Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dieta adequada ameniza excessos das festas de final de ano

Nutricionista indica os alimentos que ajudam o seu organismo a eliminar as substâncias tóxicas
 
Final de ano é uma época de excessos alimentares. As festas e confraternizações disponibilizam uma enorme variedade de quitutes e manter uma dieta saudável nem sempre é fácil.
 
Mas manter a saúde, mesmo nessa época, é sempre importante. A nutricionista funcional Alice Müller lembra que é fundamental manter a consciência para não prejudicar o corpo. Ao exagerar na alimentação e também nas bebidas, o organismo vai sofrer com os excessos.
 
— Desidratação, cansaço e indisposição, alteração de humor, tonturas, mudanças nos níveis de açúcar no sangue como hipoglicemia, problemas digestivos e dor de cabeça são algumas das reações à má alimentação e aos excessos — explica Alice.
 
Para quem passou da conta nas festas, a solução é cuidar melhor do corpo nos dias seguintes. Segundo a nutricionista, com os alimentos certos, dependendo dos exageros cometidos, em um ou dois dias já é possível sentir-se melhor e ter o organismo funcionando adequadamente.
 
Para garantir que seu corpo se recupere, a nutricionista indica uma alimentação mais leve e de fácil digestão, que elimine as substâncias tóxicas e ainda permita que elas não façam tão mal ao seu organismo.
 
— O ideal é consumir alimentos que ajudam o fígado a trabalhar melhor, pois ele é o principal responsável pelo metabolismo de nutrientes, do álcool e de diversas outras substâncias — afirma Alice.
 
Confira a dieta indicada pela nutricionista para ajudar a recuperar seu organismo dos excessos de final de ano:
 
Água: beba muita água para hidratar o corpo. Lembre-se de consumir pelo menos 2 ou 3 litros.
 
Água de coco: possui potássio e minerais que ajudam a hidratar o organismo.
 
Sucos de frutas com hortaliças: adicione vegetais aos sucos, pois a clorofila é uma importante aliada. Folha de couve e broto de alfafa ou de feijão são boas indicações que não alteram muito o gosto da bebida.
 
Frutas: limão, melancia, goiaba, morango e uva auxiliam na eliminação das toxinas e são ricas em antioxidantes, protegendo o organismo. Frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e melão também são indicadas.

Saladas: agrião, brócolis, couve flor, couve, rabanete, repolho e rúcula auxiliam a evitar a toxicidade de substâncias ruins ao corpo.
 
Alho: ajuda no trabalho das enzimas do fígado. Condimentos como gengibre, alecrim, pimenta preta e cúrcuma também são protetores.
 
Chás: o chá verde tem ação antioxidante, assim como o chá de dente de leão e de carqueja, que ajudam o fígado a fazer o seu trabalho.
 
Evite:
Alimentos industrializados: eles podem conter corantes, aromatizantes e conservantes, ou ainda excesso de sal ou realçadores de sabor que, em excesso, podem fazer mal ao organismo e sobrecarregar o fígado.
 
Cereais refinados: o pão branco, a massa e o arroz branco são destituídos da maioria dos nutrientes e fibras, e as fibras são essenciais para a redução da absorção de toxinas e sua eliminação. Prefira os carboidratos integrais, que vão ajudar a recuperar energia. Inclua aveia, arroz e pão integrais.
 
Carne vermelha: prefira carnes brancas de frango e peixe, que são de mais fácil digestão, sempre preparadas cozidas, assadas ou grelhadas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário