Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de abril de 2013

Para aliviar a dor muscular, aposte em exercícios leves

Malhação leve: ela pode ajudar a aliviar as dores
 causadas pelo exagero na prática de exercícios
Pesquisa mostra que eles funcionam tão bem quanto massagem na hora de aliviar a musculatura dolorida da malhação
 
As dores musculares que surgem depois de malhar mais do que o habitual podem ser aliviadas tão bem por uma nova sessão de exercícios quando pela massagem, aponta um novo estudo.
 
“Existe uma crença comum de que a massagem é a melhor forma de aliviar essas dores, mas não é.
 
Na pesquisa mostramos que massagem e exercícios tiveram os mesmos benefícios”, disse Lars Andersen, principal autor do estudo e professor do Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho, em Copenhague (Dinamarca).
 
Estudos anteriores já haviam mostrado que a massagem pode oferecer algum alívio para as dores decorrentes da atividade física. Para ver se exercícios leves podiam ter o mesmo efeito da massagem, Andersen e seus colegas pediram a 20 voluntárias para fazer um exercício de ombros conectadas a uma máquina de resistência.
 
As mulheres trabalharam os ombros enquanto a máquina aplicava resistência, uma atividade que envolveu os músculos trapézios, localizados entre o pescoço e os ombros. Dois dias depois, as mulheres voltaram para o laboratório com dores musculares nos trapézios. Em média, eles classificaram as próprias dores como cinco em uma escala de 10 pontos, 0,8 pontos acima do relatado antes de terem feito o exercício inicial de ombros.
 
Em seguida, as mulheres receberam uma massagem de 10 minutos em um ombro e fizeram um exercício leve de 10 minutos no outro ombro. Algumas mulheres receberam primeiro a massagem, enquanto outras fizeram primeiro o exercício.
 
O exercício leve também envolveu a musculatura dos ombros, mas desta vez as mulheres puxaram um tubo elástico mantido pressionado preso no pé, o que conferia uma certa resistência ao movimento. O grupo de Andersen constatou que, em comparação com o ombro que não estava recebendo nenhuma atenção, massagem e exercícios ajudaram a diminuir a dor muscular.
 
O efeito atingiu seu pico 10 minutos depois de cada tratamento, com as mulheres relatando uma redução da dor de 0,8 pontos após o exercício de aquecimento e 0,7 pontos após a massagem.
 
“É uma mudança moderada. Acho que para os atletas a redução da dor os torna capazes de melhorar a própria performance. Se você está dolorido seus movimentos são muito mais rígidos e é difícil de praticar a atividade, disse Andersen, cujo estudo foi publicado no periódico Journal of Strength and Conditioning Research.
 
Andersen disse que gostaria de ver estudos futuros averiguando se aquecer os músculos para aliviar a dor, de fato, afeta o quão bem os atletas executam suas atividades. O estudo sugere que “talvez (massagem ou exercícios) tenham algum benefício para as pessoas antes de uma atividade, mesmo que o benefício seja de curta duração”, disse Jason Brumitt, da Faculdade de Fisioterapia da Pacific University, que não esteve envolvido na pesquisa.
 
Ainda não está claro como a massagem ou os exercícios aliviam a dor. Segundo Brumitt, acredita-se que eles ajudem a eliminar subprodutos metabólicos associados com dano ao tecido muscular.
 
Andersen recomenda que as pessoas tentem praticar exercícios leves para aliviar a dor muscular da prática não habitual de atividade física. O efeito é moderado, e oferece apenas alívio temporário, mas já é um benefício.
 
“Se as pessoas se exercitarem e ficarem doloridas, podem encontrar algum alívio apenas aquecendo os músculos”, disse ele.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário