Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de março de 2013

Aplicativos para smartphones ajudam a entrar em forma

Endomondo está disponível para várias plataformas
Programas para celular auxiliam usuários a monitorar atividade física
 
Quem pratica esportes e quer manter o físico em dia pode contar com ajuda da tecnologia para manter a disciplina nos treinos. Basta usar um aplicativo de monitoramento de exercícios em seu smartphone.
 
Com este tipo de programa rodando no celular, basta escolher a modalidade esportiva, apertar o botão iniciar e colocá-lo no bolso ou numa braçadeira (armband). As informações registradas incluem distância percorrida, velocidade média do percurso, tempo da volta e até mesmo calorias gastas. Assim, fica fácil para qualquer pessoa ver os dados armazenados e perceber a evolução entre os treinos.
 
Se o smartphone somente for sensível a movimentos (com acelerômetro), os programas usarão este recurso para efetuar a medição das passadas dos treinos de corrida ou caminhada. Porém, a precisão não será a mesma de um aparelho com GPS. Os batimentos cardíacos podem ser monitorados com a ajuda de cintas peitorais compatíveis, também conhecidas por frequencímetros (por exemplo, Zephyr Hxm).
 
Este tipo de aplicativo pode ser um grande aliado no incentivo de começar a ter uma vida mais saudável. Por isso, apresentamos uma lista com 6 aplicativos para registro de seus treinos:
 
Endomondo
Em termos de variedade de sistemas, o Endomondo está à frente da concorrência. Ele pode ser instalado no Android, iOS, Java, Blackberry, Symbian, Windows CE, Windows Phone e Java.
 
Um dos recursos interessantes do aplicativo são os feedbacks por voz que o Endomondo fornece durante a execução do treino. Também é possível compartilhar seus resultados no Facebook e integrá-lo ao uso de sensores de cadência para bicicletas e frequencímetros compatíveis com Bluetooth ou ANT+.
 
Existe uma versão paga (Endomondo Pro) que inclui alguns recursos extras. São estes: configuração de treinos intervalados, gráficos variados dos dados obtidos, modo de economia de energia para treinos longos e pedômetro para aparelhos sem GPS
 
Para baixar o Endomondo clique neste link.
 
Sports Tracker
Inicialmente desenvolvido pela Nokia, o Sports Tracker tornou-se com o tempo um projeto independente do grande fabricante. As plataformas compatíveis são Android, Symbian, iOS e Windows Phone.
 
Sua interface é muito bem acabada e de fácil uso. O treinos podem ser vistos por outras pessoas em tempo real na página do aplicativo. O Sports Tracker permite a integração com frequencímetros, cria mapas do trajeto percorrido e gera gráficos dos dados obtidos. O compartilhamento com redes sociais também está presente.
 
A versão para Symbian, embora seja a original, tem limitações no recurso de exportação dos treinos armazenados no site para os aparelhos Nokia. Isto é bem inconveniente, caso o usuário troque de aparelho ou o perca. Nos demais sistemas operacionais, basta sincronizar o smartphone com a página oficial do Sports Tracker.
 
Para baixar o Sports Tracker clique nos links seguintes: Android, iOS, Symbian e Windows Phone.
 
RunKeeper
Assim como alguns de seus concorrentes, o RunKeeper permite que os treinos do usuários sejam armazenados em nuvem através do site oficial do aplicativo. As únicas plataformas suportadas são Android e iOS.
 
A interface é bem agradável e simples. Além das funcões tradicionais deste tipo de aplicativo, o RunKeeper permite que fotos sejam tiradas e compartilhadas durante o treino. O programa possui um reprodutor de músicas integrado, o que facilita a troca ou pausa das músicas em execução. Monitores de batimentos cardíacos compatíveis também podem ser usados com o aplicativo.
 
Existe uma versão paga (RunKeeper Elite) que adiciona as funções para que espectadores acompanhem ao vivo seus treinos e um gerador de relatórios mais detalhados de seus treinos.
 
Para baixar o RunKeeper clique nos links seguintes: Android e iOS.
 
Run.GPS Pro
Para aqueles que pretendem algo mais profissional, o Run.GPS Pro é com certeza a melhor opção. A variedade de opções e personalização do que é mostrado na tela durante o treino é incrível. As opções de exportação dos dados são diversas, sendo que alguma delas são para programas específicos para cardiologistas. O Run.GPS é compatível com frequencímetros, medidores de cadência para bicicletas e termômetros compatíveis.
 
Existe uma versão gratuita do Run.GPS. Porém, ela peca pela qualidade visual. As plataformas suportadas são Android, iOS, Windows Phone e o antigo Windows Mobile.
 
Para baixar o Run.GPS clique neste link.
 
Adidas miCoach e Nike +
Os renomados fabricantes de produtos esportivos Adidas e Nike têm seus próprios aplicativos para treinos. As plataformas suportadas pelo programa da Adidas são Android, iOS, Blackberry e Nokia. Já o da Nike só roda em Android ou iOS.
 
Ambas marcas oferecem produtos para integrar com seus programas. São estes: monitores cardíacos e pedômetros que podem ser acoplados nos tênis de sua marca.
 
O Adidas miCoach e o Nike+ oferecem armazenamento em nuvem dos treinos. E cada um conta com sua própria rede social dos praticantes de esporte que usam seus produtos. Assim, fica fácil fazer comparações de sua evolução ou até mesmo encontrar parceiros de treinos.
 
Para baixar o Adidas miCoach clique neste link.
 
Para baixar o Nike+ clique neste link.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário