Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Confira dicas para evitar problemas de circulação durante viagens longas

Falta de movimentação pode causar trombose e, a partir daí, embolia, que chega a ser fatal
 
Em longas viagens de avião ou carro, ficar com as pernas paradas e numa só posição dificulta a circulação sanguínea, o que pode provocar inchaço e até, em casos mais graves, entupir alguma veia. Esse problema, conhecido como trombose venosa, tem como sintomas dores na batata da perna, vermelhidão, aumento de temperatura e inchaço (principalmente se uma perna ficar maior que a outra).
 
— As pessoas devem ficar atentas aos sinais durante uma viagem. Muitas vezes a trombose é silenciosa e pode levar à embolia pulmonar — diz o médico angiologista Ary Elwing, referindo-se a uma situação potencialmente fatal, que ocorre quando um coágulo da perna se solta e chega até os pulmões.
 
Segundo ele, para evitar o risco de trombose, qualquer pessoa que for viajar por um período maior que duas horas deve beber bastante líquido, descartar o consumo de álcool, usar meias elásticas de compressão para facilitar a circulação sanguínea, procurar caminhar a cada duas horas e não ingerir remédios para dormir.
 
A seguir, o especialista lista dicas que ajudam a circulação sanguínea durante as viagens:
 
- Não permaneça sentado por longos períodos.
 
- Eleve as pernas se estiver sentado por período de tempo moderado.
 
- Faça exercícios durante a viagem: com os calcanhares apoiados no chão, movimente os pés alternadamente para cima e para baixo por cinco minutos. Repita o ciclo a cada hora.
 
- Não deixe de fazer pequenas caminhadas.
 
- Mantenha-se hidratado, ingerindo bastante líquidos e evitando bebidas alcoólicas.
 
- Use roupas confortáveis.
 
- Acomode as bagagens de mãos no compartimento específico para que você tenha espaço para esticar as pernas.
 
- Converse com seu médico sobre a necessidade de medicamentos e uso de meias de compressão elástica para viagens longas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário