Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de março de 2013

Aplicativos para smartphones ajudam a entrar em forma

Endomondo está disponível para várias plataformas
Programas para celular auxiliam usuários a monitorar atividade física
 
Quem pratica esportes e quer manter o físico em dia pode contar com ajuda da tecnologia para manter a disciplina nos treinos. Basta usar um aplicativo de monitoramento de exercícios em seu smartphone.
 
Com este tipo de programa rodando no celular, basta escolher a modalidade esportiva, apertar o botão iniciar e colocá-lo no bolso ou numa braçadeira (armband). As informações registradas incluem distância percorrida, velocidade média do percurso, tempo da volta e até mesmo calorias gastas. Assim, fica fácil para qualquer pessoa ver os dados armazenados e perceber a evolução entre os treinos.
 
Se o smartphone somente for sensível a movimentos (com acelerômetro), os programas usarão este recurso para efetuar a medição das passadas dos treinos de corrida ou caminhada. Porém, a precisão não será a mesma de um aparelho com GPS. Os batimentos cardíacos podem ser monitorados com a ajuda de cintas peitorais compatíveis, também conhecidas por frequencímetros (por exemplo, Zephyr Hxm).
 
Este tipo de aplicativo pode ser um grande aliado no incentivo de começar a ter uma vida mais saudável. Por isso, apresentamos uma lista com 6 aplicativos para registro de seus treinos:
 
Endomondo
Em termos de variedade de sistemas, o Endomondo está à frente da concorrência. Ele pode ser instalado no Android, iOS, Java, Blackberry, Symbian, Windows CE, Windows Phone e Java.
 
Um dos recursos interessantes do aplicativo são os feedbacks por voz que o Endomondo fornece durante a execução do treino. Também é possível compartilhar seus resultados no Facebook e integrá-lo ao uso de sensores de cadência para bicicletas e frequencímetros compatíveis com Bluetooth ou ANT+.
 
Existe uma versão paga (Endomondo Pro) que inclui alguns recursos extras. São estes: configuração de treinos intervalados, gráficos variados dos dados obtidos, modo de economia de energia para treinos longos e pedômetro para aparelhos sem GPS
 
Para baixar o Endomondo clique neste link.
 
Sports Tracker
Inicialmente desenvolvido pela Nokia, o Sports Tracker tornou-se com o tempo um projeto independente do grande fabricante. As plataformas compatíveis são Android, Symbian, iOS e Windows Phone.
 
Sua interface é muito bem acabada e de fácil uso. O treinos podem ser vistos por outras pessoas em tempo real na página do aplicativo. O Sports Tracker permite a integração com frequencímetros, cria mapas do trajeto percorrido e gera gráficos dos dados obtidos. O compartilhamento com redes sociais também está presente.
 
A versão para Symbian, embora seja a original, tem limitações no recurso de exportação dos treinos armazenados no site para os aparelhos Nokia. Isto é bem inconveniente, caso o usuário troque de aparelho ou o perca. Nos demais sistemas operacionais, basta sincronizar o smartphone com a página oficial do Sports Tracker.
 
Para baixar o Sports Tracker clique nos links seguintes: Android, iOS, Symbian e Windows Phone.
 
RunKeeper
Assim como alguns de seus concorrentes, o RunKeeper permite que os treinos do usuários sejam armazenados em nuvem através do site oficial do aplicativo. As únicas plataformas suportadas são Android e iOS.
 
A interface é bem agradável e simples. Além das funcões tradicionais deste tipo de aplicativo, o RunKeeper permite que fotos sejam tiradas e compartilhadas durante o treino. O programa possui um reprodutor de músicas integrado, o que facilita a troca ou pausa das músicas em execução. Monitores de batimentos cardíacos compatíveis também podem ser usados com o aplicativo.
 
Existe uma versão paga (RunKeeper Elite) que adiciona as funções para que espectadores acompanhem ao vivo seus treinos e um gerador de relatórios mais detalhados de seus treinos.
 
Para baixar o RunKeeper clique nos links seguintes: Android e iOS.
 
Run.GPS Pro
Para aqueles que pretendem algo mais profissional, o Run.GPS Pro é com certeza a melhor opção. A variedade de opções e personalização do que é mostrado na tela durante o treino é incrível. As opções de exportação dos dados são diversas, sendo que alguma delas são para programas específicos para cardiologistas. O Run.GPS é compatível com frequencímetros, medidores de cadência para bicicletas e termômetros compatíveis.
 
Existe uma versão gratuita do Run.GPS. Porém, ela peca pela qualidade visual. As plataformas suportadas são Android, iOS, Windows Phone e o antigo Windows Mobile.
 
Para baixar o Run.GPS clique neste link.
 
Adidas miCoach e Nike +
Os renomados fabricantes de produtos esportivos Adidas e Nike têm seus próprios aplicativos para treinos. As plataformas suportadas pelo programa da Adidas são Android, iOS, Blackberry e Nokia. Já o da Nike só roda em Android ou iOS.
 
Ambas marcas oferecem produtos para integrar com seus programas. São estes: monitores cardíacos e pedômetros que podem ser acoplados nos tênis de sua marca.
 
O Adidas miCoach e o Nike+ oferecem armazenamento em nuvem dos treinos. E cada um conta com sua própria rede social dos praticantes de esporte que usam seus produtos. Assim, fica fácil fazer comparações de sua evolução ou até mesmo encontrar parceiros de treinos.
 
Para baixar o Adidas miCoach clique neste link.
 
Para baixar o Nike+ clique neste link.
 
Fonte iG

Relação entre sistemas de saúde público e privado precisa ser revista

Pesquisa da Universidade de Brasília compara disparidades entre modelos de saúde do Brasil e outros países
 
Pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB) revela que a relação entre os sistemas de saúde público e privado brasileiros precisa ser revista. De acordo com o estudo, o Brasil cobra impostos para sustentar o sistema público de saúde, mas dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 54% dos gastos nessa área são provenientes do setor privado. "Há, portanto, uma duplicidade, porque bancamos o sistema público e pagamos planos privados para garantir o atendimento de qualidade" , explica a pesquisadora responsável pelo estudo, Regina Parizi Carvalho.
 
Como base para o gasto do Brasil na área da saúde, a pesquisa cita o Reino Unido, também com assistência universalista (irrestrita a todos os cidadãos) como o Brasil, onde cada cidadão gasta em média, por ano, 2.893 dólares e o investimento público é de 84%.
 
Já em relação aos países da América Latina, o Brasil tem um investimento razoável, mostra a pesquisa. O país está no mesmo nível da Argentina, por exemplo.
 
Nos Estados Unidos, que contam com um sistema diferente, cada cidadão gasta, anualmente, 3.700 dólares em despesas com saúde. Esses dados são referentes a 2009, e fazem parte de um relatório elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e publicado em 2012.
 
Segundo o estudo, países europeus resolveram de diferentes formas a questão da duplicidade de gastos em saúde. Na Holanda, os 30% mais ricos pagam seus planos particulares uma vez que o Estado não provê subsídios a essa parcela da população. Na Alemanha, os cidadãos devem optar pelo serviço público ou particular. Na França, o sistema de saúde é público, mas complementado por seguros privados, principalmente na compra de remédios e em consultas médicas.

Custo da saúde
Dados apresentados pela UnB revelaram que nas cinco regiões do país existe uma relação direta e proporcional entre o número de médicos e quantidade de serviços e ofertas de planos de saúde. Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, cada família brasileira gasta cerca de 6% do seu orçamento com saúde.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, 150 milhões de pessoas pagam a assistência médica privada do próprio bolso. A implicação disto é que a cada ano 100 milhões são empurrados para baixo da linha de pobreza devido à assistência de saúde que precisam pagar. " Essa relação é perversa e tem que mudar" , argumentou a pesquisadora.
 
Outro dado impressionante apresentado no estudo é a quantidade de ações judiciais movidas no Brasil sobre questões de saúde: 112.324, em 2010, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As queixas são dirigidas tanto para planos de saúde como para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da UnB
 
Fonte isaude.net

Limitar consumo de carne processada pode evitar 3% de mortes prematuras

Produtos químicos utilizados para preservar a carne
 processada podem prejudicar a saúde
Dados de estudo europeu sugerem que sal e produtos químicos utilizados para preservar a carne podem prejudicar a saúde
 
Limitar o consumo de carne processada para menos de 20g por dia pode evitar 3% de mortes prematuras, de acordo com estudo realizado por pesquisadores europeus.
 
O consumo elevado de carne vermelha e processada foi anteriormente ligado a um aumento do risco de diversos tipos de câncer, especialmente de cólon, bem como doenças cardiovasculares. Os resultados sugerem que o sal e produtos químicos utilizados para preservar a carne podem prejudicar a saúde.
 
O estudo, European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC), está seguindo dietas, registros médicos e de óbito de meio milhão de homens e mulheres de 10 países europeus.
 
A última análise, publicada na revista BMC Medicine, analisou os padrões de consumo de carne entre os participantes, e como este hábito está relacionado com a causa de morte.
 
Durante uma média de quase 13 anos de estudo, 26.344 participantes morreram. Destes, 5.556 morreram de doenças cardiovasculares; 9.861 de câncer; 1.068 de doenças respiratórias; 715 de doenças do aparelho digestivo e 9.144 de outras causas.
 
A análise mostrou que o risco de morte prematura de uma pessoa por câncer ou doença cardíaca aumenta proporcionalmente à quantidade de carne processada que elas comiam.
 
Segundo os pesquisadores, nenhuma ligação foi vista entre carne vermelha ou de aves.
 
Os participantes que comeram mais carne processada também comeram menos frutas e legumes e eram mais propensos a fumar, enquanto homens que comiam muita carne também tenderam a beber muito.
 
"Há uma ligação clara entre o consumo elevado de carne processada e o câncer de intestino, mas este estudo sugere que a redução da ingestão desse alimento também poderia reduzir o risco de morrer prematura. Não há necessidade de abandonar a carne completamente, mas se você ingere muita quantidade de carne processada, vale a pena reduzir, comendo menos porções e menores, ou comendo aves, peixe ou feijão em vez disso", afirma Yinka Ebo, do Cancer Research UK.
 
 
Fonte isaude.net

Álcool na adolescência é influenciado pela família, afirma pesquisa da USP

Decisão pelo consumo de bebida alcoólica foi associada ao prazer e diversão
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Decisão pelo consumo de bebida alcoólica foi associada
ao prazer e diversão
O estudo acompanhou 22 membros de dez famílias, entre eles, 11 adolescentes, entre 14 e 19 anos, que consumiam álcool
 
Positiva ou negativamente, adolescentes são influenciados por seus familiares, dentro de suas próprias casas, em relação ao abuso do álcool. Essa é a conclusão de recente pesquisa desenvolvida pela enfermeira Betânia da Mata Ribeiro Gomes, em seu trabalho de pós-graduação apresentado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

A pesquisadora observou e entrevistou em seus domicílios, 22 membros de dez famílias, entre eles, 11 adolescentes de ambos os sexos, entre 14 e 19 anos, que consumiam álcool. O estudo aconteceu na Unidade de Saúde da Família EmocyKrause, localizada em Recife (Pernambuco), entre julho de 2010 e agosto de 2011.

Foram alvo do estudo apenas os familiares que moravam com o adolescente e tinham um laço mais próximo, como, pais, irmãos, tios. Em cada família, o convite se estendeu aos familiares que estavam presentes no primeiro encontro, realizado pelo estudo. " E no decorrer da pesquisa, a interação e os discursos indicaram a necessidade ou não de incluir outros familiares" , comenta Betânia, que se ateve a temas como: estrutura, desenvolvimento e funcionamento das famílias; crenças que podem influenciar o consumo de álcool; as interações familiares que protegem ou que expõem os adolescentes ao consumo ou abuso de álcool; e o sentido da religião.

A maioria dos entrevistados possuía renda menor que um salário mínimo. Alguns recebiam ajuda do governo e não tinham completado seus estudos, além de presenciar, em suas próprias casas, a prática do uso do álcool. Muitos adolescentes ainda presenciaram separações de seus pais ou morte de algum deles devido ao consumo de bebida alcoólica. Quanto ao relacionamento em família, Betânia verificou que a maioria sofria com desentendimentos, desafetos, problemas de comunicação, agressão, conflitos, violência e falta de interação.

Prazer e prejuízos
Para a pesquisadora, a decisão pelo consumo de bebida alcoólica foi associada ao prazer e diversão, principalmente relacionada às músicas, as quais, segundo ela, estão no contexto de vida desses adolescentes, incentivando o consumo. "É uma válvula de escape para as dificuldades e problemas familiares do cotidiano" .

Betânia percebeu que, mesmo com sentimentos de alívio, relaxamento, distração e dos momentos de lazer, os adolescentes não ignoravam os prejuízos do uso abusivo da bebida alcoólica, principalmente porque presenciaram os problemas que a bebida causou em seus próprios domicílios.

As famílias, apesar de não se relacionarem adequadamente com os adolescentes, apoiaram seus membros e mantiveram esperança por meio de motivação ou da religião, pensando em um futuro melhor. " A religião pode favorecer o sentimento de esperança e, com ela, o gosto pela vida" , afirma. Ela notou ainda que os adolescentes se preocupavam em manter viva a motivação para uma vida melhor, para a conquista de trabalho qualificado e da casa própria, além de tentar realizar os sonhos que não foram possíveis para seus pais.

Betânia concluiu que os familiares influenciam os adolescentes de forma positiva e negativa quanto ao uso e abuso do álcool. " A estrutura e composição da família, o padrão de interação familiar, a comunicação entre seus membros, a religião e a esperança são componentes que se articulam diretamente com a prática do consumo de álcool pelos adolescentes" .

A tese A influência da família no consumo de álcool na adolescência foi orientada pela professora Lucila Castanheira Nascimento e defendida em setembro de 2012, na EERP.
 
Fonte isaude.net

GBD 2010: relatório traça mapa dos desafios para saúde em 187 países

Alzheimer é a doença que mais ameaça a saúde
pública nos EUA
Alzheimer nos EUA, álcool na Rússia, violência na América Latina e doenças infecciosas na África, são alguns desafios
 
Alzheimer é a doença que mais ameaça a saúde pública nos EUA. Já na Rússia, HIV / AIDS e álcool são os principais problemas. A violência tira vidas de jovens em grandes áreas da América Latina e, apesar das vitórias, na África Subsaariana as doenças infecciosas ainda causam centenas de milhares de mortes de crianças.
 
Estas são apenas algumas das conclusões do relatório Carga Global de Doenças, Acidentes e Fatores de Risco 2010 (GBD 2010) divulgas nesta terça-feira (5).
 
A iniciativa patrocinada pela Fundação Bill e Melinda Gates tem como objetivo quantificar a perda de saúde por idade, sexo e geografia ao longo do tempo. Liderado pelo Instituto de Métrica e Avaliação de Saúde (IHME), da Universidade de Washington, o relatório envolve cerca de 500 pesquisadores de todo o mundo.
 
Os levantamentos mostram as tendências de saúde por demografia, doença e incapacidade em 187 países. O trabalho, que inclui pesquisadores de mais de 300 instituições, em 50 países, incluindo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), gerou milhões de estimativas.
 
" Nosso objetivo é ajudar os governos e os cidadãos basear suas decisões sobre políticas de saúde e investimentos, munindo estes profissionais com informações de ponta, mas abrangentes e precisas. Com estas novas formas de interpretar as informações o mundo poderá compreender os incríveis progressos que estão sendo realizados na saúde e os desafios assustadores que ainda permanecem," afirmou Christopher Murray, diretor do IHME

Visualização de informações
A expectativa é que as ferramentas de visualização on-line permitam a pesquisadores de todo o mundo criar discussão mais ampla com os políticos e o público em geral. " Criamos essas visualizações de dados para ajudar as pessoas a explorar como doenças, ferimentos e fatores de risco impactam sua saúde. As visualizações tornam mais fácil para os usuários enxergar uma geral do problema ou um ponto específico por localização, faixa etária ou gênero, e, imediatamente, ter dados claros e atualizados em suas mãos," afirma o diretor de Desenvolvimento de Dados do IHME, Peter Speyer.
 
Os dados e visualizações revelam novos desenvolvimentos e problemas persistentes na saúde global. Uma das análises realizadas pelos pesquisadores mostram que a humanidade não pode parar de se preocupar com questões como HIV e mortes por malária ou morte de recém-nascidos e de suas mães. Ao mesmo tempo, são apontadas necessidades de aprimoramentos na abordagem das questões de saúde mental, acidentes de trânsito e doenças músculo-esqueléticas.




O mundo vive mais tempo, com menos saúde
De acordo com o relatório, a população mundial está aumentando e ficando mais velha, mas essas vidas mais longas são preenchidas com mais doenças e incapacitações. Nos EUA, por exemplo, a expectativa de vida média das mulheres passou de 78,6 anos em 1990 para 80,5 anos em 2010, mas apenas 69,5 dos 80,5 anos foram vividos com saúde. Ganhos similares e ainda mais dramáticos podem ser vistos em muitos países em desenvolvimento. Em Ruanda, a expectativa de vida para os homens aumentou de 48,2 anos em 1990 para 62 anos em 2010, mas eles passam quase nove desses anos adicionais em condições precárias de saúde.
 
A maior parte deste aumento da esperança de vida é devido ao grande progresso que tem sido feito na prevenção de mortes em crianças. Na Índia, em 1990, mais de 800 mil crianças com idades entre 1e 4 anos morreram. Até 2010, esse número caiu para 300 mil. No entanto, na África subsaariana, onde avanços significativos para a saúde têm sido feitas nas últimas duas décadas, doenças como a malária, infecções respiratórias inferiores, e a diarreia ainda permanecem no topo da lista de assassinos de crianças em 44 países.

Jovens
Em muitos países, as crianças que sobrevivem após a idade de 5 anos são atormentados por novas doenças mortais. Na Rússia, a Aids, o suicídio, e cirrose entre outras doenças relacionadas com o álcool, têm significado um grande peso na saúde dos jovens.
 
Na Colômbia e em outras partes da América Central e do Sul, a violência era a principal causa de morte entre os jovens. No Japão, que tem um dos melhores registos de saúde no mundo, o suicídio se tornou uma das principais causas de morte entre as mulheres jovens em 2010.

Adultos
Já na idade adulta, as pessoas são afetadas uma série de questões complexas de saúde, muitos das quais são incapacitantes, mas não mortais. No Brasil, dores lombares e no pescoço, e demais problemas osteomusculares causam uma quantidade desproporcional de deficiência e encargos para saúde publica.
 
Ansiedade, depressão, enxaquecas e outras doenças são questões que afetam a saúde de modo geral em países ricos e pobres. Nos EUA, a crescente taxa de expectativa de vida vem sendo acompanhada por um enorme aumento do declínio da saúde devido, principalmente, ao Alzheimer.

Riscos evitáveis
Saúde está em processo de erosão por riscos evitáveis, que causam doenças pulmonares, estresse, problemas músculo-esqueléticos e doenças relacionadas à obesidade.
 
Por exemplo, no Kuwait, os três principais fatores de risco associados com problemas de saúde são o índice de massa corporal elevado, os riscos alimentares e açúcar elevado no sangue, e a carga de incapacidade e morte prematura associada a cada um deles está subindo.
 
Na Tailândia, o número de anos de incapacidade e morte prematura atribuíveis ao elevado índice de massa corporal aumentou 208% entre 1990 e 2010. Na África do Sul, o número subiu 130%.
 
Fonte isaude.net

Equipe dos EUA cura câncer maligno em primeiro modelo de rato com a doença

Da esquerda para direita, Dr. Wei Mo, Lu Q. Le e Luis Parada
Foto: UT Southwestern Medical Center
Da esquerda para direita, Dr. Wei Mo, Lu Q. Le e Luis Parada
Pesquisa sugere novo alvo potencial para tratar tumores malignos da bainha do nervo periférico (MPNSTs) em humanos

Cientistas do UT Southwestern Medical Center, nos EUA, relatam o primeiro bloqueio bem sucedido do desenvolvimento de tumor em um modelo de camundongo genético de um câncer incurável humano.
 
Segundo os pesquisadores, esta é a primeira vez que um modelo de rato de um câncer maligno humano foi gerado em que a formação do tumor do começo ao fim pode ser monitorada e em que o bloqueio das vias curou os animais.
 
"Nós mostramos que o bloqueio da atividade de uma molécula receptora chamada CXCR4 nestes tumores, através da manipulação genética ou por bloqueio químico, inibiu o desenvolvimento do tumor. Em conjunto, estes dados revelam um alvo potencial para tratar tumores malignos da bainha do nervo periférico (MPNSTs)", afirma o autor sênior da pesquisa Luis Parada.
 
MPNSTs são tumores raros, mas altamente agressivos, que são resistentes à terapia e normalmente são fatais. As neoplasias malignas podem ocorrer esporadicamente em um subgrupo de pacientes com uma doença chamada neurofibromatose 1 (NF1), um dos distúrbios herdados mais comuns do sistema nervoso, que afeta um número estimado de 1 em 3.500 pessoas.
 
A gravidade da NF1 pode variar muito, mesmo entre membros da família, a partir de leves sintomas dermatológicos a tumores benignos que envolvem os nervos e podem ser desfigurantes, debilitantes e causar a morte, dependendo de onde se formam.
 
Além disso, os indivíduos com mau funcionamento do gene NF1 têm um risco aumentado de desenvolver tumores cancerosos, como MPNSTs.
 
Os investigadores geraram um modelo de rato inédito que desenvolve espontaneamente MPNSTs e compararam a atividade da expressão genética em tumores cancerosos e nas células precursoras que dão origem aos tumores, onde MPNSTs se desenvolvem.
 
Eles descobriram que uma proteína, CXCR4, essencial para o crescimento do tumor, é mais abundante nas células cancerosas do que nas células precursoras. Além disso, eles descobriram que uma molécula produzida pelas células cancerosas, CXCL12, trabalha com CXCR4 para promover o crescimento do câncer, estimulando a expressão da proteína ciclina D1 que promove a divisão celular por meio de uma via de sinalização.
 
Quando eles examinaram MPNSTs em humanos, os cientistas descobriram um aumento da expressão de CXCR4 acompanhado por atividade na mesma via, como a identificada em camundongos.
 
Em seguida, eles bloquearam a atividade de CXCR4 em ratos com MPNST usando manipulação genética ou um fármaco antagonista aprovado chamado AMD3100.
 
Ambas as estratégias inibiram o desenvolvimento de câncer em ratinhos cujos tumores expressaram maiores níveis de CXCR4, e foram menos eficazes em tumores sem expressão elevada de CXCR4. Eles identificaram a mesma situação nas células cancerosas humanas.
 
"Estamos muito encorajados por estes resultados, porque eles nos fornecem novas direções e janelas terapêuticas para combater esse tipo de câncer mortal, para o qual não existe tratamento", afirma o coautor sênior Lu Q. Le.
 
A equipe agora está planejando testes em humanos.
 
 
Fonte isaude.net

Ambulatório digital aumenta prevenção da hanseníase no Amazonas

Dr. Luiz Claudio Dias, diretor-presidente substituto da Fuam, demonstra como é feito o atendimento através do Ambulatório
Foto: CIÊNCIAemPAUTA/Mirinéia Nascimento
Dr. Luiz Claudio Dias, diretor-presidente substituto da Fuam,
demonstra como é feito o atendimento através do Ambulatório
Com a realização de consultas à distância, projeto levará atendimento especializado a populações ribeirinha
 
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) vai ampliar a prevenção da hanseníase em todo o Amazonas com a implantação do primeiro Ambulatório Digital de Dermatologia do estado. A meta é aumentar a oferta de consultas na área para as comunidades ribeirinhas, com mediação do programa Telessaúde, que viabiliza consultas à distância.
 
Segundo o diretor técnico da Fundação, Dr. Luiz Claudio Dias, o Ambulatório Digital é um projeto antigo que está sendo retomado em conjunto com o programa. Dias informou que a coordenação do Ambulatório será responsável por fazer a interação entre os profissionais de saúde alocados no interior com os especialistas em dermatologia. Além disso, o Ambulatório possibilita, de acordo com a demanda dos municípios do interior, o atendimento médico e exames especializados por meio da transmissão de imagens às unidades de saúde, não sendo necessário aos moradores dessas localidades se deslocarem até a capital.

Como funciona o ambulatório digital?
O profissional de saúde que está no interior e encontra uma determinada dificuldade, relata o caso por meio do Ambulatório Digital para o médico coordenador do programa. Diante das informações encaminhadas, o coordenador faz a triagem e a leitura do caso, identifica a situação e encaminha para um especialista. O especialista estuda o caso e envia novamente para o profissional que está no interior com sua opinião, dúvida e manejo terapêutico.
 
Este processo, chamado de " Segunda Opinião Formativa" , além de ajudar na discussão dos casos, oportuniza um aprendizado através da troca de informações, pois os especialistas da capital também indicam artigos para a atualização do profissional sobre a situação relatada.

Polo de telemedicina da Amazônia
O programa Telessaúde começou em 2008 com o atendimento a 15 municípios do Amazonas. Em 2012, o programa passou a atender cerca de 61 cidades do interior do Estado.
 
O projeto possui equipamentos que permitem a transmissão de dados, de imagens e de voz entre as unidades de saúde nos municípios e os núcleos do Polo de Telemedicina da Amazônia, que funcionam no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e agora também na Fundação Alfredo da Matta.
 
Estatísticas realizadas em 2012 mostraram que através do sistema já foram realizados mais de 134,5 mil exames de eletrocardiogramas, e 580 teleconsultas nas mais diversas especialidades médicas.
 
Por meio da tecnologia, o clínico geral, que atende o paciente numa unidade básica de saúde do interior, entra em contato com especialistas da capital em tempo real, permitindo uma avaliação mais precisa do paciente.

Com informações da Fapeams
 
Fonte isaude.net

Sexo estimula desenvolvimento de áreas do cérebro relacionadas à inteligência

Sexo frequente não só reduz o estresse como aumenta o poder do cérebro
Sexo frequente não só reduz o estresse como aumenta o
poder do cérebro
Estudo revela maior crescimento de células nervosas em casais que têm vida sexual ativa e começaram relacionamento há pouco tempo
 
Ter relações sexuais regularmente pode aumentar o poder cerebral de uma pessoa. É o que sugere estudo de pesquisadores da Universidade de Pavia, na Itália.
 
Os resultados revelam que áreas do cérebro responsáveis pelo estado de alerta e pela inteligência funcionam melhor em casais que têm uma vida sexual ativa e que começaram novos relacionamentos há pouco tempo. As informações são do Daily Mail.
 
A equipe examinou o sangue de três diferentes grupos: aqueles que se apaixonaram recentemente; aqueles em relacionamentos de longo prazo; e solteiros.
 
O primeiro grupo apresentou níveis significativamente elevados de crescimento do nervo, que impulsiona o estado de alerta, nas áreas do cérebro que monitoram o bem-estar mental. Já os casais juntos há muito tempo tiveram nível menor de desenvolvimento, sugerindo benefícios para a saúde no início de um relacionamento.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que o sexo frequente não só reduz o estresse, mas aumenta o poder do cérebro.

Outras evidências
Os achados são corroborados por um estudo em separado realizado por pesquisadores da Universidade de Princeton, nos EUA.
 
Ratos machos foram divididos em dois grupos, onde foram privados de sexo (eles só foram capazes de fazer sexo uma vez durante um período de duas semanas) ou que tiveram relações sexuais diárias durante duas semanas.
 
No final do estudo, os pesquisadores descobriram que os ratos que tinham sido mais sexualmente ativos, não só apresentavam um maior crescimento de células nervosas, mas também tinham níveis mais baixos de hormônios de estresse em seu sistema.
 
De acordo com os pesquisadores, quanto mais sexo uma pessoa faz, mais células nervosas podem crescer.

Dispositivo fornece diagnóstico de AVC com 100% de precisão

Georgios Mantokoudis (a esq.) e Ali Tehrani, durante apresentação do dispositivo
Foto: Johns Hopkins Medicine
Georgios Mantokoudis (a esq.) e Ali Tehrani, durante
 apresentação do dispositivo
Vídeo-oculografia analisa movimento dos olhos para determinar se a causa de tonturas contínuas é derrame ou algo benigno
 
Dispositivo eletrônico que mede os movimentos dos olhos é capaz de determinar se a causa de tonturas graves, contínuas e incapacitantes é um derrame ou algo benigno, segundo estudo realizado por pesquisadores da Johns Hopkins Medicine, nos EUA.
 
Resultados mostram que o dispositivo de vídeo-oculografia é capaz de fornecer o diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) com 100% de precisão.
 
"Usando este dispositivo podemos prever diretamente quem teve um derrame e quem não teve. Estamos gastando milhões de dólares por ano em trabalhos desnecessários e, provavelmente, perdendo a chance de salvar dezenas de milhares de vidas porque não estamos fornecendo o diagnóstico devido de tonturas ou vertigens como sintomas de derrame", observa o líder da pesquisa David Newman-Toker.
 
Para distinguir derrame de outras condições benignas os especialistas costumam usar três testes dos movimentos oculares que são essencialmente um teste de esforço para o sistema de equilíbrio. Nas mãos de especialistas, estes testes clínicos têm sido demonstrados em vários estudos como sendo extremamente precisos, "quase perfeitos, e ainda melhores do que a ressonância magnética imediata", afirma Newman-Toker.
 
Um desses testes, conhecidos como o teste de impulsão horizontal da cabeça, é o melhor preditor de AVC. Para realizá-lo, os médicos pedem os pacientes para olharem para um alvo na parede e manter os olhos no alvo, conforme os médicos movem a cabeça dos pacientes de lado a lado. No entanto, Newman-Toker afirma que a técnica requer perícia para determinar se um paciente está fazendo os ajustes rápidos dos olhos que indicariam uma forma benigna de tonturas, em comparação a um acidente vascular cerebral.
 
Agora, os pesquisadores realizaram o mesmo teste usando um dispositivo pequeno, portátil, chamado máquina de vídeo-oculografia, que detecta movimentos oculares por minuto que são difíceis de serem notados pelos médicos.
 
A máquina inclui um conjunto de óculos de proteção, semelhante a óculos de natação, com uma webcam conectada via USB e um acelerômetro. A webcam está ligado a um laptop onde uma imagem contínua do olho é retirada. Um software interpreta a posição dos olhos com base em movimentos e pontos de vista do aluno, enquanto o acelerômetro mede a velocidade do movimento da cabeça.
 
Newman-Toker afirma que o teste poderia ser facilmente utilizado para evitar erros de diagnóstico de cerca de 100 mil derrames por ano, levando a melhores diagnóstico e decisões de tratamento para pacientes com tontura incapacitante.
 
Os pesquisadores recrutaram 12 pacientes que mais tarde passaram pela confirmação do diagnóstico através de ressonância magnética. Seis foram diagnosticados com derrame e seis com uma condição benigna usando a vídeo-oculografia. Ressonância magnética confirmou mais tarde todos os 12 diagnósticos.
 
Segundo Newman-Toker, se estudos adicionais maiores confirmarem estes resultados, o dispositivo poderia um dia ser o equivalente a um eletrocardiograma (ECG), teste simples não invasivo utilizado para descartar ataque cardíaco em pacientes com dor torácica. "E o uso universal do dispositivo poderia praticamente eliminar as mortes por erros de diagnóstico e economizar muito tempo e dinheiro", conclui.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Barbosa - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Barbosa, Estado de São Paulo, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo organizado pela empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda, com a finalidade de prover 23 vagas de de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
- Ensino Fundamental: Motorista, Pedreiro, Serviços Gerais (Masculino e Feminino), Merendeira e Instrutor de Artes;

- Ensino Médio: Técnico em Enfermagem, Agente de Saneamento, Técnico em Administração e Salva Vidas;

- Ensino Superior: Psicólogo, Assistente Social, Professor de Educação Básica I para atuar no Ensino Fundamental e Professor de Educação Básica II para ministrar aulas na área de Educação Física.
 
Os salários são de até R$ 1.594,34 para uma carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, até as 17h00min do dia 11 de março de 2013, observando o horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 25,00 e R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 24 de março de 2013, com início as 09h00 e término as 12h00, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Barbosa e na imprensa escrita em 20 de março de 2013.

Validade
O certame destina-se ao provimento emergencial de vagas existentes, dentro do prazo de validade de 01 ano, improrrogável, a contar da data de homologação do certame.

Prefeitura de Rodeiro (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, estado de Minas Gerais, publicou o aviso do edital nº 007/2013 para realização de processo seletivo. A finalidade do certame é a contratação temporária e a formação de quadro de reserva para futuras contratações de (01) Motorista, (03) Pedreiros, (01) Fisioterapeuta, (01) Auxiliar de Agente no Combate à Dengue, com remuneração de até R$ 1.310,08.
 
A inscrição será realizada apenas no dia 08 de março de 2013, das 10:00 às 11:00, na Prefeitura Municipal.

Os serviços a serem prestados são aqueles constantes das atribuições dos respectivos cargos contidas no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, com carga horária de 40 horas horas semanais.

O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Prefeitura de Quixaba - PE abre processo seletivo

A Prefeitura de Quixaba, Estado de Pernambuco, abriu edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 128 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os servidores irão receber salários que podem variar do mínimo (R$ 678,00) a até R$ 5.500,00, acrescido de gratificação, a depender do cargo.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Limpeza Urbana, Assistente Social (CRAS), Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Odontólogo, Odontólogo da ESF, Eletricista, Enfermeiro da ESF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Guarda Municipal, Médico, Médico ESF, Monitor(Proinfo), Motorista, Nutricionista CRAS, Professor, Psicólogo CRAS e Técnico de Enfermagem. Do total de vagas ofertadas para esses cargos, uma será reservada a portadores de deficiência, desde que haja compatibilidade entre a deficiência e as atribuições da função.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 07 a 15 de março de 2013, das 08:00 às 12:00 horas na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Quixaba.

A seleção será realizada pela Secretaria de Administração, sob a Coordenação da Comissão de Organização do Processo Seletivo da PMQ, nomeada pela Portaria nº 174/2013 e consistirá de uma etapa, qual seja: análise curricular concomitante a análise dos documentos comprobatórios das informações fornecidas na Ficha de Inscrição pelo candidato. A análise curricular será realizada nos dias 18 a 20 de março de 2013.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, prorrogável por mais 01 ano.

Prefeitura de Águas de Santa Bárbara (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Santa Bárbara, Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo n° 001/2013, para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva das funções de Professor de Educação Básica - PEB I, Nutricionista, Professor de Educação Artística - PEB II, Professor de Educação Física - PEB II, Professor de Inglês - PEB II e Professor de Português – PEB II.
 
Haverá 06 vagas para profissionais de nível superior/magistério, com vencimentos que podem chegar até R$ 1.882,14.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00 e R$ 50,00 serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 11 a 17 de março de 2013.
 
A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP, que aplicará as provas provavelmente no dia 07 de abril de 2013, às 9h, na E.M.E.F. Paulo Aparecido Silvério, situada na Rua Ceará, nº 250, Jardim Sotero Costa, Águas de Santa Bárbara/SP.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre 13h e 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do certame será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso CIDEMA - SC

O Consórcio Internacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – CIDEMA, estado de Santa Catarina, publicou edital Nº. 01/2013 para realização de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de duas vagas de nível superior, com salário de até R$ 3.200,00, mais vale-alimentação de R$ 420,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Engenheiro Agrônomo e Médico Veterinário.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão recebidas do dia 06 de março a 05 de abril 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30min às 17h, junto ao CIDEMA, situado na Av. Getúlio Vargas, nº 571-S, Centro, Sala 02, no edifício sede da AMOSC, na Cidade de Chapecó/SC.
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição os seguintes documentos:
 
Cópia legível, recente e em bom estado de Documento de Identidade;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Cópia do Título de Eleitor com comprovante da última eleição ou comprovante de estar quite com a Justiça Eleitoral;

Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de abril de 2013, das 08h30 às 11h30, em local a ser definido e publicado no Diário Oficial dos Municípios (Órgão oficial de divulgação do CIDEMA), enviado via correio eletrônico ao candidato e no endereço eletrônico www.amosc.org.br até o dia 10 de abril de 2013.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir das 17 horas do dia 15 de abril de 2013.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Garuva (SC) abre vagas para estágio


A Prefeitura de Garuva, estado de Santa Catarina, lançou através do Diário Oficial dos Municípios (06 de março de 2013) o edital Nº. 004/2013 de teste seletivo, visando o preenchimento de 03 vagas para Estagiário de nível superior, destinadas a estudantes matriculados nos cursos de licenciatura. A bolsa auxílio é de até R$ 550,50, com jornada de estágio de 4 horas diárias.
 
A ficha de inscrição está disponível até o dia 08 de março de 2013, no site www.garuva.sc.gov.br/recursoshumanos e deverá preenchida e entregue na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Celso Ramos, 1614 – Centro – Garuva/SC, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
 
Cópia do documento de identificação com foto;

Cópia Comprovante de residência;

Cópia do comprovante das 2 (duas) últimas eleições ou certidão de quitação eleitoral;

Atestado de frequência do semestre/período/fase atual, do referido curso.
 
A data e local da prova escrita serão divulgadas juntamente com a homologação das inscrições, publicados no mural da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e no site www.garuva.sc.gov.br.
 
Os candidatos aprovados e não admitidos constituirão cadastro de reserva mantido pelo prazo de 01 ano, ou até o término do curso escolar do candidato, podendo ser nomeados para preenchimento de vagas que vierem a surgir.

Prefeitura de Ouro Preto do Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, cidade localizada a 330 km de Porto Velho, em Rondônia, abriu inscrições para realização de processo seletivo nº. 001/SEMAS/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior.
 
A seleção oferece 08 vagas, sendo 4 imediatas e 4 para cadastro reserva, com salário de até R$ 1.450,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Assistente Social, Psicólogo e Agente Administrativo.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 08 de março de 2013, das 7h30 às 13h30 e das 15h30 às 17h30, exclusivamente na sede da Secretaria Municipal de Ouro Preto do Oeste/RO.
 
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista.
 
O resultado será divulgado através de publicação no Diário Oficial do município de Ouro Preto do Oeste/RO, afixada na Prefeitura Municipal, na recepção da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
O processo seletivo será válido por 09 meses, sem prorrogação.

Prefeitura de Piratuba - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piratuba, Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo N° 01/2013 com o objetivo de preencher 41 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.633,80 em carga horária de 10 a 40 horas semanais. O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa APRENDER.COM.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Edificação e Manutenção, Agente de Serviços Gerais Externo, Agente de Serviços Gerais Internos, Auxiliar Administrativo (CRAS), Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Motorista, Operador de Máquinas Pesada I, Psicólogo, Técnico Contábil e Técnico em Enfermagem.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 20 de março de 2013, na Prefeitura Municipal de Piratuba (SC), localizada na Rua Governador Jorge Lacerda, 133 – Centro, no setor de Recursos Humanos no horário das 08h às 17h.

Taxas
- Taxa para nível superior R$ 50,00;
- Taxa para nível médio R$ 30,00;
- Para os demais R$ 20,00.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 07 de abril de 2013, no Prédio da Escola Amélia Poletto, Situado na Rua Boa Vista. O candidato deve estar no local 30 minutos antes do início das provas.

Gabaritos e Validade
O Gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova, no Mural da Municipalidade e no site www.aprendersc.com.br.

O certame e respectivo resultado terão validade para o exercício de 2013.

Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe (PE) abre vagas

O Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, estado de Pernambuco, está promovendo processo seletivo para a contratação temporária de 90 médicos generalistas, sendo 40 médicos plantonistas (24h) e 50 médicos ambulatoriais, para atenção básica com 40 horas semanais. O extrato do edital nº 01/2013 está publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco de 06 de março de 2013.
 
O candidato interessado da referida contratação deverá efetuar a sua inscrição na própria sede da secretaria de Saúde de Santa Cruz, situada à Rua João Hermano de Sousa, nº69, Santo Antonio – Santa Cruz do Capibaribe/PE, até o dia 6 de abril de 2013.
 
A seleção será composta de análise de Curriculum Vitae.
 
Demais informações poder ser solicitadas na sede da secretaria de Saúde de Santa Cruz e pelo telefone: (81) 3731-2424/2087.

Prefeitura de Cristópolis (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cristópolis, Estado da Bahia, divulgou o extrato do edital N° 02/2013 de Processo Seletivo Público Simplificado destinado à contratação de pessoal por tempo determinado em caráter temporário por excepcional interesse público. São ofertadas 59 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.181,38.

Cargos
As chances são para os cargos de Psicólogo, Médico, Assistente Social, Assistente Administrativo, Facilitador de Oficina de Dança, Facilitador de Artesanato, Instrutor de Oficinas de Cultura e Esporte, Assistente Social, Assistente Social, Aux. de Serv. Gerais, Orientador Social, Instrutor de Fanfarra, Monitor de Biblioteca e outros cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de março de 2013, de 08h às 12h e de 14h às 17h, na Prefeitura Municipal, localizada à Avenida Major Claro, 160, Centro Cristópolis.

O edital encontra-se afixado no Mural do átrio da Prefeitura Municipal de Cristópolis-Bahia.

Prefeitura de Manacapuru (AM) abre processo seletivo

A Prefeitura de Manacapuru, estado do Amazonas, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios publicado em 6 de março de 2013, os avisos dos editais Nº. 01 e 02/2013 que informam sobre a realização de processo seletivo para contratar, em regime temporário, vários profissionais do quadro da Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru.
 
Cargos
Edital 01: Docentes.

Edital 02: Assistentes Administrativos, Auxiliares de Serviços Gerais, Merendeiras e Digitadores.
 
As inscrições serão realizadas do dia 13 a 16 de março de 2013, na Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru, situada à Rua Boulevard Pedro Rates de Oliveira, 753, centro, Manacapuru/AM, no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.
 
A seleção será constituída de análise curricular e títulos.
 
Mais informações na Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru.

Concurso CAGECE 2013 - Edital e Inscrição

Prezados Candidatos,

Informamos que devido a necessidade de retificações no Edital do Concurso, o início do período de inscrições foi postergado. A retificação do Edital, incluindo o novo cronograma previsto, será publicada no Diário Oficial e em seguida divulgada no site. Solicitamos aos candidatos que acompanhem a divulgação das informações em nosso site.

Cordialmente,
Coordenação de Concursos FUNCAB.
****
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disponibilizou o edital de concurso público n° 01/2013 para o preenchimento de 315 vagas e também formação de cadastro reserva de pessoal dos níveis superior e técnico. O certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e terá validade inicial de dois anos.

Cargos e remuneração

Do total de oportunidades abertas, 65 são para candidatos de nível superior e 250 para o nível técnico.
 
O cargos disponíveis são Advogado, Médico do Trabalho, Engenheiro (Civil/Sanitário, Mecânico, Elétrico, de Segurança do Trabalho, de Produção), Arquiteto, Analista de Gestão (com formação nas áreas de Administração/ Economia, Ciências Contábeis, Jornalismo/ Publicidade, Psicologia/ Pedagogia/ Outras Graduações com Especialização em RH, Biblioteconomia, Estatística, Informática e Geografia), Analista Químico, Biólogo, Tecnólogo (formação nas áreas de Eletromecânica e Saneamento) e Técnico Administrativo Operacional (áreas técnicas de nível médio em Segurança do Trabalho, Química, Enfermagem, Edificações ou Construção Civil, Eletromecânica, Eletrônica, Mecatrônica/ Automação Industrial, Eletrotécnica, Contabilidade e Saneamento).
 
A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos de nível superior, e R$ 1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.

Inscrições e Seleção

As inscrições serão realizadas através da internet, no site da FUNCAB (www.funcab.org) ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até o dia 31 de março de 2013. A taxa varia de R$ 58,00 (Médio/Técnico) a R$ 84,00 (Superior).
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio das seguintes fases:

- Para os empregos de Nível Médio/Técnico:

Fase Única: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

- Para os empregos de Nível Superior:

1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;

2ª Fase: Prova de Títulos, de caráter.
 
A Prova Objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, nos municípios de Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. A critério da FUNCAB e da CAGECE, havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas e exames, esses poderão ser realizados em outras localidades.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de abril de 2013, a partir das 12 horas.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mauá da Serra - PR

A Prefeitura de Mauá da Serra, Estado do Paraná, através da organizadora KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda, abriu edital N° 001/2013 de concurso público para admissão de pessoal pelo Regime Estatutário e formação de Cadastro de Reservas. Os salários variam de R$ 678,00 e R$ 710,74, em carga horária de 40h semanais.

Cargos
São ofertadas 23 vagas para os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Vigia (níveis fundamental e médio).

Inscrições
As inscrições, nos valores de R$ 30,00 e R$ 40,00, serão realizadas via internet, até às 23h59min do dia 14 de março de 2013, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.

Será divulgado no dia 20 de março de 2013 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. A relação será disponibilizada por meio de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município, afixada em Edital na Prefeitura Municipal de Mauá da Serra e disponibilizado na página da empresa responsável pelo Concurso Público (www.klcconcursos.com.br). É de responsabilidade do candidato o acesso e verificação dos locais de prova.

Provas
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 24 de março de 2013, sendo que o horário e o local serão divulgados juntamente com a publicação do edital de homologação das inscrições.

Gabaritos
O gabarito da prova escrita objetiva será divulgado no dia 25 de março de 2013, mediante edital, a partir das 15h horas, mediante edital afixado na prefeitura Municipal de Mauá da Serra, disponibilizado no site (www.klcconcursos.com.br) e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

O resultado das provas objetivas será divulgado até o dia 01 de abril de 2013, a partir das 15 horas.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Americana - SP

A Prefeitura de Americana, em São Paulo, liberou o edital N° 001/2013 de concurso público para o preenchimento de 30 novos postos de trabalho, os quais recomporão parte das necessidades de pessoal do Munícipio. As oportunidades oferecidas são para cargos de níveis fundamental e superior com remuneração que varia de R$ 1.093,91 a R$ 9.860,16, em carga horária de 20 a 40h de trabalho por semanais.
 
O concurso será realizado através da empresa SHDias Consultoria e Assessoria.
 
Cargos
- Ensino fundamental incompleto: ajudante de cozinha e cozinheiro;
 
- Ensino fundamental completo: auxiliar de enfermagem do trabalho e motorista;
 
- Ensino superior: médico cardiologista, médico cardiologista ecocardiografista, médico-cirurgião vascular, médico clínico geral de UBS, médico da família, médico dermatologista, médico ginecologista, médico infectologista, médico neurologista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico plantonista anestesista II, médico plantonista cirurgião geral II, médico plantonista clínico geral de hospital; médico plantonista clínico geral de pronto-socorro, médico plantonista de berçário neonatal, médico plantonista ginecologista/obstetra II, médico plantonista intensivista, médico plantonista ortopedista I, médico plantonista ortopedista II, médico plantonista pediatra de hospital, médico plantonista pediatra de pronto-socorro, médico psiquiatra, médico radiologista, médico ultrassonografista e médico urologista.

Inscrições e Taxas
Presencialmente, as inscrições poderão ser feitas entre 07 e 22 de março de 2013, das 12h às 16h, no Paço Municipal da Prefeitura Municipal de Americana, Avenida Brasil, nº. 85, Centro, Americana-SP.

Pela internet, ficarão abertas até o dia 24 de março de 2013, no site www.shdias.com.br/. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 25,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova escrita será aplicada na data prevista de 07 de abril de 2013. O termo de convocação para a prova escrita contendo a data, local e horário para a realização das provas será publicado no Jornal Local e, em caráter informativo, estará disponível no site www.shdias.com.br, a partir de 29 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Americana, por igual período.

Concurso Prefeitura de Condor - RS

A Prefeitura de Condor, estado do Rio Grande do Sul, publicou no Diário Oficial do Estado de 06 de março de 2013 o extrato do edital de concurso público N.º 001/2013 que vai preencher cargos vagos no quadro do município. O certame selecionará os candidatos através de prova seletiva, elaborada sob a coordenação técnico-administrativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Santo Ângelo.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico de ESF, Engenheiro Civil, Técnico em Enfermagem, Mestre de Transporte e Equipamento Rodoviário, Operário Especializado e Professor (Língua Portuguesa, Inglesa, Ciências, Matemática, Geografia, História, Educação Física e Artes).
 
As inscrições serão realizadas do dia 15 de março a 02 de abril de 2013, através do site www.santoangelo.uri.br/extensao.
 
Mais informações em breve.

Exercícios protegem o coração dos diabéticos

Um estudo com camundongos que sofriam de diabetes tipo 2 realizado pela Universidade John Hopkins, nos EUA, chegou a conclusão que a atividade física é fundamental para quem sofre da doença.
 
Isso porque quem tem diabetes utiliza a glicose como energia, provocando contrações irregulares no órgão.
 
Ao colocarem os ratos para se locomoverem, os cientistas descobriram que o organismo do animal liberou ácido graxo, melhorando o trabalho do coração.
 
Os ácidos graxos são as gorduras boas essenciais para as células.
 
Elas são as responsáveis pela produção de energia, aumento do metabolismo, do crescimento muscular e transporte do oxigênio. No caso dos exercícios, eles promovem a liberação dessa molécula pelo tecido adiposo, produzindo mais ácido graxo no corpo.
 
Com isso, o coração fica protegido dos efeitos negativos da hiperglicemia, problema que atinge quem sofre de diabetes.

Fonte R7

Vitamina D ajuda a reduzir câncer no esôfago

Um estudo realizado pelo Queensland Institute of Medical Resarch, na Austrália, descobriu outro benefício da vitamina D.
 
Responsável pelo fortalecimento dos ossos, ela ajuda a prevenir o câncer no esôfago.
 
Quinze minutos de exposição ao sol são suficientes para fixar a vitamina D ao organismo.
 
Os cientistas constataram que quanto mais radiação, menos risco tem a pessoa de cotrair o câncer. No entanto, é preciso tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol.
 
O ideal é evitar o período das 10 às 16horas, quando os raios solares são prejudiciais à saúde.
 
Além do sol, a vitamina D também pode ser adquirida através de alimentos como a sardinha ou atum em lata; ovos; fígado de boi; óleo de fígado de bacalhau; iogurte; manteiga e queijo.
 
Fonte R7

Pesquisa americana liga depressão com o uso de bebidas diet

Americanos acreditam que há uma forte ligação entre a depressão e o uso de bebidas diet.
 
O estudo foi realizado por americanos que analisou 250 mil pessoas.
 
De acordo com os pesquisadores envolvidos com o estudo, aqueles que consumiam copos ou latas de refrigerantes dietéticos aumentavam em até um terço o risco da depressão. No entanto, a causa dessa ligação ainda não foi descoberta pelos cientistas.
 
A única conclusão do estudo é que invés de colocar adoçante no cafezinho, a melhor pedida é consumi-lo ou ao natural ou com pequenas doses de açúcar.
 
Os estudiosos verificaram que consumidores eventuais da bebida com adoçante tendem a sofrer mais depressão.
 
Fonte R7

Outra médica é indiciada por mortes em hospital em Curitiba

O Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Saúde (Nucrisa) da Polícia Civil do Paraná indiciou na segunda-feira à noite a médica Krissia Wallbach, sob a suspeita de ter colaborado com a médica Virgínia Soares de Souza, acusada de matar pacientes da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico de Curitiba.
 
Virgínia chefiava a UTI desde 2006. A polícia disse que há gravações de conversas entre Krissia e Virgínia que envolveriam a médica no caso. Os prontuários de 18 pacientes são investigados.

Krissia depôs à polícia na segunda-feira. "Fui prestar depoimento e permaneci em silêncio", disse ela ao Estado. "A doutora Krissia está tranquila em relação à sua atividade profissional, mas, como qualquer outra pessoa ficaria, está preocupada com o que está acontecendo", afirmou o advogado Jorge Timi, que a defende.

A promotora Fernanda Nagl Garcez, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde Pública, começou ontem a analisar o inquérito entregue pela delegada Paula Brisola.

Virgínia foi presa em 19 de fevereiro sob a acusação de homicídio qualificado e formação de quadrilha. Outros três médicos foram presos sob acusação de envolvimento nas mortes. Eles negam. As investigações começaram em 2012, após denúncias anônimas. O Ministério Público só vai se pronunciar sobre o caso na segunda-feira, quando termina o prazo para o MP oferecer denúncia, pedir novas diligências ou arquivar o caso.
 
Fonte R7

Anvisa suspende venda de álcool líquido para limpeza


A Anvisa tenta impedir a venda de álcool líquido no País há 11 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda do álcool líquido usado principalmente para limpeza e acendimento de churrasqueiras, com graduação maior que 54ºGL/46,3º INPM. Publicada no Diário Oficial da União na semana passada, a medida atinge todas as empresas ligadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), que contesta a decisão na Justiça.

A Anvisa tenta impedir a venda de álcool líquido no País há 11 anos. Uma resolução de 2002 proibia a comercialização do produto em sua concentração mais inflamável. Mas logo após a publicação da decisão, a entidade representativa do setor obteve decisão judicial que permitia a seus associados continuar vendendo o álcool. Desde então, o caso se arrasta na Justiça.

O principal objetivo da medida da Anvisa é reduzir o número de acidentes e queimaduras geradas pelo álcool líquido com alto poder inflamável. De acordo com a agência, as principais vítimas são crianças que se envolvem em acidentes domésticos. Em 2010, ocorreram 152 mortes e 2.761 internações hospitalares na faixa de 0 a 14 anos por exposição a fumaça, fogo ou chamas provocadas por substância inflamável, segundo informações do Ministério da Saúde. Não há dados oficiais sobre queimaduras provocadas por álcool líquido.

Segundo a Anvisa, a recente suspensão "é resultado da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que em 2012 se manifestou pela legalidade da norma de 2002". A decisão do TRF foi publicada em agosto, e a Anvisa concedeu prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo.

O porta-voz da Abraspea, Ary Alcântara, classificou a suspensão de "arbitrária", afirmando que ela ocorre "à margem da lei". "O bom senso indicaria esperar a questão transitar em julgado", disse Alcântara. Segundo ele, os supermercados deixaram de comprar o produto, com medo das multas impostas pela Anvisa. Alcântara também criticou o que chamou de "inconsistência" dos números sobre vítimas de queimaduras provocadas por produtos inflamáveis. "Temos mais internações no País por queda de patins do que por queimaduras provocadas por líquidos inflamáveis."

O porta-voz dos produtores alega que a proibição não vai resolver o problema e defende que haja mais campanhas de prevenção sobre o uso. "Com a proibição, as pessoas vão deixar de ter um produto embalado de acordo com normas rígidas para comprar álcool em garrafas PET nos postos de gasolina." Entidades como a ONG Criança Segura e a Sociedade Brasileira de Queimaduras lançaram uma campanha para alertar sobre os riscos do uso de álcool líquido para fins domésticos e estimular a denúncia de estabelecimentos que continuam vendendo o produto. As empresas que não retirarem o álcool líquido de circulação estarão sujeitas a multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Fonte R7

Publicadas nos EUA as imagens mais detalhadas do cérebro humano

Além das muitas imagens de seus cérebros, o projeto também
 fornece informação sobre os traços de personalidade
e habilidades intelectuais
Pesquisa deve compreender como as estruturas cerebrais determinam a personalidade e os talentos
 
Cientistas americanos publicaram nesta terça-feira (5) as imagens mais detalhadas até hoje do cérebro humano, em um projeto internacional de pesquisa destinado a compreender como as estruturas cerebrais determinam a personalidade e os talentos.
 
O "Human Connectome", um projeto de cinco anos do qual participam 10 centros de pesquisas dos Estados Unidos e da Europa, busca coletar grande quantidade de dados através de sistemas avançados de imagens em um total de 1.200 adultos saudáveis e facilitar o livre acesso aos cientistas de todo o mundo.
 
As primeiras imagens e dados publicados na terça-feira provêm de 68 adultos saudáveis voluntários. Além das muitas imagens de seus cérebros, o projeto também fornece informação sobre os traços de personalidade e habilidades intelectuais.
 
"Ao tornar disponíveis de imediato estes dados únicos e continuar publicando-os com regularidade trimestral, o 'Human Connectome Project' permite à comunidade científica começar a explorar os vínculos entre os circuitos cerebrais e os comportamentos", disse David Van Essen, professor da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis (Missuri, sul), um dos principais membros da equipe.
 
O estudo "terá um impacto importante em nossa compreensão da função cerebral em adultos saudáveis e estabelecerá as bases para futuros projetos de pesquisa que analisam as mudanças nos circuitos cerebrais que estão na origem de uma variedade de doenças mentais", acrescentou.
 
Estes dados preliminares proporcionam informação sobre a conectividade do cérebro em cada um dos 68 indivíduos, usando duas técnicas diferentes da RMN (ressonância magnética nuclear).
 
A primeira técnica revela a complexidade dos circuitos nas estruturas da matéria cinzenta, que contêm neurônios e processam a informação proveniente dos órgãos sensoriais ou de outras partes do cérebro.
 
O segundo método revela os circuitos anatômicos através da substância branca do cérebro, em que as fibras nervosas estão rodeadas de uma camada de mielina protetora. Esta camada age como um isolante que facilita a transmissão de sinais às fibras nervosas.
 
Os participantes também se submeteram a uma ressonância magnética de seu cérebro enquanto faziam uma variedade de tarefas, proporcionando muitos dados sobre a ativação cerebral.
 
O "Human Connectome Project" é financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês).
 
Fonte R7