Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rio: Unidades de saúde terão controle de ponto digital

Foto:  Banco de imagens
O Hospital Souza Aguiar, no Centro, é um dos 19 que receberá
o novo ponto eletrônico, hoje disponível em Clínicas da Família
e centros de saúde
Sistema biométrico que será licitado dia 18 pela prefeitura pretende reduzir falta de atendimento na rede pública
 
Rio - Com mais de um ano de atraso do prometido, a Prefeitura do Rio começa a se mobilizar para implantar o ponto biométrico — sistema digital que faz o controle de entrada e saída de funcionários — nas unidades de saúde. Serão comprados 256 equipamentos para atender 113 hospitais, maternidades, institutos municipais, postos e policlínicas.
 
Com a aquisição, toda a rede do município passa a ser monitorada com a nova tecnologia — atualmente, apenas as Clínicas da Família e alguns centros de saúde dispõem do sistema. Cada leitor eletrônico permite o registro de até duas digitais. O custo aos cofres públicos será de cerca de R$ 19 milhões. Promessa de campanha do prefeito Eduardo Paes, o uso do ponto eletrônico nas unidades municipais de saúde ganhou força com a morte da estudante Adrielly dos Santos, 10 anos, que foi atingida por um bala perdida na noite de Natal, em 2012, no bairro Piedade.
 
Ela esperou oito horas para ser operada no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. A demora aconteceu porque o neurocirurgião escalado faltou ao plantão. No Rio, a implantação de controle biométrico em hospitais federais desencadeou uma greve, que começou no último dia 3. Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Rio (Sindsprev), Christiane Gerardo questiona o uso da tecnologia.
 
“É uma polêmica. Na rede federal, há irregularidades. O ponto não emite comprovante. Como o funcionário faz para provar que estava presente ? Não somos contra o controle das horas de trabalho, mas de se criar uma cortina de fumaça para a sociedade que responsabiliza o servidor pela crise na saúde”, afirmou. 
 
Estão na lista para ganhar o ponto 19 hospitais — entre eles Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Salgado Filho e Paulino Werneck —; 91 unidades de Atenção Primária e Secundária e três institutos. A licitação para a compra dos leitores, fornecimento de bobinas, serviços de garantia técnica e de manutenção, pelo período de dois anos, está marcada para o dia 18.
 
Chefias saberão de faltas por e-mail                        
O ponto que será adquirido pela prefeitura tem memória que permite o armazenamento de 12 milhões de registros. O equipamento gera notificação por e-mail para melhor controle dos funcionários. Assim, as chefias podem receber mensagens na internet em que são informadas sobre a necessidade de abonar horas extras em seu setor. Já o servidor pode receber e-mails em que é avisado de que precisa justificar alguns horários.                       
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma de implantação é estimado em seis meses. O órgão não soube informar quantos servidores estarão submetidos à biometria. Atualmente, a maioria das unidades básicas (clínicas da família e centros de saúde) já utiliza sistemas informatizados, com prontuário eletrônico em funcionamento e controle biométrico.
 
Todas as UPAs e Coordenações de Emergência Regional, além de dois hospitais (Pedro II e Evandro Freire) e duas maternidades (Mariska Ribeiro e Maria Amélia Buarque de Hollanda) também já utilizam o ponto biométrico. Quando tomou posse do segundo mandato, no dia 1º de janeiro de 2013, Paes anunciou o sistema de controle de funcionários nas unidades de saúde. Na época, a promessa era de que a implantação ocorreria em seis meses.
 
Já o médico Adão Orlando Crespo Gonçalvez, que não estava no plantão de Natal para atender os pacientes — o que pode ter agravado o caso de Adrielly — foi demitido da rede municipal em julho de 2013. Foi argumentado que, além de não comparecer ao plantão, o servidor fraudava as folhas de ponto para receber sem trabalhar e, por isso, também foi acusado de estelionato.
 
iG Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário