Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Queimaduras, amputações e morte: rojão é arriscado tanto para quem solta como para quem assiste

Reprodução/BBC Brasil
Cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, teve morte
 cerebral após ser atingido por um rojão
Cinegrafista Santiago Andrade da TV Bandeirantes morreu após ser atingido por artefato
 
Fogos de artifício como o que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade podem causar graves ferimentos a quem os lança ou a quem está por perto.
 
— O fator principal dos ferimentos causados por fogos de artifício é a violência com que ele atinge a vítima. Além de cortes e queimaduras, as vítimas podem sofrer amputações e perdas de nervos — afirma a dermatologista Valeria Campos, pós-graduada em Harvard.  
 
No caso especifico do cinegrafista, a médica explica que a morte aconteceu por uma somatória de fatores.  
 
— A combinação da distância em que o artificio foi acionado [próximo à vitima], juntamente com o tamanho do rojão e a consequente violência do impacto foram as principais causas.  
 
O dermatologista Carlos Heil, da Sociedade Brasieira de Dermatologia, afirma que é raro uma pessoa ser atingida por fogos morrer. Segundo ele, quem solta o artefato corre mais risco.
 
— Os ferimentos mais comuns acontecem com as pessoas que soltam os fogos, já que estão mais próximas do artefato. Quando elas são atingidas, é comum acontecer queimaduras, cortes na pele e, em alguns casos, a amputação de dedos ou da mão.  
 
Em caso de acidente, se a queimadura for de primeiro grau, o especialista afirma que a recomendação é lavar o ferimento com água corrente e não tocá-lo. O que pode ser feito, de acordo com o especialista, é cobrir o ferimento com uma gaze ou pano limpo.
 
— Os tratamentos caseiros não devem ser feitos. Manteiga, pasta de dente, borra de café, substâncias como essas podem agravar o grau do ferimento e podem provocar infecções.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário