Remuneração:
R$ 904,00 a R$ 1.407,78

Cargos:
(4 vagas) Auxiliar de Serviços, (1) Eletricista, (4) Encanador, (1) Motorista e (4) Operador de Tratamento de Água, Técnico de Laboratório para Análises Químicas

Provas:
Provas objetivas: 12 de maio de 2013

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas realiza concurso para provimento de 1 vaga para Professor

Inscrições:
Até 2 de maio, na Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Médicas, Rua Tessália Vieira de Camargo, nº 126, na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo

Área:
Departamento de Clínica Médica - Gastroenterologia

Remuneração:
R$ 1.510,70 a R$ 8.715,28.

Provas:
Haverá Prova Específica; Prova de Títulos; Prova de Arguição e Prova Didática

Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza concurso para 34 vagas para o campus Maringá e a Fazenda Experimental de Iguatemi.

Inscrições:
Até 22 de abril pelo www.drh.uem.br


Valor
R$ 32,00 a R$ 57,00.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar Operacional (Ajudante Geral, Apoio Administrativo, Auxiliar de Cozinha e Serviços de Limpeza), Oficial de Manutenção (Marceneiro e Serralheiro);

Ensino Médio/Técnico - Técnico de Manutenção (Eletricista), Técnico em Agropecuária, Técnico em Biblioteca, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório (Análises Clínicas subárea Micologia Médica e Química) e Técnico em Segurança do Trabalho.

Remuneração:
R$ 809,50 a R$ 1.445,36

Provas:
Prova objetiva: 19 de maio

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 1 vaga para professor para a Faculdade de Medicina do campus Umuarama.

Inscrições:
Até 12 a 26 de abril, na secretaria da Faculdade (avenida Pará, nº. 1.720, Bairro Umuarama, bloco 2U, sala 23).

Área:
Nutrição e Saúde Coletiva.

Valor:
R$ 60,00.

Concurso Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou o edital de seleção nº 033/2013 para servidores técnico-administrativos em educação. No total, estão sendo oferecidas 65 vagas para Goiânia, 7 vagas para Jataí e 02 para a cidade de Goiás, distribuídas tanto para cargos de nível médio quanto superior.
 
O concurso público será realizado pela própria UFG, auxiliada pelos seus Departamentos competentes, e as inscrições poderão ser realizadas entre 16 de abril e 7 de maio de 2013. O endereço eletrônico de inscrição é www.cs.ufg.br e o valor taxa é de R$ 70,00, R$ 90,00 ou R$ 150,00.
 
As oportunidades são para Auxiliar em Assuntos Educacionais, Operador de Luz, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/Área: Solos, Técnico de Laboratório/Área: Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Arquivo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mineração, Técnico em Mineração, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro / Área:Químico, Físico, Geógrafo, Médico / Área: Ortopedista Traumatologista - Ortopedia Pediátrica, Médico / Área: Ortopedista Traumatologista- Quadril, Nutricionista, Restaurador/Área:Conservação de Bens Culturais, Técnico de Tecnologia da Informação e Assistente Social.
 
Todos os inscritos no concurso serão avaliados por meio de Prova Objetiva, Prova Teórico-Prática e Prova de Títulos.
 
O edital completo e todas publicações deste certame podem ser consultadas a partir do link: http://www.vestibular.ufg.br/2013/concursoufg/index.php/editais
 

Edital / Publicações

Concurso Universidade Estadual de Maringá - PR

A Universidade Estadual de Marília (UEM) publicou o edital de nº 57/2013 -PRH para realização de processo seletivo visando a contratação de novos profissionais para o cargo de auxiliar operacional. São 34 vagas disponíveis, voltadas para candidatos com nível de escolaridade fundamental ou médio/técnico.
 
Os rendimentos vão de R$ 809,50 a R$ 1.645,95 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.
 
Cargos
As chances são para os cargos de ajudante geral (01), agropecuária (03), apoio administrativo (04), auxiliar de cozinha (02), serviço de limpeza (08), marceneiro (01), serralheiro (01), eletricista (01), técnico em agropecuária (01), bibliotecário (01), técnico em edificações (01), técnico em enfermagem (04), técnico em informática (02), técnico em laboratório análises clínicas (01), técnico em laboratório de química (02) e técnico em segurança do trabalho (01).  
 
Inscrições
As inscrições só podem ser feitas pela internet, por meio do endereço eletrônico www.uem.br/concursos (ou www.drh.uem.br/res/Edital_057_2013_prh_informacoes.htm), até as 23h59 do dia 22 de abril de 2013. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 32,00, R$ 43,00, R$ 49,00 e R$ 66,00.
 
O cadidato deve levar o formulário preenchido com cópias de documentos de identificação e de escolaridade, dentro o prazo de tempo estabelecido, para o departamento de Protocolo Geral do Campus da UEM. A taxa deve ser paga até 23 de abril, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.
 
No dia 30 de abril de 2013, às 17 horas, será publicado o Edital com a relação de inscritos, por ordem alfabética e local de realização da prova objetiva, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso
e no mural do Bloco 104 do Campus Universitário.
 
Seleção
O concurso constará de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) será aplicada na provável data de 26 de maio de 2013, em Maringá/PR, às 9h, em local a ser precisado no site www.uem.br/concurso.
 
O resultado da prova objetiva será informado no mesmo site acima, provavelmente em 13 de junho de 2013.
 
A prova prática será de caráter eliminatório, cuja data de realização será também comunicada no site da UEM. Todos os candidatos convocados serão encaminhados para providenciar exames laboratoriais para posterior avaliação médica admissional por Médico do Trabalho da UEM.
 
O prazo de validade do Concurso Público será de 2 (dois) anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina, promove processo seletivo (edital Nº 004/2013) para formação de cadastro reserva das 50 vagas de emprego público existentes atualmente para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
Os interessados devem ter formação de nível fundamental e Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias AB ou A. Também há vagas na Unidade Sanitária Vila 1º de Maio sem exigência de Carteira de Habilitação. O vencimento mensal é de R$ 678.
 
Para concorrer às vagas, os candidatos devem efetivar as inscrições no período compreendido entre 15 de abril e 06 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.sociesc.org.br/concursos. A taxa de inscrição é de R$ 40.
 
A aplicação das provas está prevista para o dia 19 de maio de 2013. O candidato deverá consultar o local e horário das provas a partir do dia 14 de maio, no endereço eletrônico de inscrições.
 
Os candidatos aprovados e convocados deverão participar do Curso Introdutório de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde, previsto para o período de 03 a 07 de junho de 2013.
 
O certame terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (15/04/2013), a partir da página 140.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) lança edital de processo seletivo

Para garantir a qualidade dos serviços de saúde oferecidos na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal realiza processo seletivo, por meio do edital Nº 005/2013, com intuito de formar cadastro reserva para o cargo de Médico.
 
São oferecidas oportunidades nas seguintes especialidades: Clínica Geral, Angiologia, Ortopedia, Cardiologia e Medicina do Trabalho. O vencimento é de R$ 9.240,00, referente à carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas no período de 15 a 19 de abril de 2013, no Departamento de Recursos Humanos, sito na Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura.
 
A seleção se dará por meio de avaliação de títulos. O processo seletivo terá validade por 01 ano, a contar da data de homologa­cão do resultado final.
 
O edital deste certame encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (15/04/2013), a partir da página 145.

Concurso Prefeitura de Capela do Alto – SP

Para prover mais 16 cargos no quadro de funcionários municipais, a Prefeitura de Capela do Alto, Estado de São Paulo, promove concurso público (edital PMCA 001/2013). Há 01 vaga disponível para Trabalhador Braçal (ensino fundamental completo) e 15 vagas para cargos de Médico, nas especialidades: Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Psiquiatria, Pediatria, além de oportunidades para médico Plantonista.
 
Os salários variam de R$ 678 a R$ 3.705,07 por carga horária entre 20 e 44 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas do dia 16 de abril a 1º de maio de 2013, por meio de acesso ao site www.idealsol.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25 para nível fundamental e R$ 60 para nível superior. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão fazer sua inscrição no Telecentro Comunitário, localizado na Rua São Francisco, 06 - Centro - Capela do Alto.
 
Seleção
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas, que serão aplicadas na data prevista de 26 de maio de 2013. Haverá prova de títulos apenas para o cargo de Médico.
 
O concurso terá validade por 02 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da administração municipal.

Concurso UERGS 2013

Foi divulgado edital para realização de mais um concurso público na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). São oferecidas 30 vagas para o cargo de Professor nas áreas de ciências da computação, ciências da matemática, engenharia de automação e comunicação de dados, biotecnologia, agronomia horticultura, ecologia, educação e ciências sociais, ciências físicas, ciências químicas, engenharia química, engenharia mecânica, ciências biológicas, agronomia, agronomia fruticultura, ciências dos alimentos, saúde coletiva, administração - gestão ambiental, letras - língua portuguesa e ciências exatas.
 
Os Campus Regionais da UERGS são constituídos por unidades universitárias localizadas nos seguintes municípios: CR I – Guaíba, Osório, Novo Hamburgo e Porto Alegre; CR II – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria; CR III – Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen e Sananduva; CR IV – São Luiz Gonzaga e Três Passos; CR V – Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul; CR VI – Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Borja; CR VII - Tapes.
 
A remuneração é de até R$ 5.937,15 mais 40% de DE, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 137,19, serão realizadas do dia 16 de abril a 06 de maio de 2013, no site www.fundatec.org.br.
 
O concurso será constituído de prova de conhecimento, prova didática, exame de títulos e trabalhos.
 
As provas serão realizadas em local indicado no edital de convocação para instalação de concurso.
 
Os resultados preliminares da prova escrita e do exame de títulos e trabalhos, bem como os resultados da prova didática, serão divulgados na página www.fundatec.org.br, em datas definidas e comunicadas durante o ato de instalação do concurso.
 
O certame terá validade de dois anos, contados da data de publicação do edital de homologação, podendo tal prazo ser prorrogado uma única vez por igual período.
 

Edital / Publicações

Concurso UFSM - RS 2013

A Universidade Federal de Santa Maria, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, irá contratar novos profissionais para ocuparem cargos de técnicos administrativos em educação, por meio do concurso público, regido pelo edital nº 01/2013.
 
São 31 vagas voltadas para candidatos com nível superior e médio, disponibilizadas nos cargos de Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro/Mecânico, Farmacêutico Bioquímico, Médico/Medicina do Trabalho e Psicólogo, Técnico em Segurança do Trabalho e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.
 
Os rendimentos mensais podem chegar a R$ 3.138,70 para cargos de superior e R$ 1.912,9 para nível médio, por jornada de trabalho de 40 horas semanais, com exceção para as vagas de médico.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer a sua inscrição entre os dias 16 de abril e 14 de maio de 2013, por meio do site www.ufsm.br/concurso (ou http://coral.ufsm.br/concurso/0012013/). Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem fazer a inscrição no prédio da Administração Central - Campus, 4º andar, na sala 448, durante o período de inscrições, no horário das 8h30 às 11h30, exceto nos sábados, domingos e feriados.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 (para nível superior) e R$ 55,00 (para nível médio), que deverá ser paga até 15 de maio de 2013, em qualquer agência do Banco do Brasil.
 
Seleção
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 16 de junho de 2013, em local que será especificado no site de inscrição. O gabarito será disponibilizado a partir das 15 horas da mesma data da prova. Já a avaliação prática terá a data de realização informada no site de inscrições, sendo aplicada apenas aos candidatos que forem aprovados na avaliação objetiva.
 
A validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, a contar da data da publicação do resultado.
 
Mais informações no edital completo, que está publicado na edição do Diário Oficial da União de 15 de abril de 2013, nas páginas 77, 78 e 79, mas também pode ser consultado no endereço: http://coral.ufsm.br/concurso/0012013/arquivos/edital_0012013.pdf

Secretaria de Saúde - DF abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) publicou o edital de processo seletivo nº 08/2013, que objetiva contratar 100 médicos que ampliarão o atendimento a recém-nascidos e crianças na rede pública de Saúde do GDF. São 50 vagas para a especialidade de neonatologia e 50 vagas para pediatria, com salário que chega a R$ 20.824,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Os profissionais interessados devem fazer a sua inscrição apenas presencialmente, por meio de entrega de currículos, até 19 que ampliarão o atendimento a recém-nascidos e crianças na rede pública de Saúde.
 
A seleção será feita apenas por meio da análise dos currículos, sendo que o resultado parcial será divulgado no site http://www.saude.df.gov.br, enquanto a lista final com os selecionados será homologado pelo Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
 
A contratação terá duração de seis (06) meses, podendo ser prorrogada por igual período, tempo suficiente para que os aprovados no concurso público para cargo efetivo da SES/DF sejam nomeados, tomem posse, e iniciem o trabalho.

Concurso Universidade Estadual de Londrina

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) publicou o edital PRORH 095/2013 para comunicar a realização de processo seletivo que visa prover 56 vagas de trabalho voltadas para profissionais com nível superior, médio, técnico e fundamental. Os vencimentos vão de R$ 809,50 a R$ 3.793,60 por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de advogado, arquivologista, assistente social, bioquímico, comunicador social, enfermeiro, engenheiro em segurança do trabalho, fisioterapeuta, médico (hemocentro, do trabalho, ultrassonografia e readiologia), músico (clarinete e violino), nutricionista, psicólogo, técnico em biblioteca, técnico em laboratório/química, técnico em radiologia, agente de segurança interna, auxiliar operacional, auxiliar operacional área de nutrição, zeladoria, área gráfica e jardineiro.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas a partir das 17h de 16 de abril até as 23h de 15 de maio de 2013, somente pela internet, através do site www.cops.uel.br. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para nível superior, R$ 50,00 para nível médio e R$ 40,00 para os cargos de agente operacional. A taxa pode ser paga até 16 de maio de 2013, em qualquer agência do Banco Itaú.
 
Seleção
O concurso será formado por três etapas:
 
Prova objetiva/dissertativa (caráter eliminatório e classificatório), que será aplicada provavelmente em 16 de junho de 2013, às 8h, em locais que serão informados em tempo hábil pelo site www.cops.uel.br;
 
Prova prática (caráter eliminatório), que será aplicada para os candidatos aos cargos de Músico (Clarinete e Violino), Auxiliar Operacional na área Gráfica e Oficial de Manutenção (Jardineiro);
 
Já a terceira e última etapa - prova de títulos - será direcionada para os que disputam as vagas de Assistente Social, Bioquímico, Comunicador Social, Enfermeiro, Enfermeiro na Área de Educação Infantil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta e Psicólogo, além de teste de aptidão física para Agente de Segurança Interna.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da Universidade Estadual de Londrina.
 

SAAEMB de Buritama (SP) abre vagas

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama - SAAEMB, Estado de São Paulo, por intermédio da empresa Ápice Concursos Públicos LTDA, lançou os editais de processo seletivo e concurso público, ambos com numeração 01/2013.
 
O edital de processo seletivo oferece 01 vaga para o cargo de Químico (nível superior específico) e no edital de concurso público são ofertadas 02 vagas para os cargos de Agente de Serviços Feminino (ensino fundamental incompleto) e Operador de Máquinas, com exigência de ensino fundamental completo e Carteira de Habilitação na Categoria "D". A remuneração é de até R$ 1.653,25 por carga horária de 30 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até 21 de abril de 2013, devendo ser efetuadas via internet, por meio do site www.apiceconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 70.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será aplicada na cidade de Buritama, prevista para o dia 28 de abril de 2013, em local a ser divulgado em edital específico que será afixado no local de costume do SAAEMB, em jornal de circulação no município e no site de inscrição, com antecedência mínima de 3 dias. Apenas para o cargo de Operador de Máquinas será aplicada a prova prática.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 06 meses e do concurso público de 02 anos, a partir da homologação do resultado final publicado no jornal de circulação do Município, podendo ser prorrogado por igual período.

Universidade Federal do Rio Grande - RS abre vagas para médicos

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 02/2013 de concurso público para o provimento de 02 vagas para Médico, nas especialidades de Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia. A remuneração inicial é de R$ 6.277,40 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas entre os dias 23 de abril e 02 de maio de 2013, exclusivamente pela internet, no sítio eletrônico www.progep.furg.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 110.

O certame constará de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, prova didática e exame de títulos. O gabarito da prova teórica será divulgado no site de inscrições, em até 48 horas após sua aplicação.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, no interesse da Administração.

Prefeitura de Ponta de Pedras (PA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ponta de Pedras, cidade localizada a 44 km de Belém do Pará, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013, que será executado pela empresa CONED, visando a ocupação de 100 vagas de trabalho, sendo 20 para contratações imediatas e 80 para cadastro reserva.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, ambos com a exigência de nível fundamental. O vencimento é de até R$ 678,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas no período compreendido entre 8 horas do dia 22 de abril e as 15h do dia 10 de maio de 2013 no site www.coned.com.br e/ou de forma presencial do dia 1º a 10 de maio de 2013 na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, situada à Rua Capitão João Tavares, s/n, Centro, das 9h às 16 horas, munido de cópia de sua identidade, para preenchimento da ficha de inscrição e recebimento do boleto para pagamento da taxa.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e curso introdutório de formação inicial e continuada.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados no cartão de confirmação da inscrição do candidato.
 
Validade
O processo seletivo será válido por dois anos, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de Ponta de Pedras.

Concurso Prefeitura de Conchas (SP)

A Prefeitura de Conchas, estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público nº 002/2013 e processo seletivo nº. 003/2013 para o preenchimento de oito (08) vagas de níveis fundamental e superior. A remuneração é de até R$ 9.338,74. Às pessoas com deficiência é assegurada a cota de 5% das vagas existentes para cada função.
 
Cargos
Edital 002: Operador de Motoniveladora (1) e Médico Generalista (3);

Edital 003: Professor (4) (artes, geografia, história e português).
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 22 a 26 de abril de 2013, no site www.consesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.
 
O certame será de provas objetivas com valoração de títulos e práticas.
 
As provas serão realizadas na data provável de 12 de maio de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial será disponibilizado no site www.consesp.com.br, entre 13 e 18 horas da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Prefeitura de Orleans - SC promove concurso público

A Prefeitura de Orleans, estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 001/2013 de concurso público para o provimento de nove (09) vagas, mais formação de cadastro reserva, para o cargo de Médico. Há oportunidades nas especialidades de Pediatria, Psiquiatria, Ginecologia/Obstetrícia, além de vagas para Médico de Saúde da Família.
 
A remuneração será de até R$ 9.609,72 por carga horária entre 20 ou 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até 24 de abril de 2013, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Departamento de Gestão de Pessoas, localizado na Rua XV de Novembro, 282, Centro, Orleans. A taxa é de R$ 200,00.
 
Seleção e Validade
As provas serão escritas e objetivas, com data prevista para o dia 05 de maio de 2013, nas dependências do Centro Administrativo, localizado na Praça Celso Ramos, 193, Centro, Orleans/SC.
 
O gabarito das provas será disponibilizado aos candidatos no mural oficial e no sítio eletrônico da Prefeitura de Orleans (www.orleans.sc.gov.br), a partir das 17 horas do dia 05 de maio de 2013.
 
O concurso terá prazo de validade de dois (02) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de São José dos Campos - SP

A Prefeitura de São José dos Campos, estado de São Paulo, através do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE e da Secretaria de Administração, lançou edital N° 02/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de seis (06) vagas para estagiários de níveis médio e superior. Aos portadores de necessidades especiais são reservadas 10% das vagas.
 
O valor da Bolsa Auxílio varia em função do nível de estágio:
- Nível Médio 4h - R$ 312,75;
- Nível Médio 6h - R$ 469,13;
- Nível Superior 4h - R$ 450,37;
- Nível Superior 6h - R$ 675,54.
 
A inscrição deverá ser efetuada até às 16 horas do dia 25 de abril de 2013, no site www.ciee.org.br.
 
Aqueles que não dispuserem de acesso à internet, poderá utilizar os equipamentos disponíveis nos seguintes locais:
 
Paço Municipal de São José dos Campos - andar térreo, situado à rua José de Alencar, 123, Jardim Santa Luzia;

Espaço.com situado nos seguintes locais:
Shopping Centro - Acessa SP - rua Rubião Júnior, 84, piso 02, sala 54, centro;
Alto da Ponte - Prodec Norte I - rua Alziro Lebrão, s/n;
Dom Pedro I - Espaço Cultural Flávio Craveiro - rua Lênin, 200;
Dom Pedro I - Prodec Sul I - rua Edilson Sabino dos Santos, 181;
Interlagos - Prodec Sul II - rua Ubirajara Raimundo de Souza, 280;
Jardim das Indústrias - Biblioteca Pública Hélio Pinto Ferreira - rua Professor Henrique Jorge Guedes, 57;
Novo Horizonte - Prodec Leste I - rua dos Vidraceiros, 127;
São Judas Tadeu - Podec Sul III - rua Seis, 111 - residencial Tamoios;
Bosque dos Eucaliptos - Espaço Cultural Tim Lopes - Av. Ouro Fino, 2520.
 
O Processo seletivo constará de prova objetiva e entrevista.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 28 de abril de 2013, às 9h, na faculdade Anhanguera educacional s/a, na Av. Dr. João Batista S. Soares, 4121 - colônia paraíso - são josé dos campos.
 
O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE divulgará, a partir de 06 de maio de 2013, a pontuação total atribuída na prova objetiva, através do site www.sjc.sp.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2013 ou quando do esgotamento de candidatos.

Prefeitura de Araras - SP abre vagas para concurso público

A Prefeitura de Araras, no estado de São Paulo, publicou edital de nº 01/2013, de concurso público, objetivando preencher 146 novos postos de trabalho disponíveis para profissionais com nível superior, médio e fundamental incompleto. Os vencimentos vão de R$ 852,00 a R$ 7.351,00 por jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.
 
Cargos
Os cargos disponíveis são para eletricista, motorista, agente de saneamento, auxiliar administrativo, auxiliar de dentista, auxiliar de farmácia, inspetor de alunos, monitor educacional, secretário de escola, telefonista, técnico de enfermagem, assistente social, dentista (endodontista, periodontista e buço-maxi-facial), enfermeiro, fisioterapeuta ocupacional, médicos nas mais diversas especialidades, pedagogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.
 
Inscrições
Os candidatos terão de 19 de abril até as 23h59 de 9 de maio de 2013 para realizarem a inscrição, por meio da internet, no site www.concursosfaperp.com.br, site oficial da organizadora do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 23,00 para cargos que exigem nível fundamental, R$ 32,00 para nível médio e R$ 52,00 para nível superior. A taxa deve ser paga até 10 de maio de 2013, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.
 
Para candidatos sem acesso à internet, a Prefeitura Municipal de Araras disponibiliza, gratuitamente, acesso, de segunda a sexta, em dias úteis, na Biblioteca Municipal Martinico Prado, situada na Praça Dr. Narciso Gomes, s/nº, Centro - Araras - SP.
 
Etapas do concurso
Para os que concorrem às vagas de nível superior, as avaliações serão prova objetiva e valoração de títulos. Os candidatos de nível médio/técnico passarão apenas pela prova objetiva. Já os que disputam as vagas para nível fundamental se submeterão a prova objetiva e também prova prática.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 26 de maio de 2013, enquanto a data para as avaliações de títulos e prática serão informadas, em tempo oportuno, por Edital publicado no site da organizadora, cabendo ao candidato acessar para se informar sobre o cronograma do concurso.
 
O concurso público terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal, a contar da data da publicação oficial de sua homologação.

Proteina extraída da semente de jaca estimula o sistema imunológico

Os pesquisadores acreditam que o mesmo método possa ser usado
 no combate a outras doenças infecciosas e a tumores
Pesquisadores acreditam que o mesmo método possa ser usado no combate a outras doenças infecciosas e a tumores
 
Uma terapia experimental feita com a proteína lectina foi capaz de estimular o sistema imunológico e aumentar a resistência contra doenças como leishmaniose, toxoplasmose e paracoccidioidomicose. Os pesquisadores acreditam que o mesmo método possa ser usado no combate a outras doenças infecciosas e a tumores.

O estudo é conduzido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, pela professora Maria Cristina Roque Antunes Barreira. Ela investiga o papel das lectinas (proteínas capazes de decodificar as informações contidas na camada de açúcares que reveste as células) na imunidade.

Para desvendar os mecanismos de reconhecimento de açúcar na superfície das células de defesa, os pesquisadores testaram uma lectina extraída da semente de jaca chamada ArtinM, em uma linhagem de células do sistema imunológico humano.

" Moléculas de lectinas possuem uma região especializada para se ligar a um tipo específico de açúcar e, com isso, desencadear certas respostas na célula, que podem ser de proliferação, migração, morte celular ou produção de mediadores químicos" , explica.

Os pesquisadores observaram que a ação de ArtinM sobre células do sistema imunológico estava relacionada com o estímulo à produção de interleucina 12, uma citocina capaz de ativar um tipo de célula de defesa chamado linfócito T helper 1 (TH1). Então, testaram o efeito da proteína em dois modelos animais. No primeiro, os camundongos foram infectados com o protozoário Leishmania major, causador da leishmaniose cutânea.

"Nesses animais, a ArtinM induziu a produção de interleucina 12, deixando-os mais resistentes à infecção" , contou Roque-Barreira.

No segundo caso, os camundongos foram infectados com o fungo Paracoccidiodes brasiliensis, causador da paracoccidioidomicose, uma doença endêmica que causa fibrose pulmonar e pode atacar outros órgãos. Nesse modelo, a administração de ArtinM também tornou os animais mais resistentes à infecção.

" Vimos que essa lectina se liga aos açúcares dos receptores do tipo toll-like 2 (TLR2), que existem em grandes quantidades na superfície dos fagócitos. Isso dispara um sinal que estimula a célula a produzir interleucina 12."

Para comprovar os achados, os pesquisadores trabalharam com camundongos que tiveram o gene codificador do receptor TLR2 nocauteado. " Observamos, de fato, que, sem TLR2, a ArtinM deixa de induzir a produção de interleucina 12" , contou.

Interleucina 12 é investigada em outros patógenos
A aplicação terapêutica da lectina extraída da semente de jaca em humanos é limitada, de acordo com Roque-Barreira, pois a proteína, estranha ao organismo, poderia desencadear uma reação imune não desejada. Os cientistas então decidiram investigar se os próprios patógenos causadores das doenças também expressam lectinas capazes de estimular a produção de interleucina 12.

No fungo P. brasiliensis os pesquisadores encontraram a paracoccina, uma lectina capaz de se ligar a um açúcar chamado N-acetil- glicosamina.

Já no Toxoplasma gondii, protozoário causador da toxoplasmose, verificaram que moléculas chamadas proteínas de micronemas são ligantes de açúcar e possuem propriedades muito semelhantes às de ArtinM. " Duas dessas proteínas, a MIC1 e a MIC4, têm a capacidade de reconhecer, respectivamente, o ácido siálico e a galactose açúcares que podem estar expressos na superfície das células de defesa" , explicou Barreira.

Testes in vitro mostraram que tanto a paracoccina como a MIC1 e a MIC4 também interagem com os receptores TLR2 e induzem a produção de interleucina 12. A etapa seguinte foi testar o efeito in vivo.

Para isso, foram usados dois modelos experimentais: camundongos infectados com P. brasiliensis e camundongos infectados com T. gondii.

Doze dias após a infecção pelo T. gondii, 100% do grupo de animais não tratados havia morrido. Já no grupo que recebeu a MIC1 e a MIC4, 80% dos camundongos estavam vivos após 30 dias da inoculação do parasita.

" Avaliamos também o número de cistos do protozoário que haviam se formado no cérebro dos animais. Entre os tratados, encontramos em média 300 cistos. Nos cérebros dos camundongos não tratados, foram mais de mil cistos. Isso mostra que a terapia tornou os macrófagos mais eficientes para eliminar os parasitas" , disse Barreira.

A fim de verificar o efeito do tratamento com paracoccina entre os infectados com P. brasiliensis, os cientistas quantificaram o número de colônias do fungo que se formaram no pulmão dos camundongos. Foram encontradas, em média, 300 mil colônias entre os animais não tratados. Naqueles que receberam a lectina, o número caiu para 50 mil.

" Por meio de microscopia, também observamos que o pulmão dos animais tratados com paracoccina apresentava seis vezes menos lesões inflamatórias do que o do grupo controle" , disse Roque-Barreira.

ArtinM é capaz de induzir a morte de células tumorais
De acordo com a pesquisadora, as lectinas foram capazes de proteger os animais tanto quando administradas de forma profilática quanto terapêutica.

" Essa abordagem pode ser usada também em humanos, pois o paciente infectado já está em contato com os antígenos contidos nos parasitas. Administrar uma proteína do próprio patógeno não vai criar hipersensibilidade adicional no organismo e vai proteger contra a progressão rápida da doença" , disse.

O grupo desenvolveu formas recombinantes dessas proteínas, ou seja, já é capaz de produzi-las em grandes quantidades usando como ferramentas organismos geneticamente transformados para expressarem os genes da paracoccina, da MIC1 e MIC4.

" A ativação da resposta imunológica do tipo TH1 pode ser benéfica não só contra doenças infecciosas como também contra câncer. No fígado, por exemplo, temos evidências de que a administração de lectinas previne a carcinogênese" , disse.

Em linhagens de células leucêmicas, os cientistas mostraram que a ArtinM foi capaz de induzir a morte das células tumorais. Os resultados do estudo foram publicados nas revistas PLoS One e Medical Mycology.
 
Fonte isaude.net

Um copo de suco de beterraba por dia reduz em pressão arterial em 7%

Testes sugerem que o efeito é produzido pelos níveis naturalmente elevados de nitratos presentes na beterraba
 
A ingestão diária de suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial, segundo pesquisadores da Barts e The London Medical School, no Reino Unido.
 
O estudo revela que em torno de um copo do suco pode ajudar as pessoas com pressão arterial elevada, diminuindo suas leituras em cerca de 7%,ou 10 mmHg.
 
Testes sugerem que o efeito é produzido pelos níveis naturalmente elevados de nitratos presentes na beterraba.
 
"Nossa esperança é de que um aumento da ingestão de vegetais com um alto teor de nitrato na dieta, tais como vegetais de folhas verdes ou de beterraba, possa ser uma abordagem facilmente utilizada para melhorar a saúde cardiovascular", afirma a autora da pesquisa Amrita Ahluwalia.
 
O suco de beterraba continha cerca de 0,2 g do nitrato na dieta. No corpo o nitrato é convertido em um composto químico chamado nitrito e, em seguida, em óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico é um gás que alarga os vasos sanguíneos e auxilia o fluxo de sangue.
 
O estudo envolveu oito mulheres e sete homens que tinham pressão arterial sistólica entre 140 a 159 milímetros de mercúrio (mm Hg), não tiveram outras complicações médicas e não estavam tomando medicação para pressão arterial.
 
Os participantes do estudo beberam 250 ml de suco de beterraba ou de água contendo uma pequena quantidade de nitrato, e tiveram sua pressão arterial monitorada durante as 24 horas seguintes.
 
Comparado com o grupo placebo, os participantes que beberam o suco de beterraba reduziram a pressão arterial sistólica e diastólica, mesmo depois que o nitrito na circulação sanguínea retornou aos níveis anteriores ao consumo do suco. O efeito foi mais pronunciado três a seis horas após o consumo, mas ainda estava presente até 24 horas depois.
 
Fonte isaude.net

Análise genética demonstra que vírus H7N9 está se adaptando às células humanas

Yoshihiro Kawaoka, líder da pesquisa
Foto: Bryce Richter/UW-Madison
Yoshihiro Kawaoka, líder da pesquisa
Pesquisa aumenta a preocupação sobre o potencial do vírus para desencadear uma nova pandemia global de gripe
 
Uma análise genética do vírus da gripe aviária responsável por pelo menos 13 mortes na China demonstrou que o H7N9 está evoluindo para se adaptar às células humanas.
 
A pesquisa aumenta a preocupação sobre seu potencial para desencadear uma nova pandemia global de gripe.
 
O estudo colaborativo, conduzido por um grupo liderado por Masato Tashiro do Influenza Virus Research Center e do National Institute of Infectious Diseases e por Yoshihiro Kawaoka da University of Wisconsin-Madison, aparece no Eurosurveillance Journal.
 
O grupo analisou as sequências genéticas do H7N9 isolado de quatro das vítimas humanas do patógeno, bem como amostras derivadas de aves e dos arredores de um mercado de Xangai.
 
"As amostras isoladas de humanos, mas não das aves e do ambiente, têm uma mutação da proteína que permite o crescimento eficiente em células humanas, e que também permite que cresçam a uma temperatura que corresponde ao trato respiratório superior de humanos, o que é inferior ao que encontramos em aves", afirma Kawaoka, um dos principais especialistas sobre gripe aviária.
 
As descobertas, elaboradas a partir de sequências genéticas depositadas por pesquisadores chineses em um banco de dados internacional, fornece algumas das primeiras pistas moleculares sobre a nova cepa preocupante da gripe aviária. Os primeiros casos humanos foram notificados em 31 de março pelo Centro Chinês para o Controle de Doenças e Prevenção. Até agora, o novo vírus já infectou pelo menos 60 pessoas, matando 13.
 
"Embora seja muito cedo para prever o potencial de causar uma pandemia, os sinais de que o vírus está se adaptando aos mamíferos e, em particular, hospedeiros humanos são inconfundíveis", destaca Kawaoka.
 
Segundo os pesquisadores, o acesso à informação genética do vírus é necessária para a compreensão de como o vírus evolui e para o desenvolvimento de uma vacina candidata para prevenir a infecção.
 
Vírus da influenza depende de sua capacidade de juntar-se e comandar as células vivas do seu hospedeiro para se replicar e se espalhar de forma eficiente. Gripe aviária raramente infecta seres humanos, mas às vezes pode se adaptar às pessoas, o que representa um risco significativo para a saúde humana.
 
"Estes vírus possuem várias características do vírus da gripe de mamíferos, o que provavelmente contribui para a sua capacidade de infectar os seres humanos e aumentar as preocupações quanto ao seu potencial de pandemia", conclui Kawaoka.
 
Fonte isaude.net

"Nanoesponjas" removem toxinas nocivas da corrente sanguínea

Nanoesponjas são feitos de um polímero biocompatível envolto por uma membrana de glóbulos vermelhos naturais
Imagem: Zhang Research Lab
Nanoesponjas são feitos de um polímero biocompatível envolto
por uma membrana de glóbulos vermelhos naturais
Técnica permite absorver diferentes toxinas, incluindo as produzidas pelas bactérias MRSA e E. coli e cobras e abelhas venenosas
 
Engenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos EUA, criaram uma "nanoesponja" capaz de remover com segurança toxinas perigosas da corrente sanguínea, incluindo aquelas produzidas por MRSA, E. coli, cobras venenosas e abelhas.
 
Estas nanoesponjas, que até agora têm sido estudadas em ratos, podem neutralizar "toxinas formadoras de poros", que destroem as células abrindo buracos em suas membranas celulares. Ao contrário de outras plataformas antitoxina que necessitam de serem sintetizadas para um tipo de toxina individual, as nanoesponjas podem absorver diferentes toxinas formadoras de poros, independente de suas estruturas moleculares.
 
Em um estudo com a toxina de MRSA, a pré-inoculação com nanoesponjas permitiu que 89% dos ratos sobrevivessem a doses letais.
 
A administração de nanoesponjas após a dose letal permitiu a sobrevivência de 44% dos animais.
 
O trabalho foi descrito na revista Nature Nanotechnology.
 
"Esta é uma nova maneira de remover toxinas do sangue. Em vez de criar tratamentos específicos para toxinas individuais, estamos desenvolvendo uma plataforma que pode neutralizar as toxinas causadas por uma ampla gama de patógenos, incluindo MRSA e outras bactérias resistentes aos antibióticos", explica o autor sênior Liangfang Zhang.
 
O trabalho também pode levar a terapias não específicas para picadas de cobras venenosas e picadas de abelha, o que tornaria mais provável o fornecimento de tratamentos que salvam vidas quando as pessoas mais precisam.

Camuflagem
A fim de enganar o sistema imunológico e permanecer em circulação na corrente sanguínea, as nanoesponjas são embrulhadas em membranas das células vermelhas do sangue.
 
Os glóbulos vermelhos são um dos principais alvos de toxinas que formam poros. Quando um grupo de toxinas perfura a mesma célula, ocorre a formação de um poro e a precipitação descontrolada de íons e a célula morre.
 
As nanoesponjas parecem células vermelhas do sangue, e, portanto, servem como chamariz de glóbulos vermelhos que recolhem as toxinas. As nanoesponjas absorvem as toxinas prejudiciais e as desviam de seus alvos celulares.
 
Elas tiveram uma meia-vida de 40 horas nas experiências dos investigadores em camundongos.
 
Eventualmente, o fígado metabolizou de forma segura tanto as nanoesponjas quanto as toxinas sequestradas.
 
Com base em experiências de tubos de ensaio, o número de toxinas que cada nanoesponja pode absorver depende da toxina. Por exemplo, cerca de 85 da toxina alfa-hemolisina produzida por MRSA, 30 da toxina stretpolysin-O e 850 monomoers melitina, que fazem parte do veneno de abelha.
 
O próximo passo dos pesquisadores é buscar a realização de ensaios clínicos.
 
Fonte isaude.net

Técnica transforma células da pele em células cerebrais funcionais

Abordagem pode permitir regenerar bainha de mielina no cérebro e é promessa para tratamento de esclerose e paralisia cerebral
 
Cientistas dos EUA descobriram uma técnica que converte diretamente células da pele em um tipo de célula cerebral funcional que é destruído em pacientes com esclerose múltipla, paralisia cerebral e outras chamadas desordens da mielina.
 
A pesquisa permite agora a produção ' por demanda' de células mielinizadas, que proporcionam uma bainha de isolamento vital que protege os neurônios e permite o fornecimento de impulsos do cérebro para o resto do corpo. Nos pacientes com esclerose múltipla (EM), paralisia cerebral (PC), e distúrbios genéticos raros chamados leucodistrofias, as células de mielina são destruídas e não podem ser substituídas.
 
A descoberta aparece na revista Nature Biotechnology.
 
A nova técnica envolve a conversão direta de fibroblastos, célula estrutural abundante na pele e na maioria dos órgãos, em oligodendrócitos, tipo de célula responsável pela mielinização dos neurónios do cérebro.
 
"Estamos pegando uma célula facilmente acessível e abundante e mudando sua identidade para se tornar uma célula altamente valiosa para a terapia", explica o autor sênior Paul Tesar, da Case Western Reserve University.
 
Em um processo chamado de "reprogramação celular", os pesquisadores manipularam os níveis de três proteínas naturais para induzir células de fibroblastos a se tornarem precursoras de oligodendrócitos.
 
A equipe conseguiu gerar rapidamente bilhões de células induzidas precursoras de oligodendrócitos (chamadas iOPCs). Ainda mais importante, eles mostraram que poderiam regenerar os revestimentos de mielina de iOPCs em torno dos novos nervos após serem transplantados em ratos. O resultado oferece esperança de que a técnica pode ser utilizada para tratar distúrbios da mielina humana.
 
Quando oligodendrócitos são danificados ou tornam-se disfuncionais, o revestimento isolante de mielina que, normalmente, protege é perdido. A cura requer que o revestimento de mielina seja regenerado por oligodendrócitos de substituição.
 
Até agora, os OPCs e oligodendrócitos só podiam ser obtidos a partir de tecido fetal ou células estaminais pluripotentes. Estas técnicas têm sido valiosas, mas com limitações.
 
"O campo de reparo da mielina tem sido prejudicado por uma incapacidade de gerar oligodendrócitos funcionais rapidamente e de fontes seguras. A nova técnica pode superar todos esses problemas, fornecendo uma maneira rápida e simplificada para gerar células produtoras de mielina funcionais", explica o coautor Robert Miller.
 
O estudo inicial utilizou células de camundongo. O próximo passo da equipe é demonstrar a viabilidade e segurança utilizando células humanas em um ambiente de laboratório. Se bem sucedida, a técnica pode ter aplicação terapêutica generalizada de doenças humanas mielina.
 
Fonte isaude.net