Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Queimaduras, amputações e morte: rojão é arriscado tanto para quem solta como para quem assiste

Reprodução/BBC Brasil
Cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, teve morte
 cerebral após ser atingido por um rojão
Cinegrafista Santiago Andrade da TV Bandeirantes morreu após ser atingido por artefato
 
Fogos de artifício como o que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade podem causar graves ferimentos a quem os lança ou a quem está por perto.
 
— O fator principal dos ferimentos causados por fogos de artifício é a violência com que ele atinge a vítima. Além de cortes e queimaduras, as vítimas podem sofrer amputações e perdas de nervos — afirma a dermatologista Valeria Campos, pós-graduada em Harvard.  
 
No caso especifico do cinegrafista, a médica explica que a morte aconteceu por uma somatória de fatores.  
 
— A combinação da distância em que o artificio foi acionado [próximo à vitima], juntamente com o tamanho do rojão e a consequente violência do impacto foram as principais causas.  
 
O dermatologista Carlos Heil, da Sociedade Brasieira de Dermatologia, afirma que é raro uma pessoa ser atingida por fogos morrer. Segundo ele, quem solta o artefato corre mais risco.
 
— Os ferimentos mais comuns acontecem com as pessoas que soltam os fogos, já que estão mais próximas do artefato. Quando elas são atingidas, é comum acontecer queimaduras, cortes na pele e, em alguns casos, a amputação de dedos ou da mão.  
 
Em caso de acidente, se a queimadura for de primeiro grau, o especialista afirma que a recomendação é lavar o ferimento com água corrente e não tocá-lo. O que pode ser feito, de acordo com o especialista, é cobrir o ferimento com uma gaze ou pano limpo.
 
— Os tratamentos caseiros não devem ser feitos. Manteiga, pasta de dente, borra de café, substâncias como essas podem agravar o grau do ferimento e podem provocar infecções.

R7

Correr protege a saúde dos olhos, garante estudo

iStockphoto/ Getty Images
Corrida ajuda a prevenir degeneração na retina
Pela primeira vez, cientistas relacionam saúde ocular com atividade física
 
Você sabia que exercício aeróbio e corrida protegem a saúde dos olhos? Pois, é. Um estudo realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, mostra que por o esqueleto para mexer previne a degeneração da retina e sua funcionalidade.
 
Apesar de ter sido realizado com rato, o estudo é importante porque pela primeira vez relaciona a saúde dos olhos com a atividade física.
 
Além disso, sugere que pacientes com os primeiros sinais de maculopatia (doença da retina difundida principalmente em idosos) poderiam registrar uma redução da degeneração da retina com algumas horas de atividade física.
 
A pesquisa foi realizada pó Eric Lawson e Jeffrey Boatright da Emory University e publicada no Journal of Neoroscience.
 
R7

Fim do horário de verão: adiante o horário do café em 15 minutos e facilite a readaptação

Se você está acostumado a tomar café às 7h, mude para 6h45
Almoçar e dormir alguns minutos antes facilita a adequação do corpo ao novo horário
 
Você sabia que o horário de verão termina neste sábado (15)? Talvez você faça parte da extensa lista de pessoas que sofrem com a mudança, não é? No sábado, vamos ganhar uma hora a mais, por isso, é necessário adaptar o corpo a nova mudança.
 
Segundo Cristiane Lopes, professora de fisiologia da Santa Casa de São Paulo, depois de alguns dias, o organismo consegue se adaptar ao novo horário, mas, enquanto isso, a dica é atrasar o relógio biológico 15 minutos por dia. Por exemplo, se você está acostumado a tomar café às 7h, mude para 6h45.
 
— Mesmo que você não esteja com fome, é bom "forçar" a refeição. Na hora de dormir também vá para a cama 15 minutos mais cedo.
 
R7

Estudo britânico relativiza eficácia de mamografias anuais

Exame preventivo para mulheres de 40 a 59 anos não reduz
mortalidade mais do que exames físicos
Exame preventivo para mulheres de 40 a 59 anos não reduz mortalidade mais do que exames físicos
 
As mamografias anuais feitas de forma preventiva por mulheres entre 40 e 59 anos não reduzem a mortalidade por câncer da mama mais do que os exames físicos ou o cuidado habitual, revela estudo publicado nesta quarta-feira (12) pelo British Medical Journal.

O trabalho, feito por uma equipe do Estudo Nacional de Mamografias do Canadá em um período de 25 anos, mostrou também que 22% dos tumores detectados por mamografia eram, na realidade, inofensivos e não teriam causado sintomas ou a morte das pacientes.
 
Uma em cada 424 mulheres que se submeteram a mamografias para o estudo foi vítima do diagnóstico, concluíram os cientistas. A mamografia anual é feita em muitos países por mulheres de diferentes idades como forma de prevenção e de redução da mortalidade.
 
Ainda que as mulheres com pequenos tumores não palpáveis, detectados por mamografias, tenham melhores expectativas de sobrevivência do que as mulheres com cânceres palpáveis, os cientistas dizem que não está claro que essa diferença se explique pelos controles mamográficos periódicos.
 
Os especialistas destacam que os resultados não podem ser considerados para todos os países, mas recomendam aos governos que revejam seus programas de mamografias anuais dentro das estratégias nacionais de combate ao câncer de mama.
 
Na opinião dos cientistas, embora a educação, o diagnóstico precoce e o excelente atendimento clínico devam continuar, as “mamografias anuais não contribuem para reduzir a mortalidade em mulheres entre 40 e 59 anos” mais do que os exames físicos.
 
* com informações da Agência Lusa

SaudeWeb

Fumar apenas 100 cigarros na vida aumenta em 30% risco de câncer de mama


Chance sobe para 60% entre mulheres que tragaram um maço por dia durante 15 anos, diz estudo
 
Muitos fumantes sociais acreditam que não exagerar nos cigarros é suficiente para se livrar do risco de efeitos secundários graves. Entretanto, uma nova pesquisa mostra que fumar apenas 100 cigarros na vida aumenta as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama em 30%. Os cientistas do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson (EUA) publicaram suas descobertas na edição de fevereiro da revista Cancer.

A pesquisa também revelou que mulheres que fumaram um maço de cigarros por dia durante pelo menos 10 anos são 60% mais propensas a desenvolver a forma mais comum de câncer de mama, com receptor de estrogênio positivo.

Os autores analisaram dados de 1.898 mulheres entre 20 e 44 anos. Dessas, 960 foram diagnosticadas com câncer de mama entre 2004 e 2010, sendo que 778 tinham um tumor com receptor positivo de estrogênio e 182 tinham o tipo triplo-negativo ? forma menos comum e mais agressiva, que não expressa nenhum receptor hormonal positivo. Além disso, os pesquisadores incluíram informações de 938 mulheres sem câncer de comparação.

Nesse estudo, as mulheres jovens que fumaram foram cerca de 30% mais propensas a desenvolver qualquer tipo de câncer de mama, em comparação com mulheres que nunca fumaram.

Quando os pesquisadores olharam para cada tipo de câncer de mama separadamente, não havia nenhuma ligação entre tabagismo e câncer de mama triplo-negativo. Mas as mulheres que fumaram por pelo menos 15 anos, seja um tabagismo leve ou pesado, foram cerca de 50% mais propensas a ter câncer de mama com receptor estrogênio positivo, em comparação com as mulheres que fumaram durante menos anos. E as mulheres que relataram fumar pelo menos um maço por dia durante 10 anos foram 60% mais propensas a ter esse tipo de câncer, em comparação com fumantes leves.

Pode ser que algumas das substâncias encontradas no cigarro interfiram no hormônio estrogênio, transformando-o mais facilmente em um receptor positivo para o câncer de mama, disseram os pesquisadores. No entanto, a ligação entre tabagismo e câncer de mama ainda não está tão clara.

12 motivos para parar de fumar já!
Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito.

A epidemia do tabagismo matou 100 milhões de pessoas no século XX , já que há mais de 50 doenças relacionadas a esse hábito, mas que poderiam ser evitadas.
 
Confira doze dos inúmeros malefícios de fumar:
 
Redução de olfato e paladar
O fumo traz sérias alterações na boca e no nariz. "Os agentes químicos presentes no cigarro atuam como irritantes da mucosa bucal, o que resseca e aumenta a camada de queratina", explica a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde. Ela explica que o fumo promove alterações nas papilas gustativas, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos.

Além disso, o cigarro é prejudicial para a mucosa olfativa, já que seu efeito térmico pode levar a lesões que alteram o olfato.                     
 
Doenças gastrointestinais
A digestão já fica prejudicada por conta das alterações no paladar. Para completar o desastre, a nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago e provoca irritação. O uso contínuo do cigarro enfraquece o músculo que impede o refluxo, o que aumenta o contato de ácido gástrico com a mucosa esofágica. O tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica. 
 
Rugas e pele envelhecida
Além dos dentes amarelados e do mau hálito, a pele tende a envelhecer mais rápido nos fumantes. "Existem alguns estudos feitos com gêmeos, em que somente um tinha o hábito de fumar, que comprovaram que aquele que fumava poderia aparentar até oito anos a mais que o irmão", conta o cirurgião plástico Gerson Luiz Julio.

Isso acontece porque a pele diminui a produção de colágeno e perde brilho e elasticidade. De acordo com Gerson, o aparecimento precoce de rugas também é provável, o que deixa a pele com um aspecto pardo ou amarelado. "Outra característica que os fumantes normalmente expõem na face são as populares manchas", completa o profissional.  
 
Problemas de visão
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata e de duas a três vezes maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.

O oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares, conta que os efeitos maléficos do tabagismo também estão associados à queda das pálpebras. "Isso pode provocar uma diminuição do campo visual e o aparecimento da oftalmopatia de Graves, doença que apresenta como sintomas retração palpebral, edema palpebral, lacrimejamento, fotofobia, sensação de corpo estranho, entre outros", afirma o profissional. 
 
Anulação dos efeitos benéficos de beber com moderação
A comprovação vem de um estudo da Universidade de Cambridge (Inglaterra) com 22 mil participantes. De acordo com os cientistas, beber com moderação (de três a 14 doses por semana) diminui as chances de um AVC, ou seja, uma redução de 37% no risco de acidente vascular cerebral.

No entanto, os fumantes que consumiam uma quantidade similar de álcool não apresentavam tal declínio em suas chances para o curso. Vale lembrar também que já era comprovado que pessoas que fumam têm um risco 64% maior de ter um acidente vascular cerebral do que aquelas que nunca fumaram. 
 
Câncer de boca
De acordo com o diretor do Departamento de Estomatologia do Hospital do Câncer, Fábio de Abreu Alves, 95% dos pacientes com câncer de boca fumam. O motivo é a composição do cigarro: "Ele é produzido por cerca de 4.700 substâncias tóxicas, sendo 60 cancerígenas", diz o especialista. Esse emaranhado de elementos nocivos presentes no tabagismo ainda é responsável por diversos outros tipos de câncer, principalmente nas vias aéreas, como laringe, esôfago e pulmão.

O dentista Marcelo Kyrillos, da clínica odontológica Ateliê Oral, também explica que a nicotina desestrutura a parte óssea da boca e danifica a estética vermelha natural da gengiva. O esmalte dos dentes é atingido pelo alcatrão. Ela penetra no esmalte superficial e causa o escurecimento deles. 
 
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
O tabagismo é a principal causa da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), complicação definida pela presença de obstrução progressiva do fluxo aéreo. "O perigo de desenvolver DPOC em um grupo de fumantes de dois maços de cigarros por dia é aproximadamente 4,5 vezes maior que para os não-fumantes", conta a fisioterapeuta Adriana Marques Battagin, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória.

Ela explica que o impacto da DPOC sobre o indivíduo portador não se dá somente na limitação física para a execução das atividades da vida diária, mas também nas relações afetivas, conjugais, sexuais, no lazer e no exercício profissional. Em decorrência da limitação física, muitos doentes tornam-se amplamente dependentes de seus familiares, despertando um sentimento de incapacidade e contribuindo para a diminuição de sua autoestima e a alteração de humor. 
 
Alteração das funções dos genes
A exposição à fumaça de cigarro altera a formação das células por conta do comprometimento da função de alguns genes, segundo um estudo realizado pela Southwest Foundation for Biomedical Research, nos Estados Unidos.

Os cientistas analisaram 1.200 pessoas e identificaram 323 genes que sofrem alterações na hora de converter informações genéticas em funções celulares por causa da fumaça do cigarro. Essas alterações têm grande influência negativa no sistema imunológico e um forte envolvimento no processo de morte das células e desenvolvimento de câncer.   
 
Doenças neurológicas
Cientistas do National Brain Research Center, da Índia, descobriram uma ligação direta existente entre tabagismo e danos cerebrais. Um composto do cigarro, chamado NNK, desencadeia uma resposta exagerada do cérebro a partir de células imunes no sistema nervoso central.

Os glóbulos brancos, que normalmente eliminam células danificadas, passam a atacar células saudáveis, resultando em graves danos neurológicos. De acordo com os pesquisadores, a substância é considerada pró-cancerígena, o que significa que pode causar câncer quando é modificada por processos metabólicos do corpo, além de desencadear distúrbios como a esclerose múltipla. 
 
Problemas no coração
A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo. Pesquisadores do Departamento de Cardiologia do Erasme Hospital e a Univesité Libre de Bruxelles, na Bélgica, comprovaram que respirar as substâncias do cigarro afetam várias funções do sistema vascular arterial - e mesmo quando já não há mais fumaça no ar.

O tabagismo - tanto ativo quanto passivo - provoca elasticidade do sistema vascular. O presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Fernando Nobre, alerta: "Essa elasticidade traz danos para a manutenção de uma pressão arterial saudável, além de poder evoluir para outros problemas, como o AVC". 
 
Infertilidade em mulheres e homens
O ginecologista Assumpto Iaconelli Júnior conta que, nas mulheres, o tabagismo pode causar: antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais, menor qualidade dos óvulos e embriões e dificuldade de implantação do óvulo.

"Observamos na nossa clínica, que realiza tratamentos de fertilização in vitro, que mulheres que fumam têm menor taxa de sucesso e precisam do dobro de tentativas, em média, em relação às não tabagistas, para conseguir uma gestação", completa o especialista.

Já nos homens, o cigarro afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozóides, piora o potencial de fertilização e aumenta o estresse oxidativo (radicais livres).   
 
Complicações na maternidade
Gravidez definitivamente não combina com cigarro. "Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma", afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias.

Segundo dados do INCA, um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular.

Um estudo da Universidade de York, no Reino Unido, também aponta que mulheres que fumam na gravidez têm maior risco de ter filhos hiperativos e com problemas de atenção na escola.

E não é só: o pneumologista Sergio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), ainda dá o alerta de que bebês que convivem diretamente com fumantes têm maiores chances de morrer sem nenhuma causa aparente, a chamada Síndrome da Morte Súbita Infantil.  
 
Minha Vida

Corrija os erros de postura que favorecem a dor nas costas

homem dirigindo - Foto: Getty Images
A postura ideal no carro é sentada com o apoio completo
 da coluna vertebral
Dirigir, dormir e até mesmo andar podem gerar problemas na coluna
 
Sedentarismo, obesidade e fumo são alguns hábitos que favorecem as dores na região lombar e na coluna cervical (pescoço). No entanto, a principal vilã desse desconforto é a má postura adotada em diversos momentos do nosso dia. Hérnia de disco, escoliose e lombalgia são apenas alguns dos problemas decorrentes da postura inadequada.
 
Pensando nisso, conversamos com especialistas, que deram dicas sobre como posicionar sua coluna corretamente em diversas atividades:
 
No carro
"A postura ideal no carro é sentada com o apoio completo da coluna vertebral", afirma o ortopedista Luciano Pellegrino, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Para que isso ocorra, devemos nos sentar com a coluna lombar e os glúteos totalmente apoiados no banco. Segundo a fisioterapeuta Thaís Vasconcelos Coutinho, da clínica Colunar, em São Paulo, o corpo deve ficar o mais próximo de um ângulo de 90 graus, e o encosto da cabeça deve estar alinhado. "Os joelhos precisam estar na mesma altura dos quadris, não podem ficar muito dobrados e devem estar a uma distância em que seja possível alcançar os pés nos pedais", diz. Os braços no volante não devem ficar muito elevados, pois isso aumenta a tensão nos ombros. "Sabendo que a posição sentada aumenta a sobrecarga na coluna, devemos ter um cuidado especial, pois uma postura inadequada pode gerar dores ou até mesmo complicações mais severas", completa Thaís. Os especialistas afirmam que a má postura ao dirigir pode gerar hérnia de disco, escoliose, dores na lombar e coluna cervical, além de dores nos membros inferiores e superiores.                     
 
Usando o computador
Nos dias atuais, em que a tecnologia cabe na palma da mão, as queixas de dores em coluna cervical vêm aumentando, em função do longo período em que as pessoas passam em posição de flexão - uma vez que a tela fica em uma posição muito abaixo do nível dos olhos. "Quando utilizamos o computador no sofá ou cama, com toda certeza não será possível ficar em uma boa postura e provavelmente ao desligar o computador você sentirá dor em alguma parte do corpo", declara a fisioterapeuta Thaís. Mas a dor não é o maior dos problemas que esse hábito pode causar: além da hérnia de disco, o sujeito estará propenso a desenvolver ou agravar um quadro de escoliose, aumentar a tensão muscular, desalinhamento de vértebras, entre outras situações.

Por isso, sempre que usar o computador, esteja sentado. "Primeiro fique em pé e coloque as duas mãos no glúteo, depois passe para a posição sentada 'empinando o bumbum' e tire as mãos do glúteo", conta Thaís. Sua coluna deve estar alinhada, encostada por inteiro na cadeira. "Suas pernas devem formas o ângulo de 90 graus os pés devem estar apoiados no chão, nunca cruzados", lembra a especialista. Por fim, evite sentar em cima das pernas e mantenha a tela do computador na linha dos olhos, pois se estiver baixo ou alto demais pode aumentar a tensão da musculatura, aumentando o risco de patologias. A altura da mesa e cadeira também é importante, é preciso que sejam reguladas de acordo com sua altura e necessidade. Os braços precisam estar apoiados nos apoiadores da cadeira e os ombros longe das orelhas. O punho deve ficar neutro, pois se estiver apoiado no mouse de forma incorreta pode causar tendinite e outras patologias - uma dica é utilizar um apoio para punho. "Não se esqueça de fazer alongamentos e levantar-se periodicamente."
 
Na cama
A postura correta para dormir é muito importante. "De uma forma geral, as melhores posições para dormir são deitado de lado ou deitado sobre as costas", afirma o ortopedista Luciano. Nessas duas posições as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral são mantidas, evitando quadros dolorosos. "Apesar da posição de dormir em decúbito ventral (de bruços) ser a preferida de muitas pessoas, nesse posicionamento existe maior chance de haver contraturas e dores musculares, principalmente na coluna cervical, por não manter adequadamente o alinhamento fisiológico da coluna."

A fisioterapeuta Thaís completa dizendo que o travesseiro não pode ser muito alto, para não aumentar a curvatura da coluna cervical, e nem muito baixo - deve estar na metade do ombro. "Além disso, para a coluna lombar ficar mais neutra na posição de lado, deve ser colocado um travesseiro entre os joelhos e deixar o quadril flexionado próximo a 90 graus."

Se optar por dormir de barriga para cima, não se esqueça de colocar travesseiros ou um rolinho (pode ser improvisado com edredom) embaixo dos joelhos, de modo que sua coluna vertebral fique encostada por inteiro no colchão.

Não se esqueça de que além da boa postura para dormir, também precisamos ter uma boa postura ao levantar da cama. "Vire primeiro de lado, depois coloque as pernas para fora e usando a força dos braços e contraindo o abdômen levante-se devagar", diz Thaís.
 
Fazendo uma refeição
Assim como devemos ter uma postura adequada usando o computador, sentar-se a mesa também exige a postura sentada correta. "Durante as refeições é muito importante o ajuste correto da cadeira junto à mesa, por isso, evite fazer uma refeição no sofá ou na cadeira sem uma mesa de apoio", explica o ortopedista Luciano. A altura da cadeira deve ser condizente com a altura da mesa e a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto. "Tente manter a coluna alinhada, sem ficar realizando muitas inclinações para frente e na hora de levar a comida à boca, traga a comida até você, de forma que você só precise se inclinar um pouco", completa a fisioterapeuta Thaís.
 
Carteiras escolares
Também é importante se preocupar com a postura, principalmente em sala de aula, pois alunos costuma passar muito tempo na mesma postura. "Para aqueles que têm filhos pequenos é preciso orientá-los desde cedo sobre a boa postura, pois a maioria das crianças já começa a sentar de forma incorreta desde cedo e, como estão em período de crescimento, a má postura em geral pode causar escoliose, que é o desvio da coluna vertebral", alerta a fisioterapeuta Thaís Coutinho, da Colunar. A postura errada pode fazer com que o sujeito tenha desgaste das vértebras, dos discos e das articulações, podendo causar distensões dos ligamentos e desequilíbrio muscular no futuro.

Durante uma aula a nossa tendência é relaxar na cadeira e assumir um postura semissentada ou semideitada. Esse posicionamento é muito ruim para a região da coluna lombar e pode levar a sintomas dolorosos. "É preciso sempre sentar de forma reta na cadeira e com bom apoio de todas as curvaturas da coluna vertebral", explica o ortopedista Luciano. Deve-se evitar sentar sobre alguma perna ou somente sobre um glúteo, pois isso determina dores musculares. "Outra orientação importante é observar a altura da mesa e o posicionamento correto dos livros, que não podem estar muito baixos nem muito altos - a altura ideal é próxima a altura dos olhos, para evitar movimentos de hiperflexão ou hiperextensão da coluna cervical."
 
Brincando com crianças ou animais
"Essa é uma causa frequente de lombalgia nos consultórios", afirma Luciano. Segundo o especialista, o ato de brincar com as crianças ou pets é muito saudável e não deve ser evitado - entretanto, devemos assumir uma postura correta nesse momento. "A melhor forma é sentar diretamente no chão ou em algum banquinho junto à criança para evitar ficar abaixado para alcançá-la", explica. Quando isso for necessário, a melhor forma é mantermos a coluna reta e descer flexionando apenas os joelhos. "Outra situação que deve ser evitada é a torção exagerada do tronco para os lados, com movimentos repetitivos, evitando a sobrecarga da coluna. " A fisioterapeuta Thaís lembra que sempre é importante contrair o abdômen quando colocar a criança próxima ao corpo para carregá-la, de forma a não sobrecarregar os membros superiores.
 
Enquanto andamos
Os problemas de uma má postura na posição em pé são similares aos da postura sentada, podendo gerar desalinhamento em quadril e a porção final da coluna, dores em membros inferiores, lombalgia, etc. A fisioterapeuta Thaís afirma que devemos estar o mais alinhado possível quando caminhamos. "A cabeça deve estar ereta e os ombros em linha reta. Para proteger a coluna vertebral, tente manter o abdômen em contração", afirma. Os quadris devem acompanhar as passadas para frente e para trás, assim como os membros superiores devem movimentar-se junto com o andar das pernas. "Ao pisar o calcanhar tem de ser o primeiro a tocar o chão, depois a planta e por último a ponta do pé, que irá auxiliar no impulso."
 
Minha Vida

Pés podem apresentar sinais de obstrução das artérias

Foto: Reprodução
Prestar atenção neles pode prever doenças cardiovasculares, como infarto e AVC
 
Por Dr. Bruno Valdigem
 
"Os pequenos detalhes são os mais importantes", Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle.
 
Os pés são uma parte do corpo negligenciada por todos. Embrulhamos em panos apertados (meias), depois colocamos em caixotes de couro (sapatos) que são feitos em formato padrão, não respeitando diferenças individuais. Chegando em casa não temos o hábito de secar entre os dedos, acumulando fungos e restos de pele morta. É a parte que menos cuidamos e menos observamos, mesmo na posição de médico. Quantas vezes um médico examinou seus pés?
 
Os pés estão na periferia do sistema circulatório e por isso sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea. São menos aquecidos também. As doenças circulatórias podem ser relacionadas a três ?sistemas?: o arterial (não chega sangue), o venoso (não drena o sangue adequadamente) e o linfático (o sistema venoso não tem o suporte de drenagem que deveria). Os dois últimos são difíceis de diferenciar e, como trabalham juntos, vamos juntar os dois em "venoso".
 
Doença venosa é adquirida ao longo da vida, com dilatações das veias para acomodar mais sangue. Essas dilatações formam verdadeiros sacos cheios de sangue (as varizes). A distensão dos sacos provoca dores, extravasamento de líquidos (inchaço), e escurecimento da pele (pelo deposito de hemossiderina, vindo das hemácias mortas). O Inchaço é maior à noite, pela gravidade, bem como a dor é maior quando a pessoa esta de pé.
 
A doença arterial é mais grave. A obstrução de artérias grandes (como femoral, ilíaca e até aorta) e menores (pediosa, poplítea) levam a falta de sangue crônica, inicialmente nos dedos e cada vem mais próximo da raiz da coxa. Os pelos das pernas e pés diminuem, pelo sofrimento crônico, e a pele em especial da planta dos pés e dedos se torna pálida, e em casos mais greves, escura e com feridas.
 
Quando a pessoa faz esforço com as pernas, elas doem. E isso obedece um padrão evolutivo: primeiro dores durante longas caminhadas, depois médias distâncias e depois qualquer distância. As dores desaparecem assim que a pessoa para de andar.
 
Identifique o problema
Um teste simples que pode ser feito em casa é comprimir com o dedo uma polpa digital. Assim que você solta, ela esta pálida, e logo depois o sangue que você "espremeu" para fora preenche de novo a região deixando ela cor de rosa ou vermelha. Meça também no dedão do pé. O tempo tem que ser menor que três segundos - mais do que isso é suspeito.
 
Existe um exame chamado índice tornozelo braquial que usa esse princípio. Com um ultrassom ele mede a pressão em uma artéria do pé e compara com a pressão em uma artéria do braço do mesmo lado. Se a razão entre a pressão do tornozelo sobre a do braço for menor que 0,9, é sinal de risco aumentado para doença arterial periférica, e isso já coloca a pessoa em uma condição de maior risco de infarto, angina e AVC.
 
O não tratamento de doença arterial periférica pode levar à obstrução aguda, ruptura de placas, gangrena e necrose de dedos e pés. Muitas pessoas são amputadas anualmente sem necessidade, e não chegariam a isso se tivessem prevenido. A prevenção passa por dieta, exercícios e medicamentos para controle de colesterol e triglicerídeos.
 
Resumindo, cuide bem de quem sempre carregou você. E preste atenção no que ele tentar avisar!
 
Minha Vida

Sete cuidados para melhorar o bem-estar da gestante no verão

Gestante no sol - Foto Getty ImagesSaiba o que fazer para evitar o inchaço, a queda de pressão e as manchas na pele
 
A estação mais quente do ano é esperada ansiosamente por muitas pessoas, mas tende a ser um pouquinho complicada para mulheres em período de gestação.
 
Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, de São Paulo, os principais desafios que a futura mãe enfrenta são a sensação de inchaço, a queda de pressão e o aparecimento de manchas na pele.
 
Todos esses problemas, entretanto, podem ser evitados com simples cuidados, como levar uma garrafinha de água na bolsa, praticar exercícios e se proteger do sol.
 
O Minha Vida separou essas e outras dicas sugeridas por especialistas para gestantes que querem aproveitar ao máximo esse calorzinho:
 
Carregue uma garrafinha de água
O alto consumo de líquidos no verão é uma recomendação geral, mas que ganha importância ainda maior no caso de gestantes. De acordo com a ginecologista e obstetra Luciana Taliberti, do Hospital e Maternidade São Luiz, a gestante precisa de água para repor o que perde na transpiração e também para a manutenção do líquido amniótico, espécie de aquário em que o bebê vive dentro da mãe. Além disso, aumentando o volume de líquido no corpo, a pressão arterial também se eleva, evitando a sensação de tontura típica da queda de pressão. Em média, uma pessoa deve ingerir 2 litros de água diariamente, lembrando que sucos, sopas e frutas também são ótimas fontes de líquidos.                    
 
Use protetor solar
"Devido às inúmeras mudanças hormonais ocorridas durante a gestação, a melanina - proteína que pigmenta pele e cabelos - pode ficar hiperestimulada dando origem as manchas", explica Domingos. Por isso, o cuidado com a pele neste período deve ser redobrado. O ginecologista recomenda o uso diário de filtro solar com FPS 30, no mínimo, e a não exposição ao sol entre 10h e 16h. Tais manchas são permanentes e, algumas delas, difíceis de sair mesmo com tratamentos dermatológicos, então, a melhor atitude é a prevenção.
 
Pratique exercícios
Além de melhorar a disposição da gestante, a prática de exercícios físicos estimula a circulação, evitando, assim, a sensação de inchaço, comum principalmente nos membros inferiores. "Recomenda-se que a grávida dê preferência a atividades na água para que seu peso não a deixe sobrecarregada e para diminuir ao máximo o impacto dos movimentos", esclarece Luciana. Entretanto, o melhor exercício para a gestante deve ser aquele com o qual ela se sente confortável. Qualquer sinal de dor, falta de ar ou cansaço excessivo deve ser informado ao médico.
 
Experimente a drenagem linfática
Nem sempre a prática regular de exercícios é suficiente para aliviar a sensação de inchaço típica da gestação e intensificada pelo verão. Nesses casos, a drenagem linfática faz toda a diferença, pois além de relaxar, drena o líquido acumulado nas pernas e coxas. "Procure um profissional qualificado para realizar o procedimento e, de preferência, que tenha experiência de drenagem em gestantes", aconselha a ginecologista e obstetra Luciana.
 
Hidrate sua pele
"Gestantes estão mais propensas ao aparecimento de estrias, principalmente nas pernas, bumbum e mamas. Por isso, a hidratação deve ser feita todos os dias, mesmo no calor, quando a oleosidade da pele costuma aumentar", afirma o especialista Domingos. Nessa época, recomenda-se optar por hidratantes oil-free, mas sempre com acompanhamento de um dermatologista para evitar reações alérgicas a determinadas substâncias do produto.
 
Prefira banhos e lugares frios
O calor promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão arterial, favorecendo a estagnação do sangue nos membros inferiores. Por isso, a gestante deve evitar lugares quentes e de grande aglomeração. Além disso, os banhos quentes dilatam ainda mais os vasos do corpo. "Se, mesmo tomando todos os cuidados, ela perceber que está com tontura, deve se sentar no chão imediatamente para não correr o risco de cair e machucar o bebê", alerta a Luciana Taliberti.
 
Cuidado com a esfoliação
No caso de gestantes, o principal benefício da esfoliação, que é a eliminação da pele morta, também pode ser um grande perigo. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos, eliminar essa camada da pele implica tirar uma proteção extra contra os raios solares. Além disso, com as mudanças hormonais é possível que a gestante esteja mais sensível a determinados produtos, o que pode desencadear reações alérgicas.
 
Minha Vida 

Prefeitura de Mendonça - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Mendonça, no estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação - Assessoria e Consultoria Eireli, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, destinado ao provimento de 05 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para os cargos de Atendente de Saúde, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral e Psicólogo.
 
As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior, por salários que vão de R$ 920,53 a R$ 6.325,77, com carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de fevereiro de 2014, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O candidato deverá retirar a Guia de Inscrição na Prefeitura Municipal de Mendonça, sito a Rua Santos Dumont, nº 682, Centro, Cep. 15.220-000, no município de Mendonça, e efetuar o pagamento na rede bancária, de posse do comprovante de pagamento e seus documentos pessoais, efetuar a efetivação da inscrição, no Fundo de Assistência Social, localizado ao lado da Prefeitura. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva de múltipla escolha terá a duração máxima de 02 horas e será realizada provavelmente no dia 09 de março de 2014, na E. M. E. I. E. F “Antônio Alves da Costa” localizada na Rua Rui Barboza nº 1015, Mendonça - SP, com horário a ser definido após homologação das inscrições. Caso o volume de inscritos seja maior que o esperado, haverá designação de outra(s) escola(s) para realização do Processo Seletivo.
 
Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.
 
O certame terá validade de até 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período e ou pelo prazo que pendurar a substituição do servidor detentor do cargo, nunca superior a 1 ano.

Prefeitura de Ipumirim - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipumirim, localizado a 525 km de Florianópolis, em Santa Catarina, realiza processo seletivo nº 001/2014. O certame visa a admissão de Fisioterapeuta em caráter temporário, para atuação na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para o ano de 2014. A remuneração pode chegar a R$ 3.124,15 em regime de trabalho de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas do dia 19 a 28 de fevereiro de 2014, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na sede Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, situada à Rua Bento Gonçalves, 167, Centro, na cidade de Ipumirim/SC, CEP 89790-000.
 
O candidato juntará ao formulário de inscrição o comprovante de habilitação, com fotocópia do diploma de conclusão do curso, ou, provisoriamente, para os formandos, certidão de colação de grau e/ou outros documentos solicitados para comprovar a habilitação.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Documento de Identidade;
  • Título de Eleitor e comprovante de votação, ou justificativa, do último pleito eleitoral;
  • Certificado de Reservista, ou de Dispensa do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.
A seleção será feita por meio da soma dos pontos dos cursos de aperfeiçoamento ou atualização e da avaliação da experiência profissional.
 
O edital pode ser encontrado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, edição de 12 de fevereiro de 2014, pág. 136 a 142.

Concurso Prefeitura de Alagoa Grande - PB

A Prefeitura de Alagoa Grande, no estado da Paraíba, publicou edital de concurso público n° 01/2014, com a intenção de ocupar 417 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.000,00. A jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais e o concurso público será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC. Do total de vagas oferecidas, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.
 
Cargos
As chances são para as funções de assistente social, bioquimico, educador físico, enfermeiro (psf), enfermeiro (samu), enfermeiro plantonista, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo bucomaxilofacial, odontólogo pediatra, odontólogo periodontista, odontólogo (psf), pedagogo, professor, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), no período das 9 horas do dia 17 de fevereiro até 18 de março de 2014, observado o horário de Brasília.

Taxas
Nível Fundamental - R$ 40,00;
Nível Médio - R$ 50,00;
Nível Superior - R$ 70,00.

Provas
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 27 de abril de 2014 e será realizada na cidade de Alagoa Grande/PB, nos períodos da manhã e tarde. O Ato de Convocação confirmando o dia e horários de aplicação das provas, quando for o caso, será publicado no Diário Oficial do Município de Alagoa Grande/PB e disponibilizado no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), a partir de 17 de abril de 2014.

O gabarito das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico do IBFC (www.ibfc.org.br), em até 24 horas após sua aplicação.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, ser prorrogado uma vez por igual período, por conveniência administrativa.

Concurso Prefeitura de Ubiratã - PR 2014

A Prefeitura de Ubiratã, Estado do Paraná, por meio da Fundação de Apoio à Fafipa, lançou editais nº 01 e 02/2014 de concurso público, destinados ao provimento de vagas no quadro de pessoal. São providas 194 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 739,00 a R$ 11.581,00, por jornadas de até 44 horas semanais.
 
As vagas do edital n° 01/2014, são para as funções de Auxiliar de Serviços Diversos, Borracheiro, Eletricista Instalador, Funileiro, Gari, Guardião de Bens Públicos, Jardineiro, Lavador de Veículos e Máquina, Margarida, Mecânico Geral, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Servente de Limpeza, Servente de Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Artesão, Assistente de Administração, Fiscal de Obra, Técnico em Tributação e Cadastro e demais cargos.
 
Já as vagas do edital n° 02/2014, são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente da Dengue, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico Generalista.
 
O período para a realização das inscrições será a partir das 08h do dia 20 de fevereiro até 20 de março de 2014, observado horário oficial de Brasília/DF, através do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.
 
A prova objetiva será aplicada na cidade de Ubiratã, na data provável de 13 de abril de 2014, em horário e local a serem informados no CI. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br e no endereço eletrônico oficial da Prefeitura Municipal de Ubiratã www.ubirata.pr.gov.br.
 
O concurso tem validade de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Ubiratã, Estado do Paraná.

Concurso Fundação Saúde - RJ 2014

A Fundação Saúde do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o concurso público conduzido pelo edital FBR nº 01/2014, que tem o propósito de preencher 166 vagas para empregos celetistas de níveis médio e superior (veja lista de cargos abaixo). Os salários oferecidos podem variar de R$ 1.210,93 a R$ 6.077,43.
 
A banca organizadora do concurso é a Fundação Bio-Rio, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, das vagas oferecidas, será respeitada a devida reserva legal para portadores de necessidades especiais (5%) e negros e índios (20%).
 
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br até 16 de fevereiro de 2014, horário de Brasília, mediante o pagamento de taxa de R$ 50 para o nível médio e de R$ 85 para o nível superior. Quem preferir, poderá realizar a inscrição no posto de atendimento localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 791 (UFRJ). Os Cartoões de Convocação serão disponibilizados no dia 20 de fevereiro.
 
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para o dia 23 de fevereiro de 2014 e serão aplicadas nas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Rio de Janeiro. A avaliação de títulos, que terá caráter classificatório, será aplicada apenas para candidatos de nível superior. Além dessas duas etapas, serão realizadas: Checagem de Pré-Requisitos, Comprovação de Documentos e Exame Médico Pré-Admissional.
 
Os candidatos aprovados e convocados serão contratados pelo regime celetista, o que garantirá aos mesmos um período de experiência de 90 dias. Após esse prazo, os contratos de trabalho poderão ser prorrogados por prazo indeterminado, caso o empregado obtenha resultado satisfatório na avaliação de desempenho.
 
A íntegra do edital do concurso e demais atualizações estão disponíveis nos sites da Fundação Saúde (www.fundacaosaude.rj.gov.br) e da organizadora. Outras informações no endereço eletrônico fsaude2014@biorio.org.br.
 
Cargos: Enfermeiro – Hematologia, Enfermeiro – Hemoterapia, Enfermeiro - Trabalho, Enfermeiro – Transplante de Medula Óssea, Enfermeiro – Transplante (sólidos), Engenheiro de Segurança do Trabalho, Físico Nuclear, Médico – Acupuntura, Médico – Anestesiologia, Médico – Cardiologia, Médico – Cardiologia/Hemodinâmica, Médico – Cardiologia/Pediatria, Médico – Cardiologia/Ecocardiografia, Médico – Cirurgia Cardíaca, Médico – Cirurgia Cardíaca/Pediatria, Médico – Cirurgia Vascular, Médico – Clínica Médica/Medicina Interna, Médico – Clínica Médica/Medicina Intensiva, Médico – Geriatria, Médico – Hematologia, Médico – Hematologia Pediátrica, Médico Hematologia TMO, Médico – Hemoterapia, Médico – Infectologia, Médico Neurologia, Médico – Nutrologia, Médico – Ortopedia e Traumatologia, Médico – Pediatria, Médico – Pediatria/Medicina Intensiva, Médico – Pneumologia, Médico – Pneumologia/Broncoscopia, Médico – Radiologia/Ultrassonografia, Médico – Sanitarista, Médico – Socorrista/Medicina de Urgência, Médico – Trabalho, Químico, Técnico em Imunohematologia e Técnico em Segurança do Trabalho.

Concurso CRMV - RJ 2014

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro – CRMV-RJ, através da Fundação BIO-RIO, divulgou edital n° 001/2014 de concurso público, para provimento de 09 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, em empregos de Nível Médio: Agente de Fiscalização, Auxiliar Administrativo e Técnico em Contabilidade. Os salários variam de R$ 1.500,00 a R$ 2.400,00 por carga horária de 40h semanais.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.concursos.biorio.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Taxas
Auxiliar Administrativo - R$ 35,00;
Agente de Fiscalização - R$ 50,00;
Técnico de Contabilidade - R$ 50,00.
 
Provas
As provas objetivas e as redações serão realizadas provavelmente no dia 16 de março de 2014 e terão duração de 4 horas, iniciando as 09 horas, horário oficial de Brasília/DF, devendo o candidato chegar com 1 (uma) hora de antecedência. Os locais de prova objetiva serão informados no endereço eletrônico concursos.biorio.org.br, cabendo ao candidato acompanhar a divulgação dos mesmos.
 
Validade
O prazo de validade deste concurso será de 01 ano, contado a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado ou não por igual período, a critério da Administração.

Saiu novo edital do Concurso EMGEPRON 2014

A Empresa Gerencial de Projetos Navais - EMGEPRON publicou edital nº. 2, de 11 de fevereiro de 2014, destinado a realização de concurso público EMGEPRON/FBR - 3/2014. O certame oferece 31 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por salários que variam de R$ 898,00 a R$ 7.388,00.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de ncessidades especiais.
 
O provimento dos empregos deverá ser realizado nos Pólos de Trabalho nos Estados do Rio de Janeiro ou de São Paulo, sesubdividindo respectivamente em Rio de Janeiro/RJ, Itaguaí/RJ e Niterói/RJ e São Paulo/SP e Iperó/SP sendo possível ainda movimentação futura de lotação conforme necessidade da EMGEPRON.
 
Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Segurança (Feminino), Auxiliar de Segurança (Masculino), Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Garçom, Mestre Construção Civil, Motorista, Oficial Industrial Ajustador Mecânico, Oficial Industrial Torneiro Mecânico, Oficial Industrial Retificador, Operador de Equipamento Móvel, Operador Industrial Máquinas, Oficial Industrial Torneiro Ferramenteiro, Pedreiro e Servente Industrial;
 
Nível Médio: Almoxarife, Assistente Administrativo, Programador de Computador, Técnico em Secretariado, Técnico Industrial Máquinas (Eletroerosão), Técnico Projetista Ferramental, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Tratamento Térmico Superficial e Telefonista;
 
Nível Superior: Advogado, Agente de Manobras, Analista de Sistemas (Banco de Dados), Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Software), Analista de Sistemas (Suporte), Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Web), Analista Técnico (Licitações), Analista Técnico (Arquivo Técnico), Analista Técnico (Comércio Exterior), Analista Técnico (Computação), Analista Técnico (Designer), Analista Técnico (Energia Nuclear), Analista Técnico (Estatística), Analista Técnico (Eletrônica ou Telecomunicações), Analista Técnico (Hardware), Analista Técnico (Instalações de Plataformas), Analista Técnico (Reatores), Analista Técnico (Relações Internacionais), Analista de Comunicação Social, Analista de Recursos Humanos (Serviço Social), Arquiteto, Contador, Professor de Educação Física, Tecnólogo (Ambiental), Tecnólogo (Construções Navais) e Tecnólogo (Logística).
 
Inscrição
As inscrições serão admitidas somente via internet, no site www.concursos.biorio.org.br, solicitada no período entre 09 horas do dia 14 de fevereiro e 09 de março de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a FBR disponibilizará posto de atendimento com acesso à Internet, na Fundação BIO-RIO - Prédio da BIO-RIO Concursos, situada na Av. Carlos Chagas Filho, 791 - Ilha do Fundão, cidade universitária, iniciando às 10h do dia 14 de fevereiro de 2014 até às 17h, do dia 07 de março de 2014, somente nos dias úteis.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, discursiva, avaliação de títulos, prova prática, avaliação física, avaliação médica admissional e checagem de requisitos/comprovação de documentos.
 
As provas objetivas, discursivas e a entrega dos títulos estão previstas para 23 de março de 2014, com duração de 4 horas, iniciando às 09 horas, horário oficial de Brasília/DF, em local a ser divulgado por meio do cartão de inscrição a ser retirado no site concursos.biorio.org.br, a partir do dia 15 de março de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contado a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado ou não por igual período, a critério da EMGEPRON.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial da União, de 12 de fevereiro de 2014, pág. 21 a 30

UNIVASF realiza concurso público

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) publicou o edital nº 12/2014 de concurso público, para contratar 47 Técnicos-Administrativos em Educação. Os vencimentos são de até R$ 3.230,88 por jornada semanal de 40 horas semanais, exceto para o cargo de Médico Veterinário, que cumprirá jornada de 20 horas. 
 
Cargos
Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório: ênfase em Segurança do Trabalho, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório: ênfase em Química, Assistente em Administração, Revisor de Texto Braille, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Relações Públicas, Contador, Auditor, Economista, Técnico de Laboratório: ênfase em arqueologia, Técnico de Laboratório: ênfase em biologia, Médico Veterinário, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório: ênfase em anatomia e necropsia, Técnico de Laboratório: ênfase em farmácia e Pedagogo. 
 
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas via internet, por meio do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.advise.net.br, até 06 de março de 2014, observado o horário local. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70 para os cargos de nível superior e R$ 50 para os cargos de nível intermediário. 
 
Provas
A seleção dos candidatos será composta de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 13 de abril de 2014. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados após a aplicação da prova objetiva, a partir das 20h, nos endereços eletrônicos www.advise.net.br e www.concurso.univasf.edu.br.
 
Os candidatos habilitados para a realização da prova prática serão convocados por Edital a ser publicado em endereço eletrônico da Advise Consultoria e Planejamento Eireli e da UNIVASF para comparecerem na data, local e horário de realização da prova.
 
Validade
O concurso terá prazo de validade de até 01 ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Colorado do Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Colorado do Oeste, no Estado de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde do Município - SEMUSA abriu processo seletivo nº. 001/2014. A seleção visa à contratação de 10 Médicos (Clínicos Gerais, Ortopedista, Cardiologista e Anestesista), em caráter temporário e de excepcional interesse público, para dar atendimento ao Hospital Municipal Dr. Pedro Granjeiro Xavier.
 
Os aprovados receberão remuneração equivalente a R$ 8.000,00 para os profissionais que exercerem a carga horária de 40 horas semanais, e R$ 4.000,00 para os profissionais que exercerem a carga horária de 20 horas semanais.
 
Interessados deverão se inscrever de forma gratuita do dia 24 a 28 de fevereiro de 2014, das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde– SEMUSA, localizada na Avenida Paulo de Assis Ribeiro 4132, Centro, Colorado do Oeste/RO.
 
O processo seletivo consistirá de análise de títulos.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, havendo necessidade a critério da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA.
 
O edital foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 12 de fevereiro de 2014, pág. 24 a 27

Concurso Prefeitura de Barra Bonita - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria Concursos Ltda, publicou edital de concurso público para cadastro de reserva n° 02/2014, destinado ao provimento de vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 3.572,75 em jornada de 40h semanais.

Cargos
- Nível Médio: Técnico do Executivo VII - Topografia e Técnico em Saúde I - Auxiliar de Dentista;
- Nível Superior: Analista do Executivo I nas Áreas de Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Agronomia e Engenharia Civil I, Especialista em Esporte das áreas de Atividades com Pessoas com Deficiência, Atletismo, Basquete, Bocha e Malha, Capoeira, Ciclismo, Esportes Náuticos, Futebol de Campo, Futebol de Salão, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Voleibol, Especialista em Saúde I na função de Nutricionista, Especialista em Saúde II na Especialidade de Medicina Veterinária, Especialista em Saúde VIII nas áreas de Cardiologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Ginecologia, Infectologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Vascular e Procurador Jurídico - Procuradoria Geral I.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.omconsultoria.com.br, até o dia 27 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 42,00 para concorrer aos cargos de nível superior e de R$ 32,00 para médio.

Provas
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com pelo menos, 5 dias de antecedência. A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas pela imprensa, afixadas no átrio da Prefeitura Municipal, no Departamento Municipal de Educação, nos locais de costume e ficarão disponíveis nos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Mauá da Serra - PR

A Prefeitura de Mauá da Serra, no estado do Paraná, auxiliada pela organizadora KLC – Consultoria em Gestão Pública Ltda, abriu edital n° 002/2014 de concurso público para admissão de pessoal pelo Regime Estatutário, além de formação de cadastro reserva. O certame oferta 01 vaga de nível médio para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, por remuneração de R$ 781,81, em jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser realizadas no período de 12 a 20 de fevereiro de 2014, pelo endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.
 
A Prova Escrita Objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de março de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal e no site da empresa responsável pela organização do Concurso Público www.klcconcursos.com.br.
 
O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 21 de março de 2014, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Mauá da Serra - PR, disponibilizado no site www.klcconcursos.com.br e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
 
A validade do certame será de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Novo Santo Antônio (MT) prorroga inscrição

A Prefeitura de Novo Santo Antônio, no Estado do Mato Grosso, divulgou o edital nº. 001/2014, para realização de processo seletivo que objetiva prover 63 vagas de trabalho, sendo 49 imediatas e 14 para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 12.803,31, por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais. São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de Educação Infantil, Agente Administrativo, Agente Ambiental, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife Escolar, Apoio Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista de Manutenção, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Mecânico de Veículos Leves, Médico, Motorista categoria B/D, Nutricionista, Professor de Informática, Professor II (superior), Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Vigia.
 
Inscrição
As  inscrições foram prorrogadas e serão realizadas gratuitamente até o dia 14 de fevereiro de 2014, no horário das 13h às 17h (somente nos dias úteis), nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, situada na Av. 29 de setembro, s/nº, Centro – Novo Santo Antônio/MT.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia da Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado, bem como comprove que o candidato atende ao requisito de idade mínima de 18 anos;
  • Certificado de conclusão de escolaridade mínima exigida para o cargo pretendido;
  • Certificado de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado nas áreas afins.
 
Prova
O certame será realizado por meio de prova objetiva, a ser aplicada na data provável de 21 de fevereiro de 2014, com início às 13h (horário local), na E.M.E.B. Nair Barbosa de Souza. O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 24 de fevereiro de 2014.
 
O resultado da prova objetiva será publicado no quadro de avisos da Prefeitura de Novo Santo Antônio e no site www.amm.org.br, a partir das 09h (horário local) do dia 28 de fevereiro de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 11 meses, a contar da data da publicação do decreto de homologação do resultado final, prorrogáveis por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 30 de janeiro de 2014, pág. 187 a 195. O edital 004 de prorrogação das inscrições foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 12 de fevereiro de 2014, pág. 265 a 267.

Consórcio Intermunicipal de Saúde - PR tem inscrições prorrogadas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONIMS, no estado do Paraná, ainda recebe inscrições referentes ao edital n° 001/2013 de concurso público, que é destinado ao provimento de 41 vagas  imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 472,28 e R$ 9.660,42, em jornadas semanais de 10, 20, 24, 36 ou 40 horas.

A Seleção será realizada e organizada pela UNIOESTE, por meio da Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (doravante, COGEPS).

Cargos

- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista;

- Nível Médio: Auxiliar Administrativo I, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Radiologia, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Radiologia;

- Nível Superior: Advogado, Agente Administrativo, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico-cirurgião Vascular, Médico-cirurgião Geral, Médico-cirurgião Pediátrico, Médico Proctologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista - Hanseniologia, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Mastologista e Cirurgião de Mama, Médico Nefrologista, Médico Neurologista - Neuropediatria, Médico Neurocirurgião - Neurocirurgia Pediatra, Médico Oftalmologista - Cirurgião Oftalmo, Médico Ortopedista Traumatologista, Médico Otorrinolaringologista Cirurgião, Médico Pneumologista - Tisiologia, Médico Psiquiatra Psicanalista, Médico Reumatologista, Médico Radiologista, Nutricionista, Odontólogo-cirurgião Dentista Bucomaxilofacial, Odontólogo Endodontista, Odontólogo Ortodontista, Odontólogo-cirurgião Dentista - Paciente Especial, Odontólogo - Prótese Dentária, Psicólogo Clínico e do Trabalho e Tecnólogo em Radiologia.

Inscrições
A inscrição foi prorrogada e deve ser feita pelo www.unioeste.br/concursos/externos, até às 17h do dia 26 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição será de R$ 90,00 para nível superior, de R$ 70,00 para nível médio e R$ 50,00 para o nível fundamental.

Provas
A prova escrita ocorrerá na cidade de Pato Branco, Paraná, na data prevista de 23 de março de 2013 e de acordo com o Edital de ensalamento a ser divulgado futuramente. Com o encerramento da Prova Escrita, a COGEPS publicará no dia 24 de março de 2014 o gabarito provisório da Prova Escrita no site da organizadora.

Validade
A Seleção será válida por dois anos a partir da publicação do Edital de Homologação do resultado final em Órgão Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONIMS.

Prefeitura de Cachoeirinha - PE retifica edital e prorroga inscrições

A Prefeitura de Cachoeirinha, Estado do Pernambuco, lançou edital de concurso público n° 001/2014, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes – Noroeste. Serão distribuídas no certame 79 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino, por salários entre R$ 724,00 e R$ 5.500,00, em jornadas de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Professor, Técnico de Controle Interno, Nutricionista, Psicólogo, Coveiro, Procurador, Operador de Máquinas, Cirurgião Geral, Psicólogo, Biomédico, Nutricionista, Enfermeiro PSF, Odontólogo PSF, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Motorista, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias.
 
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, de 12 de fevereiro a 06 de março de 2014. A taxa de inscrição para todos os cargos serão de R$ 65,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Cachoeirinha – PE, na data prevista de 13 de abril de 2014, em locais e horários a serem divulgados. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no endereço eletrônico de inscrição.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 14 de abril de 2014.
 
A validade do concurso público será de dois anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

HUAP - Hospital Universitário Antônio Pedro abre 241 vagas

A Universidade Federal Fluminense abriu edital n° 044/2014 de processo seletivo, para contratação temporária e excepcional de profissionais da área de saúde dos níveis superior, médio e fundamental, indispensáveis ao funcionamento do Hospital Universitário Antônio Pedro.
 
O certame visa à contratação temporária de 241 profissionais, sendo 80 vagas para a Categoria Funcional de Nível Superior, 158 vagas para a Categoria Funcional de Nível Médio e 03 vagas para a Categoria Funcional de Nível Fundamental.
 
Os salários vão até R$ 4.850,00. Para as categorias funcionais de Farmacêutico e de Técnico em Farmácia a carga horária será de 40 horas semanais a serem cumpridas em regime de plantão de 12 horas por 36 horas e/ou em regime diário de trabalho no horário das 8 horas às 17 horas, conforme determinação da Chefia de Serviço.
 
O certame será realizado pela Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense, e também pelo Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Laboratório;
 
- Nível Médio: Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem/Instrumentador Cirúrgico, Técnico em Equipamento Médico e Odontológico nas áreas de Anestesia, Gasoterapia, Métodos Gráficos, Técnico em Farmácia, Técnico de Laboratório nas áreas de Análises Clínicas, Anatomia Patológica/Histotecnologia, Anatomia Patológica/ Imuno-histoquímica e Molecular, Hemoterapia, Técnico em Radiologia/Geral, Técnico em Radiologia/Tomografia Computadorizada/Ressonância Magnética;
 
- Nível Superior: Análises Clínicas, Enfermagem/Geral, Farmácia, Fisioterapia/Neonatal, Fisioterapia/Enfermaria, Fisioterapia/Terapia Intensiva, Fisioterapia/Unidade Coronariana, Fonoaudiologia, Medicina/Anestesiologia, Cardiologia/Unidade Coronariana e Ambulatório, Cirurgia Geral, Cirurgia Otorrinolaringológica, Clínica Médica/Emergência, Cirurgia Plástica, Geriatria, Mastologia, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Obstetrícia, Radiologia, Urologia e Serviço Social.

Inscrições
A inscrição será realizada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.coseac.uff.br/pss/huap/2014, até às 14 horas do dia 24 de fevereiro de 2014 (horário de Brasília).

Taxa de Inscrição
R$ 80,00 para a Categoria Funcional de Nível Superior;
R$ 60,00 para a Categoria Funcional de Nível Médio;
R$ 50,00 para a Categoria Funcional de Nível Fundamental.

Provas
A prova será realizada no dia 16 de março (domingo) com início às 9 horas. O candidato deverá apresentar-se ao local de prova às 8h, sendo permitida sua entrada somente até às 8 horas e 50 minutos. O tempo para o candidato realizar a prova será, no mínimo, de 1 hora e 30 minutos e, no máximo, de 4 horas.

As provas e os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 14 horas do dia 16 de março de 2014 no endereço eletrônico do concurso.

IFAM abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) divulgou edital n° 001/2014 para a realização de processo seletivo, visando a contratação por tempo determinado, de 59 Professores Substitutos. As contratações são para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no IFAM, nos Campi Manaus-Centro, Manaus-Distrito Industrial, Manaus-Zona Leste, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

A remuneração pode variar de R$ 1.914,58 para jornada de 20 horas e de até R$ 4.649,65 em regime de 40 horas semanais de trabalho. Além da remuneração, serão concedidos aos contratados benefícios como Auxílio Alimentação (R$ 373,00), Auxílio Transporte e Auxílio Pré-Escolar (R$ 66,00 por dependente, até aos 05 anos de idade).

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de fevereiro de 2014, pela internet, no endereço eletrônico: www.ifam.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

De acordo com o edital, o processo seletivo será realizado em duas etapas: prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação curricular, de caráter classificatório.

A Prova de Desempenho Didático será realizada, provavelmente, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014. Os candidatos deverão entregar nos dias acima citados, o Curriculum Vitae ou Lattes e os títulos (original e cópia ou cópia autenticada), nos endereços citados abaixo.

Será divulgado no dia 11 de março de 2014, no endereço eletrônico www.ifam.edu.br, o resultado final do certame.

O processo seletivo tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado, por igual período.
Postos de Atendimento:

Manaus/AM: CEPS – Comissão Específica de Processos Seletivos
CAMPUS MANAUS-CENTRO
Avenida Sete de Setembro, 1975 – Centro – CEP 69.020-120 – Manaus/AM
Fone: (92) 3621-6719
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

COARI/AM: CAMPUS COARI
Estrada Coari/Itapeuá, Km 02 – Bairro do Itamarati – Coari/AM
Fone: (97) 3561-3330
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

EIRUNEPÉ/AM: CAMPUS EIRUNEPÉ
Escola Estadual Nossa Senhora das Dores
Avenida Getúlio Vargas, s/nº - Centro – Eirunepé/AM
Contato: Prof. Ronaldo Falcão
Fone: (97) 9158-0318
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

HUMAITÁ/AM: CAMPUS HUMAITÁ
Escola Municipal Centro de Excelência Irmã Maria Carmén Cronenbold
Rua Deputado Francisco Monteiro, 2485 – Bairro São Pedro – Humaitá/AM
Fone: (97) 9145 2529 – 8127 9989
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

LÁBREA/AM: CAMPUS LÁBREA
Rua 22 de Outubro, s/nº – Bairro Vila Falcão – Lábrea/AM
Fone: (97) 3331 1009 – 3331 1053 – 3331 2290 – 9176 8571
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

MAUÉS/AM: CAMPUS MAUÉS
Estrada dos Morais, s/nº – Bairro Santa Luzia – Maués/AM
Fone: (92) 9213-8304
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

PARINTINS/AM: CAMPUS PARINTINS
Estrada Odovaldo Novo, s/n°, Km 03 - Comunidade Aninga/Parananema - Parintins/AM
Fone/FAX (092) 3533-4607
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM: CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO
Avenida Onça Pintada, s/nº – Bairro Galo da Serra – Presidente Figueiredo/AM
Fone: (92) 9196-9979
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM: CAMPUS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
BR 307 –Km 03 – s/nº – Cachoeirinha – São Gabriel da Cachoeira/AM
Fone: (97) 3471-1263 / 1454 / 1358 / 1509
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

TABATINGA/AM: CAMPUS TABATINGA
Av. Santos Dumont, s/nº – Bairro Vila Verde – CEP 69.640-000 – Tabatinga/AM
Fone: (97) 3412-5142
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

TEFÉ/AM: CAMPUS TEFÉ
Universidade Aberta do Brasil/Escola Municipal Luzivaldo Castro dos Santos
Rua João Estéfano, 620 – Bairro Juruá – Tefé/AM
Contato: Prof.ª. Kelis Cristina Batista
Fone: (97) 8405 7149
Horário de atendimento: dias úteis, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas

Concurso Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco - UFPE -  lança dois novos editais de concursos públicos de provas e títulos para provimento de cargos de professor de diversas áreas. No total, são oferecidas 128 vagas, nas Classes Assistente e Adjunto, para o Campus Recife e os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru, em regimes de trabalho de 20 horas e de dedicação exclusiva. 

O edital nº 04/2014 oferta 18 vagas para professor, na Classe Assistente, que exige titulação mínima de mestrado. Para o Campus Recife, são 12 oportunidades: Centro de Artes de Comunicação (CAC) – quatro vagas; Centro de Ciências da Saúde (CCS) – duas vagas; Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – uma vaga; Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) – cinco vagas.

Para o Centro Acadêmico de Vitória - CAV, há seis vagas no total, sendo três para o Núcleo de Nutrição e três para o Núcleo de Enfermagem. A remuneração do professor assistente é de R$ 5.466,55 (dedicação exclusiva) e R$ 2.342,65 (regime de trabalho de 20 horas).

Já o edital nº 05/2014 oferece 110 vagas na Classe Adjunto, para a qual se exige a titulação mínima de doutorado. Para o Campus Recife, são 95 vagas distribuídas da seguinte forma: Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) – 11 vagas; Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) – uma vaga; CCS – 16 vagas; Centro de Educação (CE) – uma vaga; CCSA – seis vagas; Centro de Informática (CIn) – seis vagas; Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) – duas vagas; CTG – 28 vagas; CAC – 21 vagas; Centro de Ciências Biológicas (CCB) – três vagas.

Para o CAA, há 12 vagas, sendo quatro para o Núcleo de Formação Docente, uma para o Núcleo de Design, três para o Núcleo de Gestão e quatro para o Núcleo de Tecnologia. No CAV, são disponibilizadas três vagas, sendo duas para o Núcleo de Nutrição e uma para o Núcleo de Enfermagem. A remuneração do professor adjunto é de R$ 8.049,77 (dedicação exclusiva) e R$ 2.700,51 (regime de trabalho de 20 horas).
 
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de março de 2014, na diretoria do centro acadêmico que oferece a vaga, de segunda a sexta-feira. As inscrições para os concursos custam R$ 200,00 e o pagamento deve ser feito mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no site da Progepe. Serão admitidas inscrições por procuração, em instrumento público ou particular, e por via postal.

Os concursos para as Classes Assistente e Adjunto constam das seguintes etapas: prova escrita; prova didática e/ou didático-prática e/ou defesa de memorial; e julgamento de títulos. As provas serão realizadas em até 60 dias a contar da data de encerramento das inscrições, em local, datas e horários previstos no cronograma dos concursos.

A validade dos concursos será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período.