Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Suplementação: bom para os músculos, bom para a depressão?

Um estudo recente sugere uma hipótese nada convencional para combater a depressão: o uso de aminoácidos, muito comum em academias para ajudar na hipertrofia muscular. De acordo com a pesquisa, a suplementação alimentar com creatina poderia potencializar os tratamentos convencionais para a chamada depressão maior.

Os resultados foram publicados no periódico American Journal of Psychiatry e partiu de dados coletados em grupos de mulheres que sofriam de depressão maior e estavam em tratamento com fármacos.

De acordo com os autores se além dos antidepressivos a dieta diária for suplementada com 5 gramas de creatina as chances de responder de forma positiva ao tratamento – que é bastante complicado para esse tipo específico de depressão – praticamente dobram quando os resultados são comparados ao de mulheres com depressão maior, em tratamento mas sem o uso da suplementação.

O uso desses aminoácidos, com a supervisão de médicos, poderia ajudar o cérebro a responder melhor aos fármacos antidepressivos, também conhecidos como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS).

A pesquisa, liderada por Perry Renshaw, da Universidade de Utah, nos EUA – e feita em conjunto com a Universidade Católica da Coréia do Sul – colheu dados iniciais em um grupo de mais de 50 mulheres com idade ente 19 e 65 anos com depressão maior e pode não só melhorar a resposta dos indivíduos ao tratamento, como melhora a adesão (continuidade do tratamento) no longo prazo.

“Se as pessoas se sentem melhor mais rapidamente, elas vão se sentir motivadas a continuar com o tratamento e as visitas aos seus médicos, psicólogos e psiquiatras, melhorando seu quadro cada vez mais”, explica Renshaw. Além disso, diz o autor, o custo total do tratamento também cai.

A creatina é um amino-ácido produzido nos rins, pâncreas e fígado e também presente nas carnes e peixes. A creatina está envolvida na manutenção e criação de fibras musculares e é popular nas academinas para aumentar a resposta muscular e melhorar a hipertrofia.

O modo como a creatina age para melhorar a resposta aos tratamentos tradicionais à depressão maior ainda não estão totalmente claras. Mas o grupo de mulheres observado apresentou melhoras nos quadros depressivos sensíveis após o consumo da suplementação.

Após duas semanas de suplementação, os níveis de depressão (indicadas por uma escala padronizada) eram até 32% melhores nas mulheres que consumiam as 5 gramas de creatina diariamente. Após 4 semanas elas obtiveram respostas até 68% melhores quando comparadas àquelas que não ingeriam a suplementação.

Os antidepressivos, de acordo com a literatura médica, atingem sua efetividade entre a quarta e sexta semana. A cretina pareceu adiantar os resultados dos fármacos.

No final dos testes (8 semanas), aproximadamente 50% das mulheres no grupo de suplementação tiveram remissão (controle da condição) total da depressão maior, enquanto essa taxa foi de 25% entre aquelas que não estavam no grupo.

“Fazer com que as pessoas sintam os efeitos do tratamento o quanto antes é um passo importante no tratamento de qualquer condição, mas em especial quando se fala de depressão”, observa Renshaw.

A equipe de pesquisadores tenta, agora, replicar os resultados em um grupo maior de mulheres e também ampliar os testes para a população masculina. Eles esperam até o final desse ano terem resultados mais substanciais sobre o tema e esperam que outros grupos de pesquisa também trabalhem para refinar os resultados da pesquisa.

Fonte O que eu tenho

Biofast abre processo seletivo para diversas áreas

A seleção engloba diversos setores: cadastro, triagem, coleta, recepção, microbiologia, imunologia, hormônios, bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, equipes de implantação, entre outros
 
O Grupo Biofast, laboratório de análises clínicas brasileiro, abriu vagas para auxiliares, assistentes, técnicos, analistas, coordenadores e gestores, tanto para profissionais de rotina (Laboratório Central) como para urgência hospitalar. A seleção engloba diversos setores: cadastro, triagem, coleta, recepção, microbiologia, imunologia, hormônios, bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, equipes de implantação, entre outros.
 
As oportunidades são em unidades localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo (incluindo a Região Metropolitana), Litoral Norte e Sul de São Paulo, Itú (SP), Vale do Paraíba (SP) e Campina Grande (PB).
 
Os interessados devem realizar cadastro durante o mês de agosto pelo site do laboratório no campo Institucional, selecionando a opção “Trabalhe Conosco”. Os currículos serão avaliados e o departamento de Recrutamento e Seleção da empresa entrará em contato com os candidatos escolhidos para agendar o processo seletivo.
 
Fonte SaudeWeb

70 milhões de pessoas não sentem atração sexual, seja por homens ou mulheres

Estudioso afirma que assexuados fazem parte da "quarta sexualidade"

Cerca de um por cento da população mundial simplesmente não sente atração sexual — seja por homens ou mulheres — afirma Anthony Bogaert, autor do livro "Entendendo a assexualidade".

Ele acredita que o excesso sexo promovido pela sociedade moderna nos últimos anos despertou o total desinteresse físico de 70 milhões de pessoas, que são chamadas por ele de "assexuadas" . Segundo o autor, este grupo sempre existiu, mas só agora decidiu "sair do armário". Em entrevista para o Daily News, Anthony Bogaert explicou:

— Há duas formas [de assexualidade]: as pessoas que têm algum nível de desejo sexual, mas não dirigem esta energia para outras pessoas (para que então possam se masturbar), e outras pessoas que não têm qualquer desejo sexual.

Bogaert, pesquisador e professor associdado da Brock University do Canadá, analisou as respostas dadas por 18 mil britânicos sobre suas vidas sexuais para uma pesquisa de 1994 e neste mês de setembro, irá lançar seu livro sobre o assunto.

Ele descobriu que um por cento destes entrevistados concordaram com a afirmação "Nunca me senti sexualmente atraído para ninguém".

A obra também defende que as pessoas assexuadas devem ser classificadas na categoria "quarta sexualidade" — levando em conta as orientações hétero, homosexual e bisexual.

Fonte R7

Você sabe por que o chocolate melhora o humor?

Ingredientes naturais têm semelhança química com substância de drogas antidepressivas

O segredo para uma barra de chocolate e até mesmo uma xícara de chá nos deixar mais bem humorados pode finalmente ter sido descoberto. Pesquisadores observaram que alguns sabores encontrados em alimentos comumente consumidos são quimicamente semelhantes aos das drogas antidepressivas — e poderia ter efeito semelhante. As informações são do Daily Mail.

Os ingredientes naturais descritos pelos pesquisadores como "surpreendente semelhança química” com o ácido valproico — medicamento utilizado como estabilizador do humor — pode ser a explicação.

Karina Martinez-Mayorga, líder do grupo de pesquisa que estuda os efeitos dos sabores sobre o humor, comemora os resultados do estudo.

— Chocolate, frutas e alimentos que contenham ômega-3 têm demonstrado efeitos positivos sobre o humor. Por sua vez, nossos estudos mostram que alguns componentes do sabor dos alimentos são estruturalmente similares ao ácido valproico.

Segundo ela, o ácido valproico é usado para suavizar as mudanças de humor de pessoas com transtornos maníaco-depressivos e doenças relacionadas.

O próximo passo da equipe é identificar os compostos químicos dos alimentos que ajudam a manter a saúde cognitiva, melhorar a agilidade mental e retardar o aparecimento da perda de memória.

Para ela, a pesquisa vai contribuir para recomendações dietéticas ou novos suplementos nutricionais com efeitos benéficos no humor.

— É importante lembrar que apenas a ingestão de alimentos que podem melhorar o humor não deve substituir os remédios antidepressivos prescritos pelo médico.

Fonte R7

Dicas para escolher o absorvente correto

O absorvente trouxe grande comodidade às mulheres durante o período menstrual. Saiba como escolher o absorvente ideal para você.

Quem é mulher sabe que o absorvente é um item indispensável, em especial durante o período menstrual. Isso porque ele proporciona higiene e proteção a mulher, de modo a evitar transtornos. Apesar de ser um produto muito utilizado pelo universo feminino, ainda existem muitas dúvidas a respeito.

A variedade é imensa!
Atualmente, no mercado, existe uma imensa variedade de absorventes. Eles variam desde o tradicional, fino ou super fino, até mesmo com ou sem gel, com abas ou sem abas. Independente do tipo de absorvente, eles possuem a mesma função, a de trazer um conforto maior para a mulher.

O conforto é essencial
A principal dica, na hora de escolher o absorvente ideal é observar o tipo que mais traz conforto a você. Ou seja, a mulher deve experimentar os diversos tipos e avaliar aquele com o qual mais se adapta.

O tipo de absorvente pode variar conforme o ciclo menstrual
De acordo com a fase da menstruação, a mulher pode variar o tipo de absorvente a ser utilizado. Assim, os menores e mais discretos podem ser usados no início do ciclo. Já os maiores ou com grande poder de absorção devem ser utilizados quando o fluxo se intensifica. Os absorventes com abas são ótimos para aquelas mulheres que tem maior propensão a vazamentos, quando o fluxo escapa para as bordas. Os grandes e com abas devem ser utilizados a noite para evitar os acidentes nos lençóis e colchões, em especial por aquelas mulheres que possuem um grande fluxo.

Fique longe dos absorventes perfumados
As mulheres devem evitar os absorventes perfumados, pois eles irritam a flora bacteriana da vagina. Dessa forma, como resultado a mulher pode apresentar coceira vaginal, além de locais de inflamação.

Opte pelos absorventes que têm revestimento
Os absorventes que possuem revestimento são ótimos para evitar alergias, em especial aqueles que são revestidos com celulose. Esta é uma fibra natural e previne o desenvolvimento de irritação e inflamação local.

A polêmica do absorvente interno
Até hoje, o uso do absorvente interno é polêmico. Segundo alguns especialistas, o modelo interno é muito mais higiênico quando comparado ao externo. Isso porque existe um menor risco de contaminação no primeiro, do que no segundo. Por outro lado, outros profissionais defendem que o uso do tampão deve ser restrito apenas durante a prática de atividade física, na praia ou na piscina, por ele reter ou retardar a saída do sangramento.

A troca do absorvente deve ser constante
Durante a menstruação, a mulher recorre ao uso de absorventes. No entanto, é de extrema importância que ocorra a troca deles, sendo internos ou externos, pelo menos três vezes ao dia. No verão, essa frequência pode aumentar. Isso porque utilizar os absorventes durante um período longo pode predispor ao desenvolvimento de infecções.

O absorvente conquistou o universo feminino há tempos. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre como escolher o melhor. Após conhecer algumas dicas, esperamos que a escolha se torne mais fácil, de modo a trazer um maior conforto.

Fonte Mundo das Tribos

Material sintético pode restaurar flexibilidade das cordas vocais humanas

Composto feito de gel vibra em torno de 200 vezes por segundo, quase a mesma velocidade de uma mulher durante uma conversa

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados unidos, desenvolveram um material artificial capaz de imitar as cordas vocais humanas.

O material, feito de um gel, chamado polietileno glicol 30, pode vibrar em torno de 200 vezes por segundo, aproximadamente a mesma velocidade que uma mulher durante uma conversa. A pesquisa foi apresentada no Encontro Anual da American Chemical Society.

As cordas vocais sintéticas foram criadas para restaurar a flexibilidade perdida em cordas vocais humanas devido aos efeitos do envelhecimento ou a doenças. A falta de flexibilidade é um fator importante na perda de voz que afeta 18 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, cerca de 90% da perda de voz humana é causada pela falta de flexibilidade.

"O material sintético à base de gel tem propriedades semelhantes ao material encontrado nas cordas vocais humanas e vibra em resposta a mudanças na pressão do ar, assim como acontece na vida real", observa o líder da pesquisa Robert Langer.

As cordas vocais são duas dobras na "caixa de voz" que vibram, ou seja se unem e se afastam umas das outras muito rapidamente, para produzir jatos de ar que ajudam a formular os sons.

No entanto, quando alguém usa exageradamente a voz, ele desenvolve tecido cicatricial. A mesma coisa acontece quando uma pessoa fica mais velha. O câncer ou procedimentos que inserem tubos na garganta para procedimentos médicos também podem danificar as dobras. O tecido da cicatriz é duro e deixa as pessoas com uma voz rouca e soprosa.

Para uma tentativa de substituir as cordas vocais, os pesquisadores sabiam que o material tinha de ser muito flexível e capaz de vibrar como as cordas vocais humanas.

Depois de tentar vários candidatos, Langer e seus colegas chegaram ao polietileno glicol 30 (PEG30), que já é usado em cremes de cuidados pessoais e em dispositivos médicos aprovados.

Eles descobriram que o gel pode ser agitado a uma taxa de 200 vezes por segundo, o que é quase a mesma velocidade de uma mulher durante uma conversa.

De acordo com os pesquisadores, os médicos poderiam injetar o gel nas cordas vocais de pacientes, que receberiam formulações diferentes, dependendo do quanto eles usam suas vozes.

Testes realizados com animais mostraram que o gel parece seguro. No entanto, ensaios clínicos com humanos estão previstos para terem início em 2013.

A equipe afirma que o trabalho é emocionante, mas que é muito cedo para saber se a ideia pode ser aplicada com sucesso na prática clínica. Segundo os autores, um dos maiores desafios será conseguir fazer com que o tecido artificial se integre "corretamente" com as cordas vocais naturais e trabalhe como uma unidade.

Eles ressaltam que o gel duraria somente por um tempo relativamente curto, de modo que injeções regulares, possivelmente até cinco vezes por ano, seriam necessárias.


Fonte isaude.net

Coma frutas para perder o inchaço

Alimento combate a retenção de líquido e provoca sensação de saciedade

De repente a gente começa a exagerar nas refeições por gula ou até por estar vivendo um período de estresse. A balança, no entanto, não perdoa. Por mais prazeroso ou justificado que seja o motivo, ela já registra os quilinhos a mais. No entanto, da mesma maneira que os quilos vieram, eles podem ir embora. Com a ajuda de um recurso supernatural: as frutas.

Saborosas e saudáveis, elas ajudam a purificar o corpo e combater a retenção de líquidos. E as fibras, vitaminas e minerais presentes nesses alimentos desintoxicam o organismo e provocam a sensação de saciedade, acelerando o processo de emagrecimento.

O ideal é consumir frutas que tenham água e fibras como o abacaxi, a melancia e o melão. O abacaxi tem uma enzima chamada bromalina que facilita a digestão. E também possui fibras que aumentam a saciedade. A melancia também é rica em fibras e água, que desincha e desintoxica o organismo.

Já o melão contém vitaminas e sais minerais que promovem o bom funcionamento do organismo. A pera é igualmente rica em fibras e líquidos e ajuda a limpar o organismo. A carambola também é um ótimo diurético e auxilia o bom funcionamento dos rins. O kiwi combate o inchaço, já que possui grande quantidade de minerais.

As fibras presentes na fruta ajudam o intestino a funcionar melhor. Se andou abusando na alimentação, experimente esse antídoto natural para combater os danos. Os quilinhos a mais irão embora da mesma maneira que chegaram.

Fonte R7

Medicamento antifúngico comum retarda crescimento de tumores

Pesquisa sugere que o tiabendazol pode ser uma nova promessa no tratamento quimioterápico para alguns tipos de câncer

Um medicamento antifúngico comum, chamado tiabendazol, é capaz de retardar o crescimento de tumores, de acordo com pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

A pesquisa sugere que o medicamento pode ser uma nova promessa no tratamento quimioterápico para o câncer.

O tiabendazol é uma droga genérica, aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA), e que deve ser tomada por via oral. Ela é usada no combate a fungos há 40 anos.

A equipe, liderada por Hye Ji Cha, Edward Marcotte, John Wallingford e outros cientistas descobriu que o medicamento destrói vasos sanguíneos recém estabelecidos, tornando-se uma espécie de "agente de ruptura vascular".

A inibição dos vasos sanguíneos pode ser uma ferramenta quimioterapêutica importante porque corta o abastecimento dos tumores, que induzem a formação de novos vasos para alimentar seu próprio crescimento.

Em testes com ratos, os pesquisadores descobriram que o tiabendazol reduziu em mais da metade o crescimento de vasos sanguíneos em fibrossarcomas, cânceres do tecido conjuntivo, geralmente bem vascularizados. Além disso, a droga também desacelerou o crescimento dos tumores.

"Isto é muito emocionante, porque, de certa forma, 'tropeçamos' na descoberta do primeiro agente de ruptura vascular aprovado para seres humanos. Nossa pesquisa sugere que o tiabendazol pode ser usado clinicamente em combinação com outras quimioterapias", explica Marcotte.

Pesquisas anteriores revelaram genes em uma levedura unicelular que eram compartilhados com vertebrados em virtude de sua história evolutiva em comum. Nas leveduras, que não têm vasos sanguíneos, os genes são responsáveis por responder a várias tensões para as células. Em vertebrados, os genes foram redefinidos para regular o crescimento venoso e arterial, ou angiogênese.

"Analisando este conjunto específico de genes, podemos ser capazes de identificar drogas que também atuem como inibidores da angiogênese e que sejam adequadas para a quimioterapia", observa Marcotte.

Eles testaram a eficácia da droga sobre a inibição do desenvolvimento de embriões de rã. Estes são vertebrados de crescimento rápido em que os cientistas podem ver o crescimento de vasos sanguíneos in vivos.

Eles descobriram que os embriões de rã cultivados em água com a droga ou não cresceram vasos sanguíneos ou vasos sanguíneos que cresceram foram dissolvidos pela droga. Curiosamente, quando a droga foi removida, os vasos sanguíneos dos embriões cresceram de novo.

O objetivo dos cientistas agora é realizar ensaios clínicos com seres humanos.

Fonte isaude.net

Paciente mantém nariz falso preso na geladeira

Bert Eastham diagnosticado com câncer nasal passou por amputação

Bert Eastham, de 64 anos, tem câncer nasal e mantém sua prótese na geladeira.

Ele, que vive com sua esposa Olwyn, de 62 anos, foi diagnosticado com a doença em 2009, depois de perceber tumores em seu rosto, segundo o tabloide The Sun.

Os médicos disseram que uma operação para remover o nariz seria o tratamento mais eficaz. Após a amputação, ele resolveu usar um nariz falso.

No entanto, a prótese que Bert usa é um ímã de geladeira, porque ele teme que ela caia do seu rosto em horários inapropriados.

— Eu costumava usar a minha prótese na hora de dormir, mas ela sempre caia.

Agora, Bert pode cozinhar o jantar e deixar o nariz na geladeira para que não ocorra nenhum acidente.

Fonte R7

Remédios antigos: Label

Com quase 20 mil casos, SP registra queda de 77% nos casos de dengue em 2012

Levantamento aponta 19.929 casos registrados de janeiro a julho deste ano, contra 88.916 no mesmo período de 2011

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de casos de dengue até julho de 2012 foi 77,5% inferior ao registrado no mesmo período de 2011. Os municípios paulistas informaram à Secretaria, por intermédio do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), 19.929 casos autóctones de dengue (com transmissão dentro do estado) nos sete primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado foram registrados 88.916 casos da doença.

Do total de casos de dengue em todo o estado, 31,6% estão concentrados na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que notificou pelo Sinan 6.299 ocorrências. Outras seis regiões registraram mais de 1.000 casos: Piracicaba (3.344), Grande São Paulo (2.097), Araçatuba (1.321), Campinas (1.161), Ribeirão Preto (1.122) e Araraquara (1.030).

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 352, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso autóctone de dengue nos sete primeiros meses de 2012.

Ainda segundo balanço da Secretaria, foram notificadas 11 mortes por dengue autóctone entre janeiro e julho deste ano, nos municípios de Araçatuba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ibirá, Novais, Pontal, Praia Grande, Santa Rosa de Viterbo e São José do Rio Preto, além da capital paulista, com dois óbitos registrados. As mortes representaram 0,06% do total de casos.

No segundo semestre do ano passado o estado lançou o Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue mobilizando prefeitos e gestores de saúde de 283 municípios paulistas considerados prioritários, definidos com base na série histórica de dengue, índices de infestação predial e densidade populacional. Dentre as medidas previstas, estavam o apoio aos municípios para as visitas casa a casa e treinamentos Express para equipes de saúde.

Segundo informa a pasta, cerca de 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão no interior das residências, em recipientes com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, além de caixas d'água destampadas e calhas. Por isso a participação popular no controle da transmissibilidade da doença é considerada fundamental.

No estado, a rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz é responsável pela confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia.

Fonte isaude.net

Síndrome do Olho Seco afeta visão

Doença acomete 50% a 90% das pessoas que passam muito tempo diante do computador

Você passa muito tempo no computador, seja por motivo profissional ou por lazer e anda sentindo coceira ou irritação nos olhos? Pode estar sofrendo da síndrome o olho seco, doença que acomete 50% a 90% das pessoas que passam muito tempo diante da máquina, principalmente se o ambiente estiver refrigerado artificialmente.

O problema é causado porque a pessoa fixa muito tempo os olhos no monitor e acaba piscando menos, o que provoca o ressecamento dos olhos e acaba por afetar a visão. Para prevenir a doença é importante evitar o excesso de iluminação no trabalho, instalar uma tela antirreflexo no monitor, que devem ter telas com pelo menos 19 polegadas, pois dão maior sensação de conforto aos olhos.

Procure sempre ajustar o brilho, o tamanho, a definição, o contraste e a cor. O fundo da tela não deve ser nem tão claro e nem tão escuro. O tamanho das letras também não deve ser pequeno, a ponto de obrigar os olhos a se esforçarem no momento da leitura e da digitação.

Você também não pode se esquecer de piscar, procurar fazer longas pausas a cada duas horas de uso do computador para pode descansar os olhos. E o principal, consultar o oftalmologista se sentir algum desconforto.

Fonte R7

Saiba como afastar o risco de botulismo

Apesar de rara, doença é potecialmente fatal
 
O botulismo é uma doença rara causada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz toxinas potencialmente fatais.
 
A toxina botulínica contamina principalmente alimentos enlatados ou em vidro, como palmito, ervilha, milho e picles, além de conservas caseiras e pastas.
 
A doença pode se manifestar pelos seguintes sintomas: dores de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva ou dupla, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, comprometimento de nervos cranianos, prisão de ventre e infecções respiratórias.
 
Por ser uma doença com alto índice de morte, é importante procurar o médico no ínicio dos sintomas para antecipar o diagnóstico da doença.
 
Assista ao vídeo e saiba como evitar a contaminação!
 

Fonte R7

Sete maneiras rápidas de fazer a tontura passar

Descubra se ingerir sal, comer um doce ou se sentar resolvem o problema

A tontura, assim como a dor de cabeça, é um sintoma bastante genérico e, consequentemente, um dos mais citados em consultas médicas. Ela pode ser decorrente de problemas que vão desde uma simples queda de pressão quanto de um câncer. "A gravidade do sintoma é avaliada de acordo com a faixa etária do paciente, possíveis doenças a que possa estar associado, sua frequência e sua intensidade", afirma o clínico geral e cardiologista Abrão José Cury Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Mas, então, quando procurar um médico? Segundo o especialista, quando a tontura é seguida de desmaio, faz com que o paciente perca o equilíbrio ou provoca a perda temporária da visão, recomenda-se ir ao hospital imediatamente. Mas se o sintoma for leve e de causa conhecida, como a queda da taxa de açúcar no sangue, aqui vão alguns métodos para combatê-la:
 
 
Mulher usando sal - Foto Getty Images1. Ingerir sal
O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. Por isso, ingerir sal ou alimentos bastante salgados, como azeitonas em conserva, é eficaz no combate a tonturas decorrentes da queda da pressão arterial. "O aumento do volume sanguíneo faz com que o fluxo arterial aumente, elevando a pressão", explica o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital e Maternidade São Luiz.
 
Mulher comendo chocolate - Foto Getty Images2. Comer um doce
Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. "A glicose é o principal combustível do corpo e sua falta afeta inclusive a transmissão de informações no cérebro, tendo como um dos efeitos colaterais a tontura", diz o clínico geral Abrão. Mas, para obter a glicose, não adianta consumir carboidratos complexos, de absorção lenta, como massas de grão integral. Prefira carboidratos simples, rapidamente absorvidos pelo organismo, como frutas e doces em geral.
 
Mulher bebendo água - Foto Getty Images3. Beber água
A água também pode ajudar a elevar a pressão já que aumenta o volume de líquidos no corpo. "Antes, entretanto, certifique-se de que não há náuseas ou enjoo ou a água pode provocar o vômito", afirma o clínico geral Abrão. Neste caso, o consumo precisa ser grande para fazer diferença, então, de cara, beba um copo e mantenha o ritmo nos próximos minutos.
 
Homem sentado - Foto Getty Images4. Sentar
Levantar muito rápido também pode causar tontura devido a chamada hipotensão postural. "Ela nada mais é do que uma queda brusca da pressão arterial quando seu corpo retoma a posição ereta", afirma o cardiologista João. A melhor saída, portanto, é voltar a se sentar para evitar, inclusive, uma queda.
 
Mulher deitada com as pernas elevadas - Foto Getty Images5. Deitar e elevar as pernas
Em alguns casos, a hipotensão pode estar associada a problemas circulatórios e, neste caso, sentar nem sempre faz a tontura passar. Os médicos recomendam que você se deite e eleve as pernas. "Isso facilita o retorno sanguíneo dos membros inferiores", afirma o clínico geral Abrão.
 
Homem alargando a gravata - Foto Getty Images6. Tomar ar
"O calor excessivo leva à vasodilatação e, consequentemente, à queda da pressão sanguínea", afirma o cardiologista João. Por isso, se sentir tontura dentro do ônibus ou de qualquer outro lugar fechado, busque uma corrente de ar. Lembre-se ainda de se sentar ou buscar um apoio para evitar quedas.
 
Insira a Legenda - Foto Getty Images7. Respirar
O esforço excessivo, principalmente por pessoas sem condicionamento físico, também pode causar tontura. "A demanda por oxigênio aumenta devido ao esforço muscular e outras partes do corpo podem ser prejudicadas, causando tontura", diz o clínico geral Abrão. Neste caso, busque repousar e estabilizar a respiração para melhorar o aporte de oxigênio para todo o corpo.
 
Fonte Minha Vida

Estimule seu bebê ainda na barriga

Ele não precisa viver isolado do mundo e isso só depende de você!

O espaço quentinho e protegido na sua barriga não é um mundo isolado. Mesmo antes de nascer, o bebê pode sentir e escutar o que se passa com a mãe. Melhor do que saber que suas conversas com ele são ouvidas é que esses momentos dedicados a seu filho se refletem no desenvolvimento dele e, acredite, até no comportamento que terá no futuro.

Falar, acariciar a barriga, cantar e ouvir música são gestos percebidos pelos bebês ainda no útero. Esses momentos passam ao pequenino a sensação de tranqüilidade e segurança, e ajudam a estabelecer um vínculo ainda mais próximo com a mãe e o mundo que a cerca. Só isso já seria o bastante para dar toda a atenção para a barriga.

Mas tem mais. Estudos internacionais mostram que ouvir música clássica durante a gestação colabora no desenvolvimento do cérebro do baby é o chamado efeito Mozart.

Outra: o bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial , conta Mônica. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela. Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.

Sabe aquela história de que a música que a mãe ouvia na gravidez é o único calmante para o recém-nascido chorão? É verdade, especialmente depois dos seis meses de gestação, quando a memória implícita já está formada no pequenino.

É esta parte do cérebro que, no futuro, dará a sensação de que aquilo já foi sentido antes. Quando estava grávida de Miguel, a atriz Nívea Stelmann aproveitava todos os momentos de tranqüilidade para estimular o bebê. Tomava longos banhos de espuma para acariciar a barriga e falar com ele, conta.

Na época, Nívea interpretava a vilã Graça, na novela global Chocolate com Pimenta. Preocupada com o impacto das cenas, ela explicava para o bebê o que estava acontecendo. Dizia para meu filho que aquilo era uma brincadeira, que a mamãe é atriz e as falas na gravação não eram o que eu pensava de verdade, lembra.

O esforço de Nívea para passar boas emoções ao bebê tem fundamento científico. Se a mãe está relaxada, o feto percebe isso e relaxa também. Se a mãe está tensa ele também é capaz de sentir e responde com tensão, diz a terapeuta Mônica. Portanto, não subestime o poder desse contato e aproveite para curtir o bebê desde já.

Fonte Minha Vida

Escolha o melhor tratamento para endometriose

Pílula especial e microcirurgia estão entre os métodos indicados para controle dos sintomas

Todos os meses, o endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fica mais espesso à espera de um bebê. Quando a mulher não engravida, ele se descama e é eliminado na menstruação. Acontece que, em alguns casos, parte do que seria expelido migra em sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, dando origem a um problema bastante comum atualmente: a endometriose. A doença, caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina (trompas, ovários, intestinos e bexiga) ainda não tem causas conhecidas, mas os médicos já descobriram que existe um risco aumentado se a sua mãe ou irmã tiverem o problema.
 
Atualmente, cerca de seis milhões de brasileiras sofrem de endometriose, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis. "Mas existem tratamentos capazes de controlar o problema e os sintomas que ele traz, como cólicas muito fortes e sangramento intenso", afirma o ginecologista e obstetra Mauricio Abrão, presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE). Recentemente a ANVISA aprovou o uso das pílulas com baixa concentração de dienogest (2 mg) no Brasil. O remédio é o primeiro desde 1988 a ser desenvolvido especificamente para o tratamento da endometriose e já está sendo comercializado por aqui, mas ainda passa por avaliação no FDA (Food and Drugs Administration), órgão regulamentador de medicações nos Estados Unidos.
 
Veja abaixo esse e outros tratamentos para endometriose.
 
Remédios - foto: Getty ImagesPílulas com baixa concentração de dienogeste
Recentemente foi lançado um medicamento com baixa quantidade de dienogeste (2 mg) para tratar a endometriose. O ginecologista e obstetra Mauricio Abrão, presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), explica que esse remédio foi feito especialmente para o tratamento da endometriose e, por isso, tem uma ação hormonal específica. "O dienogeste é um progestogênio (precursor da progesterona produzido em laboratório) que tem a mesma composição do hormônio natural feminino", afirma."Ele é antagonista do estrogênio, hormônio que alimenta a endometriose e tem também baixa ação androgênica, ou seja, não causa aumento de pelos, engrossamento da voz e outras características masculinas". Vale lembrar que o remédio não dá segurança anticoncepcional para mulheres sexualmente ativas que não queiram engravidar, mas dificulta a concepção, já que diminui a ovulação.
 
remédio na mão - foto: Getty ImagesPílulas com alta concentração de Dienogeste
As pílulascom quantidades maiores de dienogeste (4 mg), segundo o ginecologista Maurício, são necessárias. O especialista lembra que, em 2010, foram publicados estudos sobre a dose ideal de dienogeste para o tratamento da endometriose. Doses de 1mg, 2 mg e 4 mg foram estudadas e um dos achados foi que dienogeste, nas doses de 2 e 4 mg dia, foram bem tolerados e associados com melhora dos sintomas e efeitos colaterais pouco significativos. "Comparando as doses, os pesquisadores concluíram que 2mg de dienogeste por dia é a dose ótima para o tratamento da endometriose".
 
Dispositivo intrauterino - foto: Getty ImagesDispositivo Intrauterino de levonorgestrel
O dispositivo intrauterino (DIU) é implantado no colo do útero, onde libera levonorgestrel por um período prolongado. Esse tratamento é um dos mais usados na endometriose. A vantagem desse método está em ser um anticoncepcional de ação local, mas não é uma medicação específica para o tratamento da endometriose. A ginecologista e obstetra Denise Coimbra, especialista em videolaparoscopia, conta que o DIU impede a formação do endométrio dentro do útero e, por isso, evita a formação do tecido do lado de fora, mas não trata a doença. "O DIU faz com que a endometriose não progrida, mas não age nas lesões já existentes".
 
Cirurgia - foto: Getty ImagesLaparoscopia
A laparoscopia não é um método apenas para o tratamento da endometriose, mas, seguido pela biópsia do tecido, é a única ferramenta precisa para o diagnóstico da endometriose. Ela é feita de maneira minimamente invasiva, através de três pequenos orifícios no abdômen. Denise Coimbra explica que, no momento do diagnóstico, o cirurgião pode fazer a retirada ou destruição do tecido crescido. Mas não é toda mulher que pode lançar mão dessa técnica. "A laparoscopia é uma opção para mulheres que estão no estágio um (em que a doença só atingiu os ovários) e dois (quando atinge a cavidade uterina)", afirma Denise Coimbra. "Quando a doença se estende para reto, bexiga e outros órgãos, a medicação é o melhor método".
 
 Pílulas anticoncepcionais  - foto: Getty ImagesPílulas anticoncepcionais
O tratamento para endometriose pode envolver a interrupção do ciclo menstrual e a criação de um estado similar à gravidez. Isso é chamado de pseudogravidez e pode ajudar a impedir que a doença piore. Para isso, são usadas pílulas anticoncepcionais com estrogênio e progesterona. Você deve tomar o medicamento, de forma contínua, durante seis a nove meses e parar de usá-lo por uma semana para menstruar. Os efeitos colaterais são spotting (manchas de sangue), sensibilidade nos seios, náusea e outros efeitos colaterais hormonais. Este tipo de terapia alivia a maioria dos sintomas da endometriose, mas não evita as cicatrizes (aderências) causadas pela doença. Essas lesões localizam-se nos locais em que o endométrio cresceu anormalmente (trompas, ovários, intestino e bexiga) e são responsáveis pelas dores crônicas e até pela infertilidade feminina, já que podem alterar o funcionamento dos órgãos pélvicos. Mas a ginecologista Denise faz a ressalva: essa medicação não é específica para o tratamento de endometriose, o mais eficiente é utilizar medicações que não tenham estrogênio, hormônio que aumenta o tecido endometrial.
 
Medicação - foto: Getty ImagesMedicações para dor
O sintoma mais marcante da endometriose é a dor. Ela é tão forte que muitas mulheres acabam perdendo dias de trabalho. Maurício Abrão explica que a maioria das medicações para o tratamento da endometriose são analgésicas e algumas têm até ação antidepressiva. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como ibuprofeno, naproxeno, acetaminofeno ou analgésicos receitados são usados para aliviar a cólica e a dor.
 
Mulher grávida - foto: Getty ImagesGestação
"Durante a gestação, o corpo da mulher libera progesterona, hormônio que impede o crescimento indevido do endométrio", afirma a ginecologista Denise Coimbra. O problema é que as mulheres com endometriose têm uma dificuldade natural para engravidar e, geralmente, dependem do acompanhamento de um especialista em reprodução assistida para facilitar o processo. "Apesar de a maior parte das mulheres precisar de fertilização in vitro para engravidar, algumas conseguem naturalmente", conta Denise.
 
Fonte Minha Vida

Exames: Anticortex supra-renal

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de auto-anticorpos anti-adrenais.

Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.

Finalidade: suspeita de endocrinopatia autoimune (insuficiência adrenal, insuficiência ovariana prematura, hipoparatireoidismo, etc).

Resultados: se positivo, indica doença autoimune em órgão relevante.

Valores normais: negativo.

Segurança dos resultados: boa.

Fonte Boa Saúde

Concurso Prefeitura de Pimenta Bueno (RO)

A Prefeitura de Pimenta Bueno, Estado de Rondônia, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, para provimento de 50 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes.

Os vencimentos vão até R$ 6.000,00 por carga horária de 24 a 40h semanais, além disso todos os servidores também receberão o auxílio alimentação de R$ 250,00. Ficam reservados aos portadores de deficiência, os percentuais de 5% do total das vagas ofertadas para cada cargo.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Serviço Braçal, Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista de Manutenção, Eletricista de Automóveis, Monitor de Transporte Escolar, Motorista, Agente Administrativo, Agente Municipal de Trânsito, Almoxarife, Educador Social, Fiscal de Obras e Posturas, Desenhista Técnico, Fiscal Tributário, Fiscal Ambiental, Técnico Agrícola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Arquivo, Técnico em Biblioteca, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletricidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Administrador, Analista Ambiental, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto, Arquivista, Auditor 1, Auditor Tributário, Bibliotecário, Contador, Educador Físico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Gestor Ambiental, Jornalista e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 20 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas serão aplicadas nas datas previstas de 25 de novembro e 02 de dezembro de 2012, na cidade de Pimenta Bueno - RO, com duração máxima de 3,5h (três horas e meia), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.pimentabueno.ro.gov.br/portal e no site www.noroesteconcursos.com.br.

A validade do concurso será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Guajará-Mirim (RO) abre processso seletivo

A Prefeitura de Guajará-Mirim, localizada a 372 km da capital, Estado de Rondônia, lançou processo seletivo Nº. 003/SEMAD/2012 com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 15 vagas de nível superior para o cargo de Médico nas especialidades Cardiologista, Ortopedista, Clinico Geral Plantonista, Pediatra, Anestesiologista, Cirurgião, Neurologista e Psiquiatra. A remuneração pode variar entre R$ 2.528,00 e R$ 10.000,00, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Inscrição

O formulário de inscrição estará disponível no site www.diariomunicipal.com.br/arom e deverá ser entregue devidamente preenchido pelo candidato à sede da Prefeitura de Guajará-Mirim, na sala onde funciona a Secretaria Municipal de Administração, situada na Av. XV de Novembro, 930, Centro, até o dia 24 de agosto de 2012, das 08h30min às 13h30min. Não será cobrada taxa de inscrição.

Prova

O processo seletivo constará de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva será realizada na cidade de Guajará-Mirim, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, situada na Av. 12 de outubro, nº.1219, bairro Tamandaré, na data provável de 02 de setembro de 2012, às 08h00min horas da manhã, com duração de 04 horas.
 
O resultado das provas serão publicados, provavelmente, no dia 03 de setembro de 2012, através do site www.diariomunicipal.com.br/arom bem como no mural da Prefeitura de Guajará-Mirim. O resultado final do processo seletivo será divulgado provavelmente em 06 de setembro de 2012.

Validade

O prazo de validade do teste seletivo será de até 06 meses, prorrogáveis a critério da administração pública caso permaneça a situação de emergência na saúde pública municipal, por igual período.

UFRN abre processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital de processo seletivo para contratação de 01 médico anestesiologista com carga horária de 20 horas semanais. A seleção dar-se-á através de avaliação curricular e terá validade de 12 meses.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de agosto de 2012 diretamente na Secretaria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O interessado deverá apresentar cópia do RG, comprovante de titulação, comprovante de quitação com as obrigações militares (homens), comprovante de quitação com as obrigações eleitorais além do Currículum Vitae documentado.

Concurso UFF 2012

Foi divulgado no Diário Oficial da União o edital nº 153/2012, que rege o Concurso Público da Universidade Federal Fluminense - UFF. O objetivo do certame é preencher 23 vagas para o Magistério Superior. A remuneração oscila entre os valores de R$ 2.619,03 a R$ 7.627,06 já incluso os benefícios.
 
Áreas de Atuação Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Odontotécnica, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Departamento de Epidemiologia e Bioestatística, Departamento de Geologia, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de História, Departamento de Físico-Química, Departamento de Economia, Departamento de Análise, Departamento de Geometria, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de Geografia de Campos, Departamento de Ciências Sociais de Campos, Departamento de Administração de Volta Redonda, Departamento de Engenharia Mecânica de Volta Redonda, Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, Departamento de Ciências Básicas, Departamento de Direito.
 
Inscrições
Os interessados deverão efetuar as suas inscrições no período que compreenderá os dias 06 de agosto a 05 de setembro de 2012. Para se inscrever será necessário acessar a página http://sistemas.uff.br/cppd em seguida cadastrar-se no referido portal no sitema CPD/Copemag. Somente após ter efetuado esse processo é que o candidato poderá efetuar login e consequentemente preencher o requerimento de inscrição.
 
A taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 72,00 a R$ 210,00 para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Seleção
O candidato será notificado da data, hora e local em que será instalada a Banca Examinadora do certame com antecedência mínima de cinco dias. Uma vez instalada, a Banca Examinadora entregará aos candidatos inscritos cópias do cronograma de realização do concurso e a relação de 10 a 15 pontos elaborados com base na ementa da área de conhecimento, de onde deverão ser retirados e sorteados os pontos para o concurso: um para a prova escrita e o outro para a prova didática.
 
Validade do processo
O prazo de validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogado por uma única vez por mais 12 meses, com prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ

Em Conceição de Macabu, no Estado do Rio de Janeiro, foi publicado edital n° 01/2012 de concurso público para provimento efetivo de 157 profissionais para atuar na administração direta da Prefeitura Municipal. O certame está sob a execução técnica – administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP.

Há chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior, com salários previstos que variam entre R$ 510,00 e R$ 3.179,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de auxiliar de serviços escolares, auxiliar de creche, borracheiro, carpinteiro, calceteiro, merendeira, tratorista, digitador, guarda municipal, motorista (CNH "D") e recreador.

No nível médio, os postos são para auxiliar de secretaria, professor - 1° ao 5° ano, professor de educação especial, professor de informática, secretário de escola, técnico agrícola, técnico em contabilidade e técnico de laboratório.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de contador, médico nas especialidades de cardiologia, cirurgia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, epidemiologia, gastroenterologia, geriatria, obstetria, hematologia, imunologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedista, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, socorrista, traumato-ortopedia, urologia e ultrasonografia, além de oportunidades para nutricionista, orientador educacional, odontólogo, professor (português, matemática, geografia, história, ciências físicas e biológicas, artística, inglês e educação física) e supervisor educacional.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser feitas no período de 07 a 24 de agosto de 2012, pela internet, no site www.incp.org.br ou presencial, no Terminal Rodoviário de Conceição de Macabu, localizado na Av. Victor Sence, s/nº – Conceição de Macabu/RJ, no horário das 09 às 17 h, nos dias úteis durante o período de inscrições, onde poderá tomar conhecimento do Edital do Concurso.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 35,00 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 55,00 nível médio e curso técnico, e de R$ 75,00 para nível superior.
 
Prova
A Prova Objetiva está prevista para ser aplicada no dia 23 de setembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no Portal www.incp.org.br. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas, com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário estabelecido para o fechamento dos portões de acesso aos locais de prova, munido do Comprovante de Confirmação de Inscrição (CCI), de documento original de identificação oficial com foto e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta (tinta fixa).

O gabarito Preliminar da Prova Objetiva será divulgado no dia 25 de setembro de 2012, no Portal www.incp.org.br (a partir das 18 horas).

A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Edital / Publicações

Concurso CRBio 2ª Região

Com a finalidade de preencher 16 vagas de níveis médio e superior, o Conselho Regional de Biologia – 02 (CRBio - 02), abre inscrições para concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 950,00 a R$ 2.500,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Fiscal, Assistente Administrativo,Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Biólogo Fiscal e Secretária Executiva.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas através da internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 - 2012, das 10h do dia 13 de agosto às 21h do dia 13 de setembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de outubro de 2012, às 15 horas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e terão a duração de 5 horas.
 
O gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado, provavelmente no dia 15 de outubro de 2012, a partir das 14h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data de publicação no DOU do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do CRBIO - 02.

Editais

Concurso CRBio 2ª Região

Com a finalidade de preencher 16 vagas de níveis médio e superior, o Conselho Regional de Biologia – 02 (CRBio - 02), abre inscrições para concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 950,00 a R$ 2.500,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Fiscal, Assistente Administrativo,Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Biólogo Fiscal e Secretária Executiva.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas através da internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 - 2012, das 10h do dia 13 de agosto às 21h do dia 13 de setembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (nível médio) e R$ 90,00 (nível superior).

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de outubro de 2012, às 15 horas, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e terão a duração de 5 horas.
 
O gabarito da prova objetiva está previsto para ser divulgado, provavelmente no dia 15 de outubro de 2012, a partir das 14h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, concursos em andamento, link CRBio – 02 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data de publicação no DOU do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do CRBIO - 02.

Editais

Concurso Prefeitura de Realeza – PR

Por intermédio do Instituto Saber, foi divulgado o edital nº 01/2012 de concurso público da prefeitura de Realeza, Estado do Paraná, que objetiva a contratação de pessoal para o seu quadro de servidores. Ao todo serão 132 vagas para contratos no regime estatutário.
 
Os cargos disponíveis são Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Médico, Monitor de Creche, Odontólogo, Operador de Máquinas, Professor "B", Técnico em Administração, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental.
 
Remuneração: oscila entre R$ 646,78 e R$ 5.690,12.
 
Inscrições
Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico www.saber.srv.br no período que compreenderá os dias 06 de agosto a 21 de setembro de 2012. A taxa de inscrição fica entre R$ 30,00 e R$ 100,00.
 
Provas
A prova escrita objetiva será realizada no dia 14 de Outubro de 2012, em local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições.
 
A prova prática (cargos de Auxiliar de Secretaria, Técnico em Administração e Operador de Máquinas) será aplicada no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a ser publicado no Edital de divulgação das notas da prova escrita.
 
A prova de títulos será realizada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no Edital de divulgação das notas.
 
A prova de aptidão física (cargos de Auxiliar de serviços gerais e Agente de Endemias) será aplicada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no edital de divulgação das notas.
 
Validade
O presente Concurso Público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pérola D'Oeste - PR

Em Pérola d'Oeste, Estado do Paraná, a prefeitura liberou o edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público visando o preenchimento de 127 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 622,00 e R$ 5.275,27, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas.

Cargos

Advogado, Engenheiro Civil, Técnico Administrativo, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Tributação, Operador de Maquinas, Motorista, Agente de Serviços Operacionais, Professor, Nutricionista, Motorista, Técnico em Desporto, Agente de Serviços Gerais e Alimentação, Médico, Cirurgião Dentista, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Farmacêutico Bioquímico, Enfermeiro, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Agente de Serviços de Saúde, Veterinário e Assistente Social.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 00h00 horas de 21 de agosto até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2012.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio e professor: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 14 de outubro de 2012, em local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.
 
A prova prática será aplicada aos cargos de Operador de Máquinas, provavelmente no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a ser publicado no edital de divulgação das notas da prova escrita.
A prova de títulos está prevista para ser realizada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no edital de divulgação das notas.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Concurso CRO - PR

Foi divulgado o edital que abre as inscrições para o concurso público do Conselho Regional de Odontologia do Paraná- CRO-PR, com sede no Estado do Paraná, que objetiva a formação de cadastro de reserva para várias funções.
 
Cargos:
Auxiliar De Departamento, Fiscal, Recepcionista, Técnico Em Arquivologia, Técnico Em Informática, Assessor Jurídico, Contador e Secretário Executivo.
 
Inscrições:
As inscrições serão realizadas somente via internet até o dia 24 de agosto de 2012 no endereço eletrônico: www.quadrix.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 29,50 a R$ 59,50.
 
Provas:
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 28 de agosto de 2012.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Umuarama com data inicialmente prevista para o dia 02 de setembro de 2012, no turno da tarde.
 
A validade deste Concurso Público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pedro II - PI

Aberto o Concurso nº 001/2012 para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Pedro II, Estado do Piauí. O certame é destinado ao preenchimento de 145 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental, médio/técnico e superior. O maior salário oferecido é de R$ 5.050,00.
 
Serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, em caso de aprovação, 5% por cento do número de vagas determinadas para cada cargo neste concurso.
 
Cargos: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar Administrativo, Digitador, Facilitador de Oficina, Facilitador Social, Fiscal Sanitário, Orientador Lúdico, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Saúde Bucal, Motorista, Office Boy, Porteiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Merendeira e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas do dia 25 de julho a 24 de agosto de 2012, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
 
O concurso constará de prova objetiva e análise de títulos. A prova objetiva está prevista para 09 de setembro de 2012, das 09:00 às 12:00, em local a ser divulgado a partir do dia 05 de setembro de 2012. O gabarito será divulgado a partir do dia 11 de setembro de 2012.
 
Os convocados para participar da prova de títulos deverão atender à convocação para esta fase do concurso público, por meio de edital a ser publicado no endereço www.institutomachadodeassis.com.br, na sede da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios, onde serão indicados o período e o procedimento para envio dos títulos.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública municipal de Pedro II - PI.

Edital / Publicações

Concurso Hospital Infantil Darcy Vargas - SP

O Hospital Infantil Darcy Vargas, no Estado de São Paulo, divulgou através do Diário Oficial do Estado de São Paulo edital Nº. 101/2012 para realização de concurso público. O concurso destina-se ao preenchimento de 12 vagas para o cargo de Técnico de Enfermagem. O salário é de até R$ 961,44 mais demais benefícios e Prêmio Incentivo de R$ 306,00.
 
Será reservada 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
A ficha de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br deverá ser preenchida, impressa e entregue entre 27 e 29 de agosto de 2012, das 10h às 16h, na UGA III Hospital Infantil Darcy Vargas, situada à rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho nº. 34, Morumbi, Anfiteatro (Térreo), São Paulo-SP. A taxa de inscrição será de R$ 40,57.
 
A prova de conhecimentos específicos será realizada na data provável de 30 de setembro de 2012 no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no site www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados na forma prevista neste edital serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da prova.
 
O concurso será válido por 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Hospital Geral de São Mateus – SP abre processo seletivo

O Hospital Geral (HG) "Doutor Manoel Bifulco" de São Mateus, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 14/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 11 vagas para o cargo de Médico. Os salários vão até R$ 2.391,63, em carga horária de 24h semanais.
 
As oportunidades serão distribuídas entre as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia com área de Atuação em Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Endoscopia, Nefrologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Pediatria com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica e Pediatria com área de atuação em Neonatologia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 27 de agosto a 18 de outubro de 2012, das 7h às 19h na própria Unidade (rua Ângelo de Cândia, nº. 540), com preenchimento da ficha no local ou por meio do site www.saude.sp.gov.br. A taxa será de R$ 60,85.
 
Haverá prova de conhecimentos gerais e específicos no dia 21 de outubro as 9h no Colégio São Mateus (rua Felice Buscaglia, nº. 253, Bairro São Mateus); bem como prova de títulos.

Concurso Prefeitura de Lunardelli (PR)

A Prefeitura de Lunardelli, Estado do Paraná, através do Instituto Exatus, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 49 vagas mais formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a 4.279,87, em carga horária variada de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente Fiscal Tributário, Assistente Social, Atendente Odontológico, Auxiliar Administrativo, Bioquímico, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Médico e demias cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de outubro de 2012, através do site www.exatuspr.com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Os candidatos que não possuírem acesso a internet, poderão realizar a inscrição na Prefeitura Municipal de Lunardelli/PR, Setor de RH, nos dias úteis, no período de inscrição, das 08h30min às 11h00min e das 13h30min às 16h00min.

Concurso VALEC 2012 - Edital e Inscrição

Aberto concurso para o preenchimento de 800 oportunidades na VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Das 560 vagas para portadores de diploma de nível superior, 242 serão para provimento efetivo imediato e ampla concorrência, 13 serão reservas a portadores de necessidades especiais e 305 serão para composição de cadastro reserva. Já as 240 oportunidades de nível médio serão para preenchimento exclusivo de cadastro de reservas.
 
Cargos e Lotação
As funções com disponibilidade de vagas efetivas ou futuras são: assistente técnico administrativo, técnico de laboratório, técnico de estradas e edificações, técnico de laboratório, técnico em agronomia, técnico de segurança do trabalho (nível Médio), administrador, médico do trabalho, advogado, analista de sistemas, biólogo, economista, contador, engenheiro, geógrafo, geólogo e jornalista (nível Superior).
 
Os aprovados e convocados pela empresa poderão trabalhar em Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro ou no Distrito Federal.
 
A oferta salarial para os postos de nível médio será de R$ 2.275,90 e para os de nível superior, R$ 6.100,00.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão realizadas até o dia 26 de agosto de 2012 através do endereço eletrônico da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ (www.femperj.org.br), mediante o pagamento de taxa entre R$ 48,00 (Médio) e R$ 55,00 (Superior). Quem preferir, poderá se inscrever a partir do próprio site da VALEC (www.valec.gov.br).
 
Quem se inscreveu no período anterior, não é necessário realizar nova inscrição. As inscrições homologadas continuam válidas para o Concurso Público da VALEC.
 
Somente em caso de desistência na participação no Concurso Público é que o candidato deverá solicitar a devolução da taxa de inscrição.
 
O novo Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI será divulgado a partir do dia 31 de agosto com as novas informações sobre o local de prova objetiva que será no dia 09 de setembro de 2012.
 
Seleção
O Concurso VALEC 2012 será composto de uma única etapa, que é a Prova Objetiva de conhecimentos gerais e específicos, eliminatória e classificatória, com previsão de aplicação no dia 09 de setembro de 2012. Os exames serão realizados em Brasília, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, lembrando que o gabarito preliminar será liberado um dia após a prova.
 
O resultado final deverá ser publicado a partir das 12 horas do dia 05 de outubro de 2012, quando o concurso (após homologação) passará a ter prazo de validade de até dois anos, podendo ser prorrogado.
 
Sobre a VALEC
Empresa com função social voltada para a construção e exploração de infraestrutura ferroviária, a Valec atua sempre em conformidade com as diretrizes do Ministério dos Transportes. Entre suas áreas de atuação, podemos destacar a administração dos programas de operação da infraestrutura ferroviária, a fiscalização de obras de infraestrutura ferroviária, a exploração de estradas de ferro e a promoção e desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos.

Edital / Publicações