Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estudo aponta relação entre espessamento de camada da retina e esclerose múltipla (MS)

Cientistas da Cleveland Clinic, EUA, descobriram que o espessamento de uma camada da retina nos olhos pode demonstrar a rapidez com que a esclerose múltipla (MS) está progredindo nos pacientes que têm essa doença.
 
A pesquisa aponta que o espessamento da retina, que pode ser medido por exames de oftalmologistas, ocorre a taxas mais elevadas em pessoas com esclerose múltipla mais precoce e mais ativa.
 
No estudo 164 pessoas com esclerose múltipla e 59 pessoas sem a doença foram submetidas a exames oculares que mediram o espessamento de uma parcela de suas retinas a cada seis meses por aproximadamente 21 meses. Os participantes passaram por exames cerebrais de ressonância magnética no início do estudo e também anualmente.
 
Os resultados apontaram que as pessoas com recaídas de esclerose múltipla tiveram espessamento 42% mais rápido do que pessoas com a doença, mas sem recaídas.
 
As pessoas que tiveram seu nível de deficiência agravado durante o estudo tiveram 37% mais espessamento da retina do que aqueles que não tiveram alterações. Aqueles que tiveram a doença a menos de cinco anos, mostraram espessamento 43% mais rápido do que aqueles que tiveram a doença a mais de cinco anos.
 
“Como mais terapias são desenvolvidas para retardar a progressão da esclerose múltipla, o teste de espessamento da retina nos olhos pode ser úteis para avaliar a eficácia dessas terapias”, explica o autor do estudo Peter Calabresi.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário