Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de março de 2013

Veja como preparar os alimentos em casa de forma mais saudável

Veja como preparar os alimentos em casa de forma mais saudável Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
O tradicional arroz com feijão pode ficar calórico
 se preparado da maneira errada
Pequenos erros cometidos na cozinha podem aumentar as calorias da sua comida
 
Muita gente associa o hábito de comer fora de casa a uma alimentação não saudável. Mas preparar a própria comida, em casa, nem sempre é sinônimo de saúde. Uma pesquisa realizada na USP, por exemplo, mostrou que os maus hábitos alimentares independem do local que são feitas as refeições. De acordo com o estudo, os índices de sobrepeso são semelhantes entre aqueles que fazem as refeições em restaurantes ou em casa.
 
Outra pesquisa, desta vez britânica, mostrou que as receitas de quatro chefs famosos são menos saudáveis que os alimentos prontos encontrados nas redes de supermercado. O estudo, publicado pela revista British Medical Journal, aponta que os chefs usam muita gordura e/ou açúcar para dar mais sabor aos alimentos.
 
Essas e outras pesquisas alertam que, muitas vezes, cometemos alguns erros na cozinha que podem aumentar as calorias dos alimentos, tornando-os nada saudáveis. Para evitar esses erros, a nutricionista Denise Pinto dá algumas dicas de como preparar sua comida em casa sem prejudicar o sabor e a saúde. Confira:
 
Arroz
Não existe a necessidade de fritar o arroz em óleo antes de cozinhar. Uma dica para diminuir as calorias e deixá-lo mais saudável é colocar água bem quente na panela para dourar a cebola e o alho, cuidando para não queimar. Não há problema algum em utilizar temperos naturais no preparo, mas cuide com aqueles temperos prontos que prometem o arroz perfeito.
 
Feijão
Prepare com temperos como alho, cebola e até alguns vegetais, como a moranga cabotiá e não utilize carnes vermelhas. Embutidos como a linguiça devem ficar fora da preparação, pois estudos recentes mostram que seu consumo está associado ao câncer de intestino. Evite também os temperos prontos, pois têm gordura saturada, além de teores altos de sódio e glutamato monossódico.
 
Bife
A forma mais prática de preparar o bife é utilizando uma frigideira teflon, com apenas um pingo de óleo, espalhando bem. Se for possível grelhar ou assar a carne, ela fica com menos calorias.
 
Salada
O tempero da salada deve ser o azeite de oliva, que proporciona o consumo de gorduras de qualidade. Porém, quem precisa controlar o peso deve consumir, no máximo, 1 colher de sopa ao dia. Outra dica é fazer o tempero da salada em casa: bata uma ricota no liquidificador com um pote de iogurte desnatado e temperos naturais a sua escolha. Depois, é só manter na geladeira.
 
Trocas inteligentes
Você também pode fazer algumas trocas que podem deixar a sua comida mais saudável. Veja algumas delas:
 
— Na hora de preparar o estrogonofe, procure utilizar o creme de light, com menos gorduras saturadas. Mas também é preciso analisar toda a composição do seu prato: de nada adianta utilizar creme de light e preencher metade do prato com batata palha.
 
— No preparo do frango, sempre retire a pele. Ela é rica em gordura saturada, o que aumenta o colesterol ruim (LDL).
 
— Dispense aquele fio de óleo quando for cozinhar a massa. Para ela não grudar, basta mexê-la com um garfo durante o cozimento
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário