Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de abril de 2013

Desintoxicação digital: o que é e porque faz bem para a saúde

Desintoxicação digital: o que é e porque faz bem para a saúde Leon Neal/AFP
Foto: Leon Neal / AFP
Com o fácil acesso à internet e redes sociais, algumas pessoas
 substituem as situações de vínculos próximos e reais para
vivenciar a impessoalidade do virtual
É necessário equilíbrio para não cometer exageros e transformar o virtual em uma compulsão
 
Que tal ficar desconectado por um dia, uma semana ou um mês? Deixar o celular desligado, não fazer login no Facebook ou evitar checar e-mails? Pode parecer impossível nos dias de hoje, principalmente porque as relações entre as pessoas estão cada vez mais digitais e conectadas. Segundo a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo, o uso de aparelhos como iPhone, tablets e smartphones contribui para o surgimento de pessoas viciadas em internet, que ficam conectadas 24 horas por dia.

— Com o fácil acesso à internet e redes sociais, algumas pessoas substituem as situações de vínculos próximos e reais para vivenciar a impessoalidade do virtual, o que pode ser prejudicial para os seus relacionamentos. É necessário buscar o equilíbrio para não cometer certos exageros e não transformar o virtual em uma compulsão. Tudo em excesso é prejudicial — afirma.

É importante fazer uma desintoxicação digital, ou seja, dar um tempo para si mesmo, longe das redes sociais. 'Desconecte para conectar-se', recomenda a psicóloga. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos com mais de duas mil pessoas mostrou que 68% dos entrevistados fazem questão de ficar checando e-mails mesmo quando estão de férias ou folga.

— A ideia da desintoxicação digital é permanecer offline das redes sociais e aproveitar esse momento para fazer atividades ao ar livre, relaxar e aproveitar as férias sem usar a tecnologia — diz a psicóloga.

A maioria das pessoas não se dá conta da dependência e não vê problemas em ficar na internet o tempo todo conversando com os amigos ou jogando. Só percebe-se algo preocupante quando a pessoa deixa de cumprir compromissos para estar conectada. No caso do uso excessivo do smartphone, tablet ou iPhone, a dica é definir algumas regras para evitar que eles atrapalhem a vida social.

— Ponderar sobre os limites viáveis do uso da tecnologia no seu dia a dia é fundamental. Estabeleça um horário para usar internet, desligue o celular enquanto assiste a um filme ou em um encontro com amigos, evite checar e-mail a cada cinco minutos. Essas são algumas dicas possíveis para tentar encontrar um equilíbrio e não adoecer — aconselha Josiane.

Fique offline e aproveite

• Para ler
Separe livros e revistas para você se atualizar e relaxar com uma boa leitura.

• Sair com os amigos
Convide alguém para fazer o detox digital com você. Vale namorado, marido, filho ou amigos.

• Organizar seu tempo
Fique desconectado no sábado e no domingo, quando você não tem a obrigação de responder aos e-mails do seu chefe.

• Fazer atividade física
Já que você vai ficar offline por um tempo, faça exercícios físicos ao ar livre, convide os seus amigos para andar de bicicleta ou caminhar. Procure fazer programas que vão deixá-lo longe de tablets, smartphones e notebooks.
 
Fonte Diário CAtarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário