Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FDA expande uso do Tamiflu para o tratamento de crianças menores de 1 ano

Autoridades ressaltam que pais e pediatras devem se certificar de que as crianças recebam a quantidade adequada para seu peso
 
A Food and Drug Administration EUA (FDA) aprovou a expansão do uso do medicamento Tamiflu (oseltamivir) para o tratamento de crianças a partir de 2 semanas de idade, que apresentavam sintomas de gripe durante o período de dois dias.
 
A droga não é aprovada para prevenir a infecção da gripe nesta população. Além disso, a segurança e eficácia de Tamiflu para tratar a infecção da gripe ainda não foi estabelecida em crianças com menos de 2 semanas de idade.
 
Tamiflu foi aprovado em 1999 para o tratamento de adultos infectados com a gripe que mostraram sintomas por não mais do que dois dias. Desde então, foi aprovado para o tratamento da gripe em crianças de 1 ano de idade que apresentavam sintomas de gripe pelo mesmo período e para prevenir a gripe em adultos e crianças de 1 ano e mais velhas.
 
Embora haja um regime de dosagem fixa para pacientes de 1 ano de idade de acordo com categorias de peso, a dose para crianças menores de 1 ano deve ser calculada para cada paciente com base em seu peso exato. Estas crianças devem receber 3 miligramas por quilograma duas vezes por dia durante cinco dias.
 
"Os farmacêuticos devem fornecer o dispositivo adequado ao preencher uma receita para que os pais possam medir e administrar a dose correta para seus filhos. Os pais e pediatras devem se certificar de que as crianças recebam apenas a quantidade de Tamiflu adequada para o seu peso", afirma Edward Cox, da FDA.
 
Tamiflu é o único produto aprovado para tratar a infecção por gripe em crianças menores de 1 ano de idade, proporcionando uma importante opção de tratamento para uma população vulnerável. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), crianças menores de 2 anos estão em maior risco de desenvolver complicações da gripe, com as maiores taxas de internação em menores de 6 meses de idade.
 
A FDA expandiu a utilização do Tamiflu em crianças menores de 1 ano, com base em uma extrapolação de dados de estudos anteriores em adultos e crianças mais velhas.
 
As autoridades ressaltam que Tamiflu não é um substituto para o início da vacinação anual contra a gripe. O CDC recomenda que todas as pessoas com idade entre 6 meses e mais velhos recebam uma vacina anual contra a doença.
 
Fonte isaude.net

Andar de bicicleta regularmente poupa visitas ao médico

Exercício auxilia pessoas que sofrem de dores nas costas,
 excesso de peso ou doenças cardiovasculares
Pedalar ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, fortalece os músculos e aumenta a capacidade cardiorrespiratória
 
Já reparou que cada vez mais pessoas estão utilizando a bicicleta, seja como meio de transporte ou para a prática e atividade física? Pedalar é saudável, relaxante e ajuda a queimar muitas calorias. Sem falar que é um excelente substituto para quem não gosta de se exercitar em academias. Além de emagrecer e melhorar o fôlego, o exercício enrijece pernas e bumbum. E o abdômen também se fortalece para sustentar o corpo na postura correta.
 
Especialistas afirmam que as pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico, sem falar que o exercício auxilia pessoas que sofrem de dores nas costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares.
 
Pedalar também ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial; a controlar o diabetes; fortalece e define os músculos dos membros inferiores; aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalecendo pulmões e coração; alivia o estresse e as tensões.
 
O meio ambiente também sai fortalecido já que a bicicleta é um veiculo ecologicamente correto.
 
Fonte R7

Cerca de 20% da população apresenta 'colesterol ruim' acima do ideal

O níveis de LDL, que aumentam com ingestão de gordura
saturada presente na carne, no leite e em derivados,
prejudicam a passagem do sangue
No Brasil, problema atinge de 12% a 15% da população, aproximadamente 22 milhões de pessoas
 
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 20% da população apresenta o colesterol LDL (colesterol ruim) acima do ideal. No Brasil, esse problema atinge de 12% a 15% da população, aproximadamente 22 milhões de pessoas.
 
O número é bastante significativo, já que níveis altos de colesterol aumentam o risco de desenvolver doenças coronarianas, que ocorrem quando há a obstrução dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura nas artérias.
 
Existem dois tipos principais de colesterol. O HDL, conhecido como o colesterol bom, remove o excesso de colesterol no sangue, o que reduz o risco de formação das camadas de gordura. Já o LDL, o colesterol ruim, é o responsável direto pela formação dessas camadas de gordura, que prejudicam a passagem do sangue através das artérias.
 
Os níveis de LDL aumentam devido à ingestão de gordura saturada, presente na carne, no leite e em derivados do leite, colesterol dietético, encontrado nos alimentos de origem animal, e gordura trans, formada no processo de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais em gordura sólida.
 
Já os níveis de HDL podem ser aumentados com uma dieta rica em gordura polinsaturada, presente na soja, no girassol e em peixes, e gordura monoinsaturada, encontrada nos azeites e nas frutas oleaginosas como nozes e castanhas.
 
Além disso, frutas, verduras e cereais integrais devem fazer parte de uma alimentação saudável. Atividades físicas também ajudam no controle do colesterol.
 
Fonte R7

'Botox natural' de veneno de abelha divide empresas e dermatologistas

Substância, que pode custar até US$ 350 por grama, faz com que a pele humana produza colágeno
 
Um produto apelidado de 'botox natural', que está sendo vendido para combater as rugas, divide a opinião de empresários e dermatologistas.
 
O produto é feito à base de veneno de abelha, uma substância preciosa que pode custar até US$ 350 por grama.
 
A diretora da Abeeco, uma empresa da Nova Zelândia, diz que o veneno da abelha faz com que a pele humana produza colágeno, que é uma proteína que aumenta a rigidez da pele.
 
Mas para um dermatologista ouvido pela BBC, o uso contínuo do veneno de abelha pode provocar problemas de pele, como alergias.
 
Vários especialistas dizem que não há provas de que a substância possa mesmo combater as rugas e o envelhecimento da pele.

Fonte R7

Aplicativos melhoram resultados de dietas para perda de peso

Usuário tem contador de pontos para equilibrar calorias
ingeridas e as gastas com atividades físicas
Segundo estudo, quem utiliza recurso perde 3,9 quilos a mais em um ano do que quem não adere à tecnologia
 
Quem está acima do peso conta com mais um recurso para ajudar a colocar o regime em prática: aplicativos de celular somam as calorias ingeridas, indicam a quantidade certa de atividade física e mostram se os alimentos escolhidos estão bem equilibrados nutricionalmente. Agora, um estudo demonstrou que quem utiliza esse recurso perde, em média, 3,9 quilos a mais em um ano, em comparação a quem não adere à tecnologia.
 
O estudo americano, feito na Universidade NorthShore e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, recrutou 69 adultos obesos ou com sobrepeso e os dividiu aleatoriamente em dois grupos. Ambos participaram de sessões quinzenais de orientação com nutricionistas, psicólogos e médicos, mas apenas um grupo recebeu computadores de mão para registrarem seu consumo de calorias.
 
Além de perderem mais peso ao final de 12 meses, os participantes que utilizaram o recurso tecnológico tiveram resultados melhores logo no início do experimento. Após três meses de participação, 36% dos voluntários desse grupo já haviam perdido pelo menos 5% de seu peso. No mesmo período, nenhum participante do outro grupo atingira resultado semelhante.
 
Para o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, esse tipo de recurso está sendo cada vez mais usado. “
 
— Essas tecnologias incorporam um padrão de conduta no cotidiano alimentar da pessoa.
 
Isso se deve, segundo ele, ao fato de os aplicativos ou os programas online “cobrarem” uma mudança de comportamento. “
 
— Quando somos direcionados, pressionados e cobrados a seguir determinados hábitos, os resultados são mais positivos”.
 
Os pesquisadores da Universidade NorthShore Goutham Rao e Katherine Kirley, que analisaram o estudo, lembram que os custos associados à obesidade são altos e há poucos medicamentos disponíveis. "“A tecnologia pode desempenhar um papel crucial no fomento de uma gestão acessível e de baixo custo"”, afirmam na publicação.
 
Opções
No Brasil, uma das ferramentas disponíveis é o programa Dieta e Saúde (www.dietaesaude.com.br), que pode ser acessado por computador ou celular. Depois de uma avaliação com base em peso e altura, cada usuário recebe uma indicação de dieta. Ele também passa a dispor de uma ferramenta para medir a evolução de seu peso e um contador de pontos que calcula as calorias ingeridas e as calorias gastas com atividades físicas.
 
De acordo com a nutricionista chefe da empresa, Roberta Stella, o aplicativo permite que o usuário fotografe seu prato e cadastre a foto no programa, para contar as calorias mais tarde. “
 
— Com o crescimento de acesso aos smartphones e tablets, esse vai ser o grande incentivo para as pessoas continuarem a cuidar da saúde.
 
No Cyberdiet, outro programa que oferece acompanhamento virtual para dietas, o usuário escolhe entre três estratégias para perda de peso: um cardápio pré-elaborado, um programa que obedece uma quantidade determinada de alimentos por grupos alimentares e a contagem de calorias. Para a nutricionista Camila Rebouças, do Cyberdiet, o uso da tecnologia facilita o processo de emagrecimento. “
 
— A pessoa não fica tão presa ao compromisso de marcar horário e ir ao nutricionista.”
 
Ainda que o método possa ser eficaz, Ribas Filho alerta que, antes de começar uma dieta, é recomendável que o paciente se submeta a uma avaliação médica “ao vivo” com um profissional da área, o que vai determinar se existe alguma doença associada à obesidade. “Assim como nem todo magro come pouco, nem todo obeso come muito. A dieta requer individualização”, diz.

Fonte R7

Concurso Governo de Santa Catarina - Saúde

O Governo de Santa Catarina realiza seleção para preenchimento temporário de 18 vagas para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, de Ibirama.

Inscrições:
Até 4 de janeiro de 2013 pelo www.saude
.sc.gov.br e na Rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis/SC) ou no Hospital Dr. Waldomiro Colautti (Rua três de maio, s/nº, Ibirama/SC)

Áreas:
Emergência e Médicos Especialistas em Pediatria, Ortopedia e Anestesiologia.

Remuneração:
R$ 4.537,21

Seleção:
Haverá prova de títulos

Concursos Governo de Minas Gerais - Saúde

O Governo de Minas Gerais realiza concurso para provimento de 97 vagas para Belo Horizonte, Almenara, Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Janaúba, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Inscrições:
De 17 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo www.funcab.org.


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 78,00

Cargos:
Médico Perito (Cardiologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Médico do Trabalho, Ortopedista, Clínico Médico, Neurologista e Qualquer Especialidade) e Gestor Governamental (Fisioterapeuta)

Remuneração:
De R$ 1.421,48 a R$ 2.967,54

Provas:
Haverá provas objetivas, e prova de títulos

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB/SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vagas paraprofessores

Inscrições:
16 e 17 de janeiro de 2013 na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (rua Antônio da Veiga, nº. 140)

Valor:
R$ 88,89

Área:
Farmacotécnica do Centro de Ciências da Saúde.

Provas:
Prova didática: 7 de fevereiro

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3 Região - Crefono3

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono3) realiza concurso para provimento de 2 vagas e formação de cadastro de reserva para Curitiba, Londrina e Florianópolis

Inscrições:
De 30 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 pelo www.crefono3.
org.br.

Valor:
De R$ 50,00 e R$ 65,00.

Cargos:
Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo Fiscal Júnior

Remuneração:
De R$ 804,00 a R$ 1.756,00

Provas:
Prova objetiva e redação: 25 de janeiro de 2013
Haverá prova de títulos para nível superior.

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal - COREN/DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN - DF) realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 3 de dezembro a 10 de janeiro de 2013, pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 33,00 a R$ 48,00.

Cargos e vagas:
Nível Médio: Agente Administrativo (5) e Técnico em Contabilidade (1 + CR).
Nível Superior: Advogado (1), Analista de Comunicação (Jornalista) (1 + CR), Enfermeiro Fiscal (1 + CR) e Técnico em Informática (1 + CR).

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para 2 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico

Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) realiza concurso para preenchimento de 184 vagas

Inscrições:
Até 27 de janeiro pelo www.funcab.org


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 80,00

Cargos:
Analista de Sistema de Saneamento nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança no Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Geografia e Analista de Gestão e Negócios nas áreas de Administração de Empresas, Contabilidade, Direito, Economia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Analista de Sistemas; Agente de Sistema de Saneamento, Agente de Suporte à Gestão e Negócios nas funções de Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática e Técnico em Saneamento nas funções de Eletrotécnico, Mecânico em Manutenção, Operador de Retroescavadeira, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório e Técnico em Química.

Remuneração:
De R$ 2.524,01 a R$ 3.365,35.

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova discursiva para nível superior

Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc

A Celesc Distribuição S/A (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realiza concurso para preenchimento de 190 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo http://celesc2012.fepese.or
g.br

Valor:
De R$ 70,00 a R$ 90,00

Cargos e vagas:
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;

Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.

Remuneração:
Entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60

Provas:
Haverá provas objetivas, e teste de aptidão física para Assistente Operacional.

HSPM (SP) abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM/SP, publicou edital de processo seletivo destinado à contratação emergencial de Médico na especialidade de Otorrinolaringologia. São oferecidas 2 vagas, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e remuneração de R$ 2.736,17.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente, mediante o preenchimento de formulário, no período de 26 a 28 de dezembro de 2012, no horário compreendido entre 8h30 às 15h30, na Seção de Apoio Técnico (Ingresso, Cargos, Salários e Acesso) do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, localizado na Rua Castro Alves nº 151, fundos, Aclimação, São Paulo - SP.
 
O processo seletivo dos candidatos consistirá em análise do Currículum Vitae e entrevista com o Diretor do DAS - Departamento de Atenção à Saúde ou quem ele designar.

Prefeitura de Videira (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Videira, estado de Santa Catarina, publicou através do Diário Oficial dos Municípios, o edital Nº 007/2012 de processo seletivo visando a formação de cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva e prática.
 
Cargos: Agente Administrativo, Agente de Pavimentação Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional, Carpinteiro, Mecânico de Máquinas em Geral, Motorista, Operador de Motoniveladora, Operador de retroescavadeira/escavadeira hidráulica/pá-carregadeira, Operador de trator de esteira, Operador de trator pneus/máquinas de varrição/capina mecânica, Psicólogo e Soldador.
 
O salário é de até R$ 2.855,60 e a carga horária a ser cumprida será de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas do dia 03 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013, das 13:30h às 17:30h, na Prefeitura de Videira, localizada na Avenida Manoel Roque, nº 188, Bairro Alvorada, Videira/SC.
 
Prova
As provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 24 de fevereiro de 2013, no período matutino, das 09:00 às 12:00h. Já as provas práticas serão realizadas na mesma data, porém no período vespertino, com início às 14:00h. Os locais das provas objetivas e práticas serão definidos e divulgados posteriormente.
 
A relação dos candidatos aprovados será divulgada nos endereços eletrônicos: www.videira.sc.gov.br e www.diariomunicipal.sc.gov.br, e no mural do município de Videira.
 
Validade
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogado por interesse da administração, pelo período de 1 ano.

Prefeitura de Rodeiro - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, estado de Minas Gerais, divulgou o extrato do edital nº. 020/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se à contratação de 52 profissionais, aptos para desempenhar as funções de Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Fiscal de Vigilância Sanitária, Recepcionista/Telefonista, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante Geral, Eletricista, Carpinteiro, Psicólogo, Assistente Social, Arquiteto, Enfermeiro-PSF, Médico-PSF, Nutricionista e Bioquímico.
 
A inscrição será realizada no dia 03 de janeiro de 2013, das 12:30 às 15:00 hs, na Prefeitura Municipal.
 
Os serviços a serem prestados são aqueles constantes das atribuições dos respectivos cargos contidas no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, com carga horária de 40 horas e 30 horas semanais, respectivamente.
 
O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.

Concurso Assembleia Legislativa da Paraíba

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) divulgou os já previstos editais n°s 001 e 002/2012 de concurso público, organizado pela Carlos Chagas, com o objetivo de prover 110 vagas e formar cadastro reserva de profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

O edital n° 001/2012 oferece 20 vagas de Consultor Legislativo e 02 de Analista Legislativo, para as quais se exige nível Superior Completo. A remuneração chega a R$ 2.022,27. Para o posto de Assessor Técnico Legislativo (ensino Médio Completo) são 16 vagas e a remuneração é de R$ 1.449,30. O maior número de oportunidades é para Assistente Legislativo (Ensino Fundamental II Completo): são 71 postos disponíveis e o vencimento é de R$ 1.213,38.

Já o edital n° 002/2012 especifica uma vaga para o cargo de Procurador. O candidato deve ter diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Direito e estar inscrito na OAB. O subsídio é de R$ 11.000,00.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.concursosfcc.com.br, no período das 10 horas do dia 07 de janeiro às 14 horas do dia 06 de fevereiro de 2013 (horário de Brasília).

A Fundação Carlos Chagas disponibilizará computadores para inscrição nas cidades de João Pessoa (Microlins Educação & Profissão - Avenida Dom Pedro II, Centro); Campina Grande (Microlins Educação & Profissão - Rua João da Mata, 458 – Centro); Patos (Microlins Educação & Profissão - Rua Tiradentes, 36 – Centro) e Cajazeiras (Lins Exatas - Rua Coronel Justino, 72 – Centro). O prazo será o mesmo das inscrições online.

Taxas
Ensino Superior Completo:
- Procurador: R$ 95,00;
- Consultor Legislativo e Analista Legislativo: R$ 83,00.

Ensino Médio Completo:
- Assessor Técnico Legislativo: R$ 58,00.

Ensino Fundamental II Completo:
- Assistente Legislativo: R$ 45,00.

Provas
As provas serão aplicadas na cidade de João Pessoa – PB.

A aplicação das Provas Objetivas (para todos os cargos) e de Redação para os cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Assessor Técnico Legislativo está prevista para o dia 07 de abril de 2013 e a Prova Prática (de Digitação para o cargo de Assistente Legislativo) está prevista para o dia 07 de setembro de 2013.

As provas para o cargo de Assessor Técnico Legislativo serão aplicadas em período distinto a dos cargos de Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Assistente Legislativo. As provas objetivas para o cargo de Procurador (de acordo com o edital nº 002/2012) serão aplicadas na mesma data e no mesmo período das provas para o cargo de Assessor Técnico Legislativo.
 
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial do Estado, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos, através dos Correios ou por e-mail, de acordo com a opção do candidato no ato da inscrição.

Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Assembleia Legislativa.

Concurso Polícia Civil do Estado de São Paulo

Em São Paulo, foi aberta mais uma oportunidade na área da segurança pública estadual. A Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" acaba de publicar o regulamento PP 1/2012 para realização do concurso que se destina ao preenchimento de 103 cargos vagos de Papiloscopista Policial (nível médio). A remuneração pode chegar a R$ 2.848,36, lembrando que 5% das vagas estão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais. Confira o edital.
 
Inscrição
As inscrições, que custam R$ 40,57, deverão ser efetuadas das 10 horas de 14 de janeiro às 16 horas de 15 de fevereiro de 2013 (horário de Brasília), exclusivamente pela internet, através do site www.vunesp. com.br. Dentro de três dias após o encerramento do prazo de inscrição, o candidato poderá acompanhar a sua situação, através do mesmo site.
 
Redução da taxa de inscrição: Uma das novidades deste certame é que, com base na Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, o candidato terá direito à redução de 50% do valor da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE, seja estudante de curso pré-vestibular ou curso superior (graduação ou pós) e esteja recebendo remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou ainda esteja desempregado. Essa redução deverá ser solicitada entre 14 e 15 janeiro de 2013.
 
Provas
O processo seletivo será constituído de Prova Preambular, Prova de Aptidão Psicológica e Prova de Aptidão Física.
 
A prova preambular será realizada na data provável 24 de março de 2013, nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Trará questões de Língua Portuguesa, Direito, Criminologia, Lógica e Informática. A confirmação da data e as informações sobre o horário, local e sala para a realização da prova deverá ser devidamente acompanhada pelo candidato, não podendo alegar desconhecimento.
 
A realização da prova de aptidão psicológica será somente na cidade de São Paulo, em data, local e horário a serem divulgados através de convocação.
 
Por fim, serão convocados oportunamente para realizar a prova de aptidão física todos os candidatos considerados aptos na prova de aptidão psicológica, com a ressalva de que, no caso dos candidatos portadores de necessidades especiais, essa prova será adequada à respectiva necessidade especial.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de José da Penha - RN

A Prefeitura de José da Penha, Estado do Rio Grande do Norte, através do Instituto Selecta, divulgou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e títulos. A oferta é de 95 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 1.800,00.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de professor, monitor, auxiliar de serviços escolar, médico, odontólogo, enfermeiro, técnico enfermagem, médico, assistente social para educação psicólogo, auxiliar de serviço administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, guarda noturno, vigia, motorista e tratorista.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados poderão fazer suas inscrições até às 23:55 minutos do dia 08 de janeiro de 2013, diretamente na internet pelo site do Instituto Selecta (www.selectainstituto.com.br). As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais ocorrerão no endereço do posto de atendimento da empresa Instituto Selecta, localizado a Rua João de Deus Fontes, 281 Centro - José da Penha - RN, da 09:00 h as 12:00 h e das 14:00 h as 17:00 h.
 
Provas
A realização das provas (datas, horários e locais) será devidamente divulgada por meio da Imprensa Oficial do Município, dos murais da Prefeitura (Rua Prefeito Francisco Fontes - 22 Bairro Centro), no site www.selectainituto.com.br e através de e-mail. A data prevista para a aplicação das provas será 03 de fevereiro de 2013 (domingo), no município de José da Penha-RN.
 
Os gabaritos serão divulgados no site da empresa www.selectainstituto.com.br; até 6 horas após a realização das mesmas.
 
O concurso terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de 02 anos.

Edital / Publicações

HCC abre processo seletivo

A Funcesi - Hospital Carlos Chagas (HCC) de Itabira, Minas Gerais, publicou edital n° 009/2012 de processo seletivo. O certame formará cadastro reserva de pessoal nos cargos de Médico para atuar nas áreas de Tomografia, Raio X, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Duplex Scan, Espirometria, Mamografia e Retossigmoiodoscopia. A remuneração é de R$ 4.943,40 e a jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

Os interessados na seleção poderão se inscrever na Administração do HC / Funcesi, localizado à Chácara Fernando Jardim, nº 555, Campestre, Itabira - MG, no período de 07 a 11 de janeiro de 2013 no horário compreendido entre 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, ou pelo e-mail administracao@hcc.funcesi.br, sem custos com taxas

O Processo Seletivo constará de Inscrição, Pré-Habilitação Técnica e Entrevista.

A validade do certame será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

CEDEME - SP lança edital de processo seletivo

Foi publicado o edital N° 001/2012 de processo seletivo para contratação de 07 Agentes de Saúde para o Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental - CEDEME, no Estado de São Paulo. A carga horária é de 30 horas semanais e as contratações serão por tempo determinado.
 
As inscrições serão realizadas no período de 07 a 09 de janeiro de 2013 das 09h30 as 15h30, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, localizado na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, nº 55, Km 63, Tapera Grande, Pirapitingui - Itu/SP.
 
O certame constará de prova de Conhecimentos Gerais. A partir da publicação da classificação final o certame passará a ter validade de um ano.

Prefeitura de Ipuaçu (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipuaçu, cidade localizada a 580 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece 69 vagas com salários que variam entre R$ 318,25 a R$ 7.400,48, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de copa e limpeza, recepcionista, agente administrativo, técnico em esporte, auxiliar de biblioteca, auxiliar de informática, tesoureiro, vigia, motorista, operador de máquinas rodoviárias, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, mecânico, técnico em agropecuária, operador de trator agrícola, assistente social, psicólogo, agente comunitário de saúde, nutricionista, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, médico, farmacêutico, agente de vigilância sanitária, professor, assistente de educação, orientador educacional, auxiliar de odontologia, agente de manutenção e construção, auxiliar de contabilidade, veterinário, fiscal de tributos e agente de tributação.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até às 24h00min horas do dia 28 de janeiro de 2013, através do site www.eplconcursos.com.br, mediante o pagamento de taxas entre R$ 14,00 e R$ 330,00.
 
Prova
Os títulos deverão ser entregues a partir de 07 a 28 de janeiro de 2013 na Prefeitura de Ipuaçu-SC, no setor de recursos humanos (RH).
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 17 de fevereiro de 2013, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 12 de fevereiro de 2013, através do site www.eplconcursos.com.br. O gabarito será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 e o resultado da prova de títulos sairá a partir do dia 14 de março de 2013.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Capim Grosso (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capim Grosso, localizado a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou processo seletivo Nº. 01/2012 com o objetivo de ocupar 19 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível médio), com remuneração de até R$ 871,00. Será formado também cadastro de reserva, lembrando que 5% das vagas estão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever de forma presencial na cidade de Capim Grosso, na Secretaria Municipal de Saúde, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira ou no site www.seletaconcursos.com.br, até o dia 11 de janeiro de 2013.
 
A data, local e horário de realização da prova objetiva será divulgada a partir do dia 18 de janeiro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e através do site www.seletaconconcursos.com.br. O gabarito parcial será divulgado em até 48 horas após a realização da prova objetiva.
 
Os títulos deverão ser entregues em 48 horas após divulgação do resultado parcial da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Saúde de Capim Grosso.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu prefeito.

Edital / Publicações

UFRJ abre concurso público

Foi lançado edital de concurso público N° 312/2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o objetivo de contratar 315 profissionais docentes. A jornada de trabalho dos contratados poderá ser de 20h, 40h e/ou 40h semanais em regime de dedicação exclusiva, conforme o caso, com salários de R$ 1.711,80 (auxiliares em 20h) a R$ 12.225,25 (titulares em DE). A esses valores será acrescido auxílio alimentação de R$ 152,00 para jornadas de 20h e de R$ 304,00 para as demais.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Professor Titular, Adjunto, Assistente e Auxiliar junto ao Polo Xerém, campus Macaé, Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Medicina, Odontologia, Educação e de Letras, Institutos de Economia, Física, Geociências, Matemática, Química, Biofísica, Ciências Biomédicas, Microbiologia, Nutrição, História e de Psicologia; bem como às Escolas de Comunicação, Belas Artes, Música, Química e Escola Politécnica, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos e Museu Nacional.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 08 de janeiro e 06 de fevereiro de 2013 pelo site www.concursos.pr4.ufrj.br. A taxa de participação fica entre R$ 50,00, a R$ 300,00, conforme a titulação do candidato.
 
Os programas dos concursos estarão disponíveis no site eletrônico do concurso até a data de início das inscrições.

O prazo de validade do certame será de um ano a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da UFRJ.

UFPA abre processo seletivo

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou edital N° 230/2012 de processo seletivo visando o preenchimento de vagas de Professor Substituto, para o Ensino Superior, em regime de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração varia de R$ 2.265,78 a R$ 4.300,00.

As vagas são para os seguintes campi:

 - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas: Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Abordagem Comportamental (1).

 - Campus Marabá: Teorias Políticas Clássicas I e II, Política e Relações Internacionais e afins (1), Cálculo Diferencial e Integral (1).

 - Campus de Soure: Língua Inglesa (1), Biofísica, Biomatemática, Bioestatística, Bioquímica e as FTM's (1).

As inscrições serão realizadas no período de 02 a 31 de janeiro de 2013 nas Unidades para onde se destinam os processos seletivos, mediante preenchimento da ficha de inscrição pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído, que deverá apresentar procuração. Ou ainda pelo Correios, através do serviço de postagem rápida - SEDEX, encaminhada para o endereço de cada Unidade responsável pela seleção, com data de postagem até o último dia de inscrição.

Não haverá pagamento de taxa de inscrição, e a seleção constará de Julgamento de Títulos, Provas Escrita e Didática.

O prazo de validade do certame será de 01 (um) ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

CIRUSPAR abre vagas para Médicos

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná - CIRUSPAR - SAMU 192, publicou edital Nº. 007/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação temporária de pessoal Médico Regulador/Intervencionista e cadastro de reserva, pelo prazo determinado de 6 meses, prorrogáveis por mais seis meses, ou até que as vagas sejam preenchidas através da realização de novo concurso público, (o que ocorrer primeiro), para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 Sudoeste do Paraná.
 
A remuneração é de até R$ 4.000,00, por jornada de trabalho de 12 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever na sede do CIRUSPAR, localizada na Rua Assis Brasil, 622, Bairro Vila Isabel, em Pato Branco, até às 17:30 horas do dia 04 de janeiro de 2013, ou através do envio de e-mail com a documentação exigida digitalizada, para o seguinte e-mail: fernanda.ciruspar.adm@hotmail.com. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo compreenderá unicamente a avaliação curricular de experiência profissional e títulos.
 
A seleção ocorrerá na data provável de 07 de janeiro de 2013, pela comissão designada.
 
O resultado será divulgado no jornal Diário do Sudoeste, no dia 08 de janeiro de 2013.
 
Todas as informações referentes a este Processo Seletivo serão prestadas pelo CIRUSPAR, ou pelo telefone (46) 3902-1338.

Conheça os chás que auxiliam na digestão

Bebida dissolve gorduras e diminui a formação de gases
 
Chá de boldo, de menta, hortelã, camomila, erva-doce, etc. Quem nunca tomou um deles depois de exagerar no almoço ou comer aquela feijoada que não caiu bem? Por ser feito basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.

Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora, segundo Nardino. "Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem", diz o farmacêutico, que também recomenda o consumo de chá branco.
 
"Ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave", afirma. Já a nutricionista funcional Daniela Jobst, recomenda o chá verde como um ótimo digestivo, já que ativa a produção de ácidos estomacais.

Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão hortelã, menta, hibisco, psilium, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Essas infusões são ótimas de serem consumidas depois das refeições. Um velho conhecido do sistema digestivo é o boldo, também chamado popularmente como boldo-do-chile.
 
Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. "Mesmo sendo muito comum entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê", diz o farmacêutico.

Segundo a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes, uma xícara de chá quente depois das refeições ajuda a fazer digestão. "Escolha o chá de sua preferência, independente do sabor, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases", garante.
 
Riscos para saúde
De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população utilizam chás ou remédios naturais, fazendo uso da medicina popular para tratar doenças. O grande problema, no entanto, é o uso em excesso que, segundo especialistas, é difícil mensurar.

Sendo assim, para evitar riscos, uma dica é não substituir a ingestão de água ou outros líquidos pelos chás exclusivamente. Indica-se, ainda, variar as ervas utilizadas e evitar infusões muito concentradas. Gestantes devem consultar o médico antes de consumir chás, já que algumas plantas podem ser abortivas.
 
Fonte Minha Vida

Nove alimentos que ajudam na digestão

Fibras, chás, ameixa e até azeite evitam estômago pesado e azia
 
Quem nunca sentiu aquele mal estar depois que comeu demais ou sofreu as dores de uma escolha errada no cardápio? Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como a azia e a prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria dieta, com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas. O gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo, explica que se os problemas persistirem, o ideal é procurar um médico, que poderá dar uma orientação mais específica.
 
Confira os alimentos que podem ajudar na digestão e acabe com o desconforto após as refeições:
 
cereais e frutas - Foto Getty ImagesFibras
As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. "As fibras insolúveis não são digeridas, e atuam aumentando a velocidade intestinal, contribuindo principalmente para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de doenças no intestino", diz o gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo. Já as solúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água. "Ela que irá ajudar na formação do bolo fecal, melhorando o fluxo do intestino", completa Irineu.
 
ameixas - Foto Getty ImagesAmeixa
Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal. "A quantidade depende do consumo de outras fibras provenientes da alimentação, mas uma média de uma a duas ameixas por dia seria ideal para pessoas com o intestino preso", diz a nutricionista Thatiana Galante, de São Paulo.
pote com gengibre ralado ao lado de um gengibre inteiro - Foto Getty ImagesGengibre
Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. "O gengibre pode ser consumido na forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos", diz a nutricionista Pollyanna Ayub, da Amil.
mamão e abacaxi fatiados - Foto Getty ImagesMamão e abacaxi
De acordo com Irineu Pantoja, o abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. "Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente", diz o gastroenterologista.
banana fatiada - Foto Getty ImagesBanana
"A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal", diz a nutricionista Pollyana. Ela completa dizendo que essa fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. "Apesar de o frutano estar mais presente na fruta verde, a banana madura ajuda a reverter quadros de diarreia", ressalta a nutricionista.
 
pote de iogurte com uma colher dentro - Foto Getty ImagesIogurtes probióticos
Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. "Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico", afirma Pollyana Ayub. A recomendação é ingerir uma porção (um potinho) de iogurte por dia.
vidro de azeite - Foto Getty ImagesAzeite
Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. "Por ser uma gordura, o azeite estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão", completa. O azeite pode ser consumido nas saladas ou como tempero em qualquer outra preparação.
chá de hortelã - Foto Getty ImagesChás digestivos
Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada. "Chás de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium são os digestivos mais conhecidos", afirma a nutricionista Thatiana. De acordo com ela, o ideal é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição. "E quanto menor o processo de oxidação da planta, maior é a concentração de oxidantes e mais efetivo ele é", afirma a nutricionista. Os chás podem ser consumidos de forma clássica ou acrescidos em sucos.
 
cesta com couve crua dentro - Foto Getty ImagesCouve
De acordo com a nutricionista Thatiana, essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua, mas seus benefícios não se perdem com a cocção.
mulher comendo salada - Foto Getty ImagesEvite beber durante as refeições
O gastroenterologista Irineu não aconselha a ingestão de líquidos durante a refeição. "Esse hábito compromete o processo digestivo e a utilização plena dos nutrientes ingeridos, comprometendo sua absorção", diz. O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão.
 
Fonte Minha Vida

Mude 12 hábitos para prevenir a azia

Entenda por que cigarro, álcool e jejum prolongado pioram a queimação no estômago
 
O prazer da refeição dura pouco para os 20 milhões de brasileiros que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são obrigados a lidar com a queimação no estômago causada pela azia. O número levantado já é alto, mas tende a ser ainda maior, já que a maioria das pessoas que convive com o problema dificilmente busca um especialista na tentativa de resolvê-lo. "A maioria dos pacientes procura, por conta própria, medicamentos ou soluções naturais para amenizar o desconforto", afirma o gastroenterologista Luiz Eduardo Rossi Campedelli, do Hospital Albert Einstein. "Os sintomas acabam melhorando temporariamente, mas voltam a incomodar em pouco tempo sem tratamento médico".

A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. "Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali", explica o gastroenterologista Ricardo Blanc, membro da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia.
 
O tratamento do problema pode até incluir o uso de medicamentos, mas os especialistas garantem que só isso não funciona. O método mais eficiente contra a queimação no estômago é a mudança de hábitos tanto em relação à sua dieta quanto à forma como os alimentos são consumidos. "Mastigando bem os alimentos, por exemplo, você facilita o trabalho do estômago, que pode produzir menos ácido", afirma o gastroenterologista do Einstein. Os cuidados são todos muito simples, mas fazem uma tremenda diferença na sua digestão, acompanhe todos eles para começar e encerrar suas refeições com muito prazer.
 
Cardápio selecionado
Controlar o consumo de alguns alimentos ajuda a evitar crises de azia. De acordo com gastroenterologista Luiz Eduardo Rossi Campedelli, do Hospital Albert Einstein, frituras e alimentos muito gordurosos devem ficar longe do prato de quem sofre com azia. Frutas ácidas, condimentos, embutidos e alguns tipos de verduras, como couve, couve flor, brócolis, repolho, nabo, rabanete, pepino e tomate também devem ser evitados, porque tem ph ácido.

Refeições na hora certa
Passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso acontece porque, quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago. "Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico", explica o gastroenterologista Luiz Campedelli.
 
Pratos que transbordam
Quem exagera no prato também corre maior risco de ter azia. "Quanto maior o volume de alimentos ingeridos de uma vez, maior será o risco que o suco gástrico atinja o esôfago, já que estômago estará superlotado", explica Luiz Campedelli.

Exercícios após a refeição
Segundo o gastroenterologista Ricardo Blanc, muita movimentação física aumenta as chances de refluxo. Até duas horas após uma grande refeição, o estômago ainda acumula ácidos gástricos em maior quantidade e os movimentos podem fazer com que esses líquidos retornem em direção ao esôfago, causando a queimação.
 
Leite gelado durante uma crise
Tomar um copo de leite gelado pode até piorar a queimação. "O alívio que você sente ao tomar um copo de leite é momentâneo. A bebida tem pH baixo (o que neutraliza a acidez estomacal). No entanto, é rica em cálcio, mineral que estimula a produção de ácido gástrico pelo estomago", alerta Luiz Campedelli. Além disso, o leite, em sua versão integral, é rico em gorduras, outro componente que aumenta as chances de azia. O mesmo processo não acontece com o leite de soja, que não possui grandes quantidades de cálcio e é livre de gorduras. "Um copo de leite de soja gelado traz alívio, assim como alguns goles de água gelada".

Café depois do almoço
Outro hábito bastante comum que deve ser evitados por pessoas que sofrem com azia é tomar café após a refeição. "A cafeína provoca um relaxamento demasiado no esfíncter, causando o refluxo de ácido digestivo para o esôfago. Duas xícaras diárias é o máximo recomendado para uma pessoa que sofre com crises de azia", diz o gastroenterologista Vladimir Schraibman, especialista do Minha Vida.
 
Tomar chá preto
De acordo com o gastroenterologista Vladimir Schraibman, especialista do Minha Vida, assim como o café, o chá preto e o chá mate provocam o relaxamento do esfíncter, facilitando o refluxo e aumentando as chances de azia. Chás mais claros ou o chá verde não causam o mesmo efeito, podendo ser consumidos sem preocupação. O chá de camomila, por sua vez, possui características calmantes que diminuem a irritação da parede do esôfago atingida pelo refluxo gástrico.

Sono após comer
Deitar-se após as refeições deixa o corpo em uma posição que facilita o refluxo dos ácidos digestivos que provocam a azia. Caso você seja vítima do problema, o ideal é permanecer sentado, pelo menos, meia hora após o término da refeição e, só após este intervalo, dar um cochilo.
 
Riscos do álcool
Além de irritar naturalmente o sistema gástrico, o álcool também estimula a produção de ácido pelo estômago e diminui a capacidade de contração da válvula que impede o refluxo. Por isso, evite esse tipo de bebida durante as refeições como medida preventiva. Também não é recomendável beber com o estômago vazio, prevenindo o acúmulo de ainda mais ácidos digestivos.

Mais uma do cigarro
A azia é mais um incômodo que pode ser colocado na lista de malefícios que o fumo traz ao corpo. "Além de causar problemas sérios no pulmão, o cigarro também diminui a proteção da mucosa do estômago, deixando o órgão mais sensível à irritação causada pelo ácido gástrico", afirma Ricardo Blanc. É por esse motivo também que o cigarro aumenta as chances de úlcera no estômago.
 
Excesso de peso
Pessoas que sofrem com o sobrepeso ou com obesidade têm maiores probabilidades de serem incomodadas com a azia, já que a pressão sobre o estômago (causada pelo excesso de peso) aumenta as chances dos ácidos gástricos sofrerem refluxo em direção ao esôfago.

Líquidos durante a refeição
Bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, forçando os ácidos digestivos a seguirem em sentido inverso (refluxo gástrico). Outras bebidas, em excesso, acabam diluindo o ácido gástrico e obrigando o estômago a produzi-lo em maior quantidade. "Ardência e queimação são resultados possíveis quando há consumo exagerado de bebidas junto às refeições", afirma o gastroenterologista Ricardo Blanc.
 
Fonte Minha Vida

Bumbum grande pode significar mais saúde, diz estudo

Gluteoplastia antes e depoisO biótipo conhecido das brasileiras é aquele que possui a comissão de trás avantajada. Se você faz parte desse grupo considere-se uma pessoa de sorte – e não estamos falando de beleza.
 
Um estudo britânico sugere que acumular gordura na região dos quadris, bumbum e coxas é saudável porque protege contra problemas cardíacos e metabólicos.
 
Segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, essa proteção proveniente da gordura no quadril ocorre porque, nessa região, a gordura absorve ácidos graxos e contém um agente anti-inflamatório que impede a obstrução das artérias.
 
O artigo diz ainda que ter bumbum grande é preferível à gordura na região da cintura, que não oferece esse tipo de proteção.

De acordo com os cientistas britânicos, em contrapartida, pouca gordura nos quadris pode levar a problemas metabólicos sérios, como a Síndrome de Cushing, uma desordem causada por altos níveis de cortisona do sangue e que causa aumento de peso.
 
Estudos anteriores demonstraram que é mais difícil queimar a gordura concentrada em torno das coxas e do bumbum do que a situada na região da cintura. Segundo os especialistas, essa dificuldade em queimar a gordura na região do quadril tem resultados benéficos, porque quando a gordura é quebrada muito depressa, ela libera substâncias que podem levar a inflamações no corpo.
 
São as citoquinas, que estão associadas a doenças cardiovasculares, resistência à insulina e diabetes.
 
E há mais benefícios: a gordura em torno do quadril também produz maiores quantidades do hormônio adiponectina, que protege as artérias e promove melhor controle da taxa de açúcar no sangue e da queima de gordura.
 
Em comparação, excesso de peso na região da barriga aumenta os riscos de diabetes e de doenças cardíacas.
 
Porém, a dificuldade é conseguir manter a gordura saudável das coxas sem adquirir os indesejáveis pneuzinhos na cintura. Os pesquisadores afirmam que tratamentos futuros poderiam tentar aumentar deliberadamente a quantidade de gordura no quadril de pacientes para protegê-los contra doenças.
 
Fonte Corposaun

Morar na cidade grande: como ter saúde respirando um ar tão poluído?

Em 2008, os pesquisadores do Instituto de Epidemiologia do Centro Helmholtz, na Alemanha, concluíram que crianças que moram em cidades com trânsito muito movimentado têm 50% mais chances de desenvolver doenças respiratórias como asma e alergias ou infecções de pele.
 
Muita gente pensa que estar dentro de casa ou em um local fechado significa estar protegido da poluição, mas certo mesmo é que portas, janelas e paredes não impedem que a qualidade do ar seja ruim.
 
A poeira é um dos maiores vilões dessa história. E a queima de combustível é a maior responsável por ela. As minúsculas partículas ficam no ar e circulam pela casa toda, prejudicando a saúde de seus moradores. As crianças e idosos são os que mais sofrem com isso.
 
Um ar de má qualidade pode ser causador de diabetes (um estudo mostra uma forte ligação entre a diabetes nos adultos e a poluição atmosférica, a pesquisa de longo prazo se baseou em estudos anteriores de laboratório, que ligaram a poluição do ar a um aumento da resistência à insulina, um precursor da diabetes) e até insônia. Respirar bem é essencial, por isso, esse é um assunto que deve ser tratado com muita atenção, já que no mundo dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da poluição.
 
“Em alguns países, como o Japão, existe a cultura de cuidar da qualidade do ar que se respira, infelizmente, isso ainda está longe de acontecer no Brasil”, diz Marcelo Yoshikawa, diretor de empresa.
 
É realmente difícil encontrar alguém numa grande cidade que não tenha algum tipo de “ite”, isso quer dizer rinite, sinusite e outras doenças do sistema respiratório, sem falar da asma, que ainda mata no Brasil (para ela não existe cura, mas há tratamento). Então, porque o brasileiro ainda não aprendeu a se preocupar com o ar que respira?
 
“Muita gente vê a compra de um purificador de ar como um gasto, não um investimento”, afirma Marcelo. “No final das contas, as despesas com médicos e remédios acabam saindo muito mais caro”, conclui o empresário.
 
Fonte Corposaun

Férias de verão? Cuidado com animais peçonhentos

Muitas pessoas escolhem passar as férias de verão no campo ou em praias mais afastadas. Nestes locais é possível ter contato direto com a natureza, o que é muito relaxante, porém é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em problema.
 
O verão é a época do ano em que mais ocorrem casos de acidentes com animais peçonhentos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de São Paulo. 60% dos casos são registrados nesta época do ano. Nos últimos três anos, o estado registrou 34.810 ocorrências.
 
O aumento está diretamente relacionado aos hábitos dos animais e das pessoas, que neste período acabam se expondo mais aos riscos em passeios pela mata, por exemplo.
 
Entre os animais peçonhentos mais comuns e que exigem maiores cuidados, estão escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. É preciso estar atento, pois os bichos muitas vezes estão escondidos em entulhos, em roupas ou dentro dos sapatos.
 
Mas não são apenas aqueles que estão nas matas que precisa ficar de olho. Diferentemente do que muitos imaginam, a grande maioria dos ataques ocorre nos centros urbanos mesmo. Mas os acidentes no campo e na mata também são freqüentes.
 
A indicação, caso seja picado por algum desses animais, é não tentar remédios caseiros e sim procurar um médico. “No caso de se acidentar não é indicado o uso de torniquete ou o corte no local da picada. O correto é correr até o serviço mais próximo e procurar atendimento”, afirma a técnica da Divisão de Zoonoses, Joceley Casimiro Campos.
 
Seguem, agora, algumas dicas para que você evite este tipo de acidentes.
 
Cuidados preventivos:
- Sempre utilizar luvas para cuidar dos jardins;

- Use botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na mata;

- Evite manter entulhos em casa ou locais de circulação;

- Mantenha o quintal sempre limpo

- Bata ou chacoalhe o sapato antes de calçá-lo.
 
Em caso de picada:
- Não usar torniquete;

- Não fazer corte no local;

- Procurar atendimento médico imediatamente.
 
Fonte Corposaun

Férias de verão: hora de fazer um check-up

Chegar aos 100 anos de idade com boa qualidade de vida é o sonho de muitos. Estudo conduzido pelo National Institute on Aging busca compreender os fatores que contribuem para maior longevidade. O censo mais recente dos Estados Unidos revela que, por volta do ano 2050, mais de 800 mil americanos entrarão no segundo século de vida.
 
Além de bons genes, alimentação e hábitos saudáveis, os cuidados com a saúde parecem exercer um papel fundamental na longevidade. Isso inclui o check-up anual.
 
“Inúmeras doenças, quando diagnosticadas no início, através dos check-ups de rotina, têm prognóstico favorável. Isso significa que o que antes poderia ser fatal, agora pode ser tratado como doença crônica, permitindo ao paciente viver mais e melhor. De nada valeria investir em medicamentos e equipamentos com tecnologia de ponta se não houvesse essa mudança cultural na população, que hoje já encara muito bem os exames anuais”, diz o médico Rafael Ayoub, coordenador médico de check-up, em São Paulo.
 
Conheça os exames mais indicados para avaliar a saúde do homem e da mulher:
 
1. Mamografia. “Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos”.
 
2. Papanicolau. “Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal”.
 
3. PSA (livre e total). “O ‘antígeno prostático específico’ é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento. A avaliação do resultado deve levar em conta dados clínicos, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos”.
 
4. Exame colesterol e triglicerídeos. “Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, entre homens e mulheres.”
 
5. Exame de glicemia em jejum. “Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada.”
 
6. Controle da tireoide. “Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia. Vale ressaltar que homens também devem fazer o exame quando solicitado pelo médico.”
 
7. Densitometria óssea. “Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida do paciente.”
 
8. Eletrocardiograma. “Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado dos exames abaixo.”
 
9. Teste ergométrico. “Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.”
 
10. Ecodopplercardiograma. “Trata-se de um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.”
 
11. Autoexame da pele. “O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. O uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção – prestando atenção na presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Na dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico o mais preciso possível.”
 
O doutor Rafael Ayoub diz que há, ainda, outros exames que fazem parte do check-up masculino que identificam fatores de risco para doenças do coração, diabetes e câncer, assim como checam também funções de órgãos importantes como o fígado e os rins. De acordo com a necessidade do paciente, o check-up masculino pode ainda conter exames de função pulmonar e raios-X, assim como avaliações nas áreas de otorrinolaringologia, oftalmologia, e gastro/proctologia.
 
Fonte Corposaun

Confira dicas para evitar problemas de circulação durante viagens longas

Falta de movimentação pode causar trombose e, a partir daí, embolia, que chega a ser fatal
 
Em longas viagens de avião ou carro, ficar com as pernas paradas e numa só posição dificulta a circulação sanguínea, o que pode provocar inchaço e até, em casos mais graves, entupir alguma veia. Esse problema, conhecido como trombose venosa, tem como sintomas dores na batata da perna, vermelhidão, aumento de temperatura e inchaço (principalmente se uma perna ficar maior que a outra).
 
— As pessoas devem ficar atentas aos sinais durante uma viagem. Muitas vezes a trombose é silenciosa e pode levar à embolia pulmonar — diz o médico angiologista Ary Elwing, referindo-se a uma situação potencialmente fatal, que ocorre quando um coágulo da perna se solta e chega até os pulmões.
 
Segundo ele, para evitar o risco de trombose, qualquer pessoa que for viajar por um período maior que duas horas deve beber bastante líquido, descartar o consumo de álcool, usar meias elásticas de compressão para facilitar a circulação sanguínea, procurar caminhar a cada duas horas e não ingerir remédios para dormir.
 
A seguir, o especialista lista dicas que ajudam a circulação sanguínea durante as viagens:
 
- Não permaneça sentado por longos períodos.
 
- Eleve as pernas se estiver sentado por período de tempo moderado.
 
- Faça exercícios durante a viagem: com os calcanhares apoiados no chão, movimente os pés alternadamente para cima e para baixo por cinco minutos. Repita o ciclo a cada hora.
 
- Não deixe de fazer pequenas caminhadas.
 
- Mantenha-se hidratado, ingerindo bastante líquidos e evitando bebidas alcoólicas.
 
- Use roupas confortáveis.
 
- Acomode as bagagens de mãos no compartimento específico para que você tenha espaço para esticar as pernas.
 
- Converse com seu médico sobre a necessidade de medicamentos e uso de meias de compressão elástica para viagens longas.
 
Fonte Zero Hora

Brasileiras com câncer de mama têm tumores maiores que americanas

Pesquisa que indicou o problema foi premiada no 17º Congresso Mundial de Mastologia
 
Brasileiras diagnosticadas com câncer de mama têm tumores maiores e sobrevida menor do que as pacientes americanas. É o que indica uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) premiada no 17º Congresso Mundial de Mastologia, realizado neste ano em Salvador.
 
Nosso sistema de prevenção é deficiente
Deveríamos oferecer mais mamografias de rastreamento à população feminina para atingirmos índices semelhantes aos americanos — diz o professor da Faculdade de Medicina de Botucatu Gilberto Uemura, que orientou a pesquisa.
 
O estudo foi realizado pelo mastologista René Aloísio da Costa Vieira, que comparou registros do Hospital do Câncer de Barretos com índices dos Estados Unidos num período de 10 anos.
 
Fonte Zero Hora

Dieta adequada ameniza excessos das festas de final de ano

Nutricionista indica os alimentos que ajudam o seu organismo a eliminar as substâncias tóxicas
 
Final de ano é uma época de excessos alimentares. As festas e confraternizações disponibilizam uma enorme variedade de quitutes e manter uma dieta saudável nem sempre é fácil.
 
Mas manter a saúde, mesmo nessa época, é sempre importante. A nutricionista funcional Alice Müller lembra que é fundamental manter a consciência para não prejudicar o corpo. Ao exagerar na alimentação e também nas bebidas, o organismo vai sofrer com os excessos.
 
— Desidratação, cansaço e indisposição, alteração de humor, tonturas, mudanças nos níveis de açúcar no sangue como hipoglicemia, problemas digestivos e dor de cabeça são algumas das reações à má alimentação e aos excessos — explica Alice.
 
Para quem passou da conta nas festas, a solução é cuidar melhor do corpo nos dias seguintes. Segundo a nutricionista, com os alimentos certos, dependendo dos exageros cometidos, em um ou dois dias já é possível sentir-se melhor e ter o organismo funcionando adequadamente.
 
Para garantir que seu corpo se recupere, a nutricionista indica uma alimentação mais leve e de fácil digestão, que elimine as substâncias tóxicas e ainda permita que elas não façam tão mal ao seu organismo.
 
— O ideal é consumir alimentos que ajudam o fígado a trabalhar melhor, pois ele é o principal responsável pelo metabolismo de nutrientes, do álcool e de diversas outras substâncias — afirma Alice.
 
Confira a dieta indicada pela nutricionista para ajudar a recuperar seu organismo dos excessos de final de ano:
 
Água: beba muita água para hidratar o corpo. Lembre-se de consumir pelo menos 2 ou 3 litros.
 
Água de coco: possui potássio e minerais que ajudam a hidratar o organismo.
 
Sucos de frutas com hortaliças: adicione vegetais aos sucos, pois a clorofila é uma importante aliada. Folha de couve e broto de alfafa ou de feijão são boas indicações que não alteram muito o gosto da bebida.
 
Frutas: limão, melancia, goiaba, morango e uva auxiliam na eliminação das toxinas e são ricas em antioxidantes, protegendo o organismo. Frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e melão também são indicadas.

Saladas: agrião, brócolis, couve flor, couve, rabanete, repolho e rúcula auxiliam a evitar a toxicidade de substâncias ruins ao corpo.
 
Alho: ajuda no trabalho das enzimas do fígado. Condimentos como gengibre, alecrim, pimenta preta e cúrcuma também são protetores.
 
Chás: o chá verde tem ação antioxidante, assim como o chá de dente de leão e de carqueja, que ajudam o fígado a fazer o seu trabalho.
 
Evite:
Alimentos industrializados: eles podem conter corantes, aromatizantes e conservantes, ou ainda excesso de sal ou realçadores de sabor que, em excesso, podem fazer mal ao organismo e sobrecarregar o fígado.
 
Cereais refinados: o pão branco, a massa e o arroz branco são destituídos da maioria dos nutrientes e fibras, e as fibras são essenciais para a redução da absorção de toxinas e sua eliminação. Prefira os carboidratos integrais, que vão ajudar a recuperar energia. Inclua aveia, arroz e pão integrais.
 
Carne vermelha: prefira carnes brancas de frango e peixe, que são de mais fácil digestão, sempre preparadas cozidas, assadas ou grelhadas.
 
Fonte Zero Hora